PDA

Ver Versão Completa : Funcionamento da Válvula Termoestática



IGORFROTA
29/03/2006, 09:41
Caros,
Alguem saberia me explicar a real necessidade da válvula termoestática (enfase no 2.5 maxion).
No meu carro, parece que esta peça foi retirada e alguns mecânicos me disseram que não tem problema, que assim o motor funciona mais frio e que principalmente para o clima daqui (Fortaleza-CE), muitos retiram esta válvula.

O que essa válvula faz ? Como ela funciona ?

Agradecido

Walter L. L. Casitta
29/03/2006, 09:54
A válvula termostática faz com que o motor atinja rapidamente a temperatura ideal de trabalho, atuando como regulador de temperatura.

Se ela não fosse necessária o fabricante não colocava nos motores...

Gabrielpol
29/03/2006, 10:17
Caro Igor, eses mecanicos deveriam se juntar e montar uma oficina para carrinhos de mao... :parede:
A funcao da valvula termostatica e manter o motor na temperatura IDEAL de trabalho projetada pelo fabricante, geralmente entre 85 - 90 graus.
E nesta temperatura que o motor tem seu melhor rendimento.
Se o motor trabalha frio, alem do consumo mais alto ele vibra mais e ocasiona desgaste prematuro de muitas pecas.
Agora vamos a uma situacao de subida muito prolongada, num dia quente ou um transito muito lento (engarrafamento etc..) a temperatura toda do sistema pode subir alem do limite e queimar a junta do cabecote
porque vc. nao vai ter a valvula abrindo para deixar passar aquela agua resfriada pelo radiador para fazer a troca de calor.
Alem do mais prejudica a tua pressao de oleo, retentores de valvula, de motor, etc...
Coloca a tua valvula ORIGINALo mais rapido possivel.
Se tiveres algum problema com temperatura podemos procurar a causa e corregir o defeito, mas nunca CANIBALIZAR o motor :discordo:
Abraco

IGORFROTA
29/03/2006, 19:47
Bem, no caso do meu veículo, o mostrador dee temperatura marca sempre muito frio, mesmo em viagens longas, o mostrador nunca atinge nem 1/4 do mostrador.

A justificativa dos mecanicos é de que a maior nececssidade desta valvula é para os estados do sul/sudedste e Argentina, onde a temperatura é bem mais baixa. Já aqui no calorzão do ceara, não existe a necessidade de fazer a temperatura do motor subir rapido.....

A temperatura soh chega a subir um pouco and o ar esta ligado ou qnd estou na areia. Nesse caso a temp fica em torno de 1/4 do mosrador.Mesmo assim, nao ultrapassa a marca

Homero
29/03/2006, 20:56
IGORFROTA,

O que o Gabrielpol falou é a mais pura verdade.Só discordo do que fazer com os mecanicos de carrinho de mão , deveriam ser enforcados pelo saco...

Só para voce ter uma ideia , não sei se voce ouviu falar de um modelo de BMW com motor V8 cujo bloco era feito com um material a base de silicio.Em alguns lugares onde a gasolina tinha muito enxofre como no Brasil havia uma corrosão acelerada que danificava o motor.
A solução adotada pela BMW foi trocar a válvula termostática por uma que trabalhava com uma temperatura maior e assim a corrosão foi controlada( depois de trocarem vários motores).

Então põe uma válvula no seu motor...

Homero

Gabrielpol
29/03/2006, 22:48
????? :putz: ???? :parede:

Celso Raeder
29/03/2006, 23:21
meu motor OHC não tem válvula termostática, funciona sempre frio e não me dá problemas nesse calor do Rio. No entando, lendo os comentários dos mestres, vou ficar atento para saber se não estou prejudicando meu motor. abs Celso Raeder

PY5KJ
30/03/2006, 07:16
Senhores, a válvula termostática, além do já escrito, mantém a temperatura o mais constante possível e principalmente após um esforço no motor onde a temperatura se eleva, não permitirá que subitamente água fria chegue ao motor, mas sim gradativamente de acordo com sua abertura. Portanto, colega sem a válvula, retire aquela "válvula" que mantém nossa saída fechada daqueles mecânicos, se é q vc me entendeu. Aí eles irão se tocar!!!
saudações

Gabrielpol
30/03/2006, 09:41
Oi Celso, muito longe de pretender ou ser mestres, acho que a maioria dos que participamos neste forum e damos algumas dicas, e porque tivemos experiencias ou acesso a informacoes detalhadas sobre um determinado assunto e coincidentemente quando este assunto e postado por alguem com duvidas podemos ajudar.
Ja recebi muita ajuda dos colegas do forum, por sinal MUITO OBRIGADO.
Voltando ao assunto da valvula termostatica, vc. ja reparou que todos os fabricantes de motores refrigerados a agua a utilizam???.... desde a Rolls Royce ate o fiat uno 1.0...por que sera?...
Anualmente sao investidos milhoes de dolares em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e pecas como esta para aumentar a durabilidade dos motores a explossao. Envolve pesquisas com fisicos, quimicos, engenheiros mecanicos, tecnicos etc... ate que um belo dia aparecem "os mecanico", que o bom Deus os tenha (longe do meu carro)e jogam por terra tudo isso...
Segue um link de fabricante de motor www.cummins.com.br/cla/asp/autoatendimento/posnot04_06.htm

Ate hoje conheco pessoas que nao usam camisinha e garantem que nunca tiveram DST ou AIDS...bobeira ne...vai falar o que...informacao nao falta.
Claro que e de direito ter duvidas...Sera que o cara sabe do que esta falando???....
Mas sempre temos as pessoas certas e treinadas pelos fabricantes para tirar alguma duvida refente a componentes do motor. Estas pessoas sao os encarregados das oficinas de concessionaria, e garanto que nao cobram nqada para responder uma pergunta de um consumidor, ja fiz isto muitas vezes.
Acho que todos amamos os carros que possuimos (ou somos possuidos por eles???...) entao se realmente gostas do teu, coloca de novo a tua valvula termostatica.
Grande abraco.

Claudio Alexandre
03/04/2006, 19:33
caros colegas.
A minha L200 estava com um comportamento anormal, pois em algumas ocasiões o ponteiro da temperatura caminhava lentamente em direçao ao superaquecimento, razão pela qual inclusive comecei um tópico neste fórum.
No entanto, para a minha surpresa eu descobri que um mecânico "expert" em 4x4 tinha retirado a válvula termoestática do meu carro, usando como justificativa a mesma idéia do mecânico do carro de igorfrota.
O argumento do "inteligente" :parede: é de que com a retirada da válvula toda a água do veículo passa pelo radiador mantendo o motor mais frio, ou seja, a aguá sempre passará pelo radiador para ser resfriada.
Depois de perceber a mer.. feita pelo mecânico, que diga-se de passagem deveria ser consultor técnico da mitsubishi, verifiquei um aumento na temperatura do veículo justamente nas condições descritas por gabrielpol, quais sejam, subidas prolongadas e engarrafamentos.
Portanto, coloquei de novo a válvula para evitar um prejuízo futuro.
Em tempo, nesta região, sou de Natal/RN, é comum a retirada da válvula.

Celso Raeder
04/04/2006, 00:26
Caro Gabriel, quando usei o adjetivo mestre, fiz com a intenção de homenagear todos aqueles que me orientam através deste site, como você bem o fez na questão da válvula termostática. obrigado, Celso Raeder

Gabrielpol
04/04/2006, 21:20
Oi Celso, desculpa mais fiquei meio encabulado com este adjetivo ja que detestaria que alguem pensasse que estou querendo dar uma de bom, sendo que tambem posso falar bobeira alguma hora, sempre tentando ajudar, e solicitando ajuda quando necessario.
Achei mais um site com info. da valvula, de outro fabricante de motores.
http://www.mwm.com.br/site/ing/empr_dic_dica_perg.asp
Grande abraco.

fabicar hotv8
21/01/2012, 17:50
ola amigos, eu acredito que uma boa sorte o carro pode estar funcionando sem a valvula,ok, mas com pouco tempo vai começar a a pareler novos problemas mais gaves por sinal, pois um certo engenheiro projetou uma peça para o funcionamento de um motor que pode durar por mais de uma decada ,, e ele estudou por muitos anos e anos, e um mecanico de poucos trabalhos de troca de peças, dis que é , ----- SÓ TIRAR AQUELA PEÇINHA QUE FUNCIONA----- hahahaha é um trocador de peças, não cai nesta amigos,,, boa sorte e DEUS abençoe a todos.....:bye:

Imperador!
21/01/2012, 17:58
Todo mundo com um mínimo de bom senso sabe que tirar a VT, por qualquer razão que não seja pra fazer diagnóstico, é burrice.

fabicar hotv8
21/01/2012, 17:59
ok, muito bem, então.....

FelipeHilux
21/01/2012, 22:59
Bem, no caso do meu veículo, o mostrador dee temperatura marca sempre muito frio, mesmo em viagens longas, o mostrador nunca atinge nem 1/4 do mostrador.

A justificativa dos mecanicos é de que a maior nececssidade desta valvula é para os estados do sul/sudedste e Argentina, onde a temperatura é bem mais baixa. Já aqui no calorzão do ceara, não existe a necessidade de fazer a temperatura do motor subir rapido.....

A temperatura soh chega a subir um pouco and o ar esta ligado ou qnd estou na areia. Nesse caso a temp fica em torno de 1/4 do mosrador.Mesmo assim, nao ultrapassa a marca


Se no Ceara a temperatura for de aproximadamente 90º Celsius, vc nao precisa usar a valvula termostatica. Caso contrario, use-a !

Walter L. L. Casitta
22/01/2012, 09:34
Se no Ceara a temperatura for de aproximadamente 90º Celsius, vc nao precisa usar a valvula termostatica. Caso contrario, use-a !


Sim! a partir de 21 dezembro ninguém mais vai precisar mais da válvula termostática...

SERGIO AUGUSTO
22/01/2012, 10:31
Caros,
Alguem saberia me explicar a real necessidade da válvula termoestática (enfase no 2.5 maxion).
No meu carro, parece que esta peça foi retirada e alguns mecânicos me disseram que não tem problema, que assim o motor funciona mais frio e que principalmente para o clima daqui (Fortaleza-CE), muitos retiram esta válvula.

O que essa válvula faz ? Como ela funciona ?

Agradecido
Fala Igor:
Acesse o link http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/66280-tampa-do-radiador-valvula-termostatica-e-junta-do-cabecote.html , criado pelo mestre KIM. Informações importantes a respeito do que questiona.

Walter L. L. Casitta
22/01/2012, 10:39
Pô pessoal, vocês não acham que depois de 6 anos IGORFROTA inda tem problema com a VT?

dsamaz
26/01/2012, 15:07
6 anos atrasado...

Vai algumas vantagens da válvula:
1. maior ESTABILIDADE da temperatura de operação, melhorando a durabilidade do conjunto como um todo
2. evaporação de combustíveis e outros resíduos presentes no óleo, sendo esta a melhor vantagem da presença da válvula. Ocorre que durante a operação dos motores (gasolina, diesel, álcool) resíduos de combustíveis e da queima destes misturam-se ao óleo lubrificante, sendo evaporado e re-encaminhado a admissão. Só que só ocorre esta evaporação com a presença da válvula; sem ela, o óleo fica contaminado e deteriora-se rapidamente. Situação mais crítica é em motores diesel e menos crítica em motores que funcionam exclusivamente em motores a GNV.
3. maior intervalo de troca do óleo lubrificante
4. promove economia de combustível e mais potência, pois a temperatura de operação promove melhor queima
5. promove a DISSOLUÇÃO de "borras" já existentes, sendo esta a segunda melhor vantagem da presença da válvula. Borras somente dissolvem-se em temperaturas altas, próximas de 90ºC.
6. promove a INIBIÇÃO de formação de "borra", visto que estas formam-se em temperaturas baixas, considerando também a deterioração do óleo.

Algumas desvantagens da válvula:
1. aumenta a pressão da água dentro do bloco, o que em motores com vazamentos pequenos, ocasionará maior perda de água.
2. aumenta a probabilidade de ocorrer problemas mais sérios de aquecimento, caso haja perda do líquido de arrefecimento; a lógica apoia-se no entendimento que se o motor estiver frio, por volta de 50-60 graus e ocorrer a perda de água, então o motorista tem alguns segundos a mais para perceber e parar a viatura; pior ocorreria se o motor já estivesse em 90-100º, mais rapidamente chegaria a temperatura de rupturas e danos seríssimos.
3. com o tempo elas "travam" aberta ou fechada, e funcionam inadequadamente, como qualquer peça mecânica. Muitos motores MWM possuem duas válvulas, justamente para diminuir a dependência da vida útil do motor a apenas um componente, aumentando a probabilidade de perceber o não funcionamento de uma delas nas revisões.
4. algumas viaturas utilizam válvulas de medidas "diferentes", sendo um item a mais para complicar na manutenção de viaturas "raras", visto não encontrá-las no mercado ou encontrá-las a preços altos. Por exemplo, a válvula da Ranger maxion 2.8ps é única, exclusiva e não dá para adaptar as "genéricas". Hoje esta válvula já é 7x mais cara (R$170-R$200) que a equivalente do motor maxion 2.5ps (R$30) e daqui a uns 10-15 anos esta válvula será item raro nas auto-peças. Muito melhor seria se ela tivesse o diâmetro "genérico" de 54mm. Muitos carros, principalmente importados, precisam trazer válvulas do exterior, pois aqui não as tem...

Daniel

BRAVOECONOVEMBER
27/01/2012, 16:49
Sim! a partir de 21 dezembro ninguém mais vai precisar mais da válvula termostática...

Aqui em Porto Alegre na semana passada a válvula termostática estava sendo dispensada também, numa boa...