Ver Versão Completa : Jeep CJ5 para dia a dia
rodrigoevaldo
14/06/2017, 16:53
Olá pessoal.
Estou pensando em comprar um Jeep digamos ainda bem original.
Para começar todo sabemos que o jeep foi desenvolvido para ser uma mula mecânica. rsrsrs Pau para toda obra e guerra, pedaço arame e alicate te leva para qualquer lugar, devagar mas te leva lá. rsrsrsrs
Quero dicas do pessoal do fórum para deixá-lo minimamente confortável e seguro para ser usado como carro de passeio, dia a dia... Desde para levar a molecada para escola, supermercado e viajar com ele.
Trilhas praticamente nunca, talvez esporadicamente será jogado na lama antes de ser levado ao lava a jato.
Não quero um debate que estarei matando um jeep que não será usado em trilhas, será usado para uma causa muito mais nobre (deixar a patroa e as crianças felizes). kkkk
Alguns pontos principais que queria ver a opiniões da galera:
1. Sobre a segurança contra tombamento, alguns amigos me falaram que o Jeep tem que tomar muito cuidado nas curvas que é fácil ele tombar. Até encontrei esse artigo sobre o Jeep original:
http://www.planetaoffroad.com/p07c.htm
Então, o que pode ser feito para melhorar esse ponto? Pelo que entendo tenho que reduzir a altura da suspensão dele para deixar o centro de gravidade mais próximo ao solo.
2. Como será um veículo de passeio, o que sugerem para desempenho para no quesito velocidade final. Relação câmbio x diferencial, etc? Pelo que já pesquisei aqui no fórum a troca do câmbio de 3m para 4m não há diferença significativa pois a última marcha a relação é 1:1
3. Sobre o motor pensei manter o original mesmo, vou gastar um pouco mais de combustível mas pelo que percebi é um motor bem confiável e manutenção simples. Como não comprei o veículo, vi que há muitos jeeps já adaptados com o motor de opala 4 cilindros que também de manutenção simples. Talvez mais tarde depois de aprovado pelo departamento de qualidade (patroa) instale um módulo de injeção programável mono ponto para melhorar um pouco o desempenho, pelo que vi melhora uns 10% a resposta do motor.
4. Outras itens que considero obrigatórios: kit freio a disco dianteiro, cinto 3 pontos, DH (ou elétrica).
5. Pneus: pneus grandes para jeep ficam bonitos pensei instalar rodas de Hillux (já tenho um jogo completo que sobrou num rolo) para uso urbano. Acredito que necessita instalar um flange adaptador.
Notas:
a) Não pretendo fazer um super investimento. Algo moderado que seja prioritário a segurança e se torna um veículo funcional de uso diário.
b) Como será um veículo de passeio, encontrei ótimas ofertas com jeep 4x2 então acredito que se torna mais simples as combinações de motor/cambio/diferencial, etc.
c) Não sou expert em mecânica, o básico de sobrevivência. rsrsrs Esse projeto será uma ótima oportunidade de aprendizado. :-)
Agradeço a todos pelo compartilhamento das informações.
Sonhador
14/06/2017, 17:39
Como o pessoal diz o jeep e um lego .... vai adaptando e montando na medida de sua necessidade , agora a questão e achar o ano e modelo que atende sua necessidade ... depois a medida que vai conhecendo mais sua necessidade , vai procurando a sua solução , o mais importante e ter o veiculo em mãos e rodando .
Minha sugestão e que encontre um veiculo em boas condições ...não pense em comprar para reformar ... vai muito dinheiro e muitas vezes pode acabar desmotivado pela demora em ter a viatura em condições .
Se quer um jeep compre completo com 4x4 em condições , pois se comprar um 4x2 e no futuro resolver deixar 4x4 ira gastar demais .
Jeep sem tração é difícil, pelo menos isso evite, tem tantos 4x4 por aí, não comece por aí não, um dia desses você vamos supor vai a um lugar passar fim de semana e encosta o danado num gramado, acaba chovendo aí ele tá lá de cabeça para baixo e lá vai você sofrer, ele é horrível sem tração nessas condições. Tudo minhas suposições para simular a realidade sua de repente.
O resto parece que você já está tendo uma boa noção no que disse acima, é por aí, não tem receita pronta e perfeita, muita coisa bem adaptado fica bom.
Abs e vai firme aí.
Alessandro Henrique
15/06/2017, 11:42
Alguns pontos principais que queria ver a opiniões da galera:
1. Sobre a segurança contra tombamento, alguns amigos me falaram que o Jeep tem que tomar muito cuidado nas curvas que é fácil ele tombar. Até encontrei esse artigo sobre o Jeep original:
http://www.planetaoffroad.com/p07c.htm
Então, o que pode ser feito para melhorar esse ponto? Pelo que entendo tenho que reduzir a altura da suspensão dele para deixar o centro de gravidade mais próximo ao solo.
Em condições normais ele não é um veículo propenso à tombamento; Suspensão elevada e curvas fechadas em altas velocidades potencializam isso;
2. Como será um veículo de passeio, o que sugerem para desempenho para no quesito velocidade final. Relação câmbio x diferencial, etc? Pelo que já pesquisei aqui no fórum a troca do câmbio de 3m para 4m não há diferença significativa pois a última marcha a relação é 1:1.
O Jeep permite deslocamentos em velocidades razoáveis, não espere trafegar em velocidade constante acima de 80km/h. A relação de transmissão do diferencial pode ser alterada para permitir velocidades mais altas no entanto, sacrifica e muito a aceleração no câmbio de três marchas. A substituição de três por quatro marchas, permite melhor aceleração, porém a velocidade final permanece a mesma no caso de relação final 1:1 como você mencionou;
3. Sobre o motor pensei manter o original mesmo, vou gastar um pouco mais de combustível mas pelo que percebi é um motor bem confiável e manutenção simples. Como não comprei o veículo, vi que há muitos jeeps já adaptados com o motor de opala 4 cilindros que também de manutenção simples. Talvez mais tarde depois de aprovado pelo departamento de qualidade (patroa) instale um módulo de injeção programável mono ponto para melhorar um pouco o desempenho, pelo que vi melhora uns 10% a resposta do motor.
O motor BF é um motor bom, confiável e simples porém atualmente está difícil de obter peças de reposição de boa qualidade e mecânicos experientes. Muitos optam pelo motor do Opala 4 cilindros e o VW AP, pois possuem muitas peças à disposição, boa economia, são motores que trazem outras vantagens como ignição eletrônica, filtragem integral de óleo, etc...
4. Outras itens que considero obrigatórios: kit freio a disco dianteiro, cinto 3 pontos, DH (ou elétrica).
Estas modificações são bem vindas, melhorando a segurança e conforto.
5. Pneus: pneus grandes para jeep ficam bonitos pensei instalar rodas de Hillux (já tenho um jogo completo que sobrou num rolo) para uso urbano. Acredito que necessita instalar um flange adaptador.
Notas:
a) Não pretendo fazer um super investimento. Algo moderado que seja prioritário a segurança e se torna um veículo funcional de uso diário.
b) Como será um veículo de passeio, encontrei ótimas ofertas com jeep 4x2 então acredito que se torna mais simples as combinações de motor/cambio/diferencial, etc.
c) Não sou expert em mecânica, o básico de sobrevivência. rsrsrs Esse projeto será uma ótima oportunidade de aprendizado. :-)
Agradeço a todos pelo compartilhamento das informações.
Tudo vai depender do que você espera e inevitávelmente você gastará. O quanto, depende das mudanças.
Existem várias opções de Jeeps razoávelmente modificados que podem atender sua necessidade.
O fato de encontrar um Jeep 4x2 não significa que as adaptações sejam mais simples. Em verdade, o Jeep chegou a ser comercializado nesta versão, como uma solução mais barata, se não estou enganado acho que era o Jeep Hippie. Mas no final das contas, contar com o diferencial da tração do Jeep quando necessário é o que todos procuram e fazem dele o que é.
Aqui no fórum você encontrará muito material para lhe ajudar em suas modificações!
Christen Eagle
16/06/2017, 08:14
Bem vindo,
Pelo post deu para perceber que você já pesquisou bastante. Como você ainda vai comprar o jeep, priorize aqueles com as adaptações mecânicas que você deseja, pois é onde gastasse mais dinheiro, como pretende usar no dia a dia eu recomendo motor de opala ou ap, pela manutenção mais barata e oferta de peças melhor que o BF. Um cambio de 5 marchas (o mais usado é o de chevette) combinado com relação de diferencial curta deixa o jeep bem mais esperto para deslocamentos urbanos.
Paulo André BR
21/06/2017, 10:49
Rodrigo, bem vindo ao fórum!
Começou bem, heheh
Algumas considerações:
Arame e alicate é um modo de dizer (além de uma grande uma lenda), pois isso não serve pra nada sem conhecer o que tem em mãos.
Obvio que arame alicate, algumas ferramentas, peças sobressalentes e conhecimento, podem te tirar de encrenca...
Olhe muitos Jeep por aí, se familiarize com eles. Logo já saberá ver um chassis remendado de longe; uma adaptação porca, etc, etc... Saiba identificar o que é um Jeep original e um adaptado. Converse muito com donos, peça para andar, dirigir, etc...
Comprei meu Jeep em 1999 e tenho ele até hoje. Não tinha nem 18 anos quando comecei a pesquisar...
Depois de muito olhar por aí, ainda em 1997, o único cara honesto com o qual conversei muito, me convenceu a ter um jeep dizendo:
"Jeep é uma MERD#@*! Quebra toda hora, chove mais dentro que fora, você não enxerga nada, no inverno é frio pra c@cet*, no calor vira um inferno. É desconfortável, nenhum familiar seu vai te apoiar. Você vai gastar mais tempo com ele que com sua família. O frentista e o mecânico sempre perguntarão de sua família, afinal serão seus melhores amigos. Todo mundo vai achar que você é legal, e sempre vão pedir pra dar uma voltinha, mas nunca vão encarar uma viagem com você..."
e por aí foi o discurso do cara.... e não é que ele me convenceu!!!
Comprei meu Jeep em 1999 e foi meu carro pra tudo até 2010, quando comprei um XJ e ele ficou pro dia de rodízio, e claro pro barro... :torcendo:
No inicio ele só tinha direção hidráulica com o velho Bf161 e 3 marchas, toda vez que ia pra estrada, rezava um terço, carregava todas as mandingas possíveis... Acumulei algumas histórias...
Depois de muito sofrimento com a mecânica original, troquei todo trem de força e respectivos periférico por algo mais moderno. Nunca mais tive dor de cabeça!
Sempre me interessei por mecânica, o Jeep me fez aprender muito! Aprendi muita coisa na marra...
Inclusive conseguir, no meio do nada, sem ferramenta alguma, fazer um gurgel (cujo platinado estava sem abertura para iniciar ignição) dar a partida e sair do enrosco... O calço do platinado havia gasto e não estava pulsando, não tinha uma mísera chave de fenda pra regular o platinado. Depois de procurar por algo que pudesse ajudar dentro do carro, a única coisa que vi foi uma caixa de biribinha (estalinhos de são joão), abri a caixinha, fiz uma "tira" e dei uma volta no eixo do distribuidor, dando abertura pro platinado. Nem fita isolante, ou qq outra coisa que pudesse prender o papel no lugar, a bateria já estava quase arreada. Todos me olharam a achavam que eu estava de sacanagem que aquilo funcionaria, de certa forma eu tb, hehehe.
Apostaram que não funcionaria, só tínhamos poucas tentativas, mas na primeira delas, num último suspiro da bateria, o motor pegou novamente. A ordem era manter giro alto, sempre! E assim, com carro falhando, saímos da encrenca. Eu me sentindo o MacGyver, e os outros dizendo: "... é mesmo! ele tem Jeep está acostumado com isso..." - e como!
Então, se está disposto a passar por perrengues, seja bem vindo!!!
Lembro que o Jeep era meu carro pra tudo e, enquanto morava com meus pais, sempre tive a opção de emprestar a viaturas dos velhos :D... Isso ajuda...
Boa sorte
T+
Marcelo Godoy
21/06/2017, 14:34
Senhores,
O Jeep foi meu primeiro carro e depois que consegui adquirir outro acabou ficando mais guardado e consegui reformar e fazer alguns "up grades" nesse período. No entanto, devido a crise passou a ser o novamente o único veículo porém agora com a necessidade de atender a família, compromisso que antes não havia.
Durante cerca de 01 ano e meio, foi usado no dia a dia para todas as tarefas (trabalho, escola das crianças, passeios,visitas a familiares, viagens...) e nos atendeu com as suas limitações (chove mais dentro que fora, frio danado pois a cidade aqui é gelada e em outros dias calor, poeira...), incluindo o alto consumo de combustível pois a mecânica atual é o BF-161 e câmbio 3m. Observe-se que trabalhou arduamente sem nos dar problema algum de mecânica que o levasse a ficar parado, somente as manutenções normais.
Felizmente as condições melhoraram e conseguimos novamente dar o descanso merecido, mas há coisas que são incomparáveis ao passar pelo trânsito da cidade: chama a atenção de todos pois Jeep é Jeep, impõe respeito no trânsito pois Jeep é Jeep, marca território por onde passa (óleo pingando) pois Jeep é Jeep, fácil de achar no estacionamento pois Jeep é Jeep e em algumas ocasiões havia alguém próximo para perguntar se queria vender, como que era a viatura, como é a mecânica dizendo "meu sonho é ter um Jeep...", contavam a histórias tipo "meu pai tinha um quando eu era criança..".
Sempre há prós e contras e é claro que cada um tem suas preferências, mas o ideal é adquirir 01 Jeep em boas condições e que esteja preparado para consertos, emergências, dores de cabeça, piadas dos outros (com um pouco de inveja). Depois de algum tempo você saberá o que está para quebrar, danificar, trocar, modificar....
Enfim boa sorte!!
Rodrigo, bem vindo, meus 0,02 centavos:
"Jeep é uma MERD#@*! Quebra toda hora, chove mais dentro que fora, você não enxerga nada, no inverno é frio pra c@cet*, no calor vira um inferno. É desconfortável, nenhum familiar seu vai te apoiar. Você vai gastar mais tempo com ele que com sua família. O frentista e o mecânico sempre perguntarão de sua família, afinal serão seus melhores amigos. Todo mundo vai achar que você é legal, e sempre vão pedir pra dar uma voltinha, mas nunca vão encarar uma viagem com você..."
:palmas::palmas::palmas:
Sempre digo isso, pessoas compram jeeps achando que estão comprando carros "normais" e se arrependem amargamente.
Jeep é um veículo de concepção antiga, desconfortável, barulhento, beberrão, duro de esterçar, duro de frear, duro de andar, enfim uma verdadeira carroça bem limitada.
Porém, se vc estiver ciente disso e de suas limitações, e mais importante, se vc curti-lo e respeitar suas limitações acima de tudo, ele vai te levar aonde vc quiser.
E o mais legal são as histórias que esses caminhos vão originar, muita gente vai se aproximar de vc só por causa dele e verdadeiras amizades poderão nascer disso.
Se vc estiver disposto, vá fundo, mas saiba que jeep é acima de tudo um estilo de vida.
Boa sorte
T+
rodrigoevaldo
23/06/2017, 14:54
Rodrigo, bem vindo ao fórum!
Começou bem, heheh
Algumas considerações:
Arame e alicate é um modo de dizer (além de uma grande uma lenda), pois isso não serve pra nada sem conhecer o que tem em mãos.
Obvio que arame alicate, algumas ferramentas, peças sobressalentes e conhecimento, podem te tirar de encrenca...
Olhe muitos Jeep por aí, se familiarize com eles. Logo já saberá ver um chassis remendado de longe; uma adaptação porca, etc, etc... Saiba identificar o que é um Jeep original e um adaptado. Converse muito com donos, peça para andar, dirigir, etc...
Comprei meu Jeep em 1999 e tenho ele até hoje. Não tinha nem 18 anos quando comecei a pesquisar...
Depois de muito olhar por aí, ainda em 1997, o único cara honesto com o qual conversei muito, me convenceu a ter um jeep dizendo:
"Jeep é uma MERD#@*! Quebra toda hora, chove mais dentro que fora, você não enxerga nada, no inverno é frio pra c@cet*, no calor vira um inferno. É desconfortável, nenhum familiar seu vai te apoiar. Você vai gastar mais tempo com ele que com sua família. O frentista e o mecânico sempre perguntarão de sua família, afinal serão seus melhores amigos. Todo mundo vai achar que você é legal, e sempre vão pedir pra dar uma voltinha, mas nunca vão encarar uma viagem com você..."
e por aí foi o discurso do cara.... e não é que ele me convenceu!!!
Comprei meu Jeep em 1999 e foi meu carro pra tudo até 2010, quando comprei um XJ e ele ficou pro dia de rodízio, e claro pro barro... :torcendo:
No inicio ele só tinha direção hidráulica com o velho Bf161 e 3 marchas, toda vez que ia pra estrada, rezava um terço, carregava todas as mandingas possíveis... Acumulei algumas histórias...
Depois de muito sofrimento com a mecânica original, troquei todo trem de força e respectivos periférico por algo mais moderno. Nunca mais tive dor de cabeça!
Sempre me interessei por mecânica, o Jeep me fez aprender muito! Aprendi muita coisa na marra...
Inclusive conseguir, no meio do nada, sem ferramenta alguma, fazer um gurgel (cujo platinado estava sem abertura para iniciar ignição) dar a partida e sair do enrosco... O calço do platinado havia gasto e não estava pulsando, não tinha uma mísera chave de fenda pra regular o platinado. Depois de procurar por algo que pudesse ajudar dentro do carro, a única coisa que vi foi uma caixa de biribinha (estalinhos de são joão), abri a caixinha, fiz uma "tira" e dei uma volta no eixo do distribuidor, dando abertura pro platinado. Nem fita isolante, ou qq outra coisa que pudesse prender o papel no lugar, a bateria já estava quase arreada. Todos me olharam a achavam que eu estava de sacanagem que aquilo funcionaria, de certa forma eu tb, hehehe.
Apostaram que não funcionaria, só tínhamos poucas tentativas, mas na primeira delas, num último suspiro da bateria, o motor pegou novamente. A ordem era manter giro alto, sempre! E assim, com carro falhando, saímos da encrenca. Eu me sentindo o MacGyver, e os outros dizendo: "... é mesmo! ele tem Jeep está acostumado com isso..." - e como!
Então, se está disposto a passar por perrengues, seja bem vindo!!!
Lembro que o Jeep era meu carro pra tudo e, enquanto morava com meus pais, sempre tive a opção de emprestar a viaturas dos velhos :D... Isso ajuda...
Boa sorte
T+
:screwy:... Me convenceu... kkkkk.
Bora procurar um já meio encaminhado... Será 4x4 mesmo... Nem que seja para arrancar a grama do jardim de vez enquando e a patroa ficará doida :freaking:(minhas filhinhas serão minhas advogadas de defesa).
Agradeço a todos pelas dicas!
Abraços.
Sonhador
23/06/2017, 19:29
Rodrigo
Uma dica e ver se ai na regiao tem algum jeep clube ou encontro de jeeps , e fazer amizade com o pessoal , eles normalmente podem conhecer alguem que tenha algum para vender , ou então ajudar voce a avaliar possiveis opções que apareça , e atee indicar bons mecanicos que conhecem jeep.
Esse negócio de capotar é meio lenda...
Lógico que se vc pilotar um CJ achando que está em uma M5 vai dar m#%@. Mas andando normalmente (ele nem anda muito rápido mesmo Kkkkk) não tem perigo nenhum.
Em matéria de segurança eu diria que os itens mais importantes (além de uma boa revisão geral) são
- Freios a disco (ao menos na dianteira)
- Um BOM Santo Antonio ou Gaiola (cuidado que tem muitos feitos de "PVC. Não servem para nada)
- Na dianteira bancos altos individuais com cinto 3 pontas
- Na traseira (p as crianças) banco com cinto (o meu está com bancos da Towner. São confortáveis, com ajustes e cintos)
Eu ha algum tempo optei por vender o carro. Trabalho a 3,5km de casa e venho quase sempre de Bike
Mas mantive o CJ5 (que está comigo ha 19,5 anos!)
Tenho andado com ele as vezes durante a semana, já fiz viagens de + de 500Km...
E nunca me arrependi de estar com ele. Muito pelo contrário, é um carrinho que eu Adoro
Minhas filhas (8 e 9 anos) piram. Não querem saber de outro carro. Segundo elas "É o carro mais maneiro do mundo"
David2017
29/06/2017, 13:10
Galera, aproveitando o tema citado, eu estou fechando uma compra em um willys 73, o atual dono disse que a lataria é toda original e tal, só que estou em duvida porque não tem o logo jeep nas laterais próximo a porta, existe alguma versão desse ano sem esse logo, ou a lataria não é a original? Se alguém poder ajudar...
Desde ja, obrigado.
Galera, aproveitando o tema citado, eu estou fechando uma compra em um willys 73, o atual dono disse que a lataria é toda original e tal, só que estou em duvida porque não tem o logo jeep nas laterais próximo a porta, existe alguma versão desse ano sem esse logo, ou a lataria não é a original? Se alguém poder ajudar...
Desde ja, obrigado.
Todos têm, se não está lá a lataria já foi mexida, olhe por dentro e a emeda deve aparecer. :concordo: se não me engano, as laterais da iron parts não tem o emblema.
[]´s
David2017
01/07/2017, 16:45
Vou da uma olhada então, obrigado pelo esclarecimento...
Paulo André BR
04/07/2017, 10:51
Davi,
Essa área do logo costuma apodrecer de dentro pra fora, pois dentro tem o reforço e na junção com a chapa externa acaba estourando ferrugem.
O logo acaba sumindo as vezes por excesso de massa ou, ao substituir a lateral.
A Iron Parts, que eu saiba, até estampa o logo, porém eles não podem fazer isso em escala "industrial" pois não tem autorização da Jeep, entende?! Assim como a Cinfel e outras.
Mesmo que venha uma lateral nova sem o logo, pode-se facilmente fazer o enxerto do logo antigo na lateral nova:
549526
Sacou?!
:concordo:
Boa sorte na busca!
T+
rodrigomt
04/07/2017, 11:52
Amigo estou restaurando/ modernizando um cj5 para uso diario...
ele é 79 4 cil original porem com as pedaleiras no chao...
adaptaçoes que fiz nele.. DH da s10 (porem vou manter a coluna original)
freios a tambor atras tirei os originais e coloquei um se nao me engano da f1000 que tem regulagem de aperto das lonas automatico.. disco na frente (ja veio) coloquei servo mais cilindro duplo (redundancia em freio nunca é de mais)
fiz spoa pois coloquei pneus 33x12,5 com roda tala 10 e nao queria colocar calços gigantes na carroceria questao de gosto msm.. amortecedores da bandeirante
coloquei tanque plastico em baixo para aumentar a capacidade e autonomia do bixin e tambem abaixar um pouco o banco pois entrava muito apertado com a coluna original (1,85m de altura)
de resto de uma revisada geral em cambio caixa de traçao e difereciais e divirta-se!
megadeth
04/07/2017, 13:06
Boa tarde!
A minha receita do sucesso para um Jeep mais confiável e confortável, sem sacrificar muito suas características é:
1 - Kit eixo traseiro flutuante: evita acidentes como o que tive e diversos outros relatos aqui no forum;
2 - Motor Opala 4cc (GM151) álcool ou gasolina, com caixa do Chevette (4 ou 5 marchas). Conjunto plug and play;
3 - Pedaleira suspensa/hidrovácuo e freio a disco nas 4 para maior segurança;
4 - Bancos em courvin de pickup, confortáveis e duráveis. Capota nova, se puder uma Bestop;
5 - Tanque traseiro em inox, onde fica o implemento agrícola para aumentar a autonomia;
6 - Amortecedores Ranger 99, recuo na caixa de roda traseira possibilitando levar o banco mais pra trás;
7 - Injeção programavel Pandoo: meu ultimo upgrade no Jeep e deixou o danado muito melhor que antes. Mas esse investimento é meio caro... já aviso de antemão.
No mais é o que os amigos falaram: tente conhecer o Jeep aos poucos e vá curtindo. Minhas meninas gostam demais do Gema, que já virou parte da família.
Abraços
Caio
David2017
07/07/2017, 10:23
Desculpa ta cortando o forum do colega, é que sou novo aqui e não sei direito onde posso expor minhas duvidas...
Encontrei um outro e fechei compra, agora já com o logo, ano 69, mecânica original 6cc, 12mil, foi um bom negócio?
Gustavo bulle
07/07/2017, 15:52
Manda foto dele ai, se tiver documentos, por esse valor, aparentemente foi um bom negocio...
Gustavo bulle
07/07/2017, 16:00
Boa tarde!
A minha receita do sucesso para um Jeep mais confiável e confortável, sem sacrificar muito suas características é:
1 - Kit eixo traseiro flutuante: evita acidentes como o que tive e diversos outros relatos aqui no forum;
2 - Motor Opala 4cc (GM151) álcool ou gasolina, com caixa do Chevette (4 ou 5 marchas). Conjunto plug and play;
3 - Pedaleira suspensa/hidrovácuo e freio a disco nas 4 para maior segurança;
4 - Bancos em courvin de pickup, confortáveis e duráveis. Capota nova, se puder uma Bestop;
5 - Tanque traseiro em inox, onde fica o implemento agrícola para aumentar a autonomia;
6 - Amortecedores Ranger 99, recuo na caixa de roda traseira possibilitando levar o banco mais pra trás;
7 - Injeção programavel Pandoo: meu ultimo upgrade no Jeep e deixou o danado muito melhor que antes. Mas esse investimento é meio caro... já aviso de antemão.
No mais é o que os amigos falaram: tente conhecer o Jeep aos poucos e vá curtindo. Minhas meninas gostam demais do Gema, que já virou parte da família.
Abraços
Caio
Meu jeep esta bem parecido com sua receita kkk, tbm concordo, fica simples e confiavel. agora abri o diferencial do meu para a troca de um simples retentor, e para minha surpresa ele esta com as pontas de eixo soldadas kkk, meu anjo da guarda é bom kkkk, ja pedi o kit flutuante para instalar, perder uma roda a uns 100 por hr não deve ser nada bom :putz:
Jipeiro Serrano
07/07/2017, 17:51
Estou comprando meu primeiro Jeep Willys e vou acompanhar esse tópico...
Tenho 1.85m e o achei um pouco apertado.
Vocês têm alguma sugestão pra recuar um pouco mais o banco do motorista, sem prejudicar a segurança do veículo?
Agradeço antecipadamente.
Gustavo bulle
08/07/2017, 11:50
Estou comprando meu primeiro Jeep Willys e vou acompanhar esse tópico...
Tenho 1.85m e o achei um pouco apertado.
Vocês têm alguma sugestão pra recuar um pouco mais o banco do motorista, sem prejudicar a segurança do veículo?
Agradeço antecipadamente.
só modificar as cx de rodas...549640549641
David2017
09/07/2017, 22:16
Como faz pra postar foto aqui ? 😨
Gustavo bulle
10/07/2017, 15:51
Como faz pra postar foto aqui ? 😨
só passar o mouse sobre a mini foto de arvore no cabeçalho,`insert image` clica la, e escolhe a foto do seu PC
Boa tarde!
A minha receita do sucesso para um Jeep mais confiável e confortável, sem sacrificar muito suas características é:
1 - Kit eixo traseiro flutuante: evita acidentes como o que tive e diversos outros relatos aqui no forum;
2 - Motor Opala 4cc (GM151) álcool ou gasolina, com caixa do Chevette (4 ou 5 marchas). Conjunto plug and play;
3 - Pedaleira suspensa/hidrovácuo e freio a disco nas 4 para maior segurança;
4 - Bancos em courvin de pickup, confortáveis e duráveis. Capota nova, se puder uma Bestop;
5 - Tanque traseiro em inox, onde fica o implemento agrícola para aumentar a autonomia;
6 - Amortecedores Ranger 99, recuo na caixa de roda traseira possibilitando levar o banco mais pra trás;
7 - Injeção programavel Pandoo: meu ultimo upgrade no Jeep e deixou o danado muito melhor que antes. Mas esse investimento é meio caro... já aviso de antemão.
No mais é o que os amigos falaram: tente conhecer o Jeep aos poucos e vá curtindo. Minhas meninas gostam demais do Gema, que já virou parte da família.
Abraços
Caio
Boa Noite Caio e Gustavo Bulle,
Sou leigo, entrando no mundo do Jeep agora e não entendo muito de Mecânica.
Passa pra gente (leigo) uma breve descrição dos Prós de cada um dos tópicos mencionado por favor (dessa sua receita de sucessos!) rsssss....
Mas precisamente os tópicos 1, 2, 3, 5, e principalmente o 7.
Agradeço desde já a atenção.
rodrigoevaldo
06/08/2017, 11:24
Olá pessoal.
Fui ver alguns jipinhos...
Milhares de configuração... :confused:
Fiz até vários test drives... Encontrei de tudo... Jeep praticamente relíquica original, jeep todo equipado e com a lataria toda trincada porque o cara é praticamente de off road pesado.
E os intermederiários que estavam mais dentro do meu orçamento alvo que a partir desse ponto aos poucos faço os pequenos upgrades visando a segurança e o mínimo de conforto.
Sou engenheiro eletricista, então deixar a parte elétrica realmente funcional (pisca, para-brisas, rádio FM/MP3 e até algum sistema bloqueador anti-furto não duvido que instalarei). Coisas pequenas mecânicas como troca de assentos, ajustes no volante porque também sou alto (1.85 m), talvez resposicionar o tanque de gasolina (o design original da época debaixo do banco do motorista é coisa de maluco acho que o senso de segurança não existia) vou fazendo devargar a cada final de semana nos tempos livres.
Mecânica moderada: trocar sistema de freio (disco), direção hidráulica, troca de câmbio, etc. Prefiro deixar para mecânico profissional.
Como na abertura do tópico: considero o jeep cj carismático, tem um design digamos simpático. Com poucos acessórios, pneus largos, alguns suportes como bagageiro, farol de milhas já deixa uma cara mais aventureiro mesmo que seja para o meu perfil de aplicação 95% do tempo urbano, quase sempre 4x2 normal engatado. Os 5% restante, levar a patroa e as filhotas para algum campo e arrancar um punhado de terra ou grama.
Como citei, vi diversas configurações... Diversmos tipos com motores original 6 cilindros, opala 4 cilindros até encontrei um com AP diesel mas o cara não sabia me dizer nada sobre o motor aí fiquei na dúvida se era o mesmo usado na Kombi ou algum importado do Uruguai ou Argentina (acho que fosse da Kombi apesar de baixa potência acredito que é fácil manutênção). Caixas de marcha vi que há muitas configurações, a grande maioria tinha original 3 marchas só cara de offroad pesado que colocou a de F1000 de 4 marchas.
Direção Hidráulica percebi que é quase opcional, com o jeep parado consigo tranquilamente torcer a direção com facilidade (a maioria estava com a direção mecânica do Santana) estava mais leve que o Celta da minha mãe que é mecânico. kkkk
Como fiquei muito confuso... E quero partir de uma configuração base para meu perfil deixar um jeep urbano, suficiente confiável para usar no dia a dia e se possível conseguiria fazer viagens longas com ele, algumas perguntas:
1. Sobre o motor BF 6 cilindros + caixa original 3 marchas. Vale a pena essa configuração? Eu sei que esse motor é de baixa rotação e alto torque, logo bebe razoavelmente. Devido ser de baixa rotação, praticamente é quase um motor vitalício, com o tempo vaza um pouco de óleo e fuma mas o bichicho continua rodando. Encontrei um vendedor recém fez a retifica, uma preciosidade para quem é amante de restauração. Eu sei que retificar não vale a pena, melhor pegar outro motorzinho mais moderno até injetado, deixa o jeep quase que um auto.
2. Motor Opala 4 cilindros + caixa original 3 marchas. Esse foi outra opção comum que encontrei, provavelmente o motor original pifou ou foi colocado do Opala por ser mais moderno. Os jeeps que encontrei com essa configuração, eram mais pelados e mais surradinhos até na lata.
3. Sobre o câmbio. Alguém poderia fazer um tutorial nesses esquemas de adaptação do T-Case Willys... Até hoje está meio confuso para mim. Eu sei que se pegar um conjunto completo Motor+câmbio não tem erro tudo encaixa perfeitamente, agora como entra a caixa 4x4 e a reduzida no meio (T-Case), aí que vem o tal de flange? Porque for assim pego um jeep só no chassi e lata e motor fumando mais do que uma boca de fumo mas muito em conta... Aí colocaria um motor usado moderno dentro de qualquer carro 2.0, sei lá de um Monza ou Kadett baixado.
Roberto FL
27/10/2017, 23:51
Olá pessoal.
Fui ver alguns jipinhos...
Milhares de configuração... :confused:
Fiz até vários test drives... Encontrei de tudo... Jeep praticamente relíquica original, jeep todo equipado e com a lataria toda trincada porque o cara é praticamente de off road pesado.
E os intermederiários que estavam mais dentro do meu orçamento alvo que a partir desse ponto aos poucos faço os pequenos upgrades visando a segurança e o mínimo de conforto.
Sou engenheiro eletricista, então deixar a parte elétrica realmente funcional (pisca, para-brisas, rádio FM/MP3 e até algum sistema bloqueador anti-furto não duvido que instalarei). Coisas pequenas mecânicas como troca de assentos, ajustes no volante porque também sou alto (1.85 m), talvez resposicionar o tanque de gasolina (o design original da época debaixo do banco do motorista é coisa de maluco acho que o senso de segurança não existia) vou fazendo devargar a cada final de semana nos tempos livres.
Mecânica moderada: trocar sistema de freio (disco), direção hidráulica, troca de câmbio, etc. Prefiro deixar para mecânico profissional.
Como na abertura do tópico: considero o jeep cj carismático, tem um design digamos simpático. Com poucos acessórios, pneus largos, alguns suportes como bagageiro, farol de milhas já deixa uma cara mais aventureiro mesmo que seja para o meu perfil de aplicação 95% do tempo urbano, quase sempre 4x2 normal engatado. Os 5% restante, levar a patroa e as filhotas para algum campo e arrancar um punhado de terra ou grama.
Como citei, vi diversas configurações... Diversmos tipos com motores original 6 cilindros, opala 4 cilindros até encontrei um com AP diesel mas o cara não sabia me dizer nada sobre o motor aí fiquei na dúvida se era o mesmo usado na Kombi ou algum importado do Uruguai ou Argentina (acho que fosse da Kombi apesar de baixa potência acredito que é fácil manutênção). Caixas de marcha vi que há muitas configurações, a grande maioria tinha original 3 marchas só cara de offroad pesado que colocou a de F1000 de 4 marchas.
Direção Hidráulica percebi que é quase opcional, com o jeep parado consigo tranquilamente torcer a direção com facilidade (a maioria estava com a direção mecânica do Santana) estava mais leve que o Celta da minha mãe que é mecânico. kkkk
Como fiquei muito confuso... E quero partir de uma configuração base para meu perfil deixar um jeep urbano, suficiente confiável para usar no dia a dia e se possível conseguiria fazer viagens longas com ele, algumas perguntas:
1. Sobre o motor BF 6 cilindros + caixa original 3 marchas. Vale a pena essa configuração? Eu sei que esse motor é de baixa rotação e alto torque, logo bebe razoavelmente. Devido ser de baixa rotação, praticamente é quase um motor vitalício, com o tempo vaza um pouco de óleo e fuma mas o bichicho continua rodando. Encontrei um vendedor recém fez a retifica, uma preciosidade para quem é amante de restauração. Eu sei que retificar não vale a pena, melhor pegar outro motorzinho mais moderno até injetado, deixa o jeep quase que um auto.
2. Motor Opala 4 cilindros + caixa original 3 marchas. Esse foi outra opção comum que encontrei, provavelmente o motor original pifou ou foi colocado do Opala por ser mais moderno. Os jeeps que encontrei com essa configuração, eram mais pelados e mais surradinhos até na lata.
3. Sobre o câmbio. Alguém poderia fazer um tutorial nesses esquemas de adaptação do T-Case Willys... Até hoje está meio confuso para mim. Eu sei que se pegar um conjunto completo Motor+câmbio não tem erro tudo encaixa perfeitamente, agora como entra a caixa 4x4 e a reduzida no meio (T-Case), aí que vem o tal de flange? Porque for assim pego um jeep só no chassi e lata e motor fumando mais do que uma boca de fumo mas muito em conta... Aí colocaria um motor usado moderno dentro de qualquer carro 2.0, sei lá de um Monza ou Kadett baixado.
Jipe urbano é o meu caso 90%! Parece ser mais simples, no entanto não é. Voce vai precisar de um conjunto confiável, mas que não precise subir paredes. Se tem criança e patroa, não vai querer ficar na mão com um jipe sem ar condicionado e elas de cara amarrada! Aff.
O meu montei para aguentar uma viajem de 600km.
Investiria nos seguintes iten para não ter dor de cabeça.
Conjunto motor AP/GM com injeção eletronica. Motor opala é muito bom, mas carburado dá trabalho e injetar sai caro. O conjunto original é problemático para longas! Esquece isso pois já são muito antigos.
Cambio: Tenho clark260F que é o melhor na opinião de vários, masss está faltando peças por ai. Sugiro chevette.
DH
Freio a disco nas 4 (não economiza nesse item!) e pedal suspenso.
Pneus 31 BFG. Mais que isso precisa alargador, levantar, jumelos etc. Para um urbaninho está de bom tamanho! Invista em conforto!
Amortecedores Rancho reguláveis e amortecedor de direção. Se tiver shimming conserta primeiro.
Seria interessante escolher os que tiverem a maior parte dos itens e depois instalar outros.
Santo antônio e abraço!
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