Ver Versão Completa : Novo projeto gaiola
1SARTORI
11/05/2017, 10:38
Entao galera, sou novo aqui e tenho duvidas quanto a me projeto.
Estou começando uma gaiola para trilha, e até agora tenho um chassis de fusca. O soalho dele esta ótimo, entao vou usa-lo. Minha maior duvida é quanto a medida dos tubos. Queria usar tubos grosso, exemplo de 50mm, mas sobre a espessura do tubo, pode ser 1,5m ou tem que ser 2mm pra mais?
Vou cortar a chassis, quero fazer ela o mais curto possivel e tbm bem leve. Qual o tamanho ideal pra eu tirar do chassis pra ela ficar boa para trilhas e nao fica muito curta?
Obrigado!
Renato de oliveira
11/05/2017, 18:30
bom c vc tirar uns 300 mm fica bom na minha primeira tirei esse tanto agora quanto a espesura o ideal seria 2,5 ou 3 mas bem travada...😎
Joao Jales
18/05/2017, 09:08
O cano deve ser de 1" 1/4 e a parede chapa 14..
digobrazil
20/05/2017, 11:19
Estou começando uma gaiola para trilha, e até agora tenho um chassis de fusca. O soalho dele esta ótimo, entao vou usa-lo. Minha maior duvida é quanto a medida dos tubos. Queria usar tubos grosso, exemplo de 50mm, mas sobre a espessura do tubo, pode ser 1,5m ou tem que ser 2mm pra mais?
Vou cortar a chassis, quero fazer ela o mais curto possivel e tbm bem leve. Qual o tamanho ideal pra eu tirar do chassis pra ela ficar boa para trilhas e nao fica muito curta?
Obrigado!
Segue uma foto de onde cortar, lembrando que esta distancia de 50cm é o maximo para vc cortar. Uma dica: cuidado ao corta o tunel, pois os canos de embreagem, freio, freio de mão e combustivel passam encostado na chapa do tunel
digobrazil
20/05/2017, 11:37
Obrigado!
Usar tubos grossos deixa a gaiola pesada. Tubos de 50mm deixa a gaiola mais bonita e bem mais pesada, porem o ideal são os tubos de 1"1/4, com parede de 2mm. A minhas gaiolas eu só uso estes tubos e nunca tive problemas em entortar ou torcer a estrutura e olha que judiamos da gaiola.
Estas fotos abaixo são das gaiolas que eu faço, mais especificamente onde eu encurtava o chassi. vou por varias fotos para vc ver onde corto e o cuidado que ter que ter com os encanamentos que passam dentro deles.
No caso desta gaiola da foto eu mantive o freio de mão, porem não uso mais este sistema de encurtar chassi porque da muito mais trabalho do que fazer um chassi tubular novo.
digobrazil
20/05/2017, 11:51
Obrigado!
Segue umas fotos das gaiolas que tenho feito e não uso mais o chassi do VW. Os chassis são tubulares e fabricados do zero.
1SARTORI
23/05/2017, 16:11
Muito obrigado pelas resposta.
Digo, cortei ela no mesmo lugar da sua foto e 50cm tbm, só que usei os canos 50x2mm pq ja tinha eles, e um amigo meu aqui tem uma assim tbm, eu fui pelo que conhecia. Sabado mando fotos dela. Ficou com + ou 0 1,88m entre eixo, gostei.
Tenho uma duvida, ela tem motor e caixa 1300L 8x35, e vou colocar um motor 1600. Essa caixa aguenta mesmo com o pé pesado e pneus grandes e borrachudos?
Obrigado!
1SARTORI
24/05/2017, 08:07
Mais uma coisa, tem algum segredo para encurtar a haste do cambio? Pq ela é cheia de curvas. Como faço pra cortar corretamente?
digobrazil
24/05/2017, 08:56
Muito obrigado pelas resposta.
Digo, cortei ela no mesmo lugar da sua foto e 50cm tbm, só que usei os canos 50x2mm pq ja tinha eles, e um amigo meu aqui tem uma assim tbm, eu fui pelo que conhecia. Sabado mando fotos dela. Ficou com + ou 0 1,88m entre eixo, gostei.
Tenho uma duvida, ela tem motor e caixa 1300L 8x35, e vou colocar um motor 1600. Essa caixa aguenta mesmo com o pé pesado e pneus grandes e borrachudos?
Obrigado!
Se o cambio tiver em condições, estiver engatando as marchas corretamente, sem escapar, ela aguenta o tranco sim. Tenho uma dessas na minha gaiola com motor AP 1.8 injetado
digobrazil
24/05/2017, 12:25
Mais uma coisa, tem algum segredo para encurtar a haste do cambio? Pq ela é cheia de curvas. Como faço pra cortar corretamente?
segue um desenho, espero que entenda, rsrsrs
Segue umas fotos das gaiolas que tenho feito e não uso mais o chassi do VW. Os chassis são tubulares e fabricados do zero.
Digobrazil, tudo certo amigo, como tem feito a peça para prender a alavanca de câmbio e o varão, estou fazendo uma gaiola tbm sem o túnel do Fusca porém essa parte está fazendo falta, abraço.
digobrazil
28/05/2017, 16:26
Digobrazil, tudo certo amigo, como tem feito a peça para prender a alavanca de câmbio e o varão, estou fazendo uma gaiola tbm sem o túnel do Fusca porém essa parte está fazendo falta, abraço.
Voce pode fazer como eu fazia nas primeiras gaiolas, usando somente o pedaço do tunel que tem a alavanca de cambio. Eu cortava 5 cm de distancia da parte de tras do parafurso e na parte da frente eu cortava 3 cm, fixando no assoalho da gaiola, mas ja não faço mais assim.
Hoje eu faço um suporte para a alavanca, pois fica mais bacana. A unica coisa que eu aproveito é uma chapa que vem dentro do tunel que segura a alavanca e a bucha de nylon que guia o varão.
1SARTORI
01/06/2017, 09:11
Vcs sabem me dizer se a caixa do gol boxxer pode ser invertida igual a do fusca?
Flávio Cadore
01/06/2017, 10:24
Vcs sabem me dizer se a caixa do gol boxxer pode ser invertida igual a do fusca?
Pode ser invertida sim.
1SARTORI
01/06/2017, 12:20
Pode ser invertida sim.
Obrigado Flávio! Queria colocar a caixa do BX no lugar da do fusca, pra poder usar as homocineticas, da certo essa brincadeira?
Flávio Cadore
01/06/2017, 17:25
Para isto vc vai precisar mudar também a suspensão do Fusca.
Voce pode fazer como eu fazia nas primeiras gaiolas, usando somente o pedaço do tunel que tem a alavanca de cambio. Eu cortava 5 cm de distancia da parte de tras do parafurso e na parte da frente eu cortava 3 cm, fixando no assoalho da gaiola, mas ja não faço mais assim.
Hoje eu faço um suporte para a alavanca, pois fica mais bacana. A unica coisa que eu aproveito é uma chapa que vem dentro do tunel que segura a alavanca e a bucha de nylon que guia o varão.
Obrigado amigo, vou atrás dessa peça que fica dentro do túnel e fazer na minha gaiola tbm