Ver Versão Completa : Projeto - Jeep Cj com mecânica parcial Grand Cherokee 4.7 2002
Muito bom dia, estou iniciando um novo projeto, basicamente o que eu tenho em mente, é utilizar a mecânica de uma cherokee (baixada) 2002 4.7 que eu tenho, para montar o meu jeep.
Antes de realmente começar a mexer no projeto, estou pesquisando bastante, para não cometer alguns erros que já cometi com outros jeeps.
obs:Não é para trilha pesada...passeios e trilhas leve.
Segue abaixo minha ideia, se alguém puder me ajudar, agradeço.
Motor V8 dodge 4.7 ( vou usar a injeção programável Fueltech)
Cambio Hilux 3.0 turbo diesel 2006
Suspensão ( pensei em utilizar as molas helicoidais da propria cherokee)
Eixos e Freios ( usar da cherokee)
Caixa de direção usar da cherokee.
Seguem algumas duvidas que eu tenho
*O que acham do conjunto?
* qual é a melhor maneira de alongar o chassi, pois se não meu cardã vai ficar muito curtos, queria alongar para ter um estética igual do cj7 e não bernadão.
AGRADEÇO TODO AJUDA, QUERO FAZER UM PROJETO MUITO HARMÔNICO E BOM
anfernandes
08/04/2017, 14:02
Ola Thumma,
Porque nao usar o cambio da propria Cherokee?
andretomasi
10/04/2017, 07:03
Ola Thumma,
Porque nao usar o cambio da propria Cherokee?
Eu ia fazer a mesma pergunta. Se está funcionando, eu usaria o mesmo câmbio e tração; aproveitaria inclusive instrumentos do painel, ar-condicionado para usar como compressor pneumático e geladeira para latas, entre outras idéias.
Tenho um projeto parecido na cabeça, assim que voltar pro mundo dos CJs.
No que eu puder ajudar, estou à disposição.
[ ]'s
Muito bom dia andretomasi e anfernandes, a minha Cherokee, não possui nenhum chicote e nenhum modulo, ficou com o antigo dono. Fui atras de comprar os módulos e chicotes, mas acabei desistindo, pois o valor seria absurdo.
Me passaram que eu iria precisar de todos os módulos do carro, inclusive de tração, vidros elétricos, chave e tudo mais.
Com isso acabei desistindo dele, e passei para a ideia do cambio manual da Hilux.
Agora preciso vender o cambio da Cherokee rssssss ,para capitalizar e continuar o projeto.
Rodrigo Baratti
11/04/2017, 20:50
Na gringolandia existem módulos de câmbio programáveis, como os de injeção.
poutz, não tinha conseguido achar nada, acredita Rodrigo, você saberia me informar algum? pois ai vendo o cambio da Hilux e fico com o meu conjunto original. E muito obrigado por ter me avisado
andretomasi
12/04/2017, 09:51
Powertrain Control Solutions - Moving You Forward (http://m.powertraincontrolsolutions.com/Performance_Aftermarket/Products/index.php?category=TCM-2000_Transmission_Controller)
Não vai ser barato. Primeiro confirma qual o modelo exato do teu câmbio da Cherokee, tem outros fornecedores desses módulos também pra pesquisar.
Rodrigo Baratti
12/04/2017, 12:42
Eu tinha pesquisado tempos atras para um C6.
http://www.4wheelparts.com/Drivetrain-Differentials/Automatic-Transmissions.aspx?t_c=12&t_s=381
Procura nas lojas especializadas de 4x4.
M-Beltrame
12/04/2017, 16:36
Tenho uma gran 4.7, o motor é show!!! e o ronco...:violao:
O cambio at dela é muito bom, apesar de ser longo, já a caixa de transferência tem histórico de problemas. O eixo dianteiro é um d30, fraco e sub dimensionado, mas se o uso for on road e usando pneus até 33 (com o eixo original) não terá muitos problemas, o eixo traseiro é um d44 hd, a prova de balas. (ela usa o mesmo conjunto de eixo do wrangler jk).
No seu caso, estudaria uma caixa manual, pra poder aproveitar o v8 como se deve!
Alem de facilitar muito as coisas...
Abraços
M-Beltrame
12/04/2017, 16:39
Ahhhh,
Sai fora dos freios dela, tudo carrissimo!
Aproveita só o motor e eixo traseiro (pensando em manutenção e resistência).
Muito bom dia M-Beltrame, então, to com o cambio da Hilux 3.0Turbo diesel , pelo que pesquisei é um cambio que vai dar para eu usar muito bem o V8, pensei em usar os freios, pois já estão montando e não seria necessário fazer adaptações. Fico meio perdido ai em qual outro freio colocar no lugar, se tiver sugestões, estou com ouvidos abertos.
estou pensando em usar também os braços da suspensão original, apenas relocando eles no jeep, o que acham?
e mais uma coisa, será que vou conseguir usar o bloqueio do diferencial traseiro dela ? pois já me falaram que é elétrico, e que poderia fazer um acionamento através de um botão, isso é verdade?
Eu tinha pesquisado tempos atras para um C6.
http://www.4wheelparts.com/Drivetrain-Differentials/Automatic-Transmissions.aspx?t_c=12&t_s=381
Procura nas lojas especializadas de 4x4.
Rodrigo, muito obrigado pelo link.
Depois que você comentou, fui procurar, mas para minha infelicidade, para o meu cambio 5-45RFE eles não conseguiram desenvolver, eles colocam uma obs, dizendo que não dão suporte e nem garantia.
Vou usar meu cambio de toyota mesmo.
Mas muito obrigado
andretomasi
13/04/2017, 09:42
Naquele link que mandei eles têm o TCM pro teu câmbio 5-45RFE
Naquele link que mandei eles têm o TCM pro teu câmbio 5-45RFE
Andretomasi, me desculpe, não havia visto o seu link, estou pesquisando ele agora mesmo!
muito obrigado
M-Beltrame
13/04/2017, 10:17
Muito bom dia M-Beltrame, então, to com o cambio da Hilux 3.0Turbo diesel , pelo que pesquisei é um cambio que vai dar para eu usar muito bem o V8, pensei em usar os freios, pois já estão montando e não seria necessário fazer adaptações. Fico meio perdido ai em qual outro freio colocar no lugar, se tiver sugestões, estou com ouvidos abertos.
estou pensando em usar também os braços da suspensão original, apenas relocando eles no jeep, o que acham?
Boas!
Entendi, tinha me confundido e achei que o cambio da hilux também era at.
Se você for usar os eixos de gran mesmo acredito que mesmo tendo itens caros, não vale a pena adaptar algo...
Sobre o bloqueio, para o brasil vieram basicamente 3 tipos de gran cherokee wj, a laredo (6 cil) a v8 quadra-trac II e a v8 quadra-drive. Entre as v8 a diferença esta na caixa de tração (ambas são NV247, porem tem algumas diferenças), alguns opcionais e apenas a quadra-drive tinha bloqueio "vari-lock" de 75%. Não sei de nenhum modelo com bloqueio elétrico, mas talvez seja um opcional...
A susp original dela é boa, porem tem limitações, sugiro copiar algum kit de susp gringo.
Abraços,
Sydney66
14/04/2017, 22:00
Thumma, esse câmbio da hilux é o mecânico ou automático? Concordo com você que os câmbios para motores diesel tem robustez suficiente para o torque de um V8, mas como motores Diesel são de baixa rotação (3 a 4 mil rpm) eles são de relação longa e os automáticos tem overdrive, quando não a relação do diferencial é que é longa.
Como você vai manter o eixo traseiro da cherokee seria bom verificar esse casamento de relações para não ficar tendo que trocar muitas marchas, pois o torque do Diesel é na baixa e do V8 é na alta.
[]
Thumma, esse câmbio da hilux é o mecânico ou automático? Concordo com você que os câmbios para motores diesel tem robustez suficiente para o torque de um V8, mas como motores Diesel são de baixa rotação (3 a 4 mil rpm) eles são de relação longa e os automáticos tem overdrive, quando não a relação do diferencial é que é longa.
Como você vai manter o eixo traseiro da cherokee seria bom verificar esse casamento de relações para não ficar tendo que trocar muitas marchas, pois o torque do Diesel é na baixa e do V8 é na alta.
[]
Muito bom dia mestre, desculpe a demora para responder, então vou usar o cambio manual da hilux 2005, pelo que percebi a relação dele é boa, muito parecido com o cambio da f1000 4 marchas, apenas com a quinta a mais claro.
Agora uma coisa que eu não fiz, foi analisar e fazer a conta da relação. e Realmente, posso ter um problema ai, devido a relação de coroa e pinhão da cherokee.
agora estou também na procura de um chassi de jeep com documento. Sem a lataria. Para começar a fazer as adaptações.
Se alguém souber de algum, eu agradeço.
M-BELTRAME, fui dar uma olhada na suspensão americana, é por enquanto a verba não vai dar não...mas mais para frente é uma opção bem viável, pois o custo não é tão absurdo, uma coisa que irei colocar sem duvida são os amortecedores FOX, pelo que pesquisei são ótimos.
pessoal uma pergunta, quem vocês indicam, para me ajudar a fazer uma flange, para unir meu cambio de hilux, com o motor 4.7?
andretomasi
20/04/2017, 22:56
Tenta com o Berga, tem um tópico aqui do kit de freio a disco dele, vê se ele ainda está na ativa.
Tenta com o Berga, tem um tópico aqui do kit de freio a disco dele, vê se ele ainda está na ativa.
tentei contato mas sem sucesso.
essa semana quero começar a colocar fotos.
estou aberto a sugestões
muito bom dia pessoal.
Ontem fiz um teste da capa seca.
Havia recebido uma informação, de que a capa seca da Dakota, bate exatamente com o cambio da Hilux 3.0
Ontem fiz o teste, e o encaixe é perfeito, sendo que a capa seca da Dakota, bate perfeitamente no motor dodge 318 (cherokee e dodge antigo) e também na cherokee 4.7.
fiquei por demais de contente, sendo assim, não será necessário nenhuma flange.
547647
foto do cambio já com a capa seca.
agora vou precisar ver a questão de volante de motor, embreagem e eixo piloto.
agradeço a todos pela ajuda
Rodrigo Baratti
09/05/2017, 12:12
:palmas::palmas::palmas:
Que legal que resolveu e ficou "original"!!
[]'s
Obrigado Rodrigo.
Pessoal estou com uma duvida, faço um willys e aumento o chassi dele, ou já faço uma toyota bandeirantes, que o chassi já é um pouco maior ( aproximadamente 20 cm)
willys1960_ctba
16/05/2017, 12:20
Obrigado Rodrigo.
Pessoal estou com uma duvida, faço um willys e aumento o chassi dele)
Meus 0,10 centavos de pitaco. WILLYS.
M-Beltrame
16/05/2017, 12:38
:pensativo::pensativo:
Willys v8 já tem alguns, agora bandeirantes v8 nunca vi! E acho as primeiras com farol redondo muito bonitas.
Nesse caso bandeirantes!
OBS: O power train sem adaptações ficou show!
Abraços,
Pessoal muito obrigado, vou atualizando com os próximos acontecimentos, estou na torcida para que semana que vem chegue a ft 300.
Ai provavelmente no final de semana, devo ligar o motor ( ainda na cherokee)
Estou procurando chassi de toyota sem a mecânica, e lataria, se alguém souber...me avise por favor!
agradeço demais todo o apoio e ideias
Muito bom dia, estou provavelmente, partindo para montar meu jeep de fibra (fiber4x4), pelo fato de precisar aumentar o entre eixo, estou partindo para o lado do cj7, o qual a fiber ja tem o modelo pronto.
alguém teria alguma opinião a respeito?
Muito bom dia, devido a uma oportunidade que acabou surgindo, comprei uma Rural, e estarei montando todo o projeto nela.
548986548987548985
feliperods
21/02/2021, 20:50
Boa noite, conseguiu instala a Fueltech no V8 4.7? Quais mudanças foram necessárias? Como ficou as 8 bobinas? utilizou roda fônica ou o sensor de posição original?