Ver Versão Completa : Motor,caixa e diferencial
Bem pessoal já vi que da para perguntar tudo...então lá vai... :oops: :oops:
Coloquei num Cj6 um motor 4.1 chevrolet a álcool (1987), com caixa de 4 marchas de F-1000, e uma relação de diferencial 47/12 (3,91)não sei de que. Carburador novo, solex. Bem estou fazendo 3km/l na cidade 4,5Km/l estrada;
A 40km/h já tenho que colocar uma 4º, o motor gira muito mas ando pouco( a intenção é velocidade e não força);
Pneus 275/75 15.
Pergunta-se: Se eu trocar a relação do diferencial pela do opala 3,07, vou obter menor consumo?
O desempenho (velocidade)tem relação só com a caixa, com a relação do diferencial ou com ambos?
leopoldo
21/01/2004, 00:07
Pô!
Tá chupando mais que o meu V8.
Não dá para entender.
Com essa combinação, deveria andar que nem o opala.
Quais as relações de marchas que você tem nesse cambio?
Isso só faria sentido com o diferencial DANA 44 com relação 5,88:1
Pois é amigo Leopodo:
A relação da caixa eu não sei, só que era de uma camionete F-1000 modelo antigo( Clark) eu acho. A relação de diferencial do opala pelo que sei é 3,07. Na economia e desempenho será que faz diferença ir de 3,91 (atual) para 3,07?
EduardoLang
21/01/2004, 16:24
Grande Helton,
A relação do câmbio da F1000 é muito curta para esse diferencial!!! O seu diferencial, pelo que sei, é também muito reduzido, pois a relação do diferencial do opala diplomata 88 6cc é 15 por 41. Se vc está usando um 12 por 47, significa que é muito mais reduzido que o 15 por 41.
Bem isso é o que eu sei por ter um diplo 88 6cc e já ter trocado dois diferenciais pois eles não aguentam o tranco.........
Forte abraço.
Para vc ter uma idéia, faço 6 km por litro na cidade com meu diplo (gasolina) e 8.5 na estrada. Meu câmbio é 4 marchas original. Já que vc quer velocidade e não força, porque é que vc não coloca o câmbio também do opala com o miolo do firencial do opala também????
é só uma dica..
sds
Danniel Pizatto
21/01/2004, 16:37
Se isso ajuda, o diferencial do Omega 2.2 é 3,90:1 e do 4.1 é 3,15:1
Valeu Lang e Pizzato:
As dicas vão ajudar, mas acho que a minha situação está mais complicada do que imaginava. As molas já estão dando um desgaste e tanto, desmontar :x , montar :D , andar :? , não fucionar :cry: :cry: desmontar....
leopoldo
22/01/2004, 22:37
Caro Helton,
As caixas DANA 44 (eixo dianteiro e traseiro) que são instaladas no jeep podem ter as seguintes relações de coroa-pinhão:
3,07:1(43/14)-3,31:1(43/13)-3,54:1(46/13)-3,92:1(47/12)-4,27:1(47/11)
e finalmente as relações mais usadas:
4,89:1(44/9 ) 4 cilindros OHC
5,38:1(43/8 ) 6 cilindros
ainda existe uma última relação, a 5,89:1(53/9) da F75.
Sobre o Câmbio Clark, pode ser que as relações de marcha sejam:
1º 2,917:1 - 2º 2,029:1- 3º 1,420:1 e 4º 1,00:1
O seu Pneu, um 275 deve ter um diâmetro de aproximadamente 31".
Se os dados que voce passou for sua configuração, eu diria que voce deveria ter um desempenho aproximadamente igual ao OPALA pois a relação do OPALA é mais longa mas o Pneu dêle tem um diâmetro menor.
Voce deveria ter uma arrancada razoável e uma boa final, pois tanto o OPALA quanto o CLARK tem na última marcha 1:1, excluindo a versão overdrive.
A única coisa que não esta fazendo muito sentido é a relação de redução que voce passou. Eu suspeitaria que voce tem na verdade a 5,38:1.
Mas respondendo a sua pergunta, a relação mais longa que voce poderá instalar é a do LANDAU automático - 3,07:1
Boa Sorte
OLA HELTON
COM ESSA RELAÇÃO QUE VC DIZ ESTAR USANDO, SO SE EMBREAGEM ESTIVER PATINANDO PARA O JEEP URRAR E NAO ANDAR, OLHA ERA PRA VC ANDAR TRANQUILO A 120 POR HORA SEM ESTAR URRANDO O MOTOR. TEM CERTEZA QUE A RELAÇÃO QUE VC ESTA UTILIZANDO É MESMO A 12/47 ? DA UMA CONFERIDA NA CONTAGEM DO DIFERENCIAL, POIS EU TAMBEM CONCORDO COM O LEOPOLDO, A RELAÇÃO QUE VC DEVE ESTAR USANDO É A 8/43.
EM TEMPO EXISTEM MAIS DUAS OU TRES RELAÇOES ALEM DAS QUE O LEOPOLDO JA INFORMOU:
11x45, 11X41 E FINALMENTE UMA SUPER RARA DE SE VER 15X43.
ATE MAIS
CARLOS ALEXANDRE
leopoldo
23/01/2004, 08:33
Carlos,
Eu é que fiquei curioso agora, porque essas que eu listei são as que a DANA do Brasil dizem ser as Ferramentadas, ou seja, as produzidas aqui.
As outras, só se vieram em veículos importados. Eu tenho a lista lá em casa, depois eu confirmo essas relações.
Raro não ....raríssimo.
BOM DIA LEOPOLDO
DAS RELAÇOES QUE EU INFORMEI , O QUE POSSO DIZER É O SEGUINTE, 11X45(ALGUNS ITAMARATY), 11X41(S 10, NAO SEI QUE ANO , NEM QUE MOTOR, MAS TA INSTALADO NUMA F 75 CURTA QUE EU VENDI A UM AMIGO, E TAMBEM EM MAVERICK 6CC) E A 15X43 QUE EU FALEI VOCE TEM RAZAO ELA É DE CARRO IMPORTADO COMPREI NUM FUNDO DE ESTOQUE DE UMA CONCESSIONARIA FORD QUE FECHOU E SEGUNDO O ESCRITO DA CAIXA ERA PRO MUSTANG AUTOMATICO, HOJE RODA NA MINHA F 1000,(SE PUSER MAIS DE 500 KG, SOFRO PRA CONSGUIR SAIR).
ATE BREVE
ATE MAIS
Valeu pessoal :) :)
Acho que me enganei no pneu, é 255/75 R 15, faz muita dirença? :oops:
Bem em relação ao tamanho coroa e pinhão tenho certeza, porque contei um monte de vezes, e é 47/12 mesmo. Com a 43/8 que era oiriginal não saía do lugar acho que chegava a 80Km/h.
Agora vou, em 4º, de 40 a 110Km/h. A embreagem tbem já mandei ver e me disseram que está excelente. E o consumo? 3km/l cidade, trânsito fácil. Na verdade o que descobri é que as camionetes A-20 de onde o motor foi retirado, saíam especificando de fábrica 3,5 km/l para a mesma relação de diferencial 3,92.
Continuo na luta... :? :?
leopoldo
23/01/2004, 18:06
Helton,
Quanto maior o pneu, maior a velocidade final, é como se tivesse alongado o diferencial. Perde-se arrancada mas ganha-se velocidade.
Carlos,
A lista de relações coroa-pinhão da DANA 44 mas não ferramentadas pela Albarus aqui no Brasil:
49:18 - 2,27:1
43:15 - 2,87:1
41:11 - 3,73:1
45:11 - 4,09:1
50:11 - 4,55:1
VALEU PELA INFORMAÇÃO LEOPOLDO
ATE MAIS
Amigo Leopoldo:
Depois destas explicações resolvi o seguinte, me corrija por favor se estou deduzindo errado.
1) Posso tentar apenas aumentar a roda de R15 para 16 com um pneu proporcionalmente maior;
2) Posso deixar a roda atual 15 com pneu 255/75 e trocar a relação coroa pinhão, hoje 47/12 (3,92 por uma 43/14 (3,07;
3) Ou ainda fazer ambos, aumentar a roda e trocar o diferencial.
sem mexer na caixa de marchas que tem aquelas relações que você mandou aí em cima.
Acho que é isso, certo??? :?
Um abraço :)
leopoldo
23/01/2004, 22:11
Sim, mas atente para o detalhe do diâmetro do pneu: mesmo passando de aro 15 para 16, tenha certeza que o diâmetro seja maior.
Que tal um BF 33"?
e pode ser que com a relação 3,07:1 do LANDAU automático resolva seu problema.
Assim, com essa relação e com esse pneu, você teria uma relação equivalente a 2,72:1, comparando com a que você tem hoje.
Só lembro você que as relações de marcha que eu te passei, foi supondo o cambio da F1000 antiga.
É conveniente voce descobrir realmente se são essas relações ou outras quaisquer.
Grande Leopoldo
De vez em quando vou lá (no álbum) e dou uma olhada no seu Jeep, é...é....sem palavras, cara vc caprichou, parabéns!!!
Obrigado pelo retorno, mas o câmbio é o de F1000 antiga mesmo, me certifiquei hoje.
Vou amanhã mesmo, atrás das minhas alterações.
Um abraço. :D :D :D
Pessoal, estou de volta...
Como está difícil de conseguir uma coroa e pinhão 43/14 (3,07), gostaria de saber se uma relação 46/13 (3,54) me trará alguma vantagem em relação a que já possuo 47/12 (3,91), com a intenção de alongar a minha caixa e conservando minhas atuais rodas R15 255/75. Ou se a combinação da 46/13 com uma roda 16 é melhor.
Aliás, se alguém souber como se calcula a relação final, e quiser ensinar... :oops: :oops:
leopoldo
30/01/2004, 14:55
Isso, quanto mais longo o diferencial e maior o pneu, mais longa a relação final.
relação as engrenagens é
I1=(nº de dentes da coroa)/(nº de dentes do pinhão)
em relação ao pneu é
I2=(diâmetro do pneu menor)/(diametro do pneu maior)
total é I1 x I2
velocidade do CJ= 3,14 x Diametro do pneu x nº de rotações da roda
onde as rotações da roda serão a do motor dividido pelas reduções no caminho, que em quarta 1:1, fica só o do diferencial, por ex: 3,07:1, assim divide a rotação do motor por 3,07.
Valeu mestre Leopoldo: :D :D
Já estou calculando. :wink:
Max Terry
24/12/2004, 20:31
Não sei se ajuda, pois nem todos são dana 44, mas ai vai minha pesquisa na net, para completar o quebra cabeça que se transformou o Silver hawk...
53/9 - 5,89:1 pick-up 60-66, F-75 70,
43/8 - 5,38:1 rural(4x4 bf-161) 67-72,F-75(2.6 3.0)70, jeep e rural 60-66
44/9 - 4,89:1 OHC 4cilindros,
39/8 - 4,87:1 ?
43/9 - 4,77:1 ?
41/9 - 4,56:1 Hilux 4x2*
50/11 - 4,55:1 ?
47/11 - 4,27:1 rural(4x2 2.6)67-72, rural(4x2 bf-161e 2.3)75, F-1000, c-20*
37/9 - 4,11:1 Toyota bandeirantes antiga*,
41/9 - 4,11:1 Hilux 4x4*
- 4,10:1 Silverado*,F-250*
45/11 - 4,09:1 rural(3.0 especial e luxo)70 e 68,alguns itamaraty
47/12 - 3,92:1 maverick 4c,A-20,
- 3,91:1 Hilux*,
49/13 - 3,77:1 ?
41/11 - 3,73:1 S-10
37/10 - 3,70:1 Toyota bandeirantes nova*
47/13 - 3,61:1 Camper TD 4.2*
- 3,55:1 D-20 turbinada
46/13 - 3,54:1 F-1000 antiga, landau
43/13 - 3,31:1 Landau,Galaxie,Maverick 6c,F-1000
41/13 - 3,15:1 Dodge charger rt*,D-20 aspirada
43/14 - 3,07:1 maverickV8,F-1000xlt 4x4,landau aut,Camper diesel(original)e engesa diesel,
45/15 - 3,00:1 ?
41/14 - 2,92:1 ?
43/15 - 2,87:1 Mustang automatico
- 2,73:1 Opala diplomata 4.1 88
- 2,72:1 Omega*,Camper diesel(original),
49/18 - 2,27:1 ?
:arrow: :idea:
BOM DIA LEOPOLDO
DAS RELAÇOES QUE EU INFORMEI , O QUE POSSO DIZER É O SEGUINTE, 11X45(ALGUNS ITAMARATY), 11X41(S 10, NAO SEI QUE ANO , NEM QUE MOTOR, MAS TA INSTALADO NUMA F 75 CURTA QUE EU VENDI A UM AMIGO, E TAMBEM EM MAVERICK 6CC) E A 15X43 QUE EU FALEI VOCE TEM RAZAO ELA É DE CARRO IMPORTADO COMPREI NUM FUNDO DE ESTOQUE DE UMA CONCESSIONARIA FORD QUE FECHOU E SEGUNDO O ESCRITO DA CAIXA ERA PRO MUSTANG AUTOMATICO, HOJE RODA NA MINHA F 1000,(SE PUSER MAIS DE 500 KG, SOFRO PRA CONSGUIR SAIR).
ATE BREVE
ATE MAIS
Olá Rural4X4 bom dia, passando sempre pelos tôpicos de discussão me deparei com aquilo que a muito procuro, é um diferencial deste que está aqui relatado um 15/43 que deve ser se não me engano é (2.87:1)
tenho uma relação no meu Engesa 13/43 (3.31:1) e procuro muito uma igual a essa que está rodando na sua F1000, como estou pensando em mudar para uma dessas, lendo aqui a sua narrativa posso concluir que para uma caminhonete ela não é boa (E XOXA PRA SAIR) como vc nos explica aqui no Forum, agora ela deve ir muito bem no meu Engesa que não carrega pêso nenhum e só anda em asfalto ?? Por favor vc teria qualquer informação que venha me trazer mais LUZ, para uma decisão bem certa pois não quero ter problemas futuros, com uma nova relação isntalada no meu Engesa e eu fico imaginando o que fazer com a minha relação (3.31:1)., ou seria (3.37:1) ??
:concordo:
tpidealli
18/02/2015, 14:52
Alguem conhece uma relação mais curta que a 5,88 da f75 já ouvi falar que existe importado no dana 44 mais reduzido
QUOTE=Toninho;199524]Olá Rural4X4 bom dia, passando sempre pelos tôpicos de discussão me deparei com aquilo que a muito procuro, é um diferencial deste que está aqui relatado um 15/43 que deve ser se não me engano é (2.87:1)
tenho uma relação no meu Engesa 13/43 (3.31:1) e procuro muito uma igual a essa que está rodando na sua F1000, como estou pensando em mudar para uma dessas, lendo aqui a sua narrativa posso concluir que para uma caminhonete ela não é boa (E XOXA PRA SAIR) como vc nos explica aqui no Forum, agora ela deve ir muito bem no meu Engesa que não carrega pêso nenhum e só anda em asfalto ?? Por favor vc teria qualquer informação que venha me trazer mais LUZ, para uma decisão bem certa pois não quero ter problemas futuros, com uma nova relação isntalada no meu Engesa e eu fico imaginando o que fazer com a minha relação (3.31:1)., ou seria (3.37:1) ??
:concordo:[/QUOTE]
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