PDA

Ver Versão Completa : Calços de carroceria, qual?



Jeepleo
20/01/2004, 09:26
Pessoal, :?: :?:

estou levantando a carroceria do meu CJ e gostaria de ouvir as opniões de vocês... porque:
:arrow: Polioretano: são bons, bonitos e macios, mas o parafuso atravessa todo o calço e já vi cederem muito e deixarem a carroceria torta com o tempo.
:arrow: Borracha: são fracos, mas deixam o Jeep bem mais macios, principalmente se usarmos os coxins (de motores ou de carroceirias de caminhão) com parafusos independentes de cada lado.
:arrow: Nylon não cedem, mas deixam o Jeep duro, tenho medo de trincar a carroceria.
:arrow: Madeira... duro demais... muitas trincas.

:P Gostaria de levantar 2", mas estou com estas dúvidas... por isso gostaria de saber da experiência de vocês.

Abraços

Jeepléo

Luciano R. Oliveira
20/01/2004, 09:34
:P Já vi usarem coxin do motor do opala, fica na altura de vc precisa, eu uso do coxim do radiador do caminhão 1113, tem aproximadamente 1" ficou muito bom, a manutenção é facim, facim e é baratim, baratim (3,5 lts) cada A borracha é bem firme. Espero ter ajudado. :D

leopoldo
20/01/2004, 09:44
Pessoal que usa calços de motor:

Muito cuidado pois se o coxim rasgar a carroceria corre o risco de se desprender do chassis....e vocês junto.

Imagine a carroceria solta numa curva.......eu heim?

O calço de carroceria tem de ser esse mesmo, o do parafuso passante.
Não importa se de nylon, borracha ou poliuretano, madeira, cimento ou até sem, mas tem de ter o parafuso passante.

E mais, tem de ser um sanduíche, com um coxim por cima e um por baixo, com parafuso de aço tipo 8.8 e porcas auto freno.

É assim que funciona.

Luciano R. Oliveira
20/01/2004, 10:01
:shock: Tudo bem lopoldo ? realmente quando fiu instalar esses calços fiquei com esse receio, porém vendo a forma que este material foi fabricado fiquei com uma maior confiança, pois a borracha fica presa em dias peças metálicas, imagino que trabalhando individualmente não apresenta grande segurança, pois não foram fabricadas para esse fim, mas no meu caso, como só vou usar o jipe para passeios simples, sem forçar muito penso que sua manutenção será mais demorada, tenho estas peças em 10 pontos aumentando assim a resistencia, mas concordo com você, devemos ter muito cuidado ! Com segurança não se brinca, Obrigado pela dica ! :roll: :shock:

Giovani
20/01/2004, 19:54
Pessoal que usa calços de motor:

Muito cuidado pois se o coxim rasgar a carroceria corre o risco de se desprender do chassis....e vocês junto.

Imagine a carroceria solta numa curva.......eu heim?

:D Grande Leopoldo!!!

:D Esse é o modo correto, sem dúvida, mas os coxins do Mercedes, de 1" são muito resistentes. É largamente usado aqui por essas bandas, e mesmo em jipes que se envolveram em acidentes, capotamentos, nenhuma se rompeu. :wink: Agora, essas do Opala, que medem umas 2", já vi rasgarem, sem muito esforço... :wink:
[]'s

Eduardo Chaves
20/01/2004, 20:39
PessoALL,

Um que é bastante reforçado, é o coxim do motor da F4000, tem aproximadamente 2"...

Estava pensando nestes para substituir os de chevette que vieram já instalados no Jericó... :?

Conhecem ?

[]'s opinantes... :wink:

CJ 60
20/01/2004, 20:59
Ae JepLéo;;;;; firmeza?

Já levantei esse topico uma vez... ta ai o link

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=3329#3329

lá tem bastante coisa a respeito tbm...

[]´s;;;

Scacca
20/01/2004, 22:41
Olá pessoal, estou reformando meu CJ, ja vi diversos calços, os mais usados são o de opala 4cc e do radiador do MB 1113, ja olhei os 2 na mão, pensei em colocar os do opala pois tem 2" mais achei que não são muito seguros, parecem romper facilmente, ja os do mercedes são mais baixos porem mais resistentes.

Acho que vou ficar com os do mercedes mesmo, não quero mais calços com parafusos passantes, fazem muito barulho, principalmente quando os calços começam a arriar e os parafusos ficam folgados.

Tenho uma dúvida, sou um cagão, ja sofri um acidente com meu jeep, sai rolando uns 15 metros pelo asfalto, fiquei sem digital, deixei bife pra todo lado no asfalto...

Ai vem minha dúvida... Esses calços de MB não vão me matar? Será que é muito perigoso?

Luiz Claudio
20/01/2004, 23:45
Tenho uma dúvida, sou um cagão, ja sofri um acidente com meu jeep, sai rolando uns 15 metros pelo asfalto, fiquei sem digital, deixei bife pra todo lado no asfalto...

Blz Scacca,

Só a titulo de curiosidade, você estava usando o cinto de segurança?

[]'s curioso....

Jeepleo
21/01/2004, 07:58
Pessoal,

após escutar todos vocês, decidi juntar a dica de uns, com as de outros...

Vou fazer um belo sanduba, comprei os calços de um caminhão..(o vendedor não soube me dizer qual é, mais vai pesquisar e me informar).. eles são de borracha e tem roscas independentes dos dois lados (o parafuso não atravessa), mas como eles são pequenos, 1.5", ficarão entre um sanduba de calços de nylon de 0.5" cada um.
Para finalizar a instalação, por fora do suporte do chassis e por dentro da carroceria, vão mais dois calços de nylon com 0.5" cada, devidamente amparados por arruelas, do mesmo diâmetro dos calços.
Meu mecânico já está fazendo a montagem, assim que tiver as fotos eu mando para vocês verem.
Espero o resultado de maciez e durabilidade..... vamos ver.

Abraços

Jeepléo

Scacca
21/01/2004, 13:09
Ola Luis.

Não, eu não usava cinto, meu cinto é abdominal e por isso nunca usei.

Mas se um cineasta visse a cena me contratava, 8) infelizmente a unica coisa que ganhei foram machucados multiplos e um prejuiso no jeep.

Um feixe de mola, roda, pneu, roda livre, barra de direção,retrovisor, parachoque e um paralama. Pelo menos agora vou reformar o jeep, coisa que planejo a algum tempo.

Abração

[]'s arrependido.

Eduardo Chaves
21/01/2004, 15:46
Leonardo,

É igual ao da F4000 que estou cogitando, mas pensei apenas nos calços adicionais abaixo do suporte no chassis e sobre a carroceria...

[]'s...

Luiz Claudio
21/01/2004, 16:59
Pelo menos agora vou reformar o jeep, coisa que planejo a algum tempo.

Scacca,

O lado bom disso tudo é que acabamos aprendendo literalmente na pele que segurança é um fator importantíssimo. Te falo isso porque eu também já passei por situação semelhante, só que de moto...

SEGURANÇA NUNCA É DEMAIS !!!!

Só não esqueça de incluir na reforma do seu Jeep um cinto novo de 3 ou 4 pontos.

[]'s convicto que nossa segurança tem que vir sempre em primeiro lugar...
:D :D :D

EduardoLang
21/01/2004, 17:08
Grande SCACCA,


NÃO POR IRONIA DO DESTINO, MAS NA SUA MENSAGEM DE RODAPÉ SEMPRE VEM:


"Deus me disse .... " Filho você esta indo para o mau caminho." ....
e eu respondi .... "Senhor, não se preocupe, estou de Jipe!!!""

SERÁ QUE TEM ALGO HAVER??????


HE HE HE HE HE!!!!!!!! SERÁ QUE O JEEP NÃO TE LEVOU PARA O MAU CAMINHO????? (BRICADEIRINHA).


SDS

Giovani
21/01/2004, 22:42
Ola Luis.

Não, eu não usava cinto, meu cinto é abdominal e por isso nunca usei.

Mas se um cineasta visse a cena me contratava, 8) infelizmente a unica coisa que ganhei foram machucados multiplos e um prejuiso no jeep.

:D Grande Scacca!!!

:D Escapou barato... Já passei por uma dessas com meu CJ, quando caí fora da estrada, atropelei um mourão de cerca de 40cm de diâmetro, levei portão, cerca... Bati com a roda num toco de árvore com raíz, o jeep virou e aterrizou numa pilha de lenha, de lado! Como eu e meus 2 amigos estávamos sem cinto, dá pra imaginar o estrago... Entortei guidão e coluna com a barriga! Arrebentei o painel com meu joelho, e a alvanca de câmbio quase se enterrou na minha canela! Meu "navegador" grudou a cara no vidro e desmaiou, depois de arrebentar o rádio com a perna. O Zequinha, bateu a cabeça por toda a armação da capota, isso enquanto arrebentava os bancos dianteiros com o próprio corpo... Nem Sto. Antônio eu tinha! :roll:
:shock: Outros amigos meus já passaram por fraturas múltiplas, bacia fraturada (foram 2!), perda de parte do intestino, e muito mais. O meu "navegador", o mesmo que desmaiou, em outra oportunidade, capotando seu próprio jeep, ficou com a ponta do dedo indicador pendurada pelo couro! :P Isso pra não mencionar a lenta recuperação, meses de fisioterapia, etc... :!: Em todas essas ocasiões ou o cinto não estava sendo usado, ou houve falha do sistema de trava do retrátil! :o
:D Vamos se ligar galera! Jeep é pra brincar, por isso façam com segurança! :wink:

[]'s de quem já sentiu na pele! :wink:

P.S.: Nem vou falar dos meus tombos de moto... :roll: :lol:

Scacca
22/01/2004, 10:09
É isso ai pessoal, agora tenho consciência de que segurança é indispensável, meu CJ era todo original, já estou com a caixa de direção de maverick pra colocar, comprei os cintos de 3 pontos, os abdominais vou colocar no banco de traz, pretendo colocar as pedaleiras de opala, hidrovácuo de opala e cilindro mestre da F1000, kit de freio a disco na dianteira.

Acho que pra começar já ta legal, mais pra frente coloco uma gaiola, o Santo Antonio eu já tinha.

Sei que o acidente que sofri foi até que leve, meu carro bateu no muro de uma empresa, o único prejuízo que tive foi meu jeep mesmo, não fraturei nada, me recuperei em 1 mês, não tive danos com terceiros, não matei ninguém atropelado.

Posso dizer que Deus me protegeu naquela hora, estou vivo aqui pra aprender com meus erros, depois do acidente conheci esse fórum, aprendi muita coisa aqui com meu companheiros, posso dizer que dobrei meus conhecimentos.

Mas convenhamos, jipeiro é tudo loco, parece que quanto mais trabalho o jeep da, mais apaixonados ficamos.

Abraços Amistosos.

Delfim
22/01/2004, 13:14
Não é só jipeiro que é louco. Nosso Anjo da Guarda também. :D
Este relato do Giovani é bom para chamar a atenção de todos. É fácil perder a direção do jipe, mesmo não quebrando nada, mesmo sem estar ralando... basta um belo buraco no caminho e...
Quando vejo alguém correndo com um jipe já fico de cabelo em pé. Jipe tem que ser assim, devagar e sempre :lol:
Fiquem atentos aos serviços dos nossos "mecânicos", sempre confiram o jipe por baixo (reapertos e vazamentos) e usem o cinto SEMPRE.
Conselhos demais, né ? :roll:

Luiz Claudio
22/01/2004, 17:39
Quando vejo alguém correndo com um jipe já fico de cabelo em pé. Jipe tem que ser assim, devagar e sempre :lol:

Pois é Delfim,

Na minha opinião tem uma frase que combina totalmente com jipes e jipeiros:

"Quando você corre demais para chegar a algum lugar, você perde metade da satisfação de chegar lá."


:D :D :D

Cotrim
22/01/2004, 17:53
É por isso que, ao invés de colocar o adesivo Veloses e Furiosos, eu coloquei o Lerdos e Calminhos no "Escória Móvel" :D :D :D :D

[]' beeeeeem calminhos

Campa
22/01/2004, 22:42
Olá PessoALL,

Eu não tenho relatos de acidentes (ainda bem!!!) mas consigo imaginar um pouco o que vcs passaram, só com o susto que eu levei com o shimi do meu jipe.

Eu ando devagar e afivelado ... se quero correr pego um carro mais apropriado ... 8)

[s] lerdos,

Campa.

Cotrim
29/08/2005, 19:52
Só voltando ao assunto do tópico, no SUPER-ESCÓRIA, comprei um tarugo de PU e mandei cortar na medida de 1,5 polegadas.

Ficaram ótimos e o JEEP parou de trepidar.

[]'s

Julio Rebello
12/07/2010, 20:47
Srs, ressuscitando o tópico, alguém já viu esse coxim?
É o coxim de escapamento da Scania e me pareceu um boa opção.
Ele tem diametro externo 66mm x altura 34 mm. Tem rosca nos dois lados e não é trespassante.

Sds4x4
Julio CJ

Adrian Rueckl
12/07/2010, 21:08
Boa noite.

Optei pelo coxim do motor de opala. Por eliminar vibrações e também não "exige" tanto da carroceria em torções.

Abraço 4x4

Julio Rebello
12/07/2010, 21:35
Boa noite.

Optei pelo coxim do motor de opala. Por eliminar vibrações e também não "exige" tanto da carroceria em torções.

Abraço 4x4

Há quanto tempo está usando?
Já teve algum estourado?
Faz trilhas com grande inclinação, pulos, arrasto de carroceria etc?

Rodrigo Baratti
12/07/2010, 21:58
Pessoal,

Dêem uma olhada nesse outro tópico: Calço Carroceria (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=458)

Os coxins não são indicados e são perigosos pra calços justamente por não serem transpassantes e em casos de acidentes a carroceria pode se separar do chassi.

[]`s