Ver Versão Completa : Pajero Dakar V6 - Regular consumo apenas para gasolina?
rodrigogalli
28/06/2017, 15:57
Pessoal, boa tarde!!
Alguém já ouviu falar ou fez alguma alteração no sistema de combustível para consumir apenas 1 tipo de combustível? Funciona?
Um amigo meu fez no carro flex dele para rodar apenas com álcool e falou que melhorou bastante o consumo.
vlwwwwwwww
Isso provavelmente tera de ser em alguma oficina de preparacao. Pode ate ser mas ira mexer com a Central eletronica, perdendo garantia etc.... Se tivesse de colocar com um unico combustivel colocaria com Gasolina pois esta cada vez menos economico usar alcool ( a nao ser em SP ) e cada vez mais raro...... Normalmente para usar somente alcool so em carros de corrida.
Walter da Camper
29/06/2017, 12:33
O consumo mais elevado dos motores flex não se deve à programação da central, pois ao detectar o combustível através da sonda lambda e do sensor de detonação, ela escolhe a programação (mapa de injeção) de melhor rendimento (consumo x emissões) de acordo com o que tem no tanque (gasolina, alcool ou mistura).
O motor flex consome mais do que o monocombustível devido à taxa de compressão. Se para determinado motor com gasolina a taxa ideal for 9:1 e com álcool 13:1, o projetista do motor flex terá que adotar uma taxa intermediária, por exemplo 11:1, que não é boa nem para álcool e nem para gasolina, mas funciona meia-boca nos dois combustíveis.
Para que um carro flex tenha o mesmo consumo da versão monocombustível, é preciso alterar a taxa de compressão, trocando pistões (mais altos=alcool; mais baixos=gasolina) ou alterando espessura da junta do cabeçote (mais grossa = gasolina), ou rebaixando o cabeçote se for ficar só no álcool.
Apesar de tudo isso, existem gambiarras que podem ser feitas na central para economizar, mais isso implica em risco para a vida útil do motor, pois a única coisa que pode ser feita é o empobrecimento da mistura, fazendo com que o motor trabalhe em temperaturas bem mais elevadas.
Um exemplo disso é a cagada que a Honda fez na moto XRE300. Programou a injeção para trabalhar com mistura pobre e ficar econômica, mas criou um problema crônico de trinca no cabeçote devido à alta temperatura da câmara de combustão.
No caso da Dakar V6, é preciso verificar qual foi a modificação que a Souza Ramos fez no motor 6G74 para transformá-lo em flex.
Se tiver mudado para pistões mais altos, basta trocá-los pelos pistões da Pajero Sport fabricada até 2008 (mod. 2009)
Se tiver rebaixado o cabeçote... aí ferrou. Comprar 2 cabeçotes novos da 2008 vai sair mais caro do que a economia.
rodrigogalli
29/06/2017, 16:39
O consumo mais elevado dos motores flex não se deve à programação da central, pois ao detectar o combustível através da sonda lambda e do sensor de detonação, ela escolhe a programação (mapa de injeção) de melhor rendimento (consumo x emissões) de acordo com o que tem no tanque (gasolina, alcool ou mistura).
O motor flex consome mais do que o monocombustível devido à taxa de compressão. Se para determinado motor com gasolina a taxa ideal for 9:1 e com álcool 13:1, o projetista do motor flex terá que adotar uma taxa intermediária, por exemplo 11:1, que não é boa nem para álcool e nem para gasolina, mas funciona meia-boca nos dois combustíveis.
Para que um carro flex tenha o mesmo consumo da versão monocombustível, é preciso alterar a taxa de compressão, trocando pistões (mais altos=alcool; mais baixos=gasolina) ou alterando espessura da junta do cabeçote (mais grossa = gasolina), ou rebaixando o cabeçote se for ficar só no álcool.
Apesar de tudo isso, existem gambiarras que podem ser feitas na central para economizar, mais isso implica em risco para a vida útil do motor, pois a única coisa que pode ser feita é o empobrecimento da mistura, fazendo com que o motor trabalhe em temperaturas bem mais elevadas.
Um exemplo disso é a cagada que a Honda fez na moto XRE300. Programou a injeção para trabalhar com mistura pobre e ficar econômica, mas criou um problema crônico de trinca no cabeçote devido à alta temperatura da câmara de combustão.
No caso da Dakar V6, é preciso verificar qual foi a modificação que a Souza Ramos fez no motor 6G74 para transformá-lo em flex.
Se tiver mudado para pistões mais altos, basta trocá-los pelos pistões da Pajero Sport fabricada até 2008 (mod. 2009)
Se tiver rebaixado o cabeçote... aí ferrou. Comprar 2 cabeçotes novos da 2008 vai sair mais caro do que a economia.
Cara, obrigado por tirar minha dúvida! Achava que era algo sobre programação e tal. Me falaram sobre a taxa, mas n pensei no pistão!!
Ou seja, vamos abandonar a ideia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Cara, obrigado por tirar minha dúvida! Achava que era algo sobre programação e tal. Me falaram sobre a taxa, mas n pensei no pistão!!
Ou seja, vamos abandonar a ideia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sábia decisão!
Você tem uma viatura fabulosa.
Independentemente de ser flex ou somente gasolina, saiba que na cidade ela fará os tradicionais 5,0 Km/l e, 7,5 a 8 Km/l na estrada.
Não tem mágica.
É o padrão dos seis cilindros.
Vários modelos têm esse histórico por aqui.
Não fique esquentando a cabeça.:concordo:
rodrigogalli
30/06/2017, 10:09
Sábia decisão!
Você tem uma viatura fabulosa.
Independentemente de ser flex ou somente gasolina, saiba que na cidade ela fará os tradicionais 5,0 Km/l e, 7,5 a 8 Km/l na estrada.
Não tem mágica.
É o padrão dos seis cilindros.
Vários modelos têm esse histórico por aqui.
Não fique esquentando a cabeça.:concordo:
A minha fez 3,5 km/l agora na primeira semana. Tudo bem que eu to pisando, pq primeira semana de V6zona n dá pra ficar sem escutar o som lindo da aceleração dela...
Vendo pelo lado que minha Frontier fazia 7,5...8 no diesel, a diferença com os valores aqui de Ribeirão de km rodado é de 0,26 reais por km....
Portanto, eu rodo uns 1.000 km por mês em média, gasto 260 pau a mais e vamos ser felizes kkkkkkkkkkk
A minha fez 3,5 km/l agora na primeira semana. Tudo bem que eu to pisando, pq primeira semana de V6zona n dá pra ficar sem escutar o som lindo da aceleração dela...
Vendo pelo lado que minha Frontier fazia 7,5...8 no diesel, a diferença com os valores aqui de Ribeirão de km rodado é de 0,26 reais por km....
Portanto, eu rodo uns 1.000 km por mês em média, gasto 260 pau a mais e vamos ser felizes kkkkkkkkkkk
Já tive Cherokee Sport, 4.0, seis cilindros em linha.
Realmente, o ronco dessas viaturas nos deixam empolgados.
Aproveite!:concordo:
Abarrocas
10/12/2018, 17:24
O consumo mais elevado dos motores flex não se deve à programação da central, pois ao detectar o combustível através da sonda lambda e do sensor de detonação, ela escolhe a programação (mapa de injeção) de melhor rendimento (consumo x emissões) de acordo com o que tem no tanque (gasolina, alcool ou mistura).
O motor flex consome mais do que o monocombustível devido à taxa de compressão. Se para determinado motor com gasolina a taxa ideal for 9:1 e com álcool 13:1, o projetista do motor flex terá que adotar uma taxa intermediária, por exemplo 11:1, que não é boa nem para álcool e nem para gasolina, mas funciona meia-boca nos dois combustíveis.
Para que um carro flex tenha o mesmo consumo da versão monocombustível, é preciso alterar a taxa de compressão, trocando pistões (mais altos=alcool; mais baixos=gasolina) ou alterando espessura da junta do cabeçote (mais grossa = gasolina), ou rebaixando o cabeçote se for ficar só no álcool.
Apesar de tudo isso, existem gambiarras que podem ser feitas na central para economizar, mais isso implica em risco para a vida útil do motor, pois a única coisa que pode ser feita é o empobrecimento da mistura, fazendo com que o motor trabalhe em temperaturas bem mais elevadas.
Um exemplo disso é a cagada que a Honda fez na moto XRE300. Programou a injeção para trabalhar com mistura pobre e ficar econômica, mas criou um problema crônico de trinca no cabeçote devido à alta temperatura da câmara de combustão.
No caso da Dakar V6, é preciso verificar qual foi a modificação que a Souza Ramos fez no motor 6G74 para transformá-lo em flex.
Se tiver mudado para pistões mais altos, basta trocá-los pelos pistões da Pajero Sport fabricada até 2008 (mod. 2009)
Se tiver rebaixado o cabeçote... aí ferrou. Comprar 2 cabeçotes novos da 2008 vai sair mais caro do que a economia.
Parabéns pela explicação.
Será que o ideal para esses carros flex seria utilizar uma mistura de alcool e gasolina?
Walter da Camper
12/12/2018, 10:37
Na prática isso já acontece, porque a gasolina já vem com uma mistura de 27% de alcool.
Cada modelo de motor se comporta de uma forma diferente, conforme a decisão do projetista sobre a taxa de compressão.
É por isso que alguns modelos parecem ser melhores no álcool e outros na gasolina.
Os motores Mit parecem terem sido projetados para andar no álcool, porque quando abastece com gasolina o consumo muda muito pouco. Ao menos, as duas Pajero flex que tive (TR4 e Sport) se comportaram dessa forma.
Para saber se existe uma mistura ideal, teria que fazer diversos testes práticos de consumo e comportamento do motor (desempenho, temperatura, ruído...) e isso é viável somente para quem usa diariamente o carro em longos percursos, o que não é o meu caso. Vou para o trabalho de moto e a V6 só anda nos finais de semana.
Parabéns pela explicação.
Será que o ideal para esses carros flex seria utilizar uma mistura de alcool e gasolina?
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