PDA

Ver Versão Completa : Motor Original



RenatoMachado
28/03/2006, 18:42
O motor original do niva eu acho ele um bom motor :concordo: mas acho que pode ser estraido mais dele, tava pensando em um comando mais bravo :pensativo: ,
ALQUEM SABE ALGUM COMANDO QUE SERIA IDEAL PARA COLOCALO, MAS EU NÃO QUERO QUE ELE FIQUE QUADRADO, APENAS MAIS ESPERTO :twisted: ??

Valeu...

alexandre roveri
29/03/2006, 11:39
Renato existem topicos erspecificos sobre comando Aerocar ou Sobe para o Niva procure por esses nomes ou ainda kit performance

Mas vc pode pensar tb em outras soluções :
Tx compressão maior
Escapamento dimensionado
carburador

Já dá pra dar um upgrad no bixinho

Alexandre
Sumare´

RenatoMachado
30/03/2006, 00:09
Renato existem topicos erspecificos sobre comando Aerocar ou Sobe para o Niva procure por esses nomes ou ainda kit performance

Mas vc pode pensar tb em outras soluções :
Tx compressão maior
Escapamento dimensionado
carburador

Já dá pra dar um upgrad no bixinho

Alexandre
Sumare´

Entao Alexandre oque eu quero fazer e o seguinte,
Como eu vou ter q utilizar o niva tds os dias pois minha empresa esta de mudança, eu vou colocar um GNV nele, mas minha ideia era colocar um comando um mais forte nele e deixar a carburação mais preparada para quando eu precisar de potencia só mudar na chave do GNV para a Gasolina.
Agora uma duvida:de motor AP eu até conheço um pouquinho, mas de motor Russo não conheço nada então fica minha duvida, o comando de um motor AP pode ser usado no motor do Niva??

santiagoniva
30/03/2006, 10:30
Não meu caro, motor AP VW e o Niva som bem diferentes. Ou pensa em um deles o no outro, som planos bem diferentes de preparação de motor.

No que possa te ajudar me fala.

Santiago

Rones Jr
30/03/2006, 12:43
Renato,
Antes de partir para empreitada do motor AP ou outro planilhe os custos. Há formas de deixar os motores Lada bem espertos. Há o comando com polia mais agressivo, alterações de cilindrada com uso de pistões de Fusca ou Tempra, rebaixar cabeçote, ignição mais forte....blá, blá, blá.
Eu particulamente pretendo até o fim do ano rebaixar o cabeçote e usar o comando SOBE...por enquanto não preciso mais do que isso. Mas, penso no projeto de usar os pistões de Tempra que um colega da lista dos camaradas usou, deixando o motor Lada 1.8. Pode ser que se gaste bem menos que adaptar o AP.
Boa sorte em seu projeto.

RenatoMachado
01/04/2006, 00:08
Rones mudar para motor AP seria minha ultima opção mesmo, eu sitei e o AP pois eu já ajudei a montar um motor AP com um amigo, mas vc saberia me dizer onde posso comprar um comando para o motor original do Niva e quanto sairia o preçinho dele? e quanto a carburação vc saberia qual seria a melhor giclagem para o mini-progressivo?

Grato,
Renato

Ira
01/04/2006, 12:11
Ouvi falar q na MAC LADA, em SOROCABA, eles transformam o motor 1.6 para 1.7 e dizem q melhora muito. Eu nunca vi um motor feito lá, mas de repente, vale a pena dar uma conferida. :idea:
o site é http://www.maclada.com.br/frame_master.asp

Valeu

Ira

Fio
01/04/2006, 15:01
Renato,

O meu tem o carburador weber, polia e comando aerocar, uma bobina nova mais forte (aquela bosch vermelha, acho que é do monza), mas só ficou ótimo mesmo depois de uma mudança até certo ponto simples: a troca do platinado pela Ignição Eletronica.
É ela que vai deixar o teu motor mais redondo como você quer, deixando a marcha lenta menos rebelde e otimizando melhor o consumo de combustivel.

Na ponta do lápis, toda essa brincadeira não sai por menos de uns R$ 1.800, o que é um valor consideravel pra uma melhora de uns 25% no rendimento. Só que não precisa fazer tudo de uma vez, dá pra fazer aos poucos aproveitando pra ir regulando o motor...

rizk
02/04/2006, 00:09
Fio, como está o consumo do seu niva com essa preparação? Minha maior curiosidade é pelos benefícios da troca do platinado pela ignição eletrônica...
Grato, abraço

Fio
02/04/2006, 16:38
rizk, o consumo tem variado bastante porque ando modificando muito a mistura (ar/combustivel), posição do cabo do acelerador (do Gol) e giclagem do Weber para justamente achar um meio termo entre potencia e consumo que me agrade mais.

Mas o meu Niva sempre foi meio estranho, pois depois da preparação completa ele passou a andar com mais força e a consumir MENOS! Deve estar hoje com uma média de 8km/L na cidade.

O que eu notei depois de modificar a Ignição é que como o motor estava trabalhando muito mais "justo", parecia que o platinado não dava conta nos regimes mais altos de rotação e/ou em velocidades superiores a 80km/h (embaralha a faisca). Depois da troca do distribuidor, parece que o carro ficou mais "liso", com um barulho mais uniforme e com uma aceleração mais gradativa.

Definitivamente não recomendo a preparação (polia, comando e weber) se vc não colocar também a ignição eletronica. Fica outro carro.

rizk
04/04/2006, 08:11
Fio, obrigado pelas informações.
Eu estou tentando obter o máximo de informações sobre a preparação do motor original e sobre a troca por AP, pois meu motor já está bem cansado e quando ele parar quero estar preparado, mas até agora não consegui escolher entre as opções.

Abraço

RenatoMachado
04/04/2006, 18:26
O que eu notei depois de modificar a Ignição é que como o motor estava trabalhando muito mais "justo", parecia que o platinado não dava conta nos regimes mais altos de rotação e/ou em velocidades superiores a 80km/h (embaralha a faisca). Depois da troca do distribuidor, parece que o carro ficou mais "liso", com um barulho mais uniforme e com uma aceleração mais gradativa.


Fio vc ta utilizando ignição de qual carro??

Fio
05/04/2006, 01:23
Renato, não posso te dar 100% de certeza com relação ao modelo, mas sei que é da Lada. Só não sei se é do Laika, Samara ou dos Nivas mais modernos.

Comprei e instalei lá na Apoio 4x4 e o kit era composto de: Distribuidor novo, centralina e bobina nova. Essa ultima é a unica que tenho certeza não ser original Lada, mas é de algum modelo que serve muito bem.

Rones Jr
05/04/2006, 09:55
Olha...depois da iginição eletrônica meu Niva ficou outro. Mais esperto, menos aspero e mais econômico. Com platinado 5 a 6 km/l e com ignição 7 a 7,5 km/l.
Estava procurando uma ignição para adaptar, tipo VW ou Fiat, seria só adaptar em um torneiro o pé ou haste do distribuidor a platinado original.
Mas, quando cheguei em um ferro velho....eis que tb chegava um Laika...foi na mosca. Já estava sem o módulo ou centralina, contudos estes são universais e acabei pegando um de 7 pinos de um Tempra carburado. Montou, regulou, pegou!
Tenho um amigo que fez a adaptção acima usando um distribuidor de Opala com módulo de 6 pinos.
Boa sorte galera...