matrakaum
06/06/2017, 10:45
Bom Dia Amigos,
Dado a inconciliável relação que tenho com carburadores, resolvi investir em injeção eletrônica. O Caroço, como pode ser visto no tópico dele, está com um motor 151 do Opala.
Li bastante, e vi alguns Opalas injetados. Acho que vai ser um bom investimento... Mas, como a grana está curta, vou fazer um estágio inicial e posteriormente partir para a injeção com um módulo programável (acho que FT 300).
Como estes módulos programáveis são bem caros, a FT300 está em torno de 1600,00, pensei que talvez fosse possível funcionar o motor com a injeção completa do Monza, uma vez que, esta já é a base da injeção.
Já tenho a flange pronta, inclusive a Tbi já está instalada; Já tenho a o sensor de temperatura da água instalado, já coloquei roda fônica (Esta não vou utilizar por enquanto - a injeção EFI do monza não utiliza roda fônica); Sensor Lambda tb. já está instalado e tb. não será usado por eqto.
Vi no youtube um cara que funcionou o Opala dele com a injeção completa do Monza. Meu objetivo, neste momento, não é potência e coisa e tal... o objetivo é fazer o jeep andar injetado.
Eu tenho todos as partes para a montagem da injeção mas me deparei com um problema... O monza utiliza no distribuidor um tal de módulo HEI. Não entendi muito bem para o que isto serve... mas vi que é indispensável para se utilizar esta injeção de modo completo.
Então recorri ao pai dos burros.. o Google e lá mais ou menos tive uma ideia de como ligar este módulo no distribuidor e bobina originais do Opala (o meu já é com ignição eletrônica). Mas, mesmo assim mantive algumas dúvidas que gostaria de ajuda para resolve-las.
Vamos lá:
O módulo Hei, tem dois plugues, sendo um maior com 4 pinos e um menor com 2 pinos.
Na parte de trás há dois pinos (saídas).
Então...
No plugue maior (04 pinos) vai o chicote que é ligado diretamente na ECU - Até aqui beleza...
No plugue menor (02 pinos) saem dois fios que vão na bobina - Acredito que um seja o "+" e o outro "-" - Aqui já começa a complicar, pois, estes fios + e - vem do módulo de ignição... Neste caso não se utiliza mais o módulo de ignição?
Os dois pinos traseiros - no diagrama que consegui, estes pinos vão ligados à uma bobina impulsora - !!!???? - como assim..não faço ideia do que seja isto e faço menor ideia ainda de como contornar isto.... Alguém pode me ajudar?
Será que estes dois pinos traseiros são ligados nos dois fios que vão para o distribuidor?????
Abço,
Matraka
Dado a inconciliável relação que tenho com carburadores, resolvi investir em injeção eletrônica. O Caroço, como pode ser visto no tópico dele, está com um motor 151 do Opala.
Li bastante, e vi alguns Opalas injetados. Acho que vai ser um bom investimento... Mas, como a grana está curta, vou fazer um estágio inicial e posteriormente partir para a injeção com um módulo programável (acho que FT 300).
Como estes módulos programáveis são bem caros, a FT300 está em torno de 1600,00, pensei que talvez fosse possível funcionar o motor com a injeção completa do Monza, uma vez que, esta já é a base da injeção.
Já tenho a flange pronta, inclusive a Tbi já está instalada; Já tenho a o sensor de temperatura da água instalado, já coloquei roda fônica (Esta não vou utilizar por enquanto - a injeção EFI do monza não utiliza roda fônica); Sensor Lambda tb. já está instalado e tb. não será usado por eqto.
Vi no youtube um cara que funcionou o Opala dele com a injeção completa do Monza. Meu objetivo, neste momento, não é potência e coisa e tal... o objetivo é fazer o jeep andar injetado.
Eu tenho todos as partes para a montagem da injeção mas me deparei com um problema... O monza utiliza no distribuidor um tal de módulo HEI. Não entendi muito bem para o que isto serve... mas vi que é indispensável para se utilizar esta injeção de modo completo.
Então recorri ao pai dos burros.. o Google e lá mais ou menos tive uma ideia de como ligar este módulo no distribuidor e bobina originais do Opala (o meu já é com ignição eletrônica). Mas, mesmo assim mantive algumas dúvidas que gostaria de ajuda para resolve-las.
Vamos lá:
O módulo Hei, tem dois plugues, sendo um maior com 4 pinos e um menor com 2 pinos.
Na parte de trás há dois pinos (saídas).
Então...
No plugue maior (04 pinos) vai o chicote que é ligado diretamente na ECU - Até aqui beleza...
No plugue menor (02 pinos) saem dois fios que vão na bobina - Acredito que um seja o "+" e o outro "-" - Aqui já começa a complicar, pois, estes fios + e - vem do módulo de ignição... Neste caso não se utiliza mais o módulo de ignição?
Os dois pinos traseiros - no diagrama que consegui, estes pinos vão ligados à uma bobina impulsora - !!!???? - como assim..não faço ideia do que seja isto e faço menor ideia ainda de como contornar isto.... Alguém pode me ajudar?
Será que estes dois pinos traseiros são ligados nos dois fios que vão para o distribuidor?????
Abço,
Matraka