Conectar

Ver Versão Completa : Ajuda com meu primeiro 4x4 (Suzuki Samurai 93)

Diegobezerra_23
16/04/2017, 12:51
Pessoal, bom dia... Sou novo no grupo, mas tenho acompanhado as postagens a algum tempo realizando pesquisas sobre qual primeiro 4x4 comprar.
Depois de bastante pesquisa e uma oportunidade que pintou aqui no RJ, decidi comprar um Samuca ano 93 top metal.
Doc em dia, ar condicionado funcionando, mecânica precisando de atenção.

1° - Queria fazer uma revisão pra saber o quanto eu preciso investir para resolver esses problemas de mecânica.
No momento o que mais me incomoda é a folga na direção, considero perigosa a folga. Me lembrou aquelas kombi antigas que tinham uma folga gigante na direção...rs

Moro na zona norte do RJ, alguém conheçe um mecânico de confiança que possa dar uma avaliada no carro e fazer um orçamento? Ouço mt sobre o Zezuka, porém fica do outro lado da cidade e minha rotina é bastante corrida. Alguma outra opção pela zona norte do RJ?

Li em outro tópico sobre os itens "essenciais" para se revisar ao pegar um carro com essa idade, seguem abaixo:

Trocar as velas e seus cabos, os óleos de motor, de câmbio, da redução, dos diferenciais, os rolamentos, os filtros de ar e de óleo, revisar o carburador (!), trocar os 5 pneus (vencidos?), trocar fluido de freio, suas pastilhas e lonas, dar uma geral no radiador e trocar o fluido de arrefecimento, checar/completar o gás do ar-condicionado, trocar os cabos de acelerador/velocímetro/embreagem/freio de mão, revisar as rodas-livres, checar embreagem e outras miudezas.

Sugerem mais alguma coisa? Não queria chegar no mecânico sem a mínima noção tbm.

2° - Sei que é um carro extremamente duro (estou sentindo na pele o peso da minha escolha...rs) mas confesso que estou adorando. Ele é duro, pula que nem un cabrito, não tem arrancada nem corre tanto. Mas mesmo assim, foi amor a primeira volta....rs
A facilidade de adaptações e baixo custo de manutenção tbm contribuiu mt pela minha escolha. Espero ter acertado.

3° - Existe algum grupo de whatsapp com o tema sobre o samurai? Queria ter um contato mais próximo com a galera que tem samuca pra tirar algumas dúvidas e pegar algumas dicas sobre customizações e melhorias na viatura. Se houver, por gentileza, poderiam me adicionar? Segue meu número 21988077165. Obrigado!

Isso aí galera​, a viatura é basicamente pra passeio aos fds. Sozinho ou com a namorada (ela já está sofrendo com os pulos, mas adorou o jipinho tbm...hahaha). Já que durante a semana é moto pra ir pro Trabalho e fugir do trânsito louco do RJ.
Como já li por aqui. Num Samurai, vc leva um passageiro na frente e duas "vítimas" atrás....rs

Abs a todos desde já, agradeço a atenção. Pena que estou postando do celular e não Acheo recurso de anexa imagem. Vou postar um link com as fotos da viatura.

Update your browser to use Google Drive - Drive Help (https://drive.google.com/folderview?id=0B_m6ZDFhUlLAc09XRkt1X3pzOTg)

WOT
17/04/2017, 08:49
Diego. Primeiramente, parabéns pela compra.

Um dos principais motivos de dor de cabeça de quem tem carros mais antigos e menos comuns no mercado é ficar na mão de mecânico que não entende direito do que está fazendo, mas não admite isso e mexe no seu carro de qualquer jeito.
Eu consideraria ir até outra cidade se fosse pra encontrar um mecânico de confiança especializado no meu carro, ainda mais pra uma primeira revisão. Cruzar a cidade pode parecer ruim agora, mas acabar sendo uma baita economia pra você.
Sugiro ir em quem entende e evitar estragar essa paixão recém adquirida pelo seu novo carro.

MATOSWR
19/04/2017, 08:04
Olá Diego, parabéns pelo carro!

Pular é com ele mesmo, e é normal. Mas o meu tem uma arrancada super boa. Pode ser algum ajuste no motor. De cara eu recomendo coisas básicas. Revisão do freio, troca da correia dentada, liquido de arrefecimento, oleo, oleo de caixa e diferencial.

Se precisa posso ajudar você a ver o carro e o que precisa ser feito. Moro no RJ também. Até numas trilhas leves aki pra vc sentir o carrinho.

Diegobezerra_23
19/04/2017, 18:06
Olá Diego, parabéns pelo carro!

Pular é com ele mesmo, e é normal. Mas o meu tem uma arrancada super boa. Pode ser algum ajuste no motor. De cara eu recomendo coisas básicas. Revisão do freio, troca da correia dentada, liquido de arrefecimento, oleo, oleo de caixa e diferencial.

Se precisa posso ajudar você a ver o carro e o que precisa ser feito. Moro no RJ também. Até numas trilhas leves aki pra vc sentir o carrinho.

Show! Vou aceitar sim sua ajuda, já liguei pra oficina do Zézuka e estou para levar o carro na próxima semana para uma revisão.

Obrigado.

Abs,

MATOSWR
19/04/2017, 23:30
Eu moro em Caxias, e faço trilha por Petropolis. Coisa leve. se quiser a gente marca um fim de semana e vc testa o carro, se tiver dúvida do carro eu vejo pra vc tb. qualquer coisa manda msg

Sonhador
20/04/2017, 07:59
Diego

Não tenho um suzuki mas tenho tbem um carro de certa idade .... como ja disseram e bom arrumar um bom mecanico expecializado , mesmo que seja em outra cidade , pois o expecializado alem de não fuçar o carro, sabera encontrar peças a preço mais barato , as peças que se pode usar paralelas e inclusive peças de outros veiculos que são similares .

Tenho dois mecanicos o expecializado em outra cidade que nas grandes manutenções faz o serviço e tira duvidas e um outro mecanico local muito capacitado e de confiança que faz os pequenos consertos.

Alem de ser expecializado , seria bom que esse mecanico tenha boas referencias de pessoas que ja utilizaram os serviços , pois tem muita gente que faz uma bela propaganda .... mas e so decepção ... procure aqui no forum as vezes tem o pessoal que indica ou critica certas oficinas e explicam os problemas de cada uma.

Sonhador
20/04/2017, 08:14
So Mais um comentario .... se tiver dinheiro para fazer tudo faça .... senão ...faça por prioridades ...
Todos carro tem os itens basicos qdo se compra um carro ..... fluidos, correias , freios , suspensão ....
e um veiculo 4x4 tem mais alguns itens a se revisar oleo de diferenciais , caixa de transferencia , pontos a serem lubrificados .

qdo comprei meu veiculo alguns meses depois tive um problema no motor e tive de retificar , mas isso nao foi culpa do dono anterior ...nem minha , tive de fazer um investimento no motor ...e tive de adiar , uma manutenção geral , mas para mim o importante a viatura rodando , esse ano!!! depois de quase dois anos com a viatura rodando (depois da retifica).... parei a viatura investi 10k em serviços na suspensão dianteira , troca da caixa de direção, resolver algumas pendencias eletricas , meu mecanico ainda trocou os oleos do diferencial ...cambio ...lavagem tecnica entre outras coisas que vão aparecendo no meio do caminho .
ainda tem pequenas coisas a ser feita mas tem de esperar juntar dinheiro para fazer ... mas cada vez tenho mais confiança na viatura.

Diegobezerra_23
20/04/2017, 10:36
..........

Diegobezerra_23
20/04/2017, 10:39
Eu moro em Caxias, e faço trilha por Petropolis. Coisa leve. se quiser a gente marca um fim de semana e vc testa o carro, se tiver dúvida do carro eu vejo pra vc tb. qualquer coisa manda msg

@MATOSWR, mt obrigado pelo apoio. Estou para levar o carro para realizar um orçamento e revisão no zezuka em campo grande, sou de delcastilho.

Tem outro mecânico especializado por essa região. Li em outros tópicos que existe a oficina do Ramiro (oficina mau caminho) na ilha do governador, mas não conseguir contato com ele nos telefones informados (não sei se ainda existe).

Li também que o mecânico do zezuka não tem bons olhos para carros adaptados, não é o meu caso.

Minha principal duvida é saber em quanto eu devo investir no carro para fazer tudo.

Pois se for um valor mt absurdo, vou realizar o básico e mais importante.

Se puder me dar mais dicas, pode me chamar pelo whatsapp 21 988077165.

Muito obrigado mais uma vez!