PDA

Ver Versão Completa : OT Bateria selada ou de gel.



Carioca100
21/01/2004, 23:34
Li as mensagens anteriores sobre o uso e a necessidade de mais de uma bateria, mas não pareceram ser a melhor solução para as minhas necessidades.

Gostaria de saber se já não haveria disponível por aqui baterias seladas ou de gel, que fossem pequenas e que se pudesse dar partida no motor, no caso da bateria do carro ter pifado.

Normalmente as motos e alguns carros importados já estão vindo com elas. Li que a ACDelco já as está disponibilizando para a "linha pesada": caminhões.

Estaria pensando numa de bateria de 70 ou 75A. Já estão disponíveis por aqui? Procurei na Internet em sites brasileiros e nada. Alguém poderia me informar local e preços?

Obrigado,

Felipe

du
22/01/2004, 10:05
Felipe,

Explique melhor o que deseja.

O pessoal já discutiu bastante o esquema de 2 baterias, procure no botão "Pesquisa".

Baterias boas de verdade, são baterias de veleiros, elas são projetadas para permitir o uso até o fim da garga, são chamadas "ciclo profundo" (são caras), as baterias de carro são projetadas para ficarem sempre carregadas, se gastar mais de 50% de sua capacidade com frequência, ela vai perdender muito em vida útil.

Abraços Du.

Carioca100
22/01/2004, 11:38
Du,

Em primeiro lugar, agradeço a sua atenção.

Eu quero uma bateria já previamente carregada, que eu possa levar, caso a do carro apresente problemas.

Fui informado por um colega do exterior, que estas de gel seriam de menor porte e mais leves do que as seladas. Já as teriam por aqui?

Já encontrei as totalmente seladas:
http://www.delphi-pss.com/sa_por/products_list1.asp?articleid=6301.

Abraços,

Felipe

ribon
22/01/2004, 12:01
Felipe,

Procure em lojas de som automotivo... Os negos que usam som muito pesado geralmente possuem estas baterias...

Abraço...

Carioca100
22/01/2004, 12:27
Ribon,

Em primeiro lugar, obrigado pela sua atenção e dica.

Vou ampliar meu universo de pesquisa.

Abraços,

Felipe

Campa
22/01/2004, 22:14
Fala Carioca!

Um carro que eu sei que usa bateria de "fina" é o honda civic importado (o primeiro que veio no Brasil). Numa peguei uma na mão.

Bateria de gel que eu vi e peguei na mão foi uma vez no salão de automóveis, onte o cara tinha 8 baterias para alimentar o trio eletrico (de musica :o :lol: ) do carro dele. Coisa impressionante. Nunca vi para vender aqui. As capacidades de carga e amperagem são absurdas.

Essas baterias eu sei que são utilizadas em aeronaves. Logo isso é uma nova opção de busca. Lojas que vendem partes de aeronaves.

Boa busca!!

[s] energizados,

Campa.

KINHO
22/01/2004, 22:40
Neste site tem bateria de som automotivo
http://www.yorks.com.br/yorks/02/yorks.html

Carioca100
23/01/2004, 13:01
Kinho e Campa,

Valeu mesmo pela dica, Kinho! No google, não tinha achado nada.

Vou ampliar também o campo de pesquisa, Campa!

Vou analisar.

Vamos ver se compensa uma selada ou esta de gel para dar partida no motor no caso de emergência.

Abraços,

Felipe

walter.andreis
26/01/2004, 10:25
Uma das melhore$ marcas de baterias de Gel/Deep-Cycle que conheço é a OPTIMA... não é raro encontrar jeep´s em sites gringos usando elas...
Tem a Yellow-Top e a Red-Top, mas no momento não lembro certinho qual a diferença entre elas...

[]´s

Luciano SHAKALL
18/04/2007, 03:50
CAmaRAdas, estou reativando esse tópico (pra não abrir mais um sobre baterias...) para pedir-lhes opinião acerca das baterias abaixo mencionadas:

– STROKE POWER 98A/h – Capacidade de Pico 850A:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-54493127-stroke-power-850-_JM (PRETA)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-55833871-_JM (BRANCA) Não vi diferença entre elas – além da cor

– SPYDER NITRO 90A/h – Corrente de Pico 750A:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-55942859--promoco-bateria-som-competico-spyder-90ah-mxr-impact-_JM

– MXR IMPACT SPL 80A/h – Capacidade de Pico 650A:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-54646412-bateria-mxr-impact-sp650-80ah-promoco-loja-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-55833871-_JM (Essas duas, pra mim, parecem a mesma coisa, mesma marca e modelo, mesma capacidade...
No entanto, nas descrições do produto, a 2ª é maior em tamanho...)

– MXR IMPACT SPL 100A/h – Capacidade de Pico: 850A:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-54778716-imperdivel-bateria-som-mxr-impact-spl-850-100amper-promoco-_JM (mesma marca das duas anteriores, porém com maior capacidade – e maior tamanho (no meu caso, grande demais...)


OBS. A pergunta é referente à baterias, e não ao anúncio em si, ok?


Meu interesse – e também motivo das minhas dúvidas – é que são baterias extremamente compactas - para a sua capacidade - ,
e de “bom” preço – se comparadas às de “marcas famosas”...

- Será que têm essa capacidade mesmo?

- Porque as baterias das “marcas tradicionais” com essa capacidade de carga são “tão” maiores?

- Se essas possuem alta capacidade e tamanho reduzido por serem tecnologicamente superiores, por que custam “tão” menos?

- Se custam menos por serem tecnologicamente inferiores, quais são as desvantagens em relação às tradicionais?

- Será que elas agüentam o uso “abusivo” ao qual serão impostas no off-road: vibração excessiva, (muitas vezes) excesso de calor,
(muito provavelmente) contato com água (e lama) – choque térmico, etc.


Bom, alguém usa, ou conhece quem usa, ou – ao menos – já ouviu falar nessas baterias?

OBRIGADO!
.

EGil
18/04/2007, 06:19
Olá pessoal, meu vizinho usa estas baterias a gel no carro dele, ele participa de campeonatos de som, segundo ele as melhores são as da optima e stinger, mas são bem caras, em torno de 300 dolares, e ele só encontrou no Paraguai, aqui não tinha representação, e um detalhe, quanto ao peso, elas são bem mais pesadas que uma bateria normal...

Polvora
18/04/2007, 08:37
Rapaziada,

Penso numa bateria assim :

http://www.afn.pt/uploads/files_catalogue/14.pdf

Mas o $$$$, já citado e, não ter uma representação no Brasil :putz: inviabiliza isso pelo menos por enquanto.

[]s

Leo - Beethoven
18/04/2007, 09:20
Galera, trabalhei na antiga Durex, lembram das famosas ? Hoje não são mais as mesmas, infelizmente....por isso entendo um pouquinho de baterias e creio poder ajudar....
Desde que Alexandre Volta inventou a pilha, muito pouco mudou.....por melhor que sejam, baterias são extremamente ineficiêntes e poluidoras....
Regra básica: Bateria + Eficiência = Tamanho reduzido
Sabem hoje quais são as baterias mais eficiêntes do mercado ? As de celular....mas infelizmente precisaríamos de uma ton delas pra ligar um carro....
Curiosidades a parte, voltemos a questão....
As melhores baterias pra aplicação que a galera discute aqui, e que podemos encontrar no Brasil são as de veleiros e lanchas...além de terem uma proteção contra corrosão muito maior, possuem um regime de carga e descarga muito melhor. Mas são caras....
Existem as Optma que são uma boa opção e acho que no ML devem ser encontradas....a galera do som automotivo, usam umas bem legais, mas sem as curvas técnicas de cada modelo, fica difícil dizer qual é melhor que qual....
Se a intensão é montar um kit de partida pro Jeep, algo portátil e barato de preferência existe uma loja em SP www.valvolandia.com.br (http://www.valvolandia.com.br) que trabalha com baterias especiais....eles tem baterias de todo o tipo, voltagem, e curva.....as mais baratas pra isso, com certeza vão ser as chumbo-ácidas seladas.....e duram bastante, carregando e descarrengo de tempos em tempos, podem durar até mais que dois anos....
Pode ser que sejam necessários colocar duas ou mais baterias (pequenas) em paralelo para se aumentar a corrente, mas o tamanho final e peso, mesmo assim seriam reduzidos....como referência: para motores 4cil em geral, 40Ah com corrente de pico de 600A é mais do que suficiente para 3 ou 4 partidas curtas com segurança.

DougBRSP
18/04/2007, 10:43
Se a idéia é só ter um backup para dar a partida não seria mais fácil investir num destes:

http://www.polishop.com.br/intershoproot/eCS/Store/pt/dino/imagemProduto/jumpstarter_ch5_1.jpg

R$399 no Polishop, mas vc encontra mais barato em lojas do ramo, eu tenho um modelo anterior a este e funciona legal, além de poder ser carregado na tomada ou no acendedor de cigarros, já possui as garras para partida de emergência e ainda possui lanterna e um minicompressor, que apesar de lento consegue encher o pneu do jeep, a bateria que ele utiliza é selada das mesmas utilizadas em no-breaks.

[]s

Leo - Beethoven
18/04/2007, 12:35
Se a idéia é só ter um backup para dar a partida não seria mais fácil investir num destes:
R$399 no Polishop, mas vc encontra mais barato em lojas do ramo, eu tenho um modelo anterior a este e funciona legal, além de poder ser carregado na tomada ou no acendedor de cigarros, já possui as garras para partida de emergência e ainda possui lanterna e um minicompressor, que apesar de lento consegue encher o pneu do jeep, a bateria que ele utiliza é selada das mesmas utilizadas em no-breaks.

[]s

É uma idéia interessante....mas acho que a idéia original do dono do post seria uma opção caseira e mais econômica....
Doug, por curiosidade, quando pesa um brinquedo desses ?

Luciano SHAKALL
18/04/2007, 18:06
Galera, perguntei a respeito das baterias pra usar como bateria mesmo, não como "auxiliar de partida"...:discordo: É que vou ter que trocar a minha, e tenho uma certa limitação de espaço para instalar baterias grandes :-( (é um niva, o espaço para bateria na parte mais larga é de 28cm (ou um pouco mais: sempre se pode ganhar um espacinho usando ferramentas certas, como serra, marreta... :mrgreen: ) Daí, essas baterias me chamaram atenção por terem boa capacidade (inclusive de corrente de pico), tamanho "compacto",
e não custam "os olhos da cara... :shock:



"Penso numa bateria assim: -> http://www.afn.pt/uploads/files_catalogue/14.pdf " Polvora, realmente as Baterias Optimas são Ótimas (trocadilho infame, rsrsrs)... São "Dubaralho" mesmo, maaaaaaaaaas.... Tô meio sem tempo$$$$$ pra investir nelas...




"Se a idéia é só ter um backup para dar a partida não seria mais fácil investir num destes:"Doug, como eu falei, a idéia era UMA BATERIA mesmo. "Tô ligado" que existem "Auxiliares de Partida" Bem legais, como esse postado por você e esses outros:

Esse aqui é um carregador de baterias (a ser ligado à tomada) que pode ser usado como auxiliar de partida (em locais onde haja uma tomada, óbvio :mrgreen: )
http://www.piguama.com.br/K%20182.htm

Esse aqui é umauxiliar de partida (não é carregador) que também possui lanterna e voltímetro (carrega-se o aparelho na tomada ou "isqueiro" do carro):
http://www.equipamentosferrari.com.br/auxiliarportatil.html

Esse aqui diz ser o menor (mais leve e compacto) auxiliar de partida do mercado:
http://auxiliardepartida.ubbihp.com.br/
.

Leo - Beethoven
18/04/2007, 18:20
Se a idéia é ter uma bateria menor pra ganhar espaço e vc encontrou uma opção mais em conta. Aí é simples:
- Levante a marca e modelo e vá no site do fabricante.
- Compare as especificações do modelo que lhe interessa (A/h e A de pico) com as especificações da bateria convecional do Niva.
- Se forem iguais ou superiores, pode correr pra galera.....

Mas confie nas especificações do fabricante e não de quem vende....sacou ?

DougBRSP
18/04/2007, 19:44
Esse aqui é umauxiliar de partida (não é carregador) que também possui lanterna e voltímetro (carrega-se o aparelho na tomada ou "isqueiro" do carro):
http://www.equipamentosferrari.com.br/auxiliarportatil.html


O que eu tenho é exatamente igual a este, porém com o minicompressor..

Leo, não sei precisar o peso, mas é bem mais leve do que uma bateria normal de 12v, além de mais prático pra carregar... :-D

Sukys
19/04/2007, 03:18
- Será que têm essa capacidade mesmo?

Pra saber disso, Luciano, só com o laudo de algum órgão certificador, caso contrário terá que confiar na informação do fabricante.
Falando nisso, quem é o fabricante dessas baterias?


- Porque as baterias das “marcas tradicionais” com essa capacidade de carga são “tão” maiores?

A "densidade de energia" das baterias chumbo-ácidas se avalia pelo peso e não pelo volume, e pra ter uma idéia, este valor pode variar de 20 a 40 Wh/kg, aproximadamente. Só por aí já dá para ter idéia da diferença de peso (e de certa forma, também de volume) que se pode encontrar por aí.


- Se essas possuem alta capacidade e tamanho reduzido por serem tecnologicamente superiores, por que custam “tão” menos?

Custam menos em função de quê?
Você pode até comparar o custo em função de R$/Ah, por exemplo, mas e quanto a vida útil?

E são tecnologicamente superiores?
A única informação "técnica" que existe na propaganda é sobre o uso de prata no eletrodo. Até aí, existem baterias de mercado que fazem uso deste mesmo elemento.


- Se custam menos por serem tecnologicamente inferiores, quais são as desvantagens em relação às tradicionais?

Pra te responder isso precisaria saber o que você entende por bateria tradicional, além do que, sem ter maiores informações sobre as baterias à que se refere fica difícil fazer qualquer comparativo.


- Será que elas agüentam o uso “abusivo” ao qual serão impostas no off-road: vibração excessiva, (muitas vezes) excesso de calor,
(muito provavelmente) contato com água (e lama) – choque térmico, etc.

Se são feitas para uso automotivo devem aguentar o uso automotivo! :-)

Vibração tem a ver, é lógico, mas uma rua de paralelepípedos ou um típico asfalto paulistano pode causar mais vibração que muita trilha de terra, e é mais fácil dar um tranco daqueles de quebrar mola em buraco no asfalto, justamente por causa da velocidade. Motor diesel então, tem alguns que vibram tanto em marcha lenta que desmonta até pensamento e obturação.

Excesso de calor, isso pode acontecer em subida de serra asfaltada ou mesmo em congestionamento, e jipeiro consciente sempre dá, de tempos em tempos, um refresco ao jipe, inclusive abrindo o capô.

Água, lama e choque térmico não tem nada a ver.

O que pesa muito na vida útil de uma bateria de chumbo-ácido é a qualidade de carga, a "profundidade" da descarga e a temperatura de funcionamento.
A qualidade de carga depende do regulador do gerador (dinamo ou alternador) que não é o ideal mas é o que é, e não existe muito o que fazer.
A "profundidade" de descarga depende muito do usuário. Descarregar mais do que 80~70% da capacidade nominal mata a bateria em pouco tempo.
E descarregar mais do que isso e carregar com gerador de trocentos ampéres mata mais ainda a bateria. Gerador de alta capacidade foi feito para suprir demanda do circuito elétrico e não para reduzir o tempo de carga da bateria.
Temperatura de funcionamento depende muito do local em que a bateria é instalada. Se estiver próxima ao motor, o que é o mais comum, terá vida útil menor do que se instalada em local mais fresco.

Sds,
Sukys

Leo - Beethoven
19/04/2007, 10:27
O que eu tenho é exatamente igual a este, porém com o minicompressor..

Leo, não sei precisar o peso, mas é bem mais leve do que uma bateria normal de 12v, além de mais prático pra carregar... :-D

Tô pensando em montar algo assim pra mim....daí surgiu a idéia...mas valeu a dica.

Sukys: Show de bola a explicação :concordo: ....mas quem não entender um pouquinho de elétrica, vai ficar :parede: ...hehehe....mas como eu digo, melhor d+ do que d-.

Abs

Sukys
19/04/2007, 14:50
Leo,

Se o problema é entender de elétrica, vou usar o tipo de conversa que rolava quando eu abria meu boteco virtual, nos bons tempos do começo da Jipenet:

Bateria é igual cerveja, tem que consumir aos poucos, nunca deixar o nível muito abaixo da marca do colarinho e sempre com pronta reposição. Misturar marca não costuma dar bom resultado e ao invés de tomar de dois copos ao mesmo tempo prefira apenas um, de tamanho adequado à sua sede.
Cada um tem sua marca preferida, gosto não se discute e sendo de qualidade não existe o que falar, mas sempre use com moderação, caso contrário terá surpresas desagradáveis e risco de prejuízo.
Antes de ir à trilha, sempre faça uma verificação se tudo está ok, e de preferência leve reserva, porque se faltar e não tiver gente por perto vai ficar é na vontade.

Ah, já ia me esquecendo, tem que consuma em temperatura ambiente ou até quente, mas em baixa temperatura fica tudo melhor.

:-)

Sds,
Sukys

Francisco Lomonaco
23/04/2007, 16:28
Luciano

As baterias automotivas são empregadas, predominantemente para partida de motores de combustão interna, e como fonte suplementar de energia elétrica para a iluminação do veículo e são feitas pra suportar o uso severo, solavancos, trepidações, temperaturas e outras maldades...
A de barco é pra barco, a de som é pra som, pode ser usada no jipe, mas não é indicada, pois pra cada utilidade tem uma característica diferente na fabricação.


Creio que para você no que eu entendi é a troca de uma bateria por uma zerada. A automotiva Durex citada por Leo, a Heliar, a Bosch e outras de qualidade assegurada atende sua necessidade. Dê preferência as que mostram o CCA –18°C.

Algumas considerações
CCA - corrente de arranque a frio (Cold Cranking Ampere ) É feito um ensaio na indústria para verificação de capacidade da bateria partir um motor a –18°C por 30 segundos até 7.2 volts.
CA - corrente de partida (Cranking Ampere) Similar ao CCA mais em uma temperatura diferente. Alguns fabricantes expõem esses valores do ensaio em temperaturas diversas, Ex.a 25°C, outros nem mostram em que temperaturas foram feitos os ensaios e larga lá um valor de encher os olhos, isso confunde agente quando olha a corrente de Partida. Daí a necessidade de uma observação detalhada nas especificações através de etiqueta ou rotulo anexados ao produto....



Bom quanto ao questionamento que você fez sobre determinada baterias elas tem uma finalidade diferente as características delas são viradas para as necessidades de consumo
As baterias têm um processo diferenciado de fabricação embora algumas se assemelhem.
As de barco têm uma finalidade de manter uma carga constante e permite uma descarga mais profunda, tem reserva de capacidade maior.
As de som têm corrente de pico alta em tempo muito curto.

Uma bateria pode ter a mesma capacidade agora com outras características e finalidades de uso como as citadas por você. Daí, tamanho, peso e preço diferenciados e até outro tipo de tecnologia.
Abraço
Chico

Leo - Beethoven
24/04/2007, 13:30
Francisco, concordo contigo, foram boas as suas colocações.
Mas tem algo é fato nessa história: As beterias automotívas são as de menor tecnologia e menos evoluídas que existem, sabem por que ? Por que é economicamente inviável....O projetista pensa? "Pra que ter uma bateria menor, mais eficiente, se eu tenho espaço no carro de sobra e ela vai custar R$1,00 que o modelo tradicional ?"...Pq ? Vc vai dizer que R$1,00 não é nada, mas em um milhão de carros produzidos será R$1 milhão....

Outra coisa, quando mencionei as baterias nauticas, me referi aquelas que as grandes lanchas usam, e algumas até com motor a Diesel de grande porte...não adianta ser aquelas de motores dois tempos 7.5HP, que aí não vira mesmo.....São excelentes, menores, e escolhendo atentamente, vai encontrar nas especificações que vc mencionou, mas são caras pra daná.....

Sukys
24/04/2007, 21:07
Leo,

Em 92 eu comprei uma Delco Freedon, daquelas de carcaça preta, para colocar no X12. Em 2003, depois de ONZE ANOS de uso, ela deixou de funcionar de forma abrupta, muito provavelmente por interrupção na ligação elétrica entre células, e não fosse pela (minha) impossibilidade de abrir a carcaça haveria até a possibilidade de colocar a dita em uso novamente.
Isso não tem a ver com tecnologia?

Pra não descartar a bateria de qualquer jeito levei a dita até a Aerocar, que por sua vez encaminhou para reciclagem, e o Gilberto confirmou a data de fabricação. Por coincidência, hoje mesmo estive na Aerocar e em conversa com um cliente ele comentou sobre esta bateria. E este caso não foi loteria, já que até esqueço que existe bateria no SuperMini e no X15.


Vida útil de bateria tem a ver com ciclo de carga, descarga e TEMPERATURA de uso, e só existe para usos breves, seja de arranque, iluminação ou de algum outro acessório de uso eventual. Saiu disso é sair da sua proposição de uso. Pode pegar o manual do usuário do seu carro que vai encontrar colocação do tipo, aliás, manual do usuário é igual cabeça de bacalhau, sabe-se que existe mas são poucos os que conhecem e muito menos os que lêem... o manual e não o bacalhau! :-)

Sds,
Sukys

Cavalcante
25/04/2007, 02:05
Realmente, para carros nada melhor que baterias... pra carros...

Dimensionar um conjunto bateria/alternador é como dimensionar a instalação elétrica de um prédio. Soma-se todas as cargas, demanda-se o que tiver de demandar e tem-se a capacidade da bateria. Se fizer as contas vai ver que há baterias comerciais que atendem a qualquer necessidade automotiva, mesmo com guinchos e faróis pra iluminar a lua ;). A atenção especial só deve ser em dimensionar o conjunto bateria/alternador levando em consideração grandes consumidores (guincho, compressor, etc.) e por quanto tempo quer manter ligados esses equipamentos.

Vejam que eu falei em conjunto bateria/alternador. Quem deve alimentar as cargas do carro e ainda carregar a bateria é o alternador, nunca o contrário. A bateria é seu fundo de reserva, para situações extremas, ou para ligar o carro, ou subir os vidros quando o carro estiver desligado.

Se fizer assim, pode comprar uma boa bateria de mercado que ela vai te atender na boa, talvez até por mais de 11 anos...

Francisco Lomonaco
25/04/2007, 09:09
As baterias automotivas são resultados do constante investimento em pesquisa, e desenvolvimento, fabricantes desenvolvem novas tecnologias energéticas na bateria automotiva para satisfazer as elevadas necessidades elétricas e eletrônicas dos veículos modernos. A introdução novos componentes, utilização de novas ligas, trouxe inúmeras vantagens como durabilidade, aceleração da recarga, maior energia, recuperação mais rápida após as partidas, diminuição do risco de falhas na carga, respostas eficazes na utilização dos equipamentos eletrônicos do veículo, menores risco de descarregar, maior capacidade de partida, de reserva de energia, durabilidade e resistência.

Em embarcações, as baterias de partida podem ter duas funções distintas: partida e serviço. Tem que ter segurança e durabilidade.
As de serviço são utilizadas no fornecimento energia a equipamentos e utilidades elétricas da embarcação, como rádio, inversor, sistema de navegação, iluminação, refrigerador, bombas e outros.
Barcos e lanchas de passeio pela costa são comuns ter uma só, os oceânicos devem ter baterias de uso distinto.

O aumento da capacidade nas baterias chumbo acida envolve maior volume de eletrólito, maior números de placas que aumenta tamanho e peso em qualquer tecnologia utilizada.

Abraço
Chico

MarcSport
25/04/2007, 13:25
Utilizo em meu carro uma bateria de 75A e 750A de pico para todas as funções, tenho em casa baterias estacionárias de 115A e pretendo "comandar" um guincho de 9000lbs com ela, utilizando a outra para o resto dos circuitos, alguém sabe se esse tipo de bateria trabalha bem com guincho?

Leo - Beethoven
25/04/2007, 13:54
Leo,

Em 92 eu comprei uma Delco Freedon, daquelas de carcaça preta, para colocar no X12. Em 2003, depois de ONZE ANOS de uso, ela deixou de funcionar de forma abrupta, muito provavelmente por interrupção na ligação elétrica entre células, e não fosse pela (minha) impossibilidade de abrir a carcaça haveria até a possibilidade de colocar a dita em uso novamente.
Isso não tem a ver com tecnologia?

Pra não descartar a bateria de qualquer jeito levei a dita até a Aerocar, que por sua vez encaminhou para reciclagem, e o Gilberto confirmou a data de fabricação. Por coincidência, hoje mesmo estive na Aerocar e em conversa com um cliente ele comentou sobre esta bateria. E este caso não foi loteria, já que até esqueço que existe bateria no SuperMini e no X15.


Vida útil de bateria tem a ver com ciclo de carga, descarga e TEMPERATURA de uso, e só existe para usos breves, seja de arranque, iluminação ou de algum outro acessório de uso eventual. Saiu disso é sair da sua proposição de uso. Pode pegar o manual do usuário do seu carro que vai encontrar colocação do tipo, aliás, manual do usuário é igual cabeça de bacalhau, sabe-se que existe mas são poucos os que conhecem e muito menos os que lêem... o manual e não o bacalhau! :-)

Sds,
Sukys

Sim, concordo. É claro que as baterias automotivas evoluiram, mas não na mesma escala do que as baterias de celular por exemplo. Essas sim possuem muita tecnogia envolvida....posso dizer isso por que já estive presente neste dois seguimentos....no automotivo, a busca tecnológica é para redução de custos, sempre. (Levando em conta os modelos populares que são a grande demanda de mercado). No caso da indústria de celulares, a busca é por performance com uma apelo muito maior do que o custo. Ex: Veja o quanto evoluiram as baterias de celular em 10 anos. Agora, essa bateria que vc comprou a 10 anos atrás, continua sendo um item de mercado e é tido como inovação. Entendeu o que quis dizer agora ?
Claro, evolui algo aqui, um composto melhor ali...um revestimento de prata, um gel no lugar da solução líquida....mas se vc ver bem, a bateria automotiva é praticamente a mesma, desde que o automóvel saiu com partida elétrica a uns 80 anos....pode mudar o que for, mas eletricamente falando, sempre são chumbo-ácida....entendeu o meu ponto de vista ?
Imagine, se a tecnologia das baterias automotivas tivesses evoluído na mesma proporção das bateriais de celular ? É certo que hoje seriam mais caras, mas certamente seria menores e com maior capacidade. Ah !! E talvés menos agressivas ao meio ambiente...:concordo:

Leo - Beethoven
25/04/2007, 14:02
Utilizo em meu carro uma bateria de 75A e 750A de pico para todas as funções, tenho em casa baterias estacionárias de 115A e pretendo "comandar" um guincho de 9000lbs com ela, utilizando a outra para o resto dos circuitos, alguém sabe se esse tipo de bateria trabalha bem com guincho?

Pode parecer simples a sua dúvida, mas é algo que requer extremo cuidado e zêlo na hora de executar.

Primeiro passo. Avaliar o regime Carga/corrente do seu guincho. Pois é fato, guincho tracionando mais, vai "puxar" mais corrente.
Os fabricantes sempre fornecem estas curvas.....
Depois disso, será possivel escolher a melhor bateria (ou até mais de uma se for o caso). Feito isso, é impressindível redimencionar o sistema de carga Alternador/Regulador de voltagem e as vezes se faz necessário até o uso de comutadoras se for o caso de usar mais de uma bateria.
E por último, mas nem por isso menos importantes, é o cabeamento (os fios) que precisam ter o diâmentro certo para a corrente (Ampères) de trabalho, e devem ser o mais curto possível, pois na hora que usar o guincho pra valer, vão esquentar feito chuveiro.
Abs.

MarcSport
25/04/2007, 14:11
Caro Leo.
Quanto aos cuidados de instalação e uso de isoladores e/ou chaves eu não vejo problemas. A dúvida está no fato de usar uma bateria estacionária em vez de automotiva.

Leo - Beethoven
25/04/2007, 14:28
Caro Leo.
Quanto aos cuidados de instalação e uso de isoladores e/ou chaves eu não vejo problemas. A dúvida está no fato de usar uma bateria estacionária em vez de automotiva.

Poder, pode. Mas é interessante avaliar e comparar a curva de carga/corrente do guincho e comparar com as características técnicas da bateria que vc tem.
Acho possível, mas não dá pra afirmar assim de cara, sabendo somente que a sua bateria é de 115 A/h...e a corrente de pico ? Saber a marca as vezes ajuda também....mas é preciso saber qual vai ser o esforço que o guincho vai fazer e que corrente vai drenar nesse momento......se não vc corre o risco de ter uma bateria no carro, acho que vai detonar na trilha e descobre que com ela não tem 15 segundos de guincho disponível...aí é roça....
Se conseguir mais detalhes pra nós aqui, com certemas damos uma "palpites" mais certeiros, blz ? Quanto mais info...melhor é o tiro...
Abs

Sukys
25/04/2007, 15:17
A dúvida está no fato de usar uma bateria estacionária em vez de automotiva.

Marc,

O próprio nome já diz, bateria estacionária NÃO foi feita pra funcionar de forma embarcada. O regime de temperatura é outro, muito provavelmente não aguenta vibração ou solavancos e se for do tipo aerada poderá ter sérios problemas, com expulsão de solução e até uma possibilidade - remota mas existente - de explosão.

Pra qualquer coisa nesta vida, sempre que se pretende dar um uso que foge às especificações do produto deve-se contactar o representante ou fabricante do produto. Isso evita muita dor de cabeça e prejuízo.

Sds,
Sukys

MarcSport
25/04/2007, 15:32
Marc,

O próprio nome já diz, bateria estacionária NÃO foi feita pra funcionar de forma embarcada. O regime de temperatura é outro, muito provavelmente não aguenta vibração ou solavancos e se for do tipo aerada poderá ter sérios problemas, com expulsão de solução e até uma possibilidade - remota mas existente - de explosão.

Pra qualquer coisa nesta vida, sempre que se pretende dar um uso que foge às especificações do produto deve-se contactar o representante ou fabricante do produto. Isso evita muita dor de cabeça e prejuízo.

Sds,
Sukys


Era justamente essa a minha dúvida, pretendia usar bateria estacionária pois tenho algumas que sobraram de um projeto e queria dar um "fim para elas".
As que eu tenho custaram quase 1000 latinhas e como já foram retiradas da embalagem ficam difíceis de serem vendidas.
Abraços a todos.

Sukys
25/04/2007, 16:14
Sim, concordo. É claro que as baterias automotivas evoluiram, mas não na mesma escala do que as baterias de celular por exemplo. Essas sim possuem muita tecnogia envolvida....posso dizer isso por que já estive presente neste dois seguimentos....no automotivo, a busca tecnológica é para redução de custos, sempre. (Levando em conta os modelos populares que são a grande demanda de mercado). No caso da indústria de celulares, a busca é por performance com uma apelo muito maior do que o custo. Ex: Veja o quanto evoluiram as baterias de celular em 10 anos. Agora, essa bateria que vc comprou a 10 anos atrás, continua sendo um item de mercado e é tido como inovação. Entendeu o que quis dizer agora ?

Leo,

Tenho celular desde que foi implantado o sistema aqui em Sampa, lá pelos idos do começo dos anos noventa, e de lá pra cá já tive celulares equipados com bateria de níquel-cadmio, níquel metal hidróxido e ion de lítio, exatamente nesta "escala evolutiva", mas temos que considerar que estes três modelos fazem referência a tipos diferentes, assim como a de chumbo-ácido também é de um outro tipo.
Em dez anos os celulares mudaram de tipo de bateria, o que não signica, necessáriamente, que houve evolução tecnológica para cada um destes tipos. Niquel-cádmio, por exemplo, é um tipo de bateria que tem décadas de uso e assim como a chumbo-ácido já está com a tecnologia muito amadurecida, não tem muito mais o que evoluir.
Percebeu como esta sua comparação sobre a evolução das baterias de celular torna-se inviável quando analisada mais de perto?

Em todos os modelos de bateria existe tecnologia empregada, que é tanto maior quanto maior a complexidade de fabrico, e cada tipo possui vantagens, desvantagens e relação custo/benefício mais apropriado para determinadas aplicações.
Por exemplo, deixando de lado o custo e fazendo uso do que existe de mais interessante em termos densidade de energia (e de tabela em termos de tecnologia) imagine combinar "n" células de ion de lítio para configurar uma bateria com capacidade de, digamos, 40A/h. A encrenca já começa na tensão, uma vez que cada célula de ion de lítio gera 3,6 volts (e a combinação mais próxima do uso automotivo vai dar 14,4 volts) passa pelo processo de carga que tem várias "frescuras" e vai despencar na capacidade de pico, onde talvez esta bateria hipotética nem tenha como mover o motor de arranque de forma satisfatória. Isso numa análise rápida, porque se colocar a coisa na ponta do lápis aparecerão outras implicações.

Quando o assunto é bateria para uso automotivo, Leo, não tem jeito, é chumbo-ácido na cabeça, que embora bem evoluida ainda aparece alguma novidade de tempos em tempos, o que também não significa que tudo esteja no mesmo saco, já que existem fabricantes e fabricantes, e o fato de um fazer porcaria não significa que todos fazem, alem do que qualidade tem seu preço.

Sds,
Sukys

Leo - Beethoven
25/04/2007, 18:04
Leo,

Tenho celular desde que foi implantado o sistema aqui em Sampa, lá pelos idos do começo dos anos noventa, e de lá pra cá já tive celulares equipados com bateria de níquel-cadmio, níquel metal hidróxido e ion de lítio, exatamente nesta "escala evolutiva", mas temos que considerar que estes três modelos fazem referência a tipos diferentes, assim como a de chumbo-ácido também é de um outro tipo.
Em dez anos os celulares mudaram de tipo de bateria, o que não signica, necessáriamente, que houve evolução tecnológica para cada um destes tipos. Niquel-cádmio, por exemplo, é um tipo de bateria que tem décadas de uso e assim como a chumbo-ácido já está com a tecnologia muito amadurecida, não tem muito mais o que evoluir.
Percebeu como esta sua comparação sobre a evolução das baterias de celular torna-se inviável quando analisada mais de perto?

Em todos os modelos de bateria existe tecnologia empregada, que é tanto maior quanto maior a complexidade de fabrico, e cada tipo possui vantagens, desvantagens e relação custo/benefício mais apropriado para determinadas aplicações.
Por exemplo, deixando de lado o custo e fazendo uso do que existe de mais interessante em termos densidade de energia (e de tabela em termos de tecnologia) imagine combinar "n" células de ion de lítio para configurar uma bateria com capacidade de, digamos, 40A/h. A encrenca já começa na tensão, uma vez que cada célula de ion de lítio gera 3,6 volts (e a combinação mais próxima do uso automotivo vai dar 14,4 volts) passa pelo processo de carga que tem várias "frescuras" e vai despencar na capacidade de pico, onde talvez esta bateria hipotética nem tenha como mover o motor de arranque de forma satisfatória. Isso numa análise rápida, porque se colocar a coisa na ponta do lápis aparecerão outras implicações.

Quando o assunto é bateria para uso automotivo, Leo, não tem jeito, é chumbo-ácido na cabeça, que embora bem evoluida ainda aparece alguma novidade de tempos em tempos, o que também não significa que tudo esteja no mesmo saco, já que existem fabricantes e fabricantes, e o fato de um fazer porcaria não significa que todos fazem, alem do que qualidade tem seu preço.

Sds,
Sukys

Essa conversa tá ficando boa....hehehe....Vc tem razão ao dizer que a mudança nos tipos de bateria usadas nos celulares ao longo do tempo, não necessariamente tem haver com o avanço da tecnologia. Mas isso é fato. Já fiz muitos trabalhos de controle de qualidade com o pessoal da Motorola em Jaguariúna e também na Nokia em Manaus nessa área, acredite, nunca vi tanta tecnologia envolvida na questão de aperfeiçoamento e evolução, no que diz respeito a energia, no caso, baterias....por exemplo, a 10 anos atrás, não havia aplicação comercial viável para a baterias NiH e hoje são usadas em quase todos os celulares, palms, players, etc....
Na última vez que estive lá, estavam trabalhando em uma tecnologia totalemente diferente o que vai garantir uma redução em peso da ordem de 30% e autonomia maior de 25%.....e isso acontece ano após ano com os celulares....é claro, que a eletrônica também é aprimorada, chips com menos consumo, e a própria tecnoligia digital, contribuiu para reduzir o consumo de bateria....e reduzir o peso de um PT550 de quase 500 gramas para modelos abaixo de 100...
É claro que ninguém vai fazer baterias NiH automotiva, mas existem algumas tecnologias, até antigas que poderiam ser utilizadas com melhor rendimento e menor volume. Quando estava na Durex (em seu pleno auge) chegamos a testar um modelo híbrido Mg - Pb que era incrível, mas morreu por conta do custo.

Quando vc diz que pra uso automotivo tem que ser chumbo-ácida, concordo contigo em alguns aspéctos e nem pensaria em outra opção, por que com 150 pilas hoje, vc compra uma excelente bateria, e que não vai te dar dor de cabeça.......eu não sou de inventar a roda, sem chance, a minha filosofia pessoal é que tudo sempre tem algo que pode ser melhorado.

Por exemplo, se eu fosse o Marc, quem tem essas estacionárias, paradas que não vai servir pra outra coisa, certamente eu pensaria em uma forma de aproveitá-las pro meu guincho...é claro, mantendo a linha de veículo com Pb-ácida normal, considerando também que algumas estacionárias não aguentariam uma volta no quarteirão, ainda mais de Jipe....mas com elas paradas na mão, eu achava destino pra elas....

Abs.

Sukys
25/04/2007, 22:05
Pois é, Leo, se estas baterias estacionárias estivessem comigo colocava anúncio de venda ou até de troca, assim poderia comprar ou trocar pelo tipo que realmente interessa, evitando assim adaptações ou surpresas.

Já que o assunto é tecnologia, uma que promete é a dos super-capacitores. Maior eficiência principalmente por causa do armazenamento de energia sem conversão química, uma ótima relação "densidade de energia"/volume, capacidade de descarga até o talo, ausência de "efeito memória" e praticamente nenhuma preocupação com o sistema de carga. Ainda tem o problema da auto-descarga e o custo, mas do jeito que a coisa anda acho que não demora muito pra ser aplicada na partida de pequenos motores, a não ser que a tecnologia das células de combustível dê uma virada na história, só que aí junto com um monte de baterias também morre o motor à combustão.
Já pensou? Jipe sem motor, câmbio e diferenciais? Não é por nada não mas pra mim perde a "graxa". :-)

Sds,
Sukys

Leo - Beethoven
26/04/2007, 17:22
Pois é, Leo, se estas baterias estacionárias estivessem comigo colocava anúncio de venda ou até de troca, assim poderia comprar ou trocar pelo tipo que realmente interessa, evitando assim adaptações ou surpresas.


Bem, sempre tem essa saída também....eu sou adepto sempre do seguinte: O que for mais fácil, rápido, eficiente e barato....não necessariamente nessa ordem....e com certeza, alguns desses pontos se conflitam bastante as vezes....mas são os pontos que sempre pondero.



Já que o assunto é tecnologia, uma que promete é a dos super-capacitores. Maior eficiência principalmente por causa do armazenamento de energia sem conversão química, uma ótima relação "densidade de energia"/volume, capacidade de descarga até o talo, ausência de "efeito memória" e praticamente nenhuma preocupação com o sistema de carga. Ainda tem o problema da auto-descarga e o custo, mas do jeito que a coisa anda acho que não demora muito pra ser aplicada na partida de pequenos motores, a não ser que a tecnologia das células de combustível dê uma virada na história, só que aí junto com um monte de baterias também morre o motor à combustão.
Já pensou? Jipe sem motor, câmbio e diferenciais? Não é por nada não mas pra mim perde a "graxa". :-)

Por incrível que pareça, alguns VCRs e até mais antigos, chegaram a usar capacitores "com" esse conceito. Eles alimentavam o circuito do relógio em caso de falta de energia para que não perdesse a contagem. Não sei se é verdade, mas um eng. na Panasonic me disse (não me recordo o modelo do VCR) que na época usavam um capacitor que poderia manter o relógio por até 6 meses com o equipamento desligado....tudo isso pra não ter que usar uma bateria sequer, nem mesmo como as das BIOS nos PCs de hoje.....acho que devem ter pesquisas muito boas nessa área...até mesmo aqui no Brasil. Ainda não vi, mas acho que seria uma saída muito interessante para os celulares como ponto de partida.....

Quanto as células de combustível, isso realmente, pelo menos pra mim, é umas das idéias contemporêneas mais brilhantes que existem. OK, talvés, aquela latinha de cerveja que gela na hora ao abrir sem precisar de geladeira seja a melhor:-D , mas pra não fugir do tópico....hehehe.....Se eu disser pra vc, que já vi um Ford rodando com célula de combustível acreditaria ? Célula de combustível + um conjunto de baterias + dois motores elétricos e central eletrônica de comando. Mas foi como vc disse, adeus diferencial, câmbio, graxa.....coisas que me impressionaram muito: foi a eficiência e autonomia do conjunto, muito melhor do que os híbridos que já são de linha, o conforto por conta do silêncio e simplicidade ao dirigir, é o preço....calculado em meio milhão de doletas hoje, e isso pra um carro compacto tipo um Fiesta....sem contar que o resíduo da célula é água....adeus fumaça, escapamento.....não sei não....muitos poderesos que controilam o mundo dependem do dinheiro movimentado pela indústria do petróleo....acredito que essa coisa, poderia ser evoluída em 5-10 anos se quisessem.....se quisessem....
Abs