Ver Versão Completa : Duvida sobre pneus maiores
carlos.nvj
22/05/2017, 15:46
Pessoal,
desculpem se isso ja foi discutido aqui mas não achei respostas para todas as minhas duvidas...
Alguem ja teve problemas com seguro ou fiscalização por estar com lift ou pneus maiores?
Nao pretendo fazer nada absurdo, fiz um lift de 40mm na minha GV3 e estou em um dilema sobre trocar os pneus 225/65r17 pelos 245/65r17 (os mesmos da gv3 4 sport) ou 235/65r17
Alem da questão "legal" tem também o fato de que os pneus 245 pedem tala de 7" no minimo ,o GV3 tem tala de 6,5" e o indice de velocidade do 245 é um pouco menor - pelo que vi na ficha tecnica do 4sport as rodas são tala 6,5" e os pneus 111T (scorpion ATR). Se a fabrica homologou para o 4sport será que é possivel considerar isso para outras versões?
Como outro dia eu quase fiquei na mao em uma subida com um pouco de lama com os meus atuais Scorpion ATR vou acabar trocando de pneus de qualquer forma e devido á pouca disponibilidade dessas medidas para pneus AT e as caracteristicas de uso da minha viatura a escolha vai se restringir ao Geolander G015 ou Michelan LTX force
Agradeço se alguém puder palpitar.
Abraço
Carlos
carlos.nvj
22/05/2017, 16:32
Ah, esqueci de perguntar.. alguem poderia informar a calibragem recomendada para o gv3 4sport?
Obrigado.
Carlos.
Pela lei vc não pode aumentar o diâmetro dos pneus (existe uma tolerância, mas não me recordo ao certo). Em relação à largura, os pneus não podem ultrapassar os limites da carroceria (ficar pra fora dos para-lamas).
As alterações de suspensão já podem ser regularizadas, apesar de que 99% do pessoal não faz isso.
Na prática, as alterações que vc quer fazer são tão pequenas que ninguém vai implicar com vc por conta delas.
Além disso, em relação ao diâmetro do pneu, existe uma brecha grande na lei.
Como a medida de referência é a medida do pneu original, precisaria existir uma fonte oficial de informação que diga qual é o diâmetro original do pneu de cada veículo. A questão é que esta fonte não existe.
Alguns podem até argumentar que o tamanho do pneu é citado no manual do veículo, mas este manual não é citado como fonte oficial de informação, e também não é item de posse obrigatória. Ou seja, se for seguir ao pé da letra, a lei orienta quem quer segui-la, mas não tem embasamento suficiente para acusar quem descumprir.
carlos.nvj
22/05/2017, 17:47
Rafael,
obrigado pela resposta. Pois é, mas eu sei de pelo menos um caso em que o veiculo foi rebocado (a diferença para o original era muito grande) e ou outro em que o documento ficou retido até a regularização, mas como argumentar com a autoridade?
Sobre a tolerância, existe uma convenção internacional entre os fabricantes que admite como medida equivalente conjunstos roda-pneu que tenham uma diferença de - 3 a + 3 %. Já "ouvi dizer" que para as autoridades brasileiras o permitido seria de +/- 1% mas nunca encontrei esta informação em nenhum lugar..
Rafael,
obrigado pela resposta. Pois é, mas eu sei de pelo menos um caso em que o veiculo foi rebocado (a diferença para o original era muito grande) e ou outro em que o documento ficou retido até a regularização, mas como argumentar com a autoridade?
Sobre a tolerância, existe uma convenção internacional entre os fabricantes que admite como medida equivalente conjunstos roda-pneu que tenham uma diferença de - 3 a + 3 %. Já "ouvi dizer" que para as autoridades brasileiras o permitido seria de +/- 1% mas nunca encontrei esta informação em nenhum lugar..
Infelizmente é esse mesmo nosso problema, Carlos. A lei não tem embasamento para "incriminar" quem usa pneus maiores, mas quem aplica a lei pode achar o contrário, e muitas vezes não está aberto para discussões e tem um ego muito grande pra considerar que pode estar errado.
O importante é termos o máximo de informação possível e lidar com a situação da maneira mais amigável para tentar escapar.
Ah, esqueci de perguntar.. alguem poderia informar a calibragem recomendada para o gv3 4sport?
Obrigado.
A calibragem é 29 psi sem carga em todos pneus, mas eu uso 29 na frente e 24 atrás e 10 a 20% em viagem com carro carregado.
VOVÔ DO TROLLER
23/05/2017, 19:49
Conforme relatos aqui no fórum mesmo, houve situações, não sei em qual estado, em que os policiais rodoviários estavam munidos de informações, acho que via internet , ou arquivo fixo, das especificações de todos os carros e aplicavam multas e até guinchavam os carros fora das especificações de fábrica. Com o avanço da internet e a facilidade de obter informações, até via celular, que todo mundo tem, vai ficar cada vez mais fácil o acesso aos dados. E é sempre bom lembrar que estamos no Brasil e algumas "otoridades" se acham acima da lei. O prejudicado que se vire e arque com as consequências. Abs. Válter
mfdomingues
23/05/2017, 21:29
Senhores se me permite uns pitacos. Para regularizar a suspensão tem toda a norma do Inmetro a seguir essa norma por exemplo não contempla calços, ou seja calços não passam pela vistoria de forma alguma.
jorgeffn
23/05/2017, 21:40
Senhores se me permite uns pitacos. Para regularizar a suspensão tem toda a norma do Inmetro a seguir essa norma por exemplo não contempla calços, ou seja calços não passam pela vistoria de forma alguma.
Nas apreensões que rolaram por aqui em MG e que tiraram fotos das autuações, nunca vi nada de suspensão, é sempre pneu maior que o descrito no manual (no caso dos Troller, todos tinham isso, e não é difícil ter acesso ao manual, por parte da PRF, para autuar), ou pneus para fora do limite do para-lama, descarga sem abafador e películas nos vidros... a questão é que parece que tudo começa com os pneus maiores.. aí procuram o resto para terminar o "serviço".. mas o que tem pegado sempre por aqui são os pneus mesmo.... complicado.
abs!
carlos.nvj
24/05/2017, 09:11
A calibragem é 29 psi sem carga em todos pneus, mas eu uso 29 na frente e 24 atrás e 10 a 20% em viagem com carro carregado.
Obrigado. É a mesma calibragem dos GV "normais", eu achei que seria um pouco mais baixo, tipo 27.
carlos.nvj
24/05/2017, 09:17
Eu não sabia que os calços não podem ser regularizados, pelo que eu tinha entendido bastava ir a uma empresa de vistoria credenciada pelo inmetro com as notas das peças e do serviço e com a autorização prévia do detran para regularização.
Sobre a fiscalização, me parece então que são parados os veículos que chamam a atenção pelo fato da alteração ser muito evidente (pneus bem maiores que o normal). Daqui a pouco vamos ter que andar com uma carretinha com os pneus de trilha e só trocar quando sair do asfalto.... lamentável isso.
carlos.nvj
24/05/2017, 10:08
Finalmente achei alguma informação sobre a tolerância.
Existe varias calculadoras on line de pneus mas nesta aqui (http://docslide.com.br/documents/calculo-de-equivalencia-de-pneus.html) tem a seguinte informação:
Tolerância ALAPA para diâmetro externo
Até 3% em pneu de passeio
Até 2% em camionetas
Fui ver o que é a tal da ALAPA e achei isto: .: : : ALAPA : : :. (http://www.alapa.org.br/alapav01/portugues/home/home.aspx), tem algumas informações interessantes lá.
Não se trata de legislação, apenas de uma norma técnica de uma associação de fabricantes, mas pode ser útil para argumentação.
Edit:
Tá ficando quente...achei mais esta portaria do inmetro http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC000218.pdf
Me chamou a atenção a tabela III na pag 12.
A portaria é de 96, resta saber se existe alguma mais atual.
Resta ainda uma questão de interpretação: a tolerancia é para pneus diferentes mas com a mesma medida nominal (tolerancia de fabricação) ou valeria para substituição do conjunto roda-pneu?
mfdomingues
24/05/2017, 10:13
Nas apreensões que rolaram por aqui em MG e que tiraram fotos das autuações, nunca vi nada de suspensão, é sempre pneu maior que o descrito no manual (no caso dos Troller, todos tinham isso, e não é difícil ter acesso ao manual, por parte da PRF, para autuar), ou pneus para fora do limite do para-lama, descarga sem abafador e películas nos vidros... a questão é que parece que tudo começa com os pneus maiores.. aí procuram o resto para terminar o "serviço".. mas o que tem pegado sempre por aqui são os pneus mesmo.... complicado.
abs!
Sim,a s apreensões são sempre pelo que é mais evidente e fácil de ser constatado no momento da abordagem, se a suspensão não está muito acima o cara não tem como identificar e se se ele quiser alegar que é modificada você pode colocar em xeque a abordagem posteriormente. Mas se quiser regularizar a suspensão para que conste no doc que ela é modificada e assim eximir-se de qualquer problemas não pode haver calços, um amigo está regularizando a dele e no Inmetro antes de olhar o técnico pediu para ele já confirmar se havia ou não.
Mas, do que adianta ter nos docs a suspensão regularizada como mais alta e os pneus deverão obedecer as medidas originais? Afinal que altera a suspensão é mandatório substituir os pneus.
mfdomingues
24/05/2017, 10:16
Eu não sabia que os calços não podem ser regularizados, pelo que eu tinha entendido bastava ir a uma empresa de vistoria credenciada pelo inmetro com as notas das peças e do serviço e com a autorização prévia do detran para regularização.
Sobre a fiscalização, me parece então que são parados os veículos que chamam a atenção pelo fato da alteração ser muito evidente (pneus bem maiores que o normal). Daqui a pouco vamos ter que andar com uma carretinha com os pneus de trilha e só trocar quando sair do asfalto.... lamentável isso.
Com certeza nas fiscalizações os caras pegam o que é mais gritante, um pneu com com duas ou três medidas acima do original quase não será identificado, mas acredito que isto é muito mais agora que a legislação foi alterada, daqui a pouco o povo começa a cair na rotina.
Quanto a suspensão, a questão dos calços é que ela não vai trabalhar como deveria, afinal os calços geralmente são colocados em uma suspensão original e darão final de curso com mais facilidade, diferente de uma suspensão com peças com posição retrabalhadas e adequadas ao novo curso da suspensão, no final calço se torna uma questão estética.
jorgeffn
24/05/2017, 10:34
Sim,a s apreensões são sempre pelo que é mais evidente e fácil de ser constatado no momento da abordagem, se a suspensão não está muito acima o cara não tem como identificar e se se ele quiser alegar que é modificada você pode colocar em xeque a abordagem posteriormente. Mas se quiser regularizar a suspensão para que conste no doc que ela é modificada e assim eximir-se de qualquer problemas não pode haver calços, um amigo está regularizando a dele e no Inmetro antes de olhar o técnico pediu para ele já confirmar se havia ou não.
Mas, do que adianta ter nos docs a suspensão regularizada como mais alta e os pneus deverão obedecer as medidas originais? Afinal que altera a suspensão é mandatório substituir os pneus.
Pois é... exatamente isso... não faz sentido regularizar a suspensão se os pneus não tem essa opção. No meu caso, o Jimny tem suspensão alterada, mas foram trocadas molas e amortecedores.. ou seja, não tem calço, o cara para afirmar essa alteração tem que conhecer o carro. O problema é se tiver outro original na hora.. hehehehehe
apesar de não ter facibuk e não participar mais de grupos de whatsapp tenho visto algumas mobilizações sobre essa resolução dos pneus... não sei se vai dar em alguma coisa, mas tomara que se chegue a um consenso.
agora realmente os carros que foram apreendidos por aqui eram de certa forma exagerados... o primeiro e que causou aquele alvoroço inicial foi um Troller novo com pneus 37...
e também acho que alterações pequenas e em carros que não chamam tanta atenção, como a Tracker, não deve gerar problemas... mas é isso, se seguirem a lei a risca, não tem conversa.... qualquer alteração já era.. porque essas tolerâncias não chegam a dar o tamanho das diferenças dos pneus...
abs!
...ou seja, não tem calço, o cara para afirmar essa alteração tem que conhecer o carro. O problema é se tiver outro original na hora.. hehehehehe
Jorge, mesmo se tiver outro original na hora, quem garante que o seu não se trata de uma "Série Especial" ou coisa do tipo? Uma versão diferente do mesmo carro, por que não?
No caso do Jimny by DDS por exemplo. Aquelas modificações não eram homologadas? Colocando ele lado a lado com um original, são muito diferentes, mas é um carro todo legalizado vendido assim pela concessionária.
Sem uma fonte oficial de informação o policial não pode autuar um carro por estar "fora" do padrão original, se ele não tem como comprovar o que estaria "dentro" do padrão.
Sei que no fim das contas tudo depende do bom senso do policial, mas oficialmente a lei não tem recursos o suficiente para multar e apreender o carro.
jorgeffn
25/05/2017, 18:10
Jorge, mesmo se tiver outro original na hora, quem garante que o seu não se trata de uma "Série Especial" ou coisa do tipo? Uma versão diferente do mesmo carro, por que não?
No caso do Jimny by DDS por exemplo. Aquelas modificações não eram homologadas? Colocando ele lado a lado com um original, são muito diferentes, mas é um carro todo legalizado vendido assim pela concessionária.
Sem uma fonte oficial de informação o policial não pode autuar um carro por estar "fora" do padrão original, se ele não tem como comprovar o que estaria "dentro" do padrão.
Sei que no fim das contas tudo depende do bom senso do policial, mas oficialmente a lei não tem recursos o suficiente para multar e apreender o carro.
Pois é Rafael... a questão é contar com o bom senso... a resolução não apareceu esse ano, e de repente agora começou esses trem de prender jipe.... vai entender. Outra coisa, o Jimny por exemplo, pode sair da Css com pneus 215, já maiores que os originais 205, e isso não se restringe aos 4sport, porém na ficha técnica, apenas o 4sport tem essa opção de pneu.... é complicado. Os DDS já vinham com suspensão alterada e pneu 16 (não sei a medida).... mas alegar isso na hora da abordagem não é fácil. Na verdade se os caras quiserem, sempre vão achar algo num jipe... seja pneus, suspensão, parachoque de ferro com guincho e por aí vai.... hoje em dia tem mais cisma do parachoque de ferro do que com os pneus, já que os meus nem são tão grandes (235), mas o parachoque de ferro acho que chama muita atenção e sinceramente, nem sei se são permitidos.. tenho a impressão que eles são mais perigosos que pneus maiores viu...
abs!
Pois é Rafael... a questão é contar com o bom senso... a resolução não apareceu esse ano, e de repente agora começou esses trem de prender jipe.... vai entender. Outra coisa, o Jimny por exemplo, pode sair da Css com pneus 215, já maiores que os originais 205, e isso não se restringe aos 4sport, porém na ficha técnica, apenas o 4sport tem essa opção de pneu.... é complicado. Os DDS já vinham com suspensão alterada e pneu 16 (não sei a medida).... mas alegar isso na hora da abordagem não é fácil. Na verdade se os caras quiserem, sempre vão achar algo num jipe... seja pneus, suspensão, parachoque de ferro com guincho e por aí vai.... hoje em dia tem mais cisma do parachoque de ferro do que com os pneus, já que os meus nem são tão grandes (235), mas o parachoque de ferro acho que chama muita atenção e sinceramente, nem sei se são permitidos.. tenho a impressão que eles são mais perigosos que pneus maiores viu...
abs!
Jorge, já teve mais alguém que citou aqui que os policiais teimaram com os para-choques de ferro.
Alguém sabe se existe lei que fale sobre isso? Que são bem mais perigosos que os de plástico (para os pedestres principalmente), isso não tem dúvida. Mas daí a ser proibido, teria que conhecer melhor o assunto.
De maneira geral a lei quer prevenir justamente a falta de bom senso do pessoal quando modifica um carro.
Usar um pneu maior implica em alteração no centro de gravidade do carro, comportamento em acelerações e frenagens, assim como em curvas. O offset das rodas pode implicar em alteração do comportamento dinâmico também.
Levantar a suspensão deixa o carro mais instável, além de alterar a geometria de suspensão às vezes causando efeitos colaterais bem perigosos com instabilidade na direção (conhecido como shimmy ou death woble).
Portanto o ideal é sempre estudar e ter conhecimento pleno do que vc está alterando na dinâmica do carro com cada modificação e planejar um conjunto de alterações que compensem umas às outras.
Aumentou (consideravelmente) os pneus? Tem que mexer na relação de diferencial, melhorar os freios e reforçar a direção.
Levantou o carro? Verifique se os amortecedores precisam ser redimensionados, geometria de direção e suspensão (caster e cambagem para citar os mais simples) e assim por diante.
A questão é que pouquíssima gente vai por esse caminho, muitos optam pelo mais barato, desde que ainda "funcione" minimamente bem.
É aquela velha história, se todos tivessem bom senso, não precisaria ter lei. Mas esse não é o caso.
carlos.nvj
26/05/2017, 09:27
Portanto o ideal é sempre estudar e ter conhecimento pleno do que vc está alterando na dinâmica do carro com cada modificação e planejar um conjunto de alterações que compensem umas às outras.
Aumentou (consideravelmente) os pneus? Tem que mexer na relação de diferencial, melhorar os freios e reforçar a direção.
Levantou o carro? Verifique se os amortecedores precisam ser redimensionados, geometria de direção e suspensão (caster e cambagem para citar os mais simples) e assim por diante.
A questão é que pouquíssima gente vai por esse caminho, muitos optam pelo mais barato, desde que ainda "funcione" minimamente bem.
É aquela velha história, se todos tivessem bom senso, não precisaria ter lei. Mas esse não é o caso.
Concordo. Alem da questão legal me preocupei bastante com a questão técnica e possiveis consequencias ja que estou alterando o carro que uso para viajar com a familia. Uma das coisas mais interessantes que encontrei na minha pesquisa é o arquivo anexo, que é um artigo sobre as consequencias do plus sizing. O artigo é voltado para desempenho em asfalto mas tem muitas informações iteressantes: tabelas de talas adequadas, formulas para calculo de pressao e outras. Mostra ainda que aumentar muito o tamanho das rodas pode ate tornar o carro instavel até mesmo em retas por causa da alteração do scrub radius.
jorgeffn
26/05/2017, 11:50
Jorge, já teve mais alguém que citou aqui que os policiais teimaram com os para-choques de ferro.
Alguém sabe se existe lei que fale sobre isso? Que são bem mais perigosos que os de plástico (para os pedestres principalmente), isso não tem dúvida. Mas daí a ser proibido, teria que conhecer melhor o assunto.
De maneira geral a lei quer prevenir justamente a falta de bom senso do pessoal quando modifica um carro.
Usar um pneu maior implica em alteração no centro de gravidade do carro, comportamento em acelerações e frenagens, assim como em curvas. O offset das rodas pode implicar em alteração do comportamento dinâmico também.
Levantar a suspensão deixa o carro mais instável, além de alterar a geometria de suspensão às vezes causando efeitos colaterais bem perigosos com instabilidade na direção (conhecido como shimmy ou death woble).
Portanto o ideal é sempre estudar e ter conhecimento pleno do que vc está alterando na dinâmica do carro com cada modificação e planejar um conjunto de alterações que compensem umas às outras.
Aumentou (consideravelmente) os pneus? Tem que mexer na relação de diferencial, melhorar os freios e reforçar a direção.
Levantou o carro? Verifique se os amortecedores precisam ser redimensionados, geometria de direção e suspensão (caster e cambagem para citar os mais simples) e assim por diante.
A questão é que pouquíssima gente vai por esse caminho, muitos optam pelo mais barato, desde que ainda "funcione" minimamente bem.
É aquela velha história, se todos tivessem bom senso, não precisaria ter lei. Mas esse não é o caso.
Rafael, mais uma vez concordo com você!!
já tive outros jipes e todos tiveram algum tipo de alteração na suspensão / pneus.... mas nunca nada exagerado... o máximo que tive foi uma Pajero V6 com pneus 33, que para o porte do carro não é nada demais e não necessita de muitas alterações, ela tinha apenas calços de cabine...
o Jimny eu peguei original e com tempo fui mexendo.. mas nada exagerado... sempre pensando no uso diário que faço do carro e também em viagens... a suspensão tem 2" que é o limite sem ter que mexer muito em outras coisas... foram trocados as molas e os amortecedores, não tem calço e nos amortecedores traseiros tem aqueles prolongadores (sempre confiro a situação da peça e seu aperto, fico num lugar de fácil visualização) aí coloquei as buchas de correções de cáster... os pneus são 235 com rodas de ferro de Vitara (as rodas ajudaram a melhorar o shimmy que existia antes)... tenho até vontade de aumentar mais os pneus e a suspensão, já que o povo tá usando pneus muito grandes nas trilhas e de 235 a gente sofre demais com os facões... mas penso que aí já mexe demais no carro e acaba não compensando tanto... preferia partir para um Troller se fosse o caso, não que não dê para mexer ainda mais no Jimny, tem vários aí rodando com configurações "maiores" e rodando bem. Mas aí é de cada um... ainda mais agora com essa fiscalização mais pesada.. aí que penso em deixar o jipinho como está mesmo. Nunca achei nada muito conclusivo sobre o parachoque, mas me sinto um pouco mal com ele... sei desse perigo para os pedestres / motoqueiros / ciclistas... mas não achei uma outra forma de colocar o guincho no modelo do meu Jimny...
enfim, o tópico não é sobre Jimny, mas o assunto rendeu para essa questão da fiscalização e das alterações... espero não estar atrapalhando a discussão...
abs!
Galera, acredito que parachoque de ferro não seja proibido, pois o Troller tem como opcional de fábrica.
548258
Quanto as demais modificações, também penso que as mais exageradas estão sendo visadas, a tracker por exemplo sem lift parece que está rebaixada, quando faz lift nem chama atenção.
Gostaria que fosse possível fazer qualquer modificação, mesmo tendo que passar por vistoria do Inmetro para regularização. Até mesmo no caso de um sinistro o seguro pode encrespar com as modificações.
Att
Vi esta postagem em um grupo do zap, será que procede?
548304548305
mfdomingues
27/05/2017, 16:44
Vi esta postagem em um grupo do zap, será que procede?
548304548305
Não sei hein. Lá no passado um amigo comprou uma parati 83 no doc, mas ela era 93 na aparência, com motor de Santana, turbo e tudo mais que não era permitido, o doc está com as alterações, mas quando ele foi transferir para o nome dele foi bloqueado, porque? Simplesmente porque algum funcionário do Detran fez o doc sem qualquer tipo de laudo, com a senha do superior, o cara já tinha sido exonerado do Detran e estava respondendo processo Civil e criminal. Ou seja, conseguir o doc pagando o despachante até da, tem cara que some com pontos, tira sinistro do doc etc. Mas e depois? Sei lá, talvez passe um ano, mas a regra está ai uma hora ou outra da problema.
Meu amigo entrou com uma ação contra o Detran e perdeu, teve que desmanchar o carro.
marlonwh
27/05/2017, 17:40
Não sei hein. Lá no passado um amigo comprou uma parati 83 no doc, mas ela era 93 na aparência, com motor de Santana, turbo e tudo mais que não era permitido, o doc está com as alterações, mas quando ele foi transferir para o nome dele foi bloqueado, porque? Simplesmente porque algum funcionário do Detran fez o doc sem qualquer tipo de laudo, com a senha do superior, o cara já tinha sido exonerado do Detran e estava respondendo processo Civil e criminal. Ou seja, conseguir o doc pagando o despachante até da, tem cara que some com pontos, tira sinistro do doc etc. Mas e depois? Sei lá, talvez passe um ano, mas a regra está ai uma hora ou outra da problema.
Meu amigo entrou com uma ação contra o Detran e perdeu, teve que desmanchar o carro.
Reparei que diz pneu largo e suspensão mais alta. Nada dito sobre aumento de diâmetro do pneu. A lei é específica proibindo algumas coisas, mas não fala da largura do pneu, só do diâmetro.
Abs.
Marlon
mfdomingues
27/05/2017, 18:16
Marlon, mas pneus com largura maior pelo que eu sei deverão ter diâmetro maior, senão como se dara sua sustentação? A base do corpo necessita acompanhar a altura, ou seja tem que haver proporcionalidade. Na verdade eh meio que uma regra por exemplo o o
Pneu 235 /75 quer dizer que a lateral possui 75% da largura, ou seja qual maior a largura maior á altura, não sei se estou viajando, mas acredito que será difícil encontrar pneus altos com largura original.
marlonwh
27/05/2017, 20:10
Marlon, mas pneus com largura maior pelo que eu sei deverão ter diâmetro maior, senão como se dara sua sustentação? A base do corpo necessita acompanhar a altura, ou seja tem que haver proporcionalidade. Na verdade eh meio que uma regra por exemplo o o
Pneu 235 /75 quer dizer que a lateral possui 75% da largura, ou seja qual maior a largura maior á altura, não sei se estou viajando, mas acredito que será difícil encontrar pneus altos com largura original.
Sua lógica está perfeita. Apenas estou dizendo que se a policia parar o cara com aquele documento, pode aplicar multa porque mudou o diâmetro dos pneus assim como um que não tenha esse registro de alteração. Já que essa é uma alteração proibida e não foi aprovada ali.
Além disso, em tese é possível mudar a medida do pneu sem afetar o diâmetro. Depende de disponibilidade de medidas e da medida original do carro, mas na teoria seria possível. Veja só:
Um pneu 33X10.5X15, e um 33X12.5X20, tem o mesmo diâmetro, mas largura e aros diferentes.
Na pratica, muito raramente vai conseguir.
O que me incomoda nessa lei é que ela não especifica uma tolerância, inviabilizando praticamente qualquer ajuste. E se parar para pensar, sabemos que o pneu original gasta e muda de diâmetro pelo menos uns 6 mm durante sua vida útil. Até diferença de peso e/ou calibragem afeta o diâmetro do pneu na prática, já que na realidade quando andando ele não é um circulo perfeito. Mas, segundo a lei fica quase tudo inviável. Veja só, assumindo um pneu original 255/75/17 (diâmetro teórico de 814.3 mm) por um 255/60/20 (diâmetro de 814.0), estaria errado. Mesmo sendo uma diferença de 0.3mm (três décimos de milimetro, difícil até medir isso numa régua comum já que a própria marcação na régua deve ser mais larga que isso), enquanto o próprio pneu durante sua vida útil teria redução maior que isso durante o uso.
Resumindo, ele aprovou e pagou uma alteração. Na pratica, não resolveu muita coisa além de regularizar a suspensão.
Abs.
mfdomingues
27/05/2017, 20:31
Entendi Marlon, tens muita razão, acredito 1ue essa como muitas outras leis são mal escritas e acabam entram em conflito com outras e outros aspectos, quem altera uma suspensão sem mexer nos pneus? A medida que os motoristas começarem a levar o assunto para a justiça com mandatos de segurança etc pode haver alguma alteração / atualização.
jorgeffn
27/05/2017, 21:21
Vi esta postagem em um grupo do zap, será que procede?
548304548305
Pelo que já li, isso foi antes da resolução... (uma vez regularizado, vem todo ano assim) inclusive acho que esse documento é de um carro de um integrante aqui do fórum... tem um tópico desse Troller lá no "Frota 4x4Brasil"...
e que várias pessoas falaram após consultarem despachantes e afins, é que agora não consegue regularizar pneu...
abs!
jorgeffn
27/05/2017, 21:24
Um pneu 33X10.5X15, e um 33X12.5X20, tem o mesmo diâmetro, mas largura e aros diferentes.
Na pratica, muito raramente vai conseguir.
O que me incomoda nessa lei é que ela não especifica uma tolerância, inviabilizando praticamente qualquer ajuste. E se parar para pensar, sabemos que o pneu original gasta e muda de diâmetro pelo menos uns 6 mm durante sua vida útil. Até diferença de peso e/ou calibragem afeta o diâmetro do pneu na prática, já que na realidade quando andando ele não é um circulo perfeito. Mas, segundo a lei fica quase tudo inviável. Veja só, assumindo um pneu original 255/75/17 (diâmetro teórico de 814.3 mm) por um 255/60/20 (diâmetro de 814.0), estaria errado. Mesmo sendo uma diferença de 0.3mm (três décimos de milimetro, difícil até medir isso numa régua comum já que a própria marcação na régua deve ser mais larga que isso), enquanto o próprio pneu durante sua vida útil teria redução maior que isso durante o uso.
Resumindo, ele aprovou e pagou uma alteração. Na pratica, não resolveu muita coisa além de regularizar a suspensão.
Abs.
A fiscalização olha apenas a medida do pneu (escrita nele) e confere se é a mesma correspondente do manual.... ou seja, não tem muito erro.
abs!
A fiscalização olha apenas a medida do pneu (escrita nele) e confere se é a mesma correspondente do manual.... ou seja, não tem muito erro.
abs!
Jorge, e se o proprietário não tiver o manual do carro?
Como disse em uma postagem anterior, o manual do proprietário não é documento obrigatório.
Sei que brigar com policial dificilmente vai dar certo para o cidadão (pra não dizer que é impossível), mas se for seguir ao pé da letra, não dá pra aplicar multa pelo pneu.
Claro que depois de o policial ser contrariado vai ficar olhando até achar alguma coisa errada (e vai achar).
Em relação ao documento, partindo pra uma alternativa mais radical, tem a modificação do documento para "protótipo". É o que se utiliza pra carros de fabricação artesanal que não sejam de grandes montadoras.
No campo de marca/modelo, consta que o carro é protótipo, não ficando mais amarrado a nenhuma restrição de carro nenhum.
Há muito tempo atrás sabia bem sobre isso, não sei se hoje ainda existe.
A grosso modo vc pode fazer qualquer coisa no carro, desde que tenha atestado de um engenheiro, passe por vistoria e atenda às regras gerais para qualquer veículo.
Claro que pensando em revenda, isso pode acabar com o valor do carro. Mas pra quem tem carro altamente modificado, pode ser uma opção pra rodar tranquilo.
jorgeffn
29/05/2017, 10:50
Jorge, e se o proprietário não tiver o manual do carro?
Como disse em uma postagem anterior, o manual do proprietário não é documento obrigatório.
Sei que brigar com policial dificilmente vai dar certo para o cidadão (pra não dizer que é impossível), mas se for seguir ao pé da letra, não dá pra aplicar multa pelo pneu.
Claro que depois de o policial ser contrariado vai ficar olhando até achar alguma coisa errada (e vai achar).
Em relação ao documento, partindo pra uma alternativa mais radical, tem a modificação do documento para "protótipo". É o que se utiliza pra carros de fabricação artesanal que não sejam de grandes montadoras.
No campo de marca/modelo, consta que o carro é protótipo, não ficando mais amarrado a nenhuma restrição de carro nenhum.
Há muito tempo atrás sabia bem sobre isso, não sei se hoje ainda existe.
A grosso modo vc pode fazer qualquer coisa no carro, desde que tenha atestado de um engenheiro, passe por vistoria e atenda às regras gerais para qualquer veículo.
Claro que pensando em revenda, isso pode acabar com o valor do carro. Mas pra quem tem carro altamente modificado, pode ser uma opção pra rodar tranquilo.
Sobre o manual, eles podem fazer uma pesquisa na internet.... mas o que parece que a PRF daqui já tinha a cópia de alguns, como os do Troller, que até então tem sido o carro mais apreendido por essas questões aqui em MG, na verdade, é o que ficamos sabendo né, já que é mais fácil de circular no meio dos jipeiros... o outro caso diferente que vi foi de uma F75, mas aí não sei como fizeram para saber a medida original do pneu....
a impressão que tenho é que esse tipo de fiscalização não vai durar muito... pode ser só uma "moda"... mas se realmente a "moda" pegar, aí essa alteração para protótipo pode ser uma das soluções.. só não sei se é viável...
abs!
Lambreta
30/05/2017, 07:17
Jorge.
No caso da F75 pegaram pq o pneu estava fora da carroceria.
Lambreta
30/05/2017, 07:22
Sobre protótipo.
Quando ele é protótipo já nasceu assim, e não com um número de chassi cravado nele e no motor.
Se vc pegar um carro pronto e transformá-lo em protótipo estará cometendo outro crime, dai prepare um bom advogado pra se defender da montadora.
Sobre protótipo.
Quando ele é protótipo já nasceu assim, e não com um número de chassi cravado nele e no motor.
Se vc pegar um carro pronto e transformá-lo em protótipo estará cometendo outro crime, dai prepare um bom advogado pra se defender da montadora.
Lambreta, realmente não sei como funcionaria pra transformar um carro circulante em protótipo. Minha pesquisa começou quando tinha planos de fazer um carro do zero, mas achei que fosse possível.
Vc pode explicar o que exatamente seria o crime nessa transformação? Fiquei curioso.
Pra quem quiser saber mais sobre como regularizar um protótipo (construído do zero) tem um artigo interessante aqui:
REGISTRANDO UM CARRO ARTESANAL - Hot Rods (http://www.revistahotrods.com.br/registrando-um-carro-artesanal/)
Lambreta, realmente não sei como funcionaria pra transformar um carro circulante em protótipo. Minha pesquisa começou quando tinha planos de fazer um carro do zero, mas achei que fosse possível.
Vc pode explicar o que exatamente seria o crime nessa transformação? Fiquei curioso.
Pra quem quiser saber mais sobre como regularizar um protótipo (construído do zero) tem um artigo interessante aqui:
REGISTRANDO UM CARRO ARTESANAL - Hot Rods (http://www.revistahotrods.com.br/registrando-um-carro-artesanal/)
Na área de buggys, bajas e outros tem um pessoal que estava discutindo sobre a fabricação de gaiolas artesanais.
Lambreta
31/05/2017, 01:16
Lambreta, realmente não sei como funcionaria pra transformar um carro circulante em protótipo. Minha pesquisa começou quando tinha planos de fazer um carro do zero, mas achei que fosse possível.
Vc pode explicar o que exatamente seria o crime nessa transformação? Fiquei curioso.
Pra quem quiser saber mais sobre como regularizar um protótipo (construído do zero) tem um artigo interessante aqui:
REGISTRANDO UM CARRO ARTESANAL - Hot Rods (http://www.revistahotrods.com.br/registrando-um-carro-artesanal/)
o quase nada que sei a respeito é que está alterando algo que tem propriedade de uso. Você é dono do carro, não do projeto.
Como uma gaiola: motor da vw e só! Não é um fusca aquilo.
Agora pega um fusca, mantenha com cara de fusca com pneu pra fora e diga que é um protótipo. Montadora vai bater na sua porta kkk
fusca ainda nao.
Mas um carro atual de linha da BO.
Converce com o pessoal de hot roads e protótipos.. podem falar melhor pois trabalham na linha da lei.
o quase nada que sei a respeito é que está alterando algo que tem propriedade de uso. Você é dono do carro, não do projeto.
Como uma gaiola: motor da vw e só! Não é um fusca aquilo.
Agora pega um fusca, mantenha com cara de fusca com pneu pra fora e diga que é um protótipo. Montadora vai bater na sua porta kkk
fusca ainda nao.
Mas um carro atual de linha da BO.
Converce com o pessoal de hot roads e protótipos.. podem falar melhor pois trabalham na linha da lei.
Bom, nesse caso acho que tem bastante margem pra questionamentos. Não vejo como sendo uma infração aos direitos autorais do fabricante do carro.
O seu protótipo utilizou como base tal carro, mas não segue mais o projeto original em sua totalidade, portanto no documento consta que foi fabricado por outra pessoa. E em partes foi, ainda que utilize grande parte do veículo original.
Se você estivesse trocando os emblemas originais por um seu e alegasse que o carro foi 100% feito por você, aí talvez a coisa pudesse tomar mais forma de infração.
Dadas as devidas proporções, aqueles ônibus urbanos que usam lanternas de astra, por exemplo. Estariam infringindo alguma coisa por usarem essas lanternas incorporadas ao seu projeto? Eu vejo que não.
Independente disso, não é um policial te abordando numa blitz que vai te denunciar por quebra de direitos autorais. Até a montadora descobrir isso e achar que vale à pena processar você, vai longe.
VOVÔ DO TROLLER
31/05/2017, 18:33
Bom, nesse caso acho que tem bastante margem pra questionamentos. Não vejo como sendo uma infração aos direitos autorais do fabricante do carro.
O seu protótipo utilizou como base tal carro, mas não segue mais o projeto original em sua totalidade, portanto no documento consta que foi fabricado por outra pessoa. E em partes foi, ainda que utilize grande parte do veículo original.
Se você estivesse trocando os emblemas originais por um seu e alegasse que o carro foi 100% feito por você, aí talvez a coisa pudesse tomar mais forma de infração.
Dadas as devidas proporções, aqueles ônibus urbanos que usam lanternas de astra, por exemplo. Estariam infringindo alguma coisa por usarem essas lanternas incorporadas ao seu projeto? Eu vejo que não.
Independente disso, não é um policial te abordando numa blitz que vai te denunciar por quebra de direitos autorais. Até a montadora descobrir isso e achar que vale à pena proces você, vai longe.
Vocês querem pior do que o Troller antigo , que era uma cópia "cuspida e escarrada" do Jeep Warangler e pelo que eu sei acho que ela não foi processada. Abs
mateus_moreno
08/09/2023, 18:04
Amigos, ressuscitando esse tópico, após a mudança na legislação que permite o aumento no diâmetro do pneu, alguke sebe me informar algo sobre o ofset negativo ou o pneu que ultrapassa o limite do para-choque?
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