Ver Versão Completa : Jabiraca - Sportage 2001 (SAS + Motor Toyota)
Senhores lhes apresento a minha jabiraca ou corcunda.
Aqui vai a foto mais recente dela
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Agora no momento ela está sem parachoque, o antigo vocês verão em outras fotos foi vendido e estou fazendo um novo.
História
Tudo começou aqui, meu pai tinha uma Sportage gasolina 1997/98 em 2000, comprou com apenas 3500Km, e ficou até 137mil KM em 2011, prova que o carro é muito bom e nunca incomodou, na foto abaixo, sim sou eu na "boleia"
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Com a venda desta foi comprada então a atual 2001 TDI (foto abaixo), com 88mkm (atualmente está com 258mkm)
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Nesta foto está com pneu 235/75r15 que tirei da 97 gasolina. Suspensão original
Ficha Técnica:
Kia Sportage 2001 TDI
Motor Anterior: original que foi retirado em Janeiro de 2017 é uma Mazda RF 2.0 Turbo, com excelente histórico, nunca foi aberto e sempre revisão nas concessionárias
Motor Toyota: Retirado de uma Hilux 93, 2.8, modelo 3L. Turbo
Caixa de câmbio e reduzida: Hilux SR5 2002 , a reduzida é de engrenagem e não de corrente igual a original da sportage.
Diferenciais: Ambos dana44, relação 5.38, Traseiro carcaça de f100, dianteiro carcaça de rural. O Traseiro a caixa satélite é o bloqueio pneumático micromaq do troller, e o dianteiro a caixa satélite com "bloqueio" lsd do troller.
Pneus: Mamutinho 285/75r16 e para passeio e trabalhar VJ910 265/75r16
Suspensão: Radius Arm, utilizando os braços dianteiros da landrover defender, molas sob medida, amortecedor dianteiro da ranger 98 e traseiro da besta gs 16 lugares.
Em seguida vai fotos em sequencia da história dela, conforme vão ocorrendo mudanças abaixo da foto segue o que foi feito
Em 2011
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Original, pneu 235/75r15 AT marca Toyo
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Aqui ainda com ela original o "bicho do barro" me mordeu, inventamos de "fazer trilha" fim de tarde, sozinhos, deu no que deu. Só no dia seguinte pra ir com trator buscar
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Começo da "trilha" sportage original, sem snorkel, com pneu AT e experiência a zero.
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Testando a suspensão nova, amortecedor da besta gs 16 lugares na traseira, e da besta gs 16 lugares na dianteira. Aumentou o curso, mas ainda não havia trocado as molas
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Em 2011 Aqui começou os testes, mesmo com um pequeno lift, tentativa de por um pneu 31 mud, não tive sucesso.
Continua...
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Primeiro "investimento" roda Us Wheels Daytona, mas ainda nos pneus originais (na época o bloqueio kaiser era 900 reais, devia ter comprado o bloqueio e não as rodas)
Reparem na foto que coloquei o quebra mato da sportage 95 a 97, a 98 em diante não contemplou esse modelo de quebra mato, como podem percerber sempre fui fã de farois amarelos, nesse caso original.
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Primeiro Lift, mola da meriva na traseira e na dianteira da besta gs 16 lugares reforçada, ambas da marca aliperti.
Pneus 235/75r15 recapados, Colossus Mud, foi modelo escolhido, "muito agressivo" pra quem sai de um modelo A/T. Gostei muito do pneu, usei até ficar careca, usava todo dia para trabalhar, e tinha um rendimento legal no barro (melhor que MUDs nao recape)
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Construção do primeiro parachoque de ferro, estribo lateral e chapa de proteção do câmbio
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Primeiro parachoque pronto, luz de xenon em cima, e farois auxiliar embutidos no parachoque.
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Primeiro teste dos pneus, guincho e parachoque de ferro
o local escolhido foi o da primeira atolada, "Trilha da Butuca"
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Algo de lei que recmendo a todos propietários, instalem um marcador/sensor de temperatura auxiliar, de preferência totalmente mecânico independente de energia, no meu caso comprei em loja de peças de trator um de mercúrio, no qual é uma peça só (relógio + sonda que vai na água)
Continua...
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Barro
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+ Barro
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Testando o Snorkel feito na EscapePar em Curitiba
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+ Barro + Trilha da Butuca de Madrugada, detalhe no sensor de mercúrio
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Acompanhando amigos na trilha na região de Curitiba, isso já foi em meados de 2013, já instalei o bloqueio kaiser na dianteira.
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No carnaval uma árvore bateu na minha traseira na trilha, dentro de um rio, foi a primeira vez que o carro inundou por dentro, eu estava com agua por cima da canela dentro da jabiraca.
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Descendo, tentando ser fotogênica, foi instalado pneu 31 Mud, da marca firestone e rodas de ferro da f1000 aro 15 offset 0
Continua...
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Detalhe no Pneu 31, com offset 0 não está para fora do paralama e nem forçando a caixa de direção, coisa que com offset muito negativo acontece
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Barro a cor mais bonita dela
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Barro de dentro
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Barro
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Amigo com mola da zafira e besta na frente e pneu 235/75r15
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Farol de Led no embutido do parachoque
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Passeando
Continua...
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Passeando novamente
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Isso deve ser meados de 2014 já, dando polimento em casa
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Pense em algo que não devia ter feito haha...
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Quase final de 2014, continuo com as mesmas molas, os mesmos amortecedores monroe, mesmo após a garantia estão perfeitos
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Após alguns anos aqui começa algumas mudanças... Foi colocado além da mola da besta gs na dianteira, um calço de 25mm, e na traseira mola do troller.
Continua...
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Aqui + Mudanças...
Body Lift (Carroceria) 7cm
Mola da Hilux sw4 dianteira (tem q ser 2 lados iguais porque muda tamanho entre lados) e na traseira continua do troller
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Testando o novo conjunto
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Testando o conjunto citado anteriormente
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Mais um teste
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Comparando denovo, lembrando que a prata tá com mola da meriva e da besta gs 16 lugares.
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Tirei o carpet...
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Mesmo depois de várias modificações, e "pancadaria" em trilhas, muitos me perguntam se o carro faz outra coisa, faz sim, uso todo dia para trabalhar, e para viajar, nessa altura ai em 2015 já estava com 200Mil Km.
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Marcador de Temperatura de Mercúrio. e Turbo
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Nova Aquisição
Pneus 235/85r16 mais alto e mais finos que o 31"
Recomendo quem está começando a preparar, partir direto pro aro16 ou 17, permite que você pegue pneus mais altos, com largura menor (mais largo o arrasto é maior, desgaste maior, e por ai vai...)
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Pneu 235/85r16 instalado
Continua...
Aqui começa a adaptação "mais complexa" da jabiraca.
Instalar sistema SAS
ou seja, eixo rigido na dianteira, eu tinha várias opções, diferenciais de cherokee, diferenciais completos de troller, de willys, de rural, de pegar um traseiro de sportage e colocar na dianteira cortando as pontas e colocando munão e por ai vai...
Mas vamos falar do que foi montado.
Escolhi o Dana 44 por conta da disponibilidade e preço de suas peças (Bloqueios, relação, e por ai vai), a falta de um bloqueio selecionável e opções de relações me fez desistir do diferencial da sportage.
O Dana 30 da cherokee era outra excelente opção para mim, mas a falta de opção de relações no brasil me desanimou...
As carcaças, eu tinha que escolher o da rural na dianteira, por conta do lado do miolo (lado passageiro) para que casa-se com a caixa de tração da sportage.
Na traseira o miolo tinha que ser central, eu tinha algumas opções como da rural 4x2, da f1000, da f100 (escolhida, igual da f1000 só muda 1 retentor), troller, e etc... Meu objetivo era manter no do troller, por conta já do freio a disco pronto, mas algo que desanimou é furação da roda, seria inviável manter 6 furos na traseira e 5 na dianteira.
Bloqueio traseiro, escolhi o micromaq pneumático, pela possibilidade de ser selecionável, como vocês sabem eu viajo muito, uso para trabalhar, e um bloqueio automático não seria legal. Outra opção é o eaton elocker, mas existe diversos relatos de ser muito frágil, porém bem mais fácil de instalar, o pneumático exigiu um reservatório, um compressor de ar, solenoide e etc... coisas que mandarei foto depois. (Eu eliminei o reservátorio)
Sistema de suspensão.
Eu tinha várias opçoes, desde wishbone, feixe de mola, 4 link e etc...
O ideal para meu caso, uso misto e trilha boa, foi escolhido o sistema radius arm, igual do troller e demais veiculos. tem suas limitações, mas oferece mais segurança também.
Continua... com Fotos
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Tampa do Diferencial HD4x4,
Reparem que o sistema de ar do bloqueio foi furado na tampa e não na carcaça do diff como os fabricantes recomendam...
Porque? Porque se um dia eu mudar o sistema do bloqueio, para a cabo ou elétrico, eu não estragarei a carcaça do diferencial, afinal uma tampa é mais barata que uma carcaça inteira.
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Fase de testes das buchas, molas e etc...
As Buchas do tirante estou usando de latex com silicone e PU da f4000.
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Colocação do pneu 285/75r16
Lembrando que todo projeto foi dimensionado para trabalhar, com curso e etc... para pneu de 35" na fita métrica. Esse meu da 33" maior q 33 original.
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Compressor de AR para o bloqueio traseiro.
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Compressor instalado no porta ferramenta dentro do porta mala, um detalhe que ainda vou ver, reparei que entra agua ai, vou ter que melhorar isso ainda.
Continua...
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Passeando no lugar de origem dela, Shopping, agora tenho que tomar cuidado para entrar em shoppings, tem que ter no minimo 2,10 de altura. Isso por enquanto, logo estarei instalando o bagageiro com o step em cima...
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Parceiros que encontramos na rua
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Continua...
Aqui começa outra grande adaptação...
Me apareceu um motor completo da hilux sw4 93, com turbina e caixa da toyota SR5 2002, por um preço interessante, então como meu motor original sabia que estava perfeito e poderia render algum dinheiro, eu tirei ele e vendi.
Preferi trocar a caixa também, pois a caixa da sportage tem pouca disponibilidade de peças no brasil, eu importo fácil da coreia, mas não é bom ficar com o carro parado certo? Da toyota pelo que pesquisei tem muita peça no Brasil, e outra grande vantagem a reduzida original da sporage é 1,97. deste modelo da hilux que peguei além de ser engrenagem é relação de 2.88, o meu foco é trilha isso é vantagem para mim.
O que constei, se não tivesse o body lift a caixa não caberia, tive que cortar parte do tunel por causa das alavancas, refazer suporte da bateria, e por ai vai...
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Retirando o motor original
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Admissão e turbina do motor novo.
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Escape redimensionado para o motor novo
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Com a troca do motor aproveitei e foi feita uma melhoria nas barras de direção, reforçadas, usando terminais de caminhão, e barra por cima do munhão (Hi-Steer)
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Passeando com o motor novo
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Projeto do Parachoque novo
Marcus DT
20/07/2017, 22:09
Animal hein, sem dúvida a Sportage mais bem montada que já vi. Deve estar monstra nas trilhas!
Tem vídeos?
Animal hein, sem dúvida a Sportage mais bem montada que já vi. Deve estar monstra nas trilhas!
Tem vídeos?
Opa Obrigado amigo.
Bem lembrado esqueci de por no tópico o link,
tem meu canal no youtube, tem alguns videos lá
Rodrigo Duran
- YouTube (https://www.youtube.com/user/rodrigodurango89/videos)
https://www.youtube.com/watch?v=uqEsOkzAMII
https://www.youtube.com/watch?v=A95viAFQTqU
https://www.youtube.com/watch?v=GVWc8YWmVUw
mfdomingues
21/07/2017, 09:49
https://www.youtube.com/watch?v=uqEsOkzAMII
https://www.youtube.com/watch?v=A95viAFQTqU
https://www.youtube.com/watch?v=GVWc8YWmVUw
Show hein Duran, passando para assinar o tópico e dar os parabéns.
titanium
21/07/2017, 12:59
Pela madrugada! Que Sportage animal!
Parabéns pelo projeto, ficou MUITO legal!!!
Abraço!
Pela madrugada! Que Sportage animal!
Parabéns pelo projeto, ficou MUITO legal!!!
Abraço!
Opa. Muito obrigado!
Valeu!
carlosri
28/07/2017, 09:23
Salve galera, bom dia!!!
Show de bola Duran, ela está Show!!! E eu enrolando para por uma molinha de Zafira.... kkkk
Abraço
Putz, falar o que dessa Saga? Parabens! É um sonho um pouco distante. A minha é uma Gran Sportage 2000 Tdi. Ta com lift de cabine e pneus 30x9.5 r15. Dei uma parada nela pra dar atenção à minha L200 Savana que também merece carinho. Vou postar foto da Sportage aqui.
Abraços.
Obrigado pelos comentários pessoal.
Hoje foi dia de instar o kit de freio de mão para a t-case que pertence a Hilux modelo da tcase rf1a. Gostei do kit que recebi. A pinça funciona muito bem, é de um Cadillac de 1949...
Comprado na skyoffroad design
Link: Toyota 4 Cyl Transfer Case E Brake Kit or Replacement Parts – Sky Manufacturing (https://www.skysoffroaddesign.com/products/toy-tceb-001)
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Quase nos finalmentes, retirei para mandar galvanizar. Logo chega de usar toco de madeira haha.
Dando um up no tópico com os projetos 3D do novo parachoque
Feito na 4xAço em Curitiba com o William
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Passando para dar uma atualizada no tópico, para-choque em fase final de montagem já, foi passado a base, e essa semana vai para a pintura.
Detalhe para o ponto de ancoragem (está cru nessa foto), mas já foi recebido a galvanização e pintura eletrostática em preto.
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Parachoque na base já pra ir pra pintura, foi galvanizado, e passado o prime. Após as fotos ainda foi lixado e dado 2 de mão.
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"acessório" novo que chegou da china, é uma bolsa elastica que vai entre os bancos, bom pra por lanternas, pindurar o HT e etc...
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Visita no prédio da namorada... Após o bageiro ficar pronto, não vai entrar mais, no acesso da garagem passou o teto a 4 dedos da coluna, com os pneus de trilha já não entra.
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Foto retirada do grupo do Facebook (Clube Kia Sportage Brasil) amigo Clausir tava também visitando a oficina para retirar uns vazamentos.
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Por hoje é só, proximo post vou dar detalhes do segundo alternador pra tocar o guincho da jabiraca.
Dando uma atualizada no tópico, parachoque já está com todas as peças pintadas, já está no lugar,
guincho ta no lugar, falta só reforçar os pontos de ancoragem e o stinger, que vai passar por cima do guincho
Segue o video do guincho funcionando
https://www.youtube.com/watch?v=IFkHfRiVllM
A solenoide ficou isolada no compartimento inferior do parachoque
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Esse é o parachoque fora do lugar
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William, amigo e criador do parachoque 4x Aco - Pagina inicial | Facebook (https://www.facebook.com/4xaco/)
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Marcus DT
25/09/2017, 09:20
Animal o parachoque hein, coisa fina! VTR tá monstra.
Animal o parachoque hein, coisa fina! VTR tá monstra.
Valeu! Logo tem mais foto ai!
https://www.youtube.com/watch?v=lCon9vcILYI&lc
https://www.youtube.com/watch?v=wPwHcI_3E5k
Mais um update, sexta pindurei a turbina, comprei uma 0km da Garrett para motor HSD 2.5 da Sprinter 310 e 312
Foi necessárias algumas adapações, como virar o caracol, refurar para prender a wastegate, e por ai vai...
Sábado foi feito o escape, o resultado com o turbo novamente foi muito bom, já que comprei esse motor com uma turbina baleada jorrando óleo e nao dava mais que 0.2 de pressão.
Segue foto da instalação (sim aquela caixa do filtro de ar ainda vou trocar, a caixa nova já está comprada, do caminhão 608), a instalacão foi refeito o escape com saída lateral, silencioso da D20, diametro 2,5 e saida 3".
A admissão foi refeita já que o H da IHI ficou ia ficar muito apertado. O Serviço foi feito na escapepar, como sempre surpreendendo pela qualidade.
Domingo fomos para trilha, apesar de estar com meus pneus de passeio, foi muito bom. (em breve fotos dos pneus de trilha)
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https://www.youtube.com/watch?v=0vOHr4Nlez4
Mais uns videos dela em açao no ultimo fim de semana,
agora com pneus novos - Genius Ignorante 34x10.0r16 com rodas de ferro da F1000 Mangels
Passei em todos lugares, onde troller com pneu 37 usou guincho, rural com pneu 35 ficou.
https://youtu.be/6k_jmHQu9Js
https://youtu.be/jYeilXwIyrc
https://youtu.be/NXH5qjDMk_I
Th Cerga
15/11/2017, 10:26
Top...parabens...
Qual a mola da SW4 que voce utilizava na dianteira? Qual o ano e o lado?
Abs,
Top...parabens...
Qual a mola da SW4 que voce utilizava na dianteira? Qual o ano e o lado?
Abs,
Opa valeu
Desculpe a demora, utilizava da 97, lado direito.
Algumas fotos de final de 2017 e inicio de 2018
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Snorkel novo, foi utilizado da hilux pickup até 96
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Adaptado snorkel da hilux pickup até 96
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Passeio nas dunas com os amigos de Santa Catarina
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Pra instalar ainda, bomba a vácuo mecânica.
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https://www.youtube.com/watch?v=Orkh892mT5U
Viatura em reforma, logo tem novidades.
+ Guincho mecânico
+ T-Case Dana18 com engrenagens forjadas
+ Bloqueio selecionável na dianteira também
Valdir viana
09/07/2018, 18:51
Boa noite, já havia lido também todo o seu projeto, achei um excelente trabalho, de qualquer maneira já estava com a intenção de lhe pedir uma consultoria. Então, pretendo modificar a suspensão de minha SPT, mas tenho muitas dúvidas e receios, a princípio eu e o mecânico achávamos que feixes de molas sairia muito mais barato mas estou chegando a conclusão que não é bem assim, gostaria de saber mais a respeito do seu projeto, por exemplo:
Suspensão traseira - Se manteve os links no estilo original (dois links inferiores, que da até para ver em uma das fotos e um link superior central, e qual as medidas deles, o diferencial traseiro é o dela mesmo? talvez algumas de minhas perguntas já esteja nos posts, peço desculpas por isso.
- Molas traseiras são sob medidas ou de que veículo, elas são presas somente em uma das extremidades?
Na dianteira, precisava de todos os detalhes, quantidade de links, detalhes dos suportes de links no eixo, molas, etc. na verdade queria o projeto completo se não se importar.
- Quanto a dirigibilidade, squat, enfim quase tudo, se fosse perto gostaria até de ver pessoalmente.
e mais importante para mim qual a descapitalização preciso estar preparado?
Outra coisa, me explica melhor o que é esse T-case?
Desde já agradeço
Boa noite, já havia lido também todo o seu projeto, achei um excelente trabalho, de qualquer maneira já estava com a intenção de lhe pedir uma consultoria. Então, pretendo modificar a suspensão de minha SPT, mas tenho muitas dúvidas e receios, a princípio eu e o mecânico achávamos que feixes de molas sairia muito mais barato mas estou chegando a conclusão que não é bem assim, gostaria de saber mais a respeito do seu projeto, por exemplo:
Suspensão traseira - Se manteve os links no estilo original (dois links inferiores, que da até para ver em uma das fotos e um link superior central, e qual as medidas deles, o diferencial traseiro é o dela mesmo? talvez algumas de minhas perguntas já esteja nos posts, peço desculpas por isso.
- Molas traseiras são sob medidas ou de que veículo, elas são presas somente em uma das extremidades?
Na dianteira, precisava de todos os detalhes, quantidade de links, detalhes dos suportes de links no eixo, molas, etc. na verdade queria o projeto completo se não se importar.
- Quanto a dirigibilidade, squat, enfim quase tudo, se fosse perto gostaria até de ver pessoalmente.
e mais importante para mim qual a descapitalização preciso estar preparado?
Outra coisa, me explica melhor o que é esse T-case?
Desde já agradeço
Boa Tarde valdir,
Nenhum dos eixos são originais, como falei nos posts, optei por trocar os eixos por questões de robustez e preparos que tem para eixos Dana44, que para original da sportage ficamos refens de algumas marcas apenas e então pagamos caro por isto.
Exemplo, bloqueio de diferencial traseiro, apenas a kaiser faz, com custo de 4400 e é automatico, não selecionável, ou seja acho muito caro pra um bloqueio que para dana44 custa por ai 900 a 1200 reais. com 3200 eu coloquei um selecionável.
T-case é a caixa de redução.
Sobre o tipo de suspensão, tanto na frente como na traseira é "Radius Arm", você vê originalmente em veículos como Jimny, Troller, Land Rover Defender... Porque escolhi radius arm e não uma 3-link (igual original da sportage curta traseira) ou 4link (original da traseira da sportage grand)
Bom o radius arm trouxe prós como, segurança em estrada (afinal um veiculo com mais de 2m andando a 100km/h em estrada não é facil controlar), e sua facilidade em montar e manutenção.
Confesso que 4link seria ideal para trilha, para ter longos cursos de suspensão, e etc. Mas em estrada ficaria muito perigoso.
Sobre as molas, não são presas, são apoiadas apenas assim como original.
Segue o vídeo do guincho mecânico hd4x4 instalado na Sportage e funcionando
agora falta terminar o para-choque, e dar um upgrade na suspensão.
https://www.youtube.com/watch?v=gBG7DPGaSwI
Trilha leve pra testar o guincho mecânico depois da "reforma"
https://www.youtube.com/watch?v=8AhmeJy-0qY
Dando uma atualizada com fotos e videos da virada do ano
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Seguindo pra casa após passeio
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Iluminação nova no Porta Mala
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Dando aquela lava após a trilha da butuca no litoral
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https://youtu.be/FWqt-G7kNzk
https://youtu.be/3bDzwk4tRHU
https://youtu.be/IYWWpf0mMIo
Marcas da natureza
https://www.youtube.com/watch?v=4sEc-9Y46SY
Aristides Jr
18/01/2019, 15:59
Olá rDuran!
Muito impressionante a condição de sua Sportage!
É fantástico o que ela é capaz de fazer!
Parabens!
Olá rDuran!
Muito impressionante a condição de sua Sportage!
É fantástico o que ela é capaz de fazer!
Parabens!
Obrigado amigo!
Alguns meses depois, mais um upgrade recebido. Agora radiador de alumínio com eletro-ventilador, e refeita a tubulação de admissão e pressurização. Tudo feito na Leonelo Radiadores em Curitiba mesmo.
Foi feito um radiador de alumínio com maior litragem, defletor com ventoinha elétrica. Muitos me perguntaram porque não aproveitei e fiz um intercooler, na minha opinião o intercooler pra velocidades baixas, e trilhas, não ajuda nada, alias aumenta o Turbo Lag apenas. Em testes em outros veículos que eu fiz (S-10, Xterra e no próprio motor original da Sportage) ao retirar o intercooler em ambos carros o desempenho em baixa foi levemente melhor, e nada mudou na estrada.
Detalhes do radiador, por sugestão de quem fez o serviço, o sistema de arrefecimento foi transformado em sistema selado, com um reservatório do ford ka (pois sai as 2 mangueiras pra frente), ventoinha do Peugeot 307 (e outros veículos da Peugeot, como a própria Jumper diesel).
Inicialmente fiquei com um pé atrás sobre essa ventoinha elétrica, mas analisando o valor dela de mercado, encontra-se paralela por R$180,00 e original por R$250, ou seja mais barato que as "universais de alto desempenho chinesas" que custam pelo menos R$500,00.
Após quase 2 semanas rodando, cidade, estrada e trilhas, percebi através do marcador digital de temp de água, ao chegar 88ºc a água a ventoinha aciona (conforme o cebolão utilizado do santana), e basta 30 segundos as vezes poucos mais com a ventoinha acionada que chega a temperatura de 77ºc.
Segue as fotos
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mfdomingues
29/05/2019, 18:43
Muito bacana seu projeto, acredito que esteja nele a alguns anos.
Quanto "tork" ganhou com a ventoinha elétrica?
Muito bacana seu projeto, acredito que esteja nele a alguns anos.
Quanto "tork" ganhou com a ventoinha elétrica?
O objetivo do radiador com ventoinha elétrica não é ganhar torque.
Pequeno video da trilha de 9/06/2019
https://www.youtube.com/watch?v=iCnFLQVASwE
Marvin_CPS
18/06/2019, 12:18
Duran,
Ainda esta com os pneus 900x16?!
O que me diz do desempenho deles?!
Duran,
Ainda esta com os pneus 900x16?!
O que me diz do desempenho deles?!
Opa camarada tranquilo, demorei para ver sua mensagem, estava com eles até semana passada, vendi eles, eu estava usando eles só para o dia a dia e passeios, então estava derretendo eles atoa, mas posso dizer que na terra, lama tem um desempenho legal, melhor que vj910. É um otimo custo x beneficio. Mais leve por não serem recape, e não são tão largos iguais aos 35 normais.
Arturyus
27/06/2019, 14:06
Fala aí, tudo bom?
Onde encontrou pneu 900x16? Qual é o modelo?
Abraços
Opa camarada tranquilo, demorei para ver sua mensagem, estava com eles até semana passada, vendi eles, eu estava usando eles só para o dia a dia e passeios, então estava derretendo eles atoa, mas posso dizer que na terra, lama tem um desempenho legal, melhor que vj910. É um otimo custo x beneficio. Mais leve por não serem recape, e não são tão largos iguais aos 35 normais.
Fala aí, tudo bom?
Onde encontrou pneu 900x16? Qual é o modelo?
Abraços
MTT905 só digitar no google que você já o encontra.
Porém amigos estavam interessados em comprar, o preço que estão cobrando hoje digo que não vale a pena... Nós compramos pela metade do valor em setembro de 2018.
Att
Atualização do mês
Rodas 15 de Liga da Mangels
Pneus 35x12,5R15
Histeer com terminais de 608
Panhard dianteira regulável
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A fabricação das barras de direção e panhard foram feitas na Oficina Detroit em Curitiba - Paraná
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