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Ver Versão Completa : Retifica Ranger 3.0 Eletronica



cesarmello
18/04/2017, 13:37
Bom dia amigos.

Minha Ranger aparentemente vai precisar de uma retífica.

HISTORICO (Se tiver com pressa, pule essa parte)

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A situação é a seguinte:

Ranger XLS 3.0 2007/2008 comprada em revenda hodômetro mandrake marcando 120 mil.

Uso urbano durante a semana e sítio fim de semana, ultimos 10km pro sítio estilo trilha.

Comum pegar muita poeira na estrada (a ponto de ter de parar e esperar baixar para poder ver a estrada).

Desde que comprei ela eu sinto um certo "balanço" ou um "afogado" como se fosse um pistão mais fraco, que sentia apenas em retas longas com marchas altas.

Sempre fiquei na dúvida se seria algo vindo do motor ou da suspensão, mas enfim, como o desempenho sempre foi bom, com baixo consumo de combustível assumi que era normal e bola pra frente.

Ocorrências durante o tempo que fiquei com ela:

Logo depois de comprar houve a desconexão de um dos bicos injetores, sendo necessário fazer um reparo no cabeçote e foi feito uma recalibragem dos bicos (duvido que fosse necessário, mas como o cara era especializado me empurrou o serviço), então em tese, bicos OK.

Mais 1 ano pra frente, perto do sítio notei a temperatura subir (acredito que tenha chego a acender a luz) e parei.

A água jorrava mas não havia nenhuma mangueira estourada, guincho pra casa levei em outra oficina e foi verificado que estava vazando no pé da termostática. Feito um reparo meia sola, com troca da termostática baixava um pouco a água mas nada demais e já me programei para a troca da tampa de distribuição.

Na época o motor começou a fazer barulho, como se estivesse fora de ponto e barulho alto nas correias de distribuição ficando cada vez pior de pegar até que não pegou mais.

Encostei na oficina meujipe especializada em troller (que tem o mesmo motor da ranger) e foi feito o serviço de Troca de kit de correias de distribuição, troca da tampa de distribuição (com bomba de oleo e agua integradas) acredito que troca da termostática, e, como o motor tava fora mesmo, troca da embreagem. De brinde, já que tava gastando mesmo, troquei a bomba do tanque e foi lavado o tanque.

A partir daí passou a pegar de primeira, barulho mais baixo, potencia 100% e bem econômica. Acredito que no meu trajeto dia a dia faça entre 9 e 11.

Como a oficina era meio fora de mão eu passei a frequentar uma outra oficina perto do meu trabalho para os serviços simples como troca de óleo.

Troquei umas 3 vezes nessa oficina até que recentemente na ultima troca de óleo passei a sentir cheiro de diesel dentro do carro.

Olhei olhei e vi diesel no chão.

Procurando melhor, vi que a borda do filtro de diesel (aqueles de aço) estava com diesel e concluí por um vazamento. Levei na oficina umas 4, 5 vezes mas eles não viam vazamento, saía de lá, chegava em casa, tava lá a borda cheia de diesel.

Notei que em algumas aceleradas o motor perdia força e logo retomava e imaginei que fosse falta de combustível ou ar no sistema. O scanner (tenho aqueles ELM327) passou a acusar P0091 OBD-II Trouble Code: Fuel Pressure Regulator 1 Control Circuit Low, que apagava e voltava as vezes.

Resolvi trocar por conta o filtro de combustível pois vi aqui no fórum que esses filtros são problemáticos e depois de comprar 2 o segundo parou de vazar.

Bola pra frente, indo pro sítio, no mesmo lugar amaldiçoado onde havia estourado a água o motor perdeu força e apagou. Erro direto no scanner, dando o voltage low e voltage high. Não pegou. A pressão do Rail não subia. 5 km a pé com nenê, bagagem, cachorro e a mulher até o sítio.

Pegamos os cavalos para buscar as coisas (era natal, íamos ficar 15 dias no sítio) começo a carregar as coisas e pensa no prjú de chamar guincho pra lá de volta resolvo tentar na partida, pega normal.

Passamos os 15 dias lá, antes de ir embora liguei pro meu pai para ele passar uns dias lá e voltar comigo (já pensando na carona) mas nada de dar problema.

Mais uma semana falhou, falhou, e não pegou mais. Mesmo erro. Levei na oficina, fuçaram, fuçaram, "sangraram bico", testaram a bomba to tanque (depois do banho de diesel que tomou o cara concluiu que tava boa mesmo) e como vi que eles não faziam ideia de onde ficava o regulador de pressão, resolvi baixar e imprimir todos os manuais de reparo da ranger.

Lá dizia como fazer com o erro e o primeiro passo era conectar e desconectar o plug, que por sinal fica bem embaixo de onde pigava o diesel.

Desconectado, passo um limpa contato, conectado, e pimba, pegou de primeira.

Tudo certo, mas vi que quando o rapaz montou o tanque ele usou um pouco de forçam demais para colocar a tampa. Ainda, andando um pouco notei que o marcador ficou preso em cima. Enchia o tanque e vi que vazava pela tampa.

Enfim, tinha de voltar. Passei lá e o rapaz pediu para eu passar lá com o tanque meio vazio para facilitar e nessa de coincidir o tempo, o carro limpo e o tanque vazio passou uns 90 dias.

Um belo dia ao sair vejo óleo no chão. Óleo de motor. Abro capô, a vareta cuspida pra fora e óleo em toda volta. Aperto a vareta, bora pro sítio, chego no sítio, vareta pra cima.
Aperto a vareta, vou trabalhar, chego no trabalho. Nada. Vou pra casa, umas aceleradas para ver, chego em casa, vareta pra cima.

Pra completar a direção hidráulica começou a gritar e ficar pesada.

Bom, como tava com o problema no tanque, vi que tinha uma bieleta estourada de novo, e ainda tava com problema de óleo, resolvi encostar lá.

Encostei, os dono da oficina me diz que trocou de mecânico por conta das cagada do anterior (o filtro que vazava, a cagada no tanque, outros problemas em carros de outros clientes) e o cara começou pelo tanque. Realmente tava encaixado a tampa errada, encaixou certo e o marcador voltou ao normal.

Em relação as bieletas ele trocou, mas a questão do óleo ele abriu o antichamas e não tava entupido. Aí veio a idéia de "lavar o motor para achar outros problemas".

Lavado o motor encontrou-se um pequeno vazamento de óleo na tampa do filtro de óleo e optei por trocar a vareta. Porém, tirando o carro da oficina estava com uns 50% da potência. Passando scanner, de volta os erros voltage low e voltage high. Voltei lá e fizemos o mesmo procedimento do conector. Nada. O cara da oficina desistiu. Me pediu para levar em algum especialista. Sobre a direção hidráulica, disse que não mexia.

Pedi pra olhar o conector do sensor de pressão do rail que tava meio quebradinho, estava cheio de agua. Limpa contato, ligamos, parece que resolveu.

Fui pra casa dando umas aceleradas, apareceu o erro no scanner de volta. Falhou na acelerada. Morreu. Não pegou mais.

Guincho, mandei pro Meujipe de novo.

Relatei o ocorrido, ele tinha uma válvula reguladora de pressão usada lá com 30 mil km. Colocou, motor funcionando novamente. Scanner, nenhum erro.

Trocou a bomba de direção, ficou 100%.

Mas me disse que meu motor estava com sinal de necessidade de retífica. A vareta do óleo era sinal de perda de compressão e quando ligava esta saindo fumaça branca. Aparentemente baixando óleo.

Aquela negação inicial, aquele "tava bom até ontem", será que não é um sensor, enfim, realmente algo de errado não está certo.

Notando, efetivamente ao ligar de manhã está saindo fumaça branca. Quando o carro fica ligado em uma garagem, o cheiro de diesel (que na verdade deve ser óleo) chega a arder o nariz. Já tinha notado que esse cheiro invadia a cabine quando muito tempo parado.

E, para dar uma certeza, aqueles solavancos ficaram bem visíveis.

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SITUAÇÃO HOJE:

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Sintoma principal e mais óbvio: Vareta de óleo sendo expulsa e pingando óleo pela vareta.

Sintoma secundário: Fumaça branca/azulada quando liga - fumaça branca constante (sinceramente, tem de procurar pra ver, mas parece que tá lá mesmo).

Sintoma no uso:
Quando liga a falha de um dos cilindros parece bem evidente ficando o motor com um barulho bem diferente do normal. A impressão que eu tenho é daqueles motores de trem a vapor acelerando.
Enfim, não sei explicar mas é um som interrompido, não harmonico, dá pra ver que tem um cilindro falhando mesmo.
Conforme vai esquentando os sintomas vão diminuindo bastante até quase desaparecer, mas ainda está lá a falhadinha, principalmente em marchais mais altas e menos rotação.

Notei também que o óleo realmente baixou. Baixou bastante.

Enfim, não dá pra negar, precisa de retífica. Do jeito que está não tenho coragem nem de passar pra frente. E com o que gastei e com o que estou disposto a pagar para comprar outra, a retífica me parece a melhor opção, pois até onde pude ver dos fóruns, TUDO o que podia dar errado numa Ranger 3.0 agora, oficialmente, já deu e eu já arrumei. Só faltava a retífica, que não falta mais (Sim, já troquei pneus, amortecedores, e suspensão em geral).

O negócio é arrumar e casar com o carro, deixando de carro de trabalho pro sítio.

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O CUSTO

Bom, o orçamento-padrão da Retífica que me foi passado é R$ 15.000,00 e o tempo de trabalho, 15 dias.

O trabalho (até onde me lembro) compõe (me perdoem pequena imprecisões e nomenclatura):

Retífica do virabrequim, abertura dos pistões para 0,5, jogos de pistões novos, trabalhos nas válvulas, aplainamento do cabeçote todas as juntas novas.

Dei uma olhada na internet e achei um Kit de Retífica por 7.995,00 que é composto por "KIT DE RETIFICA MOTOR HS 3.0 COMPOSTO:04 PISTÃO-04 JOGO DE ANEIS-04 BRONZINA DE BIELA-04 BRONZINA DE MANCAL-04 BUCHA DE BIELA-02 ARRUELA DE ENCOSTO-16 GUIAS-08 VALVULA DE ADMISSÃO-08 VALVULA DE ESCAPE-01 FILTRO LUBRIFICANTE-01 FILTRO DE COMBUSTIVEL-01 VALVULA TERMOSTATICA-01 BOMBA ALIMENTADORA-01 BOMBA DAGUA-01 BOMBA DE OLEO(CAIXA DE DISTRIBUIÇÃO)-01 JOGO DE JUNTA COMPLETO"

Conversando com o mecanico ele me disse que provavelmente o meu kit será menor porque na verdade a bomba de óleo e bomba de agua são a tampa de distribuição que sozinha custa uns 2.500 a 3.000 e como a minha foi recentemente trocada, não seria necessário.

Espero que isso reduza meu custo nuns 2.500 a 3.000,00.

Ele me disse que vai fazer uma orçamento das peças essa semana, levando em consideração o que já foi trocado recentemente, me passando um orçamento mais certo com o que obrigatoriamente vai e daquilo que é "opcional" ou sujeito à análise.

Enfim, abri o tópico para relatar a situação e pretendo ir atualizando conforme a situação for se definindo.

Ainda, ele me disse que estes motores, a menos que estejam completamente destruídos deixam sinais claros da causa do problema, e que quando abrir ele vai poder dizer com boa dose de certeza se foi óleo errado, superaquecimento, contaminação por poeira ou quilometragem adulterada.

Vamos ver o que acontece.

cesarmello
18/04/2017, 17:21
Atualizando.

O orçamento da Retífica ficou um pouco menor.

O valor ficou:



4 PISTOES/ANEIS 3.0 NGD 2.596,88


1 JG BRONZINA BIELA 178,50


1 JG BRONZINA MANCAL 296,70


1 JG ANEL ENCOSTO VIRAB 63,52


1 JG JUNTAS SUPERIOR 636,45


1 UN JOGO DE JUNTA CAIXA DISTRIBUIÇÃO TROLLER 3.0 236,40


1 UN RETENTOR DIANTEIRO VIRABREQUIM TROLLER 3.0 34,74


1 PÇ FLANGE TRAS. (RETENTOR) TROLLER 3.0 MWM 160,73


8 LT OLEO 15W40 CI4 ACDELCO 240,64


1 PÇ REFIL FILTRO OLEO TROLLER 3.0 MWM 80,07


2 UN SILICONE PRETO MWM 46,56


1 UN ADITIVO RADIADOR ORIGINAL MWM 21,45






1 RETIFICA BLOCO/VIR./BIELAS/CABEÇOTE ..... 2.340,00 2.340,00


1 MONTAGEM MOTOR 2.800,00 2.800,00


1 CARGA GAS AR CONDICIONADO 120,00 120,00

Total: 9.852,64

Coophamat
18/04/2017, 22:06
Rapaz, que situação, quase tudo já aconteceu na sua Ranger, vai atualizando aí pra gente. Quando trocou o kit da distribuição você pois o mwm ou algum paralelo?

cesarmello
19/04/2017, 09:04
Rapaz, que situação, quase tudo já aconteceu na sua Ranger, vai atualizando aí pra gente. Quando trocou o kit da distribuição você pois o mwm ou algum paralelo?

Coloquei o MWM. A conta já tava salgada mesmo,não fazia sentido economizar R$ 700,00

Robdamn
19/04/2017, 10:34
Rapaz, parece até que esse tópico for aberto por mim rsss.
Tenho uma 10/11 4x4 CS que está neste momento na montagem do motor pós retifica, na segunda já está pronta.
Tive diversos problemas nela desde que comprei, odômetro Mandraque também.
No motor tive que trocar a junta do cabeçote que estava queimada, já aproveitei e troquei válvulas, balancins e tudo oq tinha direito no cabeçote. Também toda parte de arrefecimento (reservatório, tampa, bomba d'Água, válvula termostatica), kit correntes novo.
Apenas 4mil km depois a parte de baixo abre as pernas, aberto e constatado 1 bronzina fundida com virabrequim, também aproveitado e trocado bronzinas, anéis, 2 bielas, mancais, inclusive o virabrequim que deu retifica de 0,75 e acabei optando por um novo que chegou agorinha pela manhã.
Olhando os preços das duas peças achei um pouco salgado, caso queira comparar me adiciona no whats (41-992059550) que te passo as NFs das minhas e o contato da loja daqui do PR caso queira cotar e compara valores, só vendem peças originais.

Sabe a km original da sua?

LUIZ170686
20/04/2017, 13:57
Cesar, complicado hein! olhe pra acontecer tudo isso já foi bem utilizada a sua ranger. mas se te serve de consolo tbm já fui vitima de um odômetro alterado. porém em um gol que peguei com 50 mil km e fui fazendo coisas desde suspensão completa a troca de rolamentos, arrefecimento, freios e por último quando bateu 93 mil km ele fundiu também! resumindo paguei 25 mil reais no carro e em 40 mil km gastei uns 15 mil reais. fiquei na mesma situação que vc, passo pra frente ou já arrumo e caso com o carro. arrumei e casei pq sinceramente não estou disposto a encarar usado nunca mais. só se for conhecido meu. uma dica que te dou é tentar procurar as peças você mesmo e correr atrás, pois não sei se é seu caso mas deixar pra mecânico ou terceiro ir atrás sempre sai mais caro e nem sempre se compra o melhor. boa sorte!

cesarmello
26/04/2017, 17:51
Só atualizando o tópico, eu ainda não encostei a ranger por problema de agenda.

Encosto na terça.

Sobre a questão do preço das peças, eu vou acabar deixando na mão do mecânico por uma questão de conveniência da garantia.

Assim se der qualquer problema encosto lá de novo e não me vem com papo de "ahhh, mas esse problema é naquela peça que você trouxe".

Uma coisa que notei interessante é o seguinte:

Quando ligo o aplicativo "Torque" e acompanho o manômetro "carga do motor" com o motor frio a carga em ponto morto fica em 30% e falha bastante

Conforme vai esquentando e atinge a temperatura ideal 87-89º a "carga do motor" em ponto morto baixa para 9% e as falhas são bem mais leves.

cesarmello
02/05/2017, 11:55
Atualizando o Tópico.

Encostei a Caminhonete na Oficina hoje para iniciar o trabalho.

Fui para o sítio na sexta e agora ela está soltando bastante fumaça azulada.

Ainda, para que possa andar com ela estava sendo necessário ligar +- uma meia hora antes e esperar esquentar bem.

Tentei no meio do feriado sair com ela no meio da manhã sem esquentar primeiro e desisti no meio do caminho. Falhando muito e sem força.

Definitivamente pelo menos sei que precisa de retífica mesmo e não é desperdício fazer.

Enfim, conforme o caso for evoluindo vou postando aqui.

Francisco Casal
02/05/2017, 21:37
Concordo com a idéia de largar no mecanico e ele que se vire. Pois se não ele sempre arrumará desculpa pra qualquer problema. Paga mais, mas tem garantia 100%!!

cesarmello
11/05/2017, 14:31
Atualizando:

O motor foi desmontado e mandado para Retífica.

No bloco deu retífica em 0,5 e embaixo deu em 0,25.

O grande problema era o cabeçote que estava desgastado por ferrugem e cavitação, passando um pouco de agua para o cilindro.

Segundo ele me passou o desgaste do motor representa um motor de cerca de 250.000 km e a questão do cabeçote é decorrente ou de uso de agua sem aditivo antes ou do tempo que ficou rodando com o conserto meia boca de quando furou a tampa de distribuição.

Enfim, dono anterior porco.

A boa notícia é que o preço adicionou R$ 300,00 no conserto do cabeçote.

As peças estão vindo de são paulo e aparentemente chegam amanhã.

Quando houver novidades, aviso.

Walter da Camper
11/05/2017, 16:54
César, aproveitando que o carro está no mecânico peça para ele plugar oscanner e verificar qual a Km registrada no modulo da injeção. Assim ficamos sabendo se os vendedores sacanas mexem só no painel ou se é possível adulterar tbem a ECU.

cesarmello
19/05/2017, 12:49
Atualizando.

Não pedi para ler a ECU ainda pois está tudo desmontado, em bateria, etc.

Estive lá na oficina hoje e a princípio o motor volta da retífica à tarde. Aí é desmontar tudo, verificar se está certo e remontar.

A previsão é que fique pronto na sexta feira.

Vamos aguardar.

dudu83
19/05/2017, 14:40
caro essa mao de obra e de retifica heim... mas pelo menos me parece que a oficina que vai fazer o serviço e de confiança... boa sorte no serviço..

a minha fiz por causa de calço hidraulico com 207.000 km.. agora com 250 o motor ta com um barulho esquisito.. vou ter que abrir

qual escaner voce usa?

cesarmello
30/05/2017, 10:16
Atualizando o Tópico:

Peguei ontem a caminhonete e são estas as informações:

O custo total do serviço ficou em +- 10.500 porque além da retífica foram trocadas a bandejas superiores o que custou um adicional de R$ 600,00 (peças + mão de obra).

Deste total temos cerca de 50% de mão de obra e 50% de peças.

São R$ 2.340,00 da Retífica
R$ 2.800,00 da mão de obra de desmontar / montar o motor (teoricamente após a retífica foi tudo desmontado, conferido e montado novamente).
R$ 280,00 da recuperação dos dutos de agua do cabeçote.

O Resultado da retífica foi o seguinte:

Agora, ao ligar, o motor mesmo frio não expele nenhuma fumaça visível.
O barulho parece não ter mudado muito, estando igual ao barulho que fazia antes de começar a vazar o óleo.
O funcionamento do motor, também está igual quando antes de começar a vazar o óleo o que é, na verdade um tanto decepcionante.

Decepcionante porque eu tinha a expectativa de que, com a retífica, o motor passasse a ter um funcionamento bem mais suave em baixas rotações, o que não ocorreu.

Aquela falhadinha em baixa rotação com marcha alta ainda está lá. O mecânico me disse que deve ser um problema de equalização dos bicos.

Não é nada que atrapalhe no uso do carro, mas é chato.

Combinei com ele então que na revisão dos 1.000 KM ele levaria à uma especializada para fazer essa equalização, pois eu já tinha feito esse serviço uma vez na polidiesel e aparentemente era pra estar certo.

Eu estou optando por manter todos os "acessórios" do trabalho nas mãos dele por conta da garantia.

Quanto ao uso, ele me disse para fazer uso normal até os 1.000 km quando ele fará uma troca de óleo para tirar a limalha do assentamento e depois era pra dar uma judiada do motor, pois segundo ele isso é determinante para que o motor tenha depois potencia e economia de combustível.

Fiz uma medição de consumo usando o aparelho que usava normalmente e parece que está gastando uns 20% mais do que antes, mas isto é esperado.

Enfim, basicamente o carro voltou a ser o que era quando comprei, só que sem fumaça.

Solta fumaça ainda, mas pouca, e apenas em acelerações totais, o que acredito ser o normal do diesel.

Sobre ler a KM real do carro, com o aparelho dele não foi possível ler.

E respondendo ao dudu83, eu uso esses elm37 baratinho que tem no ML ligado ao celular com o Software Torque para ler os códigos e monitorar o motor.

É isso.

Se houver novidades, eu posto aqui.

Danilo Garcia
30/05/2017, 23:52
Atualizando o Tópico:

Peguei ontem a caminhonete e são estas as informações:

O custo total do serviço ficou em +- 10.500 porque além da retífica foram trocadas a bandejas superiores o que custou um adicional de R$ 600,00 (peças + mão de obra).

Deste total temos cerca de 50% de mão de obra e 50% de peças.

São R$ 2.340,00 da Retífica
R$ 2.800,00 da mão de obra de desmontar / montar o motor (teoricamente após a retífica foi tudo desmontado, conferido e montado novamente).
R$ 280,00 da recuperação dos dutos de agua do cabeçote.

O Resultado da retífica foi o seguinte:

Agora, ao ligar, o motor mesmo frio não expele nenhuma fumaça visível.
O barulho parece não ter mudado muito, estando igual ao barulho que fazia antes de começar a vazar o óleo.
O funcionamento do motor, também está igual quando antes de começar a vazar o óleo o que é, na verdade um tanto decepcionante.

Decepcionante porque eu tinha a expectativa de que, com a retífica, o motor passasse a ter um funcionamento bem mais suave em baixas rotações, o que não ocorreu.

Aquela falhadinha em baixa rotação com marcha alta ainda está lá. O mecânico me disse que deve ser um problema de equalização dos bicos.

Não é nada que atrapalhe no uso do carro, mas é chato.

Combinei com ele então que na revisão dos 1.000 KM ele levaria à uma especializada para fazer essa equalização, pois eu já tinha feito esse serviço uma vez na polidiesel e aparentemente era pra estar certo.

Eu estou optando por manter todos os "acessórios" do trabalho nas mãos dele por conta da garantia.

Quanto ao uso, ele me disse para fazer uso normal até os 1.000 km quando ele fará uma troca de óleo para tirar a limalha do assentamento e depois era pra dar uma judiada do motor, pois segundo ele isso é determinante para que o motor tenha depois potencia e economia de combustível.

Fiz uma medição de consumo usando o aparelho que usava normalmente e parece que está gastando uns 20% mais do que antes, mas isto é esperado.

Enfim, basicamente o carro voltou a ser o que era quando comprei, só que sem fumaça.

Solta fumaça ainda, mas pouca, e apenas em acelerações totais, o que acredito ser o normal do diesel.

Sobre ler a KM real do carro, com o aparelho dele não foi possível ler.

E respondendo ao dudu83, eu uso esses elm37 baratinho que tem no ML ligado ao celular com o Software Torque para ler os códigos e monitorar o motor.

É isso.

Se houver novidades, eu posto aqui.


Caramba, que paulada hein? Mas pelo menos tem um motor novo na mao pra cuidar e durar muitos kms.
Consegue fzr o teste de tirar a vareta do oleo com o motor ligado e contar pra gente se sobe fumaça e algum respingo de oleo? Eu to com a pulga atras da orelha, pois mtos dizem ser normal e outro nao...Se puder me ajudaria bastante a definir alguns padroes.

obrigado e boa sorte!
Danilo

cesarmello
31/05/2017, 14:17
Boa tarde Amigo.

Fiz o teste que me pediu e não respinga nada. Tem um soprinho bem de levinho que se colocar o dedo bem préximo você sente, mas só isso.

Uma outra coisa que notei é que quando trocava o óleo só de chegar em casa e medir ele já estava escuro e de um dia pro outro ficava preto.

Agora já faz 3 dias e o óleo continua transparente, até me assustei achando que o motor estava sem óleo.

Então em resumo, motor novo, com 3 dias de uso, não respinga, não sai fumaça, nada. Só um soprinho bem de leve mesmo.

Se tá respingando talvez esteja com desgaste como o meu estava.

Um abraço.

Danilo Garcia
31/05/2017, 22:08
Boa tarde Amigo.

Fiz o teste que me pediu e não respinga nada. Tem um soprinho bem de levinho que se colocar o dedo bem préximo você sente, mas só isso.

Uma outra coisa que notei é que quando trocava o óleo só de chegar em casa e medir ele já estava escuro e de um dia pro outro ficava preto.

Agora já faz 3 dias e o óleo continua transparente, até me assustei achando que o motor estava sem óleo.

Então em resumo, motor novo, com 3 dias de uso, não respinga, não sai fumaça, nada. Só um soprinho bem de leve mesmo.

Se tá respingando talvez esteja com desgaste como o meu estava.

Um abraço.

Fala Cesar, obrigado pela resposta! Meu carro tem um sopro pela vareta com um respingo leve de oleo subindo. Ja me falaram tanta coisa que nem sei mais no que acreditar. O carro esta funcionando normalmente.

Abraço.

cesarmello
04/06/2017, 16:51
Continuando o Tópico:

Como relatado acima, com execção da fumaça e do óleo, o comportamento do carro continua ruim como estava antes da retífica.

O problema é essencialmente o seguinte: Com o carro frio falha um pistão e conforme vai esquentando vai diminuindo a falha mas nunca some.

Como esse comportamento ficou muito evidente após o mecânico trocar a válvula PCV por uma usada que ele tinha, e o motor é novo, acho muito improvável que o problema seja qualquer outra coisa que não a PCV que ele colocou.

Vendo o gráfico de pressão de combustível no software Torque noto que as linhas são sempre irregulares, o que quando media antes de começar a dar problema não ocorria.

Hoje dirigindo o carro novamente perdeu força e não conseguia subir a pressão da PCV, como aconteceu antes de eu decidir encostar para fazer a retífica.

Desliguei, esperei uns minutos, e ao ligar novamente voltou a funcionar normalmente.

Aí vem o motivo da válvula usada e uma pergunta aos colegas:

Buscando no mercadolivre temos 2 modelos de válvulas anunciadas como para ranger 3.0:

Temos essa aqui da VDO que custa +- 600

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-794423862-valvula-pcv-ranger-30-x39-800-300-005z-chicote-original-_JM

E essa aqui Original MWM que custa a mais barata 1.200, mas na época tinha achado a mais barata por 1.500.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-730935031-valvula-pcv-bomba-alta-pressao-ranger-30-original-mwm-_JM

A diferença das duas aparentemente é só o conector, que na mais cara é em 90º e na mais barata é reto.

O mecânico na época disse que a válvula mais barata não cabe no espaço para a minha Ranger, e por isso ele colocou a usada que tinha.

Insisti com ele depois que aquela servia e ele me disse que podia até servir mas ia ter de desmontar quase toda a frente do carro (o que parece ser verdadeiro já que no manual de manutenção fala em desmontar pelo menos o radiador e o compressor do ar condicionado)

Na época que fiz o motor até perguntei se não era de aproveitar que o motor estava fora e colocar uma válvula dessas VDO mas ele me disse que seria desnecessário.

Enfim, agora estou na dúvida.

Compro uma válvula original MWM e peço pra trocar ou levo em outro lugar para trocar e colocar uma VDO?

Eu acho pouco provável que a válvula VDO não sirva visto que tem um monte de anúncio dela na Internet, e acredito que já haveriam reclamações se efetivamente não servissem.

Enfim, estou bem chateado em ter gasto mais de 10 mil reais e ficar com o mesmo desempenho e problema que tinha antes, só que com menos fumaça.

Alguém saberia me dizer se a tal VDO de menor preço serve, se alguém já usou e se procede essa historia de que tem de desconectar tudo?

Ele quer que eu leve para regular bicos, mas eu não estou a fim de gastar mais 600 pro carro ficar na mesma.

Ah, o nome da Oficina é a Meujipe.com.br, teoricamente especializada em Troller. Ênfase no TEORICAMENTE, porque olhe...

dudu83
04/06/2017, 21:01
minha ranger com 30.000 km de retifica esta deste jeito ai, falha 1 cilindro e treme muito em lenta, como tudo e novo menos a bomba de alta, eu desconfio que e a valvula que esta ruim... na minha outra ranger depois da retifica o motor falhava como a valvula custava 1500 e a bomba completa 2500 acabei comprando a bomba completa, ficou perfeita depois da troca...

o ideal seria vc procurar um "bombista" que tenha mais experiência ou que tenha uma valvula para testar...

cesarmello
05/06/2017, 09:05
minha ranger com 30.000 km de retifica esta deste jeito ai, falha 1 cilindro e treme muito em lenta, como tudo e novo menos a bomba de alta, eu desconfio que e a valvula que esta ruim... na minha outra ranger depois da retifica o motor falhava como a valvula custava 1500 e a bomba completa 2500 acabei comprando a bomba completa, ficou perfeita depois da troca...

o ideal seria vc procurar um "bombista" que tenha mais experiência ou que tenha uma valvula para testar...

O problema é o Seguinte: Eu entreguei o carro ao "Especialista" e gastei 10 mil reais porque o problema era "compressão do cilindro". Como dito no tópico anterior, inclusive paguei mais caro nas peças para ter garantia total e não virar jogo de empurra.

Se eu levar no bombista já vai virar um "a retífica tá certa, o bombista é que errou" e vice versa.

Mais um detalhe: Ele se recusou a instalar a valvula PCV mais barata porque disse que "não cabe" e que "era diferente porque tem 3 pinos" e colocou a usada que era só "para testar" mas deixou como definitivo, colocando a culpa da falha na "compressão do cilindro"

Aí faz a retífica completa e o carro fica a mesma merda de quando ele colocou a válvula usada.

Acabei de ligar pra um loja que vende essa Válvula e o cara me garantiu que a válvula cabe. Inclusive me disse pra levar o carro lá que ele troca em 30 minutos, não precisa nem colocar no elevador. O mecânico é que não quer colocar.

Me passou a informação ainda que todas as peças MWM mais caras são estoques antigos e que esse conector em 90º não se fabrica mais (daí o preço absurdo)

Todas a novas são o conector reto, tendo de trocar o chicote.

Eu só não saí daqui direto pra colocar a válvula lá porque o cara fica no RS.

Uma coisa é certa: Se o cara criar caso pra trocar essa válvula e eu tiver de trocar em outro lugar pra arrumar, eu vou acionar ele por ter indicado um serviço desnecessário e vou querer meus 10 mil de volta.

Enfim, por enquanto, pra mim Meujuipe.com.br = Trocador de Peça. De especialista não tem nada.

Pra ficar trocando peça na tentativa e erro até acertar, eu levo no "seu zé" que me cobra só 50tão.

LUIZ170686
06/06/2017, 11:11
é incrível como existem maus profissionais hoje em dia com fachada de "especialista em tal marca". é tão fod# que eu penso 10 vezes antes de pegar certos carros com mais tecnologia embarcada porque são poucos os mecânicos que investem e realmente sabem distinguir motor fundindo de uma simples válvula com defeito como o caso do amigo. isso considerando no mínimo que o cara não agiu de má fé e de fato não soube distinguir o real problema do veículo, sem partir para o lado de que fez tudo de caso pensado para ganhar uma retífica e venda de peças ao ganhar uma mão de obra sobre troca de uma "válvula". sem contar que 80% dos carros "problemáticos" surgem desses mesmos mechânicos ai que queimam o filme do carro pois não sabem nem sequer ler o manual e consultar o tipo de óleo que vai no motor!!!... sorte na empreitada Cesar, aguardando um desfecho favorável pra vc.

Danilo Garcia
06/06/2017, 17:38
Cesar, se brinca cabe açao na justiça.

Aragano
07/07/2017, 14:50
Cesar como ficou sua situação camarada?

Estamos torcendo pra terminar bem. Sou outro que já gastei desnecessariamente!

DaviPerpetuo
24/01/2019, 13:08
Tenho pra mim que, obviamente não escutei o barulho do seu carro, mas falha pela manhã, barulho tec tec tec quando fria, fumaça cinza quando acelera fria(antes da temperatura ideal), etc são sintomas de bicos. Talvez o primeiro profissional que mexeu nos bicos possa ter dado alguma gafe.

Gostaria de saber o desfecho dessa infeliz saga!

Danilo Garcia
30/03/2019, 18:21
Fala meus amigos!
A minha ranger com 240mil km bebeu agua na ultima enchente de Sao Bernado do Campo no dia 10/03 e deu calço no quarto cilindro. Entortou a biela, travou o pistao no bloco e ovalisou o vira.
Estou na duvida entre encamisar os 4 cilindros e continuar STD trocando somente 1 pistao, aneis e 1 biela ou abrir pra 0,25 e trocar todos os pistoes, aneis e 1 biela.
O vira passara de STD para 0,25 tbm.

Opinem, por favor.

Vctor526
01/04/2019, 10:58
Bom dia,

Minha ranger 2006 tava com problemas na PCV, comprei uma VDO nova no mercado livre por 399,00, resolveu o problema!

alx1001
06/04/2019, 01:35
Faria o que ficasse mais em conta.

Shawlee
22/04/2019, 21:20
Cesar,

Como está a ranger? Aproveito para fazer uma pergunta aos colegas, é possível fazer retifica do cabeçote da ranger?