Conectar

Ver Versão Completa : MANUTENÇÃO: Limpeza do corpo de borboletas Tracker/GV



Corbellari
10/07/2017, 14:10
Pessoal, resolvi tirar um tempo pra resolver uma coisa que estava me incomodando MUITO na Tracker: Engasgadas constantes durante a arrancada e retomada sofrida na rodovia.


Um amigo do nosso grupo de WhatsApp passou o mesmo problema e disse que resolveu fazendo a famigerada limpeza do corpo de borboletas.


Com as ferramentas em mãos e um pouco de paciência, resolvi meter a mão na massa!


Para realizar o procedimento o motor precisa estar frio! Durante o processo explico o porque.

Dividi o procedimento em duas partes: RETIRADA e LIMPEZA do corpo de borboletas.


Bom, vamos lá!

RETIRADA


Primeiro tire umas fotos de como está a montagem original do seu carro. Assim você poderá verificar como estava antes se tiver algum problema ou dpúvida na remontagem. Essa dica vale para qualquer tarefa em que você precise remontar alguma coisa
https://s26.postimg.org/c72trtrjd/IMG_20170708_110907.jpg
https://s26.postimg.org/okfnyqh7t/IMG_20170708_110921.jpg


Remova o duto de entrada de ar que vem do filtro de ar. Use uma chave de fenda grande ou um bit/chave de 8mm.
https://s26.postimg.org/y3pcs74q1/IMG_20170708_111017.jpg


Remova o sensor que fica na parte esquerda do corpo de borboletas. Use chave philips grande. São dois parafusos.
https://s26.postimg.org/6dsrr9fvt/IMG_20170708_111155.jpg


Remova a mangueira superior usando um alicate para afrouxar a presilha
https://s26.postimg.org/6f2pkohpl/IMG_20170708_111307.jpg


Remova o sensor que fica logo abaixo da entrada de ar principal. São dois parafusos philips. Obs.: Cuidado para não perder o "oring".
https://s26.postimg.org/lz51e3lih/IMG_20170708_111456.jpg


Retire a tampa do filtro de ar junto com o duto para facilitar o acesso as outras partes do corpo de borboletas. Existem dois sensores na tampa do filtro de ar, um na frente e outro atrás, retire com cuidado.
https://s26.postimg.org/ll3pei1ex/IMG_20170708_112036.jpg


Essa é a visão do corpo de borboletas sem nada atrapalhando.
https://s26.postimg.org/9hydqxqcp/IMG_20170708_112050.jpg


Retire a mangueira de água na parte direita inferior do corpo de borboletas. Essa mangueira é de passagem da água do radiador. Arrume algum objeto para impedir que vaze água dessa mangueira. CUIDADO: Não faça esse procedimento se você acabou de utilizar o carro, pois a água estará fervendo.
MACETE: Essa mangueira é muito "chata" pra sair pois fica grudada. Retire a presilha de vedação com alicate afastando a mesma para trás. Depois tente rodar a mangueira com a mão até ela "descolar" do tubo de ferro. Depois ela sairá com facilidade.
https://s26.postimg.org/to1vptm09/IMG_20170708_112250.jpg


Retire a placa de apoio desse sendor na parque esquerda do corpo de borboletas. Não é necessário a retirada das mangueiras. Precedimento apenas para facilitar a retirada da mangueira de água do processo a seguir. Utilize uma chave "L" de 10mm para retirada do parafuso.
https://s26.postimg.org/ageqt83op/IMG_20170708_112618.jpg


Retire a mangueira de água da parte inferior esquerda do corpo de borboletas. Mesmo procedimento da mangueira anterior, só que essa mangueira sai muita água. Na foto eu usei o cabo de uma pequena chave de fenda para impedir a saída da água.
https://s26.postimg.org/5vskeajzd/IMG_20170708_113233.jpg


Retire o cabo do acelerador. Rode um pouco o conjunto da mola e retire o cabo como na foto.
https://s26.postimg.org/ldg2hzqg9/IMG_20170708_112348.jpg


Agora o corpo de borboletas estará preso com dois parafusos na parte de cima e duas porcas na parte de baixo. Utilize uma chave "L" 12mm para retirada.
https://s26.postimg.org/vxq00kuy1/IMG_20170708_113326.jpg
https://s26.postimg.org/m1ox0xp61/IMG_20170708_113340.jpg
https://s26.postimg.org/4qyi8wxih/IMG_20170708_113334.jpg
https://s26.postimg.org/6qaiml2g9/IMG_20170708_113349.jpg


Apos esse procedimento, o corpo de borboletas estará solto. Agora com muito cuidado puxe ele pra frente para que possa sair do lugar. ATENÇÃO: Cuidado para não rasgar a junta!!! Ela pode ficar colada no coletor de admissão ou no próprio corpo de borboletas. Com muito cuidado utilize uma lâmina de estilete ou uma faca lisa para ir descolando a junta. Geralmente pode sair fácil, mas poderá ter casos que ela fique mais presa.
https://s26.postimg.org/vegbdke5l/IMG_20170708_113525.jpg
https://s26.postimg.org/6p0kt60mh/IMG_20170708_113638.jpg
PRONTO, o corpo de borboleta está solto!

Corbellari
10/07/2017, 14:14
Segunda parte, LIMPEZA!


Para esse procedimento você vai precisar de 4 ou 5 panos de 20x20cm e uns 100ml de gasolina. Esses panos ficarão inutilizáveis após a limpeza.
https://s26.postimg.org/xx20e8zvt/IMG_20170708_114157.jpg
https://s26.postimg.org/yvidgjd7t/IMG_20170708_114219.jpg


Retire a lâmina da borboleta utilizando uma chave philips. São dois parafusos.
https://s26.postimg.org/wbmqmfpnt/IMG_20170708_114249.jpg


Repare na crosta de fuligem e óleo que fica na parte de trás da borboleta
https://s26.postimg.org/xpedhqox5/IMG_20170708_114426.jpg
https://s26.postimg.org/70dfs6rop/IMG_20170708_114433.jpg


Com a borboleta fora do lugar, utilize o pano com bastante gasolina para ir removendo a sujeira do corpo de borboletas. MACETE: Utilize gasolina pódium para o processo, pois essa gasolina tem o odor menos agressivo da gasolina comum e não fica o cheiro desagradável nas mãos. Apenas uma lavagem com água e sabão já tira o cheiro das mãos.
https://s26.postimg.org/npevo3oa1/IMG_20170708_114828.jpg
Repare como o pano fica imundo durante a limpeza!


Visão frontal
https://s26.postimg.org/5k1xa1ort/IMG_20170708_115033.jpg


Após a limpeza você vai verificar que de fábrica tem uma borracha líquida preta que foi utilizado para melhor vedação da borboleta. Ela não sai.
https://s26.postimg.org/jk3z26qi1/IMG_20170708_115946.jpg
https://s26.postimg.org/7gynemfft/IMG_20170708_115950.jpg


Parte frontal já limpa.
https://s26.postimg.org/qpvq4mzl5/IMG_20170708_115956.jpg
https://s26.postimg.org/82j0wzl49/IMG_20170708_120000.jpg
https://s26.postimg.org/do5g11lt5/IMG_20170708_120003.jpg


Agora limpe a lâmina da borboleta com o pano embebido em gasolina.
https://s26.postimg.org/670tzklnt/IMG_20170708_115932.jpg


Cuidado para não arranhar essa peça se for utilizar uma faca ou estileta para retirada dessa crosta inicial. Utilize alguma espátula para retirar o excesso. Dê atenção especial as bordas da lâmina. Deixe bem limpo
Parte da frente e de trás da lâmina após limpeza.
https://s26.postimg.org/oc96zvvs9/IMG_20170708_120256.jpg
https://s26.postimg.org/bnewg7pnt/IMG_20170708_120301.jpg


Agora monte de volta a lâmina do corpo de borboletas.
https://s26.postimg.org/qxernel61/IMG_20170708_120502.jpg
https://s26.postimg.org/w2fz50y3t/IMG_20170708_120510.jpg


PRONTO! Agora só montar o corpo no lugar com o procedimento inverso.


Quando for testar na rua, faça um percurso curto e leve sua caixa de ferramentas para o caso de alguma coisa ficar solta e você perceber.


Quando chegar em casa, abra o capô novamente e procure por algum tipo de vazamento no local.


Minhas impressões pessoais:
VIROU OUTRO CARRO! A retomada ficou muito melhor. A marcha lenta ficou perfeita. Ficou muito mais esperta na rodovia e melhorou 100% na arrancada. O carro demora alguns minutos para adaptar a central com as novas informações vindas dos sensores, mas é normal ficar um pouco acelerado logo no início.


Eu não sou mecânico, mas entendo um pouco de motores. Mas acredito que qualquer pessoa possa realizar o procedimento com paciência.


Demorei duas horas para fazer tudo porque fui aprendendo a melhor forma de retirar e ainda fui parando toda hora para registrar o procedimento. Acredito que possa ser realizado em uma hora e vinte minutos.


Qualquer dúvida, só perguntar!


Abraços!

Lambreta
10/07/2017, 14:41
Descritivo profissional!

Obrigado por compartilhar.

Léo Coutinho
10/07/2017, 15:19
Excelente post amigo!!

cadu-araxa
12/07/2017, 00:36
Perfeito e bem ilustrado! Acho é um dos tutoriais mais úteis pra galera Suzuki/GM do fórum. Parabéns.
Logo logo vai ter uma galera com TBI limpo e o carro melhor.

Chuva
12/07/2017, 07:44
Muito bom Corbellari!!

Obrigado por compartilhar!! Ótima explicação e ilustração!!

Vou tentar na GV3 tb, talvez seja parecido!!

[ ]s

Corbellari
12/07/2017, 15:22
Descritivo profissional!


Obrigado por compartilhar.



Excelente post amigo!!



Perfeito e bem ilustrado! Acho é um dos tutoriais mais úteis pra galera Suzuki/GM do fórum. Parabéns.
Logo logo vai ter uma galera com TBI limpo e o carro melhor.



Muito bom Corbellari!!


Obrigado por compartilhar!! Ótima explicação e ilustração!!


Vou tentar na GV3 tb, talvez seja parecido!!


[ ]s

Valeu pessoal, vamos se ajudando que assim que dá certo!

Augusto Braga
12/07/2017, 20:18
SHOW ! Vou fazer Tb .

Corbellari
18/07/2017, 13:32
SHOW ! Vou fazer Tb .

Isso aê, mãos a graxa! kkkkk

em.pereira
20/07/2017, 10:36
Obrigado pela preciosa dica.
Uma sugestão: fazer uma manutenção preventiva, aproveitando a oportunidade para trocar a mangueira que vai para o radiador.

Chuva
20/07/2017, 20:24
Oi amigo, fiz na GV3!!

É parecido!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/156052-gv3-2009-perfumarias-e-lift-1-1-4-feito-em-casa-51.html#post2440335

[ ]

Corbellari
21/07/2017, 13:50
Oi amigo, fiz na GV3!!

É parecido!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/156052-gv3-2009-perfumarias-e-lift-1-1-4-feito-em-casa-51.html#post2440335

[ ]

Aê show!!!

Corbellari
21/07/2017, 13:51
Obrigado pela preciosa dica.
Uma sugestão: fazer uma manutenção preventiva, aproveitando a oportunidade para trocar a mangueira que vai para o radiador.

Realmente pode ser uma boa, é um pedaço bem pequeno e não faz mal trocar.

Fabio Basdão
23/07/2017, 13:39
BOA TARDE pessoal;
Alguém já ajustou ou tem alguma experiência com este parafuso alen (segue na imagem)do corpo de borboleta da GVIII acelerador eletrônico?

550295