Ver Versão Completa : Mecânica Grand Vitara 1.6
cadu-araxa
28/03/2017, 20:23
Tópico específico para proprietários do Suzuki Grand Vitara motor 1.6, 2 portas, 8 ou 16V.
Discussão sobre manutencão de motor, câmbio, suspensão, acessórios, peças e principalmente semelhanças e diferenças da Tracker e GV 2.0.
Essa versão 1.6 do GV tem algumas particularidades mecânicas... a idéia é justamente auxiliar os proprietários na manutenção do carro, adaptações e compra de peças que na maioria das vezes são difíceis de achar. Quem possui a versão 2.0 (GV ou GM Tracker) também pode contribuir obviamente, já que diversos tópicos são dessa versão aqui no fórum.
cadu-araxa
28/03/2017, 20:38
Aproveito para começar esse tópico falando do atuador de marcha lenta desse motor (IAC Valve como é chamado em inglês). Estou tendo problema com o meu... o genuino na verdade é da marca Mitsubishi e não está funcionando direito. Já medi a resistência entre os pinos e 2 deles estão quase nulos (cerca de 3ohms). Comprei um novo na china, com todas as resistências nos pinos ok (em torno de 42ohms), e tb parece que não está legal no carro.
Alguém ja teve esse problema? PElo que pesquisei esse atuador é o mesmo da Tracker 2.0. O meu não tem a numeração na peça... só o logo da Mitsubishi.
Código Mitsubishi: E9T18071
Código Suzuki: 8137-65D00
Em anexo, foto ilustrativa da peça, baixada da net.
rodniels
09/04/2017, 16:28
Amigo, o que acontece ? Ela fica rateando ou morre por falta de lenta ou fica abaixo de 1000 RPM ?( Se ficar Rateando, pode ser o MAP {pode ser subst. por MAF - Fiat - [fiz no meu]}, se fica abaixo de 1000RM pode ser a valvula de purgo - ( Dos gases que vem do coletor e passa pelo carvão ativado e volta ao tanque ) ou o TPS gasto no inicio da trilha dele ( Tem que substituir ).
rodniels
09/04/2017, 16:29
Já passou o Scanner ou fez o auto diagnostico pelo proprio carro ? ( Luz do painel pisca informando o cod. de erro )
cadu-araxa
09/04/2017, 18:28
Já passou o Scanner ou fez o auto diagnostico pelo proprio carro ? ( Luz do painel pisca informando o cod. de erro )
Ola Rod,
Eu fiz aquele autodiagnistico via luz do painel. Deu erro 22, baixa voltagem no TPS.
Qdo liga a frio, o carro nao fica rateando.. ele fica com falta de lenta mesmo.. até morre. Dai eu acelero um pouco e ele segura (abaixo dos 1000 RPM!). Porém se eu desconectar o plug do atuador de marcha lenta, nao muda nada.. nem acelera, nem desacelera.. é como se nao estivesse funcionando. Como eu disse já testei as resistências do atuador e está ok. A voltagem de 5V tb tá chegando ok no plug.
Mas vc citou duas questões que podem realmente estar ligadas... o TPS e a válvula de purgo. Recentemente eu detectei que a mangueira que sai do canister e vai pro filtro de ar estava desligada. Eu religuei. Mas nao tenho garantia que o próprio canister está bom tb... preciso testar essa válvula e também testar as resistência do TPS tb (esse eu creio que está ok). Depois dos testes mando uma resposta aqui no tópico.
Grato pelas dicas! Já foram uteis.
cadu-araxa
13/04/2017, 11:50
Amigo, o que acontece ? Ela fica rateando ou morre por falta de lenta ou fica abaixo de 1000 RPM ?( Se ficar Rateando, pode ser o MAP {pode ser subst. por MAF - Fiat - [fiz no meu]}, se fica abaixo de 1000RM pode ser a valvula de purgo - ( Dos gases que vem do coletor e passa pelo carvão ativado e volta ao tanque ) ou o TPS gasto no inicio da trilha dele ( Tem que substituir ).
Fiz mais alguns testes hj.
Testei a válvula purga e o canister, segundo o manual de serviço. A válvula está com resistência correta e fluxo ok, e todos os canos estão com a vazão correta (puxando/vacuo ou soprando). O canister tb está ok sem entupimentos (soprando no furo do "TANK", deve sair nos outros dois - Purg pipe e air pipe).
Feito todos esses testes... agora não sei que caminho seguir. Resetar a ECU e ver se ainda aparece erro 22 no diagnóstico por luz?
O MAP eu acho difícil ser pq nao rateia em nenhum RPM.
Video para troca do sensor MAF: How To Install Replace Mass Air Flow MAF Sensor Suzuki XL-7 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=yXs0bfVZBEc)
Segue algumas documentações dos testes dos componentes citados e foto da válvula purga.
cadu-araxa
13/04/2017, 11:53
Faltou a documentacao do teste do TPS. Medi e está tudo OK com o sensor.
cadu-araxa
07/06/2017, 22:29
Para os Grand Vitara:
cadu-araxa
12/07/2017, 17:18
Excelente tutorial do Corbellari para limpeza do corpo de borboleta/TBI do GV (1.6 ou 2.0).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/163531-manutencao-limpeza-do-corpo-de-borboletas-tracker-gv.html
Caro
rodniels o seu é um grand vitara 1.6 16v? O sensor map pode ser usado maf de qual modelo fiat? Agradeço
rodniels
04/09/2017, 13:13
Desculpe. Só vi a pergunta hoje ..... Então .. eu coloquei o MAP da MTE-Thomson 7182
Original desses veículos :
Código da Montadora:
Fiat: 500309838; 60811067; 60814507; 46531222; 7714662; 9609992380
Volkswagen: 377906309C
Alfa Romeo: 46531222; 60814507
Citroen: 1563J4; 96092693
Peugeot: 1920J7; 1563J4PS
PS: comprei a tomada pra ele em loja que vende conectores pra injeção eletronica no Rio de Janeiro, na Penha ( MM eletrica ) fica na Belizario Pena.
cadu-araxa
15/12/2017, 22:20
Mais um site para busca de numerações e desenhos de peças para Grand Vitara/Tracker:
OEM Genuine Parts Automobile Suzuki | (https://www.megazip.net/zapchasti-dlya-avtomobilej/suzuki)
cadu-araxa
26/12/2017, 11:43
Numeracao e diagramas de peças para o GV 1.6 (Model Code SQ420): Grand Vitara SQ420 SQ420X | Suzuki | Genuine Parts Catalogs | PartSouq.com Auto Parts en Todo el Mundo (https://partsouq.com/es/catalog/genuine/groups?c=Suzuki&ssd=%24HAxLcgICDAoCSmkrISt6BxlecwtsYjpE%24&vid=17&q=)
Rodrigo Maria
28/12/2017, 10:26
Tópico específico para proprietários do Suzuki Grand Vitara motor 1.6, 2 portas, 8 ou 16V.
Discussão sobre manutencão de motor, câmbio, suspensão, acessórios, peças e principalmente semelhanças e diferenças da Tracker e GV 2.0.
Essa versão 1.6 do GV tem algumas particularidades mecânicas... a idéia é justamente auxiliar os proprietários na manutenção do carro, adaptações e compra de peças que na maioria das vezes são difíceis de achar. Quem possui a versão 2.0 (GV ou GM Tracker) também pode contribuir obviamente, já que diversos tópicos são dessa versão aqui no fórum.
Bom dia amigos , vi vários tópicos interessantes aqui no grupo e talvez vcs possam me ajudar .
Tenho um Grand Vitara 1.6 16v 98 e estou com um problema recorrente , meu carro está embolando de baixa ( entre 1000 e 3000 rpm ) e as vezes dá uma falha na aceleração e estou achando ele um pouco fraco tbm , com ar ligado então ... . O pior é q já fiz de tudo na viatura ( retífica completa do motor , troquei sonda lambida , sensor TPS, filtro de combustível , bomba de combustível , velas e bobina ), já gastei até as turras e não soluciono o problema .
O pior é que ,segundo o mecânico, quando ele anda não percebe . Já mostrei inclusive à ele a oscilação da aceleração quando o carro está parado de lenta .
Se tiver algué que ja teve o mesmo problema aí e puder me ajudar eu agradeço .
Grande abraço
cadu-araxa
28/12/2017, 23:29
Bom dia amigos , vi vários tópicos interessantes aqui no grupo e talvez vcs possam me ajudar .
Tenho um Grand Vitara 1.6 16v 98 e estou com um problema recorrente , meu carro está embolando de baixa ( entre 1000 e 3000 rpm ) e as vezes dá uma falha na aceleração e estou achando ele um pouco fraco tbm , com ar ligado então ... . O pior é q já fiz de tudo na viatura ( retífica completa do motor , troquei sonda lambida , sensor TPS, filtro de combustível , bomba de combustível , velas e bobina ), já gastei até as turras e não soluciono o problema .
O pior é que ,segundo o mecânico, quando ele anda não percebe . Já mostrei inclusive à ele a oscilação da aceleração quando o carro está parado de lenta .
Se tiver algué que ja teve o mesmo problema aí e puder me ajudar eu agradeço .
Grande abraço
Olá Rodrigo.
Tudo que ia sugerir vc já fez pelo jeito. Principalmente bobina e velas. Acho que o que vc precisa identificar primeiro é se é um problema de ignição ou talvez de sensor. Ele da problema só andando ou parado tb, na lenta? Já olhou sensor de fase? O meu falhava raras vezes andando... era o sensor que estava trincado e dando mal contato. Fez limpeza de TBI tb? Procurou por entrada falsa de ar? E o escapamento ta em ordem? (tudo isso diminui a performance e pode dar algum tipo de falha)
Agora o carro é meio fraco mesmo... principalmente se tiver mto rodado já.
Outra alternativa eh vc levar numa concessionária SZK e passar um scanner pra ver se acusa algo.
Espero ter dado uma luz ai. hehe
Taylor schenkel
10/01/2018, 22:39
Tenho um grandvitara 1.6 16v 98
O diferencial dianteiro vem bloqueado original de fabrica?
Tenho um grandvitara 1.6 16v 98
O diferencial dianteiro vem bloqueado original de fabrica?
Não. Sem vc não acionar a alavanca do 4x4, só giram os semi eixos. Se vc acionar a alavanca, há um acionador
para o diferencial acoplar, por meio de um diafragma que se enche de ar; aí funciona como um diferencial normal.
Abs,
LFC
Numeracao e diagramas de peças para o GV 1.6 (Model Code SQ420): Grand Vitara SQ420 SQ420X | Suzuki | Genuine Parts Catalogs | PartSouq.com Auto Parts en Todo el Mundo (https://partsouq.com/es/catalog/genuine/groups?c=Suzuki&ssd=%24HAxLcgICDAoCSmkrISt6BxlecwtsYjpE%24&vid=17&q=)
Acho que o 1.6 é o SQ 416. O SQ 420 é o 2.0.
Abs,
LFC
cadu-araxa
13/01/2018, 21:03
Acho que o 1.6 é o SQ 416. O SQ 420 é o 2.0.
Abs,
LFC
Exato LFC! valeu pela correção.
Seguem links para dois modelos 1.6 SQ416:
Grand Vitara SQ416 SQ416L | Suzuki | Genuine Parts Catalogs | PartSouq.com Auto Parts en Todo el Mundo (https://partsouq.com/es/catalog/genuine/vehicle?c=Suzuki&ssd=%24HAxLcgIABwcESmkrNyh3YXIYYVl5UypE%24&vid=17&q=)
Grand Vitara SQ416 SQ416L-3 | Suzuki | Genuine Parts Catalogs | PartSouq.com Auto Parts en Todo el Mundo (https://partsouq.com/es/catalog/genuine/vehicle?c=Suzuki&ssd=%24HAxLcgICAAUCSmkrFEpZA0R2bVpSbyZE%24&vid=17&q=)
Ou se preferir todas variações de SQ416:
Europe | Suzuki | Genuine Parts Catalogs | PartSouq.com Auto Parts en Todo el Mundo (https://partsouq.com/es/catalog/genuine/filter?c=Suzuki&ssd=%24WiVI%24&model=Europe&f_model=Grand+Vitara&f_model-code=SQ416)
cadu-araxa
13/01/2018, 21:13
Não. Sem vc não acionar a alavanca do 4x4, só giram os semi eixos. Se vc acionar a alavanca, há um acionador
para o diferencial acoplar, por meio de um diafragma que se enche de ar; aí funciona como um diferencial normal.
Abs,
LFC
Apenas pra ilustrar, uma foto desse bendito diagrama.. que se furar fudeu.
cadu-araxa
15/01/2018, 23:54
Mais uma opção de busca de numeração de peças:
Suzuki (https://www.catalogs.ssg.asia/suzuki/?lang=en#bWFya2V0SWQ9PTZ8fHN0PT0zMHx8c3RzPT17IjEwI joiTWFya2V0IiwiMjAiOiJMYXRpbiBBbWVyaWNhIiwiMzAiOiJ HcmFuZCBWaXRhcmEifXx8bW9kZWxJZD09MTc%3D)
Rodrigo Maria
24/01/2018, 12:11
Obrigado meu camarada , vou fazer os testes .