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Ver Versão Completa : Melhorar desempenho do OM-364-A e do 14B Sem turbinar! É possível?



titanium
30/05/2017, 16:47
Salve salve Turma...


Nos últimos anos debatemos sobre vários pontos de melhoria na performance dos motores OM-314, OM-364 e 14B...

Para o OM-314-S vimos ser possível "turbinar por dentro" (troca de virabrequim, pistões, bicos e comando pelos do 364-LA) e para todos os outros sabemos que o "turbinar por fora" é a receita padrão.


Mas quero desafiar um pouco mais os miolos dos especialistas para provocar: E para melhorar a performance de um OM-364 SEM turbinar??? É possível???

E no caso do motor Toyota 14B? É possível?


CLARO que sei que é possível abrir um pouco mais a Bomba Injetora... mas será que para por aí?


Abraços!
:pensativo:

Denise Ávila
30/05/2017, 21:39
Oi Colega, voltando à Band?
Segue minha resposta baseada na minha (pouquíssima) experiência com Band.
Vc sabe que as minhas são 14B originalíssimas em tudo. Pra mim a "receita" para uma melhor performance do motor é a mesma para qualquer sistema ou peça, MANUTENÇÃO.
No meu caso, não sei se é correto dizer "para uma melhor performance" ou seria "para manter a performance", pois nunca tive uma Band zero e não sei como é seu comportamento. Mas, como exemplo, posso te dar a performance da Mamute (CD 2001). Ela tá fazendo 13,60 Km na estrada e 10 na cidade e estrada de chão. Fiz a BI, tem bicos novos (originais Denso), válvulas reguladas e, uma coisa que acho importantíssimo, foi feito a regulagem do sincronismo BI x motor. É importante tbm a correta regulagem do débito, da marcha lenta e, inclusive do pedal do acelerador. Tudo faz parte da mesma dinâmica e têm que funcionar ajustados entre si.
Importante lembrar que a temperatura de trabalho do motor influencia e muito no seu desempenho. Então cuidar do sistema de arrefecimento, sem esquecer da válvula termostática e do sensor de temperatura.
Vejo que muitos abrem o débito da bomba, fazendo com que seja injetado um maior valor de diesel. No entanto esse procedimento é meio enganoso pois a queima depende tbm do oxigênio aspirado. Em pouquíssimas situações pode ser até que haja uma maior propulsão, mas na maior parte do tempo, o excesso de diesel não será queimado, originando fumaça preta, o que só contribui pra carbonizar o motor e aumentar o consumo.
Melhorar o desempenho pode ter várias interpretações, pra mim significa motor equalizado, funcionando em perfeita combinação com a BI, sem fumaça preta ou azulada, temperatura adequada e economia de combustível.
Minha humilde opinião.
Bjcão

Walter da Camper
30/05/2017, 22:38
O aumento do débito da bomba faz o motor ter respostas mais rápidas e pouca coisa a mais de potência final, que fica limitada pela falta de oxigênio, como disse a Denise. Uma coisa que ajuda muito é trocar o cano de escape por outro de diâmetro maior (o mesmo usado em turbo = 2,5 ou 3"). O fluxo mais livre na exaustão ajuda a limpar os gases queimados do cilindro e dar espaço para admitir mais ar fresco.
A substituição do filtro de ar por um de maior área filtrante também ajuda nesse ponto.
Se tiver snorkel, compensa fazer um sistema de by-pass, com uma abertura grande próxima à entrada do filtro de ar que possa ser tapada quando for atravessar alagados.
Isso tudo pode acarretar numa melhoras de uns 10 a 15% na potência. Qualquer intervenção mais invasiva, como pistões maiores, bicos especiais, comando...etc, vai custar mais caro que uma turbina e o resultado será inferior.

_Caco_
31/05/2017, 00:40
..

Para o OM-314-S vimos ser possível "turbinar por dentro" (troca de virabrequim, pistões, bicos e comando pelos do 364-LA) e para todos os outros sabemos que o "turbinar por fora" é a receita padrão.



Onde posso encontrar essas informações? Alguém tem ideia do valor disso? Tenho um 314S e tenho receio de por turbo e fritar o motor. Essa alteração, se render alguns cavalos a mais pra eu não precisar descer pra 4a toda hora, me parece mais cautelosa.

titanium
31/05/2017, 07:01
Onde posso encontrar essas informações? Alguém tem ideia do valor disso? Tenho um 314S e tenho receio de por turbo e fritar o motor. Essa alteração, se render alguns cavalos a mais pra eu não precisar descer pra 4a toda hora, me parece mais cautelosa.

Olá Caco.
Não precisa se preocupar... turbinar um om-314 só vai "fritar" seu motor se ele já estiver perto do seu "fim".

Como o Walter falou, é um procedimento mais invasivo, que demanda abrir motor e investir uma certa quantia.
De toda forma, aí vai:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/4405-turbinando-motor-om314-por-dentro.html

e

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/130224-upgrade-no-motor-om-314-por-dentro.html

titanium
31/05/2017, 07:18
Oi Colega, voltando à Band?
Segue minha resposta baseada na minha (pouquíssima) experiência com Band.
Vc sabe que as minhas são 14B originalíssimas em tudo. Pra mim a "receita" para uma melhor performance do motor é a mesma para qualquer sistema ou peça, MANUTENÇÃO.
No meu caso, não sei se é correto dizer "para uma melhor performance" ou seria "para manter a performance", pois nunca tive uma Band zero e não sei como é seu comportamento. Mas, como exemplo, posso te dar a performance da Mamute (CD 2001). Ela tá fazendo 13,60 Km na estrada e 10 na cidade e estrada de chão. Fiz a BI, tem bicos novos (originais Denso), válvulas reguladas e, uma coisa que acho importantíssimo, foi feito a regulagem do sincronismo BI x motor. É importante tbm a correta regulagem do débito, da marcha lenta e, inclusive do pedal do acelerador. Tudo faz parte da mesma dinâmica e têm que funcionar ajustados entre si.
Importante lembrar que a temperatura de trabalho do motor influencia e muito no seu desempenho. Então cuidar do sistema de arrefecimento, sem esquecer da válvula termostática e do sensor de temperatura.
Vejo que muitos abrem o débito da bomba, fazendo com que seja injetado um maior valor de diesel. No entanto esse procedimento é meio enganoso pois a queima depende tbm do oxigênio aspirado. Em pouquíssimas situações pode ser até que haja uma maior propulsão, mas na maior parte do tempo, o excesso de diesel não será queimado, originando fumaça preta, o que só contribui pra carbonizar o motor e aumentar o consumo.
Melhorar o desempenho pode ter várias interpretações, pra mim significa motor equalizado, funcionando em perfeita combinação com a BI, sem fumaça preta ou azulada, temperatura adequada e economia de combustível.
Minha humilde opinião.
Bjcão

Olá Denise! Muito obrigado pelo retorno!

Tenho ciência de que a pergunta que fiz pode parecer estranha, mas é justamente este tipo de retorno que eu gostaria de obter dos especialistas!

Já tivemos diversos debates aqui no fórum acerca da melhoria do 314-S, que depois viemos a descobrir ser praticamente idêntico ao 364, com exceção do virabrequim e cabeçote (e eventualmente BI).

Mas até o momento não lembro de termos debatido "melhorias" (ou como você oportunamente colocou, manutenção da performance original) no desempenho dos OM-364 e Toyota 14B...

Muito obrigado pelo retorno!
Muito pertinentes suas colocações.
Já andei numa Bandeirante CD de um amigo, equipada com motor 14B... O motor é mais elástico que o OM314, mais silencioso... mas ainda assim parece um carro 1.0.

Vejamos as fichas técnicas dos motores OM-314, OM-364 e 14B, utilizados respectivamente, em Bandeirantes ano 85, 93 e 2001, todos Jipe Curto:

OM-314
548378

OM-364
548379

14B
548380


Resumo dos dados:
OM-314 -> 85 cv a 2800 rpm e 24 kgfm a 1800 rpm.
OM-364 -> 90 cv a 2800 rpm e 27 kgfm a 1400 rpm.
14b -> 96 cv a 3400 rpm e 24,4 kgfm a 2200 rpm.



Minha análise: pegando o exemplo dado acima, os números mostram diferenças até que razoáveis, especialmente entre o 314 e o 14b.
Mas na prática, minha experiência, foi que o desempenho dos dois é muito próximo.


Pergunto: você, Denise, já comparou o desempenho de uma Band com 314 com outra Band 14b? Na sua opinião, a diferença foi perceptível? Ou nem tanto?

Alguém mais já teve essa experiência??



Bom, quanto às sugestões que você deu, acho que são excelentes! Muitos não sabem nem os parâmetros originais da Band para tentar buscar pelo menos a performance original.

Se você tiver, poderia partilhar conosco a periodicidade de manutenção dos componentes do motor (recomendada pela fábrica)? Exemplo: com quantos KM se "faz cabeçote"? Com quantos se verifica bicos injetores?


Considerando que esses parâmetros influenciam a performance do motor, acho que seriam bem-vindos no tópico.


Obrigado!


Abraço!

titanium
31/05/2017, 07:23
O aumento do débito da bomba faz o motor ter respostas mais rápidas e pouca coisa a mais de potência final, que fica limitada pela falta de oxigênio, como disse a Denise. Uma coisa que ajuda muito é trocar o cano de escape por outro de diâmetro maior (o mesmo usado em turbo = 2,5 ou 3"). O fluxo mais livre na exaustão ajuda a limpar os gases queimados do cilindro e dar espaço para admitir mais ar fresco.
A substituição do filtro de ar por um de maior área filtrante também ajuda nesse ponto.
Se tiver snorkel, compensa fazer um sistema de by-pass, com uma abertura grande próxima à entrada do filtro de ar que possa ser tapada quando for atravessar alagados.
Isso tudo pode acarretar numa melhoras de uns 10 a 15% na potência. Qualquer intervenção mais invasiva, como pistões maiores, bicos especiais, comando...etc, vai custar mais caro que uma turbina e o resultado será inferior.

Olá Walter!

Muito bom! O seu raciocínio complementa o da Denise. De fato, aumentar o débito da BI sem dar mais oxigênio, não adianta. E dessa forma acaba causando carbonização do motor, o que prejudica em médio prazo a performance, consumo, vida útil...

Gostei da sua sugestão acerca do Escape maior, ainda mais se houver aumento no filtro de ar... aí faz mais sentido ainda.
Somando isso às dicas de manutenções dadas pela Denise, acho que se consegue bons resultados!


Bacanas as dicas registradas até agora!

Quem tiver mais dica, fica à vontade para registrar!


Abraços!

Sergio c
31/05/2017, 09:21
Aconselhável também para quem abre a BI nos motores OM364 seria trocar os bicos injetores por de maior vazão, tipo os do motor do caminhão MB 1620, que usa o motor OM366LA, além de tentar dar mais vazão de ar na admissão.

Sergio c
31/05/2017, 09:22
Nos motores 14B não sei se existem bicos com maior vazão.

dudu83
31/05/2017, 10:28
uma toyota 14b e completamente diferente de uma 314... rotação de motor, relação de marchas e relação de diferencial.. da muita diferença sim.. a elasticidade do 14b da muita diferença na maneira de guiar..

nao quero entrar naquela velha discussão de qual é o melhor, mas na minha opinião uma toyota 14b original da pra usar tranquilamente no dia a dia pegar estrada...ja fiz viagens de 17.000 km minha toyota e 100% original (exceto os bancos) agora usar uma toyota mercedes diariamente original é bem complicado...

Francisco Bicalho
31/05/2017, 13:43
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon5.png Melhorar desempenho do OM-364-A sem turbinar!
Você pretende tirar a turbina do 364-A? Esse motor vem turbinado de fábrica.

hercilio.neto
31/05/2017, 14:23
Na minha opinião, há pouca coisa que possa ser feita para melhorar a performance do motor Mercedes. Nada muito além da boa manutenção e da utilização de combustível, lubrificantes e aditivos de qualidade.
Imagino que a fábrica já extraiu no projeto o máximo que se podia para a proposta do veículo.
Agora, se vai mexer, o mais viável é turbinar. A partir daí, dá pra otimizar o resultado mexendo na descarga, no filtro, na bomba injetora, etc.

Independentemente da maior elasticidade do 14B sobre o Mercedes, é fato que ambos são pouco potentes. Claramente a proposta do fabricante era de fazer um veículo robusto, com muito torque em baixa rotação.
Sem a turbina, o Bandeirante é isso: Robusto com muito torque.

valmirjunior
31/05/2017, 16:16
Qualquer motor aspirado pode ser melhorado, levando o cabeçote em algum preparador para aumento de válvulas, polimento de dutos e equalização da admissão e escapamento.
Talvez um escapamento dimensionado de inox (bem feito e calculado para tal).
Filtro esportivo, escapamento e etc.
Não vejo muita vantagem na preparação aspirada já que uma turbina resolve tudo isso de maneira mais simples e descomplicada.

Como exemplo de preparação: o motor 14b tem perto de 100cv, ele foi utilizado pela Yamaha como motor marítimo e, após a marinização, pulou para 160cv.

Denise Ávila
31/05/2017, 20:40
Olá Denise! Muito obrigado pelo retorno!

Tenho ciência de que a pergunta que fiz pode parecer estranha, mas é justamente este tipo de retorno que eu gostaria de obter dos especialistas!

Já tivemos diversos debates aqui no fórum acerca da melhoria do 314-S, que depois viemos a descobrir ser praticamente idêntico ao 364, com exceção do virabrequim e cabeçote (e eventualmente BI).

Mas até o momento não lembro de termos debatido "melhorias" (ou como você oportunamente colocou, manutenção da performance original) no desempenho dos OM-364 e Toyota 14B...

Muito obrigado pelo retorno!
Muito pertinentes suas colocações.
Já andei numa Bandeirante CD de um amigo, equipada com motor 14B... O motor é mais elástico que o OM314, mais silencioso... mas ainda assim parece um carro 1.0.

Vejamos as fichas técnicas dos motores OM-314, OM-364 e 14B, utilizados respectivamente, em Bandeirantes ano 85, 93 e 2001, todos Jipe Curto:

OM-314
548378

OM-364
548379

14B
548380


Resumo dos dados:
OM-314 -> 85 cv a 2800 rpm e 24 kgfm a 1800 rpm.
OM-364 -> 90 cv a 2800 rpm e 27 kgfm a 1400 rpm.
14b -> 96 cv a 3400 rpm e 24,4 kgfm a 2200 rpm.



Minha análise: pegando o exemplo dado acima, os números mostram diferenças até que razoáveis, especialmente entre o 314 e o 14b.
Mas na prática, minha experiência, foi que o desempenho dos dois é muito próximo.


Pergunto: você, Denise, já comparou o desempenho de uma Band com 314 com outra Band 14b? Na sua opinião, a diferença foi perceptível? Ou nem tanto?

Alguém mais já teve essa experiência??



Bom, quanto às sugestões que você deu, acho que são excelentes! Muitos não sabem nem os parâmetros originais da Band para tentar buscar pelo menos a performance original.

Se você tiver, poderia partilhar conosco a periodicidade de manutenção dos componentes do motor (recomendada pela fábrica)? Exemplo: com quantos KM se "faz cabeçote"? Com quantos se verifica bicos injetores?


Considerando que esses parâmetros influenciam a performance do motor, acho que seriam bem-vindos no tópico.


Obrigado!


Abraço!

Titanium, não sei em qual CD vc andou, mas nunca que ela se parece com carro 1.0, pelo menos a minha não kkk. Mesmo as pickups 14B tendo a relação mais reduzida (9x37).
Muitos falam no "maior torque" que os motores MB têm em relação ao 14B mas, como mostra suas tabelas, a diferença é muito pouca.
Uma Band com motor e mecânica originais, tem suas limitações sim. Pede uma marcha mais forte nas subidas, sim. Mas vai a lugares que a a graaaaaaande maioria não vai.
Pra mim, trocar marchas nas subidas não é problema algum. Sou de uma época onde os veículos eram assim e não estranho. Gosto da Band do jeito que é, é uma forma diferente de condução, um jeito mais sossegado, com menos tensão, a possibilidade de se apreciar a paisagem, apreciar a travessia, não somente o destino.
Eu tive a oportunidade de dirigir uma Band OM 314 (a Carrancuda que tive por um mês antes da Loba). Comparando as duas, sou mais o 14B. Não só pelo motor, mas por alguns ajustes na mecânica, ela é muito mais preparada para viagens, ao contrário do 314 cuja proposta era desbravamento e trabalho.
Mesmo tendo desempenho parecidos, ficar por algumas horas exposto ao calor, ao barulho e à vibração de um 314, deixa qualquer um louco. O 14B, além da 5ª marcha, barra estabilizadora, amortecedor de direção, freio a disco e etc, e ser mais silencioso, aquecer e vibrar menos, ele desenvolve bem mais, é muito menos "amarrado". A 95 km/h o rpm da Loba gira em torno de 2000, ou seja, metade do limite de rpm (no 314, muito provavelmente estaria aos 3000 rpm, gritando e esgoelando). Numa reta, é só eu me distrair que ela vai fácil a 120/ 130 km/h, e isso com pneus na medida similar aos originais (215x80x16).
Em relação à periodicidade da manutenção tanto do motor quanto da mecânica e lubrificação em geral, eu sigo a tabela do Manual mas, no quesito "motor", a manutenção é bem superficial. Pra facilitar, reproduzi-a em arquivo de Word criando um arquivo para cada Band de acordo com a sua quilometragem. Alguns prazos foram por mim alterados (troca de óleo e filtro de 10.000 km para 5.000 km, por exemplo).
Segue o arquivo em anexo. Qualquer dúvida é só falar. Espero que ajude.
Bjcão

Sergio c
01/06/2017, 08:02
Denise, discordo de vc em alguns quesitos. Andei um pouco em band com motor 14B, ano 1999. Em relação ao motor da minha, o barulho achei praticamente igual, vibração, não notei diferença, aquecimento, já ouvi muitos relatos de 14B aquecendo, o motor da minha e mesmo em dias quentes, se não colocar um papelão entre os radiadores não passa de 60-65 graus, ou seja, trabalha frio.

Quanto ao torque, o motor MB, além de ter 3 kg a mais, ele chega em rotações bem mais baixa, ou seja, na hora e fazer força, o 14B tem que acelerar bem mais para atingir o torque, mas acelerando mais vai andar mais, e em certas situações, não se pode andar mais(subindo ladeiras com pedras, rebocando um barco pesado, aí só queimando embreagem do motor 14B).

Walter da Camper
01/06/2017, 09:33
Me lembro de ter visto umas fotos do 14B marítimo da Yamaha e era turbo sem intercooler.

Francisco Bicalho
01/06/2017, 09:35
a utilização de combustível, lubrificantes e aditivos de qualidade […], o mais viável é turbinar. A partir daí, dá pra otimizar o resultado mexendo na descarga, no filtro, na bomba injetora, etc.

Tem bastante coisa pra fazer, e é um processo divertido se você for fera em mecânica ou tiver um bom mecânico. Para mim, tem uma pessoa aqui no Forum, O Felipe Tounda (Bob Filho, meu cão-guru) que sabe tudo do assunto, eu aprendo com cada parágrafo que ele publica aqui, mas vou mandar umas idéias que eu acho que funcionam.

Admissão: Se o filtro for a óleo trocar pelo seco MANN, tirar a tela externa de aço com ume tesoura de chapa, e não utilizar o miolo de feltro. Pode sempre trocar por um filtro de performance tipo K&N.

Descarga: Trocar por tubulação de 3" (se for turbinado usar ume marmita turbão sem turbina fica muito barulhento).

Bomba Injetora: Trocar bicos por bicos de maior vazão, e abrir o débito da bomba.

Manter as válvulas sempre reguladas.

Combustível: Abastecer com Diesel Podium e colocar 70 ml de Bardahl Power Diesel por tanque cheio.

Se não for pegar estrada e não precisar de velocidade final mais alta, não trocar as relações, mantendo a original 10x37.

Se for turbinar, instalar uma turbina de qualidade como a Borg Warner K-16, e idealmente instalar um Intercooler grande como o do caminhão VW 8-150. Nesse caso, evitar mangueiras sanfonadas em todo o fluxo de ar, desde o filtro até a descarga, mantendo toda a tubulação o mais fluida e curta. Snorkels também roubam um pouco de performance do motor, porque eles aumentam a distância que o ar tem que viajar e causam restrição, principalmente os de mangueira sanfonada.

Agora o mais importante no Bandeirante é evitar vento de proa. Como o Bandeirante é o automóvel com a pior aerodinâmica rodando no Brasil hoje (um dado gigante), o ideal mesmo é sempre andar com vento de popa, o que faz uma diferença bestial na performance do carro!

Abraço;
Chico

Rodrigo-ce
01/06/2017, 10:12
Moçada tenho acompanhado o tópico por sinal excelente, mas acredito que ninguém chegou a mencionar um detalhe que faz toda a diferença na hora de avaliar esses motores.

Olhando pelo lado de quem fabricou os motores Mercedes e o 14B qual era a proposta do fabricante deles?
A meu ver quando se fala em motores MB (314, 314s, 364) temos que pensar que esses motores foram projetados e fabricados para serem usados nos caminhões da MB que tem uma estrutura bem diferente do bandeirante.
Os caminhões são bem maiores portanto toda vibração proporcionada pelo motor é absorvida pela massa do caminhão, alto torque em baixa rotação usado para tirar eles do estado de inercia devido ao maior número de toneladas que eles têm ou carregam, Obviamente um caminhão não precisa ser veloz como uma carro de passeio, a idéia principal aqui do fabricante era mais força (torque) do que velocidade final.

Quando a Toyota fez a parceria com a Mercedes para dar andamento em seus projetos e o bandeirantes recebeu os motores MB pouquíssima coisa foi modificada nesses motores. Foi feito apenas uma adequação do motor do caminhão para caber em um veículos com um cofre menor. Não deu tempo para pensar em um motor MB projetado para o bandeirante que tivesse torque e velocidade final.

Estrutura menor, relação dos diferencias e caixa de marchar diferentes (caminhões x Toyota bandeirante) foi fabricação com propostas diferentes dos caminhões MB e dos bandeirante. São esses motivos que causam barulhos, vibrações excesso de peso e falta de velocidade final para os nosso bandeirantes. É clara que tudo isso pode ser melhorado.

Quando se fala no motor 14B estamos falando em um motor pensado e projetado exclusivamente para movimenta a estrutura de um bandeirante.
Aqui houve tempo para o fabricante repensar no projeto. Motor mais leve, idealizado para dar mais conforto na estrada inclusive na velocidade final, torque suficiente para um bandeirante que tem uma dimensão menor que um caminhão, relação de diferencias diferentes mais curta 9x37,
cambio de 5 marcha. Aqui o fabricante pensa nas diferenças de torque dos motores MB e 14B e nesse momento o projetista compensa o 14B com uma relação mais curta para otimizar e equilibrar o torque gerado pela relação 9x37 com desprendimento de um motor mais veloz.

Acho que se pensarmos dessa forma: que os motores MB não foram projetados para veículos como os bandeirantes, mas sim adaptadas para eles em um momento que a Toyota estava se instalava no Brasil. É tanto que não ouve por parte da Toyota uma cobrança para Mercedes projetar um motor de acordo com as estruturas dos bandeirantes. A única modernização a nível de motor na época foi a troca dos 314 pelo 364 sendo compensado o maior torque desse motor com o cambio de 5 marchas, mas continuou sem sendo um motor para trabalhar com um veículo de 7 toneladas ou mais uma caminhão e não para um jipe ou uma pick up bandeirante.

Já o 14B ouve eficacia e eficiência do projetista. Aqui o fabricando colocou o que havia de melhor para manter o seguimento bandeirante no mercado com uma motor moderno, competitivo, veloz mantendo uma robusto adequada para o bandeirante.

Acredito que muitos toyoteiros preferem a seguranças dos motores MB pela grande facilidade de peças que existe nos lugares mais remotos do Brasil e o meu caso. Mas acredito que se todo lugar também tivesse peças para os 14B com a mesma facilidade que se encontra para os MB
talvez muitos mudariam para algo mais eficaz e eficiente que é uma bandeirante 14B.

Francisco Bicalho
01/06/2017, 15:56
- Quando se fala no motor 14B estamos falando em um motor pensado e projetado exclusivamente para movimenta a estrutura de um bandeirante.

Rodrigo, o 14b é um motor que foi amplamente utilizado em caminhões leves no Japão muito antes da Toyota decidir aplicar ele ao Bandeirante no Brasil, inclusive ele só foi utilizado num 4x4 aqui e em mais nenhum outro país. Ou seja, nenhum Land Cruiser FJ40, ou 45 jamais teve o 14b, só o nosso Bandeirante, mas esse motor não foi projetado exclusivamente para o Bandeirante, era motor de caminhão, assim como os 314 e 364.

Walter da Camper
01/06/2017, 17:19
O motor 14B veio do Toyota Dyna e Daihatsu Delta, ambos caminhões 3/4 como os nossos MB 608/709.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRzUjwlBtuiMTFvPLOns52vvAHG5kpbw 751jr5RZAso9owadZ2d
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRbiz8sp_hQ-kLy5tU2uwYgeMbOSkTqlM1zgdVQPtgugracGvTw

Rodrigo-ce
01/06/2017, 21:09
Francisco e Walter valeu pelo esclarecimento eu não tinha conhecimento desse detalhe.
Forte abraço.

Sergio c
01/06/2017, 21:25
E se forem a fundo, o projeto dos antecessores do OM324 foi na época da segunda guerra mundial, mas para serem motores estacionários, especificamente para geradores de energia elétrica. Se não me engano, nos idos da década de 70, a MB do Brasil os trouxe para equipar os MB608, já sendo "modernizados", renomeados OM314. Depois, no início da década de 90 deram mais uma modernizada, virando OM364, até terem seu fim com o motores eletrônicos da MB, "aqueles que pelo barulho parece que tem uns quatro parafusos soltos dentro".

Francisco Bicalho
02/06/2017, 06:39
Francisco e Walter valeu pelo esclarecimento eu não tinha conhecimento desse detalhe.
Forte abraço.

Por essa razão minha amiga Oriene sempre fala -"O Google é meu pastor, nada me faltará"… ; º )

Quando a gente não tem certeza de um fato, o Google explica tudo em segundos.

Abraço;
Chico

Denise Ávila
02/06/2017, 11:08
Denise, discordo de vc em alguns quesitos. Andei um pouco em band com motor 14B, ano 1999. Em relação ao motor da minha, o barulho achei praticamente igual, vibração, não notei diferença, aquecimento, já ouvi muitos relatos de 14B aquecendo, o motor da minha e mesmo em dias quentes, se não colocar um papelão entre os radiadores não passa de 60-65 graus, ou seja, trabalha frio.

Quanto ao torque, o motor MB, além de ter 3 kg a mais, ele chega em rotações bem mais baixa, ou seja, na hora e fazer força, o 14B tem que acelerar bem mais para atingir o torque, mas acelerando mais vai andar mais, e em certas situações, não se pode andar mais(subindo ladeiras com pedras, rebocando um barco pesado, aí só queimando embreagem do motor 14B).

Sergio, a Band é um dos veículos mais "customizados" hj em dia e, em muitos desses casos, fica pior a emenda do que o soneto. Assim que a oportunidade surgir, faço questão que vc ande na Loba (jipe 96) ou na Mamute (CD 2001) e vc poderá confirmar o que eu disse. É muito mais silenciosa, menos vibração e menos aquecimento (me referi ao aquecimento no interior da cabine).
Em nenhum momento quis fazer algum comparativo do tipo "qual o melhor motor", longe disso, apenas foi uma resposta ao comentário do Titaniun sobre o 14B parecer com um veículo 1.0 e sobre as tabelas.
A diferença de torque de 3kg é apenas no 364, sendo iguais no 314 e no 14B, mas sei a diferença que faz o torque em baixa, por isso meu comentário “ela é muito mais preparada para viagens, ao contrário do 314 cuja proposta era desbravamento e trabalho”. Então, no caso exposto, é adequar a melhor Band ao seu uso.
Acontece que a grande maioria das estradas não é mais como há 50 anos atrás e o perfil do usuário de Band tbm mudou. A maioria usa pro dia a dia e em viagens e, exceto nas trilhas ou casos excepcionais, raramente enfrentará as situações que vc citou. Um grande exemplo disso é que vemos cada vez mais turbinarem os MB das Bands para que sua performance se adapte melhor a viagens.
Seguindo a questão exposta inicialmente pelo Titanium, ambos os motores aspirados têm ônus e bônus, cabendo a cada um analisar qual melhor se adapta ao seu uso e nenhuma "melhoria" na performance será obtida sem alterações na estrutura do motor.
Minha opinião.

Denise Ávila
02/06/2017, 11:18
O motor 14B veio do Toyota Dyna e Daihatsu Delta, ambos caminhões 3/4 como os nossos MB 608/709.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRzUjwlBtuiMTFvPLOns52vvAHG5kpbw 751jr5RZAso9owadZ2d
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRbiz8sp_hQ-kLy5tU2uwYgeMbOSkTqlM1zgdVQPtgugracGvTw


Walter, o colega Rodrigo tem certa razão no que fala, e vc tbm. Realmente os 14B equiparam os caminhões Daihatsu Delta, mas, se eu não estiver enganada, sua capacidade de carga é 1T.

Walter da Camper
02/06/2017, 12:50
Ambos tem capacidade para 3,5T. O Delta tem uma versão van que é 1T.

Um motor que tem 3.700 cc de cilindrada, cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco (8V) é o típico projeto de motor para caminhão pequeno.

Isso não é um defeito, é virtude. Essa configuração faz dele uma máquina bem mais durável e confiável que os motores de pick-up e SUV dos anos 90, com cilindrada menor, cabeçote de alumínio e correia dentada.




Walter, o colega Rodrigo tem certa razão no que fala, e vc tbm. Realmente os 14B equiparam os caminhões Daihatsu Delta, mas, se eu não estiver enganada, sua capacidade de carga é 1T.

Denise Ávila
02/06/2017, 13:04
Ambos tem capacidade para 3,5T. O Delta tem uma versão van que é 1T.

Um motor que tem 3.700 cc de cilindrada, cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco (8V) é o típico projeto de motor para caminhão pequeno.

Isso não é um defeito, é virtude. Essa configuração faz dele uma máquina bem mais durável e confiável que os motores de pick-up e SUV dos anos 90, com cilindrada menor, cabeçote de alumínio e correia dentada..

Hum, aprendendo mais um pouquinho kkk
De qualquer forma 3,5 T é bem menor de as 6T do 314 e as 7T do 364 e bem mais adequada à Band.
Concordo com vc, tbm considero uma virtude. Se são mais confiáveis do que motores das pickups e vans dos anos 90, o que dirá dos atuais.
Band,
sempre !!!!!!

Walter da Camper
02/06/2017, 15:20
Mais um detalhe só para completar a informação: Os 3,5T é a carga útil, que somada ao peso do caminhão (uns 2,5T) vai resultar no PBT (peso bruto total) de aprox. 6T, ou seja, é um caminhão 3/4 igual aos nossos mercedinhos e o 14B dá conta perfeitamente. Só não sei se é aspirado ou turbo (já ouvi falar em 14BT).
Quem tiver tempo pode levantar a ficha técnica dos caminhões gringos e matar a curiosidade.



.

Hum, aprendendo mais um pouquinho kkk
De qualquer forma 3,5 T é bem menor de as 6T do 314 e as 7T do 364 e bem mais adequada à Band.
Concordo com vc, tbm considero uma virtude. Se são mais confiáveis do que motores das pickups e vans dos anos 90, o que dirá dos atuais.
Band,
sempre !!!!!!

Sergio c
02/06/2017, 20:29
Vou vender meu motor e comprar um 14B........

_Caco_
04/06/2017, 10:33
Vou vender meu motor e comprar um 14B........

Vende pra mim!

ALVARO ANGELO
04/06/2017, 10:40
Olá Denise! Muito obrigado pelo retorno!

Tenho ciência de que a pergunta que fiz pode parecer estranha, mas é justamente este tipo de retorno que eu gostaria de obter dos especialistas!

Já tivemos diversos debates aqui no fórum acerca da melhoria do 314-S, que depois viemos a descobrir ser praticamente idêntico ao 364, com exceção do virabrequim e cabeçote (e eventualmente BI).

Mas até o momento não lembro de termos debatido "melhorias" (ou como você oportunamente colocou, manutenção da performance original) no desempenho dos OM-364 e Toyota 14B...

Muito obrigado pelo retorno!
Muito pertinentes suas colocações.
Já andei numa Bandeirante CD de um amigo, equipada com motor 14B... O motor é mais elástico que o OM314, mais silencioso... mas ainda assim parece um carro 1.0.

Vejamos as fichas técnicas dos motores OM-314, OM-364 e 14B, utilizados respectivamente, em Bandeirantes ano 85, 93 e 2001, todos Jipe Curto:

OM-314
548378

OM-364
548379

14B
548380


Resumo dos dados:
OM-314 -> 85 cv a 2800 rpm e 24 kgfm a 1800 rpm.
OM-364 -> 90 cv a 2800 rpm e 27 kgfm a 1400 rpm.
14b -> 96 cv a 3400 rpm e 24,4 kgfm a 2200 rpm.



Minha análise: pegando o exemplo dado acima, os números mostram diferenças até que razoáveis, especialmente entre o 314 e o 14b.
Mas na prática, minha experiência, foi que o desempenho dos dois é muito próximo.


Pergunto: você, Denise, já comparou o desempenho de uma Band com 314 com outra Band 14b? Na sua opinião, a diferença foi perceptível? Ou nem tanto?

Alguém mais já teve essa experiência??



Bom, quanto às sugestões que você deu, acho que são excelentes! Muitos não sabem nem os parâmetros originais da Band para tentar buscar pelo menos a performance original.

Se você tiver, poderia partilhar conosco a periodicidade de manutenção dos componentes do motor (recomendada pela fábrica)? Exemplo: com quantos KM se "faz cabeçote"? Com quantos se verifica bicos injetores?


Considerando que esses parâmetros influenciam a performance do motor, acho que seriam bem-vindos no tópico.


Obrigado!


Abraço!


Olá Titanium.

Sem entrar em detalhes técnicos e falando apenas da minha experiência pessoal.
Motor MB com 4 marchas no trabalho pesado (pesado mesmo) da fazenda é imbatível.
Motor 14b para viagens é o que uso para transporte de cargas.
E embora sendo uma afirmação paradoxal : São veículos muito parecidos e muito diferentes também !!!

_Caco_
04/06/2017, 10:52
uma toyota 14b e completamente diferente de uma 314... rotação de motor, relação de marchas e relação de diferencial.. da muita diferença sim.. a elasticidade do 14b da muita diferença na maneira de guiar..

nao quero entrar naquela velha discussão de qual é o melhor, mas na minha opinião uma toyota 14b original da pra usar tranquilamente no dia a dia pegar estrada...ja fiz viagens de 17.000 km minha toyota e 100% original (exceto os bancos) agora usar uma toyota mercedes diariamente original é bem complicado...

Pode me chamar de louco, mas também já viajei ida e volta literalmente do Oiapoque ao Chuí (na verdade, até a praia do Casino, 13.000km rodados em menos de 30 dias) com meu 314S aspirado com pneus AT 32pol relação original. Andando perto dos 100km/h, um pouco mais nas descidas, bastante menos nas subidas fortes (60km/h no mínimo nas mais íngremes). E essa Band é meu carro do dia a dia.
De fato, é muito barulho. Vibração, não faz diferença pra mim se é que há (não há shimmy nenhum na minha). Sinceramente, pra mim está OK pra viajar. Não acho que me sentiria seguro para andar a mais de 100 com esse trambolho que é a Band, então posso afirmar que mesmo com 314s é absolutamente viável para viagem.

Edit: esqueci de falar em um ponto importante: a minha tem câmbio de 5m. Isso, sim, é fundamental para viajar com relação original, independente do motor.

_Caco_
04/06/2017, 11:05
A 95 km/h o rpm da Loba gira em torno de 2000, ou seja, metade do limite de rpm (no 314, muito provavelmente estaria aos 3000 rpm, gritando e esgoelando).


Denise, me permita discordar. O que muita gente acaba não considerando quando comparam os motores é que 100% dos 14b tem 5 marchas, e poucos MB as tem.
Com isso, acabamos dando ao motor a responsabilidade de diferença de desempenho que se deve muito mais ao câmbio. Experimente não usar a 5a marcha na 14b e me diga como ela fica na estrada... :)
Minha 314s com pneus 32 não chega perto das 3000rpm em 95km/h no GPS.

Adrianwdr
04/06/2017, 11:54
Qualquer motor aspirado pode ser melhorado, levando o cabeçote em algum preparador para aumento de válvulas, polimento de dutos e equalização da admissão e escapamento.
Talvez um escapamento dimensionado de inox (bem feito e calculado para tal).
Filtro esportivo, escapamento e etc.
Não vejo muita vantagem na preparação aspirada já que uma turbina resolve tudo isso de maneira mais simples e descomplicada.

Como exemplo de preparação: o motor 14b tem perto de 100cv, ele foi utilizado pela Yamaha como motor marítimo e, após a marinização, pulou para 160cv.

Qual a referencia desse motor da Yamaha ?

Denise Ávila
04/06/2017, 18:06
Denise, me permita discordar. O que muita gente acaba não considerando quando comparam os motores é que 100% dos 14b tem 5 marchas, e poucos MB as tem.
Com isso, acabamos dando ao motor a responsabilidade de diferença de desempenho que se deve muito mais ao câmbio. Experimente não usar a 5a marcha na 14b e me diga como ela fica na estrada... :)
Minha 314s com pneus 32 não chega perto das 3000rpm em 95km/h no GPS.

Verdade, mas a parcela do motor tbm influencia.
Uma 314 e outra 14b rodando a 80 km (ambas em 4ª marcha) o 314 irá esgoelar, gritar e girar muito mais que um 14B, além do consumo maior.
Em contrapartida, numa estrada de terra daquelas bem detonadas, o 14B irá sofrer muito mais.
Meu ponto não é afirmar que um é simplesmente melhor que outro, mas que cada um é melhor, num determinado emprego, que o outro.

dudu83
04/06/2017, 21:05
Verdade, mas a parcela do motor tbm influencia.
Uma 314 e outra 14b rodando a 80 km (ambas em 4ª marcha) o 314 irá esgoelar, gritar e girar muito mais que um 14B, além do consumo maior.
Em contrapartida, numa estrada de terra daquelas bem detonadas, o 14B irá sofrer muito mais.
Meu ponto não é afirmar que um é simplesmente melhor que outro, mas que cada um é melhor, num determinado emprego, que o outro.

sofre nada.....

Dimasi
05/06/2017, 05:36
Qual a referencia desse motor da Yamaha ?

Yamaha ME 372 548523

Francisco Bicalho
05/06/2017, 12:27
Vou vender meu motor e comprar um 14B........

Faz isso não Sergio. Você não tem noção de quão mais cara a manutenção do 14b é do que a do 364, sem falar que peça para o 364 você encontra até no interior do Piauí.

O 14b é muito, muito bom, mas hoje por questão de manutenção e peças eu não troco pelo Mercedes nem com dinheiro de volta.

Amigos, donos de TB+14b, não se ofendam, não é nada pessoal, nem quero entrar em nenhuma disputa, tipo 'o meu é melhor', só penso na praticidade de ter um motor fabricado no Brasil, e com peças amplamente à disposição no caso de uma quebra.

Chico

rcandiago
05/06/2017, 20:56
Pessoal. Respondendo a pergunta original, o que dá para fazer para melhorar o desempenho sem turbinar, tem 1 coisa sim. Nos 314, a rpm máxima acaba limitando o seu uso as vezes. Se colocar o comando do 364, ele gira mais, fica um pouco mais elástico aumentando a rpm máxima. Comando do 364 aspirado! Conheço um mecânico da toyosul (antiga multipecas, de porto alegre), que fez isto. É a Band aspirada com o 314 que vi andar mais. ABS Rafael

Denise Ávila
06/06/2017, 12:32
Pessoal. Respondendo a pergunta original, o que dá para fazer para melhorar o desempenho sem turbinar, tem 1 coisa sim. Nos 314, a rpm máxima acaba limitando o seu uso as vezes. Se colocar o comando do 364, ele gira mais, fica um pouco mais elástico aumentando a rpm máxima. Comando do 364 aspirado! Conheço um mecânico da toyosul (antiga multipecas, de porto alegre), que fez isto. É a Band aspirada com o 314 que vi andar mais. ABS Rafael

Mas acho que o objetivo da pergunta era melhorar a performance sem intervenção dessa natureza

Francisco Bicalho
07/06/2017, 10:46
Mas acho que o objetivo da pergunta era melhorar a performance sem intervenção dessa natureza

Sem querer ser chato, Denise, mas acho que era justamente esse tipo de informação que a pessoa queria, a restrição é apenas ao uso da turbina. Inclusive achei essa dica do Rafael nota 10.

Walter da Camper
07/06/2017, 15:36
Muito boa a dica do comando de válvulas do 364.
É uma alteração pouco invasiva e custa entre 650 a 800 reais (só a peça), bem mais barato que o kit turbo.
Somada aos procedimentos de melhoria do fluxo respiratório (filtro de ar e escape) deve dar um bom resultado (principalmente com aquela 1/2 volta marota no débito da BI).

Em relação à briga de egos entre MB e 14B, cabe uma curiosidade.
O 14B, ao receber uma turbina pequena (sem waste gate), comporta-se exatamente como um motor LSD, com excelente torque em baixa, porém a rotação não passa de 3000 RPM.
Quando comprei o kit turbo, veio com um caracol .36 x .42 e o comportamento na trilha me fez lembrar meus antigos OM314. Mas a restrição de fluxo imposta no escape pelo caracol pequeno fez o motor ficar pior do que aspirado a partir de 2800 RPM. Simplesmente não passa de 3000 e não adianta atochar o pé, porque só fará uma nuvem de fumaça preta e subir a temperatura.
Quando troquei a turbina pela .42x.48 melhorou bastante o comportamento em alta, permitindo velocidade de cruzeiro de 120 sem perder força nas subidas. Em troca ficou sem o torque de Mercedão ...

Denise Ávila
07/06/2017, 16:23
Sem querer ser chato, Denise, mas acho que era justamente esse tipo de informação que a pessoa queria, a restrição é apenas ao uso da turbina. Inclusive achei essa dica do Rafael nota 10.

Ok, eu havia entendido diferente

Ps: Não se preocupem, vcs não são chatos. o espaço existe exatamente pra debater essas questões

hercilio.neto
07/06/2017, 17:04
Pessoal. Respondendo a pergunta original, o que dá para fazer para melhorar o desempenho sem turbinar, tem 1 coisa sim. Nos 314, a rpm máxima acaba limitando o seu uso as vezes. Se colocar o comando do 364, ele gira mais, fica um pouco mais elástico aumentando a rpm máxima. Comando do 364 aspirado! Conheço um mecânico da toyosul (antiga multipecas, de porto alegre), que fez isto. É a Band aspirada com o 314 que vi andar mais. ABS Rafael
Rafael,
Pra quem tem motor OM364, existe jeito de melhorar colocando outro comando?

Sergioporto
07/06/2017, 17:15
Muito boa a dica do comando de válvulas do 364.
É uma alteração pouco invasiva e custa entre 650 a 800 reais (só a peça), bem mais barato que o kit turbo.
Somada aos procedimentos de melhoria do fluxo respiratório (filtro de ar e escape) deve dar um bom resultado (principalmente com aquela 1/2 volta marota no débito da BI).

Em relação à briga de egos entre MB e 14B, cabe uma curiosidade.
O 14B, ao receber uma turbina pequena (sem waste gate), comporta-se exatamente como um motor LSD, com excelente torque em baixa, porém a rotação não passa de 3000 RPM.
Quando comprei o kit turbo, veio com um caracol .36 x .42 e o comportamento na trilha me fez lembrar meus antigos OM314. Mas a restrição de fluxo imposta no escape pelo caracol pequeno fez o motor ficar pior do que aspirado a partir de 2800 RPM. Simplesmente não passa de 3000 e não adianta atochar o pé, porque só fará uma nuvem de fumaça preta e subir a temperatura.
Quando troquei a turbina pela .42x.48 melhorou bastante o comportamento em alta, permitindo velocidade de cruzeiro de 120 sem perder força nas subidas. Em troca ficou sem o torque de Mercedão ...
Minha experiencia com turbo,que não é o foco deste tópico mas pode ajudar algum colega.Meu 364 tem turbo Garret 42x63 ,fiz uma experiência ,coloquei caixa quente 48 ,melhorou na arrancada mas como bem falou o Walter ,estrangulou na final e aquecia ,voltei pro 63 e não precisa mais que isso .Mercedão não precisa mais que isso ,tem torque na arrancada e na alta o turbo mantem. (minha opinião)

Marcus DT
07/06/2017, 21:06
Uma dúvida na "contramão" do tópico. Alguém que não tinha e instalou snorkel sentiu muita perda de potência? Chega a ser tão perceptível?

titanium
08/06/2017, 06:52
Caríssimos amigos Toyoteiros, bom dia!


Devo dizer que admiro a vontade que todos tem de ajudar um ao outro!
Show! É isso ae! Sigamos assim!

A dúvida exposta no tópico não é para mim, mas para agregação de conhecimento a todos os novos usuários (e até aos mais experientes).

Como falei, já temos receitas testadas e aprovadas para melhorias no OM314 (inclusive prevendo aí troca de comando de válvulas)...
Mas não tínhamos, até o momento, um tópico para compilar as dicas de melhorias no desempenho do OM364 e do 14b.

EXCELENTES DICAS, pessoal!

Muitas vezes as pessoas ficam preocupadas em gastar rios de dinheiro em um turbo (por que vamos combinar, sai caro! Kit + turbina + M.O. + regulagem na BI + ajustes)... quando muitas vezes só de dar um "talento" nas coisas básicas já ajuda bastante, como disse Denise, a restaurar a potência original da máquina!

Gostei das dicas!
O turbo é válido sim! Inclusive ele ajuda em deixar o motor mais silencioso.

Mas dicas como cuidar do Intake, do Escape, observar que Snorkel restringe a entrada, Filtro de maior vazão, regulagem de válvulas, bicos injetores revisados, etc, etc, etc fazem grande diferença para os motores, tanto do ponto de vista de performance, quanto da durabilidade.


É isso aí turma!

Segue o jogo que o tópico está bão!

To doido para saber se tem algum comando especial para o 364... será que um do 364-LA é diferente?
:pipoca:


Abraços!

hercilio.neto
08/06/2017, 22:43
Uma dúvida na "contramão" do tópico. Alguém que não tinha e instalou snorkel sentiu muita perda de potência? Chega a ser tão perceptível?
Marcus,
Uso turbina .42/.48
Quando troquei o filtro original por um maior foi perceptível a diferença, rodou bem mais solta na estrada.
Um tempo depois, conectei o filtro ao snorkel (deu um pouco de trabalho por causa do espaço) e agora em uma viagem recente senti uma pequena falha em alta. Pode ser que seja outra coisa, tipo restrição na alimentação de diesel, mas suspeitei que possa ser restrição do ar, que nesse caso, só poderia ser por causa do snorkel. Preciso testar com a carcaça do filtro aberta pra tirar a dúvida.
A Band está indo pro funileiro pra tirar uns pontos de corrosão e pra fazer uma adaptação do batente da porta, então vai ficar pra depois.

Walter da Camper
09/06/2017, 07:21
Se está amarrando em alta, é possível tirar a dúvida pela fumaça do escape quando em aceleração máxima.
Se houver mais fumaça preta do que o normal a restrição é do filtro de ar (ou snorkel ou tubulação)
Se não houver nenhuma fumaça visível a restrição é do combustível (bico descalibrado, filtros sujos, cabo frouxo do acelerador).
O problema é que, em alguns casos pra ver isso tem que mandar outra pessoa acelerar na estrada e seguir com outro carro atrás.
No meu carro eu instalei uma curva para a ponta do escapa ficar totalmente para o lado, assim consigo visualizar a fumaça quando quiser.



Marcus,
Uso turbina .42/.48
Quando troquei o filtro original por um maior foi perceptível a diferença, rodou bem mais solta na estrada.
Um tempo depois, conectei o filtro ao snorkel (deu um pouco de trabalho por causa do espaço) e agora em uma viagem recente senti uma pequena falha em alta. Pode ser que seja outra coisa, tipo restrição na alimentação de diesel, mas suspeitei que possa ser restrição do ar, que nesse caso, só poderia ser por causa do snorkel. Preciso testar com a carcaça do filtro aberta pra tirar a dúvida.
A Band está indo pro funileiro pra tirar uns pontos de corrosão e pra fazer uma adaptação do batente da porta, então vai ficar pra depois.

Fe_jipeiro
16/07/2017, 19:43
Toyota Bandeirante - YouTube (https://youtu.be/0k3Rzx8vY14)

xibiu!!!
16/07/2017, 21:39
Toyota Bandeirante - YouTube (https://youtu.be/0k3Rzx8vY14)

Sinceramente..., não entendi!!!
... Ou entendi???
Sei lá..., :pensativo::pensativo::pensativo:

titanium
17/07/2017, 07:07
Toyota Bandeirante - YouTube (https://youtu.be/0k3Rzx8vY14)


kkkkkk...

Aí o sistema é bruto!!!

Conta um pouco mais para nós como que está a atual preparação? Está biturbo?

Abração!

Sergio c
17/07/2017, 08:05
Pelo que me lembro o Fejipeiro preparou o motor de sua band, om 314, muito forte. Deve ser isso o vídeo dele.....

Fe_jipeiro
17/07/2017, 12:21
Assunto eh preparação de motor, soh postei o video.

Fe_jipeiro
17/07/2017, 12:28
Dani, blza?

Motor preparado por dentro, biturbo, injecao de methanol/agua, preparacao na alimentacao tb. Acima dos 400hp

Fe_jipeiro
17/07/2017, 12:31
Isso msm Serjao.... um om 364

Sergio c
17/07/2017, 16:46
Bah, melhor ainda o OM364, motor que aguenta o tranco mesmo nessa preparação forte. Um abraço.
Isso msm Serjao.... um om 364

hercilio.neto
18/07/2017, 00:41
Felippe,
No vídeo tem-se a impressão de que são 2 escapamentos.
Procede?

Fe_jipeiro
18/07/2017, 07:27
Felippe,
No vídeo tem-se a impressão de que são 2 escapamentos.
Procede?

Fala Hercilio, blza?

Negativo. Eh um escape somente, 4".

Talvez a posicao do vento.

hercilio.neto
18/07/2017, 09:31
Fala Hercilio, blza?

Negativo. Eh um escape somente, 4".

Talvez a posicao do vento.
Blz Felippe.
reparando agora, acho que tem a sombra da fumaça.
A luz em cima da Band me confundiu aqui.
kkkk

O ronco é maravilhoso.

Elmer_Jeep
19/07/2017, 10:15
14B
548380


Tenho aqui dois anexos com a especificação dos 14B fase II que inicialmente vinham com 102CV.

_Caco_
31/07/2017, 22:31
A 95 km/h o rpm da Loba gira em torno de 2000, ou seja, metade do limite de rpm (no 314, muito provavelmente estaria aos 3000 rpm, gritando e esgoelando). Numa reta, é só eu me distrair que ela vai fácil a 120/ 130 km/h, e isso com pneus na medida similar aos originais (215x80x16).


Este final de semana me lembrei do assunto e "fotografei" (dêem o desconto de eu estar dirigindo uma Band a 90km/h e fotografando sozinho) o meu conta giros, turotest.
Como eu disse, minha Band não esgoela a 90km/h em 5a marcha pneus 32 pol numa reta; vai começar a chegar perto dos 2500 lá por 120km/h (quando chega... Não tem turbo e aí a coisa pega se houver alguma subida).