PDA

Ver Versão Completa : Fourtrax Novo - Primeiras impressões, dúvida sobre rangido/ruído, dica sobre encosto



rodrigobs
22/04/2017, 19:07
Olá amigos, comprei o Fourtrax recentemente e, depois de acompanhar muitos posts durante muito tempo, resolvi escrever o meu. Em 3 partes.

1 - Dúvida sobre ruído:

Fiz a primeira revisão recentemente. Já percebi que o Quadri tem um rangido, um "grilo", um barulho agudo e intermitente que vem principalmente da dianteira (embora em alguns momentos quando eu empurro ele com o motor desligado eu perceba algo parecido na traseira).

Trata-se de um ruído que só ocorre quando as rodas giram (em marcha lenta/neutro não acontece!), um ruído fino... Como se houvesse alguma coisa suja ou mal lubrificada.

Este ruído ora é alto, ora é mais baixo! As vezes percebo quando empurro o quadriciclo para frente, as vezes para trás... Geralmente quando ando rápido o barulho do motor não deixa perceber o ruído, mas quando eu reduzo a velocidade percebo "nhéc nhéc nhéc" bem fininho conforme giram as rodas. Este final de semana o barulho estava alto enquanto eu estava na estrada de terra. Depois de chegar em casa mal podia perceber.

Primeiro pensei que fosse a pastilha do freio nova raspando em alguma sujeira no disco, porém desmontei as rodas e girei, e percebi que aparentemente não se trata de freio... Talvez o ruído esteja na conexão do semi eixo com o diferencial... Não tenho certeza...

Vi que várias pessoas relataram um ruído que talvez seja o mesmo que o meu. Alguma noção sobre o caso? Levar na concessionária é sempre uma mão de obra, por causa do reboque, do tempo gasto etc...

2 - Dica sobre encosto para passageiro

Procurei muito um encosto para o passageiro, pois percebo que quem anda na garupa leva alguns "solavancos" para trás quando o motorista acelera bruscamente..

Alguém, em algum post aqui no forum, comentou que comprou um bauleto de moto pro tork 28 litros e instalou no quadri, e funcionou como encosto para o garupa. Eu fiz o mesmo, porém também comprei um encosto para bauleto no mercado livre... Gastei em torno de 70 + frete no bauleto e 70 + frete no encostinho... Ainda não testei em trajetos longos, mas aqui no terreno testei e ficou bom.

Atenção: se fizer isso, não se assuste.. Quando o bauleto chegar vc vai pensar que não serve no Fourtrax. Porém olhando com calma, dá pra instalar, ele fica levemente na diagonal e fica um pouquinho mais chato de tirar a tampa da bateria com o bauleto instalado (meu fourtrax é 2016). Tive que tirar o "kit de ferramentas" (que não serve para nada) debaixo da tampa e colocar no porta luvas. Assim se consegue retirar a tampa sem grandes esforços.

O bauleto também pode ser retirado com um "click" quando vai carregar um garupa muito grande, para não ficar apertado...

Se alguém tiver dúvidas, pode me encaminhar um email

3 - Impressões gerais:

O quadri é muito forte, não penso em ter um quadriciclo mais potente. Aliás, depois de andar no Fourtrax, tive dificuldade de entender o motivo de existir um quadri mais potente...rs.

Consegui levar com segurança pessoas na garupa em trilhas/passeios leves, não tentei em situações mais pesadas...

Cometi algumas "imprudências", tipo puxar o reboque com o quadriciclo e levar passageiros no reboque... Claro que sem exageros... E foi muito divertido! 2 no quadriciclo e 3 no reboque, e o quadri atravessou até pequenos trechos alagados, sem qualquer sensação de insegurança. Até minha avó de 90 anos andou no reboque com a cadeira de rodas amarrada em cima e o quadri puxando...

4 - Quem for do RS, Porto Alegre, Vale do Caí/Sinos e região, me convidem para trilhas!

Um abraço!

Amiko
23/04/2017, 08:50
Hilário sua avó sendo rebocada...

LuisCollazo
07/06/2017, 16:18
Tapou a velha com a poeira das rodas :D

rodrigobs
08/07/2017, 21:12
1 - Levei na Honda e lubrificaram os locais onde fixa o amortecedor no chassis (buchas da suspensão seria o nome?) e o rangido parece ter melhorado.

2 - Sobre o suporte para o garupa, comprei um bagageiro (bau) de moto (o mais barato da protork) e comprei uma almofada de baú no mercado livre... Ficou ótimo!

FredBrasil
27/08/2017, 11:52
3 - Impressões gerais:

O quadri é muito forte, não penso em ter um quadriciclo mais potente. Aliás, depois de andar no Fourtrax, tive dificuldade de entender o motivo de existir um quadri mais potente...rs.

Consegui levar com segurança pessoas na garupa em trilhas/passeios leves, não tentei em situações mais pesadas...

Cometi algumas "imprudências", tipo puxar o reboque com o quadriciclo e levar passageiros no reboque... Claro que sem exageros... E foi muito divertido! 2 no quadriciclo e 3 no reboque, e o quadri atravessou até pequenos trechos alagados, sem qualquer sensação de insegurança. Até minha avó de 90 anos andou no reboque com a cadeira de rodas amarrada em cima e o quadri puxando...

É para isso mesmo; se divertir! De resto, apenas prudência.....com exceção da cadeira de rodas, fiz tb o mesmo....o bicho é valente! Vendi o meu 2013 e agora estou pensando em comprar outro 4x4 (sempre)! Embora seja muito mais divertido no 4x2, quando o assunto é trabalho....o tracionado dá banho......
Estive vendo um usado, apareceram vários Fourtrax 4x4 entre R$11.000.00 e R$15.000.00, 2009/2012....colocados aqui no CEP 25995-430 Teresópolis RJ, caso alguém saiba de algum, favor mandar msg! 21 999795557 ZAP