PDA

Ver Versão Completa : RANGER XLT 4X4 2006/07 Não funciona de jeito nenhum.

CarlosHenrique94
07/07/2017, 10:31
Amigos, bom dia!
Eu já não sei mais o que faço na minha Ranger, pois, já troquei inúmeras peças, inclusive de oficina e nada foi resolvido.
Estou há mais de 3 meses sem meu carro e gostaria de opiniões para que eu chegasse na solução.
1º - O carro não pegava de jeito nenhum, o mecânico foi em casa e trocou o filtro de combustível, sangrou e finalmente pegou.
Após pegar, levamos o carro para oficina para trocar os filtros e fazer limpeza do tanque, ao retirar a bomba de combustível, foi notado que era uma bomba de S-10 que o antigo dono adaptou a ela, com isso trocamos por uma original da Ranger.
2º - Com o tempo, o carro foi esquentando, como já tinha esquentado antes e por isso tinha mudado de oficina porque não deram solução, com isso levei para esta última oficina e foi diagnosticado que era o cabeçote, com isso mandei o cabeçote para retifica e foi colocado de volta com a junta nova também, só que ao tirar o cabeçote, mexeram nos bicos, todos estavam bons, mas quando foram tirar o cabeçote mexeram e quando recolocaram, eles não funcionaram com a pressão certa, comprei 2 bicos novos, originais mwm e 2 semi-novos de um conhecido que estava com poucos meses de uso, ficou estralando um desses semi-novos, mas o carro rodou.
No outro dia, fui para o trabalho, fui para outros compromissos, quando cheguei a noite em casa, desliguei e tudo estava normal, quando fui ligar de manha, o carro não pegou! O mecânico isolou um dos bicos que não estava jogando o combustível para rodar com 3, usou o spray (Micro-óleo) para o carro funcionar e chegar até a oficina.
3º - Com o carro na oficina, começou a contar os três meses que fiquei sem o carro, foram testando e viram que os bicos não abriam, não saia combustível, com isso fomos eliminando problemas, o chicote estava com uns 20cm de fio que super-aqueceu, foi substituído e ficou normal, testado todas as saídas e ficou normal, depois disso disseram que era o módulo, o módulo foi testado em outro carro e estava normal, a bomba de alta foi testada e está boa, e agora está aparecendo um erro no scanner: erro no sensor de posição do comando de válvula, com isso fomos testar aterramento, módulo, chicote, roda fônica, comando de válvula e sensor de fase, onde tudo isso deu normal.

Então eu já não sei mais o que faço, não tem mecânico que saiba como resolver onde moro, já esgotaram todas as chances e opções, gostaria que vocês me ajudassem, por favor!
Obrigado, abraços.

csadelson
07/07/2017, 10:55
Já observou o conector da bomba de combustível?? Já vi caso de ter trincado uma daquelas "perninhas" e fazia com que hora pegasse e hora não.

CarlosHenrique94
07/07/2017, 11:28
Não amigo, não vi e nem sei se o mecânico viu. Vou perguntar mais tarde a ele. O problema é que ela não liga mais de jeito nenhum.

Aragano
07/07/2017, 13:45
Amigo passei por algo parecido.

No meu caso era corrente de comando desgastada que faz o motor perder o sincronismo. Sem sincronismo o módulo desliga o sistema de injeção. Às vezes ela pegava fria pq havia parado no pnto certo, mas depois de trabalhar um pco não pegava mais.

Com quantos km está sua Ranger?

CarlosHenrique94
07/07/2017, 16:13
Tive um problema parecido também, o mecânico ía lá, eu parava o carro e o pistão ficava em cima, com isso fazia o calço hidráulico, com isso tinha que girar para que pudesse dar a partida e pegar, mas foi bem mais no começo e suspeitava-se de que era o motor de partida, quando abriram, estava praticamente bom, só um pouco das escovas desgastadas. Em seguida foi detectado o problema no cabeçote, com isso foi que eu comprei um cabeçote semi-novo. ela está com 200 mil km.

Walter da Camper
07/07/2017, 18:47
Por tudo o que foi relatado, parece ser corrente de comando fora de sincronismo.
Pode ter saído do ponto, porque as engrenagens não tem chavetas e são mantidas na posição apenas pelo aperto dos respectivos parafusos.

CarlosHenrique94
08/07/2017, 13:00
Por tudo o que foi relatado, parece ser corrente de comando fora de sincronismo.
Pode ter saído do ponto, porque as engrenagens não tem chavetas e são mantidas na posição apenas pelo aperto dos respectivos parafusos.

Como resolve isso?

Coophamat
08/07/2017, 13:26
Carlos, se o mecânico não sabe conferir o sincronismo e por ele no ponto pode desistir dele é procurar outro. Isso deveria ser a primeira coisa a se verificar.

CarlosHenrique94
08/07/2017, 19:53
Carlos, se o mecânico não sabe conferir o sincronismo e por ele no ponto pode desistir dele é procurar outro. Isso deveria ser a primeira coisa a se verificar.

Quando ele montou o motor, ele colocou no tempo certo. Mas, não sei se mexeu e mudou ou se regulou direito, toda opção é uma chance. Vou conferir segunda

CarlosHenrique94
10/07/2017, 07:56

Amigos, fui na oficina e já fizeram isso. E mesmo assim, não funcionou.

Walter da Camper
10/07/2017, 12:23
Depois de tudo que disseste, qualquer coisa que for sugerido à distância será chute.
Existem método científico para diagnosticar o sistema de injeção desse motor, onde parece estar a causa mais provável.
Se ao girar o arranque tiver pressão na flauta e os bicos pulsarem no tempo certo, o motor tem que pegar.
A pressão do rail (flauta) e a presença de pulsos nos bicos devem ser verificados com um scanner.
Abaixo estão as medidas que fiz com o scanner durante a partida de um motor NGD em condições normais:

Rotação Motor

200 ~ 228 rpm

Tempo Injeção

0,7 ~ 0,91 ms

Presão Comb Rail

média=292, máx=422 Bar

Avanço Injeção

-3 °

Tensão Bateria

10,2V

Quando liga a chave a luz da injeção acende. Ao bater arranque ela se apaga logo nas primeiras voltas do motor. Esse apagar significa que a central recebeu sinais de todos os sensores e começou a injetar.

CarlosHenrique94
28/07/2017, 18:36
Amigos, comprei os outros 2 bicos e a ranger, finalmente, funcionou! Fiquei muito feliz, menos um problema! Vim para casa nela, lavei e quando fui sair agora a noite ela custou a pegar, pegou e depois desliguei e tentei novamente e não ligou mais de jeito nenhum! Estou para jogar a toalha...

Coophamat
29/07/2017, 00:06
Como vcs testaram a roda fônica?

CarlosHenrique94
03/08/2017, 09:44
Retirando ela! Como disse, eu já tinha tirado ela da oficina e só assim funcionou. O mecânico me entregava ela funcionando, eu ia pra casa e quando já sair não pegava. Ele diagnosticou que estava um pouco fora de tempo, e também o piezo do primeiro bico, foi trocado e colocado no tempo! Está uma Maravilha! Após 4 meses, consegui tirar meu carro da oficina. Obrigado amigos a todos que ajudaram.

Aragano
03/08/2017, 12:36
Poxa que legal!

Mas no fim o que era mesmo?