PDA

Ver Versão Completa : Enlouquecendo com Pajero Diesel



Nospheratto
20/06/2017, 18:10
Saudações caros amigos, me deparei com um problema imenso pois os mecânicos não conseguem resolver nem dar um diagnóstico aceitável, o lance é o seguinte, pela manhã o carro pega de primeira de boa mesmo sem reclamar alguns segundo depois ele começa falhar e eu preciso manter o conta giros alto ou o carro morre e pra pegar novamente dá um trabalhão, fico assim por uns 3 a 4 minutos e aos poucos vou diminuindo o giro e ele estabiliza, passo o resto do dia batendo na chave e andando sem problema algum, no dia seguinte na hora de sair é a mesma novela, nunca consigo mostrar ou descrever este problema a um mecânico pois toda vez que levo a uma oficina o carro pega super bem pois isso só acontece na primeira vez que ligo no dia, as vezes a tarde não ocorre e acredito que seja prq o sol aquece o interior do capô ajudando em algo, a impressão que tenho é justamente essa, o diesel que fica no sistema queima quando bato na chave e acaba, como o carro ainda n atingiu a temperatura ideal ele fica falhando até normalizar, alguém já passou por algo igual? O que será que há? Idade? Pajero sport Diesel 2001.

André 1943
20/06/2017, 20:45
Já tive algo semelhante e no meu caso o problema era a vela aquecedora, agora a minha era uma Pajero 94

ronaldo est
20/06/2017, 22:24
Já tive este problema também,inclusive narrei em outro tópico mas não encontrei agora.
Verifique primeiro os ítens mais fáceis e baratos de se resolver.Como disse o colega acima,primeiro as velas aquecedoras e seu relê,depois o filtro de combustível e seu cabeçote e se não for nenhum dos dois,vá para a bomba injetora.Qual é o seu motor amigo,é o 4M40 ou o 4M41 ? Se for o 4M40 a bomba é inteira mecânica e quase todo bombista de diesel faz a troca das peças.Já o 4M41 já é semi eletrônica,mais complicado de achar quem repare e as peças são muito caras.
No meu caso (4M40) era bomba injetora mesmo.Fiz a troca de reparos e peças internas e ficou ótima.Pega na primeira pela manhã e não falha.

devanir alves
21/06/2017, 16:42
Olá amigo eu sou especialista em Mitsubishi Pajero, por favor entre em contato comigo pelo meu watsapp 011 9 88041969 que eu te explico o que você deve fazer pra solucionar o problema do seu carro !

Nospheratto
22/06/2017, 07:59
Saudações meu caro, mas seu carro pegava de primeira e só depois falhava?
Já tive algo semelhante e no meu caso o problema era a vela aquecedora, agora a minha era uma Pajero 94

Nospheratto
22/06/2017, 08:01
Vou dar uma verificada nisso, boa dica obrigado.
Já tive este problema também,inclusive narrei em outro tópico mas não encontrei agora.
Verifique primeiro os ítens mais fáceis e baratos de se resolver.Como disse o colega acima,primeiro as velas aquecedoras e seu relê,depois o filtro de combustível e seu cabeçote e se não for nenhum dos dois,vá para a bomba injetora.Qual é o seu motor amigo,é o 4M40 ou o 4M41 ? Se for o 4M40 a bomba é inteira mecânica e quase todo bombista de diesel faz a troca das peças.Já o 4M41 já é semi eletrônica,mais complicado de achar quem repare e as peças são muito caras.
No meu caso (4M40) era bomba injetora mesmo.Fiz a troca de reparos e peças internas e ficou ótima.Pega na primeira pela manhã e não falha.

Walter da Camper
22/06/2017, 12:23
Algumas bombas injetoras tem um sistema de partida a frio que adianta o ponto de injeção para pegar mais fácil e evitar fumaça branca na fase fria.
Tente encontrar na internet manuais de serviço do seu motor pra verificar a existência e a forma de ajuste desse mecanismo.
Assim vc economiza uma grana e adquire um conhecimento valioso para quem tem carro à diesel.

Se fosse falta de diesel, não responderia ao acelerador. Se fosse excesso, aceleraria sozinho. Nesses casos a suspeita recai sobre o sincronismo (ponto ou avanço da bomba).

Nospheratto
24/06/2017, 15:07
Até entendo mas se fosse algo ligado a bomba injetora a primeira partida já não seria prejudicada? O carro pega de primeira e consome o combustível do sistema, só depois que acaba que começa a falhar, acelera e morre sozinho, preciso ficar com o pé controlando a aceleração, nem muito, nem pouco ou ele morre.




Algumas bombas injetoras tem um sistema de partida a frio que adianta o ponto de injeção para pegar mais fácil e evitar fumaça branca na fase fria.
Tente encontrar na internet manuais de serviço do seu motor pra verificar a existência e a forma de ajuste desse mecanismo.
Assim vc economiza uma grana e adquire um conhecimento valioso para quem tem carro à diesel.

Se fosse falta de diesel, não responderia ao acelerador. Se fosse excesso, aceleraria sozinho. Nesses casos a suspeita recai sobre o sincronismo (ponto ou avanço da bomba).

Glaicon
25/06/2017, 08:09
Até entendo mas se fosse algo ligado a bomba injetora a primeira partida já não seria prejudicada? O carro pega de primeira e consome o combustível do sistema, só depois que acaba que começa a falhar, acelera e morre sozinho, preciso ficar com o pé controlando a aceleração, nem muito, nem pouco ou ele morre.
Bom, se pegou na primeira partida, pode descartar problema nas velas aquecedoras, pois elas servem exatamente para pré-aquecer o diesel e dar partida mais fácil.
Depois de quanto tempo a viatura normaliza a lenta, considerando essa sua briga com o acelerador?
Nas horas seguintes, considerando paradas ao longo do dia, como trabalho, horário do almoço, ida ao comércio, etc, ela pega e funciona normal?
O problema só retornará no dia seguinte?:pipoca:

Nospheratto
25/06/2017, 22:07
Pois é, isso demora a depender da temperatura pela manhã, geralmente depois da queima do combustível no sistema passo uns 2 minutos "trabalhando" o acelerador, não acelero muito nem deixo cair, mas quando cai preciso bater na chave e pra pegar eu preciso ficar com o pé no acelerador até o fim e manter a chave na ignição alguns segundos mesmo após pegar pois se eu tirar a mão da chave logo em seguida ele morre novamente, quando o tempo tá muito frio fico "trabalhando" o acelerador e mantendo em 2 mil giros ai de repente ele começa a acelerar sozinho e vou folgando o pedal do acelerador, é isso que chamo de "trabalhar", faço isso até ele estabilizar em 1000 giros, depois que estabilizou eu tiro o pé do acelerador e ele diminui pra 800 giros e fica de boa, não interrompe nem engasga e fica assim o restante do dia, posso desligar o carro e uma hora depois bater na chave que ele não vai mais apresentar o problema, só no dia seguinte, é surreal, vou fazer um vídeo e postar no youtube, n me lembro de ter lido nas regras se pode postar link do youtube aqui, alguém pode responder?





Bom, se pegou na primeira partida, pode descartar problema nas velas aquecedoras, pois elas servem exatamente para pré-aquecer o diesel e dar partida mais fácil.
Depois de quanto tempo a viatura normaliza a lenta, considerando essa sua briga com o acelerador?
Nas horas seguintes, considerando paradas ao longo do dia, como trabalho, horário do almoço, ida ao comércio, etc, ela pega e funciona normal?
O problema só retornará no dia seguinte?:pipoca:

pedrocuba
25/06/2017, 23:47
pode postar link do youtube a vontade meu caro.

muito tenso esse seu problema. Acompanhando!

Walter da Camper
26/06/2017, 08:56
Depende. Se a bomba estiver acionando normalmente o dispositivo de partida a frio ele vai pegar normalmente, mas se esse dispositivo ficar travado e não voltar quando devia, ele vai prejudicar a fase seguinte, quando deveria ter normalizado o ponto. Possivelmente quando já está bem aquecido, o dispositivo desarma e não entra mais em ação no restante do dia, pois as próximas partidas serão na condição quente.
Percebestes alguma mudança no ruído do motor durante essa fase de manter o pé para não morrer?
Esse seria um dos sintomas de ponto alterado. Adiantado=mais ruido (castanhado); Atrasado=ruído mais suave que o normal e fumaça branca.


Até entendo mas se fosse algo ligado a bomba injetora a primeira partida já não seria prejudicada? O carro pega de primeira e consome o combustível do sistema, só depois que acaba que começa a falhar, acelera e morre sozinho, preciso ficar com o pé controlando a aceleração, nem muito, nem pouco ou ele morre.

pedrocuba
28/06/2017, 00:36
O dispositivo de partida a frio da bomba de injeção da 4m40 simplesmente segura o cabo de aceleração de maneira que ele mantenha um giro mais alto.

Até onde eu sei não muda o ponto não.

Walter da Camper
28/06/2017, 12:33
Alguns fabricantes montam os motores com ou sem determinados dispositivos de acordo com o país a que se destina o veículo por questões de temperatura ambiente ou normas anti-poluição.
Teria que pesquisar no manual de serviço do 4M40 se alguma versão saiu com esse dispositivo.



O dispositivo de partida a frio da bomba de injeção da 4m40 simplesmente segura o cabo de aceleração de maneira que ele mantenha um giro mais alto.

Até onde eu sei não muda o ponto não.

Nospheratto
01/07/2017, 10:05
Bom pessoal, desculpe a demora, aproveitei os festejos juninos para viajar mas o problema continua, fiz o vídeo como combinado e postei no Youtube, segue o link. Pajero Sport diesel com dificuldade em manter aceleracao. - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=M7oVAGrOQWo)

Walter da Camper
01/07/2017, 18:29
O sistema de injeção desse carro é semi-eletrônico. É uma bomba injetora rotativa mecânica cuja parte de controle é um atuador eletrônico comandado por uma central.
Quando pisa no acelerador não atua direto na bomba.O cabo termina num tipo de potenciômetro que manda sinal para a central e ela quem decide a aceleração com base em alguns sensores (rotação, temperatura, pressão na turbina...etc.)
A primeira coisa a fazer é ligar um scanner para ver se tem algum erro memorizado. Depois dar partida a frio e fazer o defeito acontecer com o scanner ligado e ver se acusa sinal incorreto vindo de algum sensor.

ronaldo est
01/07/2017, 23:49
O sintoma é exatamente igual ao que a minha apresentava na partida a frio ,apesar de totalmente mecânica .Eu ainda acho que é o reparo frontal da bomba injetora.Quando ele se desgasta (é corroído pelo biodiesel acrescentado ao diesel) e o motor esfria ,o diesel que está na linha retorna ao tanque por gravidade e há entrada de ar ou de óleo do cárter.Quando se dá a partida ,queima o diesel que ficou dentro da bomba e puxa o ar que está na linha de alimentação,causando a falha.Se estiver em um local bem silencioso,procure escutar se ouve bolhas de ar retornando para dentro do tanque quando o motor morre logo no início.Ou então retire o filtro de diesel e veja se está escuro pela contaminação do óleo do motor misturado na bomba injetora. Há bastante informação em inglês, pesquise por " 4m40 injector pump front seal failure " .

Glaicon
02/07/2017, 07:16
Nospheratto, além do sugerido pelos demais, me permita lembrar das Cherokee´s Sport, que tinham um problema comum de estragar o sensor de pressão da bomba de combustível.
Com esse problema, a bomba do tanque não mantinha a pressão e gerava falhas para os carros pegarem.
A dica para funcionar era virar a chave até acender as luzes do painel umas três vezes, fazendo a bomba repetir o esquema de enviar combustível pro sistema.
Não sei se a sua viatura tem este sensor.
Faça um teste: encima do filtro de combustível ela tem a válvula manual para pressurizar diesel quando se troca o filtro, certo?
Antes de ligar a viatura na primeira partida do dia pressione a válvula seguidamente e veja se as primeiras bombadas serão mais leves que as seguintes.
Faça isto até sentir a válvula pesada.
Feito isto ligue e veja se dá o problema ou se ela permanecerá estável.
Se der certo, então é perda de pressão de combustível mesmo.
Boa sorte!:concordo:

Nospheratto
03/07/2017, 18:59
É algo a se pensar.

Nospheratto
03/07/2017, 19:01
Se for só isso é fácil de resolver, estranho é nenhum mecânico acertar, já me pediram pra trocar todos os mangotes e até o tanque.

Nospheratto
03/07/2017, 19:02
Boa dica, vou testar isso amanhã.

pedrocuba
05/07/2017, 01:34
Meu camarada, vi o seu video. Muito elucidativo, parabéns.

Cara, isso ai tem 90% de chance de ser problema na bomba. Agora, qual problema??

vc já notou a cor da fumaça que sai no seu carro pela manhã? peça para alguem observar

esse topico aqui relata o mesmo problema do seu:

Starts runs dies, then hard to start again - Pajero 4WD Club of Victoria Public Forum (https://www2.pajeroclub.com.au/forum/showthread.php?t=24967)

o consenso é que é o selo da bomba que tem que ser trocado. Ele está rachado e entra ar entre o tanque e a bomba. O combustivel retido na bomba é suficiecente para dar a partida, mas depois começa a entrar o ar.

Pode ser em qualquer lugar da linha, inclusive num selo interno da bomba.

Ou seja, melhor levar para um bombista.

Se quiser se aventurar em fazer sozinho:

Fuel pump removal 2.8 fuel pump seal replacement (http://pajero.myfreeforum.org/archive/fuel-pump-removal-2.8-fuel-pump-seal-replacement__o_t__t_91.html)

abs!

Nospheratto
07/07/2017, 22:17
Fiz por 3 dias e n deu certo, vou continuar tentando, obrigado.


Nospheratto, além do sugerido pelos demais, me permita lembrar das Cherokee´s Sport, que tinham um problema comum de estragar o sensor de pressão da bomba de combustível.
Com esse problema, a bomba do tanque não mantinha a pressão e gerava falhas para os carros pegarem.
A dica para funcionar era virar a chave até acender as luzes do painel umas três vezes, fazendo a bomba repetir o esquema de enviar combustível pro sistema.
Não sei se a sua viatura tem este sensor.
Faça um teste: encima do filtro de combustível ela tem a válvula manual para pressurizar diesel quando se troca o filtro, certo?
Antes de ligar a viatura na primeira partida do dia pressione a válvula seguidamente e veja se as primeiras bombadas serão mais leves que as seguintes.
Faça isto até sentir a válvula pesada.
Feito isto ligue e veja se dá o problema ou se ela permanecerá estável.
Se der certo, então é perda de pressão de combustível mesmo.
Boa sorte!:concordo:

Nospheratto
07/07/2017, 22:26
Caraca, o passo a passo pra fazer eu mesmo é tenso rsrsrs, vou procurar um bombista com essa dica, segunda feira vou providenciar e assim que resolver ou não, postarei aqui, obrigado.



Meu camarada, vi o seu video. Muito elucidativo, parabéns.

Cara, isso ai tem 90% de chance de ser problema na bomba. Agora, qual problema??

vc já notou a cor da fumaça que sai no seu carro pela manhã? peça para alguem observar

esse topico aqui relata o mesmo problema do seu:

Starts runs dies, then hard to start again - Pajero 4WD Club of Victoria Public Forum (https://www2.pajeroclub.com.au/forum/showthread.php?t=24967)

o consenso é que é o selo da bomba que tem que ser trocado. Ele está rachado e entra ar entre o tanque e a bomba. O combustivel retido na bomba é suficiecente para dar a partida, mas depois começa a entrar o ar.

Pode ser em qualquer lugar da linha, inclusive num selo interno da bomba.

Ou seja, melhor levar para um bombista.

Se quiser se aventurar em fazer sozinho:

Fuel pump removal 2.8 fuel pump seal replacement (http://pajero.myfreeforum.org/archive/fuel-pump-removal-2.8-fuel-pump-seal-replacement__o_t__t_91.html)

abs!

João Pedro cruz
27/07/2018, 16:14
Bom pessoal, desculpe a demora, aproveitei os festejos juninos para viajar mas o problema continua, fiz o vídeo como combinado e postei no Youtube, segue o link. Pajero Sport diesel com dificuldade em manter aceleracao. - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=M7oVAGrOQWo)
Conseguiu resolver o problema? Estou com o mesmo problema!!

Glaicon
28/07/2018, 07:09
Conseguiu resolver o problema? Estou com o mesmo problema!!
João Pedro, bem-vindo ao fórum e parabéns por postar sua primeira mensagem no tópico correto.
Sinal que pesquisou antes de escrever.
Quanto ao problema do dono do tópico, infelizmente, ele deixou de retornar e reportar a solução.
Ficamos só nas hipóteses.
Fez os testes sugeridos pelos demais colegas?:pipoca:

JairoM
02/08/2018, 12:55
Voce reparou que a aceleracao "estabiliza"como voce disse, no exato momento que o ponteiro da temperatura "descola"do batente?

Ou seja, parece que a aceleracao so mantem, depois que o motor esquenta um pouquinho.....

Nao seria algum problema no "sensor de temperatura"????

Rubens Walmorbida Neto
01/06/2019, 00:43
Tenho esse mesmo problema na minha Sport 00. Estou a dias com mangueiras transparentes na entrada e saída do filtro diesel para observar se há Arno sistema. Constatei entrada de ar pelo registro de purga do filtro, resolvido a entrada de ar e problema perciste pela manhã, todo dia um ritual até o motor aquecer um pouco

Rubens Walmorbida Neto
17/06/2019, 22:47
Quem chegou até aqui, sugiro olhar os comentários do vídeo do dono do post, ele próprio menciona lá a solução para o caso.

Rubens Walmorbida Neto
18/08/2019, 18:34
A minha foi solucionado com revisão da bomba e troca da bombinha de palhetas (responsável por puxar o diesel do tanque). Ficou zero

steffanbernard
06/05/2022, 14:55
Caraca, o passo a passo pra fazer eu mesmo é tenso rsrsrs, vou procurar um bombista com essa dica, segunda feira vou providenciar e assim que resolver ou não, postarei aqui, obrigado.


Boa tarde Nospheratto. estou com o mesmo problema na minha Cherokee a Diesel, voce conseguiu resolver o problema da entrada de ar no sistema? estou a mais de ano indo em oficinas tentando resolver o problema que causa isso e nao conseguimos ainda!