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Ver Versão Completa : Expedição- 30 dias- 14kkm – atacama/torres del paine/ patagonia/ ushuaia



ariju
27/03/2017, 14:25
EXPEDIÇÃO- 30 DIAS- 14KKM – ATACAMA/TORRES DEL PAINE/ PATAGONIA/ USHUAIA

Olá amigos, vou deixar meu relato da nossa viagem de tracker 4x4 pelo Deserto do atacama e pelo extremo sul do continente em Março de 2017.

Resumidamente nosso roteiro foi:
Porto Alegre –Corrientes 960km
Corrientes – Salta 870km
Salta – San Pedro de Atacama 480km
Atacama – Antofagasta 312km
Antofagasta – coquimbo 877km
Coquimbo – Santiago 500km
Santiago – Temuco 674km
Temuco – Frutillar 315km
Frutillar – Vila La Angostura 198km
Vila La Angostura – Dina Huapi ( bariliche) 300km
Dina Huapi – Perito Moreno 820km
Perito Moreno – bajo caracoles( indo a Chile Chico, Puerto Rio tranqüilo, descendo a carretera austral até passo robalos. 400km
Bajo Caracoles – Calafate 500km
Calafate – Puerto Natales ( torres Del Paine) 300km
Punta Arenas – Ushuaia 560km
Ushuaia – Rio Gallegos 560km
Rio Galegos – Rada Tilly ( comodoro rivadavia)780km
Rada tilly – Punta tombo 350km
Punta Tombo – Playa Union ( trelew) 150km
Playa Union – Azul 1075km
Azul – São Borja 1120km

A viagem foi realizada num total de 27 dias, Rodamos um total de 13.900km, o gasto total foi de 13.106 reais, divididos por duas pessoas saiu 6.550,00 reais para cada um. Esse valor inclui gasolina, que foi a principal despesa, campings, hospedagens, alimentação, saques, compras, presentes, pedágios, e tudo mais.

GASOLINA: Foi nossa principal despesa, totalizando 7.650,00, foram 31,9 tanques de gasolina num total de 1.915 litros gastos.
O valor da gasolina varia muito, no geral a Argentina tem a gasolina mais barata, quanto mais pro sul mais barata ainda, pegamos na media 15 pesos o litro o que dá uns 3,25 reais. No norte o valor estava na casa dos 21 pesos, que dá 4,25 reais mais ou menos.

Já no Chile a gasolina custa caro em qualquer lugar, a mais barata que encontramos foi em Antofagasta por 718 pesos que dá 3,94 reais, a a mais cara foi 880 pesos em Bajo Caracoles, da 4,88 reais. Lembrando que o calculo é em cima da cotação que conseguimos, no Chile o real estava valendo 182 pesos, e na argentina fizemos saques a 4,5 pesos.

ALIMENTAÇÃO: Gastamos 1.679,00 reais em alimentação durante os 27 dias, isso inclui os mercados, cafés na estrada, almoço em alguns restaurantes, mas na maioria das vezes fazíamos nossa própria comida.

HOSPEDAGEM: A despesa total com hospedagem foi de 1.530,00 reais, foram 16 dias dormindo na barraca de teto em campings, 1 dia dentro do carro num posto de gasolina em Rio Galegos, 8 dias em hostel/cabanas/hotel nos dias de muita chuva na região dos 7 lagos.
1 dia em parentes em Pena Flor ( Santiago).

ENTRADAS : Gastamos 712 reais em entradas nos parques.
Geiseres no Atacama, Torres Del Paine,Glacial Perito Moreno,Punta Tombo,...

OUTROS: 1.519,00 Reais em outras despesas como pedágios, presentes e souvenires, etc...

MANUTENÇÃO / PROBLEMAS: O carro se comportou muito bem, ZERO problemas, e olha que o coitado apanhou na carretera austral e num trecho ocrtado da ruta 40. Trocamos óleo na km correta em pena flor no Chile, paguei 211 reais com filtro. Fora isso, não gastei nenhum centavo com o carro. Tive um fusível do painel queimado. Troquei e está até hoje funcionando.
Um detalhe interessante, tem muita peça pra tracker nesses países, o que dá um certo conforto pra gente no caso de um aperto kkkk.

Então vamos ao relato:
O carro é uma tracker ano 2008 com 140 mil km rodados, levamos no carro tudo o que precisávamos. Toda a preparação do carro está registrada nesse tópico aqui:http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/149589-tracker-preparacao-para-expedicoes.html

(http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/149589-tracker-preparacao-para-expedicoes.html)
- Barraca de teto campings world, excelente, pegamos frio vento e chuva e a barraca veda muito bem.
- Geladeira da resfriar de 31 l com compressor ligado a uma bateria estacionaria, o esquema todo esta no tópico acima
- Inversor 110v para carregar câmeras, celulares, rádios, etc..
- Radio VHF. ( sou radioamador)
- camperbox, que eu mesmo fiz, serve para guardar a geladeira, alimentos, água para cozinha, fogareiro, utensílios, e tudo mais da cozinha coube bem la.
- Galão de 20l para água e outro para gasolina ambos em cima do carro, uso um chuveirinho ligado a uma bomba de limpa parabrisa, pra lavar a louça, etc.. e o galão de combustível é fundamental se você quiser ir um pouco além do asfalto. Teve lugares que se eu não tivesse gasolina extra, não conseguiria voltar até a cidade. kkk
- Macaco Hilift e ferramentas gerais que daria para desmontar 90% do carro. Tudo numa bolsa que coube embaixo do banco, afinal a tracker é um carro pequeno e tudo tem que ser funcional e compacto.

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DOCUMENTOS:
Fizemos tanto o seguro carta verde quanto o SOAPEX ( para o Chile).
Porém na Argentina nos pediram o carta verde umas 2 vezes, tranquilo, carta verde e documento do condutor e do carro.. No Chile uma vez nos pararam e pediram documento do condutor e do carro.
Documentos, levamos apenas o RG, e eu no caso carteira de motorista, e documento do carro, não precisa mais nada.

ADUANA: Depois de tanto ir pra La e pra Ca em aduanas a gente pega a manhã.
Na argentina é muito fácil, normalmente dividem em 2 ou 3 passos. Primeiro você entrega seu RG e ele faz o papel de entrada ou saída do país, depois vai pra segunda etapa, aduana, eles fazem o papel do carro e deu.

No Chile a coisa muda, na parte da aduana, você precisa preencher um formulário antes. A gente depois de um tempo chegava já procurando o tal formulário pra agilizar.
Bom, esse papel pergunta se vc carrega alimentos, quantias maiores que 10.000 dolares etc... Nós sempre marcamos que levamos alimentos. Por garantia. Uma dica JAMAIS, omita alguma informação, se você disser que não leva alimento e os chilenos pegarem, vc ta ralado.
Seguindo... a aduana chilena é a única que realmente olha o carro.
Nos fazem abrir todo o carro, e a geladeira é a felicidade deles, na primeira vez tínhamos frios, frango congelado, frutas.. tudo ficou, ai peguei uma dica de ouro com o chileno da aduana... cozinhar as coisas antes, mas nada pode ter osso..
Fizemos isso em todas as outras vezes que entramos no Chile, cozinhávamos comida pra uns dois dias kkkk, mas ficava na geladeira, eles olhavam e liberavam e a gente não perdia nada.

POLICIA: Fomos parados várias vezes, mas sempre pediam apenas os documentos e perguntavam onde íamos. Passamos na famosa policia caminera de entre rios, e no chaco. Nenhuma vez tivemos problemas, lógico, sempre respeitando a policia e sendo mais educado do que de costume.kkk

DINHEIRO: Levamos metade do valor em espécie, e o resto fomos fazendo saques, o que foi o melhor negocio, pois o real não está valendo muito lá fora, compensou mais sacar pela cotação oficial e pagar taxa e IOF do que trocar em alguns lugares.

ariju
27/03/2017, 15:19
Bom então vamos ao relato resumido de cada dia.

1º DIA - saímos de Porto Alegre ás 6h, a meta era chegar a fronteira no início da tarde e tocar até corrientes. Chegamos em Uruguaiana as 13H, trocamos dinheiro, pois a cidade é fronteira e a melhor cotação você encontrará lá. quase 5 pesos por real. fizemos a aduana, que tava cheia e demorou um pouco e seguimos até corrientes, encontramos um camping municipal, lugar bom, gratis, com banheiros aceitáveis. muito cheio de gente, mas armamos as barracas e foi sossegado. No dia seguinte passamos no carrefour abastecer a geladeira e seguir viagem. Uma curiosidade, chovia de manha, ao sair do mercado o carro não ligava, pensei um pouco e logo me veio o problema, o relé do bloqueador do rastreador.. me deu uma raiva, arranquei o relé fora e emendei os fios da bomba de combustivel, o carro ligou melhor do que nunca. 15 minutos e saimos rumo a salta.

2º DIA - Trecho entre corrientes e Salta, quase 900km, saímos cedo, abastecemos e foi tranquilo. Atravessamos a monótona reta do chaco. no final do dia estávamos em salta, que também tem camping municipal, porém pago, coisa de 20 reais pro casal, excelente estrutura, banho quente e ambiente limpo.

3º DIA - Dia de cruzar a cordilheira, saimos de Salta e perto do meio dia estávamos em purmamarca, cidade pequena, mas bem legal, vimos o morro siete colores que é lindo mesmo.
Seguimos rumo atacama, passamos pela salina grande, lugar muito lindo.
Seguimos e perto do fim de tarde chegou a hora de cruzar a cordilheira, isso vale um capítulo a parte.

EU ja tinha escutado sobre o efeito da altitude no corpo e também em carros a gasolina, bem, subimos a quase 5 mil metros, parei para tirar uma foto, e só me lembro que ao voltar pro carro tudo rodou.. senti muita dor de cabeça e tontura, a patroa sentiu também. Resolvemos evitar esforços e movimentos bruscos, pois realmente o oxigênio falta, e a gente só acredita quando está lá kkkkk.
A foto abaixo foi tirada no momento que eu já não estava enxergando nada mais, só lembro de voltar pro carro e ficar ali um tempão kkk
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Quanto ao carro, a tracker é um 16v a gasolina, e sofreu bastante na altitude e na pior subida, o carro pesado com barraca, 20l dagua e 20l de gasolina, sofreu muito, na pior parte tive que reduzir o carro para ele poder andar, ai consegui em 5 reduzida andar a 35 ou 40 por hora, lembrando que tenho roda livre na tracker e essas estavam desligadas. Caso não tivesse reduzida o carro subiria? sim, mas mesmo em primeira e com o giro la em cima o carro não passava de 10km/h, fiquei muito surpreso. mas foi tranquilo, chegamos a San Pedro de Atacama a Noite e encontramos um camping com boa estrutura, mas não anotei o nome, ficamos as 3 noites lá. pagamos 6 mil pesos por cabeça, pro casal saiu perto de 65 reais a diária, o único porém é que não tem banho quente, e a noite faz frio,aconselho tomar banho cedo kk..

4º DIA- Pela manhã fomos a pé conhecer a cidade, trocar dinheiro, aliás o cambio não estava dos melhores, 182 pesos por real. resolvemos sacar no caixa eletrônico, pois a oficial estava perto de 216 pesos.
fizemos umas compras no mercado, umas lembrancinhas, voltamos para o camping fizemos um almoço e a tarde saímos para as lagoas, tentamos até a lagoa mais distante que é a Miscanti, rodamos 110km no asfalto com aquela paisagem encantadora, mas na saida para pegar o ripio nos últimos kms tinha uma camionete da policia, impedindo a passagem, estava fechada pois o caminho estava " muy malo", tentamos argumentar que estavamos em um 4x4 e tal mas foi em vão, tivemos que voltar, mas o proprio caminho para la é lindo, passamos pela placa do tropico de capricórnio, a famosa latitude 23, depois a reta interminável e vazia no meio daquela imensidão de nada rendeu ótimas fotos e alguns momentos de reflexão kkk.
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Após fomos a laguna chaxa, pagamos 5000 mil pesos pro casal, algo como 30 reais. lindo lugar, tem lagoas de sal, flamingos.
Tentamos ir a laguna cejar na sequencia, mas ja eram 17h, e eles queriam 15 mil pesos por pessoa, abortamos a missão..

Na volta pra cidade, eu e o amigo da Ranger, que fez parte da expedição com a gente, fizemos um offroad pelo deserto, brincamos um pouco fora das estradas...

ariju
27/03/2017, 15:33
5º DIA - Acordamos as 5 da manhã, para ir aos geiseres, saimos escuro ainda, fazia frio, levamos uma hora e pouco para chegar, muita subida, um pouco de lama, chegamos ainda escuro e muito antes das vans de turistas, pagamos 10 mil pesos por pessoa da uns 50 reais. foi o primeiro dia que coloquei gasolina no galão, que nem precisei usar na verdade, mas como a autonomia da tracker nesses primeiros dias não foi das melhores, preferi não ariscar,
Aliás, existe somente um posto de gasolina em san pedro de atacama, um copec, que tem fila sempre. então quando tiver que abastecer, encha tudo o que puder
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Voltamos para o camping, fizemos almoço, e a tarde, fomos ao vale de la muerte e vale de la luna, pagamos 3 mil pesos chilenos para entrar, uns 15 reais por pessoa.
O vale de La Luna é lindo , mas é muito turista, e temos turistofobia, kkk, parecia um formigueiro de gente para tirar foto, mas valeu o passeio.
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ariju
27/03/2017, 15:46
6º DIA - Saímos de Atacama la pelas 10h rumo a Antofagasta , caminho curto coisa de 300km, chegamos na cidade perto das 14h, chegamos e fomos procurar camping, tinha uns bem meia boca, o melhorzinho foi um bem ao sul da cidade, o ultimo camping de antofagasta, bom camping, tem piscinas, bons banheiros, mas nada de agua quente. Custou 7000 pesos por pessoa, uns 40 reais. O único porém é que demos azar, por ser sábado, houve festa no camping a noite toda.
Aproveitei o fim de tarde para pescar um pouco, e trocar uma idéia com uns chilenos que pescavam por alí. gente finíssima.
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7º DIA - Saímos cedo do camping, abastecemos e seguimos rumo a coquimbo. No caminho, uns 60km ao sul de Antofagasta fica A mão do Deserto . mto legal.
Chegamos em coquimbo as 17h, abastecemos, não achamos camping, porém ficamos em uma cabanaque custou 87 reais para o casal , com banho quente. No fim do dia fomos ao pier, curtir o fim de tarde.
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8º DIA- Saimos de Coquimbo cedo, rumo Pena Flor, que é uma cidade do lado de Santiago, minha namorada tem parentes lá, são 500km, chegamos perto das 14h, aproveitei pra trocar o óleo e filtro do carro pois ja batia 5 mil km, aproveitamos o dia para descansar e curtir com os parentes um pouco.

ariju
27/03/2017, 16:00
9º DIA - Pena Flor até Temuco, dia de deslocamento, aconteceu algo desagradavel nesse dia, paramos numa cidade grande chamada Chillan para almoçar, no estacionamento de um grande mercado, tipo um carrefour, ficamos meia hora, e ao voltar, tinham arrombado a fechadura da porta do motorista, e levaram uma mala com comidas, e a mochila com o computador e us pendrives, foi um saco, fizemos reclamação ao estabelecimento, chamamos a policia e registramos o b.o para medidas futuras e seguimos viagem.
Troquei a fechadura em chillan mesmo, e seguimos a Temuco descansar. ficamos na casa de uma senhora que cobrou 26000 pesos divididos por todos deu uns 60 reais para cada um, tinha tv no quarto, banho quente, calefação etc.. a partir de Temuco o clima muda e passa a fazer um friozinho já.
essa história do roubo serve de lição á nós viajantes que praticamente temos nossa casa no carro quando em expedições, aquela regra que eu já tinha escutado muito.. jamais tirar os olhos por muito tempo do carro.. mas bola pra frente.

10º DIA - Saímos de Temuco rumo a frutillar,lá pelas 9h, são só 190km, chegamos em frutillar pelas 12h, achamos o camping La Gruta, custou 7 mil pesos por pessoa. banho quente.
Passamos o resto do dia conhecendo a cidade que é bem charmosinha, fica a beira do lago lhanquehue.
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Vale ressaltar que a ruta 5 que pegamos desde Antofagasta até o sul, é toda duplicada, excelente... Agora, tem muito pedagio kkk,, custa em mdia 3 mil pesos, que dá uns 12 reais, é verdade que a viagem rende muito, mas são varios pedágios.

ariju
27/03/2017, 16:27
11º DIA - Saímos de Frutillar, para percorrer o lago lhanquehue, e subir o vulcão Osorno e seguir até Vila La Angostura, mas choveu muito nesse dia, atrapalhou num pouco a visão, mas foi divertido, tem uma estrada que sobe até uma estação no alto do vulcão, e a visão do lago de lá é incrivel, depois cruzamos a fronteira para a Argentina para Fazer a regiao dos lagos do lado Hermano.
Em Villa La Angostura, tudo é absurdamente caro, o camping com chuva e frio que fazia seria sofrido para as mulheres, arrumamos uma casa por 60 reais por cabeça, com banho quente e toda mordomia, uma boa dica é procurar no centro, perto das informações turísticas, tem sempre algum nativo que tem sua casa, ou cabana para alugar, por preços mais convidativos.
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12º DIA- Fizemos a rota dos lagos até San Martin De Los Andes, muitos lagos incriveis no caminho, paisagens de cartão postal, paramos para fazer almoço a beira do lago Falkner que pra mim foi o mais lindo.
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Na volta descemos por Vila traful, que fica a beira do lago de mesmo nome, lugar lindo também, seguimos até um lugar chamado Dina Huapi, que segundo uns hermanos seria o local mais barato para se hospedar do que Bariloche..

Brunoalucas
27/03/2017, 21:50
Primeiramente, parabéns pela viagem!!!!!
Segundo: obrigado pelas informações de valores, além de ser recente, ajuda muito na programação de quem estuda fazer um passeio parecido. Da maneira que você descreveu podemos ter uma ideia do montante a ser reservado.
Terceiro: lindas fotos!!!
Quarto: pretendo usar um carro pequeno no verão, é tranquilo??? pela sua experiencia, é possível???
Quinto: você informa que usou o galão de gasolina, foi realmente necessário, falta de programação ou comodismo no momento??? pergunto pois na minha programação não teria o galão extra.

Um grande abraço!!!

EduTrierweiler
28/03/2017, 08:07
Parabéns pelo relato e pela trip parceiro!! São inesquecíveis estes lugares!
Estava acompanhando lá no grupo dos passeios no RS também.

Você falou sobre a facilidade das peças na Argentina e Chile, conheci um rapaz em uma Pousada de Susques-AR, que tinha uma Grand Vitara 2001 e disse que não achava peça de jeito nenhum pra viatura dele, se bem que lá era mais afastado kkkk

Diogo_Vargas
28/03/2017, 11:29
Show de viagem. Vou anotar cada dica.
Abraço.
:pipoca:

guimajc
28/03/2017, 17:25
Ariju, parabéns pela viagem. Show de bola!

marlonwh
28/03/2017, 17:47
Ariju,

Belissima viagem, belo relato e belas fotos! Até usei seu post para começar a negociar com a patroa! Aguardo relato dos demais dias! É uma viajem que ainda pretendo fazer, mas somente uma intenção ainda.

Fiquei curioso com a questão da gasolina. Qual é a autonomia do seu carro normalmente? Questiono pois meu carro atual é gasolina e em tese é o que seria utilizado na viagem.

Reparei que no início disse que o combustível extra é importante, mas no dia 5 disse que acabou não usando a gasolina extra. Afinal, precisa mesmo? Meu carro tem autonomia maior que 600 km em estrada, mas não sei como fica na altitude. Tem tanto chão assim sem nenhum posto?


Grande abraço.

ariju
28/03/2017, 20:01
Salve bruno, Quanto ao carro, qualquer carro vai, as estradas são a maioria asfaltadas, e onde tem rípio que é estrada de chão, devagar e com cuidado vai sossegado. No verão não tem neve, e menos atoleiros, logo não se preocupe.

Quanto ao galão, aconselho veementemente a levar, pois existem lugares mais remotos onde nem sempre tem gasolina, peguei dois assim na viagem, um se não me engano um foi perto da travessia de magalhanes ainda no chile, ou seja, sai de Punta Arenas, e só consegui abastecer em Rio Grande, que da uns 350km. Lembro de falar com um brasileiro de Minas que estava no posto também, ele estava num scenic e tinha um galao de 20l reserva. Então acho importante, não custa nada e te da um sossego caso passe em algum vilarejo que não tenha combustível, isso te dará autonomia para tocar até a próxima cidade.
Como disse a maior distancia que percorremos sem ter posto foi de 300km mais ou menos, e essa vez que tinha posto entre punta arenas e Rio Grande mas não tinha gasola. Abraço~.

ariju
28/03/2017, 20:05
Parabéns pelo relato e pela trip parceiro!! São inesquecíveis estes lugares!
Estava acompanhando lá no grupo dos passeios no RS também.

Você falou sobre a facilidade das peças na Argentina e Chile, conheci um rapaz em uma Pousada de Susques-AR, que tinha uma Grand Vitara 2001 e disse que não achava peça de jeito nenhum pra viatura dele, se bem que lá era mais afastado kkkk

Grande Edu, salve, mas também, o cara mora em Susques, além de ficar a quase 5 mil metros, só tem deserto num raio de 300km kkkk.
Dei uma olhada numas autopeças em Corrientes , Santiago e Chillan, tem muita coisa. esses suzukis estão por todo lugar.

ariju
28/03/2017, 20:20
Ariju,

Belissima viagem, belo relato e belas fotos! Até usei seu post para começar a negociar com a patroa! Aguardo relato dos demais dias! É uma viajem que ainda pretendo fazer, mas somente uma intenção ainda.

Fiquei curioso com a questão da gasolina. Qual é a autonomia do seu carro normalmente? Questiono pois meu carro atual é gasolina e em tese é o que seria utilizado na viagem.

Reparei que no início disse que o combustível extra é importante, mas no dia 5 disse que acabou não usando a gasolina extra. Afinal, precisa mesmo? Meu carro tem autonomia maior que 600 km em estrada, mas não sei como fica na altitude. Tem tanto chão assim sem nenhum posto?


Grande abraço.

Salve Brother, então, a tracker carregada e com o pé pesado que tive nos primeiros dias fazia 7 de media, isso da uma autonomia de 420km, mas nos lugares mais remotos a gente passou quase 300km sem posto, entre uma cidade e outra, logo ficaria 120km de autonomia, se eu fosse fazer um passeio ou saisse da rota ja ficaria apertado entende.
No quinto dia fomos aos geiseres, fica a 80km mais ou menos do atacama, nesse dia não precisou.

ariju
28/03/2017, 20:49
13º DIA- Dia de deslocamento, saímos de Dina Huapi, rumo a Perito Moreno, uns 800km, saímos cedo, fazia frío, andamos uma meia hora e chegamos em Bariloche, demos um giro na cidade, que na minha opinião não tem graça, o legal são os cerros tronador e catedral. e o tempo não ajudou pois chovia, resolvemos seguir. Chegamos a tardinha em Perito Moreno, no camping municipal, excelente lugar, banho quente, uma salão com cozinha e mesas, ficamos numa cabana que saiu 67 reais para o casal, mas era só a cabana de madeira e as camas arrumadas, mas havia calefação.

14º DIA - o tempo abriu, fazia frio, saímos em direção a fronteira para visitar o famoso Lago Carrera, que é o segunda maior lago da sul america, atrás apenas do titicaca.
A idéia era atravessar a fronteira, entrando por Chile Chico, pegar a balsa em chile chico e atravessar o lago ate Puerto Rio Tranquilo, mas era domingo e balsa era somente as 15h, resolvemos seguir pela beira do lago, pela estrada de rípio, pegamos ja um trecho da famosa carretera austral, em bom estado, foi a melhor decisão, a cada curva da estrada era uma paisagem de cartão postal. fomos curtindo o caminho, eram 150km mais ou menos, chegamos em Puerto Rio Tranquilo e procuramos pelo passeio das capillas de marmol , mas em funçõ do vento estavam suspensos. Resolvemos então curtir a trad naquele lugar paradisíaco.
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No final do dia resolvemos voltar para dormir perto da Ruta 40, isso ia poupar tempo no dia seguinte que seguiriamos até calafate, ai fica uma dica, era umas 17hs, saimos de puerto rio tranquilo, rumo o passo de Roballos, que é a última aduana, porém o caminho é todo de rípio e partes ruins de rípio, essa é a pior parte da carretera austral, e sao 200 e poucos kms, deveríamos ter voltado a Perito Moreno, ou ter saído mais cedo para pegar a carretera, que é sofrida mas muito legal, levamos até a aduana umas 3 horas, nessa aduana só tem militares, primeiro os carabineiros, foi rápido, seguimos, uns km a frente a argentina, quase na penumbra, saímos da aduana argentina, e ainda tinha 100km até a cidade mais próxima que chama bajo caracoles, que nem é uma cidade , um vilarejo com umas 40 casas, um hotelzinho e um posto de gasolina. Chegamos quase 23h, por sorte fomos direto ao hotelzinho, ficamos por lá.custou 90 reais pro casal a hospedagem, esse dia não teve janta, foi banho e cama.

marlonwh
28/03/2017, 21:09
Salve Brother, então, a tracker carregada e com o pé pesado que tive nos primeiros dias fazia 7 de media, isso da uma autonomia de 420km, mas nos lugares mais remotos a gente passou quase 300km sem posto, entre uma cidade e outra, logo ficaria 120km de autonomia, se eu fosse fazer um passeio ou saisse da rota ja ficaria apertado entende.
No quinto dia fomos aos geiseres, fica a 80km mais ou menos do atacama, nesse dia não precisou.
Salve,

Agora ficou claro, não precisou especificamente naquele dia. Realmente é importante ter uma folga maior, 120 KM é pouco numa região remota. Vou avaliar bem essa questão, pois normalmente meu carro faz 7.5, e considerando uma queda de 40% (estimei na tracker de 11.5 [carrosnaweb.com] para o 7 [que vc mencionou]) eu iria para algo próximo a 4.5. Resumindo, teria pouca autonomia também.

Continuo acompanhando o relato.

Abraços

ariju
28/03/2017, 21:50
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15 DIA - Abastecemos no único posto da vila, abre as 8:30h, aliás foi a gasolina mais cara do chile, saiu por 880 pesos, coisa de 4,88reais, mas não tinha opção kkk
Saímos em direção a Governador Gregores, que apesar de ficar uns 40km fora da rota, é ponto de parada, pois não existe absolutamente nada ente essas duas cidades, e são 230km, e a cidade depois de Gov. gregores fica a quase 150km ao sul e chama tres lagos, e ainda por cima me disseram que nem sempre tem gasolina por lá. Então enchemos o tanque em Gregores, e enchemos o galão também , pois nos disseram que a ruta 40 estava cortada pela chuva e o desvio dava uns 100km a mais. Bom saímos sentido ruta 40 mesmo assim.
Pegamos um trecho embarrado por uns km, após sim, resolvi ligar a roda livre por garantia, e fomos, chegamos na parte cortada e realmente a chuva levou a estrada, mas havia um trecho de uns 100m de barro do lado da estrada, um atoleiro aberto pela patrola, inclusive havia uma ranger atolada la, fui falei com eles, e resolvi passar, afinal estavamos a 30km de 3 lagos, e se atolasse tinha gente pra ajudar kk, engatei a primeira e sentei a bota, só parei no outro lado. e seguimos viagem, não encontrei gasolina mesmo em 3 lagos, santa mulher do posto que aconselhou a usar o galão, uns 150 km antes de calafate, coloquei do galao pro tanque, isso me da mais uns 150 km de autonomia.
Chegamos em Calafate, lá pelas 15h, demos um giro de reconhecimento na cidade e resolvemos ir ao parque glacial perito moreno.

ariju
28/03/2017, 22:00
CONTINUAÇÃO...

O parque é maravilhoso, o que dói é a entrada, são 500 pesos por cabeça, coisa de 110 reais, mas vale, pois a visão diante daquela montanha de gelo é indescritível.
Ficamos até fechar o parque, e voltamos a cidade para dormir, ficamos em um hostel por 90 reais para o casal.

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ariju
28/03/2017, 22:24
16 º DIA - Saímos no meio da manha de El Calafate rumo a aduana, dia de ir a Perto Natales, chovia muito em Calafate, fomos na manha. sem pressa, afinal eram apenas 300km, abastecemos num YPF que tem no meio do caminho e seguimos, fizemos a aduana, usando a técnica de cozinhar tudo o que for possível kkkk.
Passamos e seguimos direto a Puerto Natales,
Existem duas aduanas na região, a no torrel del paine, e outra mais ao sul em Puerto Natales, entramos na que fica proxima do do torres del paine, e seguimos para puerto natales, chegamos perto das 14h, a cidade é muito bonitinha, a beira do lago, faz frio, nos hospedamos na casa de uma senhora tipo pensão, custou 26000 pesos pro casal, mas esse dia foi xique kkk, quarto com cama de casal, cafe da manha incluso, tv no quarto, quase um hotel.
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Passamos o resto do dia passeando pela cidade a pé. No fim do dia fizemos supermercado e abastecemos a geladeira.


17 DIA - A grande dica para o Torres Del Paine é: sair de Puerto Natales com gasolina até os tubos kkkk, enchemos o tanque e o galão, são 110km de Puerto Natales até o parque, mais uns 150km de estradas dentro do parque para conhecer bem ele, e mais os 110km de volta até Natales.
Saímos pelas 8 da manha rumo ao parque, compramos o ingresso lá, preenchemos uma ficha, ai vimos um filme obrigatório deles, e seguimos de carro pelo parque. Muitos Guanacos, e paisagens de outro mundo.
A entrada do parque também é salgada, 21 mil pesos por pessoa, 115 reais na média.

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ariju
28/03/2017, 23:07
CONTINUANDO...

Passamos o dia no parque, rodamos por todo ele, almoçamos a beira do lago weber que mais parece um cartão postal.

No fim do dia resolvemos mudar o roteiro, e seguir até punta arenas para dormir. Fomos a puerto Natales reabastecer e tocamos até Punta Arenas, chegamos no cair da noite, achamos um hostel com cama de casal, pagamos 26000 pesos, saiu 140 reais pro casal.

18º DIA- Saímos as 7h de Punta Arenas, com o objetivo de chegar nesse dia mesmo ao Ushuaia, são 550 km, o problema é que são duas aduanas e a balsa.
À uma hora de viagem de Punta Arenas no sentido de Punta delgada onde pegariamos a balsa, fica um vilarejo abandonado, chama San Gregorio, tem um navio abandonado também por lá.
Chegamos no local da Balsa as 9H.esperamos uns 40minutos e embarcamos, essa balsa é a única forma de chegar ao Ushuaia, quem opra é a transbordadora austral, e tem balsa a cada 20 minutos mais ou menos e até a 01h da manhã. ao custo de 15 mil pesos chilenos, são uns 90 reais. e é uma diversão a parte, cruzar o estreito de magalhães com o carro numa balsa é algo que não fazemos todo dia.
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Uma particularidade, existe um posto entre Punta Arenas e a primeira cidade da Argentina, San Sebastian que fica logo após a aduana, mas são quase 300km. e esse posto em cerro sombrero não tinha gasolina quando passamos, somente tinha diesel, ai ja tinhamos rodado uns 180km, e San Sebastian estava a 150 mais ou menos, então foi tranquilo.
Seguimos viagem, fizemos as aduanas numa boa e tocamos até Rio Grande, para abastecer, afinal ficava uns 50km após a fronteira. completamos o tanque e alí nos demos conta que estávamos a 210km de Ushuaia. Seguimos um pouco e paramos a beira de um rio para almoçar, a patroa fez um almoço esperto, demos uma descansada e seguimos, chegamos em Ushuaia as 17h. passamos no Lago Escondido e no Lago fagnano durante o caminho. São belos lagos.

Passamos no mercado, ja conheciamos a cidade mas apenas no inverno. agora parece outra cidade. sabiamos que havia um campimg municipal que fica uns 5km longe do centro. Fomos para lá.
Cheegamos e havia dois carros brasileiros, uma land com barraca de teto também, fui trocar uma ideia, era uma rapaziada de Santa Catarina, papeamos um bom tempo e peguei dicas do camping..
O camping em Ushuaia é gratis, mas é somente o espaço, não ha nenhuma estrutura, nem banheiro. mas ja estava escurecendo e ficamos ali, fizemos uma comida, conversamos um pouco, fazia um pouco de frio mas a barraca segurou muito bem.

Na manhã do dia seguinte vimos um motorhome parado la tbm, de lá veio um casal muito simpático de espanhóis, que conversamos um bom tempo, nos levaram para conhecer o motorhome e o projeto deles, um ano rodando as americas, muito legal.
Pegamos excelentes dicas com eles, as duas melhores renderam mais um dia na regiao de trelew, eles nos recomendaram fortemente a Punta tombo para per penguins, e a isla escondida que é uma praia á 50km ao sul de Trelew e é praticamente deserta. passamos a tarde toda la pescando e curtindo.

ariju
28/03/2017, 23:21
19º DIA - Ushuaia, passamos a manha no centro passeando e comprando coisas, meio dia voltamos ao camping municipal para fazer almoço e a tarde decidimos subir o glacial Martial que não conseguimos no inverno, então era questão de honra kkkk
Levamos umas 4 horas caminhando mas conseguimos, e de lá de cima se tem a visão mais incrível de Ushuaia e do canal Beagle.
Agora, tem que ter um bom preparo Físico.
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Nessa noite ficamos hospedados "na casa de Alba" que é a tipo um hostel, que já conhecíamos e gostamos.saiu por 160 reais , mas era uma suíte com direito a café da manhã.

20º DIA - Ushuaia é uma cidade com muita coisa legal mas o mais legal é no inverno quando tem neve, ai se pode esquiar etc... como já conhecíamos a cidade, e tinhamos ido no inverno, não havia mais o que fazer na cidade. kk saimos pelas 9 da manhã com intuito de dormir em Rio Gallegos, mas novamente era dia de duas aduanas e a balsa.

São uns 600km, chegamos na cidade tarde, era umas 21hs, as aduanas dessa vez foram demoradas, descobrimos que Rio Gallegos não tem camping, e não achamos hotel aberto, e estavamos cansados, decidimos tomar um banho numa estação de serviço, pagamos 30 pesos pros dois banhos, sao banheiros com agua quente e local limpo.
E resolvemos dormir atrás do posto , no meio dos caminhões, mas sem barraca, dentro do carro mesmo, tinha um outro carro também, e uma barraquinha. Foi tranquilo demais, noite sossegada mas fria, mas não gastamos nada kkk.

ariju
28/03/2017, 23:37
21º DIA - Acordamos cedo, saímos as 7h rumo Comodoro Rivadávia, não tem muito o que ver no caminho, são longas retas no meio do pampa Argentino. Chegamos por volta das 17h em uma localidade chamada Rada Tilly, que fica 15 km ao sul de Rivadavia, e que tem o melhor camping que ja vimos na Argentina.
Pagamos 40 reais no total, mas tem luz, agua quente, local para lavar roupas e o lugar é lindo. Aproveitei o sol para lavar roupas, a patroa ficou cozinhando. depois das tarefas, fomos a noitinha passar um tempo na praia. lugarzinho bem legal.

22º DIA - Seguindo a dica dos espanhóis do Ushuaia saímos com intuito de conhecer a praia deserta e ver pinguins, rodamos até uma cidade chamada Camarones, que é dalí que saímos via a antiga ruta 1 até punta tombo e posteriormente isla escondida.
Bom, Camarones já é um lugar bem legal, a praia é azul e vazia, ficamos alí almoçamos e aproveitamos um pouco, após seguimos rumo punta tombo, eram mais 80km no rípio.
Chegando no parque, eram 17 horas, e o horário de visita era até as 18h, decidimos nos hospedar numa estância que fica a 5km do parque e voltar pro parque no dia seguinte pela manhã para aproveitar mais.
A estância chama La Antonieta, é uma fazenda, tem banheiros limpos. e espaço pra camping. pagamos 300 pesos pelo casal, coisa de 70 reais. mas por ser descampado, foi a noite mais estrelada que já vi na vida.
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Amostardeiro
29/03/2017, 11:52
Parabéns linda viagem. :palmas: :palmas:

Abs

ariju
29/03/2017, 19:17
23º DIA - Saímos da estância pelas 8h, pois o parque abria as 8h, e como eram 5km, estava perto. Da entrada do parque até a bilheteria são 22km de estrada de chão, mas em excelente estado. O parque na verdade é um complexo, tem museu, um mirador, lancherias e por final o mais interessante, voltamos pro carro e descemos rumo a entrada da trilha para os pinguins, estacionamos em frente a guarita, entregamos os tickets, o ingresso custou 250 pesos por pessoa, algo como 60 reais, bom, a trilha que leva aos pinguins é um espaço demarcado até a beira da praia, coisa de 1,5km de percurso a pé, mas logo nos primeiros metros do caminho ja havia bastante pinguins no caminho, é possível chegar a um metro deles, porém não é permitido tocá-los. fomos até o final da trilha, tem um pier e muito pinguim, ficamos alí algum tempo admirando.
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Ficamos alí até perto do meio dia, após seguimos á um lugar chamado Isla Escondida, que fica ainda na ruta 1, uns 30km ao norte de Punta Tombo, a praia é maravilhosa, e praticamente vazia, haviam 3 argentinos pescando, peguei umas dicas com eles, e passei a tarde pescando e curtindo aquele lugar, a patroa fez uma comida especial de almoço e passamos o resto do dia curtindo essa praia.

No final do dia, saímos rumo a Trelew, abastecemos e e descobrimos não haver camping na cidade, somente em Playa Union, que ficava a 20km de Trelew pro lado do mar. O camping chamava Isys, excelente camping, estrutura limpa e bonita, banhos quentes, e o preço ficou em 45 reais pro casal.
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ariju
29/03/2017, 19:39
24 DIA - Início do retorno...
Saímos de Playa Union as 7h, a meta era rodar até Bahia Blanca que dá uns 780km. Porém, no caminho pesquisando sobre a balsa que cruza de Buenos Aires para Montevideu ou Colonia do Sacramento, achamos os preços abusivos, pra Colonia do Sacramento que tinham nos dito que era mais barato custava 250 dolares, isso daria quase 800 reais, e a de Buenos Aires para Montevideu custava 500 dolares. Proibitivos para nós.
Mudamos então o cronograma, resolvemos seguir viagem até Azul que fica 400 km ao norte de Bahia Blanca, e no dia seguinte cruzar a fronteira por Uruguaiana, me recusei pagar esses 700 reais, kkk preferi gastar uns 200 a mais de gasolina e sair em Uruguaiana e de quebra subir a São Borja e visitar meu pai e passar um dia pescando com ele e fazer aquele churrasco com o que sobrou da diferença da balsa kkkkk.
Rodamos tranquilamente até Azul, 90 a 100km/h, chegamos na cidade direto ao camping municipal eram quase 21h e o camping estava aberto, outro excelente camping, lugar lindo, muito arborizado, e tranquilo, custou 40 reais para o casal, armei a barraca e fui tomar um banho enquanto a patroa cozinhava, afinal rodamos 1120km nesse dia, era comer e dormir kkk

25º DIA - A meta hoje era cruzar a fronteira e subir até São Borja, saimos cedo as 7h de azul, seguimos pela ruta 3,por uns 40km, mas havia um acidente, ficamos meia hora parados,até a ambulância chegar, vendo que iria demorar muito resolvemos voltar para Azul e seguir pela ruta 51, o que acabou sendo um bom negócio, pois além de ter menos tráfego, desvia de Buenos Aires que tem um transito infernal. Só que perdemos tempo demais com isso, fomos saír de Azul quase 10h.
Paramos num posto de gasolina em Zárate para aquecer o almoço, e descansar um pouco, eram 15h, haviam mais uns 300km até a fronteira e mais 180 até São Borja, mas não temos pressa, seguimos tranquilamente, a partir dessa cidade a estrada é duplicada, pedagiada, e tem várias barreiras da polícia de entre rios, fomos parados 2 vezes, somente pediram documentos e nos liberaram.
Chegamos a fronteira por volta das 20h, aduana confusa em Uruguaiana, apenas carimbaram o papel de entrada e deu, nos mandaram entrar no carro e seguir uma fila para sair. Chegamos em Uruguaiana, abastecemos e liguei para meu pai, avisando que iriamos para la kkkkk, foi pego de surpresa mas adorou. Chegamos em São Borja as 23h, ficamos na casa dele, jantamos e fomos dormir.

26º DIA Tomamos um café e saímos rumo ao rio Camaquã pescar, passamos o dia por lá, assamos uma carne esperta e tomamos banho de rio. Um excelente dia de descanso.

27 DIA - 7H da manhã, arrumamos a tralha e saímos rumo a Porto Alegre, eram apenas 600km. tocamos direto sem paradas até Santa Maria, comemos algo por lá e chegamos em POA por volta das 15h...


Esse foi o relato de nossa inesquecível expedição, conhecemos lugares mágicos, fizemos amizades, conhecemos muitas pessoas e suas histórias pela estrada, é uma viagem enriquecedora, culturalmente também, recomendo a todos que não deixem de viajar, basta coragem e um pouco de organização.
Agora estamos já planejando a próxima viagem, até o Peru e Bolívia no ano que vem... Abraço a todos.

Brunoalucas
29/03/2017, 21:23
Salve Ariju,

Primeiramente: kkkkkk

Parabéns pelo passeio e obrigado pelo relato.

Não deixe de postar a próxima aventura

Abraços

jessen beraldo
30/03/2017, 12:26
Saudações Ariju!


Entrei para dar uma olhada no tópico e só parei no final, com o G.Maps na outra janela seguindo o trajeto e
aprendendo com as dicas!
Parabéns pela viagem, maravilhosa e pelo excelente relato! Com certeza será base para muitos que irão
para aqueles lados daqui em diante!


Muito legal!
Abç!

GuilhermeAdolf
01/04/2017, 00:03
viagem top..

queria eu poder morar no RS.. me economizaria 2mil km só até a fronteira kkkkkk

eu iria todo ano pra argentina/chile. fato.

abraços!!

Rubens Linhalis
01/04/2017, 13:07
Parabens pela viagem.. pelas fotos e pela Tracker, acabei de ler lá o topico do carro. Qual o consumo da Tracker nessa expedicao?

ariju
02/04/2017, 08:46
Valeu Brunoalucas, isso é uma cachaça, depois que a gente pega a manhã não paa mais, já estamos preparando o roteiro para o Peru e titicaca ano que vem. Abraço.

ariju
02/04/2017, 08:50
[QUOTE=GuilhermeAdolf;2425029]viagem top..

queria eu poder morar no RS.. me economizaria 2mil km só até a fronteira kkkkkk

eu iria todo ano pra argentina/chile. fato.

A posição no mapa nos favorece muito sim, de Porto Alegre estou a 600km da fronteira, isso pra uma expedição longa como foi a nossa é uma baita vantagem, abraço. kkkk

ariju
02/04/2017, 09:45
Parabens pela viagem.. pelas fotos e pela Tracker, acabei de ler lá o topico do carro. Qual o consumo da Tracker nessa expedicao?


Parabens pela viagem.. pelas fotos e pela Tracker, acabei de ler lá o topico do carro. Qual o consumo da Tracker nessa expedicao?

Salve Rubens, muitas idéias que apliquei no carro, tirei do seu tópico do TRECKO, me serviu como guia prático de como fazer as coisas kkk
Quanto ao consumo do carro, tive dois momentos, ambos com o carro carregado:
Carro a 110 a 120km/h no plano, até Salta (ARG). media de 6,5 à 7 km/l, por dois motivo= pé pesado, descobri que é desnecessário andar muito rápido, primeiro que é mais cansativo e perigoso, e também porque o consumo aumenta bastante, aprendi no caminho a rodar mais na manha e parar menos vezes, tipo rodar uns 250km na boa sem pressa e ir fazendo paradas assim.
Segundo motivo, tinha um outro carro na expedição até quase a metade da viagem, era uma Ranger Diesel, só que essa andava em média a 110 120km/h, ai ou eu acompanhava e o consumo aumentava, ou diminuía e o consumo melhorava, resolvi tirar o pé, fiquei pra trás, mas o bolso agradeceu. Ai passei a pisar menos andar a 90 100km/h no máximo, ai o carro se comportou bem melhor, passou a fazer a mesma média que faz na cidade, 7,5 à 8,5km/l, isso carregado.
Ou seja, na tracker, o consumo será diretamente proporcional ao peso do pé no acelerador.

Rubens Linhalis
02/04/2017, 16:05
Salve Rubens, muitas idéias que apliquei no carro, tirei do seu tópico do TRECKO, me serviu como guia prático de como fazer as coisas kkk
Quanto ao consumo do carro, tive dois momentos, ambos com o carro carregado:
Carro a 110 a 120km/h no plano, até Salta (ARG). media de 6,5 à 7 km/l, por dois motivo= pé pesado, descobri que é desnecessário andar muito rápido, primeiro que é mais cansativo e perigoso, e também porque o consumo aumenta bastante, aprendi no caminho a rodar mais na manha e parar menos vezes, tipo rodar uns 250km na boa sem pressa e ir fazendo paradas assim.
Segundo motivo, tinha um outro carro na expedição até quase a metade da viagem, era uma Ranger Diesel, só que essa andava em média a 110 120km/h, ai ou eu acompanhava e o consumo aumentava, ou diminuía e o consumo melhorava, resolvi tirar o pé, fiquei pra trás, mas o bolso agradeceu. Ai passei a pisar menos andar a 90 100km/h no máximo, ai o carro se comportou bem melhor, passou a fazer a mesma média que faz na cidade, 7,5 à 8,5km/l, isso carregado.
Ou seja, na tracker, o consumo será diretamente proporcional ao peso do pé no acelerador.

Show Parabens ! Bom saber que o Trecko ajudou.. seu topico ficou muito bom também. Boas estradas!

Sérgio Bambirra
04/04/2017, 10:55
Parabéns pela viajem de sonho e pelo relato bacana. Inspiradores! :palmas: :drool:

tjhonatanmRS
05/04/2017, 17:09
show o relato...sempre buscando novas dicas para, futuramente, fazer essa viagem!!

Marcelo J Manente
08/04/2017, 10:30
Valeu Brunoalucas, isso é uma cachaça, depois que a gente pega a manhã não paa mais, já estamos preparando o roteiro para o Peru e titicaca ano que vem. Abraço.

Ola Ariju,

Diga uma coisa, eu fiz um cálculo aproximado pelos dados que vc colocou de consumo e quilometragem e deu 7,25 Km/l de média. Isso está correto???
Eu pergunto pq eu estava (enfase no "estava") com vontade de comprar uma Tracker/gran Vitara para voltar ao mundo 4x4. Só que depois dessa média desanimei.

Abraço.

Ps.: Só depois li as msgs anteriores e vi que vc já tinha respondido sobre consumo, desculpe repetir a pergunta. Mesmo assim já sei q não vou comprar uma Tracker no futuro. Se minha grana não der para uma pickup 4x4 vou de 4x2 mesmo e não arrisco fora de estrada.

ariju
08/04/2017, 11:25
Ola Ariju,

Diga uma coisa, eu fiz um cálculo aproximado pelos dados que vc colocou de consumo e quilometragem e deu 7,25 Km/l de média. Isso está correto???
Eu pergunto pq eu estava (enfase no "estava") com vontade de comprar uma Tracker/gran Vitara para voltar ao mundo 4x4. Só que depois dessa média desanimei.

Abraço.

Ps.: Só depois li as msgs anteriores e vi que vc já tinha respondido sobre consumo, desculpe repetir a pergunta. Mesmo assim já sei q não vou comprar uma Tracker no futuro. Se minha grana não der para uma pickup 4x4 vou de 4x2 mesmo e não arrisco fora de estrada.


Bom dia,o cálculo está certo,mas existem coisas à considerar:

1- O carro estava carregado, barraca de teto, 20l de agua, galão de gasosa, caixa camper carregada dentro do carro, pé pesado em parte da viagem. No primeiro 1/3 da viagem andava mais rápido, isso contribuiu para a media geral ruim.
1.1 - no primeiro trecho peguei muita subida, depois muito vento de frente ( o vento da patagonia)

2- A média geral em condições normais do meu carro é entre 8 e 9km/l, tanto na cidade quanto em estrada. Foi esse média que fiz na do meio pra frente da viagem.( combinação pé leve+ vento a favor+ relevo)

3- Já me questionei quanto ao consumo da tracker, e trocar de carro. Mas o carro é extremamente confiável e não quebra, logo o que eu gasto em combustível economizo e muito em manutenção.
Só pra você ter uma ideia, antes de viajar, fiz uma boa revisão no carro, o carro com quase 140kkm, não tinha nada pra fazer, apenas precisou trocar todos os fluidos e filtros.
Durante a viagem não tive nenhum problema, e se tivesse, pela quantidade de grand vitara que ví, teria facilidade de peças em qualquer lugar. Troquei o óleo 1x no chile e 1 na argentina, ambos tinham filtros de boa.
Após a viagem, depois de 14 mil kms, muitos de rípio, só precisei trocar óleo e filtros e dar uma reapertada na chpa de proteção. Mais nada, lavei o carro e estou usando diariamente para trabalhar, normalmente.

Então, quando eu vejo o consumo, acabo pesando também essas outras coisas todas, e ao comparar a tracker com váriios outros carros, não encontrei substituto ainda. kkk
Abraço.

Marcelo J Manente
08/04/2017, 11:43
Bom dia,o cálculo está certo,mas existem coisas à considerar:

1- O carro estava carregado, barraca de teto, 20l de agua, galão de gasosa, caixa camper carregada dentro do carro, pé pesado em parte da viagem. No primeiro 1/3 da viagem andava mais rápido, isso contribuiu para a media geral ruim.
1.1 - no primeiro trecho peguei muita subida, depois muito vento de frente ( o vento da patagonia)

2- A média geral em condições normais do meu carro é entre 8 e 9km/l, tanto na cidade quanto em estrada. Foi esse média que fiz na do meio pra frente da viagem.( combinação pé leve+ vento a favor+ relevo)

3- Já me questionei quanto ao consumo da tracker, e trocar de carro. Mas o carro é extremamente confiável e não quebra, logo o que eu gasto em combustível economizo e muito em manutenção.
Só pra você ter uma ideia, antes de viajar, fiz uma boa revisão no carro, o carro com quase 140kkm, não tinha nada pra fazer, apenas precisou trocar todos os fluidos e filtros.
Durante a viagem não tive nenhum problema, e se tivesse, pela quantidade de grand vitara que ví, teria facilidade de peças em qualquer lugar. Troquei o óleo 1x no chile e 1 na argentina, ambos tinham filtros de boa.
Após a viagem, depois de 14 mil kms, muitos de rípio, só precisei trocar óleo e filtros e dar uma reapertada na chpa de proteção. Mais nada, lavei o carro e estou usando diariamente para trabalhar, normalmente.

Então, quando eu vejo o consumo, acabo pesando também essas outras coisas todas, e ao comparar a tracker com váriios outros carros, não encontrei substituto ainda. kkk
Abraço.

Colega,

Com certeza a barraca de teto e os galões deve tem contribuído com pelo menos 0,5 km a mais por litro. Acredito que deve frear bem, ainda mais com vento de frente na descida até a Patagônia.
Mesmo assim acho que vou procurar outro veículo, prefiro ter uma autonomia maior e gastar menos em combustível. Em último caso vou de 4x2 diesel.

Abç.

ariju
08/04/2017, 15:09
Claro, a escolha da viatura deve ser muito bem pensada, e de acordo com a necessidade. No meu caso, espaço não é problema, pois não tenho filhos e sempre levo o mínimo de coisas e tudo sempre bem pensado, então a tk está de bom tamanho, pra vc ter uma ideia, eu e a patroa, pra rodar esses 27 dias da expedição, com tudo o que levamos de coisa, ainda sobraram dois bancos de trás do carro. kkkkk.
A autonomia da tk não é das melhores, entre 450 e 500km.
Já pensei numa hylux ou numa prado, mas acho desnecessário por enquanto, talvez no futuro quando a família crescer, ai com certeza.
E gosto de jipe de entreeixos mais curto, a tk não é um carro grande e cabe em qualquer lugar, isso me agrada. kkk
Abraço e bem vindo de volta ao mudo 4x4.

BesouroPantaneiro
18/04/2017, 11:11
Meus sinceros cumprimentos, tanto pelo tópico de preparação da Tracker, quanto este, no qual você soube detalhar muito bem a tua empreitada.
Comprarei uma TK 2009 no segundo semestre, e assim como você, quero prepará-la para viagens e expedições.
Vou me inspirar na tua configuração, ja que você rodou bastante e pelo jeito, aprovou as modificações que realizou, calço dianteiro, suspensão traseira, mola de opala e etc.
Obrigado por ter compartilhado tão ricas experiencias.
Inspirador.
Abraço e muitos e muitos km pela frente.

Marcelo J Manente
21/04/2017, 17:47
Claro, a escolha da viatura deve ser muito bem pensada, e de acordo com a necessidade. No meu caso, espaço não é problema, pois não tenho filhos e sempre levo o mínimo de coisas e tudo sempre bem pensado, então a tk está de bom tamanho, pra vc ter uma ideia, eu e a patroa, pra rodar esses 27 dias da expedição, com tudo o que levamos de coisa, ainda sobraram dois bancos de trás do carro. kkkkk.
A autonomia da tk não é das melhores, entre 450 e 500km.
Já pensei numa hylux ou numa prado, mas acho desnecessário por enquanto, talvez no futuro quando a família crescer, ai com certeza.
E gosto de jipe de entreeixos mais curto, a tk não é um carro grande e cabe em qualquer lugar, isso me agrada. kkk
Abraço e bem vindo de volta ao mudo 4x4.

Realmente amigo, espaço para mim é importante. Apesar de ser solteiro gosto de viajar com pelo menos mais duas ou três pessoas para diminuir o custo de combustível entre todos.
E também, uma autonomia de uns 600 km eu acho mais confortável em certos rincões da América do sul.

Se ao menos a Tracker fizesse uns 10 km/l na estrada já estaria bom.

Abç.

leosupertramp
29/04/2017, 21:43
Realmente amigo, espaço para mim é importante. Apesar de ser solteiro gosto de viajar com pelo menos mais duas ou três pessoas para diminuir o custo de combustível entre todos.
E também, uma autonomia de uns 600 km eu acho mais confortável em certos rincões da América do sul.

Se ao menos a Tracker fizesse uns 10 km/l na estrada já estaria bom.

Abç.


Olá,Xexelo, tudo bem?

Tenho uma Tracker há quase um ano e estou curtindo muito o carro. Em relação ao consumo, acho que em situações de expedições, que você normalmente vai com o carro carregado e com tralhas no bagageiro de teto (barraca, galão de combustível etc), dificilmente um 4x4 a gasolina desses mais antigos irá fazer média de 10 km/l. No meu carro, fiz uma viagem de 27 dias com minha esposa pelo nordeste, e consegui fazer uma média geral nos 6.700 km percorridos de 9,8 km/l (próximo dos 10 km/l). Atualmente moro no Espírito Santo, mas sempre vou à Bahia, na casa dos meus pais. No último feriado, na ida, consegui fazer uma média de 11,2 (metade do percurso sem ar), andando num ritmo de 100/110 km/h e forçando em alguma ultrapassagens.
Aaah, lembrando que o meu carro está original, isso contribui para um melhor consumo, apesar de perder no off road.

ariju
30/04/2017, 08:12
Meus sinceros cumprimentos, tanto pelo tópico de preparação da Tracker, quanto este, no qual você soube detalhar muito bem a tua empreitada.
Comprarei uma TK 2009 no segundo semestre, e assim como você, quero prepará-la para viagens e expedições.
Vou me inspirar na tua configuração, ja que você rodou bastante e pelo jeito, aprovou as modificações que realizou, calço dianteiro, suspensão traseira, mola de opala e etc.
Obrigado por ter compartilhado tão ricas experiencias.
Inspirador.
Abraço e muitos e muitos km pela frente.

Isso aí brother, a configuração é amplamente testada e aprovada. e tem muito material sobre o vários tipos de configuração do carro no fórum, desde trilhas pesadas até o meu estilo que é mais expedições. abraço.

ariju
30/04/2017, 08:18
Olá,Xexelo, tudo bem?

Tenho uma Tracker há quase um ano e estou curtindo muito o carro. Em relação ao consumo, acho que em situações de expedições, que você normalmente vai com o carro carregado e com tralhas no bagageiro de teto (barraca, galão de combustível etc), dificilmente um 4x4 a gasolina desses mais antigos irá fazer média de 10 km/l. No meu carro, fiz uma viagem de 27 dias com minha esposa pelo nordeste, e consegui fazer uma média geral nos 6.700 km percorridos de 9,8 km/l (próximo dos 10 km/l). Atualmente moro no Espírito Santo, mas sempre vou à Bahia, na casa dos meus pais. No último feriado, na ida, consegui fazer uma média de 11,2 (metade do percurso sem ar), andando num ritmo de 100/110 km/h e forçando em alguma ultrapassagens.
Aaah, lembrando que o meu carro está original, isso contribui para um melhor consumo, apesar de perder no off road.

Bom dia, realmente meu carro quando original fazia 10km/l, após o lift de 2" na suspa e pneu BF AT faz entre 8 e 9, e como você disse com os quase 100kg extra no bagageiro e a aerodinâmica da barraca que não ajuda nada, pegando subidas muito acentuadas na cordilheira tinha trecho que fazia 7, mas por incrível que pareça o maior consumo foi nas retas onde eu queria manter 110km/h hahahha, fez 6,5 quando descobri essa equação óbvia ( menos acelerador= menos consumo) ai passou a fazer 8 de novo á 90 por hora não mais., pro carro carregado ta bom demais hahahahaa

ariju
30/04/2017, 08:37
http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/144552-importancia-da-velocidade-cruzeiro-em-expedicoes.html

achei um tópico muito interessante, fala exatamente a relação entre velocidade de cruzeiro e consumo ( economia), tive que aprender na prática, e me reeducar. Agora vejo que poderia ter economizado uns 1500 a 2 mil reais só com essa mudança no comportamento.

leosupertramp
30/04/2017, 16:27
Bom dia, realmente meu carro quando original fazia 10km/l, após o lift de 2" na suspa e pneu BF AT faz entre 8 e 9, e como você disse com os quase 100kg extra no bagageiro e a aerodinâmica da barraca que não ajuda nada, pegando subidas muito acentuadas na cordilheira tinha trecho que fazia 7, mas por incrível que pareça o maior consumo foi nas retas onde eu queria manter 110km/h hahahha, fez 6,5 quando descobri essa equação óbvia ( menos acelerador= menos consumo) ai passou a fazer 8 de novo á 90 por hora não mais., pro carro carregado ta bom demais hahahahaa

Ariju, aproveitando que você respondeu, gostaria de parabenizar pela trip. Muito show mesmo! Um dia espero fazer a minha expedição internacional pelos andes e patagônia. Uma coisa que fiquei meio decepcionado com o carro, foi quando você disse em relação ao desempenho dele na altitude. Como o meu está original, eu não teria como usar a reduzida. Nessas condições (sem reduzida) no pior trecho que você mencionou, mesmo em primeira marcha estava complicado para o carro subir, é isso mesmo?
Imaginava que o carro perderia desempenho na altitude, mas fiquei muito surpreso com uma queda tão considerável assim.

Marcelo J Manente
30/04/2017, 18:15
Ariju, aproveitando que você respondeu, gostaria de parabenizar pela trip. Muito show mesmo! Um dia espero fazer a minha expedição internacional pelos andes e patagônia. Uma coisa que fiquei meio decepcionado com o carro, foi quando você disse em relação ao desempenho dele na altitude. Como o meu está original, eu não teria como usar a reduzida. Nessas condições (sem reduzida) no pior trecho que você mencionou, mesmo em primeira marcha estava complicado para o carro subir, é isso mesmo?
Imaginava que o carro perderia desempenho na altitude, mas fiquei muito surpreso com uma queda tão considerável assim.

Atalhando a conversa (desculpe ai Ariju),
Quando fui com minha ex SW4 2.7 de 150 cv tbm tive de engatar reduzida quando estava a 4.830m de altitude. Tudo bem que eu estava com 4 pessoas e a parte de tras do banco traseiro estava tão cheia que não dava para enxergar o vidro traseiro.
É normal isso. Algumas pessoas dizem que se deve tirar o filtro de ar para melhorar um pouco. Eu esqueci de tentar isso.


Abç.

ariju
02/05/2017, 09:58
Ariju, aproveitando que você respondeu, gostaria de parabenizar pela trip. Muito show mesmo! Um dia espero fazer a minha expedição internacional pelos andes e patagônia. Uma coisa que fiquei meio decepcionado com o carro, foi quando você disse em relação ao desempenho dele na altitude. Como o meu está original, eu não teria como usar a reduzida. Nessas condições (sem reduzida) no pior trecho que você mencionou, mesmo em primeira marcha estava complicado para o carro subir, é isso mesmo?
Imaginava que o carro perderia desempenho na altitude, mas fiquei muito surpreso com uma queda tão considerável assim.

Cara, desencana hahahhaa, afinal o carro estava muuuito lotado. E todo carro a gasolina sofre muito com a altitude, como falei, daria pra ir em primeira marcha, mas a viagem levaria muito mais tempo, com paciência o carro ia subir. virando roda mas ia. Não adianta carro a gasolina e pesadão é isso ai.

ariju
02/05/2017, 10:07
Atalhando a conversa (desculpe ai Ariju),
Quando fui com minha ex SW4 2.7 de 150 cv tbm tive de engatar reduzida quando estava a 4.830m de altitude. Tudo bem que eu estava com 4 pessoas e a parte de tras do banco traseiro estava tão cheia que não dava para enxergar o vidro traseiro.
É normal isso. Algumas pessoas dizem que se deve tirar o filtro de ar para melhorar um pouco. Eu esqueci de tentar isso.


Abç.

Salve, é isso ai mesmo, ai vc imagina a tk carregada até o teto e sendo 16v à gasolina, tirei o filtro só mudou o barulho kkk.

Marcelo J Manente
02/05/2017, 10:53
Salve, é isso ai mesmo, ai vc imagina a tk carregada até o teto e sendo 16v à gasolina, tirei o filtro só mudou o barulho kkk.

Nenhuma diferença???

Bom saber.

Abç.

GuilhermeAdolf
02/05/2017, 21:10
Nenhuma diferença???

Bom saber.

Abç.

olha que minha velha band saía de 2ª heim kkkk

mas vai... tava sozinho kkkk

leosupertramp
02/05/2017, 21:45
É, nessas horas que uma viatura a diesel tem o seu valor.:pensativo:

bobweg
01/01/2018, 00:29
(...)
Uma coisa que fiquei meio decepcionado com o carro, foi quando você disse em relação ao desempenho dele na altitude. Como o meu está original, eu não teria como usar a reduzida. Nessas condições (sem reduzida) no pior trecho que você mencionou, mesmo em primeira marcha estava complicado para o carro subir, é isso mesmo?
Imaginava que o carro perderia desempenho na altitude, mas fiquei muito surpreso com uma queda tão considerável assim.

Há de se considerar que o amigo ariju possuia pneus com diâmetro maior que os originais, o que exige mais do motor. Um carro com os pneus originais teria um alívio nesse ponto.

Mas realmente Tracker parece sofrer com altitude: sinto uma perda razoável ao sair do litoral até a Serra Catarinense (de 0 para +-1.500 de altitude). Um Escort que usava em viagens até então não sentia tanto (2.0 8v, injeção analógica; talvez pelo câmbio curto, ou pelo torque em baixa, ou pela injeção "burra"... ou uma combinação de fatores).

Aliás... com o Escort fui até o Chile, pelo Paso Jama (4.800). Ali senti perda, mas consegui vencer quase totalmente em 3* e 4* marchas (no último posto antes da fronteira abri o parafuso da marcha lenta pra regular a lenta, o que deve ter contribuído no desempenho geral).



Foi bom ler o relato do amigo aqui; estava pensando em pôr roda livre pra poupar os semi eixos e deixar direção mais leve, mas já vi que pode ser útil em outra situação...

Glaicon
20/05/2018, 07:55
Ariju, lido todo o tópico, pois a parte da viagem próxima de Ushuaia me interessa muito, já que iremos no final do ano.
Será uma Pajero Full 2008, diesel.
Eu, esposa e filhos.
Gostei da dica de Punta Tombo.
Se não enxergar muitos pingüins em Ushuaia, faremos essa visita.
Pelas suas informações, vi que a distância entre os postos de combustíveis é relativamente tranquila.
Em minhas poucas viagens anteriores o lema era "meio tanque é reserva".
Sempre reabastecia nestas condições, principalmente porque era uma SW4 1998, com tanque de 70 litros.
Agora, com o Full, são 88 litros.
Muito mais tranquilo.
Parabéns pela sua viagem, relatos e fotos.
Só uma dúvida: pegou algum peixe?:pipoca:

ariju
16/06/2018, 14:22
Ariju, lido todo o tópico, pois a parte da viagem próxima de Ushuaia me interessa muito, já que iremos no final do ano.
Será uma Pajero Full 2008, diesel.
Eu, esposa e filhos.
Gostei da dica de Punta Tombo.
Se não enxergar muitos pingüins em Ushuaia, faremos essa visita.
Pelas suas informações, vi que a distância entre os postos de combustíveis é relativamente tranquila.
Em minhas poucas viagens anteriores o lema era "meio tanque é reserva".
Sempre reabastecia nestas condições, principalmente porque era uma SW4 1998, com tanque de 70 litros.
Agora, com o Full, são 88 litros.
Muito mais tranquilo.
Parabéns pela sua viagem, relatos e fotos.
Só uma dúvida: pegou algum peixe?:pipoca:

Salve! com a pajerona vc vai e volta brincando em qualquer expedição. principalmente no quesito economia.
Troquei a tracker, foi uma decisão difícil, mas hoje estou preparando uma toyota prado para as expedições, e ja percebo a diferença em autonomia e economia de combustível.
Em Ushuaia pouco provável que você veja pinguins, mesmo nos passeios de barco que eles vendem, e ainda assim se vir será de longe. Punta tombo é legal por isso. a trilha fica no meio da pinguinera.
No verão é a melhor época para viajar para lá, não tem risco de pegar nada fechado.
Se prepare para o vento da patagônia, kkkk
e quanto a pescaria, acho que os peixes argentinos reconheceram que eu era brasileiro kkk, os argentinos pegavam e eu nada ... mas valeu só pelo visual.
abraço.

Glaicon
17/06/2018, 08:41
e quanto a pescaria, acho que os peixes argentinos reconheceram que eu era brasileiro kkk, os argentinos pegavam e eu nada ... mas valeu só pelo visual.
abraço.
HAHAHAHAHA!!!:chorandoderir::chorandoderir::choran doderir:

rogerboff
28/07/2018, 19:13
Olá Ariju, tudo bem?

Estou preparando o roteiro da viagem que quero fazer em fevereiro com a minha esposa e acabei caindo no seu relato que achei espetacular e estou usando algumas para preparar o roteiro. Um ponto interessante que eu vi no seu relato que eu noto no meu carro é o consumo. No GNV a média de 100 a 110 km ela tem um média de +- 14 km por metro cúbico, mas em uma média de 80 a 90 km a média sobe pra 18 km por metro cúbico, o que me da uma autonomia de 370 km com um tanque de GNV.

Bom, tenho um Duster 2.0 2013 a GNV e estou pensando em usar ela para fazer a viagem, mas uma das coisas que não encontrei muito documentado em outros relatos e a disponibilidade de GNV pelo trajeto. Gostaria de saber se você notou a disponibilidade de GNV ou GNC pelo trajeto?

Segunda pergunta que gostaria de fazer é sobre o trajeto, pois o meu trajeto inicialmente sairia de Florianópolis em direção ao Ushuaia para depois do Ushuaia até São Pedro do Atacama. Gostaria de saber se vocês fossem repetir o trajeto, se seria o mesmo trajeto ou inverteriam o trajeto?

Terceiro e última pergunta, como foi a viagem em si, isso referente ao cansaço em dirigir tantos quilômetros por dia e por tanto dias consecutivos?

Essas informações serão muito importantes para que possa fazer o meu roteiro e decidir sobre alguns pontos, como por exemplo adquirir uma Pajero automática ano 2000 somente para fazer a viagem e depois me desfazer.

Obrigado pela atenção e parabéns pela viagem e por compartilhar ela conosco.

Glaicon
29/07/2018, 08:20
Bom, tenho um Duster 2.0 2013 a GNV e estou pensando em usar ela para fazer a viagem, mas uma das coisas que não encontrei muito documentado em outros relatos e a disponibilidade de GNV pelo trajeto. Gostaria de saber se você notou a disponibilidade de GNV ou GNC pelo trajeto?

Roger, a informação padrão dos tópicos de viagem aqui do fórum, é que na Argentina não abastecem gás nos carros de fora do país, pois ele é subsidiado pelo governo para os Argentinos.
Creio que terás que fazer as contas rodando com gasolina.
Meu amigo voltou de lá na semana retrasada.
Gasolina e diesel com preços parecidos e equivalentes a um dólar americano.
Isto para o sul da Argentina. Para cima é um pouco mais cara.:concordo:

ariju
23/08/2018, 09:39
Olá Ariju, tudo bem?

Estou preparando o roteiro da viagem que quero fazer em fevereiro com a minha esposa e acabei caindo no seu relato que achei espetacular e estou usando algumas para preparar o roteiro. Um ponto interessante que eu vi no seu relato que eu noto no meu carro é o consumo. No GNV a média de 100 a 110 km ela tem um média de +- 14 km por metro cúbico, mas em uma média de 80 a 90 km a média sobe pra 18 km por metro cúbico, o que me da uma autonomia de 370 km com um tanque de GNV.

Bom, tenho um Duster 2.0 2013 a GNV e estou pensando em usar ela para fazer a viagem, mas uma das coisas que não encontrei muito documentado em outros relatos e a disponibilidade de GNV pelo trajeto. Gostaria de saber se você notou a disponibilidade de GNV ou GNC pelo trajeto?

Segunda pergunta que gostaria de fazer é sobre o trajeto, pois o meu trajeto inicialmente sairia de Florianópolis em direção ao Ushuaia para depois do Ushuaia até São Pedro do Atacama. Gostaria de saber se vocês fossem repetir o trajeto, se seria o mesmo trajeto ou inverteriam o trajeto?

Terceiro e última pergunta, como foi a viagem em si, isso referente ao cansaço em dirigir tantos quilômetros por dia e por tanto dias consecutivos?

Essas informações serão muito importantes para que possa fazer o meu roteiro e decidir sobre alguns pontos, como por exemplo adquirir uma Pajero automática ano 2000 somente para fazer a viagem e depois me desfazer.

Obrigado pela atenção e parabéns pela viagem e por compartilhar ela conosco.




Bom dia, respondendo suas perguntas amigo:

1- GNV praticamente não encontrei no caminho, são raros os postos que tem, todos em grandes cidades, então não conte com o GNV, leve um galão de 20l de gasolina que será mais que suficiente.


2- A maioria do pessoal prefere esse seu trajeto, eu faço diferente, pois, prefiro gastar um ou outro dia a mais no caminho, pois na minha opinião , as paisagens mais lindas estão na costa oeste( cordilheira, Atacama, torres del paine, calafate, etc...),
então deixo o Ushuaia por ultimo, e se o tempo apertar da pra voltar mais rápido, ( até Porto Alegre, levo 3 dias, rodando 1200km ao dia), claro que não é o ideal rodar tanto, mas quando temos o tempo contado vale a pena passar um dia a mais em um lugar legal e descontar depois na volta.

Eu, particularmente, não acho muita graça na costa do atlântico na argentina, tudo muito igual, tem umas praias legais, desertas, muitos animais, e só.
Pra mim, após Ushuaia eu passaria por uma ou outra praia, ver uns animais, talvez em um dia ou dois mais na região.
Mas isso varia no estilo de viagem de cada um.

3- Quanto ao cansaço, eu dirigi sozinho por todo trecho, senti um pouco de cansaço nos primeiros dias, mas depois foi sereno, meu segredo é não correr, pois a gente chega moído e tenso, e ganha pouco tempo no final, dormir bem e se alimentar com coisas leves, sem muita gordura ou coisas de difícil digestão.
Outro detalhe, viajei num GM tracker, que apesar de ser um jipinho é um carro confortável. Então, não senti muito cansaço na viagem.

Hoje eu faria um pouco diferente, cobriria um trecho menor, e exploraria mais cada região, por exemplo, a viagem total que fiz, eu dividiria em 2 hoje.

Boa sorte!

paulorl
23/08/2018, 13:40
Fiquei com inveja.... Que viagem legal!!

Tenho uma ranger 2013 diesel, fora do Brasil também tem diesel S500 e S10? Como é a nomenclatura? Pergunto isso porque a ranger só vai de boa se colocar S10 senão entope o dpf... :/

Também penso o mesmo que vc, percorrer um trecho menor para poder curtir mais nos lugares. Meu problema é morar em SP, isso acrescenta um bom trecho, hehe

Valeu por compartilhar! Abraço!

ariju
25/08/2018, 10:24
Olá Ariju, tudo bem?

Estou preparando o roteiro da viagem que quero fazer em fevereiro com a minha esposa e acabei caindo no seu relato que achei espetacular e estou usando algumas para preparar o roteiro. Um ponto interessante que eu vi no seu relato que eu noto no meu carro é o consumo. No GNV a média de 100 a 110 km ela tem um média de +- 14 km por metro cúbico, mas em uma média de 80 a 90 km a média sobe pra 18 km por metro cúbico, o que me da uma autonomia de 370 km com um tanque de GNV.

Bom, tenho um Duster 2.0 2013 a GNV e estou pensando em usar ela para fazer a viagem, mas uma das coisas que não encontrei muito documentado em outros relatos e a disponibilidade de GNV pelo trajeto. Gostaria de saber se você notou a disponibilidade de GNV ou GNC pelo trajeto?

Segunda pergunta que gostaria de fazer é sobre o trajeto, pois o meu trajeto inicialmente sairia de Florianópolis em direção ao Ushuaia para depois do Ushuaia até São Pedro do Atacama. Gostaria de saber se vocês fossem repetir o trajeto, se seria o mesmo trajeto ou inverteriam o trajeto?

Terceiro e última pergunta, como foi a viagem em si, isso referente ao cansaço em dirigir tantos quilômetros por dia e por tanto dias consecutivos?

Essas informações serão muito importantes para que possa fazer o meu roteiro e decidir sobre alguns pontos, como por exemplo adquirir uma Pajero automática ano 2000 somente para fazer a viagem e depois me desfazer.

Obrigado pela atenção e parabéns pela viagem e por compartilhar ela conosco.

Outra coisa, sua duster, vai e volta sem problemas, apenas tome mais cuidado nas estradas de rípio. Eu não compraria um carro apenas para essa viagem. deixa pra gastar essa diferença em gasolina e conhecer mais lugares hehe.

ariju
25/08/2018, 10:28
Fiquei com inveja.... Que viagem legal!!

Tenho uma ranger 2013 diesel, fora do Brasil também tem diesel S500 e S10? Como é a nomenclatura? Pergunto isso porque a ranger só vai de boa se colocar S10 senão entope o dpf... :/

Também penso o mesmo que vc, percorrer um trecho menor para poder curtir mais nos lugares. Meu problema é morar em SP, isso acrescenta um bom trecho, hehe

Valeu por compartilhar! Abraço!



Quanto ao diesel, não se preocupe, é mais fácil de encontrar do que gasolina, mas fique atento que em cidades pequenas e muito remotas você não encotra o S10, apenas o s500 e o s1500 salvo engano. Seu carro como é common rail não pode nem ver diesel que não seja S10, mas se organizando sempre encontra o S10.

Na Argentina o diesel é chamado também de Gasoil ou de diesel.