Ver Versão Completa : L200 Triton - especificações Óleo do Motor.
Boa tarde amigos,
Estou com uma dúvida e gostaria de compartilhar com os amigos.
A recomendação do manual da Triton 13 Diesel é par ao Óleo 15w40 mineral, porém como sabemos a não muito tempo eles alteraram o fornecedor para lubrax e por isso mudaram para o 10w30 semi sintético.
Sabemos que estas misturas cão combinam, na minha experiência com motores a gasolina, vi muitas situações bem delicadas por esta mistura.
Então me pergunto como esta troca vai comprometer os motores Diesel, antes mineral e agora semi, se não vai criar aquela borra que entope tudo depois.
Alguém já refletiu sobre isso?
Recentemente eu fiz a troca no meu mecânico, mas acabei não encontrando o semi sintético para por nela e optei em usar o móbil super 05w30 3000xe, alguém já utilizou este óleo na bruta?
Notei uma maior economia de combustível, 1km a mais por litro, mas é um óleo realmente fino, talvez eu não o utilize mais por este motivo.
Agradeço as considerações.
Gde abço
pedrocuba
30/06/2017, 11:11
A Honda mudou o óleo dela da noite para o dia de 5w30 mineral para 0w20 sintético.
existiram relatos depois que carro mais rodados apresentaram barulhos que não faziam antes.
se o carro não for muito pouco rodado, não recomendo trocar de óleo, por mais que a fábrica o faça. Afinal, com teu carro fora da garantia, isso Não é mais problema dela
Bom dia galera!
To eu aqui novamente explorando o conhecimento de todos!
Preciso trocar o oleo da minha Triton 2013 diesel, qual o oleo que vcs usam ???
Vi no manual que eles indicam o Castrol 5W30, posso usar qquer um que seja sintetico nessa especificação ???
E o militec-1, vcs usam junto ? devo usar ou não ??? sendo que minha caminhonete ta com 280.000 km ?
Obrigado a todos
Bom dia galera!
To eu aqui novamente explorando o conhecimento de todos!
Preciso trocar o oleo da minha Triton 2013 diesel, qual o oleo que vcs usam ???
Vi no manual que eles indicam o Castrol 5W30, posso usar qquer um que seja sintetico nessa especificação ???
E o militec-1, vcs usam junto ? devo usar ou não ??? sendo que minha caminhonete ta com 280.000 km ?
Obrigado a todos
Bom dia amigão.
Via de regra o manual manda. Se diz pra usar 5w30 no manual, podes usar qualquer óleo até o primeiro número antes do W e a partir do segundo número após o W.
Explico:
Se o manual manda usar 5w30, podes usar 0w30, 0w40, 0w50, 5w30, 5w40 e 5w50, se o manual manda usar 15w40 (que acredito ser o recomendado pra tua viatura, poderias utilizar os óleos de 0 => 15 w 40 => 50.
Quanto menor o número antes do W, melhor pra pegar nas manhãs geladas com o motor a frio e quanto maior o número após o W, melhor é a capacidade lubrificante com o motor a quente em altas temperaturas.
Note que coloquei umas especificações de óleo que nem sei se existe, somente a título de exemplificação.
Segue um tópico de referência: https://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/176311-posso-usar-o-oleo-5w30-na-pajero-dakar-recomendacoes-ajuda.html
(https://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/176311-posso-usar-o-oleo-5w30-na-pajero-dakar-recomendacoes-ajuda.html)
Quanto ao militec-1, bixo esse assunto dá pano pra manga e brigas acaloradas. Uns adoram outros detestam.
Vou te dizer o que eu penso e tu vai atrás de maiores informações pra embasar tua decisão pois também tive dúvidas.
O militec-1 é um ótimo condicionador de metais, ou redutor de atrito, se preferir e se presta muito bem a este fim. Aí está sua glória e sua derrota a meu ver. Dentro do motor precisamos reduzir o atrito em bronzinas, pinos de bielas e mancais do virabrequim, balancins, molas de válvulas e em outros N lugares, porém, o motor necessita de um certo atrito nas camisas dos pistões, para que os anéis desempenhem suas funções. O militec-1 cria uma película nas camisas e reduz o atrito que ela sofre com os anéis passando por ela. Imagino que criando essa película nas camisas o produto acabe por reduzir ou eliminar a função do brunimento das camisas e isso é o mesmo problema a meu ver como o de camisas espelhadas onde deve-se brunir novamente as camisas/cilindros, quando aceita ou subsituir/retificar quando isso acontece.
Usaria sem crise alguma em locais onde o óleo não tem contato com o motor, caixa de câmbio, diferenciais, caixas de direção ou até mesmo em compressores de ar-condicionado que o pessoal aí tá usando muito e com bons resultados.
O militec-1 tem uma propaganda de ser aprovado e utilizado pelo exército americano e blá blá blá, mas pesquisando você vai encontrar um comunicado "em inglês" de 2009 do exército americano, proibindo o uso do militec-1.
Se fosse um produto tão milagroso assim, acredito que as montadoras já teriam adotado seu uso ou indicado para utilização em trocas de óleo nos manuais de seus modelos.
Na dúvida, não use!!
Abração.
dH ranger
29/07/2023, 06:31
bom dia Rafapaj, vc deu uma aula no seu post, me de uma ajuda, essa semana comprei uma triton 3.2 16/17 e o antigo dono usava 15w40, terei problema se mudar pro 5w30 ou é melhor continuar no 15w40, tendo em vista que o 10w30 recomendado no manual, não se acha com facilidade... agradeço
Bom dia amigão.
Via de regra o manual manda. Se diz pra usar 5w30 no manual, podes usar qualquer óleo até o primeiro número antes do W e a partir do segundo número após o W.
Explico:
Se o manual manda usar 5w30, podes usar 0w30, 0w40, 0w50, 5w30, 5w40 e 5w50, se o manual manda usar 15w40 (que acredito ser o recomendado pra tua viatura, poderias utilizar os óleos de 0 => 15 w 40 => 50.
Quanto menor o número antes do W, melhor pra pegar nas manhãs geladas com o motor a frio e quanto maior o número após o W, melhor é a capacidade lubrificante com o motor a quente em altas temperaturas.
Note que coloquei umas especificações de óleo que nem sei se existe, somente a título de exemplificação.
Segue um tópico de referência: Posso usar o Óleo 5w30 na Pajero Dakar ? Recomendações / Ajuda (https://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/176311-posso-usar-o-oleo-5w30-na-pajero-dakar-recomendacoes-ajuda.html)
Quanto ao militec-1, bixo esse assunto dá pano pra manga e brigas acaloradas. Uns adoram outros detestam.
Vou te dizer o que eu penso e tu vai atrás de maiores informações pra embasar tua decisão pois também tive dúvidas.
O militec-1 é um ótimo condicionador de metais, ou redutor de atrito, se preferir e se presta muito bem a este fim. Aí está sua glória e sua derrota a meu ver. Dentro do motor precisamos reduzir o atrito em bronzinas, pinos de bielas e mancais do virabrequim, balancins, molas de válvulas e em outros N lugares, porém, o motor necessita de um certo atrito nas camisas dos pistões, para que os anéis desempenhem suas funções. O militec-1 cria uma película nas camisas e reduz o atrito que ela sofre com os anéis passando por ela. Imagino que criando essa película nas camisas o produto acabe por reduzir ou eliminar a função do brunimento das camisas e isso é o mesmo problema a meu ver como o de camisas espelhadas onde deve-se brunir novamente as camisas/cilindros, quando aceita ou subsituir/retificar quando isso acontece.
Usaria sem crise alguma em locais onde o óleo não tem contato com o motor, caixa de câmbio, diferenciais, caixas de direção ou até mesmo em compressores de ar-condicionado que o pessoal aí tá usando muito e com bons resultados.
O militec-1 tem uma propaganda de ser aprovado e utilizado pelo exército americano e blá blá blá, mas pesquisando você vai encontrar um comunicado "em inglês" de 2009 do exército americano, proibindo o uso do militec-1.
Se fosse um produto tão milagroso assim, acredito que as montadoras já teriam adotado seu uso ou indicado para utilização em trocas de óleo nos manuais de seus modelos.
Na dúvida, não use!!
Abração.
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