PDA

Ver Versão Completa : Reformar a lataria CJ5??!!



KINHO
21/01/2004, 21:20
Amigos Jipeiros, ainda não tenho um jipe, mas surgiu um para comprar, mas a lataria tá muito ruim (ferrugem e amassado):cry: mas a lata de fora tá razoavel :lol: . Pergunto a vcs se compensa reformar ou comprar um jipe com lata melhor. Vi as fotos do jipe do Gustavo (Lassis), penso em fazer daquele tipo de reforma. Será que sai caro?

ribon
22/01/2004, 07:03
Kinho,

Vai muito do estado da mesma.

No meu caso eu gastei uns R$3.000,00... Entre mão de obra e lata nova...
Tive até que comprar mais uma carroceria...
Hoje eu teria colocado uma de fibra...

Abraço...

KINHO
22/01/2004, 10:04
Ribon, vc comprou foi a lataria já pronta? (as que vende nas lojas). Estou pensando fazer deste tipo de reforma (foto). Tenho maquina de solda eletrica e de oxigenio, e mão de obra de graça, penso eu que ficaria mais em conta!!!

Vou ver se consigo tirar umas fotos da lataria deste jipe.

Scacca
22/01/2004, 13:07
Olá kinho.

Se vc tiver a manha de fazer eu acho até legal, mais o serviço não é tão fácil quanto parece, ja vi pessoas que montaram e deixaram a extruta do carro fraca, tudo mole e se depois que vc soldar ela na lata externa não encolher a lata como deve, fica horrível o serviço.

Tem que ter a posição correta das travessas, sem contar a parte que fica o cambio e tudo mais, que é cheia de curvas.

Analise tudo muito bem antes de fazer, mas se você realmente tiver a manha, vai fundo, quem sabe não veremos seu jeep em alguma revista por ai com um design super moderno?!? :lol: :lol:

Grande abraço e boa sorte

ribon
22/01/2004, 14:09
Kinho,

Eu gastei:
R$1.800,00 – Mão de obra para funilaria (material por conta do funileiro);
Assoalho dianteiro dir/esq R$ 330,00 Operama
Assoalho traseiro R$ 145,00 Operama
Caixa de ferramentas R$ 195,00 Operama
Quadro de pára-brisa R$ 350,00 Particular
Carroceria/Caixão central R$ 700,00 Particular
Painel R$ 20,00 Particular

As peças compradas na Operama (São José dos Campos - SP), são da Iron Parts, eu recomendo as da Extribex (tem anúncio na 4X4 & Cia), parecem-me ser de boa qualidade e a metade do preço (comprei as da Iron Parts simplesmente por comodidade).

Parte das peças eram usadas... Se fosse comprar novas sairia muito mais caro.

Antes de mandar fazer o serviço de uma olhada no classificado (vende-se), tem uma carroceria do Terada. Parece estar muito legal.

Eu comprei tudo pronto, mais se for fazer pode sair muito mais barato (só tome cuidado para o barato não sair caro).

Dica:
Procure alguém que já tenha feito este tipo de serviço, mesmo que seja um pouco mais caro. Você vai ter muito menos dor de cabeça.

Abraço...

monge
25/01/2004, 12:35
Fala Gente.... :D

Bom, vamos começar a reforma do Thunder 2 :D (tem fotos no meu site)

O jeep de lata tá todo estourado. :D

Vamos fazer um esquema que vai ser não usar massa plástica. :D

Onde está muito ruim, vamos encher com fibra mesmo, e trocar o que der. :D

A idéia é não usar massa nem soldas. :D

[]'s

Eugênio

leopoldo
25/01/2004, 13:05
Caro colega KINHO Aferramentado.

Sinto-lhe informar, mas não basta ter solda elétrica e solda oxi-acetilênica para trabalhar com mecanica.

No caso de reforma de carrocerias com chapas de aço, você tem que ter é a SOLDA PONTO, ou o serviço fica um LIXO.

Giovani
25/01/2004, 14:00
Caro colega KINHO Aferramentado.

Sinto-lhe informar, mas não basta ter solda elétrica e solda oxi-acetilênica para trabalhar com mecanica.

No caso de reforma de carrocerias com chapas de aço, você tem que ter é a SOLDA PONTO, ou o serviço fica um LIXO.

:D Fala Kinho!!!

:D O Leopoldo está certo. Uma MIG quebra o galho, mas elétrica e oxigênio, só abrem buraco e queimam a lata! :wink:
:D IHMO, acho que se vc comprar uma de fibra, estará fazendo o melhor negócio de sua vida! Ou pelo menos da vida do seu Jeep... :lol: É cara, e é preciso desembolsar tudo de uma só vez, mas espere um tempo se fôr necessário... :wink:
[]'s

KINHO
25/01/2004, 18:07
Caro Leopoldo e Giovani,

Eu mexo com agricultura, e na fazenda vc tem que ter alguns equipamento. Por isso tenho solda eletrica, oxigenio, jato de areia e por cima tenho um mecanico de tratores, que me ajudaria e não cobraria nada!!!
SOU MUITO SORTUDO!!! (Mas ainda não tenho jipe)

No caso eu acho que solda eletrica até furaria a lata, mas a de oxigenio tenho duvidas?? Que eu saiba, a de oxigenio furaria se a lata ou chapa for muito fina e fraca (ferrugem). Eu penso colocar uma chapa no assoalho igual a foto acima e soldar com oxigenio se der! Olhei o valor de uma chapa 1.00x1.20m numero 14 valor de R$108.00, eu acho que esta chapa tem uns 2.5mm de espessura, não sei ao certo pois não estava com paquimetro! Será que fica bom? 2.5mm daria ou tem que ser mais grosso?

KINHO
25/01/2004, 18:20
Não tenho jipe ainda, porque eu não sei se eu compro um de lata boa ou um de lata ruim. Pois quero adaptar um tipo de suspensão igual a que o Bill quer fazer no seu Spider, tambem quero colocar direção full hidro acho que chama isso entre outras....
Já que pretendo fazer um monte de gambiarra penso então que é melhor eu comprar um Jipe já talhado! Se eu podesse comprar só o chassis melhor ainda!! Mas não acho!!
Sem fugir do assunto. Por isso pensei que reformar uma carroceria seria melhor e mais barato do que comprar um de fibra!!
Amanha eu vou tirar umas fotos do jipe que pretendo comprar, depois eu coloco elas aqui!!

leopoldo
25/01/2004, 18:28
Cabeça dura!

A solda oxi-acetilênica mesmo com bico 2 vai empenar tudo.
Voce vai entortar a chaparia inteira.

Vai parecer aquele comercial da Renault amassado por um elefante!

Tem que ser solda a ponto, e isso é uma maquineta especial.
Mas se a mão de obra é de grátis, compra a maquineta pelo menos.

É por volta de 700,00.

A chaparia de carroceria é algo entre a chapa 24(0,6mm) e a 18(1,2mm)

Se você puser tudo de chapa 12 (2,5 mm) vai ter que pedir ajuda a uns 10 bois para colocar em cima do chassis.

KINHO
25/01/2004, 20:50
Calma Leopoldo!!!

Não pensei na hipotese de empenhar a lataria!! Realmente o calor empena! Mas a essa maquina custa apenas 700.00? é a tal da MIG? já ouvi falar nela mas nunca vi!
Pelo que percebi vc conhece bem sobre solda, vc mexe com isso? é muito complicado mexer com essa MIG?

leopoldo
25/01/2004, 21:27
Tô carmo.
Era só forma de expressão.
Não tem nada a ver.

Solda arco com eletrodo revestido - solda élétrica.

Solda autógena ou brazagem - oxi-acetilênica.

Solda TIG - tungsten inert gas - como vou te explicar isso?

MIG - Idem....
é solda de produção onde um arame é introduzido numa pistola e continuamente alimenta o cordão de solda enquanto é envolvida por uma atmosfera neutra de argônio.

Ponto...duas ponteiras (eletrodos) de cobre pressionam a junção de 2 chapas sobrepostas enquanto uma corrente elétrica de alta frequência funde apenas a área de contato na ponta dos eletrodos.Tambem chamada de solda por resistência.

Vou ver se acho um endereço na internet e te passo.

Mas vá a uma dessas lojas especializadas emk ferramentas. Eles te mostram. É bem fácil de usar. Parece uma espécie de mistura de pinça com grampeador, só que grande, mas é portátil.

Já achei.

Vai no www.cade.com.br e digita pesquisar solda ponto. Boa sorte

Aí vai um modelo:

Tem até apostilas por lá.

Polvora
26/01/2004, 09:51
Opa!

Gostei desse assunto. Veja mais aqui :
http://www.dee.bauru.unesp.br/~marcelo/robotica/Robot8.htm#BM3d

Até mais

billj
26/01/2004, 10:21
Calma Leopoldo!!!

Não pensei na hipotese de empenhar a lataria!! Realmente o calor empena! Mas a essa maquina custa apenas 700.00? é a tal da MIG? já ouvi falar nela mas nunca vi!
Pelo que percebi vc conhece bem sobre solda, vc mexe com isso? é muito complicado mexer com essa MIG?

Cê quer montar uma suspensão igual a minha, instalar full hydro e não sabe o quê que é solda MIG?!?!? :roll: :roll:

Abraços prevendo um montão de merda,

du
26/01/2004, 15:07
Bill,

Aproveite os interessados, crie um kit e venda para o pessoal. :lol:

Teríamos um produto de exelente qualidade sem precisar fazer no "chutômetro" :shock:

Abraços Du.

billj
26/01/2004, 15:30
Até que pensei nisso, mas infelizmente a maioria só pense no quanto vai custar e não na qualidade do produto / serviço. Não vale a dor de cabeça de ficar discutindo gambiarras para dimunuir o preço e não vou pôr meu nome num serviço meia-boca..........

Dennis Figueiredo
26/01/2004, 15:47
Amigos Jipeiros, ainda não tenho um jipe, mas surgiu um para comprar, mas a lataria tá muito ruim (ferrugem e..


Amigo .....

Não suporto ferrugem no jeep, e como moro em região litrânea comprei uma carroceria de fibra, aproveitei apenas o capô e a grade da frente, a carroceiria é uma monstro de forte, muito grossa mesmo, ja tombei o jeep duas vezes com ela e nem rachou. Mas tem o incoveniente de não trabalhar como o chassis, principalmente se o jeep for com molas originais, isto é o chassis torce mas ela não, oque é necessário a colação dela em pontos fixos estratégicos e com coxis certos.

Um abraço.

KINHO
26/01/2004, 19:07
Dennis, por acaso a sua carroceria é da agromotor?

Luis Assis
26/01/2004, 22:07
PessoALL,
Estou reformnado o jipe que esta no meu album, a carroceria, foi inteira re-feita, usando do antigo somente a parede de fogo e o capo, que mesmo assim, estavam em boa condição, depois do jato de areia...
Ele foi inteiro construido em chapa 14, As soldas foram feitas com Mig, e Acetileno, os cortes foram feitos no Plasma... Eu achei que o resultado ficou muito bom, parece um jipe saindo da fábrica... Depois foi coberta com camada anti-ferrugem de fosfato, fundo e 3 mãos de tinta PU. O preço, das chapas + mão de obra + Tinta + Pintura, ficou mais em conta do que estão pedindo numa de Fibra.
Recentemente eu vi uma de Fibra, aquilo parecia casquinha de ovo... Sei que tem milhões de vantagens, mas eu ainda prefiro uma de Chapa, remanufaturada, vamos dizer assim... :D
[]'s
Gustavo

KINHO
26/01/2004, 22:48
Gustavo (Lassis),

Vc mandou fazer algum tipo de dobra na lataria? Ou foi tudo soldado? A parte lateral vc não aproveitou? mandou fazer outra?
E as medidas, de onde vc tirou? Da lataria antiga?
Já vi seu album de fotos, parabens o seu jipe tá ficando show!!
Se possivel me de mais detalhes!!

leopoldo
26/01/2004, 22:49
Chapa 14 (1,9mm) é um pouco avantajada mas ainda serve.
Tinha me esquecido, é um Jeep.
Mas é verdade, só a maioria dos carros de hoje usa as mais finas.
Essa chapa, perto das chaparia moderna, é estrutural.
Não ficou muito pesada???

Agora, porque não fez já uma de inox????

Luis Assis
26/01/2004, 23:08
Gustavo (Lassis),

Vc mandou fazer algum tipo de dobra na lataria? Ou foi tudo soldado? A parte lateral vc não aproveitou? mandou fazer outra?
E as medidas, de onde vc tirou? Da lataria antiga?
Já vi seu album de fotos, parabens o seu jipe tá ficando show!!
Se possivel me de mais detalhes!!

As dobras foram feitas na metalurgica mesmo... Eles possuem equipamento de dobra de chapas, só que precisa das medidas exatas, com angulos e tudo mais... Quanto as medidas, já que ele ia ficar um pouco mais longo 22cm, resolvi imitar a lataria do CJ-7, fui até São Paulo, e passei uma manha medindo o CJ-7 do Azad da WinchTech. Depois apenas conferi com literatura na Internet... Acredito que se for fazer do cj-5, é mais facil ainda... O meu mecanico, ja fez umas 12 ou 13 carrocerias de cj-5 completas, até com portinha de lata... Ficaram muito show!!!
[]'s
Gustavo

Luis Assis
26/01/2004, 23:10
Chapa 14 (1,9mm) é um pouco avantajada mas ainda serve.
Tinha me esquecido, é um Jeep.
Mas é verdade, só a maioria dos carros de hoje usa as mais finas.
Essa chapa, perto das chaparia moderna, é estrutural.
Não ficou muito pesada???

Agora, porque não fez já uma de inox????

A diferença em peso, comparada a uma carroceria não é muito grande não, alem do mais, estou colocando um motor mais forte que o original, mas em termos de robustez, é incrivemnete mais forte!!!
Eu recomendo!!
[]'s
Gustavo

KINHO
26/01/2004, 23:18
Gustavo,

Será que este mecanico fazeria uma para mim? Tem como vc arrumar o telefone dele? Sabe quanto ele cobra? Ele é de RP ou Franca?

Dennis Figueiredo
27/01/2004, 00:40
Dennis, por acaso a sua carroceria é da agromotor?


Não é da agromotor não cara, é do ceará de uma tal de fiber car se não me engano, comprei na ultima Fenajeep, eu conheço a da agromotor, tenho amigos que tem, achei essa mais forte, ela é mais grossa, as travessas e suportes embaixo dela são todos de aço inox, alem de ser mais barata, paquei R$ 2.400,00 por isso optei por essa.

ABRAÇOS!!!

ortiz
07/09/2005, 11:20
Ola Denis
sera que vc teria algum contato com este fabricante?????????email, fone endereço.....qq coisa.....gostei do precinho......e da qualidade claro

roger_2
07/09/2005, 23:08
por acaso tava vendo no site do donatti4x4 aquele jipão amarelo deles... parece que usa esta mesma carroceria do dennis... fiber 4x4...

talvez eles possam passar o contato... veja mais nessa página... http://www.jet.com.br/donatti4x4/faq.asp

Dennis Figueiredo
08/09/2005, 08:24
Ola Denis
sera que vc teria algum contato com este fabricante?????????email, fone endereço.....qq coisa.....gostei do precinho......e da qualidade claro


NOssa..... a minha ultima menssagem nesse tópico foi em janeiro de 2004...... :lol: ...... com certeza o preço hoje é bem mais alto.