PDA

Ver Versão Completa : Duvidas Toyota SW4 1KZ-TE viagem para Atacama.



Tony Negrao
20/06/2017, 11:19
Alguém tem experiencia com essa viatura em altitudes??. A minha está com 200.000km rodados, mas o motor está bom, pega no estalo, não baixa óleo, agua, não superaquece, manutenção em dia. Lendo alguns relatos fiquei temeroso quanto a altitude, alguém já fez essa viagem, como o motor se comportou?

Agradeço a ajuda.

Emerson Höpner
20/06/2017, 11:56
Enche o tanque e vai!
Fui com a minha SW4 98 (1KZT) até o Chile e foi só alegria.

Tony Negrao
20/06/2017, 13:08
Emerson...você andou nas altitudes de 4.000 / 5.000 na cordilheira, o motor falhou, perdeu potência, fumaçou muito, você tem algum cuidado, conselho nesse tipo de estrada??

Amostardeiro
20/06/2017, 13:28
Emerson...você andou nas altitudes de 4.000 / 5.000 na cordilheira, o motor falhou, perdeu potência, fumaçou muito, você tem algum cuidado, conselho nesse tipo de estrada??

Tony

Fui de Pajero Sport em abril passado, as temperaturas estavam relativamente altas, é só tomar cuidado com o aquecimento durante as subidas mais ingrimes e ser feliz, cuidado com os freios na descida da cordilheira.

Abs

PS: Cruzei na ida e volta pelo Paso de Jama, a altitude chega a 4.820 m, foto do gps confirma.

Tony Negrao
20/06/2017, 14:47
Caraca!! essa foto tá mortal, já diz tudo 4.820m ufa!!!. Vocês sentiram o mal de altitude??. Quanto ao carro minha preocupação e por ser um carro já com 200.000, e ví muitos relatos de problemas no site mochileiros, principalmente com motor a gasolina, ví casos que o carro chegou a parar, como vou com meus filhos, gosto de me precaver. Uma pergunta...qual é esse GPS que você está usando?? você acha necessário usar um ou com o do Google Off-line do Celular dá pro gasto.

Amostardeiro
20/06/2017, 15:33
Caraca!! essa foto tá mortal, já diz tudo 4.820m ufa!!!. Vocês sentiram o mal de altitude??. Quanto ao carro minha preocupação e por ser um carro já com 200.000, e ví muitos relatos de problemas no site mochileiros, principalmente com motor a gasolina, ví casos que o carro chegou a parar, como vou com meus filhos, gosto de me precaver. Uma pergunta...qual é esse GPS que você está usando?? você acha necessário usar um ou com o do Google Off-line do Celular dá pro gasto.

Tony

Fui com minha esposa e filho (17 anos), nenhum de nós sentiu o mal de altura, segundo sei crianças pequenas podem sentir mais, no passeio até os geisers Del Tatio, 4.300 m, várias pessoas se passaram mal.

O GPS é um Garmin nüvi 1450, tenho também um mais antigo nüvi série 700, uso os mapas do Tracksource- mapas do Brasil, e "Proyecto Mapear" que tem mapas da Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Bolivia, ambos são gratuitos e disponíveis para download, nunca usei o Google maps off line, estou usando o Sygic no tablet e/ou smart phone.

O carro perdeu bastante desempenho, fumaceou muito e aqueceu um pouco acima do normal, mas nada de grave, esta com +- 115.000 km.

Abs

ivancgbsb
20/06/2017, 16:11
Emerson...você andou nas altitudes de 4.000 / 5.000 na cordilheira, o motor falhou, perdeu potência, fumaçou muito, você tem algum cuidado, conselho nesse tipo de estrada??

Fui 3 vezes com Hilux SW4 2000. Motor 1KZT.
Apenas uma vez aqueceu um pouco. Saí muito tarde de San Pedro de Atacama. Dizem que precisa sair cedo quando a temperatura está mais baixa.
Falhas no motor ? Não.
Nem notei se perdeu potência. Fica um pouco esquisito e só.
Fumaçou muito ? Fumaçou sim. Uma vez. Foi erro meu. Deveria estar em terceira marcha e eu estava em quarta.
Mal de altitude ? Um pouco. O chá de coca ajuda, café também. Dor de cabeça ? AAS.
Anexo dois arquivos. Um com a altitude máxima e outro com um perfil de altitudes da viagem Brasília-San Pedro de Atacama. Neste, veja os últimos Kms.

ivancgbsb
20/06/2017, 16:15
você acha necessário usar um ou com o do Google Off-line do Celular dá pro gasto.

GPS não estão caros. Acho que um com você, ajudaria MUITO. Mais pelas cidades e rodovias contornos e para achar locais de paradas. Sugiro fortemente que leve um.
Lembre-se que você deve precisar de uma troca de óleo no caminho.
Em minha página (link na assinatura) tem alguma coisa sobre essas viagens que fiz.

Tony Negrao
20/06/2017, 20:00
O 4X4Brasil é "matador" muita informação valiosa. Valew galera, fiquei animado, estava quase tirando Atacama do roteiro com receio de ferrar o motor. Vou verificar também o GPS. Alguém tem mais info?????

Tony Negrao
20/06/2017, 20:14
Ivan, muito legal o seu site, já salvei como favorito, vai me guiar bastante na viagem.
É verdade que na Argentina tem um papo de levar um cambão??? os guardas cobram isso mesmo??

ivancgbsb
21/06/2017, 07:05
Tem que levar cambão sim. Existem uns cambões telescópicos que não ocupam muito espaço.
Cobraram uma vez.
Lá no site tem uma lista de coisas para levar.
Lembre-se: são dois triângulos.....

Emerson Höpner
21/06/2017, 12:02
Emerson...você andou nas altitudes de 4.000 / 5.000 na cordilheira, o motor falhou, perdeu potência, fumaçou muito, você tem algum cuidado, conselho nesse tipo de estrada??

Andei e só percebi um pouco de fumaça, já que o motor não tinha eletrônica. Pouca coisa, já que normalmente não fazia nada de fumaça.
Potência é como o Ivan Pereira comentou muito bem, fica estranho, demora um pouco mais pra desenvolver, mas é um passeio e não uma corrida...
O conselho é ter confiança na parte mecânica, deixar revisado sistema de freio, suspensão, transmissão, etc, como em qualquer outro carro.
Em outra viagem fui já com a minha atual SRV e junto com uma Corolla Fielder 2007. Sem stress, mas o carro a gasolina sofre muito mais a falta de oxigênio.

Amostardeiro
22/06/2017, 17:10
Ivan, muito legal o seu site, já salvei como favorito, vai me guiar bastante na viagem.
É verdade que na Argentina tem um papo de levar um cambão??? os guardas cobram isso mesmo??

Tony

Tem que levar cambão ou cinta de reboque.

Abs

Tony Negrao
22/06/2017, 21:38
A legal então é, ou a cinta de reboque ou o cambão, vou levar uma cinta que vou comprar por aqui mesmo, e também é menos volumosa.

zluiz
26/07/2017, 11:00
A legal então é, ou a cinta de reboque ou o cambão, vou levar uma cinta que vou comprar por aqui mesmo, e também é menos volumosa.
cONSIDERAÇOES:
EQUIPAMENTOS OBRIGATORIOS
Cambao, nao é substituido por cinta reboque(por questao do freio)
dois triangulos(um para frente outro para traz)
extintor de incendio( a mao do motorista)
kit de primeiros socorros( faça o seu com anti estaminico, antiacido analgesico, coloque duas faixas e tesoura e esparadrapo, gase, e tc)
nao entre nem saia por uruguaiana, va por posadas, e foz do iguaçu, porquepor uruguaiana tem o batalhao mais corrupto da argentina, pesquise na internet batalhao entre rios, eu ja passei tres vezes e dei sorte, mas com o c na mao)
acrescente estereos del bera na sua volta, vale a pena, pesquise
se for toyota somente váse for mitisubishi cuidado com o aumento de temperatura,
soroche, mal da montana, altitude, eu costumo alugar oxigenio, o conforto é outro, a melhor dica.
na altitude o carro nao anda acima de 30km/hmas o cnsumom é o mesmo,
leve paassaporte ao contrario dpo RG, ´´e mais rapido nas aduanas,
aho que é isso
tenho um video no youtube
https://www.youtube.com/watch?v=9FGfTsNdlyY

Engels Kbça
08/08/2017, 08:15
Tenho uma SW4, 2000 (1KZT) e já andei nos Andes até 5200 metros, sem nenhum problema. Esses motores tem compensador de altitude na bomba injetora, se fumaçar muito é porque o compensador está desregulado. A partir de 3500 metros vai escutar a turbina assoviar. Boa viagem.