Ver Versão Completa : Carretel da Reduzida
carlosee
21/01/2004, 20:08
Saudações Amigos Jipeiros :wink:
Antes de mais nada, gostaria de parabenizar a todos os usuarios e administradores, pela total organizacao, e excelentes ideas e debates que sao discutidos aqui neste "pequeno" espaço! :D Desmontei meu jeep inteiro jah fazem 3 anos... :cry: e por fim, jah estou quase chegando a reta final! :D Em breve, estarei postando fotos, e desenvolvendo uma HP exclusiva contando a história da viatura!
Deixando de lado a "papagaiada" :lol:, estou com um probleminha com meu carretel da reduzida!
Desmontei hj, a caixa da reduzida para dar uma boa limpada, e trocar as juntas, e vedar com silicone... quando me deparei com uma folga bastante significativa no carretel! Tirei o pino, os roletes e quando fui ver a parte interna do carretel... estava mais comido de um lado, do que do outro, o que estava ocasionando a folga, alem do pessimo estado das arruelas. Pergunto! O que ocasionou esse desgasgte desigual? Eu consigo aproveitar meu carretel? Havia pensado em levar para um torneiro, e pedir para ele dar um passe, e fazer uma bucha pra dar a medida exata. Alem das arruelas, roletes e separedores, existe mais alguma coisa faltando? Nao gostaria de gastar $L$ 190,00 $L$ (preco no donatti4x4) soh nesta engrenagem... aguardo respostas, sugestoes ou qq coisa do genero... um forte abraco!
Carlos Eduardo Eloy
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CJ5 1974 'sem nome' 4cc GM alcool
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leopoldo
21/01/2004, 21:56
Compre o carretel, o jogo de roletes, as arruelas de encosto, o pino(eixo do carretel) , as arruelas espaçadoras dos roletes.
O Carretel não deve ser usinado por dentro. É de uma material beneficiado ( o mesmo acontece com o eixo) e uma vez com desgaste, tchau.
As arruelas de encosto vem numa medida "grossa" e deve ser "afinada " se necessário para dar uma folga longitudinal da engrenagem em 0,012" e 0,018".
Não se esqueça que o eixo do carretel da reduzida só pode ser extraído da carcaça por trás.
mr.robles
22/01/2004, 18:39
Leopoldo, tô procurando um carretel da caixa de 4 marchas do Jeep OHC mas não acho, quando acho é caro pacas :cry:
OLA
EXISTE UMA MANEIRA DE SE APROVEITAR SEU CARRETEL, É A COLOCAÇÃO DE DOIS ROLAMENTOS CONICOS AJUSTAVEIS NO LUGAR DOS ROLETES, POREM PARA REALIZAR ESTE SERVIÇO VOCE PRECISARA DO SERVIÇO DE UM TORNEIRO PARA TORNEAR O INTERIOR DA ENGRENAGEM PARA ADAPTAÇÃO DOS NOVOS ROLAMENTOS, E FABRICAR UM EIXO SOB MEDIDA PARA ESSES ROLAMENTOS,ENTAO VC TEM DE MEDIR A RELAÇÃO CUSTOxBENEFICIO DESSA ADAPTAÇÃO PARA VOCE, AQUI NA MINHA REGIAO SO O SERVIÇO DO TORNEIRO TA CUSTANDO APROXIMADAMENTE 100 REAIS, MAIS DOIS ROLAMENTOS(EM TORNO DE 60 LASCAS O CASAL), QUE CHEGA PROXIMO DO CUSTO DO CARRETEL NOVO. POREM VC GANHA EM SILENCIO E DURABILIDADE, EU UTILIZO ESSE SISTEMA A UM BOM TEMPO E NUNCA TIVE PROBLEMAS.
leopoldo
23/01/2004, 08:43
Sim, eu confirmo que existe essa possibilidade, porém o eixo tem de ser de um material tratado térmicamente. Por isso nem falei para êle.
Não é qualquer Aço 1020 que serve lá.
Eu fabricaria em SAE4340 , temperado e revenido, se não , provavelmente vai estourar. Veja a diferença da bitola do original e o proposto para essa modificação, que aliás é muito comum nos EUA e tem KIT a venda lá.
Na minha opinião, manter original seria melhor. Se é caro a peça original imagina a adaptação de um eixo desconhecido. Tem de se fazer o desenvolvimento com desenhoa para estabelecer os como.
Tem de ser consideradas as cotas/afastamentos da usinagem da capa do rolamento, os rolamentos corretos, o eixo, o sistema de fixação a vedação e como são rolamentos cônicos estabelecer a pré-carga e o sistema para isso.
Infelismente não é para qualquer torneiro não, muito embora uma pá de gente já tenha feito...........nas coxas.
A diferença entre fazer certo e de qualquer geito é a durabilidade do KIT.
BOM DIA
OLHA EU REALMENTE NAO POSSO INFORMAR O TIPO DE MATERIAL USADO NA FABRICAÇÃO DO EIXO DA MINHA REDUZIDA, O QUE SEI E QUE O CARA QUE FAZ O SERVIÇO MANDA FAZER UM TRATAMENTO NO EIXO EM UMA EMPRESA ESPECIALIZADA, AQUI NA REGIAO, E QUE VC TEM DE LEVAR A CAIXA DA REDUZIDA PRA ELE, POIS ELA JA SAI DE LA COM O CARRETEL AJUSTADO NO LUGAR.
E QUE VEM RODANDO HA TRES ANOS E NAO TIVE MAIS PROBLEMAS NEM TEM AQUELE CHIADO CARACTERISTICO DO CARRETEL ROLETADO.
E TAMBEM CONCORDO COM O LEOPOLDO QUANDO O MESMO DIZ QUE NAO É QUALQUER TORNEIRO QUE FAZ, POIS JA VI UM EIXO DESSES QUEBRAR, E QUASE QUEBRAR O DONO DO JEEP JUNTO, POIS A REDUZIDA PRATICAMENTE EXPLODE, QUEBRA TUDO INCLUSIVE A CARCAÇA, PODENDO ATINGIR ATE PEÇAS DO CAMBIO.
carlosee
23/01/2004, 10:45
Leopoldo e Carlos Alexandre
Muito obrigado pelas dicas! Acabei optando por trocar todo o conjunto (carretel, roletes, arruelas e espacadores...). Tudo deu quase L$270,00 :shock: Pelo menos tenho certeza que nao irei precisar mexer nestes componentes durante um bom tempo! :D
Deve estar chegando hoje, no maximo amanha... ae jah dah pra montar a reduzida, cambio e colocar tudo, inclusive motor no chassis pra entrar na reta final!
Um forte abraco...
Carlos Eduardo Eloy
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CJ5 1974 'sem nome' 4cc GM alcool
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joao de marco tavares
23/01/2004, 13:18
[quote="rural4x4"]BOM DIA
OLHA EU REALMENTE NAO POSSO INFORMAR O TIPO DE MATERIAL USADO NA FABRICAÇÃO DO EIXO DA MINHA REDUZIDA, O QUE SEI E QUE O CARA QUE FAZ O SERVIÇO MANDA FAZER UM TRATAMENTO NO EIXO EM UMA EMPRESA ESPECIALIZADA, AQUI NA REGIAO, E QUE VC TEM DE LEVAR A CAIXA DA REDUZIDA PRA ELE, POIS ELA JA SAI DE LA COM O CARRETEL AJUSTADO NO LUGAR.
E QUE VEM RODANDO HA TRES ANOS E NAO TIVE MAIS PROBLEMAS NEM TEM AQUELE CHIADO CARACTERISTICO DO CARRETEL ROLETADO.
O carlos vc não teria o telefone deste cara que faz esta adaptação para fazermos um orçamento .
[´] chiados
Joao de marco
CJ-5 81 3,6l
leopoldo
23/01/2004, 21:56
Excelente,
é isso que precisamos,
alguém que se aventure e comprove a eficácia de uma modificação.
Assim, quando aconselharmos alguém a uma modificação seguiremos o critério:
1º lugar a segurança comprovada do motorista.
2º lugar a segurança comprovada da longividade da máquina.
Aparentemente a adaptação que você colocou na sua reduzida está seguindo estes critérios.
carlosee
27/01/2004, 16:01
E ae pessoal!!! :D
As pecas (roletes, carretel, pino, arruelas) chegaram hoje! Soh que na hora de colocar, o pino nao encaixou :shock: :shock: :shock: ... nem dentro do carretel com os roletes jah no lugar. Existe alguma maneira correta de colocar??? :oops: Eh apenas encaixado pela parte traseira da reduzida, ou tem alguma outra coisa pra fazer??? Nem no buraco da reduzida entra corretamente... acho que apenas a base de porrada, mas creio que nao seja esta a maneira correta de colocar! :roll: E agora???
Um abraco...
Carlos Eduardo Eloy
leopoldo
27/01/2004, 18:21
Caramba, a sua reduzida deve ser do modelo mais antigo e não deveria ser.
Por acaso aquela engrenagem que você solta com a porca para soltar a reduzida do cambio tem 26 dentes?
Aí, a engrenagem grande do seu carretel teria 34 dentes.
A medida dos roletes é 4,754 x 30,1 mm e o diametro do eixo do carretel da reduzida moderna tem 31,81mm na ponta da trava e 31,74mm na outra ponta.
É, o eixo é cônico, só entra por trás (da reduzida) e lógicamente entra primeiro a parte mais fina, que é oposta a do rebaixo da trava de fixação.
Vamos primeiro identificar o seu carretel e eixo.
carlosee
27/01/2004, 19:33
Fala ae pessoal
Nao lembro qts dentes ao certo tem o carretel, mas, o que eu comprei eh exatamente igual ao que estava na reduzida (ou seja, 18 e 39 dentes, segundo a pagina do Donatti). Na pagina do donatti, fala que a embalagem dos roletes, vem com 48 pecas. Quando fui coloca-los no lugar... usei exatamente todos, sem sobrar e faltar nenhum. Entrou apertadinho, e nao ficou folga entre nenhum, ou seja... 24 de cada lado... Qd fui tirar o pino, tirei na "porrada" deu um certo trabalhinho... mas, (Leopoldo) pelo seu comentario, o pino estava colocado de modo incorreto, o entalhado estava apontado para a parte da frente da reduzida e pelo que vc disse, a parte que deve entrar primeiro, eh a oposta do entalhado certo!?!?!?!?!? Agora eu nao sei de mais nada...!!! :( :( :( :( Amanha vou ver se tiro umas fotos e posto aqui, assim fica mais facil! Um abraco, e... mil desculpas pelo tanto que estou escrevendo aqui! Mas, felizmente estou montando o meu jeep, e este forum eh quase meu unico meio para solucionar minhas duvidas!
Carlos Eduardo Eloy
leopoldo
27/01/2004, 21:18
É o seguinte,
o carretel moderno da reduzida tem 18/39 dentes.
o carretel antigo tinha 21/34.
Bom, pelo número de dentes, o seu é o moderno.
Dentro dêle, vão 3 arruelas espaçadoras de roletes: uma no meio e duas nas extremidades.
Vão 2 carreiras de roletes (agulhas) de 4,754x30,1 mm.
Em cada carreira de roletes vão (me desculpe a informação anterior, estava errada) - 22 roletes. Deve ser isso pois ainda tenho o saquinho que a agromotor mandou para eu montar a minha reduzida e lá está 44 roletes.Mas isso eu ainda vou confirmar.
Além disso, vão em cada extremidade, entre a caixa e o carretel, 2 arruelas de encosto.
De qualquer forma:
1- colocados os roletes, tem que ser possível deslizar o eixo por dentro do carretel, de fora a fora.
2- o eixo entra por trás da reduzida, com o diâmetro menor, que é o da ponta sem o rasgo de trava.
Para colocar o eixo, seria melhor usar uma prensa, mas você tem que saber usar ou vai rachar a carcaça.
Aliás, voce tem prensa?
carlosee
27/01/2004, 21:30
Eh... a prensa eu acho que seria uma boa solucao! Mas nem imagino onde eu vou arrumar uma ferramenta deste porte :cry: O X da questao, eh que nem o pino central, esta passando por dentro do carretel jah com os roletes! Me responde uma coisa... os roletes tem que casar perfeitamente dentro do carretel? ou tem que ficar uma folguinha? Nao sei o que eu faco... amanha vou em uma oficina especializada aqui na minha cidade vizinha ver o que eu faco! :cry: :oops:
Abraços nada reduzidos!! :cry:
Carlos Eduardo Eloy
leopoldo
27/01/2004, 23:29
O eixo tem que passar por dentro, livremente.
Realmente tem alguma coisa errada aí.
Os roletes possuem uma folga para poderem "rolar", lógico, mas com a graxa na montagem parece que não em folga.
Mas mesmo com graxa, voce consegue fazer os roletes virarem.
Olá Sr(s), já tive diversos problemas nesse conjunto carretel-Roletes -Eixo, por algumas vezez "fui feliz", porem a vida útil é muito baixa, até por-que esses peças que são oferecidas hoje em dia não tem a mesma qualidade das realmente originais, sendo assim vou adptar dois rolamentos conicos, pois creio que dessa forma vou acomodar as forças radiais e longitudinais, e projetei de uma forma que será possível regular os rolamentos através de espassadores.
Estou começando esse projeto, assim que estiver testado voltarei a comunocar o grupo.
Abraço a todos.
Olá pessoal, preciso de um grande favor de vcs, reparei que vcs estão com algumas medidas precisas da caixa de reduzida, assim como os dois diametros de passagem do eixo conico, preciso de um croqui do carretel da reduzida, com as medidas do Centro, comprimento e diametros, descontando os dentes.
Caso alguem tenha esses dados ficaria muito grato.
Abraço a todos.
tenho um carrtel p/ vender, novo "original" isso mesmo original, comprei um lote de peças de um senhor aki em minha cidade algumas ainda c/ a caixa. tenho tambem alguns eixos entalhados e algumas engrenagens,
Estou revisando a reduzida da viatura e estou com o seguinte problema.
Quando fui montar o carretel com as arruelas de encosto originais, medi a folga e deu algo entorno de 0,40mm (segundo o manual deveria ser entre 0,03mm a 0,045 mm).
Entao resolvi comprar um kit de arruela para reduzida (para quem se interesar marca Patrol), ia mandar ajustar as 2 novas arruelas de bronze num torneiro para ajustar a folga correta. So que a pressa era tanta (era domingo) que resolvi tentar chegar na medida na lima e na lixa. Qual foi minha surpresa a constatar que as arruelas de bronze so tinham um banho eram folheadas, na realidade eram de ferro.
Com tudo que pesquisei a respeito da substituiçao dos roletes por rolamentos, cheguei a conclusao que os roletes desde que montados respeitando as folgas de ajuste nao tem porque serem inferiores aos rolamentos conicos. O dinheiro ta curto o que faço
1-Mando ajustar as arruelas de ferro e uso no lugar das de bronze
2-Alguem sabe onde encontrar arruelas de bronze que sejam de bronze
3-Da para usar as arruelas de bronze velhas deixar elas com mais ou menos 1,50 mm cada, e usar uma das falças de ferro com calço e chegar na
medida ideal
4- Alguem sabe onde comprar um retalho de tarugo de bronze para mandar o torneiro fazer as arruelas
5-Joga tudo fora, compra um kit de rolamentos (joga os rolamentos fora, que com certeza sao xing ling) paga mais uns R$ 200,00 para o torneiro abrir os lados do carretel para por os rolamentos.
Obs. Carretel novo sem desgaste, pino novo roletes novos.
Alguem ja passou por isso, oque e melhor fazer
Denis Takashi
04/05/2011, 13:00
Estou revisando a reduzida da viatura e estou com o seguinte problema.
Quando fui montar o carretel com as arruelas de encosto originais, medi a folga e deu algo entorno de 0,40mm (segundo o manual deveria ser entre 0,03mm a 0,045 mm).
Entao resolvi comprar um kit de arruela para reduzida (para quem se interesar marca Patrol), ia mandar ajustar as 2 novas arruelas de bronze num torneiro para ajustar a folga correta. So que a pressa era tanta (era domingo) que resolvi tentar chegar na medida na lima e na lixa. Qual foi minha surpresa a constatar que as arruelas de bronze so tinham um banho eram folheadas, na realidade eram de ferro.
Com tudo que pesquisei a respeito da substituiçao dos roletes por rolamentos, cheguei a conclusao que os roletes desde que montados respeitando as folgas de ajuste nao tem porque serem inferiores aos rolamentos conicos. O dinheiro ta curto o que faço
1-Mando ajustar as arruelas de ferro e uso no lugar das de bronze
2-Alguem sabe onde encontrar arruelas de bronze que sejam de bronze
3-Da para usar as arruelas de bronze velhas deixar elas com mais ou menos 1,50 mm cada, e usar uma das falças de ferro com calço e chegar na
medida ideal
4- Alguem sabe onde comprar um retalho de tarugo de bronze para mandar o torneiro fazer as arruelas
5-Joga tudo fora, compra um kit de rolamentos (joga os rolamentos fora, que com certeza sao xing ling) paga mais uns R$ 200,00 para o torneiro abrir os lados do carretel para por os rolamentos.
Obs. Carretel novo sem desgaste, pino novo roletes novos.
Alguem ja passou por isso, oque e melhor fazer
Prieto,
O problema maior no caso é a arroela da patral, que vem muito espessa e é de ferro. Aliás, se o pino e roletes forem da mesma marca já aproveita e troque-os também, pois são bem menos resistentes do que de outras marcas
As arroelas de bronze não são tão difíceis de encontrar, por exemplo :
Josewal 4x4 (http://www.josewal4x4.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=251)
Essas se não me engano são de uma tal de uniparts.
Na hora de ajustar, existem algumas manhas... eu meço a folga do carretel, e dependendo eu uso uma arroela antiga mesmo e ajusto a outra nova ... além disso, o processo de fabricação deixa as arroelas um pouco "empenadas" , então é bom verificar isso antes de começar o ajuste.
()´s
Robertux
04/05/2011, 13:57
Eu também revisei a minha caixa de tração, entre outras coisas, no mês passado. Mantive o sistema original porque tenho dificuldade com o serviço de torneiro, não que não conheça bons torneiros, é que trabalho em outra cidade, meu amigo que está me ajudando também, então trabalhamos só nos finais de semana quando tudo está fechado. Comprei o pino da marca Udex na Jipebrás, muito bom, recomendo e as arruelas da marca Patral. Na hora da montagem, meu amigo que é jipeiro antigo, quando viu as arruelas nem abriu a embalagem e me falou: Devolva que isso não presta, as antigas suas estão boas, então vamos usar elas mesmas.
Cotando outras peças para o câmbio entrei em contato com a Agromotor, não em lembro o nome da pessoa que me atendeu, mas perguntei a marca das peças, se não me engano os conjuntos sincronizadores, se não eram da marca Patral, ele mais que depressa me respondeu, claro que não, eu não trabalho com essa marca, os meus são da Kaiser.
Eu não tenho experiência ainda com peças o suficiente para afirmar que a marca Patral é ruim, mas as informações que tive me deixaram com um pé atrás com ela.
Normalmente, torneiro que se preza tem um estoque de retalhos justamente para estes casos. Claro que ele nem vai lembrar que tipo de bronze é...mas é bem melhor que usar arruleas de aço que tem efeito auto-lubrificante muito menor e tem uma tendendia maior de gastarem as peças onde encostam do que a si mesmas. Imagina daqui ha alguns anos ver que a caracaça da reduzida esta gasta e as arruelas perfeitas ?
Se ja tem quase todo o material, monta sem as arruelas e mede a folga que existe com um calibre de laminas, dai manda fazer duas arruelas que somadas façam esta medida mais a folga
Pessoal muito obrigado
Consegui as arruelas na Agromotor e vou montar original
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