PDA

Ver Versão Completa : Regulagem da bomba injetora rotativa da ranger 2.8

marcos_utfpr
25/05/2017, 08:44
Pessoal, bom dia!

Minha ranger 2.8 ano 2001 estava soltando muita fumaça preta, fui verificar o parafuso de débito da bomba e ele estava sem lacre. Pois bem, soltei a porca 13 e verifiquei que consegui dar no máximo uma volta no sentido horário (sentido de abertura), fiz isso pra verificar o quão aberta estava. Então, voltei na posição original e dei uma volta e meia no sentido anti-horário (para fechar) e regulei a lenta, constatei que parou de soltar fumaça, não solta nem em baixa rotação ou se afundar o pé, porém a caminhonete ficou extremamente manca, tá fazendo de 0 a 100 em mais ou menos 20s e não passa de 120, antes fazia em 17s (que também já acho muito alto, sabendo que deveria fazer por volta de 14s).
Então gostaria da ajuda de vocês para tirar algumas dúvidas:
1. Há algum problema de andar com a bomba fechada? Aquecimento elevado do motor, desgaste da bomba etc?
2. Se eu voltar a bomba na posição original(1 volta para o limite) e abaixar a base da mola do LDA é possível reduzir a emissão de fumaça e aumentar o desempenho? Há algum perigo nisso?
3. A bomba pode trabalhar nos limites de abertura ou fechamento?
4. Há alguma possibilidade da bomba estar limitada internamente? Por exemplo, não importa se está no limite de abertura ou uma volta para o limite que a vazão será a mesma.

Agradeço se me responderem!
Abraço a todos!

sallespickup
25/05/2017, 20:31
antes de ir abrindo ou fechando a bomba, perguntinha boba, trocou filtros de ar e combustivel??, se sim, abre mais meia volta e ve como fica, se ficar ainda fraca, eu revisaria primeiro turbina, que na ranger se ainda tiver original é tgv, cara e complicadinha, mais se não estiver boa causa perda de potencia e fumaça, se tiver ok ai manda tirar a bomba e regular, pra ficar afinadinha

marcos_utfpr
25/05/2017, 21:32
Opa, tudo bem? Obrigado por responder!
Eu troquei os filtros sim, inclusive troquei os bicos e porta bicos também... Amanhã vou comprar um manômetro e instalar para verificar a pressão da turbina, será que com apenas um manômetro é possível saber se a turbina está boa ou não?

Rogerrm
26/05/2017, 16:23
Tu deve colocar o manômetro na admissão, tem que conferir as mangueiras se não estão rachadas (saída da turbina e entrada do coletor de admissão, conferir abraçadeiras também), TGV não sei qual a pressão original mas é em torno de 1,2 kg,

Com a LDA "pré tensionada" vai fumacear mesmo, tem que conferir os bicos, são várias hipóteses, aconselho primeiro checando a turbina

marcos_utfpr
27/05/2017, 09:50
Instalei o manômetro ontem e tô achando muito estranho, é normal não medir nada na lenta? Só chega em 1,2 se eu afundar o pé até o vermelho, em 3500rpm mais ou menos ele marca 0,8, vcs acham que está normal?
Abraço!

leoss
28/05/2017, 08:25
Sim amigo absolutamente normal.
Motor diesel só vai encher a turbina com carga no motor ou seja andando com ela.
Se ela está enchendo 1,2 acredito ser totalmente normal.
Se ela está carregando a pressão total só com giro muito alto, isso se deve pois você fechou o débito da bomba injetora e no diesel, débito de combustível está diretamente ligado a pressão na turbina.
Minha Fmil com bomba injetora fechada só enchia 0,6 de pressão e ainda tinha que pisar muito bem, agora com o débito da Bomba aberto ela tá enchendo 0,8 O,9 com muito mais facilidade

Francisco Casal
28/05/2017, 20:15
Marcos, esse teste que vc fez foi com a picape parada ou andando, pois com a picape parada o turbo enche pouco mesmo, mas com ela andando ela vai encher 1,2 com umas 2500 rpm.

marcos_utfpr
30/05/2017, 12:26
foi com ela parada. Aqui perto de casa tem um morro bem inclinado, se eu forçar chega em 1,2 sim, nó não reparei se foi com 2500 rpm!

Francisco Casal
31/05/2017, 18:56
Assim Marcos, picape a diesel faz fumaça, não adianta. Sua turbina pelo jeito está ok, a bomba vc mesmo vai regulando ela. Abre até vc achar que ta bom, e depois de meia em meia volta vem fechando até vc chegar onde deseja. Mas se mesmo com a bomba aberta ela fizer fumaça e tiver andando pouco, vc vai ter que conferir os bicos e a bomba.

sallespickup
01/06/2017, 08:26
bom turbina é boa, não tem vazamento em mangueira ou intercooler, senão não dava 1.2, e agora com manometro fica mais facil uma regulagem externa, a regra é a seguinte, coloca o carro pra andar numa pista, em 5 vai pisando gradativamente e depois de 0.5 no manometro vc não pode ver fumaça preta pelo escap, essa é a medida segura, pra não se ter pistóes derretidos ou probelams serios, ai vc vai abrindo ou fechando a bomba pra chegar nessa margem