PDA

Ver Versão Completa : Pajero sport 2.5 diesel 2009 perde potencia nas subidas



robsonf
03/04/2017, 10:30
Pessoal, bom dia,

Acabo de comprar esta pajero, viajei do RJ para SP com ela ontem, fiz 5:30hs de viajem, mas na subida da serra das araras e em outros pontos de subidas ingremes, o carro perdeu potencia, aparentemente ficando em 2a marcha fazendo força, mas sem potencia.

Nas retas andei entre 100km/h e 130km/h, normal....Vcs já tiveram este problema ? O que pode ser ?

Muito Obrigado

DiegoAoki
03/04/2017, 11:14
Robson quais manutenções você fez na sua pajero? Pois se ela perde potencia somente na subida, tente parar em uma subida ingrime e verifique se mesmo em primeira você também perde potencia..

robsonf
03/04/2017, 13:55
Oi Diego, bom dia, muito obrigado pela ajuda. Eu peguei ela neste final de semana, era de um amigo. Ele já tinha comentado que ela ficou assim um tempo atrás, que levou em uma oficina e trocaram alguma mangueira(?). Ontem quando estava vindo do RJ para SP, senti que o carro não desempenhou bem nas subidas, principalmente na serra das araras, onde subiu a uns 60km/h. Um ponto importante é que o módulo HPE está desconectado, pois onde ele levou o carro fizeram alguns testes e não colocaram o módulo devolta. Outro ponto é que a luz da injeção está acesa. No restante da viagem, no plano, andei entre 100km e 130km/h. Mas não passava muito disso, mesmo pisando mais.

robsonf
03/04/2017, 13:55
Robson quais manutenções você fez na sua pajero? Pois se ela perde potencia somente na subida, tente parar em uma subida ingrime e verifique se mesmo em primeira você também perde potencia..

Oi Diego, bom dia, muito obrigado pela ajuda. Eu peguei ela neste final de semana, era de um amigo. Ele já tinha comentado que ela ficou assim um tempo atrás, que levou em uma oficina e trocaram alguma mangueira(?). Ontem quando estava vindo do RJ para SP, senti que o carro não desempenhou bem nas subidas, principalmente na serra das araras, onde subiu a uns 60km/h. Um ponto importante é que o módulo HPE está desconectado, pois onde ele levou o carro fizeram alguns testes e não colocaram o módulo devolta. Outro ponto é que a luz da injeção está acesa. No restante da viagem, no plano, andei entre 100km e 130km/h. Mas não passava muito disso, mesmo pisando mais.

Walter da Camper
03/04/2017, 16:41
Se a luz da injeção está acesa, a primeira providência é ler com um scanner qual o código do defeito que está memorizado.
Faça isso, depois volte para nos dar mais detalhes.

robsonf
03/04/2017, 17:15
Se a luz da injeção está acesa, a primeira providência é ler com um scanner qual o código do defeito que está memorizado.
Faça isso, depois volte para nos dar mais detalhes.

Walter, obrigado, vou levar amanha em uma oficina e volto com as infos.

robsonf
04/04/2017, 08:50
Se a luz da injeção está acesa, a primeira providência é ler com um scanner qual o código do defeito que está memorizado.
Faça isso, depois volte para nos dar mais detalhes.

Pessoal, deixei carro agora na oficina Miltfort que foi indicada em um topico aqui do site. Eles vão fazer o diagnóstico. O Modulo HPE está desligado, eles vão ligar e reprogramar. Um cara da oficina andou no carro lá na hora, disse que pode ser turbina ou até mesmo o câmbio, mas só depois de passar o scanner, etc, vai ter o resultado final. De cara vão me cobrar 200,00 ref a mão de obra + 200 pela reprogramação. Se ao final eu fizer o serviço com eles, vão descontar os 200 da mão de obra. Hoje a tarde irão me ligar e eu atualizo vcs. Obrigado.

pedrocuba
04/04/2017, 16:29
Meu camarada,

esse carro deveria funcionar normalmente sem o HPE, pois a Pajero Sport foi vendida em vários mercados com esse motor 2.5 sem o HPE, como por exemplo na Europa:

Mitsubishi Pajero Sport – Wikipedia (https://de.wikipedia.org/wiki/Mitsubishi_Pajero_Sport)

muito estranho ele não aguentar subir uma serra. Talvez reativando o HPE melhore, mas vc só vai estar mascarando o real problema, acredito eu.

robsonf
04/04/2017, 18:23
Pedro, muito obrigado pelos comentários e compartilhar sua experiência.

Pessoal, fui lá buscar o carro agora a pouco na Multifort da Barra Funda. O serviço que precisa ser realizado é o seguinte :

1 - Descarbonização da turbina : R$ 780,00
2 - Troca da solenóide VGT (marrom) : R$ 370,00
3 - Troca do sensor VGT (este vai confirmar após fazer os passos 1 e 2 ) : R$ 1.300,00
4 - Multi Teste : 200,00
5 - Mão de Obra : 792,00
TOTAL : 3.442,00 ( Se puderem, comentem sobre os preços. Lá é uma oficina especializada em Mitsubishi 4x4, tinham varias pajeros, L200 e triton lá para manutenção. Eles não aceitam comprarmos as peças, tem que ser com as peças deles, com 1 ano de garantia).

O módulo HPE foi instalado novamente e disseram que ele está bom, após colocar o módulo a luz da injeção apagou, mas não sei se foi por isso. Os comentários da oficina foram que a turbina não está abrindo ou está "estrangulando". Disseram que após todo esse procedimento o carro vai ficar bom, que dificilmente vai precisar realizar algum outro procedimento.

E aí, o que acham ? Não vi o que deu de mensagem de erro, pois nao estava lá, mas disseram que mostrou problema nos ítens que mencionei mais acima.

pedrocuba
05/04/2017, 10:54
Cara,

infelizmente mitsubishi nós ficamos na mão no quesito mão de obra. Existem poucas oficinais especializadas e se vc coloca na mão de qualquer um vc tá lascado.

Vou te dar um exemplo: O equivalente a Miltfort aqui no Rio é a Mitsunori, que é a referencia em Mit. Os preços são realmente mais altos, mas nada assustador também. Porém eu acabei levando em outro mecanico, mais barato para fazer reparos menores, como troca de pastilha etc. Pois bem, aconteceu que fui pegando confianca no cara e fui deixando serviços mais complexos na mão dele. Resultado: Prejuizo de 12 mil reais. Por culpa do cara. Tive que levar o carro de volta na Mitsunori e agora ele está melhor do que nunca.


Esse orçamento não está barato não. Mas a Miltfort é reconhecidamente uma das melhores mecanicas para Mit do Brasil.

Oq eu sugiro é dar uma procurada na internet pelo preço dessas peças e ver se está compatível.

E outra coisa: Descarbonização da turbina não deveria estar incluso na MDO? ou são 780 reais só pra limpar a turbina com ela já fora do lugar?

Dá uma chorada lá!

abs

Walter da Camper
05/04/2017, 12:31
Estou achando bem caro esse orçamento.
Tem 3 itens que se referem à mão-de-obra:

1 - Descarbonização da turbina : R$ 780,00 (de material vai gastar no máximo uma lata de descarbonizante)
2 - Multi Teste : 200,00 (simplesmente andar com o carro e ver o comportamento)
5 - Mão de Obra : 792,00 (considerando que os procedimentos acima, esse aí se refere apenas a trocar 2 sensores).

A válvula solenóide da turbina (marrom) custa entre R$ 89 e 130 reais no ML, e vários anunciantes tem mais de 100 ítens vendidos, por isso não deve ser peça falsificada.

Eu, no seu lugar faria o seguinte: compraria o solenóide marrom e faria a troca em casa mesmo. Se o funcionamento melhorar, mandaria em uma oficina comum para descarbonizar a turbina e faria o isolamento da válvula EGR, de modo a evitar nova carbonização. Acredito que só isso já resolveria o problema.

Por outro lado, se vc não gosta de mexer por conta própria e se sente mais seguro levando o carro numa oficina especializada, exija deles que o problema seja solucionado dentro do preço da mão-de-obra orçada, pois é comum oficinas darem um diagnóstico, trocarem peças caras, não resolver o problema e ir trocando mais coisas às expensas do cliente.
Se eles se dizem especializados e te deram um diagnóstico, tem a obrigação de assumir a responsabilidade pela eficácia desse diagnóstico.

robsonf
05/04/2017, 19:03
Cara,

infelizmente mitsubishi nós ficamos na mão no quesito mão de obra. Existem poucas oficinais especializadas e se vc coloca na mão de qualquer um vc tá lascado.

Vou te dar um exemplo: O equivalente a Miltfort aqui no Rio é a Mitsunori, que é a referencia em Mit. Os preços são realmente mais altos, mas nada assustador também. Porém eu acabei levando em outro mecanico, mais barato para fazer reparos menores, como troca de pastilha etc. Pois bem, aconteceu que fui pegando confianca no cara e fui deixando serviços mais complexos na mão dele. Resultado: Prejuizo de 12 mil reais. Por culpa do cara. Tive que levar o carro de volta na Mitsunori e agora ele está melhor do que nunca.


Esse orçamento não está barato não. Mas a Miltfort é reconhecidamente uma das melhores mecanicas para Mit do Brasil.

Oq eu sugiro é dar uma procurada na internet pelo preço dessas peças e ver se está compatível.

E outra coisa: Descarbonização da turbina não deveria estar incluso na MDO? ou são 780 reais só pra limpar a turbina com ela já fora do lugar?

Dá uma chorada lá!

abs

Pedro , obrigado pelas observações. Pesquisei as peças na internet e são bem mais baratas mesmo. Importante a observação da mão de obra a respeito da descarbonização da turbina. Eu tambem sou do RJ, mas moro em SP. Depois atualizo com as ações tomadas. abraço.

robsonf
05/04/2017, 19:13
Estou achando bem caro esse orçamento.
Tem 3 itens que se referem à mão-de-obra:

1 - Descarbonização da turbina : R$ 780,00 (de material vai gastar no máximo uma lata de descarbonizante)
2 - Multi Teste : 200,00 (simplesmente andar com o carro e ver o comportamento)
5 - Mão de Obra : 792,00 (considerando que os procedimentos acima, esse aí se refere apenas a trocar 2 sensores).

A válvula solenóide da turbina (marrom) custa entre R$ 89 e 130 reais no ML, e vários anunciantes tem mais de 100 ítens vendidos, por isso não deve ser peça falsificada.

Eu, no seu lugar faria o seguinte: compraria o solenóide marrom e faria a troca em casa mesmo. Se o funcionamento melhorar, mandaria em uma oficina comum para descarbonizar a turbina e faria o isolamento da válvula EGR, de modo a evitar nova carbonização. Acredito que só isso já resolveria o problema.

Por outro lado, se vc não gosta de mexer por conta própria e se sente mais seguro levando o carro numa oficina especializada, exija deles que o problema seja solucionado dentro do preço da mão-de-obra orçada, pois é comum oficinas darem um diagnóstico, trocarem peças caras, não resolver o problema e ir trocando mais coisas às expensas do cliente.
Se eles se dizem especializados e te deram um diagnóstico, tem a obrigação de assumir a responsabilidade pela eficácia desse diagnóstico.

Valter, muito obrigado pelas observações e dicas. Eu não possuo ferramentas e por isso fico preocupado de tentar trocar a peça, mas vou fazer isso mesmo que vc recomendou, comprar a solenoide e trocar em outra oficina. A diferença de preços está muito alta. Em relacao o multiteste eles disseram que é a reprogramacao do carro. A descarbonização da turbina é feita com ela desmontada, fora do carro ou nao precisa desinstalar ? abraço.

pedrocuba
06/04/2017, 01:05
Pedro , obrigado pelas observações. Pesquisei as peças na internet e são bem mais baratas mesmo. Importante a observação da mão de obra a respeito da descarbonização da turbina. Eu tambem sou do RJ, mas moro em SP. Depois atualizo com as ações tomadas. abraço.

Algo que é importante é perguntar a procedencia das peças da Miltfort.


Se forem originais, faz sentido serem mais caras. Tem certas pecas que não valem a pena pegar paralelas. Peças dinamicas por ex eu tento só comprar originais/importadas.


E por mais que "todo mundo compre" peças genéricas, não é mesma coisa! Pelo menos a grande maioria delas. A durabilidade é significativemente menor, isso é mais do que provado. As vezes elas custam metade, oq pode aparentar valer a pena, o problema é que pra tirar e colocar quando desgastar, vc vai ter que pagar toda a MDO de novo. Ou seja, um gasto duplo.


Mas ao mesmo tempo os preços da Mitsubishi são vergonhosos. Mas o seu carro sendo nacional tem peças originais mais baratas com certeza. Dá uma ligada na CSS e cota. E tb pergunte se na Miltfort são as originais.

Walter da Camper
06/04/2017, 12:44
A descarbonização é feita retirando a turbina e o coletor de admissão. É um procedimento meio chato de fazer em casa, por isso vale à pena pagar pra fazer.

Sobre a questão das peças paralelas levantada pelo colega, realmente o mercado está cheio de produtos de baixa qualidade. Por sorte, a SJMParts, empresa do mesmo grupo da Miltfort vende a válvula solenóide por R$ 145,00.

SJMParts - Uma empresa do grupo Miltfort - Especialista em Mitsubishi 4x4 - www.sjmparts.com.br (https://www.sjmparts.com.br/valvula-solenoide-turbina-marron.html)

Agora fiquei curioso para saber o que significa "reprogramação do carro".

Imagino que seja apenas o apagamento dos erros memorizados na central, pois qualquer outra reprogramação envolve procedimentos bem mais caros e voltados para outros fins (aumento de performance ou correção de problemas na própria central, o que não é o seu caso).





Valter, muito obrigado pelas observações e dicas. Eu não possuo ferramentas e por isso fico preocupado de tentar trocar a peça, mas vou fazer isso mesmo que vc recomendou, comprar a solenoide e trocar em outra oficina. A diferença de preços está muito alta. Em relacao o multiteste eles disseram que é a reprogramacao do carro. A descarbonização da turbina é feita com ela desmontada, fora do carro ou nao precisa desinstalar ? abraço.

robsonf
07/04/2017, 22:11
A descarbonização é feita retirando a turbina e o coletor de admissão. É um procedimento meio chato de fazer em casa, por isso vale à pena pagar pra fazer.

Sobre a questão das peças paralelas levantada pelo colega, realmente o mercado está cheio de produtos de baixa qualidade. Por sorte, a SJMParts, empresa do mesmo grupo da Miltfort vende a válvula solenóide por R$ 145,00.

SJMParts - Uma empresa do grupo Miltfort - Especialista em Mitsubishi 4x4 - www.sjmparts.com.br (https://www.sjmparts.com.br/valvula-solenoide-turbina-marron.html)

Agora fiquei curioso para saber o que significa "reprogramação do carro".

Imagino que seja apenas o apagamento dos erros memorizados na central, pois qualquer outra reprogramação envolve procedimentos bem mais caros e voltados para outros fins (aumento de performance ou correção de problemas na própria central, o que não é o seu caso).

Valter, sobre a reprogramação eu creio ser isso mesmo. Obrigado por compartilhar o site de peças. Assim que eu fizer o serviço te aviso como ficou.

robsonf
07/04/2017, 22:15
Algo que é importante é perguntar a procedencia das peças da Miltfort.


Se forem originais, faz sentido serem mais caras. Tem certas pecas que não valem a pena pegar paralelas. Peças dinamicas por ex eu tento só comprar originais/importadas.


E por mais que "todo mundo compre" peças genéricas, não é mesma coisa! Pelo menos a grande maioria delas. A durabilidade é significativemente menor, isso é mais do que provado. As vezes elas custam metade, oq pode aparentar valer a pena, o problema é que pra tirar e colocar quando desgastar, vc vai ter que pagar toda a MDO de novo. Ou seja, um gasto duplo.


Mas ao mesmo tempo os preços da Mitsubishi são vergonhosos. Mas o seu carro sendo nacional tem peças originais mais baratas com certeza. Dá uma ligada na CSS e cota. E tb pergunte se na Miltfort são as originais.

Pedro, liguei ontem na css de alphaville, a solenoide marrom custa 440,00 e a valvula VGT 1.100 ( 200 a menos que a miltfort). O consultor me disse que recebe carros lá, oriundos de miltfort que tiveram peças trocadas, não originais. Outro ponto interessante, é que para fazer o diagnóstico na css incluindo scaner, custa 289,00, ou seja, gastei mais para fazer isso na miltfort 378,00. Enfim, estou buscando a melhor forma para compra das peças e fazer o serviço. Em breve lhes retorno.

Jonga
10/04/2017, 15:34
Não lí todas as respostas do tópico, por isso pode ser que já tenham resolvido, mas vamos lá:

1 - Solenóide marrom com problema, não compre do mercado paralelo que não vai prestar.
2 - Olha se a mangueira do MAF não soltou, fica acima do intercooler, quando ela solta o carro perde desempenho e acende a injeção.
3 - Para zerar os erros da injeção é bem fácil: abra a caixa dos relês dentro do cofre, próximo a bateria. Com o carro funcionando retire os relês verde e azul ao mesmo tempo. O carro vai morrer, desvire a chave, tire do painel, recoloque os relês e ligue o carro.

Walter da Camper
10/04/2017, 16:37
Essas informações são valiosas para todos nós.
Merecem agradecimento.



Não lí todas as respostas do tópico, por isso pode ser que já tenham resolvido, mas vamos lá:

1 - Solenóide marrom com problema, não compre do mercado paralelo que não vai prestar.
2 - Olha se a mangueira do MAF não soltou, fica acima do intercooler, quando ela solta o carro perde desempenho e acende a injeção.
3 - Para zerar os erros da injeção é bem fácil: abra a caixa dos relês dentro do cofre, próximo a bateria. Com o carro funcionando retire os relês verde e azul ao mesmo tempo. O carro vai morrer, desvire a chave, tire do painel, recoloque os relês e ligue o carro.

pedrocuba
11/04/2017, 01:52
Pedro, liguei ontem na css de alphaville, a solenoide marrom custa 440,00 e a valvula VGT 1.100 ( 200 a menos que a miltfort). O consultor me disse que recebe carros lá, oriundos de miltfort que tiveram peças trocadas, não originais. Outro ponto interessante, é que para fazer o diagnóstico na css incluindo scaner, custa 289,00, ou seja, gastei mais para fazer isso na miltfort 378,00. Enfim, estou buscando a melhor forma para compra das peças e fazer o serviço. Em breve lhes retorno.

Por esses preços se bobear as peças da Miltfort são originais então, e eles ganham um $$ em cima. Tem que realmente perguntar. O melhor mesmo é acompanhar o serviço, oq infelizmente nem todos podem. E vc sempre fica sendo o cliente "chato" no local.


Mas também não se deixe levar pela lábia da css não. É o lobo falando da raposa ali, rsrs. Tem que ficar de olho aberto com os dois. Como disse no primeiro post, no quesito MDO com mit somos reféns. Eu nunca levei o meu carro na Miltfort, mas eles atendem muito mitsubishi, não acredito numa má-fé desse tamanho de trocar peças. Oq eles podem fazer é instalar peças paralelas, e cobrar como originais. Mas pra isso vc tem que te perguntar mesmo.

robsonf
07/05/2017, 23:28
Jonga, muito obrigado pelas orientações e é legal saber que temos o mesmo carro. Ainda não resolvi o problema, pois resolvi comprar a solenoide original fora do Brasil. Uma colega do trabalho estava nos USA e trouxe a peça neste final de semana, vou trocar no próximo final de semana. Lhes retorno com um status. Importante : comprei o assembly inteiro, ou seja, o suporte com as duas soleloides, preta e marrom.


Não lí todas as respostas do tópico, por isso pode ser que já tenham resolvido, mas vamos lá:

1 - Solenóide marrom com problema, não compre do mercado paralelo que não vai prestar.
2 - Olha se a mangueira do MAF não soltou, fica acima do intercooler, quando ela solta o carro perde desempenho e acende a injeção.
3 - Para zerar os erros da injeção é bem fácil: abra a caixa dos relês dentro do cofre, próximo a bateria. Com o carro funcionando retire os relês verde e azul ao mesmo tempo. O carro vai morrer, desvire a chave, tire do painel, recoloque os relês e ligue o carro.

robsonf
07/05/2017, 23:29
Valeu Pedro, Ainda não resolvi o problema, pois resolvi comprar a solenoide original fora do Brasil. Uma colega do trabalho estava nos USA e trouxe a peça neste final de semana, vou trocar no próximo final de semana. Lhes retorno com um status. Importante : comprei o assembly inteiro, ou seja, o suporte com as duas soleloides, preta e marrom.


Por esses preços se bobear as peças da Miltfort são originais então, e eles ganham um $$ em cima. Tem que realmente perguntar. O melhor mesmo é acompanhar o serviço, oq infelizmente nem todos podem. E vc sempre fica sendo o cliente "chato" no local.


Mas também não se deixe levar pela lábia da css não. É o lobo falando da raposa ali, rsrs. Tem que ficar de olho aberto com os dois. Como disse no primeiro post, no quesito MDO com mit somos reféns. Eu nunca levei o meu carro na Miltfort, mas eles atendem muito mitsubishi, não acredito numa má-fé desse tamanho de trocar peças. Oq eles podem fazer é instalar peças paralelas, e cobrar como originais. Mas pra isso vc tem que te perguntar mesmo.

robsonf
07/05/2017, 23:30
Essas informações são valiosas para todos nós.
Merecem agradecimento.

Walter, com certeza merece. Ainda não resolvi o problema, pois resolvi comprar a solenoide original fora do Brasil. Uma colega do trabalho estava nos USA e trouxe a peça neste final de semana, vou trocar no próximo final de semana. Lhes retorno com um status. Importante : comprei o assembly inteiro, ou seja, o suporte com as duas soleloides, preta e marrom.

robsonf
13/05/2017, 14:26
Senhores, boa tarde,

Fizemos a troca do assembly, que contém as duas solenoies(marrom e preta) original. Também desmontamos a turbina, não estava muito suja/carbonizada, pois a válvula EGR estava isolada( que inclusive foi uma recomendação do Walter), foi feita a limpeza e montamos tudo novamente. Enfim, não observei melhora. A turbina está fazendo o som característico normalmente.

Meu amigo que também tem uma pajero e ele mesmo faz as manutenções no carro dele, achou que pode ser algo no câmbio. Por enquanto penso em levar o carro para ver isso.

Peço que se possível, me ajudem com novas recomendações. Já estou ficando preocupado... desde já agradeço antecipadamente pela ajuda. Abraços.

robsonf
13/05/2017, 15:27
Ah tem uma coisa que seria mais uma opção quando levei o carro na Multifort, que coloquei logo no início, que era trocar o sensor VGT. Mas eles disseram que achavam que não seria necessário, mas colocaram no orçamento, sob o valor de R$1.300,00. Paralelo no ML custa 135,00.

pedrocuba
14/05/2017, 19:12
E a temperatura, como se comporta nas subidas?

o ar condicionado continua funcionando ou desliga?

robsonf
15/05/2017, 23:00
Pedro, o ar funciona normalmente, não desliga. A temperatura sobe bastante, mas não chega a entrar no vermelho.


E a temperatura, como se comporta nas subidas?

o ar condicionado continua funcionando ou desliga?

robsonf
20/05/2017, 12:09
Amigos, hoje eu mesmo troquei o sensor Map/VGT, pois é bem fácil e ele fica logo na parte superior do motor. Comprei paralelo no mercado livre por 100,00. Depois fiz o procedimento que o Jonga explicou para limpar erros da injeção, a luz apagou realmente. Agora vamos testar. Depois atualizo vocês. Abraços.

pedrocuba
20/05/2017, 19:53
Cara, pode ser a temperatura se elevando demais e a central reduzindo a potencia do carro para ele não superaquecer.

não deveria chegar perto da zona vermelha. A minha não passa do meio de jeito nenhum. Quando passa é pq a vaca tá indo pro brejo

robsonf
20/05/2017, 23:36
Pedro, a temperatura sobe somente quando estou subindo a serra e forçando mais. No dia a dia, isso não acontece. Seu comentário de vaca indo para o brejo me preocupou, entretanto, já fui ao RJ e voltei para SP, tres vezes, estou utilizando o carro TODOS os dias para ir e vir so trabalho, levar as crianças na escola. Espero conseguir solucionar este problema de perda de potência o mais rápido possível.

Bom, como comentei que ia fazer o teste após a troca do sensor..infelizmente, não tive uma melhora. Pretendo levar o carro na concessionária durante a próxima semana.

pedrocuba
21/05/2017, 19:34
Pedro, a temperatura sobe somente quando estou subindo a serra e forçando mais. No dia a dia, isso não acontece. Seu comentário de vaca indo para o brejo me preocupou, entretanto, já fui ao RJ e voltei para SP, tres vezes, estou utilizando o carro TODOS os dias para ir e vir so trabalho, levar as crianças na escola. Espero conseguir solucionar este problema de perda de potência o mais rápido possível.

Bom, como comentei que ia fazer o teste após a troca do sensor..infelizmente, não tive uma melhora. Pretendo levar o carro na concessionária durante a próxima semana.

e não é justamente quando vc sobe serra que vc reclama de perda de potencia?

eu daria uma revisada em todo o sistema de arrefecimento!

Acoplamento da polia viscosa, varetar o radiador (confirme que o mesmo é original, se for um chinês fino, ele não dá conta mesmo. O original tem 36mm e 2 carreiras), tester termostática, veja se tem fluido de arrefecimento na proporção correta no sistema, verifique se o eletro-ventilador auxiliar está funcionando corretamente (não está com o passo reduzido) etc etc etc

pedrocuba
21/05/2017, 21:33
o carro desenvolve bem em retas?

robsonf
24/05/2017, 18:42
o carro desenvolve bem em retas?

Sim, normalmente. Troquei agora a pouco o filtro de combustível, mas o problema continua. Estou pensando em levar na autorizada na próxima 2a feira.

pedrocuba
24/05/2017, 19:19
Meu camarada,

se o carro desenvolve bem em reta e fica ruim em subidas eu investigaria indicios de superaquecimento. Esse sensor de temperatura nao é confiável. Mesmo Não chegando no vermelho o carro pode estar acima de uma temperatura tolerável e o sistema reduz a potencia pra se proteger. O meu carro já ferveu com ele sem sair do meio. Sério. Tive que trocar cabeçote e junta.


De uma olhada em:

Acomplamento viscoso da hélice, a hélice em si, radiador (verifique se o carro tem um original, os paralelos de 26mm de espessura não dão conta), bomba dágua, valvula termostática, fluido de arrefecimento (proporção correta), eletro ventilador auxiliar. Pode ser também a bomba injetora/bicos desregulados.

robsonf
12/01/2018, 14:39
Após diversas coisas feitas, manutenção em dia, todas as correias trocadas, filtros, oleos, de cambio inclusive, hoje no scanner apareceu o seguinte : erro 52-sistema de pressao de controle de geometria variavel e erro 41-sistema de valvula solenoide borboleta principal.

FaRoFFeRo
13/01/2018, 18:44
Pedro, muito obrigado pelos comentários e compartilhar sua experiência.

Pessoal, fui lá buscar o carro agora a pouco na Multifort da Barra Funda. O serviço que precisa ser realizado é o seguinte :

1 - Descarbonização da turbina : R$ 780,00
2 - Troca da solenóide VGT (marrom) : R$ 370,00
3 - Troca do sensor VGT (este vai confirmar após fazer os passos 1 e 2 ) : R$ 1.300,00
4 - Multi Teste : 200,00
5 - Mão de Obra : 792,00
TOTAL : 3.442,00 ( Se puderem, comentem sobre os preços. Lá é uma oficina especializada em Mitsubishi 4x4, tinham varias pajeros, L200 e triton lá para manutenção. Eles não aceitam comprarmos as peças, tem que ser com as peças deles, com 1 ano de garantia).

O módulo HPE foi instalado novamente e disseram que ele está bom, após colocar o módulo a luz da injeção apagou, mas não sei se foi por isso. Os comentários da oficina foram que a turbina não está abrindo ou está "estrangulando". Disseram que após todo esse procedimento o carro vai ficar bom, que dificilmente vai precisar realizar algum outro procedimento.

E aí, o que acham ? Não vi o que deu de mensagem de erro, pois nao estava lá, mas disseram que mostrou problema nos ítens que mencionei mais acima.


Boa tarde companheiros,
alguém sabe informar o código destas peças?

Eu quero saber o código deste sensor VGT.
O Solenoide VGT marrom eu acho é o codigo Mr577099 (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-915323985-kit-valvula-solenoide-controle-turbina-pajero-l200-mr577099-_JM)

lelocosta
18/01/2018, 09:31
Sim, normalmente. Troquei agora a pouco o filtro de combustível, mas o problema continua. Estou pensando em levar na autorizada na próxima 2a feira.

Bom dia, vejo que vc ainda não resolveu seu problema. Meu carro teve esse problema ano passado quando rompeu uma mangueira da solenoide da turbina, levei na Mitsunori (o dono é um 7) e ele condenou a solenoide. Quando foi efetuar a troca ele viu que a peça dele estava quebrada, pra não perder a venda e não deixar claro que estava me enganando ele montou a minha solenoide só que com as manqueiras invertidas pra o carro não funcionar direito e eu não perceber a fraude. Fiquei andando com o carro vários dias com os mesmos sintomas da sua (luz da injeção acesa e falta de força) até que resolvi levar em outro mecânico que indicaram, o cara olhou e viu que as mangueiras estavam invertidas. Procura no youtube que tem video mostrando a posição correta das mangueiras. Boa sorte.

Leandro Pereira da silva
18/03/2019, 20:22
Boa noite, amigos, estou com o
mesmo problema na minha 2.5 2007. Ela anda bem e de uma hora para outra perde a potência na subida e começa a fumaçar, na reta ela anda bem. Coloquei a solenóide marrom original, ficou pouca coisa melhor, mas continua sem força e fumaçando em subidas. Vocês conseguiram resolver o problema?

Leandro SP

Denilson Reis
23/06/2019, 09:26
Boa noite, amigos, estou com o
mesmo problema na minha 2.5 2007. Ela anda bem e de uma hora para outra perde a potência na subida e começa a fumaçar, na reta ela anda bem. Coloquei a solenóide marrom original, ficou pouca coisa melhor, mas continua sem força e fumaçando em subidas. Vocês conseguiram resolver o problema?

Leandro SP

Leandro, tenho uma Pajero Sport HPE 2.5 ano 2007, e ela apresentou esse problema durante uma viagem na quarta feira dia 19/06...
Entrei em contato com o Moacir da SLM MOTORES DIESEL de Sorocaba, que me orientou a isolar a válvula EGR dela (inutilizar mesmo), retirei a mangueirinha e obstrui com um parafuso (pra ela não ficar sugando o ar), e pasmem... Problema solucionado!! Voltou a aceleração, parou toda a fumaça preta e segui viagem tranquilamente.
Espero ter auxiliado.
Abraço a todos.

Thiago Siqueira
27/06/2019, 11:46
Boa tarde estou precisando de uma ajuda tenho uma Pajero sport 2010 quando eu ando muito nela as vezes não pega a marcha ré dela ai pra mim fazer pegar a ré tenho que da uma acelerada nela pra sair do lugar mas o resto da machar funciona normal já verifiquei o óleo está normal não sei o que isso tem alguém que pode me ajudar por favor

wagnerAlves
01/07/2019, 11:51
Olha, a minha aconteceu de perder forca e acender a luz da injeção, eu olhei no scanner e era o sensor de pressão, qd fui olhar a mangueira tinha desencaixado, recoloquei e apagou, voltou ao normal

Ze_pajero sport 07 diesel
12/09/2019, 04:48
Boa noite , acabo de entrar no fórum , espero poder contribuir pois minha Pajero 07 2.5 hpe diesel está nesse momento na Mitsunori exatamente com os MESMOS sintomas apresentados neste fórum , breve histórico:
1- scanner - erro 52 solenoide turbina
2- comprei um no Mercado Livre com um vendedor premium (varias peças vendidas iguais) - problema persistiu
3- levei na Mitsunori e orientaram comprar original - melhorou o desempenho, porém não peguei subida e a luz acendeu novamente
4- irão amanhã regular a pressão da turbina, que no medidor na Mitsunori estava atingindo a pressão correta.
5- hipóteses levantadas:
- sensor MAP falhando
- turbina com excesso de pressão ou estrangulando

Em breve volto a postar resultados .