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Ver Versão Completa : Óleo no coletor de admissão



Jefferson L Mattos
20/06/2017, 23:02
Boa noite pessoal!!

Primeiro gostaria de compartilhar com todos minha satisfação de entrar neste seleto grupo de amantes dos 4x4. Sou novo no grupo mas já acompanho o fórum a algum tempo e tb já tive muitas dúvidas solucionadas com a experiência dos integrantes.

Tenho uma Toyota Hilux SW4 98 3.0 turbinada e recentemente apresentou um problema de fumacear bastante na partida a frio. Ela sempre foi boa de partida, porém levei a uma oficina na minha cidade para averiguar velas aquecedoras e testar bicos injetores, mas devido ao mau serviço prestado pela empresa em questão, apenas me incomodei e piorou a situação da minha camioneta pois além de continuar a fumaça, ficou reinando para dar a partida a ponto de eu mesmo retirar as peças que a empresa colocou e reinstalar as velhas.

Porém com esse serviço acabei descobrindo que tinha bastante óleo lubrificante do motor no coletor de admissão e tb que sai compressão e fumaça pelo suspiro da tampa de válvulas e de onde coloca o óleo.

Minha dúvida é se a turbina está avariada ou se há alguma válvula de retenção no cabeçote que pode entupir e ocasionar esses sintomas. Minha camioneta está com 277 mil km e não sei o histórico de manutenção dela. O troféu ponto a observar é que baixa bastante óleo, e tem o barulho de tec tec principalmente quando está fria.

Se alguém passou pelo mesmo problema ou pode me orientar ficarei grato pela ajuda.

Abraço a todos.

chbeckel
20/06/2017, 23:17
Boa noite pessoal!!

Primeiro gostaria de compartilhar com todos minha satisfação de entrar neste seleto grupo de amantes dos 4x4. Sou novo no grupo mas já acompanho o fórum a algum tempo e tb já tive muitas dúvidas solucionadas com a experiência dos integrantes.

Tenho uma Toyota Hilux SW4 98 3.0 turbinada e recentemente apresentou um problema de fumacear bastante na partida a frio. Ela sempre foi boa de partida, porém levei a uma oficina na minha cidade para averiguar velas aquecedoras e testar bicos injetores, mas devido ao mau serviço prestado pela empresa em questão, apenas me incomodei e piorou a situação da minha camioneta pois além de continuar a fumaça, ficou reinando para dar a partida a ponto de eu mesmo retirar as peças que a empresa colocou e reinstalar as velhas.

Porém com esse serviço acabei descobrindo que tinha bastante óleo lubrificante do motor no coletor de admissão e tb que sai compressão e fumaça pelo suspiro da tampa de válvulas e de onde coloca o óleo.

Minha dúvida é se a turbina está avariada ou se há alguma válvula de retenção no cabeçote que pode entupir e ocasionar esses sintomas. Minha camioneta está com 277 mil km e não sei o histórico de manutenção dela. O troféu ponto a observar é que baixa bastante óleo, e tem o barulho de tec tec principalmente quando está fria.

Se alguém passou pelo mesmo problema ou pode me orientar ficarei grato pela ajuda.

Abraço a todos.
Boa noite amigo. O sintoma de funcionar com dificuldade quando fria e fumacear está relacionado com velas aquecedoras, bomba e bico. Agora óleo no coletor, consumo de lubrificante e tec tec quando fria aí o furo é mais em baixo. Se vc gosta do carro e esta disposto a investir leva em um mecânico de confiança e se prepare para gastar entre 10 e 15 K e terá um belo Suv por muito tempo. Em POA tem a Toyosul Multipeças, lá vc terá um diagnóstico e serviço de confiança com garantia. Espero ter ajudado.

Jefferson L Mattos
21/06/2017, 16:33
Obrigado pela informação amigo, tinha esta suspeita sobre o motor, mas o sintoma de tec tec desaparece de vez enquando e tinha uma ponta de esperança de ser problema na turbina ou alguma válvula de retenção do óleo, como vi em um post sobre uma ranger com os mesmos sintomas. Vou seguir teu conselho e levar na Toyosul para uma avaliação melhor, pois aqui em Osório não senti confiança nenhuma nas oficinas que levei.
Se for necessário, certamente irei refazer o motor, pois gosto muito da minha camioneta e da maneira que costumo andar acredito que será um investimento válido.

Um abraço.