Ver Versão Completa : Direção endurecendo
jimyjimy
02/07/2017, 18:31
Pessoal, tenho um Troller 2010, com suspensão original e pneus 32.
Do nada, minha direção começou a endurecer quando esterço para a esquerda. O problema é que esse defeito só acontece às vezes, é bem difícil conseguir simula-lo.
Levei numa autorizada ZF, que fez o reparo na caixa de direção. Depois dela, a direção ficou bem mais leve, mas a direção ainda continua endurecendo para a esquerda principalmente andando devagar em rua de paralelepípedos. Não é sempre que acontece, o problema é intermitente. Pensei que fosse o nível de óleo que estava acima do maximo, mas tirei um pouco de óleo e não resolveu.
Alguem tem tem ideia do que pode ser? Será a bomba de direção? Obrigado. Abraços.
Pessoal, tenho um Troller 2010, com suspensão original e pneus 32.
Do nada, minha direção começou a endurecer quando esterço para a esquerda. O problema é que esse defeito só acontece às vezes, é bem difícil conseguir simula-lo.
Levei numa autorizada ZF, que fez o reparo na caixa de direção. Depois dela, a direção ficou bem mais leve, mas a direção ainda continua endurecendo para a esquerda principalmente andando devagar em rua de paralelepípedos. Não é sempre que acontece, o problema é intermitente. Pensei que fosse o nível de óleo que estava acima do maximo, mas tirei um pouco de óleo e não resolveu.
Alguem tem tem ideia do que pode ser? Será a bomba de direção? Obrigado. Abraços.
Parece ser ar no sistema. Ao meu ver, é a causa mais provável para o problema ser intermitente. Existe um bico para sangria do ar na caixa de direção.
A única maneira de ter certeza que alguém realmente fez um serviço bem feito, é assistindo. Sangrar esse bico deveria levar 10 minutos. É só ligar o carro, apertar e desapertar o bico da sangria e depois completar o óleo até o nível no reservatório (ficar acima não gera problemas, pois o excesso, se for submetido a alta pressão, vaza pela própria tampa do reservatório). Provavelmente sua caixa de direção não tinha problemas antes, talvez só precisasse de uma troca de óleo e talvez a ZF tenha feito isso e não tenha sangrado.
homerohermida
08/07/2017, 07:16
Nunca ouvi falar e nem acredito ser possível ter ar na direção hidráulica.
Nunca ouvi falar e nem acredito ser possível ter ar na direção hidráulica.
Como Substituir o Fluido da Direcao Hidraulica (http://pt.wikihow.com/Substituir-o-Fluido-da-Dire%C3%A7%C3%A3o-Hidr%C3%A1ulica)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/123374-como-sangrar-corretamente-o-sistema-de-direcao-hidraulica.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/65270-como-se-faz-sangrar-direcao-hidraulica.html
549696549697549698
homerohermida
09/07/2017, 20:52
Exatamente o que pensei. É impossível ter ar na direção hidráulica pois basta ligar e andar um pouco que o ar sai. Então repetindo: nunca ouvi nem acredito ser possível ter ar na direção hidráulica.
Exatamente o que pensei. É impossível ter ar na direção hidráulica pois basta ligar e andar um pouco que o ar sai. Então repetindo: nunca ouvi nem acredito ser possível ter ar na direção hidráulica.
Na verdade Homero, é possível que bolhas de ar ocasionem ruído (e talvez endurecimento da direção). A caixa de direção do troller vem com um bico de sangria justamente para eliminar ar após a troca de óleo da DH (mas, dependendo de como é feita a troca, é desnecessário sangrar). Como é algo fácil e barato, acredito que valha a tentativa.
homerohermida
11/07/2017, 06:14
Não acredito ser possível nenhuma bolha de ar circular num sistema de direção hidráulica sem ser expulsa quando a mesma passar pelo reservatório, que por sinal é mais alta que a caixa e a bomba. A tentativa de se retirar bolhas pelo dreno da caixa é perda de tempo, salvo melhor juízo.
Aeroprado
23/07/2017, 07:43
Pessoal. não conheço o sistema todo do troller. Mas não pode ser correia
Apesar de eu não saber qual ele usa.
jimyjimy
24/07/2017, 22:13
pessoal, infelizmente era caixa de direção mesmo. Troquei por outra e ficou bom... abraços.