PDA

Ver Versão Completa : Defeito Toyota SW4



BLANCO
25/03/2006, 00:00
:D boa noite , acabo de entrar neste forum , estou achando interessante , tenho um hilux 1994 4 cc gasolina motor 22RE , estou com um certo problema , quando estou com a marcha lenta + - a 1100 rpm e piso no freio a rotação do motor cai e eleva novamente para os 1100 rpm ou seja ela fica subindo e descendo sem parar ou morrer e quando faço esse procedimento com a tração ligada não ocorre , detalhe somente com o motor quente , quando fria não acontece , por favor me ajudem neste caso , um forte abraço do Blanco ~~~~~~

Gabrielpol
25/03/2006, 10:03
Oi Luis, bemvindo ao forum, quase certeza de que o teu problema e com o sistema de hidrovacuo, pode ate ser uma mangueira furada.
Caso seja necessaria a substituicao do mesmo nao compra recondicionado, gasta um pouco a mais e coloca original.(o teu carro merece, e agradece)
Boa sorte.

BLANCO
25/03/2006, 15:18
obrigado , gabriel mas ja foi vistoriado e não achado o defeito pois o mesmo so acontece com o motor quente , quando ligo a maquina pela manha não acontece , aundo faço este procedimento engato a tração ela corrige o problema , mas :concordo: agradeço a sua resposta ..

Gabrielpol
25/03/2006, 21:38
Luis, uma outra coisa que esta relacionada a temperatura e aceleracao e o sensor de oxigenio ou sonda lambda, como todo o sistema esta ligado com a tua central de controle eletronico, nao sei especificar a interferenca da traccao nem do sistema de freio (ABS?), mas acho que vc. deveria testar a sonda, as veces so limpar resolve.
Sorte.

BLANCO
26/03/2006, 16:10
ola gabriel , a sonda lambda ja foi substituida por outra da bosch que usa 4 fios e funciona perfeitamente , estou chegando a conclusão que é ja valvula EGR pois controla a vasão de ar para motor funcionar , quando quente ela não deve estar vedando perfeitamente , vamos avaliar !!!
outra questão relacionada a tração é que no modelo da minha maquina tem o sistema ADD ou seja é uma especie de roda livre no diferencial que é acoplada com vacuo por isso o motivo de ficar acelerada quando piso no freio ou ligo o ar condicionado , vou avaliar a valvula AGR nesta semana , por hoje é so um forte abraço , tchau ~~~~~~~~

Gabrielpol
26/03/2006, 20:51
Oi de novo Luis, ja descartamos o hidrovacuo e a sonda, a valvula EGR controla a quantidade de gas de escapamento que e intoducido no teu sistema de aspiracao. Normalmente ela abre e "contamina" teu ar em baixa rotacao, quando vc. acelera ela fecha. E atuada por vacuo e tem monitoramento eletronico ligado a tua ECU, quando o freio e atuado ela recebe o sinal de abrir para ajudar na desaceleracao.
Lendo de novo teu primeiro mail, acho que a tua marcha lenta esta um pouco alta - 1100 rpm?...
Antes de trocar qualquer coisa mais , faz um teste de abaixar a lenta para 800 rpm...deveria ser a tua regulagem original, sem o a/c ligado. Regular com o motor quente.
Acontece que se a tua rpm minima estiver acima do originalmente programado na ECU, quando pisa no freio ela recebe a informacao de diminuir o combustivel, nunca abaixo do padrao minimo fixado de fabrica,(IDLE SPEED). Se a tua idle estiver pos-regulada a 1100 o sistema entende que o carro nao esta parado, vc. freia e ele, quer cortar o comb. mas tambem nao pode faze-lo, porque a lenta esta regulada a esta rpm, entao fica "corta-restitui" como sao varios sensores e atuadores que receben esta informacao, qualquer alteracao num deles pode ocasionar conflito na resposta. So faz o teste de reducir este valor de rpm.
A relacao com o ar cond. e a mesma coisa, o ajuste errado, alterado da IDLE do a/c pode causar este problema de aceleracao.
Tambem pode ser um defeito do A/C AMPLIFIER, que envia a informacao para aumentar as RPM, quando vc. liga o ar cond. Funciona com a valvula VSV = vacuum switching valve que aumenta a idle.
So faz o teste de reducir este valor de rpm, se nao der certo teria outras info para darte.
So pra nao esticar e complicar muito esta resposta.
Boa sorte e me da um retorno.

BLANCO
26/03/2006, 23:24
ola gabriel , o motor quando frio ele esta em torno de 1000 rpm exemplo pela manha , quando aquece cai para 800rpm. Quando piso no freio em marcha lenta nada acontece , quando piso no acelerador e aumento o giro para 1100rpm e mantenho e piso no freio ela fica oscilando de 1100 rpm para 800 rpm , mas quando nesta situação engato a tração o giro se estabiliza e ate eleva para 1500 rpm , em relação ao AC quando somente em marcha lenta ele eleva normalmente para a compensação do motor , mas quando faço o procedimento de pisa no freio e manter a rotação em 1100 rpm o giro do motor oscila mais rapidamente me retorna , um abraço ~~~~~~

Gabrielpol
27/03/2006, 08:18
Ola Luis, agora as coisas estao mais claras.
Na realidade vc. nao tem nemhum problema com a tua Electronic Central Unit... e ela que tem problemas com vc...estas deixando ela louca. Recebe ordem para freiar e acelerar AO MESMO TEMPO???...com certeza nao foi programada pra isso.
A tua central esta funcionando como deveria. Como disse antes quando o freio e atuado atraves do mesmo sinal ou voltagem que acende as luces de freio, a ECU recebe a informacao de ajudar a freiar o carro, ela corta o combustivel ate a reduccao das rpms fixadas para a marcha lenta =800. Agora bem, ...se ao mesmo tempo vc. acelera ela recebe tambem a ordem de aumentar a vazao dos injetores ate aquela velocidade =1000 rpm...entao o tempo todo ela esta = sobe -desce. Ou seja esta funcionando normal.

BLANCO
27/03/2006, 10:07
bom dia gabriel , a ECU esta funcionando perfeitamente ? como acontece isso porque tenho um amigo aqui em brasilia que tem o mesmo carro e na dele nao acontece e ate mostrei para ele e ate achou estranho , as vezes o rpm cai um pouco mais proximo dos 600rpm e ai o carro fica chocho e as vezes ele fica em torno de 800/900 rpm e ai responde bem ao desempenho da maquina estou para ficar louco o carro ja foi scaneado e ate a ultima acendimento da luz do CHECK foi detectado mistura , a verdade que este carro nao tinha dono antes de eu compra-lo ou seja o cidadão ne trocava o oleo ( um horrror) ,faltava negativo da bateria para o chassis , troquei a bomba de combustivel , vela , filtro de ar , mandei limpar o tanque ( encontrado um pedaço de fita isolante dentro do tanque ) embuchei o corpo de borboleta que estava com muita folga, troquei o sensor de posicionamento do corpo de borboleta e ainda tem uma falha , as vezes estou no sinal de transito em marcha lenta e ela da uma especie de cortada mas nao apaga , esta complicado mas tenho fe que irei resolver com ajude de vcs , um forte abraço ........

Gabrielpol
28/03/2006, 19:45
Novamente oi Luis, parece que ta dificil conseguir outro parecer, mais pelo fato de que teu motor, o 22re nao e muito comum por aqui.
A maioria do pessoal ou tem diesel, ou 2.7 gasolina.
O 22re e um exelente motor, e nao costuma dar problemas graves.
Tenho conhecimento dele porque um amigo no meu pais tem uma toyota com este motor e ja resolvemos alguns problemas com a ECU juntos.
Reitero que a tua ECU esta funcionando normal, principalmente no quesito "freiar e acelerar ao mesmo tempo".
A do teu amigo nao sei, muitas veces os "mecanicos", solucionam alguns problemas desligando o fio do sensor do freio da ECU, para nao ter esta "interferenca" no sistema, ou quando o proprietario quer aumentar a IDLE para ter melhor arrancada. Nao implica em nada serio, ao nao receber esta informacao o sistema(ECU) simplesmente nao acusa que vc.
piso no freio e nao corta o combustivel, uma pequena ayuda que a maioria dos vehiculos nao tem...
O 4x4, quando acionado atua como um "overraide", ou seja ignora algumas informacoes devido a que o carro vai trabalhar em um regime fora do padrao, por isso o comportamento muda.
Vc. mencionou que o carro nao tinha manutencao e teve que trocar varias pecas etc...Agora bem outra coisa que pode te dar falhas na lenta e e comum nestes motores e que se foi trocado o liquido de arrefecimento
pode ter ficado uma bolha de ar no sistema de resfriamento da entrada de combustivel (uma mangueira fina). Acontece que a temperatura do ar quente nesta bolha se eleva e tem um sensor que avisa para cortar o comb. e ocasiona esta falha na marcha lenta. E so retirar a mangueira que geralmente a bolha sai.
Fora isto se ainda tem um defeito de ajuste no cabo ou sensor do acelerador tem que ser eliminado.
A funcao da ECU e prolongar a vida util do motor atraves do monitoramento continuo do funcionamento, ou seja e uma coisinha chata,
Quase como ter 2 sogras morando em casa.
OU vc. mantem tudo perfeito ou te enche o saco sem parar.
A seguir te paso dois artigos sobre o sensor de possicao do acelerador.

www.mpcfaculty.net/john_kalina3/Toyota/Toyota%2022RE%20Throttle%20Position%20Sensor.htm

www.4crawler.com/4x4/CheapTricks/TPS/index.shtml#ThrottlePositionSensor


Boa sorte.

Gabrielpol
29/03/2006, 17:04
Luis, no link a seguir tens um manual (em ingles)muito completo e didatico do teu motor. Muito bem explicada a parte da ECU e dos sensores e como testa-los e ajusta-los.

http://repairmanual.free.fr/manuel_moteur_22RE_3VZE.pdf

Demora um pouco para baixar, sao 265 paginas mas vale a pena.
Te enviei uma MP, com um desenho eletrico do motor, sensores e ECU.
Espero que ajude.
Abraco.

jorge silveira
29/03/2006, 18:29
Gabrielpol, eu tenho uma toyota ano 92, motor sr5 6v, a gasolina, e estou tendo um problema parecido. o carro esta morrendo e nao consigo descobrir o q é. qdo está frio, tudo bem, mas, mas qdo quente, sempre q tiro o pe do freio para sair, o carro morre. vc teria uma versao desse manual para o meu motor? isso ajudaria muito. obrigado.

Gabrielpol
29/03/2006, 18:55
Oi Jorge, qual o modelo do teu motor ?...Nao e o 3VZE .?...Se for esta incluido neste manual.
Da uma olhada nele
No teu motor ha um sistema chamado de Cold Start Injector, que envia mais comb. quando o motor esta frio, monitorado pelo sensor de temperatura, ou seja que quando o motor atinge a temp. ideal (normal), entra o regime normal de injeccao.
Sao muitos os sensores a serem verificados, inclusive as velas, mas com a ayuda deste manual nao teras problemas, so paciencia.
Verifica a regulagem da marcha lenta primeiro(IDLE), para teu motor deve estar em 800 rpm- reguladas com ele quente.
Abraco.

jorge silveira
29/03/2006, 19:12
Gabrielpol, muito grato por sua resposta. o motor é o v6 3.0 efi. vou ver se o manual cobre este motor. vou informar ao meu mecânico as dicas q vc deu, vamos ver se consigo resolver isso. estou ficando de cabelos brancos com esse problema. abraço.

Gabrielpol
29/03/2006, 20:07
Oi de novo Jorge, o 3VZE e o mesmo motor = V6 3.0.
Teu manual comeca na pagina 279.
Abraco.

jorge silveira
29/03/2006, 20:15
Gabrielpol, obrigado mais uma vez. vou dar uma boa olhada nesse manual.

André 4Runner RJ
07/04/2006, 11:47
Grande Gabriel,

Esta noite, volto às atividades com a 4Runner por aqui. Já identifiquei a maioria dos fios, no papel, e agora é só cair dentro.
A obra lá em casa já está quase pronta, faltando alguns pequenos detalhes. Com isso já posso dar umas escapadinhas...
Com suas dicas, tudo ficou mais fácil.
O Jorge ficou de entrar em contato para ver esse problema no carro dele. Já disponibilizei todo o material que possuo, é só ele entrar em contato.

Assim que estiver passando por aqui, entre em contato.

Abraços,

André

BLANCO
07/04/2006, 20:36
ola gabriel, gostaria de saber para que serve aquele parafuso plastico que existe no meu motor em cima do cabeçote ou seja ao lado do corpo de borboleta pois quando altero com o motor funcionando nao muda absolutamente nada mas quando altero com o a/c ligado o compressor nao funciona e nao eleva o RPM , descobri muitas coisas erradas , como exemplo , ochicote que vem da caixa de fusivel estava com a coifa solta consecutivamente entrava agua e o carro ficava lerdo , tampado isso fui para o interior do carro e descobri que a ECU estava solta e um pouco oxidada pela agua de chuva , solucionado isso , o carro melhorou um pouco mais , vc poderia verificar esse parafuso pois naquele manual nao menciona esse detalhe , um forte abraço luis>>>>>>>>>>>>>>