Ver Versão Completa : O que checar num Samuca antes da compra???
Eduardo_Coton
31/03/2006, 21:38
Salve!
Abri um tópico ontem sobre as vantagens do Samuca em cima do CJ5.
Agora que me decidi a pegar um Samuquinha, gostaria da ajuda dos mais experts:
- Quais os pontos que devo checar pra saber se o carro está bom mesmo?
- Quais os pontos fracos do Samuca?
- É mais jogo comprar um carro de rua ou um já "pronto"?
Valeu!
Felypenoob
31/03/2006, 22:30
Mais um tópico no qual eu ficarei de olho! :concordo:
Vlw Eduardo!
Boa sorte pra gente que tá na luta atrás do samurai!
Abraço!
Quais os pontos que devo checar pra saber se o carro está bom mesmo?
Vou deixar para os experts de plantão...
- Quais os pontos fracos do Samuca?
Depende do uso, se for pra trilha... não vejo pontos fracos... talvez o motor por ser um pouco fraco...
Se colocar um pneuzão por exemplo, vai ter que colocar um kit de redução (x-crawler)...
Se for pra uso diario... não é um carro muito confortavel... opinião pessoal...
- É mais jogo comprar um carro de rua ou um já "pronto"?
Depende do uso! E depende do carro!
Se for para trilha... e o samuca estiver já preparado e tiver inteiro eu compraria na hora...
Logicamente que a probabilidade de encontrar o samuca preparado e inteiro é dificil, mas acha muitos basta procurar!
Na grande maioria das vezes, compra-se um originalzinho e vai preparando o bichim pra trilha... é mais gostoso, pois vc vai evoluindo junto com ele, mas também mais caro...
Agora se for para uso diario, aí não tem duvida, né!
Boa sorte!!!!
Eduardo_Coton
01/04/2006, 11:52
Valeu Felype e Guilherme!!!!
O uso principal do carro é pra trilhas pesadas. Se bem que a patroa tá tirando carta agora e vai tomar o fiesta de assalto e vou acabar trabalhando com ele também (mas na boa, moro a 1 KM do escritório).
Condordo com o Guilherme que "fazer" o carro todo é mais bacana, mas tô meio impaciente querendo logo meter o bichin no mato (e eu nem comprei ainda!!!!).
"Fiz" quase todo o meu CJ e a experiência valeu, menos pro bolso, que reclamou um pouco...
Aguardo a sugestão dos Experts quanto ao que checar pra não me dar mal...
[]'s não vendo a hora de pegar um bichin desses!!!
Eduardo_Coton
02/04/2006, 01:32
Salve!
Vou ser um pouco mais específico:
1. Qual o mais macho pra trilha? Os 96 pra baixo (feixe) ou os 97/98 (molas)? Aliás, qual o último ano que ele foi fabricado?
2. Um Samuca já com um AP dentro é melhor mesmo ou o motor original + redução já dá conta? Qual configuração dá menos problema?
3. O Samuca é igual ao CJ, ou seja, dá pra adaptar qualquer coisa nele caso não ache peças de reposição?
4. Vale a pena comprar aqueles completos (vidro elétrico, DH, etc) ou essa perfumaria acaba dando muito problema devido ao uso em trilhas?
5. Tenho 1,87 m de altura e meu maior problema no CJ é "encaixar" as pernas pra dirigir. No Samuca esse problema existe?
6. Qual a altura livre em relação ao solo? Ele "enrosca" muito? Se for muito baixo, qual a melhor medida de pneu pra calçar o bichin?
Na medida que for lembrando de mais dúvidas vou postando aqui...
Valeu pela força!!!
Eduardo_Coton
03/04/2006, 20:23
Salve!
Só pra não ir lá pro final da lista de tópicos e cair no esquecimento!
Se alguém puder dar uma força quanto às questões abaixo...
[]'s
Pra trilha os feixes são melhor!!! Pode-se fazer SPOA, colocar um pneus maiores e ainda redizur a t-case...
Acho que pra ajudar na sua decisão, vc tem que andar num Samurai... Olhe com amigos, conhecidos ou lojas de automóveis... Depois do test-drive, vc avalia vc vai se "encaixar" dentro dele!!! hehe
[s]
Renato Carvalho
04/04/2006, 17:25
Cara,
Deixa eu dar meu pitaco: checa TUDO que for possível.
Eu acabei de achar o que parecia ser um Samuca perfeito. Zero de ferrugem (raríssimo aqui em Fortaleza), suspensão em estado de nova, amortecedores também, acabamento interno de carro novo, capota Bestop perfeita, etc, etc. Até o manual tava inteiraço.
Pensei: "Beleza, troco os pneus, os óleos, os filtros, as correias e tenho praticamente um Samurai zero."
Levei ele pra oficina só pra isso. Mas aí a cada bujão de óleo aberto era uma surpresa: Todos quase vazios. Óleo de motor no diferencial traseiro. O óleo do motor não desceu depois de abrir o bujão, de tão grosso e velho que tava. Limalha de ferro misturada no óleo, indicando peças deterioradas no diferencial traseiro e na caixa de transferência......
O resultado foi quase 20% a mais no valor de compra do carro, pra deixar ele ok. O cara cuidava muito bem do carro e foi super-honesto, apontando todos os mínimos defeitos que ele tinha conhecimento, mas tava mal-informado ou mal-acessorado em "detalhes" como o óleo correto para o carro. Não acho que tenha deixado de valer a pena, mas uma checagem completa antes teria me ajudado a baixar o preço na negociação com o antigo dono.
Abraços de, agora sim, samuca novinho em folha,
Renato Carvalho
Samurai 93
Fortaleza-CE
Renato Carvalho
04/04/2006, 17:45
Ah, quanto às outras perguntas, vou dar minhas opiniões pessoais:
1) Acho a suspensão de feixes superdimensionada, em termos de resistência. A helicoidal dá conta muitíssimo bem do recado e é realmente mais confortável na cidade. Entretanto, pra mexer e levantar bastante, a de feixes é melhor. Se você pretente deixar o bicho altão, com pneus enormes (maiores que 235) eu indicaria feixes, se ficar satisfeito chegando no máximo a pneus 235 com umas 2 ou 3 polegadas a mais na suspensão, eu ficaria com a helicoidal). Meu samuca anterior era um 97 com calços de 2 polegadas na suspensão e pneus 235/75/15 e eu me divertia bastante.
2) Eu sou fã do motorzinho original. É econômico, inteligente, muito bem planejado pro offroad. Muito antes reduzir a caixa (mas nesse caso sim, vá de -95) do que trocar o motor.
3) Sim, super-adaptável. Claro que não dá pra adaptar "qualquer coisa", mas eu diria que "quase qualquer coisa".
4) Sim, dá problema. :stop:
5) Ih... Aí complica. :pensativo: Acho que no samuca o problema será pior. Mas pelo que sei tem muita gente aqui ainda mais alta que você e satisfeita com a escolha.
6) Em http://tecnica4x4.com.br/jipes/szki2.htm você acha todas as medidas e ângulos. Ele é excelente nesse quesito. Nesse aspecto, o pneu, quanto maior, mais ajuda.
Abração e boas compras... :D
Renato Carvalho
Samurai 93
Fortaleza-CE
Eduardo,
já que vc. tocou na possibilidade de adquirir um Samuca já pronto, o Bob aqui do fórum está vendendo o High Blue. Trat-se de um Samurai 95 com simplesmente tudo. É só sentar e partir pro crime.
Caso te interesse, dê uma olhada no link http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=17462
[ ]s
Leonardo Dic
05/04/2006, 01:18
All, também estou estudando a possibilidade de trocar meu golzinho 1.6 de serviço por um samuca.
No meu caso que ando 4000 km/mes 60% em estradas de terra, que quando chove vira trilha.
A suspensão helicoidal não dá muita manutenção ? Ou posso ir tranquilo nela ?
E a Tcase com corrente, dá pra confiar, ou tras dor de cabeça para o meu caso ?
Sera q pro meu caso seria feixe ou helicoidal ?
Abraço
Leonardo,
no seu caso eu, sem dúvidas, recomendaria o helicoidal, já que ele é bem mais macio que o feixe.
A suspensão helicoidal não dá nenhum problema de manutenção, ela só é mais complicada de preparar para trilhas pesadas, o que não me parece o seu caso.
Quanto à T-Case, o que vc precisa observar é se a corrente não está "pulando", que é o problema mais comum.
[ ]s
Eduardo_Coton
05/04/2006, 12:46
Salve!
Valeu Rafael, Renato e Pitão pelas dicas!!!
Fui numa revenda em Curitiba e experimentei o bichin... e não é que fiquei mais enlatado do que no CJ!!!! Tive que dobrar as pernas e virar o pé de lado pra poder acelerar e pra piorar tive que encolher o pescoço pra não bater no teto...
Vou dar uma pesquisada melhor pra ver se dá pra fazer alguma coisa, mas as respostas de vcs já me ajudaram pra KCT!
[]'s, querendo cortar um toco da perna... :pensativo: :pensativo:
Renato Carvalho
05/04/2006, 14:23
Leonardo,
Concordo com o Pitão. Vai de 97 e vai tranquilo. A suspensão é muito boa e a caixa de transferência também não vai te dar nenhum problema. Talvez você tenha lido por aí gente reclamando dessa caixa, mas é apenas pelo fato de, ao contrário da caixa dos <95, ser inviável reduzí-la pra compensar a mudança na relação causada por pneus maiores, e não por ela apresentar defeitos.
Agora, tem uma coisinha que eu reparei. Você falou que seria seu carro de serviço. Por acaso, pro seu serviço você precisa de porta-malas? Se precisar, pode ter problemas com o Samurai. A não ser que você ande sozinho e rebata o banco traseiro, aí tem espaço de sobra.
Abraço,
Renato Carvalho
Samurai 93
Fortaleza-CE
Renato Carvalho
05/04/2006, 14:25
Oi Eduardo,
Pra não ter que dobrar as pernas, acho que você pode pensar num jeito de botar o banco mais pra trás um pouco. Pra não ter que encolher o pescoço, você pode andar sempre sem capota, hehehe...
Abração,
Renato Carvalho
Samurai 93
Fortaleza-CE
Sal_Paradise
11/04/2006, 16:38
Boa tarde galera! Sou novo por aqui, cheguei a fazer uma trilha antigamente com uma galera do forum por intermedio do cara que comprou meu antigo samuca... Hoje me interessei por um samurai mto bonito e q esta com motor AP 1.8, aproveitando as dúvidas, gostaria de saber se pode existir algum problema comprar o samurai com motor sem ser o original? Manutenção, na trilha e etc... o carro esta com alguns acessórios q ainda nao conferi e o ano é 97, o q vcs acham?
Valeu!
Sal,
conforme já falei anteriormente, os problemas que eu vejo nessa adaptação basicamente são dois:
1- procedência do motor
2- qualidade da adaptação
Do mais, se vc. está pensando em comprar um Samuka para trilhas, eu aconselharia um 95 ou anterior pela facilidade de preparação e manutenção. Existem soluções testadas e aprovadas para os Samurais feixe (SPOA, high-steer, kit de redução, barra de tração, etc.), já para os helicoidais as mudanças não são tão populares e, por experiência própria, se vc. não tiver um bom mecânico pode ter uma série de dificuldades.
Dê uma boa pesquisada no fórum antes de tomar qquer decisão.
[ ]s
Sal_Paradise
13/04/2006, 11:12
E ae Chbuch! Obrigado pela resposta!! Cara, entao, eu fui ver o samurai, e esta mto bonito. Motor bem adaptado e etc. Mas para minha surpresa creio que o dono do carro participa desse forum, pois tava rodando por aih e vi uma foto com um samuca igualzinho e do mesmo lugar... de Goiania... abaixo segue o link do topico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1462
quem postou a foto foi Dalger... de uma olhada num samurai vermelho q tem em uma delas... é o próprio.
Valeu!!
Felypenoob
14/04/2006, 03:36
Cheque o dono :mrgreen:
Com muita sorte eu consegui comprar o Jipe do Jeanilson aqui do fórum: http://paginas.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/jipeiro.htm
É muito tranquilo comprar um carro de um Jipeiro desses 8)
Felype,
eu já tinha lido sobre esse Samuka e realmente ele deve estar muito bom. O Jeanilson parece ser um cara muito cuidadoso e criterioso com as modificações.
Como eu falei antes, as modificações nos helicoidais são menos populares.
Só por curiosidade, o meu 97 está com eixos de CJ (Dana 44), com relação 9/44, bloqueio Ensimec Full Lock IV, pneus 33"... e "otras cositas mas"... :mrgreen:
[ ]s
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