PDA

Ver Versão Completa : Roda???

fpelle
24/03/2006, 17:28
Pessoal, atualmente meu jeep (6 cil. cambio 3marchas Orig.) está com roda 15X10 e pneu fronteira. Analisando outros jeep na região, a maioria usa rodas mais estreita, tipo de f-1000.
Pensei em trocar a minha atual roda por uma 15X7 até em função do que o meu mecanico disse, que a roda força bastante o câmbio que é original e a suspensão. Alguém poderia ajudar???

DJunior
24/03/2006, 19:10
Caro amigo,

Acredito que a escolha por uma roda 15x7, 15x8 ou 15x10 está mais ligada a uma questão de beleza do que forçar o câmbio e suspensão, já que o maior fator de esforço está ligado com a largura do pneu.

Imagine o pneu montado em uma roda 15X10, a tendência é que suas paredes laterais fiquem paralelas entre si. Já o mesmo pneu montado em uma roda 15x7, a paredes laterais ficam mais para dentro na parte central do pneu, mas as bandas de rodagem tendem a ficar da mesma largura, assim causando o mesmo esforço, sendo as rodas 15x7 ou 15x10.

Não tenho muito conhecimento quanto a pneus e rodas, mas acho que a teoria acima é válida. Caso aguém possa dar mais alguma opinião / crítica, fiquem a vontade.

Abraços,

Dirceu

rafaelsouza
24/03/2006, 19:52
caramba, frontiera no 15x10 :shock: deve estar bem gordinho né?
[],s :concordo:

Cláudio Brasília
24/03/2006, 20:48
Jeep é para forçar mesmo, agora os penus se forem para forçar é melhor ter os de perfil o mais alto possível, pois alonga os diferenciais indiretamente e engancha menos o Jeep nos sulcos de trilhas. É ao contrário do pessoal do tunado, que deseja o pneu com o perfil mais baixo possível. Se é para forçar mesmo, adote os de contrução diagonal, que resistem mais a rasgos laterais, causados por pedras e etc; diferentremente dos radiais, que resistem mais na banda. Na realidade o pneu com largura e altura maior do que os originais vai forçar os rolamentos de cubo e do munhão (agora tem umas buchas que aguentam bem mais, dizem alguns), e nas junções dos eixos traseiros, quando flangeado ou cubo chavetado e seu rolamento (cônico ou não); o que poderá, por fadiga do material, ocasionar rupturas ou desgaste não desejados nas peças. Os pneus maiores, por pesarem mais, tendem a desgastar acentuadamente, também, os pivôs (terminais), e caixa de direção. A viatura freia menos, o arrasto é maior, junto com o consumo de combustível e faz mais barulho e vibração no asfalto. Penso que nem tudo são desvantagens, pois num areião (olha a praia com a maré subindo gente), quando baixada a pressão interna, os pneus maiores tendem a ter uma superfície de contato maior com o solo, acasionando maior transferência de tração. Amortecem mais e melhor as bacadas da vida, etc (mete mesmo sem dó para cima de meio-fio).