Ver Versão Completa : Ajuda CHASSI TUBULAR - Ariel Atom
Boa Tarde.
Sou novato e estou iniciando um projeto com meu irmão. Queremos construir um chassi inspirado no Ariel Atom (o mais próximo possível).
Porem estamos com duvidas sobre qual tipo de tubos e aço usar.
se puderem ajudar...
Qual melhor tipo de tubos?
Qual espessura da parede do tubo é recomendada?
Quero um projeto que (logicamente) ofereça segurança e resistência, porem que os tubos não sejam tão grossos ao ponto de deixarem o chassi muito pesado.
Seguem fotos do chassi de inspiração.
548636
.
548637
Flávio Cadore
06/06/2017, 20:12
Quanto ao tubo, o melhor e o tubo sem costura, sai em media 3 vezes mais caro do que o tubo comum mas ´´e muito mais resistente.
Estava pensando em usar tubos de 2" a 2"1/2 com paredes de 2,65mm ou 3mm para as barras principais do chassi...
E tubo de 1"1/2 com parede entre 1,5mm e 2mm para as barras de travas.
O que acha dessas medidas?
São fortes o bastante? Fracas?
Vlw. Abraço
Flávio Cadore
06/06/2017, 21:58
Eu não uso parede menor que 2,65 mm.
Se vc souber usar algum programa de CAD vc vai gostar deste site: GrabCAD - CAD library (https://grabcad.com/library)
Estava pensando em usar tubos de 2" a 2"1/2 com paredes de 2,65mm ou 3mm para as barras principais do chassi...
E tubo de 1"1/2 com parede entre 1,5mm e 2mm para as barras de travas.
O que acha dessas medidas?
São fortes o bastante? Fracas?
Vlw. Abraço
rbt17, boa tarde!
O que o Flávio Cadore citou quanto ao tipo do tubo e sua parede, está correto; Embora costumamos ver inúmeras gaiolas com tubos de menor diâmetro e parede fina, com o intuito de aliviar o peso do conjunto, que obviamente ajuda e muito na desenvoltura da mesma, eu sou daqueles que prefere pecar pelo excesso de zelo/segurança, mesmo que para isso acarrete mais peso à viatura...
Além do tubo, convém fazer a solda pelo processo Mig ou Tig, com profissionais experientes, que vão adicionar material apropriado, com elevada resistência à trincas e/ou fissuras.
Na minha, utilizei tubos Schedule, diâmetro 1.1/4" (42,16mm) x 2,77mm de parede (SCH 10), soldado pelo processo Tig, com adição de varetas SAE-312.
Este processo é muuuiito mais lento que a MIG, porém optei por ele pelo fato de toda essa mão-de-obra ter sido executado em minha própria oficina, não acarretando maiores custos...
Tenho ciência que ela ficou mais pesada que a grande maioria, mas visei acima de tudo a baixa manutenção do conjunto com eventuais torções que ela sofreria lá na frente!!
Desejo-lhe muito boa sorte, bastante paciência e calma na sua execução, pois no final vc verá que valeu à pena!
Abraços. Fábio A.Brisolla
rbt17, boa tarde!
O que o Flávio Cadore citou quanto ao tipo do tubo e sua parede, está correto; Embora costumamos ver inúmeras gaiolas com tubos de menor diâmetro e parede fina, com o intuito de aliviar o peso do conjunto, que obviamente ajuda e muito na desenvoltura da mesma, eu sou daqueles que prefere pecar pelo excesso de zelo/segurança, mesmo que para isso acarrete mais peso à viatura...
Além do tubo, convém fazer a solda pelo processo Mig ou Tig, com profissionais experientes, que vão adicionar material apropriado, com elevada resistência à trincas e/ou fissuras.
Na minha, utilizei tubos Schedule, diâmetro 1.1/4" (42,16mm) x 2,77mm de parede (SCH 10), soldado pelo processo Tig, com adição de varetas SAE-312.
Este processo é muuuiito mais lento que a MIG, porém optei por ele pelo fato de toda essa mão-de-obra ter sido executado em minha própria oficina, não acarretando maiores custos...
Tenho ciência que ela ficou mais pesada que a grande maioria, mas visei acima de tudo a baixa manutenção do conjunto com eventuais torções que ela sofreria lá na frente!!
Desejo-lhe muito boa sorte, bastante paciência e calma na sua execução, pois no final vc verá que valeu à pena!
Abraços. Fábio A.Brisolla
Fábio boa noite.
Obrigado pelas dicas, estou pesquisando bastante para definir a tubulação do chassi. Vou utilizar os tubos sem costura, a questão é mesmo balancear espessura dos tubos e paredes.
Quanto as soldas, vou só pontear com a elétrica e mandar para um profissional soldar com Mig ou Tig.
Sei que é um projeto demorado, mas vamos lá q vai dar certo!
Mais uma vez obrigado! Abraço.