PDA

Ver Versão Completa : E quando nao sobe na duna?



Rodrigo Gois
27/03/2017, 11:06
Pessoal,

Em caso de câmbio automático, qual o procedimento a ser adotado quando você tenta subir uma duna alta e bastante inclinada, mas o carro não sobe, e você é obrigado a retornar de ré?

Pergunto isso porque aconteceu comigo ontem e fiquei na dúvida, pois é um momento muito rápido entre quando o carro para de subir, você solta o acelerador para poder selecionar a ré, e o carro já começa a descer antes mesmo de colocar a ré, o que pode acontecer de selecionar o R com o carro em movimento de descida, prejudicando o câmbio. Como proceder nessa situação?

Segue vídeo que retrata situação semelhante:

HDJ80 intentando subir al mirador,erg chebbi 4x4 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=41KX0FAn-iA)

marlonwh
28/03/2017, 11:20
Quando o carro parar de subir, pise no freio e então engate a ré. Pelo menos quando aconteceu comigo, o carro ficava parado pelo tempo necessário sem problemas.

Abracos

Walter da Camper
28/03/2017, 12:33
Quando o carro automático para numa subida muito íngreme, é possível controlar a aceleração para ele descer de ré bem lentamente sem tirar o câmbio da posição L (ou mesmo D).
Tem que dosar bem uma pequena aceleração, porque se for pouco o motor morre e se for muito ele trava as rodas e depois começa a patinar pra frente.
Com certeza não é um procedimento muito saudável para o câmbio, mas é uma forma segura de controlar o carro numa situação de risco de capotagem.
Eu testei isso num barranco quando tive um Pajero, mas na areia deve funcionar da mesma forma.