Ver Versão Completa : Injetores de gasolina NIppon Denso
Tio Eddie
07/05/2017, 10:07
Bom dia.
Pretendo trocar os bicos injetores da minha Pajero GLS-B 3.0 V6 (12V SOHC)
OS bicos que estão nela são Nippon Denso 195500-3030 (azuis)
Além de eu não ter conseguido, até o momento, achar um catálogo que tenhas as informações de vazão, tamanho, etc, só tenho encontrado estes bicos injetores usados.
Os bicos Nippon Denso 195500-3170 (verdes), segundo os vendedores, se aplicam a minha Pajero, e estes eu encontro novos.
Alguém tem um catálogo de bicos injetores com as informações necessárias para a comparação ou sabe me dizer com segurança se posso usar os 195500-3170 (verdes) ou se há alguma outra aplicação compatível?
Desde já agradeço
Amostardeiro
07/05/2017, 23:32
Bom dia.
Pretendo trocar os bicos injetores da minha Pajero GLS-B 3.0 V6 (12V SOHC)
OS bicos que estão nela são Nippon Denso 195500-3030 (azuis)
Além de eu não ter conseguido, até o momento, achar um catálogo que tenhas as informações de vazão, tamanho, etc, só tenho encontrado estes bicos injetores usados.
Os bicos Nippon Denso 195500-3170 (verdes), segundo os vendedores, se aplicam a minha Pajero, e estes eu encontro novos.
Alguém tem um catálogo de bicos injetores com as informações necessárias para a comparação ou sabe me dizer com segurança se posso usar os 195500-3170 (verdes) ou se há alguma outra aplicação compatível?
Desde já agradeço
Eddie
Não sei se vai te ajudar, na minha Cherokee coloquei os bicos do Astra 2.0 da Bosch, além da indicação de um Cherokero, dei uma boa "estudada" no catálogo da Bosch que esta disponível na internet, é só consultar.
Abs
Tio Eddie
07/05/2017, 23:47
Eddie
Não sei se vai te ajudar, na minha Cherokee coloquei os bicos do Astra 2.0 da Bosch, além da indicação de um Cherokero, dei uma boa "estudada" no catálogo da Bosch que esta disponível na internet, é só consultar.
Abs
Boa dica Antonio, vou dar uma olhada no catálogo da BOSCH.
E como ficou a Cheroka com os bicos do astra?
Abs
Amostardeiro
08/05/2017, 09:29
Boa dica Antonio, vou dar uma olhada no catálogo da BOSCH.
E como ficou a Cheroka com os bicos do astra?
Abs
Eddie
Os bicos do Astra são plug and play para a Cherokee, melhorou muito em vários aspectos: partida mais fácil, aceleração e em menor grau consumo, com certeza deve haver algo para a Pajero.
Abs
PS Comprei no Mercado Livre.
Tio Eddie
08/05/2017, 13:31
Eddie
Os bicos do Astra são plug and play para a Cherokee, melhorou muito em vários aspectos: partida mais fácil, aceleração e em menor grau consumo, com certeza deve haver algo para a Pajero.
Abs
PS Comprei no Mercado Livre.
Muito bom Antonio.
No catálogo da bosch achei bicos para a Pajero e já achei no mercado livre com um preço razoável.
Apenas não tenho referência da vazão dos bicos que estão na pajero para comparar.
Tenho as medidas do teste de vazão mas não sei como compará-las com a vazão nominal dos bicos.
Vamos falando
Abs
Amostardeiro
08/05/2017, 16:17
Muito bom Antonio.
No catálogo da bosch achei bicos para a Pajero e já achei no mercado livre com um preço razoável.
Apenas não tenho referência da vazão dos bicos que estão na pajero para comparar.
Tenho as medidas do teste de vazão mas não sei como compará-las com a vazão nominal dos bicos.
Vamos falando
Abs
Eddie
Já deu uma olhada na Rockauto?
Abs
Walter da Camper
08/05/2017, 17:45
Eddie, sua preocupação é em relação à vazão média, ou à vazão máxima?
Mesmo que a vazão média for diferente da original, a central ao ler o excesso ou a falta de combustível na sonda lambda, irá corrigir o tempo de injeção até encontrar a mistura estequiométrica.
Por outro lado, se a vazão máxima for menor que a do bico original haverá limitação no rendimento do motor quando exigido ao máximo.
Daí podemos concluir que a utilização de um bico com maior capacidade de vazão poderá melhorar o rendimento do motor, sem comprometer o consumo nas médias acelerações, diante da compensação citada acima.
Tio Eddie
08/05/2017, 22:15
Eddie, sua preocupação é em relação à vazão média, ou à vazão máxima?
Mesmo que a vazão média for diferente da original, a central ao ler o excesso ou a falta de combustível na sonda lambda, irá corrigir o tempo de injeção até encontrar a mistura estequiométrica.
Por outro lado, se a vazão máxima for menor que a do bico original haverá limitação no rendimento do motor quando exigido ao máximo.
Daí podemos concluir que a utilização de um bico com maior capacidade de vazão poderá melhorar o rendimento do motor, sem comprometer o consumo nas médias acelerações, diante da compensação citada acima.
Excelentes e esclarecedoras observações Walter.
Na real não manjo nada de bicos injetores a gasolina, nunca havia mexido neles em nenhum carro que tive.
Estou buscando informações para aprender e para tentar não fazer besteiras.
[]s
Walter da Camper
09/05/2017, 12:46
A substituição de bicos por modelos compatíveis alternativos é perfeitamente válida, desde que todos os bicos sejam substituídos pelo mesmo modelo. Assim evita-se problemas com eventuais diferenças de vazão.
Num projeto ideal, o motor deveria ter uma sonda lambda para cada cilindro, assim seria possível a ECU corrigir individualmente a injeção de cada bico. Na real, a sonda lambda é uma só para todos os cilindros e sua leitura reflete a média da queima dos 6 cilindros. Se 1 bico tiver menor vazão que os demais, a ECU vai enriquecer a mistura de todos de uma vez só e aí teremos 5 cilindros com mistura rica compensando 1 com mistura pobre, ocasionando alto consumo.
Se ocorrer o contrário, ou seja 1 bico mandando excesso de vazão, a ECU vai empobrecer a mistura e o carro poderá até ficar mais econômico, porém trabalhando numa situação perigosa devido à alta temperatura gerada pela mistura pobre nos 5 restantes.
Portanto, os bicos podem ser diferentes do original, desde que todos sejam idênticos entre si.
Seria interessante se algum especialista confirmasse/corrigisse essas informações, pois cheguei a essas conclusões apenas aplicando raciocínio lógico sobre o funcionamento do sistema, sem ter feito testes na prática.
Excelentes e esclarecedoras observações Walter.
Na real não manjo nada de bicos injetores a gasolina, nunca havia mexido neles em nenhum carro que tive.
Estou buscando informações para aprender e para tentar não fazer besteiras.
[]s
Tio Eddie
09/05/2017, 15:38
A substituição de bicos por modelos compatíveis alternativos é perfeitamente válida, desde que todos os bicos sejam substituídos pelo mesmo modelo. Assim evita-se problemas com eventuais diferenças de vazão.
Num projeto ideal, o motor deveria ter uma sonda lambda para cada cilindro, assim seria possível a ECU corrigir individualmente a injeção de cada bico. Na real, a sonda lambda é uma só para todos os cilindros e sua leitura reflete a média da queima dos 6 cilindros. Se 1 bico tiver menor vazão que os demais, a ECU vai enriquecer a mistura de todos de uma vez só e aí teremos 5 cilindros com mistura rica compensando 1 com mistura pobre, ocasionando alto consumo.
Se ocorrer o contrário, ou seja 1 bico mandando excesso de vazão, a ECU vai empobrecer a mistura e o carro poderá até ficar mais econômico, porém trabalhando numa situação perigosa devido à alta temperatura gerada pela mistura pobre nos 5 restantes.
Portanto, os bicos podem ser diferentes do original, desde que todos sejam idênticos entre si.
Seria interessante se algum especialista confirmasse/corrigisse essas informações, pois cheguei a essas conclusões apenas aplicando raciocínio lógico sobre o funcionamento do sistema, sem ter feito testes na prática.
Boa Walter, faz todo o sentido.
[]s
Eddie, sua preocupação é em relação à vazão média, ou à vazão máxima?
Mesmo que a vazão média for diferente da original, a central ao ler o excesso ou a falta de combustível na sonda lambda, irá corrigir o tempo de injeção até encontrar a mistura estequiométrica.
Por outro lado, se a vazão máxima for menor que a do bico original haverá limitação no rendimento do motor quando exigido ao máximo.
Daí podemos concluir que a utilização de um bico com maior capacidade de vazão poderá melhorar o rendimento do motor, sem comprometer o consumo nas médias acelerações, diante da compensação citada acima.
Essa compensação a central faz, mas ela ocorre dentro de certos limites que são estreitos para a maioria dos motores mais antigos e a gasolina. Pode a mistura ficar rica ou pobre dependendo da vazão dos novos bicos. Motores flexíveis em combustível têm limites bem mais amplos para este ajuste.
Uma regra geral é relativo a cilindrada unitária. Um bico que funciona em um motor 2.0 aspirado de 4 cilindros, tende a funcionar bem em um 3.0 6 cilindros, em termos de vazão (cilindros de 500 cm3). Já um bico que funciona em um motor 2.0 de 4 cilindros dará vazão alta e mistura rica se for usado em um motor 1.0 de 4 cilindros e a central não conseguirá fazer a compensação.
Amostardeiro
09/05/2017, 18:01
Eddie
Link muito útil, é uma tabela em pdf de aplicação dos bicos injetores, informa impedância (resistência), pressão e vazão de cada modelo.
http://www.soinjecao.com.br/tabela_bicos_soinjecaodistribuidora.pdf
Outro BICOS INJETORES: TABELA DE BICOS INJETORES BOSCH (http://bicosinjectores.blogspot.com.br/2012/10/tabela-de-bicos-injetores-bosch.html)
Abs
Walter da Camper
09/05/2017, 18:33
:curtir: Boa observação.
Essa compensação a central faz, mas ela ocorre dentro de certos limites que são estreitos para a maioria dos motores mais antigos e a gasolina. Pode a mistura ficar rica ou pobre dependendo da vazão dos novos bicos. Motores flexíveis em combustível têm limites bem mais amplos para este ajuste.
Uma regra geral é relativo a cilindrada unitária. Um bico que funciona em um motor 2.0 aspirado de 4 cilindros, tende a funcionar bem em um 3.0 6 cilindros, em termos de vazão (cilindros de 500 cm3). Já um bico que funciona em um motor 2.0 de 4 cilindros dará vazão alta e mistura rica se for usado em um motor 1.0 de 4 cilindros e a central não conseguirá fazer a compensação.
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