Ver Versão Completa : Roda Livre Manual AVM
Francisco Bicalho
01/05/2017, 09:58
Prezados amigos.
Chegou a hora de trocar a roda livre do meu Bandeirante '89, que no ano que vem fará 30 anos de fabricação. Uma está vazando óleo, com a carcaça rachada e colada, vários Allen estão espanados… acho que não vale a pena tentar concertar.
Gostaria de saber dos amigos, se alguém pode me aconselhar na melhor compra. De cara a primeira dúvida é entre os modelos Manuais AVM Série 400 (o que tenho no carro) ou a Série 500 que parece ser mais simples e mais barata (e menos robusta?). Não quero comprar o modelo Automático, a não ser que haja uma razão muito boa.
Agradeço também se alguém tiver alguma dica de lugar com preço bom, pois tenho visto uma variação grande na internet (se bem que só comecei a pesquisa hoje).
Abraço cordial a todos e um bom feriado.
Chico Bicalho
Sergio c
01/05/2017, 18:42
Francisco, utilizo esse modelo de RL há mais de dois anos, faço trilhas de todo o tipo, bloqueio e pneus 35 com recapagem VJ 910, que agarram bem. Até hj sem problemas.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719242073-roda-livre-manual-avm-421hp-toyota-bandeirante-_JM
Francisco Bicalho
01/05/2017, 19:01
Obrigado, Sergio.
Esse do site do ML.com é o Série 400, o mesmo que eu tenho no meu carro atualmente.
Só preciso ver se acho um preço um pouquinho melhor que esses R$310 do Mercado Livre.
Lambreta
01/05/2017, 23:43
Difícil achar.
ML é campeão nisso.
Quando pesquisei cheguei a ligar para a AVM e sai mais caro lá kkk
Francisco Bicalho
02/05/2017, 07:10
Difícil achar.
ML é campeão nisso.
Quando pesquisei cheguei a ligar para a AVM e sai mais caro lá kkk
Você tem toda razão, ontem eu rodei preços e o URL do ML que o Sergio mandou, pelo menos para esse modelo 421 HP o valor é o mais baixo de todos que vi.
Sergio, esse modelo 421 HP é o mais reforçado que a AVM faz entre as RL manuais?
Obrigado a vocês;
Chico
Sergio c
02/05/2017, 08:55
Pelo que eu li sim e se aguentou na minha band acredito que seja meio forte hehehe. Quando tinha RL na band pick up, modelo do segunda foto quebrei uma das RL. E esse modelo, com o centro da RL na cor vermelha, fica show instaladas na band.
Você tem toda razão, ontem eu rodei preços e o URL do ML que o Sergio mandou, pelo menos para esse modelo 421 HP o valor é o mais baixo de todos que vi.
Sergio, esse modelo 421 HP é o mais reforçado que a AVM faz entre as RL manuais?
Obrigado a vocês;
Chico
Lambreta
02/05/2017, 09:51
Sei que o meu carro é diferente.. mas vale dizer aqui:
RL também pode entrar como fusível.
Opção minha foi colocar a de alumínio visto que é mais "macio" que ferro.
Se forçar e quebrar, faça as contas do preço:
RL
Homocinética
Semi-eixo
Diferencial.....
Melhor quebrar a RL do que o que o resto...
Francisco Bicalho
02/05/2017, 10:56
Mas todas as Rodas Livre da AVM tem carcaça de alumínio.
Você não está mencionando alguma RL com engrenagens em alumínio…
Qual modelo você usa Lambreta?
Não sei se é vantagem uma roda livre que quebre para evitar danos a outras partes, inclusive porque o semi eixo e diferencial são infinitamente mais fortes que a RL, e se você perde a tração no meio do perrengue porque uma roda livre de segunda quebra pode ser um baita problema. Eu sempre acredito que entre um elemento mecânico resistente ou fraco eu escolho o primeiro sem titubear.
Lambreta
03/05/2017, 01:37
Uso linha 500.
A questão é onde está o fusível.
Melhor o semi quebrar depois da RL.
Não confunda fusível com ponto fraco: se a RL estiver a 1% a menos da fadiga do eixo, ela é o fusível, nem por isso é fraca.
E se quebrou é pq algo errado foi feito.
Há uns 3 sábados numa trilha da turma um marruá quebrou o semi... RL de ferro fundido inteira. Se fosse de duralumínio (duro pra caramba isso) talvez o prejuízo fosse menor.
Que um sistema mais robusto é sempre melhor não há dúvida. Agora quando você escolhe o componente forte automaticamente está escolhendo o fraco também. Se todo o conjunto eleva, Ok. Se só uma parte eleva, a outra paga.
Mas todo sistema precisa de um fusível senão f.. onde não pode.
Baseado nisso é difícil eu pensar que é melhor um diferencial ou semi quebrar ao invés da RL.
Pq se quebra tanto com troller chipado com 33 Mud agressivo? Fusível foi pro diferencial...
enfim.. trabalho com equipamentos industriais rotativos.. o que mais vejo é quebrar onde não devia por conta dessa lógica do sistema bruto.
Ideias.. ideias 👍👍👍
Francisco Bicalho
03/05/2017, 06:15
Agora eu entendi Lambreta, achei que você usava um modelo de fundo de quintal paraguaio. A série 500 da AVM é excelente, inclusive vinha de fábrica nos modelos Bandeirante a partir de uma certa data (alguém sabe?). Se você tivesse mencionado que era da Série 500 AVM teria entendido o que você quer dizer como 'fusível'.
ROCKINRIO
24/05/2017, 15:26
Chico,
Outro link, da 521.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719238261-roda-livre-manual-avm-521-toyota-bandeirante-_JM
Felicidades,
Vitor.
francisco,vai de serie 500,tenho na band numero 2-a 28 anos e ainda nao quebrou.diluindo o preço/ano sai barato demais.agora ter que trocar a bombinha do diesel-(aquela que vai um copinho embaixo) da band numero 1-depois de 36 anos nem acreditei,preciso fazer uma reclamacao pra toyota,como pode durar somente,rsrs 36 anos.
band e forte demais.