PDA

Ver Versão Completa : DÚVIDAS + DÚVIDAS = GAIOLA



Vitor Chineppe
23/03/2006, 17:31
OLÁ PARA TODOS. SOU NOVATO AQUI, E GOSTARIA DE OBTER AUXÍLIO, SOBRE QUESTÕES REFERENTES A CONSTRUÇÃO DE MINHA GAIOLA, POIS ESTOU COM MUITAS DÚVIDAS :?: :?: E MUITA VONTADE DE VER A GAIOLA PRONTA LOGO :P :P :P :P

BEM, O PROJETO DA GAIOLA ENCONTRA-SE NA SEGUINTE SITUAÇÃO:
- TENHO UM MOTOR( AP 2000 ING) E CAIXA DE SANTANA + CHASSI DE FUSCA COM EIXOS, FREIOS, SUSPENSÃO, CAIXA.

AS DÚVIDAS:
- QUAL A ESPESSURA E O DIÂMETRO DA TUBULAÇÃO USADA PARA GAIOLA, FEITA EM CIMA DE UM CHASSI? PODE SER MENOR QUE UMA GAIOLA SEM CHASSI?

- A CAIXA DE FUSCA, AGUENTA O AP 2000? OU COMPRO UMA CAIXA DE VARIANT II + FLANGE? :?: :?: :?: O QUE VCS ME DIZEM?

- A SUSPENSÃO DO FUSCA DEIXARÁ A GAIOLA ALTA DO CHÃO? COM ALTURA BOA PARA ATOLEIROS? OU TEREI QUE PROCURAR OUTRA SUSPENSÃO?

POR ENQUANTO É SÓ ISTO DE DÚVIDAS, MAS ESTÁ INTERFERINDO FORTEMENTE :evil: NA CONSTRUÇÃO DA GAIOLA.

VOU POSTAR FOTOS PARA VCS VEREM COMO ANDAM AS COISAS.

VALEU, E OBRIGADO, ANTECIPADAMENTE A TODOS QUE ME AJUDAREM.... :concordo: :concordo: :concordo:

NeRo
23/03/2006, 19:29
Vitor... bem vindo ao Fórum!
Uma dica, procure não escrever em caixa ALTA pois soa como se você estivesse GRITANDO! :mrgreen:
Não manjo patavina de gaiola pra te ajudar, mas sei que aqui tem umas bem lôcas. :twisted:
Já deu uma lida nos tópicos sobre o assunto? :pensativo:

No mais, tenho certeza que vai aparecer um colega gaioleiro fera pra te ajudar a botar seu brinquedo andando.
Abraços. :concordo:

Beetlespeed
23/03/2006, 23:25
ooopaaaa lavai algo..

caixa do santana esquece.. tem que ser uma de kombi a ou de fusca . vc quer q a sua gaiola fique alta do chao , faca com suspensao IRS ou tera as rodas em positivo ..com a do fusca..

vc quer montar ? o chassis... bem eu prefiro a minha ja pronta e com seguranca pra o q der e vier da uma olhada ai .

andre veiga
24/03/2006, 01:08
Dica de "gato escaldado"....

Compre uma pronta, e seja feliz. Ja tive umas 3 gaiolas e tenho uma = a do Beetlespeed... compre a dele já esta emplacada e seja feliz...

E não e nem conheço o cara... Sei que é gente boa e a gaiola por ser TTM dispensa comentários...

[s] André

andre veiga
24/03/2006, 01:11
Er ...
Nunca estive com ele e nem vi a gaiola...

Mas que ele errou a foto errou... :D

Vitor Chineppe
25/03/2006, 15:22
Muito obrigado pelas dicas, mas comprar uma gaiola pronta sairá mais caro, eu acabei de comprar uma VARIANT 1973 :dance: , com caixa, motor, chassis, carroceria e tudo mais, freios, suspensão...

Agora, eu não sei quantos centímetros eu vou diminuir do chassis da variant :pensativo: , e como devo soldar( com reforço, ou sem reforço )?

Também tenho um problema em relação ao motor ap 2000 Injetado , que eu vou usar, quanto ele pega água em excesso, ele queima um sensor da temperatura, é oq dizem... então terei que transformar para carburado?? :putz:

Olhem as fotos da variant, e se alguém quiser comprar alguma coisa da corroceria ou toda ela + a parte interna, é só dar um tok. Encontra-se em Camaquã (cep 96180-000), RS.

Até :concordo: :concordo: :concordo:

NeRo
25/03/2006, 16:12
Vitor... anuncia as partes da Variant no Mercado Livre que dá pra ganhar uns trocados. :concordo:

rafaelcarletto
27/03/2006, 09:51
respondendo?:
-Motor: transforme ele para carburado que é bem melhor.

-Tubulação: eu uso a de 1 1/4 com 2,25mm de parade. na minha opinião tá bom demais.

-A caixa de câmbio do fusca aguenta o motor ap sim,(é só não usar pneus traseiros muito grandes, os 225/75 r 15 modelo cross já estão de bom tamanho), tente achar uma relação mais curta q puder,se possivel da Kombi ou fusca 1200.
Eu uso a suspensão original do fusca, e acho que a altura tá boa assim.
Bom, qq coisa, entre em contato.
Falow

Marcelo A. Marchiodi
27/03/2006, 11:41
... tente achar uma relação mais curta q puder,se possivel da Kombi ou fusca 1200...

Queria comentar essa citação e perguntar mais coisas: é possível pegar um câmbio normal de Fusca/Variant/Brasília e transformá-lo num câmbio com homocinéticas, ou seja, retirar o antigo eixo (canela dura, sei lá o nome daquilo) e a relação de diferencial e colocar uma relação de Kombi (obviamente mais curta) e junto com essa nova relação colocar as homocinéticas??? Deu pra entender!? O que eu quero é transformar o câmbio normal para um com homocinéticas e com a relação mais curta, sem ter que pegar um câmbio inteiro de Kombi (que tá muito caro por aqui)!
E em Jeep (que eu tenho um) faz-se todo o tipo de adaptações, por que não num VW? Eu tenho um Gurgel que quero deixar bem alto também, mas o preço de um câmbio de Kombi tá um pouco demais por aqui...

Ontem tava de bobeira procurando informações sobre IRS e achei este site: http://jnov68baja.tripod.com/DuneBuggyWebPage/XL1Assembly.html creio que pode ajudar o Vitor e quem mais esteja fazendo gaiola!

Vitor Chineppe
27/03/2006, 19:56
Vitor... anuncia as partes da Variant no Mercado Livre que dá pra ganhar uns trocados.

Valeu pela dica Nero... Assim que eu começar a desmontar ela, que vai ser por esta semana, vou anúnciar os bancos, relógios, direção...

Vitor Chineppe
27/03/2006, 20:12
Tubulação: eu uso a de 1 1/4 com 2,25mm de parade. na minha opinião tá bom demais.

-A caixa de câmbio do fusca aguenta o motor ap sim,(é só não usar pneus traseiros muito grandes, os 225/75 r 15 modelo cross já estão de bom tamanho), tente achar uma relação mais curta q puder,se possivel da Kombi ou fusca 1200.
Eu uso a suspensão original do fusca, e acho que a altura tá boa assim.


Obrigado pela dica :arrow: rafaelcarletto, mas algumas coisas eu terei que mudar, por ser mais fácil para mim, primeiramente vou andar com caixa, suspensão( com amortecedores da ranger) e motor 1600(em ótimo estado) da VARIANT para pegar experiência, depois eu coloco o ap 2000 já carburado na mesma caixa com flange para ap, mas com as ingrenagens invertidas, tornando-á mais reduzida :D , oq vcs acham :?:

Galera, quantos centímetros que eu devo retirar deste chassi de variant :parede: :parede: :?: :?:

rafaelcarletto
28/03/2006, 09:38
Marcelo:
A caixa satélite do cambio IRS e do cambio com canela são diferentes, ou seja, se vc quiser transformar para homocinéticas, vc vai ter que trocar o conjunto inteiro(caixa satélite, coroa, pinhão)!!!
Comigo aconteceu o seguinte:
Comprei uma carcaça de cambio da kombi diesel e um outro cambio completo, do gol bx(motor a ar).
Como a relação era muito longa(igual a do sp2) eu resolvi arranjar uma coroa e pinhão mais curta(do fusca 1300), tentamos montar e a coroa não cabia na caixa satélite, e a furação também era diferente.
Dai, depois de algumas pesquisas, descobri que no cambio IRS(homocinéticas) as únicas relaçoes que se encaixam são a do gol bx(a ar) e da kombi IRS(7/36 dentes)
Dai comprei uma coroa e pinhão da kombi e montamos o câmbio. ficou muito bom!!!

Vitor:
Monte seu câmbio mais reduzido, aproveite que tudo vai estar desmontado e coloque uma relaçao curta, se vc vai usar transmissão com canelas originais da variant procure uma relação de fusca 1200,1300 ou da kombi antiga!!! sinceramente não entendi o lance das engrenagens invertidas...
Quanto ao encurtamento dá uma olhada naquele link que te mandei, lá tem os macetes de como fazer o serviço. Na minha opinião, encurte uns 50 cm!!!!
abraços a todos.

Marcelo A. Marchiodi
28/03/2006, 11:47
Rafael, valeu pelas dicas! :wink:
Quanto você gastou nessas montagens?
Bom, concluindo: dá pra fazer isso mas tem que trocar todo o miolo do diferencial (coroa e pinhão e caixa satélite) seria isso então? Fica mais em conta que pegar um câmbio inteiro?
Também tem outra coisa: uma relação de diferencial nova sai por uns 200 e poucos reais (tudo novo, zero bala) pois já pesquisei! Agora não sei quanto à caixa satélite... mas ainda creio que saia por menos que arriscar comprar um câmbio num desmanche sem garantia...
Tô esperando chegar um livro de mecânica VW e um cd daqueles de oficina autorizada e vou estudar melhor isso, antes de gastar com peças!

Creio que o que o Vitor falou é sobre aquelas caixas de redução da ponta de eixo da Kombi antiga, mas adianto uma coisa: todo mundo que pergunto sobre elas os caras falam que não compensa pois dá um efeito muito esquisito no carro, parece que quando se pisa fundo ela levanta a traseira e perde aderência, estou vendendo o peixe que comprei, nunca vi isso in loco, dizem que ela faz isso devido ao fato de ter que se inverter a coroa e pinhão pois essas caixas funcionam com 2 engrenagens... como eu trabalho numa oficina de usinagem já pensei em fazer essas caixas mas com correntes ao invés de engrenagens, talvez anularia esse efeito... sei lá!

rafaelcarletto
28/03/2006, 12:21
Respondendo:

Quanto você gastou nessas montagens?
Gastei entre peças , carcaça de cambio, cambio inteiro do gol bx, e mão de obra da caixa de câmbio uns R$650

Bom, concluindo: dá pra fazer isso mas tem que trocar todo o miolo do diferencial (coroa e pinhão e caixa satélite) seria isso então? Fica mais em conta que pegar um câmbio inteiro?
Até onde entendo de cambio vw, é isso ai!!! Converse com algum mecanico que entenda de cambio vw e ele te esplica melhor.(não são todos os mecanicos que trabalham com eles, pois esse cambio tem de ser ajustado internamente por todo lado, é dificil mesmo)
Se vc achar uma pronta por volta desse valor que gastei na minha, vale a pena comprar pronta!!!
O maior problema é encontrar uma coroa/pinhão de kombi usados e bons.


Também tem outra coisa: uma relação de diferencial nova sai por uns 200 e poucos reais (tudo novo, zero bala) pois já pesquisei! Agora não sei quanto à caixa satélite... mas ainda creio que saia por menos que arriscar comprar um câmbio num desmanche sem garantia...
Bom, essas peças são muito diciceis de quebrar, é claro que numa coroa e pinhao, vc tem que pegar o "casal", pois se pegar uma coroa de um cambio e um pinhão de outro, vai roncar com certeza.
No mais é só procurar peças em bom estado, pode ser usada mesmo.(como já disse acima, tem que procurar bastante)
Eu paguei R$100 em um casal coroa e pinhão que comprei do mecanico que montou e revisou meu cambio.

Quanto a redução de Kombi antiga, nunca usei, mas conheço alguns gaioleiros que colocaram e logo tiraram, os mesmos alegam que a gaiola fica numa "puladeira" na traseira e não vai... principalmente em subidas com pedras...
também conheço um rapaz que tem essas reduções em um baja e já quebrou o cambio 2 vezes... Se minha gaiola fosse com canelas, eu não usaria redução não, deixaria as canelas do fusca apenas!!!
A maioria dos gaioleiros se preocupa com a altura(vão livre) da gaiola, é claro que isso é importante, mas ao meu ponto de vista, não é tanto assim!!!
Minha gaiola tem mais ou menos 40 cm de altura na traseira e pouco mais de 30 cm na dianteira, sendo que o entre eixos é de 1,90(foi encurtado 50 cm) as vezes(bem dificil) o assoalho raspa no chão,mas é muito dificil ficar enroscado.
Bom, qq coisa, entrem em contato

abraços a todos

rafaelcarletto
28/03/2006, 14:36
ahhhh,
esqueci de falar que tem que trocar também as tampas laterais do cambio(as da kombi, de ferro são as melhores) e também as "tulipas"!!!
essas peçinhas são bem baratas...
té mais.

bob_f
30/03/2006, 00:01
hum.....
pra trilha ou corridah ????
tudu depende dessa resposta..... !

trilha.....
poem um ap 2000 mpfi com caixa da kombi diesel ....eh 'plug in play' !
para melhorar a altura......use a suspenção da kombi nova....ondi as pontas dos semi eixos sao homocineticas....assim naum entortanduh a roda no kso de 'arregaça' a traseira !

corridah.....
o motor pode ser o mesmu q o dah trilha com a mesma caixa !
jah os semi eixos....use o rigiduh q eh BEM dificil de kebra !!!!
se tiveres $$$$$ poem logo uma caixa transversal do golf gti ...ou do astra...vectra...q sao muitu bons !
o bom no de cima, eh q distribui o peso melhor para kda eixo !! do geituhq tirasse o motor com a caixa poem na gaiola !

opiniao de todos = para ambas use freiu a disco nas 4 rodas !!!!
jah a minha = soh atras..... liberanduh a frente, assim naum deslizanduh numa curva !

VLW

Esperu q meu comentariu ajude !!

bob_f
30/03/2006, 00:08
ah.. sobre o esquema de usa injetado....naum esquentah !!!!
existe silicone pra issuh !!!!
na minha -q eh um ap 2000 mpfi- nun uso.... nunca preciso !
jah queimo uma vex un sensor do distribuidor......mas foi cupa do laja-jatuh ondi levei !!!! o cara me toco agua numa pressão violentah em cima dele....dai naum ah o q aguente !!!!!

Fuja dos flanges....sao a maior roubada !
fazem muitu barulho na ora de ligar, andar, forçar !
ainda mais q 'come' todo o pião do motor de arranque !

bob_f
30/03/2006, 00:22
jah na tréplica.....

*caixa de redução na ponta do eixu .... naum ! pra arranca tem q ser de segundah e pula muituh !
*homocinetica.....tu q sabe, se tiveres peh de xumbo sai dessa...sao fracas pra ap ! escolhenduh bem podes ser dar bem !!!
*caixa de fusca pra ap.....naum....comentei acima !!!
*suspenção... podes usar as balanças dianteiras do gol pra fazer a suspenção traseira....dai terias q usar homocinetica !!!
* 0,6kg no turbo eh algu de se pensar !
*comando 'S' e um remapiamentuh pra alcool - TB !!!

rafaelcarletto
30/03/2006, 09:28
Fala Bob_F

Concordo com vc que o motor injetado seja muito bom, mas se o uso da gaiola for apenas em trilhas pesadas, ainda fico com o carburador, pois qq problema, desmonto ele ali mesmo... fica bem mais de fazer manutenção, ainda mais que de injeção eu não entendo nada,hehehe.
Quanto as homocinéticas pro ap, é bem isso mesmo, se for pra corrida, melhor eixo rígido mesmo!!!
Ah, e quanto a flange... melhor colocar cambio de kombi diesel, hehehe

Té mais.

Vitor Chineppe
30/03/2006, 15:05
rafaelcarletto, e bob_f, Muito obrigado, vou repassar para o meu mecânico e ver o que temos e o que podemos fazer em cima destas dicas, amanhã eu volto a falar com vcs, dizendo o que achamos melhor $$$$ ( em todos os sentidos), e postar novas fotos, pois a variant, já está com cara de gaiola, e amanhã faz apenas uma semana que comecei :mrgreen:

Até mais, e continuo esperando novas dicas, pois tem dúvidas que não acaba mais :lol: :lol: :lol:



Galera, quantos centímetros que eu devo retirar deste chassi de variant :parede:

FernandoCBS
31/03/2006, 03:47
Sou novo nesse forum e nesse mundo das gaiolas, mas ja to pesquisando pra montar a minha,...
Duvidas...Quero uma gaiola pra trilhas, pelo q vi o melhor é chassis da variante 2, a suspensão traseira dela é a mesma da kombi, e o chassis é o mesmo tmb, pois tenho um de kombi 78 ou 79, mas pelo q eu vi e melhor eu colocar um AP tmb no lugar de um BX...
Por emquanto é isso...Obigado...Abraços...

rafaelcarletto
31/03/2006, 10:01
Vitor: tira uns 50 cm do chassis!!!! No meu tirei isso e acho que ficou bom demais!!!

Fernando: A suspensão da kombi e da Varint 2 são praticamente idênticas!!!
O chassis é bem diferente, pois a kombi não tem o túnel como o do fusca/variant, etc. Mas creio que vc possa usar o chassis dela sem problemas.
Quanto ao motor, pode-se usar o Bx ou ap, ai vai de vc!
Se for te dar minha opinião pessoal... vai de ap 1.8 e caixa de kombi diesel.
Abraços.

bob_f
31/03/2006, 23:47
O chassis é bem diferente, pois a kombi não tem o túnel como o do fusca/variant, etc. Mas creio que vc possa usar o chassis dela sem problemas.

pq naum usas um chasis tubolar......assim a estrutura da gaiola seria tipo um monobloco....as suspensao um sub-chasis !
a galhada dianteira usaria a mesma e a traseira tb.. nelas ah pontos bons de solda (ancoragem)
fica bem mais leve !

NeRo
01/04/2006, 08:16
Vitor... anuncia as partes da Variant no Mercado Livre que dá pra ganhar uns trocados.

Valeu pela dica Nero... Assim que eu começar a desmontar ela, que vai ser por esta semana, vou anúnciar os bancos, relógios, direção...

Também tem o FNVA... um fórum de veiculos antigos, no FNVA não paga comissão como no ML.
www.fnva.com.br
Abraços

Beetlespeed
03/04/2006, 00:07
ja que reclamaram .. toma a foto da minha pronta :mrgreen: