Conectar

Ver Versão Completa : DIscovery 2 (1999 - 2002) - Problemas para viagens longas ?



Angelo RJ
05/04/2017, 09:13
Olá pessoal,

Os Discoverys 2 , de 99 a 2002, devido a eletrônica embutida, são confiáveis para viagens longas ( + de 3 mil km) e locais remotos ?

O que se deve fazer, em termos de manutenção na eletrônica desses carros, para minimizar os riscos de ficar enguiçado em locais mais distantes ?


Obrigado.

Rover_br
05/04/2017, 17:41
Boa noite Angelo, seu carro dificilmente terá algum problema eletrônico , a maior parte da eletrônica embarcada está no controle de estabilidade e tração que mesmo em caso de pane ou alguma luz ascender no painel não impedirá que prossiga viagem. Você tem também o módulo do motor, ABS, mas esses podem dar problema como qualquer outro carro. Faça uma revisão geral, veja todos os conectores se estão bem presos, se não há fios desgastados ou mal isolados, verifique aperto de abraçadeiras e leve alguns fusíveis e relês de reserva.

Angelo RJ
06/04/2017, 07:02
Rover, obrigado por sua atenção.

Na verdade eu ainda não tenho um Discovery, mas estou pensando seriamente em comprar um.

Meu carro atual é um Grand vitara,99. Estou querendo trocar por um carro maior, 4x4 e que de conforto para a família em viagens longas.

Minha intenção inicial é o Discovery 1, por ser mais simples de mecanica, porém a oferta de Discoverys 2 é bem maior, principalmente entre 99 e 2002.
Tenho lido muito a respeito desses carros e , assim como muitos, o que me preocupa são os problemas já relatados de defeitos na parte eletrônica. Confesso que isso me assusta bastante.

Outra questão, por demais debatida aqui no Forum, é quanto ao combustível, diesel ou gasolina ?

Eu ando muito pouco, no máximo cerca de 1600km por mes, então , a prinicípio, a gasolina seria o combustível ideal. Porém , como gosto de viajar, fico pensando numa viagem longa o quanto seria custoso os gastos com combustivel.

Já tive 3 carros a diesel (Toyota bandeirante, JPX e Sportage) e todos eram bem economicos, porém com manutenções mais caras.

A vontade de ter um DIscovery é antiga, portanto tenho pensado muito mesmo antes de tomar a decisão. Tenho atentado para a questão da manutenção ( onde achar peças, mecânicos de confiança) e também na questão dos custos e riscos de ter um carro desse.

Obrigado

titanium
06/04/2017, 08:33
Bom dia Ângelo!


Você que já teve Toyota Bandeirante sabe que o custo de manutenção é o normal para um utilitário da década de 90. Ex: cubos de rodas (cubo + rolamentos 1ª linha + prisioneiros, retentores, etc) vai sair na faixa de 700 reais + Mão de Obra para instalação.

No caso da Discovery, o cubo de roda é blindado e quando começa a dar folga, só trocando a peça inteira.
Não tem como trocar apenas os rolamentos.
Assim, estime um custo de aproximadamente 950,00 reais por cubo de roda. Sendo que você mesmo pode fazer a troca. É muito simples! Serviço limpo, só desparafusar e parafusar. E se for pagar alguém para fazer, qualquer mecânico faz. Não tem mistério.

Se o mecânico tiver alguma dúvida de manutenção, tem todos os manuais de oficina, elétrica, diagramas, etc. Tem tudo!
Além disso vários videos no YouTube ensinando a fazer manutenção simples e até as mais complexas (como rebuild de Caixa de Tração).

Caixa de tração dela é baseada na Caixa da Defender e Discovery 1. Apenas é mais silenciosa e longa (relação longa).

A parte de eletrônica é sempre o que deixa a turma com o pé atrás...
Bom, não tem saída.
Que conforto, segurança, capacidade off-road? Tem que partir para utilitários acima do ano 2000.
Eles virão equipados com ABS, Airbag e outras firulas.

No caso da D2 a suspensão traseira é a ar.
Mas a conversão para molas é simples e barata.

É um carro com eixos rígidos, muito resistente.

O módulo ABS tem um defeito crônico.
Com o tempo, a "placa de curcuito", que fica na base do módulo, rompe os fios e você precisa substituir ela.
Na verdade, é serviço extremamente simples de fazer você mesmo.
Com um par de fios, um silicone e uma chave allen, você mesmo tira essa plaquinha e resolve o problema (que na maior parte das vezes é o que impede o funcionamento do módulo ABS).

Resolvendo esse problema do ABS, você faz voltar a funcionar o ABS, o Controle de Descida e o Controle de Tração (que trabalha bloqueando as rodas soltas por meio das pinças de freio).

E aí vamos falar da capacidade offroad do veículo.
Veja que de fábrica ele já veio com controle de tração (como se fosse bloqueio de eixos dianteiro e traseiro).
Isso numa expedição pode fazer muita diferença!
Some a isso pneus AT 50%/50%, um hi-lift e/ou guincho e você está apto a ir basicamente a qualquer lugar.

Detalhe: com conforto.


A D2 é uma nave.
Um dos melhores carros para se viajar em família.
Tem bom espaço interno.
É estável (nesse ponto chamo você a se lembrar de como era dirigir sua Band nas estradas... lembra das galhadas nas curvas?)

Enfim, é outro nível de carro.

O motor td5 é forte, porém, como TODO motor diesel mais moderno, PRECISA ser cuidado com atenção.
Não é um perkins... então o dono precisa fazer troca de óleo sempre no período adequado (observando o tipo de diesel utilizado e o regime de uso, se urbano ou estradeiro).

A parte elétrica/eletrônica, como também foi dito, é simples e não costuma impedir o funcionamento do carro.
O único sensor que impede totalmente o funcionamento do carro é o Sensor de Posição do Virabrequim.
Para todos os outros, o carro segue viagem.

Ou seja, quer preparar o carro para longas viagens?
Revise criteriosamente os Pontos de Aterramento e se não há fios desencapados.

Sempre ande com 3 frascos de limpa contatos no carro! rsrsrsrs

Revise (e substitua) os sensores mais delicados: MAF (fluxo de ar), MAP (pressão de ar), Temperatura da água, Temperatura da Gasolina... Eles influenciam MUITO o funcionamento do carro.

E, por fim, sugiro pegar a MELHOR Discovery 2 que encontrar, ou seja, a mais revisada/a mais bem cuidada.

D2 barata pode sair cara.

Sugiro entrar no grupo de facebook Land Rover Discovery Clube Brasil (ou algo do gênero) e procurar por Evandro Miranda.
Esse é o mestre!
Ah! tem grupos de proprietários de Discovery no RJ (de whatsapp).. Pede para te adicionarem por lá.
A turma certamente terá nanocom (scanner) para você utilizar quando for checar alguma D2 para compra.

PS: Nanocom é o Scanner automotivo, ligado via porta ODBII, MUITO útil para as D2 pois interage com todos as ECUs dela: câmbio, motor, ABS, air bag, BCU. Ela limpa erros e programa algumas funcionalidades interessantes, como DayLightRunning.



Abraço!

Angelo RJ
06/04/2017, 09:49
Titanium,

Obrigado pela aula.

O seu Discovery é de que ano ? Diesel ou gasolina ? Você já fez viagens longas com ele ?

Vou continuar a procurar, sem descartar uma Disco 1.

abs

GARCIA/SP
06/04/2017, 15:16
Realmente, uma aula. :palmas:

titanium
06/04/2017, 15:35
Titanium,

Obrigado pela aula.

O seu Discovery é de que ano ? Diesel ou gasolina ? Você já fez viagens longas com ele ?

Vou continuar a procurar, sem descartar uma Disco 1.

abs


De fato! Não descarte as D1s... são ótimas viaturas!
Também tem conforto e são, sem dúvidas, mais simples de manter.

Talvez a relação Custo x Benefício tenda para a D2.
O custo de aquisição é baixo e se você for somar apenas o custo de adição de bloqueios à D1, já vai ver que você consegue pegar uma D2 (adquirida de um proprietário cuidadoso), fazer uma boa revisão e ainda sobra um bom troco para viajar.


As v8 são beberronas... mas há que não se importe com isso.
Elas fazem média de 5,5 km/litro na cidade andando tranquilo.
Eu acho isso um exagero de consumo.
Há, contudo, usuários de Range Rover (tem um tópico aqui falando sobre isso), que tem registrado boa experiência com GNV geração 3 (acho que é a 3)...
Dependendo do custo do GNV na sua região, um Bom kit sendo Bem instalado, pode apresentar-se como uma solução ao elevado consumo dela na cidade.

Na estrada, as v8 tendem a fazer quase 8 km/litro (pesadas e andando a 120 km/h)

As D2 diesel, com os sensores em dia, fazem na faixa de 8 km/litro na cidade. Na estrada, quase 11.

Manutenção: o ideal, como em todo carro importado, é fazer manutenção PREVENTIVA, adquirindo peças de primeira linha (genuínas ou OEM) diretamente da inglaterra.
Fica muito barato!

Praticamente o mesmo custo de manutenção de qualquer outra 4x4 vendida aqui no Brasil, como por exemplo as Pajero 2004.


Mão de obra: depende.
Procure sempre profissionais de extrema confiança, honestos e dispostos.
Não precisa ser um "especialista" LR.
Claro que se você conhecer um especialista LR (que conheça muito de D2), melhor.
Mas se não conhecer, ok.

Leia os manuais de oficina, os diagramas elétricos... veja vídeos da manutenção com o mecânico, imprima os manuais e diagramas e leve sempre com você quando for fazer manutenção, para que o mecânico observe o passo-a-passo dos procedimentos.

Verás que não tem mistério.
Peça de qualidade + mão de obra com disposição + torquímetro + limpeza + manual de oficina na mão = serviço perfeito!


Ah! antes de adquirir, experimente algumas D2, Pajero Full, Pajero Dakar e as PRADOS.
:D


Abraços

evandro_fm
06/04/2017, 22:22
e afinal de contas, 3 mil km nem é tanto assim para se fazer em uma viagem...

:P

em agosto do ano passado fim uma trip de 6800 km... com saída de Curitiba, fui a Goiânia, barra do garças, Gaúcha do Norte, Brasília ( onde conheci pessoalmente o Titanium - Daniel Sá), voltei por Minas, SP retornando ao PR, fiquei 5 semanas na estrada, e só tive o mesmo pneu furado duas vezes as margens do rio Araguaia...

A disco é um excelente carro, hoje em dia minha esposa acaba usando mais do que eu...
a mecanica é simples... e o cabeçote não empena em caso de aquecimento... kkkk só queima a junta e boa... só trocar por uma nova e trocar também os parafusos elasticos, se tiver um torquimetro pode fazer tudo isso em casa...

uma dica de viagens remotas de Disco2...
Blog do Pedro Hauck (http://www.pedrohauck.net/)

esse cara é aqui de Curitiba... instiguei ele a comprar uma d2...

e tudo mais q o titanium comentou ai em cima é verdade...
ele é um dos mestres em Td5

creio que se optar pela D2 Td5 ela cuidara muito bem de você...
;-)

Meccano
06/04/2017, 22:43
Tita e mais um capítulo do tratado sobre as LR Discovery, carros-brinquedos incríveis!
https://lh3.googleusercontent.com/K3kd_IlxcICTRHd--KgFGR6kUHjE5ot85EJYzErI8WVhV2c074kWaj5dWdWe_VePxo-R-r-TqVBlGbimjNnixq_Ev316El63hHMzzkH6mhYLwRzs0nRrCEb89 TPdKVxCwsBLO8YDOJjHPv4hlg3ZRH2y3x9kdbWH8tb5HdihbGO YgUh_N5dEcBk-_dAaH0rAKLRAq9cwh8tndQ5F1B0fP2cFx3GeQNTZG5W6WBNzMF NfP5zRX1wlOJNXnperPLHiavaK4jlpq0F7kAO6u4vSJdVWnYUh 9GjKvbWk_ZJr_U-94ZQvTEF30ah7nolsHAbLfLuqA5j_mFPGFuiog_CWPADrIIc8E-ud8tGc6ZAVft0mqTim7fK9kYfobSpATpXuREMerdXE-j21iQM6-0BdJ2Ol8QJFKpXhkBnmLvERylZ4wjIgQ2-ZtjAEvJXAJAm1wXUszvN1KxIlvMz4qZVBl4G4xxuyrrHBkf_pR FXC-TxGZku71duRHMSHY0gOhrRdTz6ZiIUttvHH_QwJVMIS0yAC3IZ jAJvirKGI0foMhts3l-9KBM-e2nYpZzIpHP6nwxQZBfr1NyzcI9MA3bTRyok9hsHoLJNFvWTdj Eimigr1sXM_e7sq=w86-h44-no

Angelo RJ
07/04/2017, 11:24
Galera, obrigado pelas dicas e conselhos.

Ainda estou decidindo. Minha dúvida fica entre a Discovery ( 1 ou 2) , a Pajero Sport (2005 - motor 2.8) e a Xterra. Cada um com seus pró e contra.

Em breve coloco meu Grand Vitara ( carro muito bom e confiável) á venda e parto para um desses carros citados acima.

Enquanto isso, continuo pesquisando e aprendendo.

Angelo RJ
12/04/2017, 07:44
Pessoal,

Penso que todo carro usado e bem rodado, quando comprado, o novo dono deve fazer uma revisão geral no mesmo. Sendo assim, caso eu compre uma Disco2, aonde teria uma oficina de confiança que eu poderia deixar o carro para que seja revisados a mecânica e a parte elétrica do mesmo ?

Ps: Moro no interior do estado do RJ, e por isso a oficina poderia ser tanto na região metropolitana do Rio, como também no interior do estado do RJ ou até mesmo no sul de MG.


Obrigado.

ronaldo gabina
10/04/2018, 09:32
Uma aula!!! E das boas!