Ver Versão Completa : HILUX - MOTOR 1KD-FTV 3.0 163cv - RUIDO APÓS 1400rpm
Prezados,
Estou com uma viatura (ano 2006) apresentando um ruido que ninguém consegue definir a causa, ou mesmo solucionar.
Vários mecânicos e na CSS informam que alguns motores fazem, outros não (não posso acreditar que é normal).
Já li relatos debates/fórum de diversos países e inúmeras ações que resolveriam o problema, porém nenhum define qual a causa e solução para esta falha (ruído).
Em vários tópicos aqui no 4x4, dentre outros assuntos, alguém coloca o problema, mas não lí respostas para a pergunta (até porque o tópico não é referente ao assunto em questão).
Abaixo o link de um vídeo que onde o proprietário gravou o ruído (tem início após 1400rpm) e já fez todas as ações propostas sem resultado (e sem um retorno sobre a causa/solução).
TOYOTA 1KD-FTV ENGINE KNOCK/RATTLE 3.0 D4D FORTUNER 2007 NOISE UNDER ACCELERATION - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=X7vJwSJ8T7g)
Sendo este fórum um dos maiores do país, antes de iniciar a batalha para tentar ações na busca da solução junto aos mecânicos (iniciar a troca de injetores, limpeza de tanque, bomba, válvula EGR, pistão, etc.), gostaria de buscar a experiência de todos.
Certo da colaboração, desde já agradeço.
Olá. Sou mecânico e trabalhei na ccs Toyota. Tenho uma SW4 2010 e a minha também faz esse ruído. Fui várias vezes na vcs e perguntei ao mecânicos. Nenhum deles soube me dizer porque faz esse ruído em algumas e outras não. Fiz vários testes e concluí em conjunto com um mecânico de uma ccs que o problema pode estar tanto nos bicos com desgaste como na válvula de controle de sucção da bomba. Vou trocar está válvula da minha e depois coloco aqui o resultado.
Renatopami
24/06/2017, 01:42
Comprei um carro desse 2006(pouco rodado) não faz 2 meses....quando fui pegar o carro para ir pra casa,levei um susto na primeira acelerada....exatamente esse mesmo barulho,mas acontece somente com o carro frio...depois de uns 3 minutos some.
Já até me acostumei com isso,todo dia de manhã saio pianinho com o carro,sem acelerar muito...rs
Uma curiosidade,achei o ronco desse motor feio até,em comparação com outra hilux que tive há uns anos atrás,era uma SRV 2004 turbo,com o motor 1KTZe....esse motor trabalhava mais liso,hoje no mercado tinha uma Prado ao meu lado,ao ligar o motor,o barulho era bem mais amistoso.
Alguém mais tem a mesma percepção?
Tadi, troquei ontem todos os bicos por novos originais.
A minha surpresa.... não mudou nada o ruido. Segue presente e é exatamente igual ao vídeo.
Aguardo seus testes e conclusões.
Renato, também observo que o 1kd-ftv é mais "barulhento que o 1ktze.
Sobre o ruido que você observa na partida/frio, há outros tópicos aqui mesmo na 4x4 Brasil que discutem este ruído, suas causas e solução. Não é o mesmo que sinalizei neste tópico.
Este ruido do vídeo que ocorre em alguns motores 1kd-ftv (frio ou quente), até então não achei tópico ou comentário definitivo da causa/solução.
Obrigado pelo retorno.
Renatopami
24/06/2017, 11:30
Tadi, troquei ontem todos os bicos por novos originais.
A minha surpresa.... não mudou nada o ruido. Segue presente e é exatamente igual ao vídeo.
Aguardo seus testes e conclusões.
Renato, também observo que o 1kd-ftv é mais "barulhento que o 1ktze.
Sobre o ruido que você observa na partida/frio, há outros tópicos aqui mesmo na 4x4 Brasil que discutem este ruído, suas causas e solução. Não é o mesmo que sinalizei neste tópico.
Este ruido do vídeo que ocorre em alguns motores 1kd-ftv (frio ou quente), até então não achei tópico ou comentário definitivo da causa/solução.
Obrigado pelo retorno.
Rsilver....uma pena ter tido esse gasto com os bicos e não ter resolvido.
Sobre o barulho no meu carro,sim...já até vi em outros tópicos sobre isso,quando só ocorre com o carro frio,mas o barulho é rigorosamente igual ao do vídeo.
Até antecipei a troca do óleo do motor,coloquei sintético 05W30,mas continua igual.
Leonardo Dic
24/06/2017, 19:56
Tive um barulho semelhante só q mais forte q esse. Um dia tirei a capa da correia dentada e andei com o carro assim e o barulho sumiu, Notei q em torno de 1500 rpm a correia dava uma leve encostada na capa vibrando. Troquei o tensor hidraulico e acabou o barulho.
Renato,
Quando observei o ruido iniciei a busca sobre a causa e solução e chegue em vários tópicos e vídeos que ilustravam e detalhavam o mesmo ruido (exatamente o mesmo), mas presente somente quando o motor encontrava-se frio (em alguns minutos o ruido desaparecia).
Como o ruido é o mesmo, creio que os componentes que geram o ruido podem ser os mesmos, mas dificilmente é a mesma causa e solução.
Se conseguir a causa e solução para o seu problema (na partida/frio), compartilhe com o grupo. Pode não ser a mesma causa/solução, mas podemos ter o gerador deste ruido.
Leonardo,
O ruido da capa da correia dentada ao acelerar o veículo, cheguei a escutar em outro veículo. Creio ser diferente, pois é um ruido de raspagem e não uma batida (castanholado/ tec tec) como aquele que estou observando em meu veículo (exatamente igual ao vídeo).
Mas, como já troquei os bicos injetores e toda contribuição é válida, vou remover e andar sem a capa. Vai que resolva né?
Obrigado pela contribuição.
Leonardo Dic
25/06/2017, 11:35
Quando apareceu o barulho eu fui numa ccs e o chefe da oficina falou q tinha q abrir a tampa de valvula e verificar as valvulas e comando pq o barulho estava vindo de lá. E não tinha nada lá. Tem barulho q é foda, engana mesmo.
Leonardo,
Assusta é as concessionárias, mesmo com um considerável volume de reclamações do mesmo problema, não dar um diagnóstico preciso (causa e solução).
Li em outro fórum, que a concessionária afirmou ser injetores. O usuário efetuou a troca (assim como fiz para desencargo de consciência) e nada feito (o ruido persiste).
No meu caso, a concessionária admite existir e perceber o ruido. Comparando com outra viatura ao lado, é impressionante a diferença no ruido (inexistente em outras). Ocorre que o diagnóstico é de se tratar de um ruido normal para o motor diesel (também neste 1kd-ftv). Me mostraram um SW4 com o mesmo ruido na oficina, afirmando ser "normal" (o mesmo do vídeo).
No seu caso, afirmaram ser na tampa de válvulas (e também nada feito).
Impressiona a variedade de diagnósticos (inclusive de ser "normal") se tratando dos especialistas da marca/fabricante.
Não é um caso ou outro, vejo várias rodando com o mesmo ruído, ao mesmo tempo que vejo a maioria rodando sem ruido algum.
Se tratando do mesmo motor/veículo, alguns compraram um carro diesel (barulho costumeiro) e outros andam com uma VW Brasilia (a minha viatura passa por Brasília tranquilamente).
Espero que outros usuários neste fórum tragam uma luz para este "mistério".
Prezados,
Compartilhando mais uma etapa na busca da solução, fui até uma oficina autorizada BOSCH - especializada em Diesel e com revenda e suporte também DENSO.
Foi analisado e diagnosticado que, a substituição dos injetores ocorreu sem completar o processo, indicando como solução a codificação destes novos injetores.
Serviço realizado e o resultado foi NENHUM.
Persiste o mesmo ruido do vídeo postado no início deste tópico.
Sigo buscando a solução e conto com a colaboração de todos do Fórum 4x4 Brasil.
Flavio Torres
02/07/2017, 16:01
Olá, acompanhando.
Amigos do Fórum, boa Noite.
Estou começando a desanimar.
Desconfio que a "Indestrutível" Toyota Hilux tem sim seus problemas (descritos por vários usuários como este do vídeo) que são misteriosos e que nem concessionárias (equipe treinada) consegue diagnosticar/resolver.
Levei a viatura em outra concessionaria (agora em outra capital) e espantado, escutei do "especialista" que o ruido é normal (com uma visível má vontade em entender e solucionar o "problema") .
Não discuti, não reclamei, não falei nada nem gastarei mais tempo em concessionárias para ver este "problema".
Queria que alguém neste fórum escute o ruido do vídeo (percebo que na minha viatura está cada vez mais alto) e diga que realmente é normal, pois me sito um louco quando levo para um "especialista" e escuto que é isso mesmo... algumas tem este ruido.
Dirijo e escuto outras com o mesmo motor/ano e nada ... sem nenhum ruido como este (nem com motor frio ... nem quente).
Confesso que já estou cogitando vender e partir para uma Nissan.
EduardoSW
07/07/2017, 08:04
Amigos do Fórum, boa Noite.
Estou começando a desanimar.
Desconfio que a "Indestrutível" Toyota Hilux tem sim seus problemas (descritos por vários usuários como este do vídeo) que são misteriosos e que nem concessionárias (equipe treinada) consegue diagnosticar/resolver.
Levei a viatura em outra concessionaria (agora em outra capital) e espantado, escutei do "especialista" que o ruido é normal (com uma visível má vontade em entender e solucionar o "problema") .
Não discuti, não reclamei, não falei nada nem gastarei mais tempo em concessionárias para ver este "problema".
Queria que alguém neste fórum escute o ruido do vídeo (percebo que na minha viatura está cada vez mais alto) e diga que realmente é normal, pois me sito um louco quando levo para um "especialista" e escuto que é isso mesmo... algumas tem este ruido.
Dirijo e escuto outras com o mesmo motor/ano e nada ... sem nenhum ruido como este (nem com motor frio ... nem quente).
Confesso que já estou cogitando vender e partir para uma Nissan.
Caro RSilver,
Apenas com o intuito de contribuir, pois também tenho uma SW4 2006, e o ruído motor (203.000km) é normal...
Não sei se conhece ou se já levou algum carro seu até a TOYOJIKE no SOF SUL.....
Na linha do tempo já tive: 1995-Gasolina, 1997/1998 TD, 2002 TD e agora esta 2006, e sempre levei minhas viaturas nesta oficina (aproximadamente 12 anos) e sempre fui muito bem atendido..... Caso seja do seu interesse, converse lá com o Sassá (Proprietário e ex-Panda Veículos, atual Kyoto Motors em Brasília) e peça pra ele avaliar....
Olha, sem desrespeitar nenhuma outra opinião, preferência ou gosto, não existe melhor que TOYOTA,
Espero que tenha sucesso na sua empreitada e consiga resolver este problema rapidinho e sem gastar muito.
Abraço,
Prezado Eduardo, bom dia.
Excelente indicação. Vou levar lá sim.
Fiquei com uma dúvida no seu relato.
Entendi que você tem uma SW4 2006 com 206.000Km rodados e ela apresenta o mesmo ruido do vídeo. Correto? E entendo que já mostrou para os mecânicos e informaram que é um ruido normal. Correto?
Sendo assim, terei um relato que contribui ao diagnóstico com base coerente de que é um ruido gerado por um desgaste do motor, mas que não interfere em nenhum componente específico. Não é necessário corrigir o "problema" uma vez que é um ruído natural deste motor (mesmo se há algum tempo ele não fazia tal ruído).
Obrigado pela colaboração e retorno. Vou aguardar também a experiência do Tadi.
EduardoSW
10/07/2017, 07:53
Prezado Eduardo, bom dia.
Excelente indicação. Vou levar lá sim.
Fiquei com uma dúvida no seu relato.
Entendi que você tem uma SW4 2006 com 206.000Km rodados e ela apresenta o mesmo ruido do vídeo. Correto? E entendo que já mostrou para os mecânicos e informaram que é um ruido normal. Correto?
Sendo assim, terei um relato que contribui ao diagnóstico com base coerente de que é um ruido gerado por um desgaste do motor, mas que não interfere em nenhum componente específico. Não é necessário corrigir o "problema" uma vez que é um ruído natural deste motor (mesmo se há algum tempo ele não fazia tal ruído).
Obrigado pela colaboração e retorno. Vou aguardar também a experiência do Tadi.
Bom dia RSILVER,
A minha (2006/2006 - 203.00KM) não apresenta o mesmo ruído que a sua está apresentando. Foi isso que quis dizer quando falei que o motor da minha apresentava ruído normal, até mesmo em relação à outras que já vi.
Caso seja do seu interesse, e dependendo da nossa disponibilidade de tempo e coincidência de horários, podemos combinar de encontrar em algum lugar pra você dar uma avaliada no ruído do motor do meu carro. Eu trabalho na L4 Norte próximo à UNB.
O TADI é profundo conhecedor e sempre ajuda muito a todos aqui no Fórum. E espero que o Sassá (TOYOJIKE) também possa ajudar.
Abraço.
alphazzz
11/07/2017, 08:55
Acompanhando, esses fantasminhas são difíceis de resolver, eu mesmo tenho alguns no meu carro também, mas desisti kkk
Prezado Eduardo e demais integrantes do Forum 4x4 Brasil,
Conforme sugerido, levei a viatura para uma nova opinião na TOYOJIKE no SOF SUL - conversei com o Sr. Sassá.
Demonstrei o que vem ocorrendo (ruído) e o diagnóstico foi:
" este ruído é normal nestes motores 1kd-ftv.... algumas Hilux saíram 0Km já apresentado tal ruído e outras vieram a apresentar após rodar alguns/vários Km...... algumas apresentam mais forte e outras mais baixo.... algumas rodaram muito e nunca apresentaram tal ruido... não se trata de uma regulagem a ser feita, mas uma folga proposital na construção do motor que faz com que a vibração seja observada sonoramente em determinadas rotações (uns motores mais e outros menos)..... não tenho que me preocupar, tão pouco é necessário intervir".
Comentei sobre o que eu já tinha feito na tentativa de resolver, mas sem sucesso (troca dos injetores).
Ele recomendou que levasse para a opinião de um bombista (uma vez que fiz a troca, por descargo de consciência, sugeriu revisar a configuração dos bicos novos - mas essa etapa creio não ser necessária, pois acompanhei os técnicos da autorizada Bosch efetuar a configuração dos injetores novos, assim como percebi uma melhora na estabilidade da lenta e no desenvolvimento do motor - sem fumaça alguma).
Após esta conversa/análise, fiquei mais tranquilo sobre a confiabilidade no que se refere ao funcionamento do motor (impossível mecânicos de concessionária e outros mais informar que não há problema algum e este motor me deixar empenhado).
Mas lá no fundo, não me conformei muito com o diagnóstico de todos que já escutei. Não posso crer que um mesmo motor apresente um padrão de comportamento/funcionamento diferenciado (uns sem ruido algum... outros com ruido.... VÍDEO).
Aguardarei o resultado do Tadi e tenho a esperança de um relato/experiência aqui no Fórum, onde a explicação seja mais técnica e talvez, alguém traga uma experiência também com a solução deste ruído.
Abraço a todos.
alphazzz
13/07/2017, 09:11
se ele tivesse dito que uma versão X da esse ruído e a Y não, ambas com o mesmo motor, seria mais fácil se conformar né kkk
Rsilver. Que óleo tu tá usando? S10 ou S500?
Clandio, boa tarde.
Desde que comprei a viatura utilizo S500 aditivado.
Sempre abasteço no mesmo local, pois tive muitas recomendações de usuários de camionetes e utilitários.
Me certifiquei que, quando no início da comercialização do Diesel S10, este Posto fez reformas estruturantes com a instalação de novos tanques (não houve reaproveitamento antigo do tanque).
Também já lí que, caso eu queira trocar para o uso do S10, precisaria fazer uma boa reforma (indicam até a troca do tanque).
Como se trata de uma viatura de 2006, onde o manual não restringe o uso do S10 (creio que nem comercializado era em 2006) e o antigo proprietário também utilizava somente o S500 Aditivado, mantive o mesmo padrão de abastecimento.
Exatamente. No teu caso o S500 é melhor, na minha opinião. Perguntei porque se tivesse usando o S10, poderia ser ele o causador do barulho, pois ele tem uma lubricidade menor, mesmo com o biodiesel adicionado a ele.
EduardoSW
14/07/2017, 08:41
No meu caso, desde que adquiri a viatura em abril/2015, tenho usado somente o S10 e não tive problemas. Fiz só a limpeza do coletor de admissão, mas não efetuei a limpeza do tanque de combustível. E da mesma forma que o RSILVER, tento abastecer sempre no mesmo posto quando estou em Brasília.
Sigo acompanhando.
Abraço a todos.
Renatopami
14/07/2017, 22:38
Acompanhando....abasteço com S-10 também....
Olá. Sou mecânico e trabalhei na ccs Toyota. Tenho uma SW4 2010 e a minha também faz esse ruído. Fui várias vezes na vcs e perguntei ao mecânicos. Nenhum deles soube me dizer porque faz esse ruído em algumas e outras não. Fiz vários testes e concluí em conjunto com um mecânico de uma ccs que o problema pode estar tanto nos bicos com desgaste como na válvula de controle de sucção da bomba. Vou trocar está válvula da minha e depois coloco aqui o resultado.
Tadi, boa tarde.
Houve alguma evolução na sua pesquisa visando eliminar o ruído?
Grato.
CristianoOJ
02/08/2017, 14:50
Alguém pode falar do consumo da Hilux flex 2017 ??
Boa noite a todos. Resolvi o problema da minha. Desmontei o cano que vai pra egr e verifiquei que tinham colocado uma tampa no lugar da junta. Retirei esta tampa e coloquei uma junta nova. Ficou perfeito. Sumiu aquele barulho de "rajada". Em alguns casos pode ser que a própria válvula egr esteja travada. Agora estou mais contente, porque aquele barulho estava me irritando.
Emerson Höpner
04/08/2017, 12:12
Boa noite a todos. Resolvi o problema da minha. Desmontei o cano que vai pra egr e verifiquei que tinham colocado uma tampa no lugar da junta. Retirei esta tampa e coloquei uma junta nova. Ficou perfeito. Sumiu aquele barulho de "rajada". Em alguns casos pode ser que a própria válvula egr esteja travada. Agora estou mais contente, porque aquele barulho estava me irritando.
Então estava andando com a EGR bloqueada e nem sabia?
Tadí, boa tarde.
Levei a minha no início do mês para uma quarta, quinta (já nem sei) opinião e a resposta foi a mesma..... "esse barulho é normal deste motor 1KD-FTV 16V 163cv 3.0". Falo deste ruído do VÍDEO após 1400rpm.
Confesso que fiquei bem desanimado, pois já andei sim em outra viatura com o mesmo motor e sem o ruído irritante.
Daí lí o seu relato.....e após você escrever a sua solução, busquei verificar se a EGR da minha também estava fechada.... como fiz:
- coloquei o chumbo na mangueira conforme instrução em outro tópico para FECHAR a válvula EGR.... ou seja.... se já estivesse fechada não daria nenhuma diferença/alteração com o procedimento de "fechar" a EGR (já que com o barulho entendi já estar fechada e ser a causa do ruído)......
Resultado: Realmente não estava fechada, pois o ruído do motor mudou e o torque em baixa rotação ficou estupidamente maior (válvula fechada - sem reaproveitamento do resultante da combustão - somente ar puro e combustível).
.... mas..... nada mudou sobre o ruído castanholado.... nem aumentou.... nem diminuiu.... nada mudou....
Retirei o chumbinho e liberei assim a válvula EGR (muito perceptível observando o torque em baixa rotação).... e o barulho..... CONTINUA.... igual ao vídeo (seja com a válvula aberta ou fechada).
Realmente voltei a desanimar... vou partir para a limpeza do sistema e válvula EGR, mas tenho certeza que a minha não está bloqueada... mas o barulho está lá... firme!!!
Espero que me ajudem com isso!! Realmente espero!!
Abraço para todos!!
Boa noite a todos. Resolvi o problema da minha. Desmontei o cano que vai pra egr e verifiquei que tinham colocado uma tampa no lugar da junta. Retirei esta tampa e coloquei uma junta nova. Ficou perfeito. Sumiu aquele barulho de "rajada". Em alguns casos pode ser que a própria válvula egr esteja travada. Agora estou mais contente, porque aquele barulho estava me irritando.
Tadi, boa tarde.
Conforme citei, parti para a limpeza do sistema e válvula EGR, porém sem sucesso.
Ao solicitar o serviço sinalizei o motivo (o que o mecânico estranhou, pois não entendeu a correlação, mas executou conforme solicitei - acompanhei e certifiquei que ficou limpo - não estava tão sujo como observei em imagens na internet).
Após tudo limpo e montado.... nada feito... o ruído (igual ao vídeo) permaneceu da mesma forma..
Comentando o motivo e minha busca, o mecânico que já havia sinalizado que achava normal o ruído neste motor, me questionou o motivo da minha necessidade de limpar a EGR e sistema, assim, comentei o seu resultado ao observar que estava fechado.
Ele pensativo comentou que não entendeu fisicamente o que poderia gerar o ruído ao fechar a válvula.
Sendo você também mecânico (não um usuário como Eu) qual a correlação do ruído com o fechamento da EGR (qual peça vibra e gera o ruído entre 1400 e 2000rpm).
Aproveito para perguntar se esta mesma peça (que gera esse ruído) pode ser afetada por outra causa além do fechamento da EGR?
Certo do esclarecimento, desde já agradeço.
Abraço!!
Galera, esse ruido é normal....
Tenho uma 2009 e faz esse barulho quando está fria. Depois que o motor esquenta não aparece mais. A maioria dos motores diesel tem um barulho diferente quando está frio.
Desencanem desse barulho, é normal. Acontece na minha desde 0km (hoje com 284milkm sem trocar nenhuma peça). Tive uma Ranger e era a mesma coisa até o motor esquentar.
E sobre a EGR, sei que nos modelos 2009 em diante se fechar acusa erro no motor. Por isso não é usual fechar a EGR das Hilux, coisa que ja é mt comum nas reprogramações de Ranger, Triton e Amarok se nao me engano. EGR existe somente por causa das restrições de poluições. Reutiliza gases do escape para serem queimados novamente na camara de combustão, ou seja, jogando "ar" sujo no motor. Em alguns casos a EGR pode entupir pelo excesso de fuligem, causando perda de potencia do motor. Então fechar a EGR é um benefício para o motor, pena que nas nossas Hilux não conheço nenhuma empresa de reprogramação que faça esse serviço. (pesquisem no goole: "dirt egr" e vejam as imagens ! )
Galera, esse ruido é normal....
Tenho uma 2009 e faz esse barulho quando está fria. Depois que o motor esquenta não aparece mais. A maioria dos motores diesel tem um barulho diferente quando está frio.
Desencanem desse barulho, é normal. Acontece na minha desde 0km (hoje com 284milkm sem trocar nenhuma peça). Tive uma Ranger e era a mesma coisa até o motor esquentar.
E sobre a EGR, sei que nos modelos 2009 em diante se fechar acusa erro no motor. Por isso não é usual fechar a EGR das Hilux, coisa que ja é mt comum nas reprogramações de Ranger, Triton e Amarok se nao me engano. EGR existe somente por causa das restrições de poluições. Reutiliza gases do escape para serem queimados novamente na camara de combustão, ou seja, jogando "ar" sujo no motor. Em alguns casos a EGR pode entupir pelo excesso de fuligem, causando perda de potencia do motor. Então fechar a EGR é um benefício para o motor, pena que nas nossas Hilux não conheço nenhuma empresa de reprogramação que faça esse serviço. (pesquisem no goole: "dirt egr" e vejam as imagens ! )
Prezado Jera,
Na primeira página o Renato descreveu o ruído que você diz ser normal "quando fria".
O ruído que estamos falando é outro, conforme respondi para o Renato:
" ....Sobre o ruido que você observa na partida/frio, há outros tópicos aqui mesmo na 4x4 Brasil que discutem este ruído, suas causas e solução. Não é o mesmo que sinalizei neste tópico.
Este ruido do vídeo que ocorre em alguns motores 1kd-ftv (frio ou quente), até então não achei tópico ou comentário definitivo da causa/solução..."
Obrigado pelo retorno.
Tadi, boa tarde.
Conforme citei, parti para a limpeza do sistema e válvula EGR, porém sem sucesso.
Ao solicitar o serviço sinalizei o motivo (o que o mecânico estranhou, pois não entendeu a correlação, mas executou conforme solicitei - acompanhei e certifiquei que ficou limpo - não estava tão sujo como observei em imagens na internet).
Após tudo limpo e montado.... nada feito... o ruído (igual ao vídeo) permaneceu da mesma forma..
Comentando o motivo e minha busca, o mecânico que já havia sinalizado que achava normal o ruído neste motor, me questionou o motivo da minha necessidade de limpar a EGR e sistema, assim, comentei o seu resultado ao observar que estava fechado.
Ele pensativo comentou que não entendeu fisicamente o que poderia gerar o ruído ao fechar a válvula.
Sendo você também mecânico (não um usuário como Eu) qual a correlação do ruído com o fechamento da EGR (qual peça vibra e gera o ruído entre 1400 e 2000rpm).
Aproveito para perguntar se esta mesma peça (que gera esse ruído) pode ser afetada por outra causa além do fechamento da EGR?
Certo do esclarecimento, desde já agradeço.
Abraço!!
Tadi,
Sigo conversando, sempre que posso, com os mecânicos que já analisaram a viatura e, permanecem irredutíveis que o ruído/castanholado (vídeo) é normal.
Como tenho o seu parecer de que houve a solução, sigo aguardando maiores detalhes:
Qual elemento/peça gera o ruído e se esta mesma peça (que gera esse ruído) pode ser afetada por outra causa além do fechamento da EGR.
Certo do retorno, desde já agradeço.
Prezados, boa noite.
Enquanto o Tadi não retorna com a sua experiência, outro integrante do Fórum consegue dar uma Luz nesta situação?
Certo da participação, desde já agradeço.
broadcast33
27/01/2018, 18:23
Boa tarde, esse barulho acontece quando liga e depois para ou está direto? Esse barulho está relacionado a folga das válvulas, uma regulagem de válvulas provavelmente ira resolver sua vida. No caso do Tadi, o tamponamento da EGR faz a pressão da turbina subir bastante e causando defeitos inesperados, inclusive a diminuição da vida útil deste componente. Regule a folga de suas válvulas, que acredito que para o barulho, se não parar pode ser algo mais sério nas válvulas.
Caro broadcast33 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/110637-broadcast33.html),
Inicialmente, agradeço seu retorno e considerações.
Também suspeitei de folga nas válvulas, porém mecânicos (também bombistas) que consultei e analisaram o veículo (inclusive concessionária) informaram que é um ruído "é normal" em alguns motores 1KD-FTV, fato que discordei e me motivou postar para todos discutirem aqui no Fórum (comentar suas experiências; causas e soluções).
Conforme relatei no início, o barulho apresenta-se sempre (frio e quente), sendo um pouco mais percebido quente e quando exige-se esforço do motor (subidas em rotação >1400RPM).
Estou buscando um mecânico que aceite ser este ruído incomum e apresente uma real solução (não por tentativa e erro, mas de conhecimento da causa e solução).
Mais uma vez obrigado e certamente vou buscar a regulagem das válvulas para eliminar esta possível causa.
Adrian Rueckl
27/03/2018, 20:27
Ruído hilux 171cv automática..
Pessoal, se alguém já teve esse problema me auxiliem com isso. Repare que na segunda marcha da pra perceber bem. Somente quando fria. Não é nada relacionado a rajada de motor cfe comentários a cima. Mas estou intrigado e quero resolver isso.
Segue link do video:
RuÃ*do estranho toyota hilux 171cv automática quando fria - YouTube (https://youtu.be/N4IIZlFIAtc)
Adrian Rueckl
04/04/2018, 13:15
Bom pessoal.
Só para esclarecer, o meu caso cfe video a cima se tratava do intercooler. A junta do cano que vem da turbina estava vazando.
Então cfe era minha suspeita relatada no video, era na parte de pressurização.
RESOLVIDO!
Emerson Höpner
05/04/2018, 12:10
Bom pessoal.
Só para esclarecer, o meu caso cfe video a cima se tratava do intercooler. A junta do cano que vem da turbina estava vazando.
Então cfe era minha suspeita relatada no video, era na parte de pressurização.
RESOLVIDO!
Obrigado pelo retorno! É este o espírito do Fórum, assim ajudamos a todos que tenham problemas semelhantes!
Sem abusar, se puder tirar uma foto ou mostrar em algum esquema onde estava o problema com detalhe fica ainda melhor!
Prezados,
Ainda sobre o ruído que deu início a este tópico (primeiro vídeo), este ocorre em alguns motores 1kd-ftv (frio ou quente) conforme todos os mecânicos até então consultados e, até o momento, não achei tópico ou comentário definitivo da causa/solução.
Realizei todos os processos sugeridos e o problema persiste, assim, pergunto a todos se devo entender como "normal" o que mostra o referido vídeo.
Busquei a solução pois acho "estranho" minha viatura apresentar tal ruído e outra (mesmo motor e ano /Km rodados) não.
Obrigado pelo retorno.
Adrian Rueckl
16/04/2018, 10:02
Prezados,
Ainda sobre o ruído que deu início a este tópico (primeiro vídeo), este ocorre em alguns motores 1kd-ftv (frio ou quente) conforme todos os mecânicos até então consultados e, até o momento, não achei tópico ou comentário definitivo da causa/solução.
Realizei todos os processos sugeridos e o problema persiste, assim, pergunto a todos se devo entender como "normal" o que mostra o referido vídeo.
Busquei a solução pois acho "estranho" minha viatura apresentar tal ruído e outra (mesmo motor e ano /Km rodados) não.
Obrigado pelo retorno.
Amigo.
Isso se deve ao nosso diesel. Não se preocupe com esse barulho. Pra acabar com ele é só abastecer no Uruguai, Argentina, Chile.. rsrs.
Aproveita a viatura sem esquentar com isso.
Abraços
Tiago Tiburcio
25/05/2019, 08:54
Amigo.
Isso se deve ao nosso diesel. Não se preocupe com esse barulho. Pra acabar com ele é só abastecer no Uruguai, Argentina, Chile.. rsrs.
Aproveita a viatura sem esquentar com isso.
Abraços
Bom dia amigos sou novo aqui, mas pelo vídeo q vi a minha 2006 também apresenta o mesmo castanhado e todas q vi de 2005 a 2011 também apresentam, também fui informado que é normal, porém corri atrás a única explicação convincente q vi foi um vídeo no YouTube mostrando q esse barulho se da pela diferença de regulagem da pressão baixa dos bicos injetores q na baixa essa diferença de pressão com pouca carga, castanha, não consegui o vídeo pra postar aq agora, tb não fiz essa regulagem na minha pois na minha cidade e nas próximidades não tem assistência com esse tipo de serviço, mas acho coerente pois a minha quando está pesada e acima de de 2300 giros o castanhado quase some. Fui informado tb q não adianta apenas trocar os bicos eles teem q ser reconfigurados.
Tiago Tiburcio
17/08/2019, 08:11
Fui indagado a fazer uma regulagem de válvulas, porém alguns mecânicos me disseram que esse motor não se regula válvulas, disseram tb o barulho ser normal mas também não me conformo.
Amigo.
Isso se deve ao nosso diesel. Não se preocupe com esse barulho. Pra acabar com ele é só abastecer no Uruguai, Argentina, Chile.. rsrs.
Aproveita a viatura sem esquentar com isso.
Abraços
AlonsoFausto
19/08/2019, 10:45
Fui indagado a fazer uma regulagem de válvulas, porém alguns mecânicos me disseram que esse motor não se regula válvulas, disseram tb o barulho ser normal mas também não me conformo.
Melhor buscar mecânicos mais qualificados.... segue anexo contendo esquema técnico para a regulagem de válvulas do 1kdftv.
Att.,
Boa tarde,
Comprei uma SW4 e a primeira coisa que verifiquei foi o tal barulho vindo do cabeçote. Procurei respostas mas sem sucesso.
Ocorre que tive um problema com a turbina e baseado em informações da internet vi que uma das possíveis causas era o coletor de admissão sujo. Desmontei o coletor para fazer uma limpeza e constatei que esse motor tem coletor variável. Logo o barulho ocorre no momento que o sistema de gerenciamento atua sobre as borboletas do coletor variável provocando instantaneamente o tal barulho no cabeçote.
Agora...o por que do barulho eu não consigo imaginar. Revirei o esquema elétrico pensando na possibilidade do motor ter comando de válvulas variável, mas não vi qualquer dispositivo que atue sobre esse dispositivo.
Até o momento, imagino que o barulho realmente seja normal, inclusive já ouvi em micro-ônibus um barulho semelhante.
abs.
Luccassena
04/09/2023, 10:59
Prezados,
Ainda sobre o ruído que deu início a este tópico (primeiro vídeo), este ocorre em alguns motores 1kd-ftv (frio ou quente) conforme todos os mecânicos até então consultados e, até o momento, não achei tópico ou comentário definitivo da causa/solução.
Realizei todos os processos sugeridos e o problema persiste, assim, pergunto a todos se devo entender como "normal" o que mostra o referido vídeo.
Busquei a solução pois acho "estranho" minha viatura apresentar tal ruído e outra (mesmo motor e ano /Km rodados) não.
Obrigado pelo retorno.
Bom dia meu amigo tudo certo? Você conseguiu resolver o problema? Tenho uma 2006 com o mesmo ruído nessa faixa de RPM, porém, apenas após esquentar. Não gera código de falha nem nada...
Após uma revisão de bi, numa autorizada Bosch, surgiu um barulho de castanhão, em alguns momentos, bem forte. Levei a sw4 2002 novamente onde foi feito o serviço, ficou 12 dias lá e....nada. Inclusive foi colocada pra teste, outra BI e nada. Levei em outra autorizada Bosch, o palpite era chicote... não era. Terminais..... não era. Sensores...... não era. Por sugestão minha, decidimos experimentar a troca do módulo de injeção, por outro igual, usado. Foi só ligar o carro e magicamente, TODOS os problemas sumiram, todos mesmo. Sugiro ao autor do tópico, que experimente esta alternativa. Se o problema for no módulo ( meu caso) pode desmontar o carro inteiro que não resolve enquanto não trocar o módulo.
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