Conectar

Ver Versão Completa : Pinel - Band Curto '01

Marcus DT
18/07/2017, 21:26
Fala galera, chegou a hora de apresentar o mais novo integrante da casa.

Desde pequeno habita na família um Bandeirantes 1987 capota de lona, que por muitos anos foi o "brinquedo" do meu velho, foi nela que aprendi a dirigir e quando moleque fiz várias viagens ao lado de meu pai. Muitas foram as férias escolares que curtimos viajando, quase sempre era Band na estrada e aventura (pescarias no Tocantins, viagens pelo interior do Brasil, etc), várias lembranças boas.

Com isso, pode-se dizer que "herdei" do velho todas as suas paixões: motos, jipes e viagens. Aos 16 comprei uma DT180 1983 e desde então os brinquedos foram crescendo... levou quase 30 anos até o primeiro jipe. Como não podia ser diferente, meu tesão sempre foi pelas Toyotas, mas após procurar um bom tempo por uma inteira (e que coubesse no meu bolso), não encontrei.

Passei então a olhar Defender, mas me assustei com as notas fiscais de manutenção apresentadas pelos donos (jipes pouco rodados com milhares de reais gastos em manutenção). Comecei a ver Troller, mas o estado dos usados - na maioria das vezes - era lastimável pelo ano do jipe. Enfim, por insistência de um amigo que tem dois Troller 2.8 (já teve 3.0, mas voltou para 2.8), comecei a olhar Jimny.

Rapidamente encontrei um única dona, totalmente original com apenas 8.000 kms... estado de 0km. Na ocasião eu estava morando em Brasília e o jipe estava no Rio, pedi para meu sogro ver e comprei a distância, sem ver (nunca sequer tinha andado em um antes). Não dava para perder o negócio, o jipe era 0km e estava dentro do que eu podia pagar. Ainda levei umas duas semanas para poder vir ao Rio buscá-lo, nesse meio tempo já tinha comprado quase que todos os acessórios pra ele (pneus, protetores, bagageiro, etc).

550036

Enfim, o Jimny era lindíssimo, tão impecável que não tive nem coragem de colocar na trilha, só saia da garagem para viagens. A família toda gostava da versatilidade, luxo e conforto do pequeno. Fui muito feliz no pouco tempo que o tive (1 ano), rodei quase 10.000 kms, zero dor de cabeça, só alegrias. Nunca me dava aporrinhação, me levava em qualquer lugar que eu precisasse, mas tinha um grave problema: não era um Bandeirantes.

Marcus DT
18/07/2017, 21:36
Continuando...

O resultado? Eu continuava olhando diariamente todos os classificados, sempre de olho nas Toyotas. Li em algum lugar que a gente não escolhe uma Band, mas que ela escolhe você. E assim foi comigo, olhei dezenas de jipes, até que apareceu uma que me chamou a atenção. Era da "nova" (modelo 2001), o dono parecia uma pessoa tão neurótica quanto eu (coisa rara) e o principal estava buscando um Jimny. Fui até a casa do Sr. (150 kms), cheguei às 10h da manhã e sai de lá às 19h da noite, passamos o dia proseando sobre os jipes... deu negócio.

550037

Considerando a "viagem" de volta, fui chegar em casa lá pelas 21h. Não teve como esquecer a reação da minha sogra ao ver o ícone japonês chegando "você ficou maluco? trocou aquele jipinho lindo por essa lata velha e ainda voltou dinheiro? você é doido!!". Assim, meu tão sonhado jipe foi batizado já nos primeiros minutos sob meus cuidados: Pinel. Segundo o Wikipédia "hospital psiquiátrico localizado no bairro da Praia Vermelha na cidade do Rio de Janeiro. O hospital é tão famoso no Rio de Janeiro, que a palavra pinel entrou no vocabulário popular como sinônimo de maluco.".

550038

Confesso que bateu um frio na barriga, trocar uma viatura praticamente 0km por outra mais de uma década mais velha e com muitos milhares de kms a mais nas costas. Enfim, tem coisas que só gente pinel entende... "mais vale um gosto do que um tostão no bolso". Apesar do dono anterior ser bastante zeloso, a viatura estava carecendo de uma atenção especial. Além daquela revisão de praxe quando se compra qualquer veículo usado (fluídos, filtros, correias, mangueiras, etc), ainda estava precisando trocar os pneus e concluir a funilaria (pintura).

Bernardo Hoelz
19/07/2017, 11:18
Fala Marcus, demorou mas saiu o tópico!! rsrs
Vou acompanhar de perto meu amigo, parabéns. Só não vou falar como já esta hoje, mas bem montada com muito bom gosto. :palmas:

Abraços,

Diogo_Vargas
19/07/2017, 14:03
Show a história. Vou ficar de olho para acompanhar, vou tentar a escrever nas férias um pouco sobre a minha Band também.

Abraço e seja bem vindo Toyoteiro!

Marcus DT
19/07/2017, 17:31
Bernardo, pura falta de tempo, mas aos poucos vou contando o desenrolar...

Diogo, muito show o tópico da tua Band e as aventuras pelo Sul. Tô sempre de olho!

Consumada a "loucura", mãos a obra. Como todo veículo usado e com uma certa idade, toma tempo e requer atenção. Comecei pelo mais difícil: tentar fazer a patroa aceitar que a Band poderia ser mais agradável que o Jimny, kkk. Limpeza completa do interior, aproveitei e tirei o macaco, chaves originais (3) e o triângulo, tudo original e dentro da embalagem de fábrica em couro, da Toyota. Lubrifiquei, embrulhei num pedaço de couro e "travei" embaixo do banco para não fazer barulho. Também aproveitei e fiz o prolongamento do dreno do ar-condicionado (estava pingando no pára-lama, direcionei para o chão) e umas proteções (com borrachas) nas mangueiras que estavam roçando, entre outros mimos básicos (regulagem de portas, lubrificação, tirar grilos, etc). Também aproveitei a oportunidade (um achado) e dei o primeiro presente: um engate militar.

550064

Apesar de eu gostar de meter a mão, não tenho tido muito tempo e, principalmente, desconheço profissional que eu confie para mexer aqui no Rio. Aí que entra meu maior incentivador da loucura: meu velho. Ele tem um certo tempo sobrando e é apaixonado pelas Bands... só tem um problema: mora em Brasília. Na realidade, não é um problema, pelo contrário, é um bom motivo para colocar a viatura na estrada. Conversa vai, conversa vem, fiz um convite para o velho vir ao Rio e subirmos juntos até Brasília, ele aceitou. Mandei a passagem e numa terça-feira a noite ele pousou no SDU.

Fiz questão de buscá-lo para ele poder ter o primeiro contato com a viatura, afinal, seria uma viagem de 1.200 kms, começando no dia seguinte. O velho é gozador, já começou sacaneando o fato do Pinel estar "zebrado" (falta pintar), depois foi tirando sarro por ser 2000/2001 (a dele é 2001/2001), faz parte, kkk. No dia seguinte deixei a chave e saí para o trabalho. Pedi que ele verificasse a lanterna traseira (estava com mal contato) e trocasse o óleo, antes de meio dia a viatura tava pronta para pegar a estrada. Consegui sair do trabalho mais cedo (por volta das 14h), perguntei a ele o que tinha achado e se o Pinel teria condições de encarar a viagem... a resposta "isso aqui é Toyota meu filho, com arame e alicate vai até o Japão". Depois desse veredito, vambora!

Saímos por volta das 15h na intenção da primeira parada ser no Roselanche, em Barbacena - MG. Faltando uns 4 kms para a parada aquele barulhão, o escapamento havia partido. Tirei um pouco o pé e fomos rodando devagar. Ao abrir o capu vimos que havia partido bem próximo ao coletor, de novo, o velho "trouxe arame?", prontamente respondi que nem uma chave de fenda, kkkk!! Como somos pé-quente, em menos de 10 minutos já tinha um monte de gente nos ajudando, apareceu alicate, arame e um sujeito muito habilidoso. Em quanto eu apanhava para amarrar o escapamento embaixo (onde não havia o suporte e por isso ocasionou a quebra), o cabra já estava fazendo um trabalho de artista na junção do escapamento aonde havia quebrado.

550065550066

Apesar de não ter ficado 100% - seria impossível arrumar algum soldador naquele horário - decidimos seguir até BH, que era o destino do dia. Obviamente em ritmo um pouco mais lento, mas conseguimos chegar em segurança. Havia combinado de encontrar um Sr. que estava vendendo rodas de L200 Savana, porém, como atrasamos, deixei para o dia seguinte e expliquei que estávamos precisando de um soldador. Dormimos em BH, noite regada a cerveja, churrasquinho de gato e muita conversa. Viajar com o velho é sempre um privilégio, altas histórias!

Dimasi
19/07/2017, 18:21
Acompanhando e aguardando os próximos capítulos :pipoca:

Marcus DT
19/07/2017, 18:48
Dimasi, agora já tô de olho nos grupos de whatss dos Toyoteiros, tentarei comparecer nos próximos encontros!

No dia seguinte, acordamos cedo, porém era feriado... pense numa dificuldade para encontrar alguma loja aberta em BH. Nos encontramos com o Seu Geraldo (Toyoteiro, de Hilux), que além de nos vender as rodas, rodou metade da cidade até conseguir uma loja de escapamentos que pudesse nos atender. Grande ajuda, muito obrigado!

Chegamos na loja, perguntamos se estava aberta "de verdade" e a resposta não poderia ter sido melhor: em quanto estiver serviço, estará. Fomos recebidos por dois irmãos pra lá dos 60 anos, muito experientes, conseguiram na base da paciência e do WD40 retirar as 3 porcas que seguram o escapamento ao coletor. Daí pra frente foi moleza, retiraram a parte quebrada, soldaram com MIG e fabricaram o coxim/suporte que estava faltando. Pode-se dizer que foi um serviço com mais de 180 anos de experiência, é só olhar as fotos (meu velho dando palpite), kkkk!

550067550068550069550070550071550072

Só não foi perfeito porque na hora de cobrar, meteram a faca... faz parte, o que interessa é que ao meio-dia já estávamos na estrada novamente. Viagem seguiu tranquila, foram prazeirosos 1.200 kms na companhia do velho, mais uma que completamos juntos! Passei o sábado procurando pneus para Band, pois no domingo teria que voltar para o Rio de avião. Bateu aquela tristeza em saber que ficaria um tempinho sem o Pinel, mas era por uma excelente causa... ficará em boas mãos e voltará melhor do que foi!

dudu83
19/07/2017, 20:13
pensa num treco que enche o saco, essa saída... mas parabens e um carro pra toda vida sou muito suspeito pra falar

hercilio.neto
19/07/2017, 21:43
Grande Marcos,
Bela Band.
Que te traga muitas alegrias e diversão.
Aguardamos mais fotos

#SomosTodosPinel :screwy:

Marcus DT
20/07/2017, 19:24
dudu83, espero que agora com o coxim correto pare de aporrinhar!

hercilio.neto, aos poucos vai ficando no jeito né!

Voltei para o Rio já com saudade do jipe, mas é por uma boa causa. O velho é o verdadeiro toyoteiro - eu ainda sou um mero aprendiz - tem Band há uns 20 anos e já rodou mais de 1 milhão de kms Brasil a fora (só transamazônica foram duas vezes, além do uso diário nos deslocamentos até a fazenda). Apesar de eu gostar de meter a mão e/ou acompanhar tudo de perto para aprender, no momento não teria o tempo necessário, por isso preferi contar com a experiência e paciência do velho para me ajudar com esses reparos iniciais (estimo que levará em torno de dois meses para fazer bem feito, com pessoas de confiança).

Passei a sexta e o sábado correndo atrás de pneus 235/85R16 para colocar nas rodas novas, não queria deixar mais esse “pepino" para o velho correr atrás. Após procurar em trocentas lojas, apenas no sábado, já a tarde, consegui achar pneus Kumho KL78 nesta medida. Não era exatamente o pneu que eu queria (Mud), mas foi o que eu consegui achar e no preço que eu podia pagar. Curti bastante o visual das rodas de L200 Savana e dos pneus (bem) mais altos (para comparação, a do velho tá com aro 15 e pneus 31)

550128550129

Além do escapamento, tive outro inconveniente, no sábado. Quando fomos para a fazenda, acredito que por ter colocado diesel S10 (terceiro tanque) e pego estrada de chão (combustível balançando no tanque), na volta ela começou a falhar (falta de diesel) - ainda bem que não foi na estrada, vindo do Rio (primeiros dois tanques de S10). Deu para ir embora da fazenda e deixar na oficina... Band sendo Band, nunca para!

550130550131

Na segunda-feira, já sob os cuidados do meu velho, o mecânico retirou o tanque antigo e estava cheio de sujeira, soltou tudo. Levamos num local para lavar e veio a surpresa, tinha até furo... não dava conserto, tive que jogar fora. Troquei por um CLA de plástico, coloquei uma bóia zero e filtro de combustível novo. Na fazenda tinha tentado engrenar a reduzida e não consegui. Pedimos para o mecânico dar uma olhada, ele foi direto no trambulador, dito e feito… trocamos, agora tá entrando fácil, maravilha, voltou a ser jipe!

550132550133550134550135550136

Até safar todos esses "por menores", leva um tempinho... faz parte!

pilotothiago
21/07/2017, 16:59
Acompanhando o Topico,

Cara Band é uma coisa engraçada, todos nos acham loucos por gostarmos de um carro como ela, porém so quem tem sabe o sentimento,

Minha mae quando decidi vender minha caminhonete e um Troller que tinha, para ficar so com a Band, me chamou de doido, falou que tinha que me internar. kkkkkkk

Hoje posso falar que ando muito mais alegre, que com os dois carros novos que possuia antes.

Marcus DT
21/07/2017, 22:24
pilotothiago, realmente quem tem, geralmente, é bastante apegado. Outro dia cruzei com uma Band pick-up cabine simples - literalmente caindo aos pedaços - me chamou tanto a atenção que fui olhar de perto. Não percebi o dono chegando, quando me dei conta o cara já estava quase do meu lado, até levei um susto. Começamos a conversar, por mais que o carro estivesse bastante judiado e nitidamente usado para o trabalho pesado, era nítido o orgulho do cabra, o prazer com que ele falava dela. Não é um carro mundialmente querido a toa... vida longa as Bands!

Marcus DT
21/07/2017, 22:49
Após a viagem confirmei que a roda livre do lado do motorista estava vazando (apesar de ambas serem novas), era necessário dar uma olhada. Sabe como é o “já que", né? Preferi desmontar direito para dar uma olhada, doeu no bolso, mas trocamos tudo o que precisava: reparo do globo, retentores, rolamentos, terminais de direção, etc.

550260550262550263

Concluída a frente, partimos para a traseira. Estava com uma leve diferença de altura, desmontamos os feixes traseiros, precisou arquear somente uma mola de um dos lados, agora tá nivelado (todas as buchas em excelente estado). Tudo no lugar, fizemos o alinhamento na máquina, agora sim suspensão/eixos, 100%.

550264550265550266

Nesse meio tempo também consegui comprar as 4 mangueiras do radiador, a correia do alternador, aquela mangueira de junção do filtro de ar e uma mangueira nova para refazer o respiro dos diferenciais e do tanque de combustível (as velhas estavam ressecadas). Também achei a borracha “guia" dos vidros (a do carona estava sem uma delas), que fazia o vidro trepidar ao andar com ele entre aberto, a borracha dos quebra-ventos e do estribo (trocarei quando fizer a pintura).

550267550268550273

Na viagem havia percebemos que o painel estava muito difícil de ler a noite (opaco) e a velocidade reduzindo mais lentamente que o normal, levamos em um Sr. bastante caprichoso, fez a limpeza completa das lentes, lubrificação, teste de lâmpadas, etc. ficou luxo!

550269550271550272

Marcio Lutterbach
22/07/2017, 09:41
Calha é importante!!

Dimasi
22/07/2017, 10:56
O serviço no painel foi feito no RJ ?

Marcus DT
22/07/2017, 12:39
Marcio Lutterbach, calha para a chuva, nas portas?

Dimasi, Brasília. Sou muito cabreiro de mexer aqui no Rio, em geral, as experiências são péssimas e/ou caríssimas. Se você tiver alguém de confiança para indicar, desde uma simples lavagem até algo mais complexo, seria de grande ajuda!

Dimasi
22/07/2017, 15:43
Dimasi, Brasília. Sou muito cabreiro de mexer aqui no Rio, em geral, as experiências são péssimas e/ou caríssimas. Se você tiver alguém de confiança para indicar, desde uma simples lavagem até algo mais complexo, seria de grande ajuda!

X2, no Rio tá Difícil. A malandragem contaminou toda sociedade. Só indico um Sr. que lava chassi e motor no Encantado.

pilotothiago
24/07/2017, 09:43
Marcus aquele vazamento que voce citou na RL do lado do motorista, estou com o mesmo problema, é bem pouco o vazamento, voce limpa ele e logo começa a merejar, demora cerca de uns 10 dias para sujar de oleo a RL.

O que foi feito na sua ??? Sanou o vazamento ??? Qual o custo do reparo ???

Maggion
25/07/2017, 11:05
Parabéns pela compra Marcos.

Vou acompanhar babando ainda não consegui a sonhada band mais um dia quem sabe..

Marcus DT
25/07/2017, 17:22
pilotothiago, a minha tava assim também, não vazava tanto, mas vazava (em 1.200 kms chegou a melar a roda, mas sem pingar). Na dúvida, preferi desmontar tudo e fazer uma revisão completa (não somente reparar o vazamento da RL). Então, na realidade, foi feito bem além da retirada do vazamento em sí. Troquei o reparo do globo (?), retentores/rolamentos/arruela do cubo, terminais de direção, etc. Entre peças e M.O. ficou na casa de R$ 1.200,00.

Maggion​, o segredo é a paciência. Procure com calma que uma hora aparece uma que te agrade e caiba no bolso!

Continuando a "saga"...

Brinco que existem vários tipos de donos de Band, uns gostam de ser mecânico, outros de ficar equipando a viatura, tem os que gostam de vê-la na garagem para admiração, etc. Eu gosto de rodar, gosto de viatura confiável, sempre pronta para encarar qualquer viagem (não sou de trilha braba, gosto de expedições), então sou bastante crítico com manutenção preventiva. Uma boa referência que tenho para comparação é a Band de velho, que é tratada a pão-de-ló.

550416550417

Quando comparada com a "gêmea" do meu velho, era nítida que a minha estava com alguma vibração vinda do eixo cardã. Pelo sim, pelo não, preferi olhar. De fato foi necessária a troca da cruzeta dianteira e, de novo, “já que”, tira logo fora o cardã inteiro, faz o balanceamento, confere as estrias, etc. Como manda o figurino! Tem que ficar bom.

Após a revisão do painel reparei que a luz do alternador continuava sem acender, de fato era um fio solto (sem ser no painel), agora tá 100%.

550418

Estava sem o acendedor de cigarros, achei no ML um original Siemens, já está no lugar.

550419

E para encerrar o capítulo (mas sem foto), reparava que a Band ao desligar fazia um barulho de pneu furado (pssiiiiiii) vindo do hidrovacuo do freio. Apesar do freio estar excelente, com isso não se brinca. Mandamos abrir o hidrovacuo, foi necessária a troca do reparo. Freio continuou excelente, porém com o pedal mais macio. Da lista gigantesca que fiz dos "a fazeres" diria que está na casa dos 50%, para ficar no jeito!

Marcus DT
04/08/2017, 12:28
Continuando a saga...

Depois que foi realizada a troca da correia de acessórios (onde foi necessário "soltar" o compressor do ar-cond.), o ar-condicionado começou a funcionar intermitentemente (algumas vezes ele desarmava do nada). Os piores defeitos são esses que só dão de vez em quando, e fod*! Aí já viu né, começa na carga de gás, carga de óleo, troca o filtro secador, válvula de expansão, algumas conexões/mangueiras, faz a limpeza do sistema... 600 paus para arrumar algo que já estava bom, somente funcionando intermitentemente... faz parte, pena que dói o bolso.

550819550820550821

Outra coisa que também me incomodava era o lugar onde se prende o cento de segurança. Como uso bancos de Honda Fit, ficam sem uso os encaixes originais Honda (vou retirar), porém os encaixes originais Toyota por serem "soltos" dificultava colocar o cinto com uma mão só. Fiz os encaixes ficarem fixos, bem melhor.

550822

Apesar de já ter mexido no painel, trocado a boia do combustível, etc estava faltando um "ajuste fino" para calibrar os instrumentos. Quando comparado com a Band do velho, nitidamente a pressão de óleo estava aferida diferente (a menor, erradamente) no Pinel. Levamos no mecânico para medir a pressão com o aparelho correto, graças a Deus, tudo certo. Fizemos a troca da cebolinha, mas mesmo assim o painel ainda estava impreciso. Além disso, já tínhamos corrigido o nível de combustível (estava marcando corretamente o tanque cheio), mas quando começava a baixar, ele "secava" no painel e entravam apenas 32-35L, foi corrigido também. Agora ficou perfeito.

550823550824550825

Tá no caminho certo, rs...

PP5GAS
04/08/2017, 23:51
Olá Marcus
Belo Jipe, o Pinel. :screwy:
Vejo que optou pelo Kumho e como já te disse lá no tópico da Voluntária, gostei deles.
Band aguenta desaforo mas as revisões são muito importantes, afinal considerando a vida útil dos veículos, elas já estão na terceira idade:pensativo: hehehe

Marcus DT
05/08/2017, 18:02
PP5GAS, obrigado. Na realidade, não tive muito como escolher marca/modelo dos pneus, pois achar essa medida (235/85R16) a pronta entrega é quase impossível. Como vc já tinha falado bem dos Kumho e eles apareceram na hora que eu precisava, resolvi arriscar (até agora, to gostando). Essa revisão de grande monta ao comprar um veículo usado com essa idade é natural, mas em se tratando de Band, depois que passa o "pente fino", é óleo e filtro, quase sempre!

Sérgio Bambirra
06/08/2017, 11:04
Acompanhando a saga. :pipoca:

Como bem disse o Hercílio, nós, toyoteiros, somos todos meio pinel, condição que nos possibilita usufruir da satisfação única de ter como parceira uma lenda, um mito dos 4x4 que é a toyota bandeirante. :euforico:

Sds.

Marcus DT
08/08/2017, 22:02
Sérgio Bambirra, dá trabalho, mas vale a pena! Pelo menos para quem é pinel, kkk...

Hoje fizemos a troca dos óleos dos diferenciais (GL5), caixa de redução e transmissão (GL4), motor (Mobil Delvac) e dos filtros de ar (2).

jorgeffn
09/08/2017, 17:44
Show de bola!!!!!

Ótimas histórias!! Parabéns pela Band e pelo zelo com ela!

que te leve a muitas expedições!!!

abs!

Marcus DT
04/09/2017, 19:45
jorgeff, a intenção é essa... muitas expedições pela frente!

Ando meio afastado do fórum devido a falta de tempo (ou seria excesso de trabalho, rs?), mas os serviços continuam a mil. Terminamos a parte mecânica e partimos para a funilaria, que provavelmente será a parte mais demorada (e delicada).

551806551807

Começamos lixando os reparos que já tinham sido feitos e em seguidas começamos a desmontar as partes que precisavam ser retiradas para a pintura. Aproveitei e já pedi na Tração Mania uma série de detalhes que fazem a diferença: todas as borrachas da grade dianteira (inclusive as juntas do farol), aros do farol, todas as borrachas do teto (da junção carroceria com teto - 2 e o friso - 1), borrachas da dobradiça do capo, lanternas dianteiras, presilhas do capo e o principal borrachas das portas (originais Autotravi).

551808

Depois de lixar e tratar, foi colocada a massa (lixa de novo) e, em seguida, o funileiro bate esse produto cinza para verificar possíveis imperfeições.

551809551810551811551812

Prosegue-se com os acabamentos, após ficar bom (não precisar lixar mais), vamos retirar as janelas e o teto (precisa de funilaria). Faz-se dessa forma para não lixar com o jipe todo desmontado e acabar sujando todo o interior! Creio que mais umas 3-4 semanas de trabalho para terminar. Pense numa ansiedade!

Valeu,
Marcus DT

jorgeffn
04/09/2017, 19:55
Tá ficando no jeito!!!

Parabéns e siga atualizando o tópico! :palmas:

abs!

Marcus DT
16/09/2017, 14:30
Como nem tudo são flores, durante a retirada do para-brisas ele trincou :putz:. Faz parte, bola pra frente...

O capo exigiu bastante trabalho, pois apesar de não ter nenhum ponto de ferrugem, tinha algumas pequenas mossas que precisavam ser retiradas (principalmente aquela de abrir o capo e colocar para encostar no teto... ali marca mesmo). Além disso, nas havia um pequeno trincado nas travas do capo, foi feito o devido reparo também! Partimos também para remoção dos vidros (já aproveitei e encomendei o kit completo de canaletas e pestanas das portas e da janela lateral, na Tração Mania).

552152552153

Retiramos todos os vidros, teto, etc para mais trabalho de funilaria. Graças a deus o único "inconveniente" foi a quebra do para-brisas, demais vidros, saíram de boa.

552154552155552156

O teto também deu bastante trabalho, essa quina dianteira do lado do motorista já havia sido mexida, por ser uma parte arredondada é extremamente complicada de deixar "padrão". Fora os tradicionais macarrões das Band, não é trabalho para amador e exige paciência. Espero que fique bacana!

552157552158

Não vejo a hora de ficar pronta, mas sei que essa "fase-final" (detalhes) é a que dá mais trabalho e toma mais tempo. Sem pressa, negócio é ficar bom!

Valeu,
Marcus DT

jacildo santana
17/09/2017, 19:30
Saudações Marcus DT

Em relação ao capu q fica marcando quando encosta no teto ,aqui nós usamos um pedaço de borracha q se encaixa na bica, chamamos de "Couro de Cobra".552172Há ,essa borracha também costumamos usar no torpedo(na parede corta fogo),prá tirar aquele "possivél" jg do capú.

abraçss e PAZ.

Marcus DT
18/09/2017, 19:09
jacildo santana, excelente dica, vou providenciar! E parabéns pela Band, sou fã do teu tópico, belíssimo trabalho.

Esqueci de colocar as fotos do para-brisas quebrado, pense numa dor no coração (e no bolso). Também dá uma agonia ver esse painel todo cagado, mas é por uma boa causa e tá quaaaase!

552222552223

Valeu,
Marcus DT

Diogo_Vargas
18/09/2017, 19:44
Vixe Marcus.

Teu para-brisa era liso, sem faixa degrade.... O meu em algumas viagens levou algumas pequenas pedrinhas e ficou com aqueles estilhaços pequenos... depois de uns 2 anos resolvi trocar e não achei em nenhum lugar sem o degrade... e como sou alto a faixa do degrade me incomodava muito a noite.

Bom a solução foi aproveitar que um toyoteiro estava mandando fazer o dele no PR sob medida e pedi para fazer um pra mim liso sem faixa, ficou dez, aproveitei a viagem de férias e instalei. Vidro Laminado de 3+3mm (6mm no total com laminado). Pronto em lojas de vidro em Porto Alegre só degrade.

Abraço e acompanhando.

Marcus DT
18/09/2017, 20:07
Diogo, era original, uma pena. Já trocamos o para-brisa da Band do velho há uns 2 anos, passamos pelo mesmo problema, só encontramos com o degrade. To tentando achar um usado, mas tá difícil...

Marcus DT
26/09/2017, 17:41
Dando continuidade, estamos na reta final...

Uma das minhas maiores preocupações era o teto, achei o resultado muito bom, acima do esperado, gostei!
552506552507

Demais partes do carro apesar da trabalheira para desmontar vidros, maçanetas, miolos, parafusos, placa, faróis, grade, etc também curti.
552508552509552510552511

A novela do para-brisa, infelizmente, só encontrei com o degrade mesmo. Já está instalado! Aproveitei que já estava negativo no banco mesmo, ferrado por ferrado, trocamos a bateria logo, pois já vinha apresentando sinais de que ia deixar na mão (o antigo dono trocou há mais de 02 anos já, tenho o certificado).
552512552513

Já estamos começando a remontar o carro. Fiquei chateado que com a greve dos Correios, várias peças que eu tinha pedido na Tração Mania ainda não chegaram. Como não quero atrasar mais ainda a reforma, provavelmente só trocarei depois: lanterna traseira, batentes do capo, kit completo das canaletas e pestanas das portas e as canaletas das janelas laterais. Faz parte!
552514552515552516552517

Dá gosto de ver o jipe tomando forma, apesar do rombo na carteira, vale a pena, rs! Óbvio que ainda têm muitos detalhes que eu ainda pretendo mexer (forro do teto, forração dos bancos, etc), mas se eu for querer mexer em tudo agora não vai ficar pronto nunca. Aos poucos, vai ficando 100%!

Valeu,
Marcus DT

jorgeffn
26/09/2017, 17:44
Show!!!

tá ficando bonita demais viu!

abs!

hercilio.neto
26/09/2017, 22:27
Muito bonita mesmo.

Marcus DT
27/09/2017, 19:31
Amigos, obrigado pelo incentivo! Apesar do trabalho, a gente que gosta da coisa sabe o quanto vale a pena.

A remontagem começou de trás para frente, hoje chegamos ao "meio". Começamos a trabalhar nas portas (forro, quebra-vento, vidros, etc) e na instalação do capo. Como a lei de Murphy nunca falha, assim que terminamos de "fabricar" os batentes to capo, parir as canaletas e pestanas das portas avulso (meu velho tinha algumas guardadas), eis que o pedido da Tração Mania chegou, kkkk! Antes tarde do que nunca, porém, só iremos aproveitar realmente a lanterna traseira e as canaletas das janelas laterais... o resto, vai ficar de sobressalente, daqui a 20 anos troco de novo.

Além das canaletas/pestanas, troquei a borracha do quebra-vento e os trincos. Só faltou retirar o insulfilm, que farei depois, quando tiver paciência, rs.
552529

Troquei logo as presilhas do capo, para dar um melhor aspecto (a patroa tinha reclamado da "ferrugem" das que estavam, kkkk).
552530552531

Basicamente, está faltando: instalar os piscas dos para-lamas (novos), o forro do teto, grade dianteira e faróis (regular), janelas laterais, instalar as lanternas traseiras (novas), balancear rodas (retirei o chumbo para pintar) e recolocar o lacre da placa (tive que pagar novo duda, terei que expedir outro verdinho, porque sai o número no documento). Resto das perfumarias farei aos poucos, curtindo o jipão de volta a ativa... não aguento ficar vendo ele parado mais não!
552532

Tá quaaaase!

Valeu,
Marcus DT

Marcus DT
28/09/2017, 21:35
Hoje deu para atacar a frente... amanhã com fé em Deus os detalhes e fica pronto!
552570552571

Para a "lista" das perfumarias que ainda podem melhorar mais, também vou incluir o forro do teto. Aliás, alguém tem dica se existe algum pronto e de boa qualidade a venda?

Valeu,
Marcus DT

Sergioporto
29/09/2017, 10:59
Tem pronto e material de ótima qualidade ,não compensa em mandar fazer por capoteiros locais.Comprei forros de portas,laterais e forro teto com preço excelente.Zapzap dele .
Guilherme Brito (81)99659-6211

Marcus DT
03/10/2017, 19:42
Sergioporto, obrigado pela dica! Entrei em contato, mas achei o preço salgado (R$ 350,00, só o produto... ainda vou gastar com a instalação).

O Pinel ficou pronto na quinta-feira (funileiro), restando apenas a sexta-feira para agilizar o que faltava antes de pegar a estrada (Detran - colocar lacre na placa, vistoria do seguro, balancear rodas, regular faróis, etc). Santo forte, deu tudo certo e o velho me deu a boa notícia: pode vir buscar! Como tive que comprar a passagem em cima da hora, não deu para escolher data/horário ($$$), só deu para pegar o voo das 06h da manhã de sábado.

552687

Poderia ter vindo rodando sozinho, mas depois de toda a boa vontade e o trabalho que o velho teve ao longo desses últimos quase 04 meses cuidando do Pinel, não tinha como vir sem ele, tínhamos que curtir essa viagem juntos, como foi a ida. Apesar de não poder ter participado tanto quanto eu gostaria (por causa da distância), falava com meu velho e trocávamos mensagens pelo whatsapp várias vezes ao dia, então a emoção de ver o resultado final foi enorme. Era nítido o orgulho do velho pela dedicação empregada e o resultado alcançado, realmente ficou 10! Agradeço a Deus o privilégio de ter um pai que além de grande amigo compartilha comigo várias paixões em comum, é um grande companheiro!

552689

E assim foi, pousei em Brasília às 0855 e antes das 10h já estávamos na estrada! Bonito eu já sabia que estava, restava saber se estava bom de rodar, que é o principal né. Logo nos primeiros quilômetros rodados já me "assustei" com a precisão da direção (totalmente sem folgas, alinhada, como tem que ser) e o bom funcionamento da suspensão ("na mão"). Minha maior preocupação era com o "todo" (prazer em rodar), seriam 1.200 kms voltando para analisar tudo.

552688

Saímos com meio tanque, já na intenção de pararmos no Posto JK (Cristalina-GO) para abastecer. Tocada curta, primeiros kms depois quase 4 meses no estaleiro tendo feito várias manutenções, apesar da preocupação, transcorreram com facilidade e sem imprevistos. Na parada, aquele pente fino para ver se algo estava errado, sem sustos, Band sendo Band. Pé na estrada, agora já confiando totalmente no Pinel, era hora de colocar os 120 km/h de painel (oscilando entre 100-110 km/h reais no GPS) e sentir o jipe. Assim foi, vários trechos com pista simples, ultrapassagens, subidas, poucas curvas, pura curtição! Tocamos até Três Marias - MG, aproveitando cada km.

552690

Neste dia fomos até Belo Horizonte - MG, viagem boa, sem sustos. Dia seguinte, seria o momento de sentir as curvas, esse trecho da 040 é um tesão. Estrada boa (também, com a quantidade de pedágios né...), o jipe ficou muito bom de guiar, estradeiro! Em algumas curvas exagerei o pé (ainda to pegando a mão, rs), leve susto para conseguir contornar, mas nada que chegue a assustar muito!! Fiquei bem feliz com a performance geral, de fato todas as manutenções realizadas compensaram o custo e deixaram o jipe mais gostoso e na mão.

552691

Chegamos no Rio por volta das 15h, a noite seria o aniversário da minha mãe, por sorte, não ficamos a pé no meio da estrada, kkkk! No dia seguinte coloquei o velho no voo de volta para Brasília, era nítida a sensação dever cumprido, o Pinel ficou muito bom. Para não perder o tesão, obviamente ainda tem algumas coisas para deixar do jeito que eu quero, diversão para os próximos meses (forro do teto, emblema original na porta traseira, proteção de borracha no amortecedores para não entrar pó para o cofre do motor, etc). Enfim, aqueles detalhes que não acabam nunca e a cada dia surgem novas idéias... coisa de gente Pinel !

Valeu,
Marcus DT

jorgeffn
03/10/2017, 19:56
Massa demais poder "ver" o caminho de volta do Pinel!

Parabéns!!!

na próxima viagem que passar por BH, vamos combinar uns passeios por umas estradinhas aqui na região! tem muita coisa bonita!

abs!

Marcus DT
05/10/2017, 21:53
jorgeffn, seu quintal aí é o paraíso, com certeza voltarei com calma para passear, te aviso! Conheço mais o Sul de MG (São Tomé, Ibitipoca, Carrancas, etc), mas também já rodei pela Serra do Cipó e Canastra (de moto), sempre na correria, infelizmente. Ainda quero tirar um mês de férias para conhecer direito isso aí!

jorgeffn
05/10/2017, 22:30
jorgeffn, seu quintal aí é o paraíso, com certeza voltarei com calma para passear, te aviso! Conheço mais o Sul de MG (São Tomé, Ibitipoca, Carrancas, etc), mas também já rodei pela Serra do Cipó e Canastra (de moto), sempre na correria, infelizmente. Ainda quero tirar um mês de férias para conhecer direito isso aí!

Realmente Minas tem muito lugar bacana! passando por aqui na próxima, dá um alô! Cipó é realmente o quintal de BH... região muito bacana... poucas opções para jipe, mas muita natureza com caminhadas e cachoeiras.... e tem vários outros lugares para bons passeios de 4x4!

abs!

Marcus DT
18/11/2017, 14:02
Andei meio sem tempo, tô usando mais do que "flanelando", só alegria!

Das coisas que fiz e consegui registrar, vamos lá atualizar o tópico. Há tempos vinha querendo colocar os "parabarros" para não entrar sujeira no cofre do motor, tive tempo e com a ajuda do meu sogro fizemos! O pessoal do grupo Toyoteiros me passou um molde (com as medidas certinhas), foi só recordar as borrachas e ficaram 10. Apenas foi necessário (do lado do passageiro) fazer dois furos para colocar as presilhas mais a frente (originalmente, só vinha esse para barro do lado do motorista - aprendi com a Denise).

553683553684

Quando o Pinel voltou da funilaria reparei que o Sr. que fez o trabalho havia lixado o pino bola para dar um aspecto de "cromado" (a intenção foi boa), porém, sem nenhum produto para proteger, começou a enferrujar. Preferi lixar para tirar a corrosão e mandei colorgin preto, para voltar ao que era antes - preto fosco, militar!!

553685553686553687553688

Mexendo no cofre, reparei que no radiador do ar condicionado utilizaram um parafuso extremamente comprido, que ficava a menos de 1cm do radiador (sim, um absurdo). Sinceramente, não sei como não havia furado o radiador até hoje! Tava sem serra, retirei o parafuso fora e meti uma porca como espaçador. Ganhei pelo menos mais 1 cm de espaço (mas o ideal ainda seria serrar o parafuso, farei quando tiver saco, rs).

553689553690

Ah, uma das melhores coisas que fiz até agora (para a patroa): um defletor do ar-condicionado, de garrafa pet. Ela reclamava demais do gela-saco, o que acabava só me permitindo usar o ar-condicionado sem ela. Instalei esse mero "defletor" e ela passou a amar o ar-condicionado, kkkk! Simples, barato e funcional.

553691

Estava com um barulho chato vindo da mala, desmontei o forro, troquei as presilhas e aproveitei e "instalei" a minha caixa de "bagulhos" que eu tinha no Jimny (levo compressor, cinta, anilha, kit para reparo de pneus, etc). A Band por ser mais "larga", acabou sobrando um espaço (meti uma cunha para ficar justo). Também tive que colocar uma "faixa" prendendo a tampa (apesar de ter imã, a Band vibra mais que o Jimny, o ima não deu conta de segurar no lugar).

553692553693553694553695

Aos poucos vai ficando no jeito!

Abs,
Marcus DT

Dimasi
19/11/2017, 11:34
Show. No meu ar, fiz um defletor com papelão que joga o ar p cima e refrigera por igual. Quando não estou usando retiro.

Marcus DT
01/12/2017, 21:14
Desde que troquei as rodas/pneus eu estava preocupado com o fato do estepe ser menor em diâmetro do que o conjunto do carro. Apesar de eu sempre carregar compressor e macarrão, andar com um estepe que não serve para nada é assumir um risco desnecessário em viagens. Não teve jeito, tive que comprar mais um pneu 235/85R16 (General Grabber) para ficar com 5 pneus de dimensões iguais. Na hora de instalar, retiramos o pneu antigo (original do carro, ainda com câmara de ar!), todos na loja com aquele "pensamento positivo" de não vai caber, vai raspar no suporte, vai pegar na alavanca para abrir o suporte... porra nenhuma, casou perfeito!

554107554108554109

Dentre as outras "heranças da black friday", apareceu uma boia original de combustível Indebrás, tive que comprar. Quando troquei o tanque de combustível não tinha achado essa original e acabei colocando uma paralela (que está funcionando a contento), a original vai ficar de reserva aqui guardadinha.
554110554111

Para encerrar a black friday, apareceu essa cera de carnaúba para carros brancos por apenas R$ 63,00 (https://www.sbrio.com/limpeza-e-polimento-de-veiculos/ceras/ceras-na-cor-do-veiculo/cera-carnauba-para-carros-brancos-350g-soft99-white-wax-cleaner), não resisti e comprei (junto com umas flanelas de microfibra). Haja braço, quase morri, mas o resultado me agradou muito (recomendo essa cera). Desde que o Pinel foi pintado ainda não havia recebido nenhuma cera, essa foi a primeira.
554112554113554114

E para finalizar, consegui um tempinho para ir até Friburgo (na Toyomar, com o Marcos) para ele dar uma olhada no rolamento da direção. Desde que comprei o Pinel ele sofria com uma trepidação na direção quando eu pegava ruas de paralelepípedos (barulho chato pra cacete). Apesar de todo mundo insistir em adaptar a buchinha e acabar com o problema de vez, como gosto das coisas originais, preferi partir para o rolamento original (W. Zanoni) e contar com a sorte... espero que dure. Não tirei fotos do serviço, mas aqui cabe citar o profissionalismo e competência do Marcos, foi 10 o atendimento. Em seguida, instalamos o medidor de temperatura do bloco do motor (para caso falte água no radiador ainda assim ser possível diagnosticar o super aquecimento do motor).
554115554116

Já rodei uns 200 kms (viagem de retorno para casa) com o medidor de temperatura do bloco instalado (fiquei devendo as fotos de onde o sensor foi fixado no bloco). Rodando no plano, em velocidade de cruzeiro (110 km/h) e com temperatura ambiente na casa dos 28 graus o medidor ficou cravado na casa dos 68 graus. No trânsito, parado, anda para, chegou a atingir 78 graus (máxima registrada). Ainda estou "estudando" qual será a temperatura que irei "setar" para o alarme de superaquecimento disparar (por enquanto está em 92 graus).

Valeu,
Marcus DT

jorgeffn
01/12/2017, 21:26
Marcus... seu cuidado com o carro é de fazer inveja!

Parabéns!

abs!

AndreyPrevidelli
04/12/2017, 18:38
Marcus, meus parabens. Ficou linda demais a Band. Uma pergunta, apos a pintura dela foi feio o lixamento e o polimento???

Abc
Andrey

Marcus DT
09/12/2017, 17:41
jorgeffn, melhor do que ficar flanelando é pegar a estrada né, mas sem tempo, só resta lamber a cria, kkkk!

AndreyPrevidelli, não sei dizer com certeza, mas acho que não. Só esse polimento no braço feito por mim mesmo, longe de ser profissional (fiz mais para preservar a pintura - evitar que fique amarelada, encardida).

A vida de vez em quando nos traz algumas gratas surpresas - muitas delas por conta do jipe - recentemente tive duas. Um grande amigo meu que não é jipeiro/motoqueiro/etc. mas sabe das minhas doideiras me apresentou um amigo dele que tinha um "jipe que estava parado". Como estávamos em 4 casais no dia nem tive tempo direito de conversar sobre o tal jipe com o cabra, mas trocamos contato e ficou naquele "depois me liga". Enfim, um tempo depois encontrei com o cabra num bar aqui do lado de casa, descobri que moramos perto. Eis que no fds passado combinamos de colocar o tal jipe para funcionar...

554281

Para melhorar ainda mais, que tal convidar mais um amigo para ajudar? Foi assim que tive o privilégio de conhecer pessoalmente o Aberaldo, marido da Denise aqui do Fórum. Pra resumir a história, pense numa manhã agradável, três quase-desconhecidos que pareciam se conhecer há anos, kkkk! Assim foi essa manhã extremamente agradável e ainda conseguimos fazer o Willys funcionar, pense numa diversão boa. De quebra, recebi uma aula de Bandeirantes com o Aberaldo, gente finíssima! Ainda me presenteou com um "toco" para apoiar o macaco e uma "maminha" (não sei o nome da borracha, kkk) daquelas que vão embaixo do filtro de ar da Bandeirante... muito obrigado mesmo!

Ao passar o olho clínico no Pinel o Aberaldo percebeu que além da "maminha", estava faltando a mangueira que vai dentro do reservatório expansor do líquido de arrefecimento. Essa semana tive um tempinho, consegui as mangueiras e as braçadeiras de mola! Agora está conforme manda o figurino:

554282554283

Aproveitando o tempo "livre", lembro ao ler o relato do BandErrante pela Bolívia, do problema com o radiador furado por pedra. Sempre quis colocar uma tela, mas nunca tinha pensado como fazer. Ao conhecer a Loba (Band da Denise, que estava com o Aberaldo) pude ver a tela e fazer igual. Espero nunca precisar, mas tá lá para proteger né!

554284

Estou levando uma canseira do rapaz que ficou de fazer o forro de teto pra mim, mas ainda não desisti. Sei que o cabra é bom de serviço, mas tá foda, mais de 1 mês me enrolando para começar! Faz parte.... paciência.

Marcus DT
28/12/2017, 18:46
Já há algum tempo sem atualizar, mas por um bom motivo, agora estou tendo tempo para curtir o Pinel de verdade.

Dentre as últimas "benfeitorias", há algum tempo o farol esquerdo (lado passageiro) vinha me incomodando. Por não ser original (Fortluz) dava uma grande diferença para o original (Rossi) e por já estar com o espelho queimado não iluminava nada, ou seja, uma porcaria e ainda deixava o jipe feio. Depois de algum tempo procurando, encontrei na BRACAR o farol original "Federal Mogul" (Rossi) por R$ 180... já era $$$. Aproveitei que já ia desmontar mesmo para colar a moldura do farol (levei um pedaço de pneu na estrada e trincou a peça). Apesar de barata, fui até a Tração Mania e a moldura que eles tinham lá - apesar de ser da mesma marca da minha - dava diferença de cor (a minha é fosca, a do estoque deles era brilhante).

554640554641554642554643554644

Desmontei, retirei o velho, apanhei de leve, mas consegui instalar os novos. Apesar de ainda ter uma pequena diferença (um tem 17 anos e o outro é zero, kkk), melhorou bastante a aparência e, principalmente, a iluminação. Para regular, me baseei pelo antigo, acho que ficou muito boa a altura (sem cegar ninguém). Peço desculpas pois esqueci de tirar uma foto com a moldura no lugar, ficou bem bacana!

554645554646

Como nem só de trabalho vive o homem, dei um pulinho em Ibitipoca, chovendo pra cacete no dia, por caminhos alternativos... sensacional. Usando como se deve:

554647

Marcus DT
05/01/2018, 19:37
Dentre as andanças com o Pinel, algumas melhorias, outros contratempos, faz parte... o que interessa é que nunca para!

Começando pelos contratempos, tenho ido a Friburgo com freqüência para passear, comprar peças, ir em alguns mecânicos, etc. Na última dei uma passada na Toyomar para conferir os níveis dos óleos (diferencial, transmissão, transferência - pegou 500 ml, direção hidráulica - pegou uns 50 ml, kkk) e no Celinho para tirar uma trepidação do vidro do motorista (troquei a borracha "guia" do vidro inteira). Pois bem, na ida caiu o mundo, chuva pra cacete, levei meu sogro para ir monitorando os pontos de infiltração de água (porta luva - dobradiças do capo e parabrisas - borracha do vidro), tudo certo. Fiz o que tinha de fazer por lá, peguei a Terê-Fri para voltar pro RJ, eis que quando começamos a descer a serra aquele barulhão... escapamento estourou de novo. Pqp, eu estava em Friburgo onde tinha a peça, a MO, tudo e foi estourar logo já voltando para casa... faz parte.

554869

Abri o capo para olhar, achei que tinha arrebentado a solda feita em Belo Horizonte (próxima do coletor), que nada, a solda tava lá firme e forte. Apesar de ser na mesma peça, estourou lá embaixo, na ligação com o intermediário. Ainda tava chovendo, tinha um compromisso às 17h, vim tocando até Duque de Caixas, passei na Prima Trilha e comprei logo uma peça nova para não ter mais aporrinhação. No dia seguinte levei para instalar, decidi fazer uma alteração no suporte antigo, pedi para o cabra abrir um pouco mais o "L" e colocar por baixo, dando um pouco mais de sustentação (agora o coxim além de amenizar a trepidação alivia o peso). Ideal teria sido fazer com abraçadeiras, mas seria exigir demais dessas lojas "trocadoras de escapamento" (é serviço para um ferreiro bom). Espero parar de ter apurrinhação a cada 5.000 kms!

554870554871554872

Da série melhorias, tenho TOC com barulhos/infiltrações no Pinel. A porta traseira estava entrando um pouco de água/poeira, colocamos uns "filetes" de EVA recortada coladas com dupla face (agora além da borracha original - por dentro - tem essa EVA na porta para minimizar os espaços). Outra coisa que estava me enchendo o saco nas viagens era o friso do teto, volta e meia soltava e ficava aquela bateção no teto (tinha que parar para recolocar, mas logo soltava). Cansado de colar com cola de sapateiro e durar 2 meses, o Celinho me deu a dica de meter uma fita dupla face... fiz em quase todos os frisos que estavam enchendo o saco. Espero que sossegue!

554876554877554873554874554875

Como "dever de casa", para sanar os pontos de infiltração relatos, falta aplicar silicone em vários pontos que tradicionalmente entram água (quadro do parabrisa inferior e superior, porcas da dobradiça do capo, caixa de roda/assoalho traseira etc). Já dizia o ditado: Band que não treme e entra água, não é Band! Mas eu sou neurótico com isso, estou sempre tentando minimizar isso, kkk.

Dimasi
06/01/2018, 00:16
Para o escapamento o ideal é instalar um flexível entre o suporte preso ao motor e o primeiro coxim.

Marcus DT
28/01/2018, 10:25
Dimasi, já vi esse flexível que o pessoal coloca, mas sinceramente, como não tenho ninguém de confiança para fazer essa solda, preferi não mexer na peça nova. Até porque a Band do velho roda sem isso há muitos milhares de kms e nunca quebrou! Acredito que se tiver um suporte bom, não tem porque quebrar.... eu espero né.

Como disse na postagem anterior, registramos o que achávamos ser todos os pontos de infiltração de água. Comprei um tubo daqueles de silicone e coloquei inteiro na Band. Todas a frestas do quadro de parabrisa, caixa de rodas traseira, assoalho da mala, dobradiças do capo, etc eu coloquei silicone. Ainda não tive oportunidade de testar na chuva, já entrava pouca água, agora eu espero que não entre nenhuma. Esqueci de fotografar, mas retirei a dobradiça do capo e enchi de silicone (tava entrando água no porta luvas e pingando no pé do motorista). Espero que tenha ficado bom, puta trampo chato mexer com silicone, caga tudo...

555465555466555467555468555469555470

Paulo André BR
29/01/2018, 09:23
Marcus, beleza?!

Parabéns pelo brinquedo e pelo trato que tem dado nele!
Eu ia me pronunciar quando você trocou as rodas originais pelas da L200..., eu não teria feito isso, mas o carro é seu, rsrs

Agora ví você na luta por estancar a água (do lado de fora, rsrs).
Pela cor acho que você usou silicone comum, se realmente foi, em breve (talvez anos..) ele vai escurecer, descolar.
Para carroceria, deve-se usar o SikaFlex 227, um selante poliuretano, inclusive tem branquinho como o Pinel.
E para um bom acabamento é só isolar as áreas com fita crepe, passar o vedante contra o sentido de aplicação (para penetrar nas frestas) e se quiser passar o dedo para alisar (nessa hora há quem passe detergente no dedo, assim o vedante não gruda no dedo e o acabamento fica bem liso - tenha um pano velho para ir limpando o dedo), assim que terminar de dar acabamento só retirar a fita crepe e estará perfeito (ou +/- perfeito, hehe)

Desculpe os pitacos....

Boa sorte e parabéns!

https://cdn3.volusion.com/wzutt.hycjk/v/vspfiles/photos/SB-SIKAFLEX-2.jpg?1515167942

T+

Marcus DT
29/01/2018, 17:12
Paulo, gosto das coisas originais, mas tem alguns detalhes que prefiro "pecar pelo excesso", ehehe! A roda original (do jipe curto) é muito fina para os pneus 235/85R16, coloquei no estepe, é nítido que fica com aquele efeito "balão". Prezando pela segurança, preferi alterar as rodas (as originais estão guardadas) e colocar a tala correta para os pneus maiores. Única exigência era que fossem rodas de ferro, para manter o estilão rústico e a facilidade de desempeno, por isso a alteração.

Poxa, não conhecia esse Sikaflex (Sika é top), senão teria utilizado (ainda mais branco). Vou anotar essa excelente dica! Utilizei o silicone mesmo (incolor), busquei apenas um de marca boa e que servisse para uso automotivo. Fiz uso da fita crepe, mas não sabia desse macete do detergente. Resultado? Caguei uns 3 panos da patroa com silicone (ou seja, foram pro lixo, kkkk), tentando limpar os dedos. Utilizei também uma espátula para tentar melhorar o acabamento, achei que fica melhor que apenas com o dedo (não sou tão habilidoso). Ainda fiz uma cagada, porque demorei a tirar a fita crepe, ai quando puxei saiu o silicone junto... pense numa raiva. Tive que refazer o serviço por completo... faz parte né? Kkkk!

Valeu pelos bizus, na próxima vez, será bem mais fácil. Abraço.

Marcus DT
13/02/2019, 22:30
Passados pouco mais de um ano e 10.000 kms da última atualização, vamos lá...

Antes de falar da parte técnica, cabe lembrar primeiro dos vários passeios realizados e amizades cultivadas em 2018, não tem preço:

Pirenópolis - GO
564436

Parque Estadual da Serra das Araras (famoso grande sertão veredas, sensacional):
564437
564438

Vão do Moleque (BEM pra dentro da Chapada dos Veadeiros):
564439
564440

Como todo "bom" jipe, após gastar dinheiro com rádios HT (Baofeng UV6R), acabei instalando o rádio "base" (tinha um jogado, do meu velho, comprei apenas antena, cabos, etc). Recurso indispensável para quem curte fazer viagens em comboio, aumenta muito a segurança, recomendo.

Também realizei a troca da tampa do radiador (em MAI2018), mas vi que já está enferrujando novamente. Alguém sabe onde consigo uma original? Só utilizo aditivo + água desmineralizada, não era para durar tão pouco... deve ser paralela de má qualidade (não lembro a marca).

Fiz a troca da bomba manual do diesel e do sensor de presença de água no diesel, mais por mimo do que necessidade, mas não estavam funcionando 100%, então troquei.

Além do rádio base, também tinha no "espólio" do meu velho um macaco Hi-Lift (original), como não tenho guincho, acho imprescindível algum recurso para a "hora do desespero". O Helvio (da Rude Boy) desenvolveu um suporte pra mim, ficou bem bacana, não faz barulho nem incomoda... tá no jipe desde MAI2018 sem dar dor de cabeça (e sem ser utilizado, ainda bem).

Troquei a bateria em OUT2018, com 1 ano e 1 mês de uso (marca Tudor). Não posso nem dizer que foi má qualidade, tive um contratempo e o jipe ficou com "uso restrito" por 3 meses... sem rodar direito, foi para o saco mesmo. Coloquei outra igual, vamos ver se usando direito, dura!

Em JAN2019 o suporte do radiador do ar-condicionado quebrou um dos lados, creio que tenha durado uns 5 anos. Para garantir, troquei por uma cantoneira mais grossa... agora espero que dure 10 anos, pelo menos:

564441564442564443

Também em JAN2019 realizei a troca do cilindro mestre do freio, que vinha apresentando perda de pressão. Comprei um original TRW Varga na Jipe Bras (com frete, 216 reais). E também realizei o segundo rodízio dos pneus Kumho Road Venture, ou seja, já rodei 20.000 kms com eles. Até agora, só alegria, sem furos, sem desgaste aparente. A performance no asfalto acho excelente, na terra, bem, é um AT né, não dá para esperar maravilhas, mas nunca me deixou na mão!

Na volta de alguns desses passeios a gente acaba rodando de madrugada (pra trabalhar na segunda, kkk), muitas vezes senti falta de melhor iluminação (mesmo com faróis originais Rossi, em excelente estado). Comprei há uns 6 meses os Hella 500 Black Magic e até semana passada ainda estava enrolando para instalar... meu sogro, que é muito paciente e caprichoso, me ajudou com o chicote, soldas, chapinhas de fixação, etc e eles foram para o lugar devido. Sem um único furo na Band, aproveitei todos os furos originais (inclusive no painel, utilizei o buraco de fixação da caixa ar forçado, já que não uso mais ela). Ainda não testei na estrada para ver se iluminam bem...

564444564445

Valeu,
Marcus DT

Diogo_Vargas
14/02/2019, 12:12
Show de relato Marcus.

Mas se puder postar mais fotos de como prendeu o Hi-lift pois ainda estou estudando formas de como faze-lo... Carrego dentro da BandRed mas é um trambolho...

No mais é só aproveitar a Band para curtir belos passeios.

Abraço.

Marcus DT
15/02/2019, 20:02
Diogo_Vargas, seguem algumas fotos detalhadas. Mas o ideal é você testar com o seu Hi-Lift especificamente, pois os modelos costumam diferir um pouco entre sí.

564475564476564477564478

A primeira dúvida que tivemos foi com relação a posição do Hi Lift. Todos as fixações que eu havia visto a barra ficava virada pra frente e os pinos/molas para fora da viatura (pegando mais lama, poeira, etc). Quando coloquei o Hi Lift nessa posição, com o "gancho" para trás, ao abrir a porta ele batia. Tive que inverter, colocando o "gancho" para frente (fica uma distância boa do paralamas). Porém, os pinos/molas pra dentro - mesmo com o Hi Lift na pontinha do estribo - ficam bem próximos da lataria (por isso coloquei esse pedaço de EVA grosso, embora acho que não encostaria nunca aí.

Sobre o apoio do Hi Lift no estribo, coloquei um pedaço de sola de havaiana para ele não apoiar diretamente e 03 parafusos (tive que furar o estribo). Poderia ter utilizado aqueles borboleta, que soltam facilmente sem chave, porém, com medo de roubo, preferi colocar parafusos (inclusive de tamanho diferente, para inibir a ação de vagabundos).

Sobre a chapinha, bem, a fixação propriamente é feita no estribo. A chapinha serve mais para afastar o Hi Lift do jipe, por isso, tem que medir direito para não ficar encostando ou muito para fora (fiz furos oblongos, para poder regular, caso necessário). Para prender usei um parafuso com aquela cabeça plástica que dá para girar com a mão e uma borboleta como arruela (esse sim dá para tirar sem ferramenta). Note que há dois desses parafusos passando pelos furos do Hi Lift, porém, apenas um está passando pela chapinha (do contrário, fica um muito colado no outro). Não senti necessidade de passar os dois pelo suporte, carrego apenas para reposição, em caso de quebra.

No início, a barra do Hi Lift fazia um barulho de bateção ferro com ferro que me incomodou. Coloquei algumas presilhas plásticas e o barulho cessou. Enfim, quando for utilizá-lo (o que realmente não pretendo, ehehe), terei o trabalho de tirar 03 parafusos com chave, 01 com a mão e arrebentar as presilhas plásticas. Ah, também preciso dar uma manutenção no Hi Lift, apesar de 0km (o velho nunca tinha utilizado), ficou largado uns 15 anos no tempo. To enrolando, mas uma hora vou tirar para jatear, pintar e, se necessário, trocar o kit molas/pino (mas acho que basta lixar e lubrificar).

Qualquer dúvida, só perguntar.

catuxa
21/02/2019, 12:15
Meus parabéns pela viatura. Tenho uma Toyota bandeirante curta ano 1978 e confesso que foi a melhor coisa que fiz.
Fui agregando melhorias e hoje tenho um jeep que nunca me deixou na mão. Já socorri muitas viaturas modernas em dificuldade. Toyota é um estado de espírito.

jorgeffn
25/02/2019, 19:10
Passados pouco mais de um ano e 10.000 kms da última atualização, vamos lá...

Antes de falar da parte técnica, cabe lembrar primeiro dos vários passeios realizados e amizades cultivadas em 2018, não tem preço:

Pirenópolis - GO
564436

Parque Estadual da Serra das Araras (famoso grande sertão veredas, sensacional):
564437
564438

Vão do Moleque (BEM pra dentro da Chapada dos Veadeiros):
564439
564440

Valeu,
Marcus DT

Marcus, parabéns pelas viagens e fotos! E essa do Grande Sertão deve ter sido massa demais.. a região lá é muito bonita e com muita estrada boa para 4x4!

abs!

Sergio c
25/02/2019, 22:07
Belo passeio Marcus.

CAPT GOTTLIEB
23/03/2019, 09:01
Marcus DT, parabéns pelo belo JIPÃO. Toyota Band com motor Mercedes-Benz é insuperável. Belos passeios.

Para quem tem motor turbinado uma opção para o escapamento é colocar um bujão de ferro de uma polegada, pois assim boa parte dos gases queimados saem livremente. Como a turbina funciona com um abafador o ruído aumenta um pouco, mas costuma ficar dentro dos limites.

565128 JIPÃO Band curto, 1978, motor OM-314 com turbo. Bujão de ferro (usado em hidráulica caseira) soldado antes da marmita. Quem desejar um funcionamento muito silencioso pode deixar o bujão tampado e quando for viajar pode abrir o bujão e deixar a turbina trabalhar mais livre.

565129 565130 Hilux 1998 2.8 Diesel com turbo. Bujão de 1 polegada soldado antes da Marmita (silencioso) permite funcionamento ótimo da turbina com pouco aumento de ruído.

CAPT GOTTLIEB
14/04/2019, 14:03
Marcus, parabéns! Você fez uma restauração incrível no seu JIPÃO. Sendo 2001 e em estado tão perfeito é realmente um veículo extraordinário.
BRAVO ZULU!

Capt. Gottlieb 565557

Marcus DT
22/05/2019, 17:12
Capitão, muito obrigado pelas dicas e pelo BZ, o jipão agradece!

Continuando, porque o lego é eterno, kkk! Tenho o sonho de um dia colocar um guincho e, como este dia está próximo, vamos aos trabalhos. As opções prontas no mercado todas que achei tem uma chapa de espessura fina demais (menos de 5mm), os guinchos mais conservadores pedem uma chapa de pelo menos 1/4" (6,35 mm), então mãos a obra:

566431566432
566433566434

Quando ficou pronta, procurei alguém para fazer a pintura eletrostática e gostei do serviço dos caras. Pedi a indicação de alguém para fazer o jateamento e cumpri uma determinação antiga da patroa: pintar o Hi Lift. Eu, particularmente, gostava bastante do estilão todo enferrujado, rústico, dispositivo anti-furto natural... mas incomodava bastante quem manda, o juízo falou mais alto:

566435566436566437566438

E, para não dizer que só flanelo o Pinel, vamos ao principal, o propósito ao que se destina:

Tradicional acampa nos Kalungas, cercado de amigos:
566439566440

Recepção dos Toyoteiros do RJ, rumo ao Jalapão (os encontrei em Terra Ronca):
566441566442

Valeu,
Marcus DT

CAPT GOTTLIEB
22/05/2019, 23:34
Capitão, muito obrigado pelas dicas e pelo BZ, o jipão agradece!

Quando ficou pronta, procurei alguém para fazer a pintura eletrostática e gostei do serviço dos caras. Pedi a indicação de alguém para fazer o jateamento e cumpri uma determinação antiga da patroa: pintar o Hi Lift. Eu, particularmente, gostava bastante do estilão todo enferrujado, rústico, dispositivo anti-furto natural... mas incomodava bastante quem manda, o juízo falou mais alto:
Valeu,
Marcus DT

Marcus, parabéns! Trabalho feito com capricho e atenção. Seu guincho ficará muito bom.
Com relação ao jateamento e pintura do Hi Lift você acertou em cheio e seguiu o lema: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo!" :smile::smile:
Meu ONÇA está na fase final dos melhoramentos.
Abraço

Marcus DT
28/08/2019, 21:56
Algum tempo já sem atualizar o tópico, várias novidades, vamos lá...

Desde que comprei o Pinel a fixação do banco traseiro me incomodava bastante. Os suportes deixavam o banco traseiro em uma posição excelente (um pouco mais para trás do que o original), porém, não eram rebatíveis e o espaço da mala era praticamente nulo. Ou seja, carregar o jipe era uma tortura, eu precisava embarcar toda a tralha pela frente, era péssimo. Só achei uma foto no "antes", aí está a mala inexistente e o suporte adaptado:

568386

Como quase nunca carrego passageiros no banco de trás, decidi que iria colocar bancos traseiros laterais. Cheguei a olhar alguns de Willys (estilo militar), mas um grande amigo meu que sempre me ajuda nessas coisas perguntou "por que você não usa os bancos que já estão lá?". Os bancos são os originais do Honda Fit, são excelentes, bi partidos, podem levantar e ficar travados... ou seja, são perfeitos para usar na lateral. A única dúvida era se caberiam... por sorte, parece que foram feitos para isso.

568387

Acabei instalando só o "duplo", que ficou atrás do banco do motorista. Com ele levantado (esqueci de tirar foto), fica da largura da caixa de roda, ou seja, agora tenho uma mala ENORME. Optei por não instalar o individual atrás do passageiro pois fiz o suporte da geladeira bem nesse local (acima da caixa de roda). Esqueci de tirar foto, o suporte também e rebatível, ficou sensacional, simples e funcional! Agora consigo carregar até uma bicicleta dentro do jipe:

568388568400568401

Pessoal deve estar se perguntando o que é esse chão de ônibus aí, né? Não virou jipe de vileiro não, kkkk! Sempre tive vontade de fazer aquelas mesas dobráveis iguais as Band gringas, agora o projeto saiu do papel. Ainda falta limpar a tampa direitinho (tirar essa cola amarela), mas tá ficando bacana. Pretendo usar esses "buracos" para colocar coisas de cozinha leves (taças, talheres, etc). Agora o "setup" da mala tá ficando bom para acampa, muito espaço, geladeira, mesa... falta um bocado de coisas ainda, mas um dia chego lá! Ah, também dá para ver o novo engate, troquei o antigo por um pino G zerado... ficou top.

568389568390

Outra coisa que eu vinha há alguns anos matutando era o snorkel. Cheguei a comprar um CLA mas sei lá, na hora de instalar, não era o que eu queria. Perturbei a Denise muito tempo para comprar o snorkel original Toyota que era da Mamute, porém, sem sucesso, kkk! Eis que um dia, despretensiosamente perturbei mais um pouco e... ela me deu de presente! Esse casal é 10, brigadão De e Aberaldo pelo belíssimo presente, realizei um sonho que era ter um snorkel desses:

568391

Ainda ganhei do Maraca o tubo que entra pela lataria e o "L" de plástico que conecta a caixa de ar do Jorge. Esse snorkel foi uma junção de peças de vários amigos, muito obrigado galera. E a instalação também foi um presente de um outro brother... começamos as 10h da manhã e terminamos às 23h, foi puxado. Até corte plasma precisamos usar para conseguir fazer o furo na Band... deu pena, mas ficou bom. Ainda falta fazer o acabamento (contorno), mas farei.

568392

Também era hora de instalar a mesa e o guincho. Esse guincho foi uma novela para chegar até Brasília, comprei em Volta Redonda - RJ, de um cabra que importou dos EUA e não utilizou. Ele entregou no Rio na casa do meu sogro, mas até arrumar um caminhão de mudança de um conhecido que pudesse trazer até Brasília foram quase 3 meses de espera. O guincho é um legítimo Superwinch made in USA, talvez o equipamento mais confiável do Camel Trophy, kkkk!

568398568399568393

Instalar também não foi fácil, cada furo (foram 8) nessa mesa precisava usar de 4 a 5 brocas para abrir. Foi na paciência e WD40 para resfriar as brocas! Também percebi que originalmente a placa da Bandeirante não vem centralizada no pára-choque (?), é isso mesmo? Tive que furar novamente para centralizar no parachoque. Obviamente o suporte dos faróis de milha não couberam, tive que fazer uma adaptação para afastar um pouco do guincho, faz parte...

568394568395

Gostei bastante do resultado final, me amarro no visual da Band sem quebra-mato, com guincho e faróis de milha. Talvez os faróis pudessem ser um pouco maiores, quem sabe mais pra frente $$. E, é lógico, aquele passeio no shopping para encontrar com os amigos Toyoteiros, kkk:

568396568397

Falando sério, ando meio sem tempo para viajar, nem testei o guincho ainda. Mas a julgar a trabalheira que foi para enrolar esse cabo direitinho, sinceramente, espero nunca precisar desenrolar. É igual o Hi Lift, está lá, mas espero nunca precisar usar. Até hoje o Pinel nunca foi puxado/rebocado/guinchado... e espero continuar assim, kkk! Mas, se precisar, é bom não depender exclusivamente dos outros (ando muito com jipes mais leves - Jimny, GV3, etc - que não conseguiriam puxar uma Band no sufoco).

Valeu,
Marcus DT

Aristides Jr
29/08/2019, 10:03
Marcus DT, Parabéns!

Não consegui deixar de ler todo o tópico!
Suas narrativas são um exemplo de paixão pelo Jeeps.

Abraço Aristides Júnior

CAPT GOTTLIEB
03/09/2019, 08:07
Marcus, parabéns! Este teu Jipão está maravilhoso e apto para encarar desafios, trilhas difíceis e viagens de todo tipo. Não ter necessitado de usar o lift e o guincho mostra que o piloto é muito bom de off-road, mas se um dia precisar é bom ter. Além disso podemos ajudar jipeiros em situações difíceis. Aproveite ao máximo, pois quando ficamos velhotes sobra-nos tempo...mas o corpo reclama de tudo e ficamos limitados. Nota dez para o Jipão Pinel. Bons passeios.

jorgeffn
03/09/2019, 17:29
Marcus, show de bola as melhorias e up´s! A Band está muito massa!

A ideia da mesa é muito boa, num camping ou numa parada estratégica durante viagens ajuda demais da conta!

Agora é estrear tudo por esses caminhos sem fim....

Ah e sobre o guincho, desapegue, depois que desenrolar a primeira vez nunca mais enrola igual... hehehehehe E a chance de você precisar usar ele ou para tirar a Band de algum atoleiro ou ajudar alguém é grande, já que você acaba ficando mais ousado sabendo dos equipamentos e é comum também encontrar alguém em alguma situação que seu guincho vai salvar. Uma vez com o Troller usei o guincho para tirar uma Strada que tinha saída da estrada e caído num barranco entre Cumuruxatiba e Ponta do Corumbau... e já tinha era a noitinha... os caras ficaram numa alegria quando puxei a Strada que valeu o trabalho... hehehehehe

Abs e muita estrada para a Band!

Marcus DT
01/12/2019, 18:18
Fala galera,

Atualizando o tópico, há alguns meses fiz um rolê com acampa pela Chapada, na companhia do Toyoteiro Guilherme que possui uma CD com barraca de teto, coisa chique. Passamos o fds rodando pelos arredores de Alto/São Jorge e ficamos acampados no Pachamama.

569944569945569946569947

Voltamos no domingo, como bom flanelinha que sou, fiquei feliz que cheguei quase 17h, em cima do horário que fecha o lava jato onde sempre lavo o Pinel. Cheguei, estava vazio (coisa rara domingo), encostei e rapidamente o cabra começou a bater aquela água. Nisso toca o meu celular, era o meu velho desesperado "meu filho, onde você tá, já voltou de viagem? quase capotei o jipe, pelo amor de deus vem pra fazenda me ajudar!!!". Estava muito bom para ser verdade, conseguir voltar de viagem e ainda lavar o jipe, ahaha.

Pelo tom de voz do velho a coisa tinha sido uma quase-cagada das boas, fui correndo ajudá-lo. Quando cheguei perto, me deparei com a situação:

569948569949569950569951569952

O velho foi tentar subir o morro - de pneu careca - o jipe saiu do trilho e começou a escorregar de ré. Ele tentou colocar a ré, mas como, além do pneu careca, a embreagem também não estava no jeito, a ré não entrou e a cagada estava completa. O jipe desceu de ré a pirambeira e por uma GRANDE sorte não tombou, meio que ficou preso numa grota. É uma pirambeira grande, se capotasse iria rolar uns bons 100/200m, provavelmente não sobraria muita coisa.

569953569954569955569956569957

Era a oportunidade perfeita para a estréia do guincho. Ficamos uns minutos pensando como fazer, mas na verdade, o maior medo era quando começasse a puxar o jipe dele capotasse e acabasse puxando o meu. Fomos na sede buscar umas cintas brutas, um vergalhão e uma marreta braba para fazer um ponto de ancoragem traseiro pra segurar meu jipe. Ai foi moleza, paciência e puxar.

569958569959569960

E na hora de enrolar, pqp, que cagada... já deu uma mordida de leve no cabo, não ficou igual estava... enfim, devidamente estreado, ahaha! Faz parte, agora que perdeu o "cabaço", está pronto para ajudar os amigos. Como nem tudo são flores, vamos as manutenções de rotina.

Desde que comprei o Pinel nunca havia trocado a válvula termostatica. Sempre funcionou bem, sem dar sinais de desgaste, porém, há alguns meses tinha começado um vazamento bem pequeno, mas que me incomodava (não chegava a baixar o nível, mas não era normal aquela merejada). Nesse meio tempo encontrei uma Magneti Marelli original, comprei e guardei, esperando ter tempo para trocar.

569961569962569963

A que estava lá era uma Valclei, paralela. Fiz o teste na panela, ela estava abrindo antes da outra, nova... ou seja, possivelmente estava com a mola cansada.

Marcus DT
01/12/2019, 18:30
Efetuamos a troca, dito e feito, a temperatura do jipe passou a funcionar 5 graus acima do que estava. Ou seja, antes ficava na casa dos 73 graus, agora a temperatura "padrão" passou a ter 78 graus pelo Tropa Temp. Como a temperatura de funcionamento do 14b pelo manual (água) é de 85-100 graus, creio que agora esteja funcionando na temperatura perfeita (o Tropa Temp mede pelo bloco).

569964

Rodei uns dois dias e, para minha surpresa, o vazamento continuava lá. Só que dessa vez, a carcaça estava seca, apenas a mangueira estava merejada. Ou seja, na verdade, estava com dois vazamentos: pela carcaça da válvula e pela mangueira. Putz, eu pensava que o trem vazava da carcaça e pingava na mangueira, mas na verdade eram dois vazamentos diferentes! Troquei a mangueira (já tinha até uma no jipe, de sobressalente) e aproveitei para melhorar o isolamento do fio do sensor de temperatura, que estava na fita isolante soltando... inhaca.

569965569966

E, por último, o freio. Há 11 meses troquei o cilindro mestre por um original TRW Varga (acho que até postei aqui), porém, há uns dois meses dei uma freada e senti que alguma coisa tinha "estourado", o pedal que antes funcionava lá em cima, passou a funcionar só no final do curso. Como já havia trocado o cilindro mestre há pouco tempo, encomendei um Hidrovacuo zerado antes mesmo de levar o jipe na oficina.

Cheguei na oficina onde sempre mexo (e confio), expliquei o problema e falei que tinha trazido o hidrovacuo zero. O cabra fez uns testes e afirmou: é cilindro mestre. Expliquei que tinha trocado há menos de 1 ano e ele falou "e eu te avisei que era para ter trocado o reparo, porque os novos não valem nada!". Putz, fiquei puto, mas não quis pagar para ver, deixei o cabra fazer do jeito dele...

569967

Quando abriu o cilindro mestre as borrachas pareciam que tinham "encolhido" e algumas estavam com marcas tipo de mordida. Ou seja, produto "original" que não vale o que custa. Fizemos a troca do reparo (as borrachas dele bem mais parrudas que as originais) e o freio voltou a ficar 100%... Por sorte, consegui devolver o hidrovacuo!

Ah, também foram mais uma troca e óleo e rodízio dos pneus (estão com 44.000 rodados, aproximadamente). Os Kumho estão aprovadíssimos, acho que chegarão aos 80.000 kms.

Valeu,
Marcus DT

CAPT GOTTLIEB
02/12/2019, 07:03
Marcos DT, parabéns pela estréia com seu guincho. Você se saiu muito bem.

Conheço gente que tira a válvula termostática. É uma besteira, pois a válvula é um equipamento útil e a sua substituição não é algo complicado de se fazer. Aqui no Estado de São Paulo ficar sem esta válvula, principalmente no inverno, irá judiar do motor. Você fez muito bem em trocá-la.
A TRW Varga pertence agora ao grupo ZF, multinacional alemã. Mas a qualidade das peças não é mais a mesma, porém sempre preferíveis a peças "ching-ling". Meus Fuscas (BAJA e Gaiola) enfrentam problema similar. O BAJA é 1968, mas tudo foi trocado, modernizado, exceto o chassis. Ele tem 51 anos e encontro qualquer peça que precisar...mas a qualidade é um problema. É preciso "garimpar" no meio de tantas ofertas para encontrar algo que realmente tenha qualidade. E cada dia fica mais difícil.

Meu ONÇA (1983 - 4 marchas) está prestes a alongar os diferenciais em 15% (11x37). Com isto a 4ª Marcha ficará igual a 5ª Marcha dos câmbios mais modernos. A 1ª Marcha vai enfraquecer um pouco (15%), mas como é muito curta eu imagino que não dará problemas. Em caso de necessidade ainda tem a Reduzida (1:2) que poderá resolver qualquer problema. E se precisar usá-la no asfalto é só deixar a Roda Livre solta. Estou apostando que ficará muito bom e poderei viajar a 80-100 Km/h sem que o motor Mercedes-Benz OM314 fique berrando.
Saudações navais,
569968

Marcus DT
18/06/2020, 15:46
Passados pouco mais de 10.000 kms da última postagem, continuemos a novela (ou seriado?)...

Como a gente nunca tá satisfeito, apesar de gostar muito dele com as rodas escuras aro 16 com pneus 235/85, sempre ficava de olho nessas rodas Mangels direcionais aro 15. Minha intenção sempre foi ter dois jogos de pneus, um para asfalto e outro para terra e um dia calhou de aparecer as benditas rodas e pneus. As rodas estavam no RJ, os pneus em Conselheiro Lafaiete... fiz uma doideira e comprei sem olhar, um carreteiro amigo meu trouxe.

Os pneus valeram a pena, já as rodas, uma das 4 estava empenada, pedi para desempenar e um bandido (para não dizer outra coisa) deu um "passe" criminoso que acabou com uma das rodas. Vão se os anéis... tive que correr atrás de uma única roda. Quase 1 mês procurando, arrumei um cabra que tinha duas e me meteu a faca, ou seja, fiquei com 5,5 rodas (uma vale como peso de papel). No final, somado o frete, o jateamento e a pintura eletrostática delas, saiu o preço de um jogo zero. Ou seja, o barato que saiu caríssimo, infelizmente.

573122

Mas faz parte né, vivendo e aprendendo, nunca mais compro um jogo de rodas usado. Apesar do enorme preconceito que tenho com os BF, todo meu horror com os AT foi superado por esses Mud, pneuzinho valente no asfalto, não ronca e cumpre o papel na terra. No molhado, até que faz curva direitinho, mas não para (um perigo em frenagem). O tamanho 32 coube como uma luva, não pesou, não raspa, parece a medida perfeita para Band com aro 15.

Outro "presente" que há anos eu estava adiando, até encontrar um profissional competente e com valor honesto, era o teto. Através de indicação encontrei um capoteiro justo e levei para fazer o serviço. Em quanto ele desmontava o teto, eu aproveitava para reapertar a dezena de parafusos... acho que todos estavam meio soltos, kkk! Impressionante a habilidade do cabra, tirou o antigo e sem medir nem nada, fabricou o novo e instalou plug and play.... nitidamente ele já fez isso dezenas de vezes. Dica do grande amigo e mecânico, Toninho!

573126573123573124573125

Troquei também os quebra-sois (?), já que seria uma economia porca não trocá-los. Também tinha ganho de presente do amigo Anderson os forros de porta zerados, aproveitei em quanto o cabra trocava o teto e instalei (estavam guardados há quase 1 ano esperando). Troquei um dos puxadores de porta que já estava bem ruim, mas infelizmente a peça paralela tem uma cor diferente (agora é procurar uma do lado do motorista igual).

573127573128

Tenho por hábito sempre que abasteço fazer uma "ronda/inspeção" em torno do jipe, fiz isso uns 3 dias antes de trocar o forro do teto e estava tudo OK. Durante a troca do forro - que levou quase o dia todo - fiquei "namorando" o jipe e levei um susto: o parafuso do jumelo traseiro estava quebrado. Imagina se o pedaço que sobrou do parafuso saísse em alta velocidade? Graças a Deus vi isso antes de acontecer o pior. Mas já entrou no checklist a conferência desses parafusos do jumelo (já vi que os únicos que afrouxam são esses de trás, por isso quebram). Também num passeio há algumas semanas havia quebrado uma das presilhas de capo, aproveitei trocar a gambitech por duas zero.

573129573130573131

Depois do forro de teto novo, confesso que deu gosto de ver o interior do jipe, ficou outra coisa. Um item que também me incomodava era o volante com aquelas marcas de desgaste, dando a impressão de mal cuidado. Por uma sorte danada consegui um volante zerado, arrematei na hora! O rolamento da coluna de direção já estava apresentando desgaste (aquele barulho insuportável), seguindo a dica do amigo Freitas, optei pela troca - plug and play - por um rolamento Ina emborrachado da coluna de direção da Uno. Confesso que ficou sensacional, nunca mais coloco o original. Esqueci de tirar fotos...

Como nem só de "trabalho" vive o homem, vamos aos rolês com os brothers...

573132573133573134573135

573136573137573138573139

Em tempos de COVID estamos acampando em locais mais selvagens, isolados de tudo e todos, com uma turma boa... tem coisa melhor não. Band no mato, carne na grelha e prosa solta. Só alegria!!

Capitão, recebi essa foto histórica em um grupo de Bandeirante, olha que bacana a Xinguzona desembarcando do saudoso NDCC Mattoso Maia (G-28). Emocionante, três máquinas de guerra!

573140

Valeu,
Marcus DT

CAPT GOTTLIEB
18/06/2020, 20:01
https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/573140d1592506193t-pinel-band-curto-01-a-img-20200606-wa0124.jpg
Realmente o Corpo de Fuzileiros Navais tinha Jipes Toyotas (XINGU) excelentes e muito bem cuidados.
Na minha época na Marinha conheci o NDCC Duque de Caxias e o NDCC Garcia D'Ávila.

Marcos, parabéns pelos melhoramentos. O teu JIPÃO está realmente muito legal.
Sinto muito pelo azar que você teve com a roda. Em Amparo tem uma empresa de jateamento de peças e já levei muitas rodas lá. Deixam no aço, mas tem que pintar logo (pelo menos um fundo) senão começa a enferrujar. Dá trabalho, mas consegui recuperar e pintar várias rodas com má aparência e ferrugem. Roda empenada acho que é uma parada difícil e nem sei se tem alguma solução boa.

O meu ONÇA tem capota de lona e agora está sem a capota e na espera de uma cobertura bem simples (apenas proteção contra o sol). Por se tratar de um JIPÃO muito rústico a funilaria e pintura ficou bastante simplificada. Tapeçaria nem existe e vidro é só o pára-brisa. É muito divertido rodar num 4x4 aberto, mas tem limitações como chuva, frio e vento fortes, etc.

Bons passeios.

Marcus DT
01/10/2020, 20:31
Mais 10.000 kms pra conta e lá vamos nós...

Há alguns anos o jipe apresentava um defeito intermitente que me chamava a atenção. A cada “sei lá” 40 partidas, uma falhava (fazia o tec tec do automático, mas não virava o arranque). Como estava com planos de viajar, não quis mais adiar o reparo disso, levei o motor de arranque para um eletricista em quem confio e mandei abrir o automático. Era apenas um desgaste em uma das chapinhas, consegui uma zero e ficou perfeito!

574476574477574478

Além disso, um dia “do nada” apareceu um banho de óleo na roda traseira lado passageiro, levei um susto. Analisando bem, não parecia ser nada do diferencial nem do freio... arrancamos o amortecedor e tinha trincado bem no olhal dele, ocasionando o vazamento de óleo. Pelo sim, pelo não, troquei logo os 4 por Cofap zerados!

574479

Outra coisa que sempre me incomodou foram os Hella 500, não iluminam PORRA nenhuma, entram água, etc enfim, se arrependimento matasse... sempre viajo com um amigo que tem uns xing-ling comprados no ML, decidi fazer a troca dos "famosos Hella" pelos xing-ling infinitamente mais eficientes, a prova d`água e com um consumo de bateria inferior. Já tinha testado a capinha dos Hella no do meu amigo e com uma pequena gambitech consegui aproveitar nos novos.

574480

Como tinha planos de fazer a primeira viagem “longa” (>5.000 kms) com a Band e sempre ouvimos falar de roda soltando, etc estava criando coragem $$$ para abrir o diferencial traseiro. Conforme postado aqui, logo que comprei o jipe fiz uma inspeção no diferencial dianteiro, mas o traseiro ainda estava do jeito que comprei o jipe (já rodou na minha mão mais de 60.000 kms).

574481574482574483574484574487

Começamos desmontando o básico (por trás), mas “já que”, quer saber? Abre tudo, preferimos desmontar
o “porquinho” também. Como tinha um desgaste mínimo na planetária e satélite (nada que preocupasse se
fosse um eixo flutuante), isso ocasionava uma folga mínima nas travas que poderiam vir a soltar as rodas
(motivo da minha abertura prematura do diferencial). Pelo sim, pelo não, preferi trocar tudo - planetária,
satélite, pino e parafuso – Max Gear - para deixar justinha as travas dos semi-eixos. E, como abri tudo, já
era os rolamentos... outra paulada $$, troquei todos (Koyo, Timken e NSK). Põe ainda na conta as juntas,
retentor, óleo, etc a brincadeira não foi barata, mas, como faço para ficar com o Pinel, deixei tudo zerado.

574485574486574488574489574490

(continua)

Marcus DT
01/10/2020, 20:42
Viatura quase pronta, rodei uns 1.000 kms para testar tudo e, antes de viajar, faltava aquela revisão padrão de todos troca dos óleos, filtros, graxa, etc. Comprei um espólio de filtros de ar originais Toyota (na caixa!), deu gosto de ver montado os dois filtros originais. Feito isso, o jipe estava pronto para pegar a estrada e curtir as férias.

574491
Após alguns anos planejando um retorno ao Sul (última vez que fui foi em 2005, de DT200R), em Agosto consegui alguns dias de férias e com a ajuda do Diogo (Band Red, muito obrigado!) montei um roteiro por Urubici e Cambará do Sul. Desci pro Rio de Janeiro – RJ para visitar a família e, eis que no segundo dia de férias, testei positivo para o COVID... planos por água abaixo. Como tenho parentes com idade avançada, a recomendação médica foi sair o mais rápido possível de próximo dos velinhos, Band na estrada novamente e voltei para Brasília – DF, quase que num bate e volta, infelizmente.

574492

Fiquei bastante chateado, já tinha combinado de encontrar alguns amigos pelo caminho mas tive que abortar a viagem para não contaminar ninguém. Passado o período de quarentena, ainda restavam alguns dias e decidi partir para o Tocantins, aqui por perto. Apesar de não ter nada planejado, fui reunindo algumas dicas de amigos e montei um roteiro pelo sudeste do Tocantins (Serras Gerais).

Saímos de Brasília rumo a Aurora do Tocantins, para o Camping da Neiva (diga dois um Toyoteiros do DF), onde fomos muito bem recebidos pela própria Dona Neiva. Foi nossa base por duas noites, essa região de Aurora é espetacular, dezenas de rios paradisíacos (claros e quentes) e ainda bem pouco explorada. Fizemos Azuis, Cachoeira do Registro, etc.

574493574495

De Aurora rumamos para Rio da Conceição, com destino a Lagoa da Serra. Esse lugar merece um destaque, é possivelmente um dos campings mais bonitos que já fui na vida. O acesso se dá por 25 km de estrada de chão/areião, com um visual sensacional (passa em uma fazenda de seringueiras), muito legal. A Lagoa da Serra é um daqueles lugares que pessoalmente é mais bonito que por foto, a serra ao fundo e a cor da água, são impares, o reflexo na água fica parecendo uma pintura. Ficamos duas noites nesse paraíso, com barraca montada embaixo de um quiosque de palha (estrutura do camping, com tomada), com gancho para rede (leve a sua) e geladeira fora do jipe, ligada na rede elétrica do camping, cerveja trincando. Perfeição!!

574494 574496574497574499

Saímos meio sem rumo, mas como estávamos ao lado da parte sul do Jalapão, por mais que todos falassem que estava fechado, decidimos arriscar. Pegamos por terra para cachoeira da Fumaça, depois Soninho e, por fim, Pedra Furada (areião top para chegar perto). Confesso que depois do que já tínhamos visto achamos essa parte do Jalapão pouco interessante, deixando a desejar perto das belezas naturais que encontramos nos picos anteriores. Também demos uma passada na Lagoa do Japonês mas não nos deixaram passar a noite, por conta do COVID, encontra-se fechada.

574500574501

Como tudo que é bom dura pouco, as férias chegavam ao final e era preciso voltar. Fizemos apenas um pit stop de 1 noite no "quintal da casa" (Chapada) para relaxar um pouco. Foram 5.000 kms rodados para um rumo não programado, porém, que reservou gratas surpresas. Essa região sudeste do Tocantins é belíssima e pouco explorada (diferente do Jalapão), sem dúvida, irei voltar pois não devo ter conhecido nem 10% do potencial turístico do local.

Valeu,
Marcus DT

Sergio c
02/10/2020, 09:26
Bonitas paisagens Marcus. :curtir:

Diogo_Vargas
02/10/2020, 09:52
Buenas tchê

Que pena que não saiu as férias aqui pro Sul, mas olha que lugares top que você foi hein! Queremos conhecer também.

Uma pergunta: sentiu diferença de conforto depois de trocar os 4 amortecedores?
Ouvi dizer que após 40 mil km os amortecedores já não são tão eficientes... mas como já estou com quase 100 mil km não sei se troco ou não pelo conforto.

Abraço.

diogofalcomer
02/10/2020, 12:12
Quando fui ao jalapão ano passado deixei 2 dias pra conhecer essa região. Acabou sendo muito pouco, quero voltar ai para conhecer melhor essa Região de Aurora até Almas tem muito lugar bacana. Parabéns pela viagem!! Deu vontade de voltar!!

CAPT GOTTLIEB
02/10/2020, 18:33
Belíssima viagem! :safari-rig::curtir:

574521

Marcus DT
03/10/2020, 17:21
Uma pergunta: sentiu diferença de conforto depois de trocar os 4 amortecedores?
Ouvi dizer que após 40 mil km os amortecedores já não são tão eficientes... mas como já estou com quase 100 mil km não sei se troco ou não pelo conforto.

Diogo, sinceramente? Não notei uma diferença significativa não, troquei porque um estourou, só por isso. Minha opinião? Se não estão vazando, deixe como está. Melhor gastar esses 500-600 reais em uma boa revisão nos feixes (buchas, parafusos dos jumelos - quebrou um na viagem, molas, etc).

Marcus DT
13/10/2020, 16:14
Depois que foi realizada a troca da correia de acessórios (onde foi necessário "soltar" o compressor do ar-cond.), o ar-condicionado começou a funcionar intermitentemente (algumas vezes ele desarmava do nada). Os piores defeitos são esses que só dão de vez em quando, e fod*! Aí já viu né, começa na carga de gás, carga de óleo, troca o filtro secador, válvula de expansão, algumas conexões/mangueiras, faz a limpeza do sistema... 600 paus para arrumar algo que já estava bom, somente funcionando intermitentemente... faz parte, pena que dói o bolso.

Desde sempre - mesmo após essa revisão aí - meu ar-condicionado tinha vontade própria. Após ligar, tinha vezes que o compressor partia em 30s e em outras levava até uns 5 minutos, nunca ligava direto, como deveria que ser. Após a viagem (funcionou todos os dias), a demora para armar o compressor passou a ser ainda maior, tinha vezes que chegava a levar até 30 minutos. Cansado de perder dinheiro em "especialistas em ar condicionado", trocar trocentas peças desnecessariamente e nunca resolver o problema (só perdi $$$), pedi a ajuda de um amigo que é engenheiro elétrico.

Expliquei o problema, o cabra de cara falou que era o termostato ou "algum sinal que não tá chegando no compressor". Abri o capo, liguei o ar e ele observou que: o compressor não armava (embreagem dele não acionava) e a ventoinha do ar não girava. Pegou um fio e fez uma ligação direta da no compressor, ligou no estalo, como tem que ser. Cabra não entende nada de ar condicionado, mas manja de elétrica no estilo "entende como as coisas foram feitas para funcionar". Vejo que os "especialistas" de hoje em dia são meros observadores de problemas recorrentes (os famosos trocadores de peça), sabem repetir soluções passadas, mas não fazem a menor noção de como as coisas funcionam (alguns sequer sabem utilizar um multímetro). Experiência é bom, mas um curso técnico é fundamental.

Meu amigo disse "eu não sei onde fica, mas deduzo que tenha um relê em algum lugar". Procuramos e, logicamente, tinha um relê (estava fixado embaixo do porta luvas). Tiramos, limpamos (não tinha nada de absurdo), testamos e parecia estar funcionando direitinho (não devia ser a única causa do "problema"). Decidimos examinar o chicote e como estava a ligação no relê, estava deplorável. O "instalador" sequer se deu ao trabalho de descascar o fio direito para encaixar no terminal! Tem noção? Sério, eu fico revoltado como um "eletricista" não quer se dar ao trabalho de descascar um fio direito, não sabe emendar um fio no outro... usar uma solda estanhar uma ligação é um milagre!

Enfim, desculpe o desabafo, mas acho que é a "categoria" dos piores profissionais que já tive que lidar no "mundo automotivo". O nível médio de trabalho é baixíssimo, tendendo a horroroso.

jorgeffn
15/10/2020, 13:04
Fala Marcus!!
Novamente parabéns pelo cuidado com a Band!
Sobre os Hella tive no Troller e achei uma bosta, até achava que podia ser alguma ligação mal feita.

As viagens e fotos como sempre um show! Ainda bem que o Covid não foi grave! Dos males o menor!

Estamos retomando os acampamentos por aqui, mas ainda so aqui por Minas mesmo. Planejando uma viagem maior em dezembro/janeiro, mas depende dessa pandemia ainda e de como vai tá o trabalho até lá. De qualquer forma a ideia é ir pra Chapada dos Veadeiros e Terra Ronca e Chapada Diamantina... estamos avaliando a possibilidade de ir ao Jalapão. Talvez fique muito puxado pra Violeta (faz dois anos em janeiro) rodar tanto. Mas essas fotos me fizeram repensar muito viu!

Grande abraço!

Marcus DT
20/10/2020, 11:00
Fala Jorge!

Fiz todos os testes possíveis com os Hella, são uma bosta, não iluminam nada mesmo, é apenas grife. Os meus ainda entravam água, ou seja, nem pra offroad servem... ainda tentei trocá-los junto a Hella (pagando a diferença), cagaram pra mim, lamentável.

Se você não conhece a Chapada dos Veadeiros, vale muito a pena, a região é belíssima, tem programa para 1 mês se quiser. Terra Ronca e Chapada Diamantina eu só passei poucas noites, conheci nem 10% do potencial. Sobre o Jalapão, sinceramente, ainda mais com criança pequena, acho furada. Achei a região de Aurora e a Lagoa da Serra infinitamente mais bela e menos erma! Jalapão para mim, só vale pelo offroad (o que já é muita coisa), mas sem criança pequena.

Abraço.

jorgeffn
20/10/2020, 14:25
Valeu Marcus!

Estive na Chapada dos Veadeiros em 2014 (tinha o Jimny na época), fiquei uns 10 dias, certamente tem coisa demais pra conhecer ainda.
E Na Chapada Diamantina já foram 2 vezes, inclusive comemoramos o 1 ano da Violeta lá! Mas com ela pequena não rodamos muito por lá.
A ideia do Jalapão já ficou pra trás mesmo. Mas esses lugares que você citou me animaram, até porque não desviariam tanto a rota... já que dá pra ir até Luís Eduardo Magalhães e de lá seguir rumo a Chapada Diamantina.
Mais perto da viagem, se rolar mesmo, te chamo pra trocar umas ideias!

Grande abraço!

CAPT GOTTLIEB
02/11/2020, 08:29
Fala Jorge!

Fiz todos os testes possíveis com os Hella, são uma bosta, não iluminam nada mesmo, é apenas grife. Os meus ainda entravam água, ou seja, nem pra offroad servem... ainda tentei trocá-los junto a Hella (pagando a diferença), cagaram pra mim, lamentável.

Se você não conhece a Chapada dos Veadeiros, vale muito a pena, a região é belíssima, tem programa para 1 mês se quiser. Terra Ronca e Chapada Diamantina eu só passei poucas noites, conheci nem 10% do potencial. Sobre o Jalapão, sinceramente, ainda mais com criança pequena, acho furada. Achei a região de Aurora e a Lagoa da Serra infinitamente mais bela e menos erma! Jalapão para mim, só vale pelo offroad (o que já é muita coisa), mas sem criança pequena.

Abraço.

Marcos, bom dia! Você está certo. Ir para lugar ermo com criança pequena é arriscado. As crianças pequenas são mais sensíveis às mudanças de temperatura, poeira, comida, viagem, etc. A possibilidade de apresentarem um problema de saúde é razoável e se estiver num local ermo, distante de um hospital ou clínica a coisa pode complicar...e muito. É preferível não arriscar. Além disso as crianças muito pequenas pouco aproveitam da viagem (na verdade elas sofrem com a viagem) e sobrecarregam os pais. Crianças com mais idade não precisam tantos cuidados dos pais, exceto vigilância, pois são propensos a fazer traquinagens e se expor a perigos desnecessários. Mesmo assim, sempre que viajo dou uma boa estudada no mapa da região para saber onde posso obter socorro médico de emergência e também socorro para o JIPÃO (guincho ou mecânico). Já fiz (sozinho) viagens de risco quando era moço e inexperiente, mas hoje me dá até arrepio de lembrar. Graças a DEUS nada de grave me aconteceu, mas em algumas situações "a bola bateu no travessão e saiu para escanteio". Bons passeios e boas viagens.

Marcus DT
22/03/2021, 18:08
Passaram se mais 10.000, vamos as atualizações...

O bom de atualizar esse tópico é que sempre acabo agradecendo pelo que se passou e, principalmente, fazendo planos pros próximos 10.000 kms. Desde que montei o primeiro jogo de aro 15 para teste (Mangels Direcionais + BF Mud 32', ambos comprados usado), sonhava em encontrar um jogo de Mangels Daytona brancos com as listras azus/vermelhas, eis que um dia essas rodas me encontraram. Seria um pecado montá-las com pneus usados, então me desfiz do jogo antigo e comprei pneus novos também.

575806575794575795

As rodas dispensam comentários, então vamos aos pneus. Optei pelos Firestone Destination (preço imbatível na Pneustore, entrega rápida, recomendo), pois um amigo já estava utilizando há 40.000 kms em uma Band longa, só alegria. Nesses 10.000 kms com eles estou extremamente satisfeito, performance no asfalto molhado boa para um Mud e, na terra, o bicho é valente. Fui para a Canastra duas vezes, peguei chuva em ambas, quem conhece lá, sabe o sabão que é... perigoso. Os pneus deram show, trechos onde o pessoal tava sofrendo traçado, passei em 4x2 jogando lama pro alto, coisa fina.

Com os "tamancos" novos, brilhando, aproveitei que a roda livre do lado do motorista estava vazando e decidi abrir tudo. Última revisão de munhão/globo tinha sido em JUN2017, há aproximadamente 70.000 kms, já estava passando da hora. O serviço anterior nunca tinha ficado 100%, sempre vazava vez ou outra, era hora de descobrir o por que...

575796575797575798575799575800

Para variar, tinha cagada, passaram cola no retentor do cubo (!). Sempre vazou um pouco, desta forma, escorria a graxa do munhão (tirava a graxa e cagava a roda). O resultado? Rolamentos não estavam perfeitos. "Já que", troca logo tudo: 8 rolamentos, retentores do cubo, reparos do globo, etc... brincadeira não ficou barata (só de rolamento, quase 800 paus), mas pelo menos sei que ficou zero e bem feito o serviço.

Era hora de testar né, tinha uns dias de férias sobrando do ano passado, bora conhecer a Canastra. Que lugar, aquilo lá é o paraíso do offroad! E com um grande diferencial: as pessoas. Que minas é diferenciado eu já sabia, mas a Canastra então, desde o pessoal do hotel, os guias 4x4, etc todos a quem pedi ajuda - sem cobrar nada em troca - passavam horas me explicando o melhor caminho, melhores picos, etc. Fui extremamente bem recebido, foi uma viagem daquelas que na prática foi melhor que o planejado.

575801575802575803575804575805

A felicidade que esse jipe me proporciona, ele merece os cuidados que recebe e retribui sempre em dobro! Sei que o tópico é para falar do Pinel e suas manutenções, mas não tem como deixar os rolês de lado... afinal, graças a Deus, ele passa muito mais tempo na estrada do que na oficina, kkk. Fizemos outro passeio nos arredores do GO, passa por uma das especiais do Rally dos Sertões (inclusive em 2020), tem um visual muito legal e as companhias foram as melhores possíveis. Infelizmente poucas semanas após essa viagem um grande amigo nosso sofreu um acidente bastante grave (uma fatalidade) e se encontra internado em estado grave até hoje... tenho fé que irá se recuperar, mas acende aquele sinal amarelo "a vida é uma só, viva".

575807575808575809

Além das rodas, havia outra coisa que eu sempre sonhava em colocar no Pinel (único item que faltava para o cofre ficar 100% original): o reservatório original do esguicho Toyota. Após garimpar muito, achei. Parece que uma coisa leva a outra, quanto mais você capricha no jipe, mais ele te retribui e mais melhorias vão acontecendo. Desde que comprei o jipe me incomodava muito o estado das alavancas/coifas do câmbio, eis que outro dia encontro uma coifa da alavanca de redução original Toyota... mão a obra.

575810575811575812

(continua)

Marcus DT
22/03/2021, 18:45
O estado era deprimente, o último serviço de troca de coifa (do dono anterior) era MUITO porco. Quando comecei a desmontar não dava para largar daquele jeito, preferi tirar tudo fora (inclusive a coifa da alavanca de marcha) e fazer direito. Deu uma trabalheira danada, tira, arranca a manta, thiner para arrancar a cola das peças, pintura, etc mas o resultado compensou. Eu bem que queria deixar tudo "a mostra", mas como no Pinel não basta ser bonito tem que ser funcional (é meu único "carro"), voltei a manta/carpete/borracha que jogo por cima para melhorar o ruído/temperatura/proteger da água.

575814575815575816575817575818575819

Já tinha aproximadamente 2 anos que havia feito a troca do líquido do radiador, já estava na hora. Comprei aquele do mais caro (Repsol), feito para "carro de plástico". Quando cheguei na casa do meu brother que sempre me ajuda - e tem uma experiência enorme com jipes - ele já falou "esse aí é botar e furar os selos, só serve se for o líquido doce". Que porra de líquido doce, ahaha? Como com especialista não se discute, voltei e troquei pelo famoso rosa (tipo os Paraflu). Fiz questão de provar... não é que o trem é doce mesmo, kkk. Ele disse que esses novos contém aditivos muito fortes (não são doces, são mais alcalinos/ácido), corrói a porra toda. Até que o líquido que saiu estava zerado...

575820575821

Aqui cabe um parênteses. O sistema 14b funciona sob pressão e com reservatório de expansão, desta forma, a tampa tem duas válvulas (uma naquela mola e a outra na própria tampa). Logicamente as tampas paralelas (não existem mais originais) só tem a borracha de vedação da mola, a da tampa, não existe. Sem isso o sistema não funciona direito (não "comunica" com o expansor). Então sempre que for trocar a tampa, fabrique a borracha de vedação... Sobre a mistura, o 14b pega 11 litros, porém, só se consegue esgotar em torno de 8/9 litros. Costumo diluir 5L de paraflu concentrado com mais 3/4L de água desmineralizada ("agua para autoclave" em qualquer loja de produtos hospitalares, baratinho).

575822575823

Outra coisa que sempre me incomodava na Band era ela estar tombada mais para um lado... era hora de fazer alguma coisa. Arrumei um moleiro bom, das antigas, pedi para desmontar, arquear e trocar as molas de um feixe para o outro, de modo a compensar. Só nessa "brincadeira" o carro ganhou uns 2cm de altura (curso), nivelou e ficou bem mais gostoso de andar. Lembram da "gambiarra" feita na viagem ao Tocantins? Pois bem, ficou tão boa que mandei reproduzir do outro lado, que ainda estava com os parafusos originais que teimam em quebrar/perder a rosca. Agora o trem ficou bruto dos dois lados!

575824575825575826

Nessa última viagem a Canastra, senti o ar condicionado meio fraquejando, aproveitei e levei num cabra para medir a temperatura... estava em 11 graus. Expliquei que antes ele chegava a incomodar, dava para melhorar... cabra espetou uma máquina da nasa que puxa vácuo, põe óleo, troca o freon, etc e garantiu "se não baixar 5 graus não precisa pagar". Senti firmeza, pulou de 11 para 5 graus, agora tá clima de montanha de novo... 90 reais bem gastos.

E, como não podia ser diferente, vamos ver se ficou bom né? Não sou muito fã de repetir viagem, mas a Canastra tem algo diferente, é enorme, vai além das paisagens... como os queijos já tinham acabado, vamos lá buscar mais que vale a pena. E desta vez não fui sozinho, tive a companhia de mais três amigos, viagem 10.

575827575828575829575830

No aguardo das próximas viagens!

Abs,
Marcus DT

jorgeffn
26/03/2021, 14:36
Como sempre muito bom ler suas atualizações!!
A Canastra é fantástica né... conheço pouco de lá ainda...

Uso os Firestone MUD na L200. Não deixa nada a desejar para outros MUD... e acho que tem uma boa durabilidade... os meus já estão com quase 50 mil km rodados.

Abs!!

Marcus DT
17/09/2021, 16:08
Mais 10.000 kms pra conta, vamos as atualizações...

Sei que é frescura, mas desde que tinha colocado as rodas brancas (segundo jogo) e feito a revisão dos munhões ainda me incomodava bastante, mesmo que apenas de vez em quando, a porra da roda livre jogar graxa e cagar a roda. Conversando com o mecânico ele foi categórico "do jeito que tu é chato, só colocando uma nova para não vazar nunca mais", kkkk. Como o mecânico me conhece - e eu confio no cabra - não teve jeito.

577224577223577222

Ainda consegui vender as antigas para um amigo (outra Band), então deu para amortizar parte do prejuízo. Pelo menos fiquei satisfeito, só suja a roda com lama, poeira e partículas de pastilha de freio!

Face a idade do jipe e o tanto de trepidação, eu relutava em olhar, mas um dia parei para dar atenção: coxim do câmbio. Era previsível que estivesse na hora de trocar - e estava - consegui um da suporte Rei e instalei. Agora tá zerado.

577221577220

Outro item que eu nunca havia trocado e deu dor de cabeça foi o amortecedor de direção. Apareceu um vazamento na dianteira, óleo fino, cheiro estranho, etc passei algumas semanas olhando e não descobria. Pensei que era freio, depois direção hidráulica e, por fim, coloquei o carro em uma vala e vi o dito cujo vazando. Como era o único dos 5 amortecedores nunca trocado, fiz a troca (sinceramente, não senti absolutamente nenhuma diferença na direção). Agora fechei os 5 cofaps novos.

Há um tempinho vinha notando que o tambor traseiro lado do motorista estava com um "suor" estranho. Empurrei com a barriga algumas semanas, mas estava me incomodando. Levei na loja que sempre faço o freio, cabra não quis nem abrir, pelo cheiro já falou "isso não é óleo de freio". Puts...

577225577226577227

Como fiz o eixo traseiro há um tempo atrás (relatado aqui), relutei em acreditar que seria o retentor da ponta de deixo, mas fazer o que? Fiquei chateado, pois teria que abrir a "bola" do diferencial (3L de óleo, junta, etc)... faz parte, bom que já dou um confere no restante.

577228577229577230577231

Felizmente foi necessário apenas o óleo, a junta e a troca do retentor mesmo, ufa. Impressionante como o preço das coisas está absurdo, eu costumava pagar 14 reais no litro do Oleo 90 API GL-5, paguei 36. Nesse meio tempo também acho que estourou um coxim lá do final do escapamento, desisti de ficar colocando aqueles vagabundos e trocando a cada 5.000 kms, agora todo o escapamento está com aquele coxim de pedaço de pneu da caminhão, coisa chique.

Como nem só de oficina vive o homem, vamos a parte menos trabalhosa, digamos assim...

Esse foi um rolezinho no entorno de Brasília, churrasquinho no mato, turma boa demais. Band, GV, Jimny!

577232577233

Outro rolê top demais que fazia um tempão que eu não ia era pro Sertão das Gerais - MG. Acampa selvagem, do jeito que a gente gosta!

577234577235

E pra finalizar um paraíso pertinho de casa... só não é perfeito porque a água é geeeeelada. Mas nada que uma turma boa e a marvada não resolva, rs.

577237577238577239

Que venham mais 10.000 kms na companhia dos amigos!!!

Abs,
Marcus DT

fhayashi
02/02/2022, 08:54
Po Marquinhos, vc por aqui? Show tua Band. Morando em BSB ou voltou para o Rio?

Abs

Passoka

Marcus DT
19/03/2022, 18:34
Faaaala Passoka, quanto tempo velho! Como vc tá? Estou em Brasília. E você? Pooo, se passar por essas bandas, dá um toque, saudades de tu!

Mais 10.000 kms, bora atualizar o tópico.

Como nem tudo é fácil, essa ponta de eixo me deu uma dor de cabeça danada até descobrir o que estava causando o vazamento. Abri a primeira vez (como já relatado), troquei os respiros do diferencial e nada de parar de vazar. Decidi abrir de novo, mesmo sem saber o que estava causando o vazamento. Ao retirar a ponta de eixo para conferir novamente a bucha, dessa vez preferi mandar trocar a bucha mesmo estando praticamente nova... infelizmente, veio a surpresa:

578627578628

Essa bucha tanto para tirar quanto para colocar ela entra BEM justa, não é um serviço fácil. Para tentar facilitar a faina algum "brilhante mecânico" meteu o maçarico para amolecer e deve ter dado nisso aí, fez uma "broca" no semi-eixo. Como nunca tinha feito esse serviço, essa cagada foi feita pelo antigo dono (provavelmente o cabra nem soube da cagada, o filha-da-puta do mecânico deve ter fechado sem avisar).

Fiquei bastante chateado, além do trabalho que me deu para descobrir, ainda tive que ir atrás de uma ponta de eixo nova (não tive coragem de mandar encher essa). Passada a raiva inicial, ponta de eixo nova e bucha nova, serviço ficou 10, parou de vazar.

578629578630

Também tive um problema com ar condicionado (não abro mão, quase que 99% do tempo ando com ele ligado). Do nada parou de gelar, pensei ser algum vazamento de gás, mas para minha surpresa a embreagem do compressor simplesmente caiu... Band sendo Band, treme tudo e cai, kkkk.

578633578634

Levei num cabra bão, tinha a peça lá, me cobrou merreca e instalou uma nova (usada). Não foi preciso nem carga de gás, fiquei feliz. Bom quando o problema é fácil de diagnosticar e de resolver. E, de novo, ar gelando!

Fora essas surpresas, foram 10.000 kms tranquilos, final de ano acabei não conseguindo viajar, então foi apenas uso na cidade. Espero que nos próximos 10k consiga ir acampar com mais frequência, já estou com saudades do mato. Único rolezinho foi esse para cidade de pedra:

578631578632

Que 2022 seja repleto de viagens e realizações em 2 e 4x4 rodas!!

Abs,
Marcus DT

CAPT GOTTLIEB
22/03/2022, 11:21
Marcos DT, bom dia!
Este serviço com maçarico na ponta de eixo foi um desastre! Que coisa terrível!!!
Já vi Buggies Gaiolas VW 1600 nos quais as pontas de eixo foram soldadas, enchidas e torneadas e ficaram boas. Embora as Gaiolas sejam muitas vezes usadas de maneira extrema no barro, é um veículo off-road que mal chega a 500 Kg. Os nossos JIPÕES chegam perto de 2 toneladas e não sei se aguentariam este tipo de reparo. Você optou por colocar uma peça nova e realmente ficou mais garantido. Além do mais para fazer um reparo desse tipo numa ponta de eixo o torneiro precisa ser muito competente.
Parabéns pelos reparos.
Boas viagens e passeios.
Abs,
578655

Marcus DT
04/05/2024, 15:04
Mais de dois anos sem atualizar e em torno de 30.000 kms se passaram, vamos lá...

O tempo (ou a falta dele) passa rápido demais, mas a viatura segue como um relógio, dando só alegria. O último serviço realizado (troca da ponta de eixo) foi um sucesso, nunca mais incomodou. Jipe bom é assim, você realiza um serviço e ele “corresponde” (não volta o mesmo problema e ainda fica melhor do que antes).

Nesses dois anos que se passaram diversas foram as viagens maravilhosas, voltei ao Sertão das Gerais, a Serra da Canastra, dezenas de idas a Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis, etc. várias “escapadas” sempre que dá. E, quando não dá, rodando na cidade a viatura crava sempre 12,5 km/l de média, o que para mim, é excelente. Se o diesel estivesse mais barato que a gasolina, aí seria perfeito.

Sobre as manutenções, além das trocas de óleo do motor, de todos os filtros, rodízio de pneus, lubrificação das graxetas, etc (religiosamente a cada 10.000 kms), realizei também a troca do óleo dos diferenciais, da caixa de redução e da transmissão. Impressionante como o valor subiu, paguei 42 reais no litro do óleo 90 API GL5 (diferenciais). Mais um motivo para evitar alagados (sempre que possível, desvio).

Também dei um apertinho da correia do alternador (nunca tinha feito), realizei a troca de dois terminais de direção da roda (o duplo e o normal, ambos Nakata) e a troca da bateria. Está cada vez mais difícil encontrar peças de reposição de boa qualidade e, das que existem, a impressão que eu tenho é que a cada ano pioram a qualidade (me refiro aos terminais Nakata, extremamente simples, sem graxetas, etc).

Os pneus Firestone Destination (MUD) já estavam meia vida (40.000 kms), um amigo fez uma proposta (50% do valor de um novo, pago em suaves prestações) e eu vendi. Comprei exatamente os mesmos 0km (Pneu Store), eu adoro esses pneus, são excelentes em todas as condições. Nesse meio tempo encerei apenas uma vez e lavei menos do que eu gostaria.

Vou encerrar por aqui (narrei todo o ano de 2023) e iniciar uma nova mensagem, pois o ano de 2024 começou com a mão na massa e diversos cuidados.

581592

Marcus DT
04/05/2024, 15:56
O ano de 2024 começou a todo pano, aproveitei dois dias que tive de recesso após o ano novo para realizar algumas manutenções que eu vinha postergando há bastante tempo mas já estava na hora de fazer. Tem horas que precisamos parar e "dar um carinho" a mais na viatura, pois do contrário, se deixar para fazer depois sai mais caro.

581594581595

Já fazia algum tempo que eu havia aberto os munhões (a época, precisei trocar todos os rolamentos, uma facada que hoje seria ainda maior), então, optei por abrir preventivamente para realizar a troca da graxa e a conferência. Dito e feito, a graxa estava velha (contaminada), porém, os rolamentos todos em ordem. Maravilha, abrir na hora certa faz toda a diferença no bolso, pois só se gasta com graxa e os reparos do globo.

581596581597

Desde que comprei o jipe que vinha postergando a troca dos calços de carroceria, pois é um serviço que, além de trabalhoso, demanda a presença do mecânico e de um soldador bom junto. Mas já estava passando da hora, alguns calços estavam tão finos que estava quase batendo lata com lata. Consegui reunir o mecânico e um bom soldador, pense num trampo, foi de 8 às 17h direto na oficina. Cansativo!!

581598
Começa levantando a carroceria, pense num perigo (macaco escorregar, madeira cair, etc) e numa mão de obra do caralho

581599
Depois vai colocando calços de madeira para o mecânico poder trabalhar sem risco de ter os dedos esmagados (caso caia)

Comprei os calços da suporte Rei, porcas alto travantes e fomos tirando os antigos (vários precisaram ser cortados no maçarico, a cabeça da porca). Mão de obra hercúlea, vários são de difícil acesso, precisamos até “fabricar” uma chave estriada para alcançar alguns parafusos. E é bom o dono estar perto, se dependesse do soldador ele ia tirar um pedaço do chassi no maçarico para alcançar a porca... é foda (e não estou de brincadeira!!!). Fora o cuidado para “soltar” a carroceria do chassi sem danificar nada, o dono tem que ser o maestro.

581600
Eta Jipe bom, calços todos originais ainda e "apenas" 1 único calço saiu com um pedaço de assoalho junto

581601581602
Soldamos o assoalho no lugar (daí a necessidade de se ter um bom soldador junto e o dono ao lado para não deixar o cabra botar fogo no Jipe)

Deu um trabalho do caralho para trocar os calços e mais ainda para regular tudo depois. Paralamas, frente, alavanca de redução, caixa de direção, barra de direção... realmente é um trabalho de difícil execução para fazer bem feito. Mas gostei do resultado!

581603
Optei pelos calços de borracha e pouquíssima coisa mais altos que os originais (apenas para melhorar um pouco o conforto)

Fiquei empolgado. A cada melhoria que a gente faz no jipe, aumenta ainda mais a minha vontade de deixar ele ainda melhor. Ferrado, ferrado e meio $$, quando fomos nivelar a caixa de direção observei que havia um vazamento “maior que o normal”. Preferi tirar fora e mandar revisar (uma paulada, 700 reais). Mas, como sempre, depois do serviço feito o Jipe reconhece... a direção voltou a ser uma manteiga, tinha esquecido como é macia quando tudo funciona como deve ser.

O último serviço de lata realizado no Pinel foi em 2017. Após todos esses anos de bons serviços prestados, mesmo eu cuidando ao extremo (lavagem sem produtos, cera de tempos em tempos, etc.), já estava começando a aparecer alguns pontos de desgaste que estavam me incomodando (princípios de ferrugem, cicatrizes de trilha, desgaste em partes pretas do chassi, etc). Como é meu único carro, fico desgostoso de rodar com ele parecendo “cansado”... e carro antigo se não cuidar, acumula tanta coisa que depois não dá para fazer. Era hora de parar no estaleiro mais uma vez.

Consegui combinar com o funileiro para fazer durante as minhas férias (10 dias), deixei uma semana antes e peguei uma semana depois (24 dias de serviço). O resultado superou as expectativas e, novamente, o prazer de ver o jipe quase igual um novo é enorme. Gastei nesses 5 primeiros meses do ano o que eu não gastei nos últimos 3 anos somado... mas, é aquilo, quem ama cuida! Está pronto para mais uns 5 anos de trabalho.

581605581604

Como sempre “restará muito o que fazer”, o próximo upgrade serão os bancos. Os atuais (que vieram com ele) são de Honda Fit que apesar de excelentes, já estão cansados. Assim que tiver tempo $$, irei trocá-los por outros zerados. E após anos procurando, encontrei uma quinta roda Mangels Daytona original idêntica as 4 que tenho (mesma tala, etc). Jateei, pintei e falta apenas comprar o quinto pneu igual aos que estão no jipe... aí ficará com um estepe a altura.

Também estou precisando realizar a troca do gás do ar condicionado, pois a última vez que fiz o serviço foi em março de 2021. O ar está funcionando normalmente, mas assim como da última vez, quando você faz essa troca do gás a temperatura abaixa consideravelmente (e o ar volta a ficar uma geladeira, uma delícia).

Mais uns 5 anos de trabalho e o jipe ficará como eu quero... faço curtindo, sem pressa e a cada melhoria ele retribui em dobro. E mais ideias surgem!

E algumas dele em seu habitat natural, como diria o ditado "fire a shot in anger" ("combate real").

581606581607
Lá de cima e lá debaixo (ele lá em cima, camuflado)

581608581609581610
Serra das Araras (parque Grande Sertão Veredas, maravilhoso)

581611581612
Serra da Canastra, o paraíso na terra

CAPT GOTTLIEB
08/05/2024, 12:17
Parabéns! Dá gosto ver um JIPÃO tão bem cuidado.
581617

Marcus DT
26/05/2024, 19:36
Capitão, quanto mais eu cuido dele, mais ele cuida de mim e da família. É uma terapia e um instrumento de trabalho, preciso e divertido!

Algumas fotos da "restauração":

Foram retirados todos os pontos de podres, cortados e recolocados chapas:
581660581659

Trabalho de artesão, coisa que so os "das antigas" tem a boa vontade e competência para fazer:
581664581662

Infelizmente bons profissionais estão em extinção, a maioria só quer cuidar de "carro de plástico":
581661581665581663

A restauração anterior certamente não foi feita com a competência dessa (leia-se preguiça e massa):
581666581667

Também estamos reformando do zero a Band que está na família há mais de 30 anos (meu pai comprou quando fez 44 anos). É uma capota de lona 1987, foi a viatura em que aprendi a dirigir e já foi protagonista de diversas aventuras do meu velho (03 transamazônica, um "Rally dos Sertões", etc). Essa tem história e está recebendo o merecido tratamento pelos seus 37 anos de bons serviços prestados, vai voltar como uma 0km.

581668

Motor e câmbio já foram revisados, chassi e carroceria 100% jateados e estamos na fase de pintura... aquela dúvida, manter original ou partir para uma coisa mais Land Cruiser gringa? To achando que vamos manter 95% Bandeirante e 5% Land Cruiser, rsrsrs. Série 40 é vida... aliás, vida longa essas lendas.