Ver Versão Completa : Ranger 2.8 2004/2005 estourando rolamento traseiro esquerdo
Guilherme Coura
16/04/2017, 12:00
Olá amigos do 4x4 Brasil.
Tenho uma ranger 2.8 2004/2005 4x4 limited, que ultimamente me tem feito perder os cabelos. Sempre fui apaixonado pelo carro, no entanto o problema que persiste esta me criando um certo desgosto.
Sempre notei que esse caro dava muita manutenção nos rolamentos traseiros, costumava troca-los de 20 mil em 20 mil km. Porém após um reparo no conjunto de planetárias do diferencial esse problema agravou, o que era ruim piorou, o rolamento começa a vazar oléo pelo cubo da roda (ver foto) e em pouco tempo estoura. Tentei em vários mecânicos a solução mas não obtive sucesso, já inclusive ouvi que isso é um defeito da ranger. A sede do rolamento foi refeita no torneiro para retirar as folgas da caba, as bengalas foram conferidas quanto a empenos, coloco sempre rolamentos e retentores originais. Gostaria da ajuda dos amigos do fórum 4x4 que já passaram por esse problema, ou que de alguma forma possam me dar um auxilio nessa situação.
546516
Desde já agradeço.
Francisco Casal
16/04/2017, 17:40
Amigo, uma coisa eu te garanto, isso não é defeito crônico de ranger não. Rolamentos traseiros não se troca assim igual se troca de óleo não. Alguma chance do respiro do diferencial está obstruido??
Guilherme Coura
16/04/2017, 17:50
Amigo, uma coisa eu te garanto, isso não é defeito crônico de ranger não. Rolamentos traseiros não se troca assim igual se troca de óleo não. Alguma chance do respiro do diferencial está obstruido??
Muito obrigado pela atenção, realmente ainda não conferi o respiro, vou olhar e falo amanhã.
Guilherme Coura
16/04/2017, 20:24
Conferi o suspiro, realmente estava entupido. Soprei a mangueira e o ar não passava, quando desmontei ele estava cheio de terra. Provavelmente, essa pode ser a causa, o problema se agravava quando o carro rodava na estrada, talvez nessa circunstância a pressão interna do diferencial aumentava mais ainda.
Agora provavelmente terei que trocar o retentor mas ja agradeço pela ajuda.
Francisco Casal
17/04/2017, 02:51
Então teu problema estava ali. Eu tenho uma ranger, mas o diferencial não é o mesmo da tua, da minha é ford e da tua é dana, então creio que os rolamentos sejam diferentes. Mas de qualquer forma eu ando muito em estradas de chão batido e com peso, e faz uns 80k kms que tenho ela e nunca mechi com eles. Espero que seja esse simples detalhe a solução do teu problema!
RicardoFLN
17/04/2017, 20:03
Então teu problema estava ali. Eu tenho uma ranger, mas o diferencial não é o mesmo da tua, da minha é ford e da tua é dana, então creio que os rolamentos sejam diferentes. Mas de qualquer forma eu ando muito em estradas de chão batido e com peso, e faz uns 80k kms que tenho ela e nunca mechi com eles. Espero que seja esse simples detalhe a solução do teu problema!
Realmente são diferente. Nos Ford, não há pista interna nos rolamentos, eles ficam com os roletes em contato direto sobre a pista usinada no semi-eixo. A lubrificação é com o óleo do diferencial, e o rolamento de certa forma não tem a função de segurar o semi-eixo no lugar, isso fica a cargo do C-clip na ponta dele lá nas planetárias. Já nos Dana, o rolamento tem pista interna e externa, e é preso por um anel metálico e um anel elástico. No caso dos Dana melhor não bobear na verificação/manutenção dos rolamentos, pois se o rolamento quebra, o semi-eixo com roda e tudo mais pode acabar te ultrapassando!!:lol:
Eu fico triste de ter um eixo traseiro Ford pois dificulta a compra de um bloqueio (ao menos aqui na republiqueta das bananas!) e pq se o rolamento vai pro pau, provável que ferre a pista do rolamento no semi-eixo, mas fico feliz por dificilmente perder a roda no caso de quebra do rolamento.
Abs.
Francisco Casal
20/04/2017, 22:22
Ford visteon 8.8 > dana 44/46 esse é o fato. Abri o meu e comparei com o dana 46 da f do véio, a diferença é grande o ford muito mais bruto, e se comparar com o 44 a diferença fica brutal!
Júlio César aigner
23/04/2017, 15:31
Amigo vc acompanhou o serviço do mecânico na hora de montar o rolamento na bengala já passei por esse probleminha
Júlio César aigner
23/04/2017, 15:33
Vc usou rolamento e retentor original
Júlio César aigner
24/04/2017, 13:41
Usou rolamento e retentor original esse rolamento não pode levar nenhum tipo de pancada na hora dá montagem
Guilherme Coura
25/04/2017, 09:18
Vc usou rolamento e retentor original
sim, Uso rolamento e retentores originais, penso que o problema era mesmo o respiro entupido. Isso gerava uma pressao interna do diferencial obrigando o oleo a sair pelos retentores.
Muito obrigado.
Júlio César aigner
25/04/2017, 12:50
O broblema dá minha era o seguinte o primeiro mecânico que montou o rolamento na bengala foi na base dá marretada rodei dois dois dias com o carro e estourou de novo o segundo mecânico montou o rolamento na prensa bem mais prático mais não adiantou muita coisa não rodei três dias e moeu rolamento e estragou a bengala no local que acopla o retentor
Júlio César aigner
25/04/2017, 13:22
Em fim procurei outro mecânico depois de trocar três vezes o rolamento e retentor em todos eu acompanhei o serviço a bengala como tinha comido a parte onde fica o retentor teve que ir pro torneiro bom a parte mais importante qui eu notei foi o seguinte tanto pra tirar o rolamento estragado ea trava como pra colocar o novo o mecânico deu uma aquecida no rolamento e trava encaixou fácil fácil nunca mais tive problemas já rodei mais de cem mil km e sempre com peso na caçamba uma coisa muito importante que notei foi que os dois primeiros mecanicos um montou na prensa o outro foi na base dá marretada enfim os dois quando colocou o rolamento o rolamento desmontou ele soltou a trava qui ele tem . Já o último mecânico qui aqueceu a peça no fogo pra dilatar e encaixar . O rolamento não desmontou meu carro é uma ranger 2.8 2004 eixo Dana é o mesmo
Francisco Casal
25/04/2017, 19:13
Faz sentido isso que o amigo Júlio fala, caso desentupindo o respiro o problema continuar, tens uma base de como deve proceder!
RicardoFLN
27/04/2017, 12:32
O broblema dá minha era o seguinte o primeiro mecânico que montou o rolamento na bengala foi na base dá marretada rodei dois dois dias com o carro e estourou de novo o segundo mecânico montou o rolamento na prensa bem mais prático mais não adiantou muita coisa não rodei três dias e moeu rolamento e estragou a bengala no local que acopla o retentor
Pessoal, procurando as numerações de todos os rolamentos do eixo traseiro pra ver se finalmente troco minha relação de diferencial, topei com um tópico aqui do fórum justamente discutindo problemas com esse rolamento de roda dos eixos Dana.
Segue: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/50478-rolamento-da-roda-traseira-da-ranger.html
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/50478-rolamento-da-roda-traseira-da-ranger.html)Em uma das postagens tem os procedimentos do manual da Ford para desmontagem/montagem desse rolamento. Só aí tu já vê que 98% dos "mexânicos" faz cagada, no desmontar, ou no montar. Os com Phd fazem porcaria em ambos!:lol:
Pelo que li tb tem um certo problema com uns rolamentos que tem colar de travamento.
Pra quem está passando por problemas com isso, recomendo a leitura.
Abs.
Francisco Casal
28/04/2017, 21:26
Ricardo, um pequeno off topic. Pelo visto vc tem uma ranger com o diferencial Ford e a relação 4.56, pretende colocar que relação??
RicardoFLN
29/04/2017, 13:49
Ricardo, um pequeno off topic. Pelo visto vc tem uma ranger com o diferencial Ford e a relação 4.56, pretende colocar que relação??
Francisco,
Não só pretendo, como vou colocar a 4,10. Na verdade já faz bastante tempo que as comprei, deve quase estar fazendo aniversário! E como provavelmente a arrancada vai ficar "difícil", vou colocar a TGV. Falta comprar a turbina em si, mas os apetrechos "ao redor" já estão quase todos na mão. :concordo:
Abs.
Francisco Casal
29/04/2017, 21:36
Bacana Ricardo, vai fazer algum repotenciamento no motor além da tgv?? Pois a 4.10 vai judiar o 2.5 como vc citou nas arrancadas. Eu gostaria de coloca a 4.27, igual as f1000 hsd tem, ela arranca bem e tem uma final um pouco melhor, mas acredito que essa relação não tenha disponível pro ford 8.8.
Abraço
RicardoFLN
30/04/2017, 18:52
Bacana Ricardo, vai fazer algum repotenciamento no motor além da tgv?? Pois a 4.10 vai judiar o 2.5 como vc citou nas arrancadas. Eu gostaria de coloca a 4.27, igual as f1000 hsd tem, ela arranca bem e tem uma final um pouco melhor, mas acredito que essa relação não tenha disponível pro ford 8.8.
Abraço
Francisco,
As relações que existem para o Ford 8.8 são: 5,71/5,13/4,88/4,71/4,56/4,30/4,10/3,90/3,73/3,55/3,31/3,27/3,15/3,08.....lá nos EUA!:neutral:
Quanto ao motor, a ideia em princípio, é só trocar a turbina, sem mexer em nada pra ver como fica, e então partir pra regulagem da LDA, que no caso são 3 coisas passíveis de serem reguladas nela, assim como na haste atuadora das palhetas da turbina. Só aí já tem bastante coisa pra ficar fuçando! Por último se necessário regulagem do débito da bomba. Meu objetivo é deixar esse motor o mais “dieselfóbico” possível....rsrs. Hoje ele faz 14 e baixo a 80/85 e 12 e alto a 95/100, sendo que as mudanças mais relevantes em relação ao consumo feitas até agora foram colocação das RL manuais e intercooler da 2.8. Esse último ainda vai sofrer alteração de lugar (pra frente do condensador), que eu vou te contar que lugarzinho mais desgraçado que os engenheiros inventaram de meter ele....mãe das coruja!!!
Abs.
Caraca meu amigo tu estás mexendo tudo isso na bruta e como tu ainda não me abre um tópico pra ela??
Abre um tópico pra gente babar nas fotos dá bruta e tentar dar uns pitacos
Abraço
Francisco Casal
01/05/2017, 02:39
Exelente idéia a do leoss. Cria um tópico Ricardo. O que me agradou é saber que tem a relação 4.30 pro 8.8, mas ai pro dana 35 aó teria 4.27, ai não ficaria bom. De momento andamos assim, o que estou afim de aumentar é os pneus, de um 31 pra um 33 e mais o bl de 3" que está a caminho!! Abraço
RicardoFLN
01/05/2017, 12:34
Caraca meu amigo tu estás mexendo tudo isso na bruta e como tu ainda não me abre um tópico pra ela??
Abre um tópico pra gente babar nas fotos dá bruta e tentar dar uns pitacos
Abraço
Rsrsrs, nem é pra tanto! Até mesmo porque essas mudanças estão sendo feitas em doses homeopáticas e por sinal sobre algumas eu já escrevi um pouco. Quem sabe quando estiver tudo feito aí escrevo sobre tudo que fiz. Aqui no fórum nego só quer saber de abrir bomba, andar mais e abrir bomba (é quase um mantra!):lol:
Eu abro o capô do motor e vejo muitas possibilidades, que o fabricante obviamente em nome da rapidez e custo de montagem relega. Uma delas é a posição do intercooler ali do lado do radiador e com o defletor de ar com um ângulo fechadasso, "mais apertado que rato em guampa"! Outra é a entrada de ar original. Coloquei um termopar na entrada do filtro de ar e qual não foi o diagnóstico?! Acaba misturando com o ar quente do cofre do motor ao invés de pegar ar "fresquinho" da rua, diferença de 5 a 10 graus, ou seja, cabe uma mudança aí. Eu pensava num Snorkel, mas como não vou entrar em rio e deve ferrar com a aerodinâmica já ferrada da caminhonete, vou bolar um jeito de puxar ar fresco sem puxar água da chuva, talvez algum esquema na caixa de roda.
Ou seja, tem bastante coisa interessante pra fazer pra buscar uma melhor eficiência energética desse conjunto.
Francisco, pois é BL+33" deixa o bagulho imponente, quase caí nessa tentação, mas pra mim não rola, pois vai contra a minha vontade de fazer essa Ranger fazer 20 km/h na estrada (só vontade viu! sei que não dá com esse motor de cabeçote sem fluxo cruzado.), acaba aumentando a área frontal e os 33 devem ser de um peso (massa) absurdo!
Abs.
PS. leoss, já coloquei fotos uma vez, por sinal tu fostes o primeiro a escrever depois....rsrs (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/77422-fotos-de-ranger-coloque-sua-aqui-91.html)
RicardoFLN
01/05/2017, 12:36
Por acaso alguém tem à mão aí as numerações dos rolamentos de roda/diferencial/pinhão do eixo Visteon 8.8?
Grato.
Wilsonhyoga
04/06/2018, 15:06
Eu estou com esse mesmo problema, a minha ranger é a mesma da sua, vc achou o problema?
Wilsonhyoga
04/06/2018, 22:31
Estou com o mesmo problema, vc encontrou a solução?
Guilherme Coura
12/07/2019, 11:01
Em fim procurei outro mecânico depois de trocar três vezes o rolamento e retentor em todos eu acompanhei o serviço a bengala como tinha comido a parte onde fica o retentor teve que ir pro torneiro bom a parte mais importante qui eu notei foi o seguinte tanto pra tirar o rolamento estragado ea trava como pra colocar o novo o mecânico deu uma aquecida no rolamento e trava encaixou fácil fácil nunca mais tive problemas já rodei mais de cem mil km e sempre com peso na caçamba uma coisa muito importante que notei foi que os dois primeiros mecanicos um montou na prensa o outro foi na base dá marretada enfim os dois quando colocou o rolamento o rolamento desmontou ele soltou a trava qui ele tem . Já o último mecânico qui aqueceu a peça no fogo pra dilatar e encaixar . O rolamento não desmontou meu carro é uma ranger 2.8 2004 eixo Dana é o mesmo
Depois de tanto tempo percebo que o problema não foi resolvido, após desentupir o suspiro, o que realmente fazia com que o oléo vazasse pelos retentores, rodei aproximadamente 20 mil km com o carro, contudo, ele estourou o retentor. Levei no mesmo mecânico que montou um novo rolamento, marca skf, e retentor originais. Para minha surpresa, 2 semanas e depois de rodar apenas 300 km, o vazamento voltou, ao levantar a caminhonete no macaco percebi que a roda estava com uma grande folga, o mecânico abriu e disse que o rolamento não estava estourado e colocou um calço para tirar a folga, pois bem, o carro nem saiu da oficina e deu um estralo na roda. Já não sei mais o que fazer com esse carro, me disseram ate para trocar toda a carcaça do diferencial.
DaniloDiesel
02/09/2019, 14:11
Boa tarde, conseguiu solucionar?
Estou com um problema parecido, caminhonete do dia a dia, não é de serviço, não carrega peso...
RicardoFLN
02/09/2019, 15:04
Danilo,
Esse problema recorrente de rolamento, com trocas constantes, usando peças boas......só consigo imaginar carcaça e/ou semi-eixo empenado. Tem de conferir isso.
Sds.
DaniloDiesel
13/09/2019, 08:44
Ricardo, bom dia
A minha retirei o suspiro e pode observar que o mesmo estava entupido.
Se não cessou vejo que reduziu significativamente o óleo escorrendo na roda. Observei agora óleo escorrendo na tampa de abastecimento de óleo do diferencial. Talvez esteja muito cheio ou a mesma esteja enrijecida e não traz mais aderência.
De qualquer forma vou fazer uma lavagem e acompanhar.
Obrigado pelo retorno...
Abraço!
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