PDA

Ver Versão Completa : Pneus para SPORTAGE

Rudimar Faria
27/03/2006, 22:29
Oi Pessoal!
Comprei a pouco uma Sportage a Diesel 97. Necessito trocar o pneus. Como sou leigo neste tipo de veículo, gostaria da ajuda de vcs para as seguintes dúvidas:
- Posso utilizar medida superior ao 205/75R15?
- Se utilizar somente diesel aditivado, mantenho os bicos injetores limpos?
- Pela manhã, quando muito frio ela solta uma fumaça branca logo depois da ignição e o motor "pipoca" um pouco, depois fica normal e não solta fumaça. Pode ser algum problema sério?
Obs.: o veículo é original e não tem nenhuma adaptação. Roda a maior parte do tempo no asfalto.
Espero que possam ajudar-me.
Rudi

comenale
28/03/2006, 08:43
Oi Pessoal!
Comprei a pouco uma Sportage a Diesel 97. Necessito trocar o pneus. Como sou leigo neste tipo de veículo, gostaria da ajuda de vcs para as seguintes dúvidas:
- Pela manhã, quando muito frio ela solta uma fumaça "branca" logo depois da ignição e o motor "pipoca" um pouco, depois fica normal e não solta fumaça. Pode ser algum problema sério?
Obs.: o veículo é original e não tem nenhuma adaptação. Roda a maior parte do tempo no asfalto.
Rudi
Olá Rudimar, bem vindo ao fórum.

Quanto aos pneus o Maverickturbo já deu a dica. Basta procurar no nosso tópico.
Quanto ao diesel aditivado, posso te dizer que também só faço uso do mesmo. Creio que o fato de ser aditivado ajuda a manter os bicos limpos, pois no meu caso não tenho problemas com os bicos. O importante é ter confiança no posto em que você abastece.
No meu modo de entender, quando se dá a partida não deve haver fumaça branca. Considero que o normal é uma fumaça escura e em seguida nada de fumaça. (Por favor me corrijam se estiver engadado).
O fato de pipocar pode ser sujeira nos bicos.
Tenho em amigo mecânico que informou certa vez, que, a cada 30.000 Km. pode-se usar 1 litro de óleo de transmissão adicionado a um tanque de diesel e durante o consumo dessa mistura, devemos varirar bastante a aceleração do motor (esticar algumas marchas) para que o efeito tenha bom resultado. Essa mistura ajuda a manter o sistema limpo. Já fiz esse coquetel e realmente nota-se a diferença.

comenale
28/03/2006, 19:52
Rudimar,

Esqueci de mencionar:

Sempre que se tratar de temas sobre a Sportage, por favor direcione suas dúvidas, experiências e etc. para o tópico "SPORTAGE. ESSE KOREANO AGUENTA OU NÃO?". :concordo:

Amostardeiro
30/03/2006, 22:25
Oi Pessoal!
- Pela manhã, quando muito frio ela solta uma fumaça branca logo depois da ignição e o motor "pipoca" um pouco, depois fica normal e não solta fumaça. Pode ser algum problema sério?
Rudi

Rudimar

A Sportage 97 não é turbinada o motor é meio fraco ( 68 hp ) no aspecto arrancada e aceleração fica devendo, portanto não exagera muito no tamanho dos pneus, pessoalmente acho que podes usar o 215x75/15 ou, até 225x75 que já é de um bom tamanho, a viatura ganha 10 mm na altura e vão livre do solo.
Eu usei o 215 numa 97 a gasolina que tinha antes da atual, ficou bom, mas podia ser melhor!!!

Abraço

Maverickturbo
31/03/2006, 00:33
Rudimar Faria,
Como vc tem uma diesel aspirada, acho que com pneus maiores ela deve sofrer. A minha com pneus 31x10,5 sofre um pouco em subidas. A sportage gasolina com pneus 31 se assemelha a um carro de passeio 1,4. Se vc for rodar so no asfato vc pode ate pensar em pegar um pneu mais largo tipo 225, soq com um perfil mais baixo, como 70 ou 65 pra ñ comprometer muito seu desempenho.

Rudimar Faria
02/04/2006, 13:30
Grato pelas dicas pessoal.
Após consulta a Pirelli, resolvi colocar o pneu original, pois realmente ela possui um ponto fraco na estrada (difícil ultrapassar). Quanto a fumaça branca que sai do escapamento quando o motor estava frio (na primeira partida), o problema foi resolvido a contento, apenas a substituição de uma vela aquecedora resolveu o problema e o custo foi relativamente baixo (R$ 20,00) cada vela. Agora está bem melhor. (pneus novos (205/74R15 da Michelim) e um jg de velas.
Estou gostanto.
grato a todos
Rudi

Cesar Boschetti
02/04/2006, 14:43
Olá Rudimar,

Nos do grupo Sportage estamos tentando nos organizar para em futuro muito próximo sermos deslocados para dentro do Grupo SUV com descrição explícita no título do SUV. Isto vai nos dar mais visibilidade e quem sabe, se houver uma agregação expressiva de interessados, possamos vir até a constituir um grupo independente como o do Troller, por exemplo.

Por isto, é muito importante mantermos as coisas organizadas. Seria muito bom se voce postasse suas mensagens dentro dos tópicos que se iniciam com o nome SPORTAGE, por exemplo, SPORTAGE - Pneus, Rodas e Suspensão. Sei que parece preciosismo, mas se desmembrarmos excessivamente os temas referentes ao Sportage acabaremos nos perdendo também.

[]s

decasport
20/12/2008, 22:21
Oi Pessoal!
Rudi
A medida do pneu recomendada pela fábrica é 205 / 75 x R15. Onde R15 é o diâmetro da roda em polegadas; 75 representa o perfil (altura medida entre o aro da roda e a banda de rodagem, parte que fica apoiada no solo) e corresponde ao percentual sobre a largura que é representada em milímetros; assim 205 é a largura da banda de rodagem (205mm) e a altura 75 corresponde a 75% de 205; sendo a largura maior (215, 225 ou 235) e mantendo os mesmos 75% de perfil (altura) o pneu vai ficando mais alto. Por exemplo, o pneu 205 x 75 x 15 tem de altura 153,75mm enquanto que um 235 x 75 x 15 tem de altura 176,25mm, lógico enquanto sem desgaste.

Nava
21/12/2008, 10:28
Seguinte, trabalho com pneus e essa relação não é respeitada por todos as marcas...pode sair medindo por ai que vc comprova rápido isso. Infelizmente não é assim para todos. Pode ser usado como uma média de mercado apenas...

alfredo.sportage
28/12/2008, 15:32
Bem amigos foristas, esou querendo colocar pneus 235 / 75R15 na minha Sportage 1997 curta, o que quero saber é se eles cabem sem precisar modificar a suspensão!!! abraço!!!

Nava
30/12/2008, 12:16
Sem lift pode esquecer, vai pegar em tudo que é lado...

alfredo.sportage
09/01/2009, 14:31
Ví uma Sportage curta tdi 2001 com um jogo de pneus 265/70 R15 sem nenhuma outra modificação na suspensão conversei com o dono ele disse que não pega em canto nenhum mesmo com peso!!! encomendei um jogo pra minha, vamos ver no que é que dá!!! quando colocar posto as fotos pra vcs!!! grande abraço!!!

Marlo
14/01/2009, 11:26
Ví uma Sportage curta tdi 2001 com um jogo de pneus 265/70 R15 sem nenhuma outra modificação na suspensão conversei com o dono ele disse que não pega em canto nenhum mesmo com peso!!! encomendei um jogo pra minha, vamos ver no que é que dá!!! quando colocar posto as fotos pra vcs!!! grande abraço!!!

Aguardando ansiosamente as imagens do 265 que não pega em nada.:pensativo:

Júlio C. A. Santos
14/01/2009, 13:19
Não quero desanimar vocês mas... Faça um teste:

Vá até uma rampa de oficina ou lavação (essas rampas de concreto), suba com apenas uma das rodas na rampa até que a roda de trás saia do chão (use 4x4), depois vá até o outro lado da viatura, a roda traseira do lado oposto estará "socada" no para lamas. Na minha viatura, com pneus 215/75 R15 sobra 1 cm de altura. :shock:

Abraço

Nava
18/01/2009, 15:15
Tenho os Tatu Armadillo, 225/70/15, susp original e nao pega em nada.

Agora 265....tem certeza que nao era uma Pajero? kkkkkkkkkkkk

Zemer
14/11/2016, 20:28
amigos, os atuais pneus da minha sptg 2003 curta tem as medidas 215/70R15, mas agora preciso trocar todos os 4; pergunto: essas medidas podem ser substituidas pelo 215/65/15 ou similar ? considerando que o carro só roda mais na cidade//// alguém conhece ou já usou as marcas "Conforser" ou "Astral" sei que a primeira é chinesa....
grato