Conectar

Ver Versão Completa : Lift Carroceria no fusca

Brasilia Piracicaba
23/05/2017, 12:31
Boa tarde,
Estou retornando com um novo projeto. Meu sonho de consumo é criar um fusca alto, sem muita modificação, e o melhor, documentado. O fusca já comprei, rs.
Para deixar ele alto, para trilhas leves, penso em colocar pneus de kombi, mangas sobrepostas, dar um grau no facão e fazer um lift de carroceria.
Minha duvida é que fazendo um lift com metalon por exemplo, o que precisa ser alterado?
A direção por exemplo, como ficará? com o Lift não chegará a caixa.
Algo deverá ser alterado?
Já agradeço aos mais entendidos,
Endrigo

548143548143

Brasilia Piracicaba
23/05/2017, 12:32
Meu desejo é mais ou menos isso...548144

Flávio Cadore
23/05/2017, 16:43
Só com os pneus de Kombi e um grau nas molas vc já consegue isto das fotos, os pneus de Kombi são 185R14 mas tem uns 195/70 R14 que são +/- 4 cm mais altos.
Talvez não seja possível fazer um lift no Fusca, se for vai ficar caro pra caramba pra fazer ( vai dar muita mão de obra). Mangas sobrepostas ainda não é o caso, elas levantam bastante a dianteira e a traseira não acompanha, vc consegue erguer as duas suspensões igualmente mexendo apenas nas molas.

digobrazil
24/05/2017, 08:46
Só com os pneus de Kombi e um grau nas molas vc já consegue isto das fotos, os pneus de Kombi são 185R14 mas tem uns 195/70 R14 que são +/- 4 cm mais altos.
Talvez não seja possível fazer um lift no Fusca, se for vai ficar caro pra caramba pra fazer ( vai dar muita mão de obra). Mangas sobrepostas ainda não é o caso, elas levantam bastante a dianteira e a traseira não acompanha, vc consegue erguer as duas suspensões igualmente mexendo apenas nas molas.

Bom dia Flavio Cadore e Brasilia Piracicaba

Flavio, vc esta certo. NÃO É POSSÍVEL FAZER LIFT NO FUSCA. Não se consegue porque o fusca utiliza o conjunto (chassi, assoalho carroceria e suspensão) como um único conjunto, isto é, você não consegue levantar somente a carroceria do jeito que é feito nos jipes.
A única maneira de se fazer algo parecido com o lift seria:

Na dianteira: 1º opção; fazer um novo suporte para todo o conjunto da suspensão dianteira e fixa-la mais baixo que o original. Com esta opção, você ganha altura na carroceria mas não na suspensão.
2º opção; colocar mangas sobrepostas. Muito mais fácil que a 1ª opção e além de elevar todo o conjunto. Ganha-se altura na carroceria e na suspensão também.

Na traseira: 1º opção; alterar a altura do facão. Esta opção é a maneira mais fácil de ganhar altura na traseira, porem tem a desvantagem das rodas ficarem convergentes, isto é, as rodas ficam assim: \ /
2º opção; colocar uma suspensão IRS, ou da Variant II ou da Kombi. Eu optaria pela da Kombi com as barras de torções retrabalhadas para diminuir o seu diâmetro e ficar mais macia. Com a suspensão IRS da Kombi você consegue ganhar um pouco mais de altura que a IRS da Variant II
3º opção; colocar as reduções nas rodas, as mesmas da Kombi Corujinha. Eu optaria por esta opção, além de não ser algo dificil de se adaptar, você ganha altura e torque.

Brasilia Piracicaba
25/05/2017, 13:09
Show de Bola, esta informação já é me ajuda bastante, já vai ficar monstro. Em relação ao Lift, seria mais estético mesmo.
Sei que não é muito facil fazer, mas eu mesmo iria fazer. Minha dúvida é em relação aos agregados, tipo, direção e outros desafios no lift. No caso o que identifiquei, é que com o Lift, o "varão" da direção, não terá curso para chegar a caixa. Agora se tem mais coisas que dificultarão fazer... isso não sei... seria um lift em torno de 3~5cm... será que vale o esforço?
Mais visual mesmo.

Brasilia Piracicaba
25/05/2017, 13:17
DigoBrasil, legal! Conforme respondi acima, o lift seria mais estético mesmo, uma aparência mais agressiva rs, e mais para frente para caber uns pneus maiores.
Em relação ao suporte que você falou para a dianteira, é um boa opção, já viu alguma assim? Também teria que adaptar algo para ligar a direção na caixa correto?
Em relação a IRS, ai já fica complicado (R$), vamos no grau na barra de torção, rs, nada muito agressivo. Vou pesquisar se acho a redução, assim não mexo no cambio.
Vamos em frente, estou caçando uns pneus lameiros da kombi... tá difícil...

digobrazil
25/05/2017, 18:16
eu nao mexeria na carroceria para ganhar 3 ou 5 cm. ter que mexer no sistema de direção, refazer a coluna de direção, colocar cruzeta. se chegar a mexer no tunel, tem que mexer no varão do cambio.....
esta querendo complicar sendo que com as flanges sobrepostas e uma irs vai ficar bem melhor, mais facil de fazer e talvez gaste o mesmo R$$$

OSBRI
23/06/2017, 11:26
Brasilia Piracicaba, bom dia!

..."vamos no grau na barra de torção"...

Cara, pensei exatamente em fazer isto na minha susp. IRS, então desmontei todo o cj. até chegar nela, e após cálculos que fiz, levando em conta o número de estrias existente na ponta deste eixo, se não me falhe a memória, ficaria em torno de 7° por estria, o que parece pouco, porém, este grau lá na ponta do facão, onde se prende a roda, há um ganho significativo em questão de altura, o que seria ótimo...

O grande problema que ví nesta opção, é que numa situação em que esta suspensão fosse solicitada até seu limite, o eixo deixaria de atuar no que se chama de deformação elástica e passaria para a deformação plástica, o que em outras palavras significa que o eixo sofreria torção além do seu limite e aí camarada, é quebra na certa...

No meu caso, montei todo o conjunto no mesmo lugar, e quem sabe logo logo surjam nossas idéias.

Boa sorte e até breve!

Fábio A.Brisolla

DigoBrasil, legal! Conforme respondi acima, o lift seria mais estético mesmo, uma aparência mais agressiva rs, e mais para frente para caber uns pneus maiores.
Em relação ao suporte que você falou para a dianteira, é um boa opção, já viu alguma assim? Também teria que adaptar algo para ligar a direção na caixa correto?
Em relação a IRS, ai já fica complicado (R$), vamos no grau na barra de torção, rs, nada muito agressivo. Vou pesquisar se acho a redução, assim não mexo no cambio.
Vamos em frente, estou caçando uns pneus lameiros da kombi... tá difícil...

Bilate
23/06/2017, 23:48
Dá para fazer o lift, porém como já disseram não fica barato. Uma coisa que terá que ser mudado é a caixa de direção por causa do alinhamento da carroceria com a suspensão dianteira.

TheSamba.com :: Kit Car/Fiberglass Buggy - View topic - Body Lift Kits (https://www.thesamba.com/vw/forum/viewtopic.php?t=304720)
TheSamba.com :: HBB Off-Road - View topic - 3 inch body lift (https://www.thesamba.com/vw/forum/viewtopic.php?t=504198)

Flávio Cadore
24/06/2017, 00:55
Dá para fazer o lift, porém como já disseram não fica barato. Uma coisa que terá que ser mudado é a caixa de direção por causa do alinhamento da carroceria com a suspensão dianteira.

TheSamba.com :: Kit Car/Fiberglass Buggy - View topic - Body Lift Kits (https://www.thesamba.com/vw/forum/viewtopic.php?t=304720)
TheSamba.com :: HBB Off-Road - View topic - 3 inch body lift (https://www.thesamba.com/vw/forum/viewtopic.php?t=504198)

Os donos destes Fuscas devem ter uns 2 metros e quarenta de altura porque levantaram o lataria e não mexeram no assoalho. Hehehhehe

Bilate
24/06/2017, 19:49
Flavio Cadore, a sua gaiola é com motor central, o desempenho dela é igual ao das gaiolas com motor traseiro? Pergunto isto porque já ouvi falar que elas tendem em patinar mais que as outras.

Flávio Cadore
24/06/2017, 22:56
Eu não tenho como comparar porque na minha região tem poucas gaiolas mas pensando bem ela pode patinar mais em algumas situações mas as vantagens superam as desvantagens a meu ver. Ela tem mais estabilidade e não empina nas subidas, se tiver pneu bom sobe em qualquer lugar.

FUKETEIRO
01/07/2017, 20:21
549467549468549469549470549471
Bom dia Flavio Cadore e Brasilia Piracicaba

Flavio, vc esta certo. NÃO É POSSÍVEL FAZER LIFT NO FUSCA. Não se consegue porque o fusca utiliza o conjunto (chassi, assoalho carroceria e suspensão) como um único conjunto, isto é, você não consegue levantar somente a carroceria do jeito que é feito nos jipes.
A única maneira de se fazer algo parecido com o lift seria:

Na dianteira: 1º opção; fazer um novo suporte para todo o conjunto da suspensão dianteira e fixa-la mais baixo que o original. Com esta opção, você ganha altura na carroceria mas não na suspensão.
2º opção; colocar mangas sobrepostas. Muito mais fácil que a 1ª opção e além de elevar todo o conjunto. Ganha-se altura na carroceria e na suspensão também.

Na traseira: 1º opção; alterar a altura do facão. Esta opção é a maneira mais fácil de ganhar altura na traseira, porem tem a desvantagem das rodas ficarem convergentes, isto é, as rodas ficam assim: \ /
2º opção; colocar uma suspensão IRS, ou da Variant II ou da Kombi. Eu optaria pela da Kombi com as barras de torções retrabalhadas para diminuir o seu diâmetro e ficar mais macia. Com a suspensão IRS da Kombi você consegue ganhar um pouco mais de altura que a IRS da Variant II
3º opção; colocar as reduções nas rodas, as mesmas da Kombi Corujinha. Eu optaria por esta opção, além de não ser algo dificil de se adaptar, você ganha altura e torque.
É possível sim, basta só querer kkkk, olha as fotos, abraço

Brasilia Piracicaba
17/07/2017, 11:47
Muito bom as informações, esta altura deste fusca vermelho seria ótimo.
O projeto está andando, consegui os pneus em Campinas. 175 r14c de van, tem uma boa altura. Agora vou partir para achar umas roda 15, o meu original está com 14. Neste meio tempo, apareceu uma roda interessante.. ficou top o carrinho... tipo, quando for fazer o passei coloco os pneuzão, quando usar na cidade, volto a roda da foto... agora surgiu uma outra duvida, dá certo colocar essa roda de liga (na foto está somente na frente, ainda não colocada) somente com um adaptador? Como fica a ponta do cabo do velocímetro?
Em breve fotos com o pneu 175 R14C.. 549977549981
Por enquanto, O lift não será viável em função da dificuldade, agraço a todos que opinaram.
Enquanto isso não sai, está em processo outra encrenca que acabei comprando..
549978549979549980

FUKETEIRO
17/07/2017, 13:26
Muito bom as informações, esta altura deste fusca vermelho seria ótimo.
O projeto está andando, consegui os pneus em Campinas. 175 r14c de van, tem uma boa altura. Agora vou partir para achar umas roda 15, o meu original está com 14. Neste meio tempo, apareceu uma roda interessante.. ficou top o carrinho... tipo, quando for fazer o passei coloco os pneuzão, quando usar na cidade, volto a roda da foto... agora surgiu uma outra duvida, dá certo colocar essa roda de liga (na foto está somente na frente, ainda não colocada) somente com um adaptador? Como fica a ponta do cabo do velocímetro?
Em breve fotos com o pneu 175 R14C.. 549977549981
Por enquanto, O lift não será viável em função da dificuldade, agraço a todos que opinaram.
Enquanto isso não sai, está em processo outra encrenca que acabei comprando..
549978549979549980
Olá, o velocímetro funciona normal, vai precisar de uma adaptador para roda de 4x130 para 4x100 que é a furação do Gol, hehe

Brasilia Piracicaba
18/07/2017, 08:43
Não é a calota central que segura a ponta do cabo? Ela encaixa no "furo" da roda?

FUKETEIRO
18/07/2017, 20:32
Não é a calota central que segura a ponta do cabo? Ela encaixa no "furo" da roda?
Olá, essa calota com o furo é fixada no cubo do disco de freio ou na campana depende do caso, não na calota da roda

xibiu!!!
18/07/2017, 20:44

Tonella - troca e ajuste do rolamento da roda do fusca 2/2 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=FActjXZsmKI)

Flávio Cadore
18/07/2017, 22:02
Tonella - troca e ajuste do rolamento da roda do fusca 2/2 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=FActjXZsmKI)

Essa do cabo do velocímetro eu não sabia que era assim!!! Hehehehe

Brasilia Piracicaba
29/07/2017, 12:44
Show... Projeto caminhando... rapais, como tá dificil de achar roda 15 DE FUSCA...mas achei rsrsr.. segue fotos com os sapatinhos novos.... já fiquei feliz com a altura que está.. depois que colocar o kit de molas nos amortecedores... acho que subirá mais um pouco. Alguem já usou? subiu alguma coisa?
550582
550583

FUKETEIRO
29/07/2017, 13:28
Show... Projeto caminhando... rapais, como tá dificil de achar roda 15 DE FUSCA...mas achei rsrsr.. segue fotos com os sapatinhos novos.... já fiquei feliz com a altura que está.. depois que colocar o kit de molas nos amortecedores... acho que subirá mais um pouco. Alguem já usou? subiu alguma coisa?
550582
550583
Olá, tive que virar o note para ver a segunda foto mas está valendo, kkkkk, com esse kit de molas nos amortecedores melhora bem sim, tem no Fusca de um amigo meu, hehe

Brasilia Piracicaba
31/07/2017, 14:07
Olá, tive que virar o note para ver a segunda foto mas está valendo, kkkkk, com esse kit de molas nos amortecedores melhora bem sim, tem no Fusca de um amigo meu, hehe

kkk da próxima acerto kkk to pegando as manhas kkk

que bom... o kit de molas está na mão, vamos ver se neste final de semana coloco. Vou medir antes e depois para ver quanto vai subir.

Brasilia Piracicaba
31/07/2017, 14:08
O objetivo é fazer algumas coisas simples, mas um freio seletivo é viável?? vale a pena o trabalho de colocar?

FUKETEIRO
31/07/2017, 19:45
O objetivo é fazer algumas coisas simples, mas um freio seletivo é viável?? vale a pena o trabalho de colocar?
Olá, o freio só presta se vc fizer as alavancas copiando as do Gurgel, ajuda bem hehe