PDA

Ver Versão Completa : coroa e pinhão 11/35 em cambio seco - band/81



altairemiliano
15/03/2017, 10:28
Olá,
sou novo aqui no fórum, este é o meu 1° post e peço aos colegas me ajudarem. Sou novo até mesmo com uma band/81 curta ... só faz 15 dias na minha vida. Penso que será pelo resto da vida porque já adorei o barulho do motor e a visão de cima no transito rsrsr

Usarei a band no dia a dia e moro em Cravinhos e trabalho em Ribeirão Preto, então preciso de usar mais na estrada.
Usando a cora e pinhão 11/35 irá alongar e consequentemente, imagino eu, melhor para estrada, mas pretendo daqui a 2 anos trocar para um cambio sincronizado. Vou perder essa relação 11/35 ? ou nada mudará ? sei que a relação irá no diferencial, terei que mudar o diferencial também ?
Essa relação fica bem com cambio seco ?

fabiano r
15/03/2017, 17:19
Olá,
sou novo aqui no fórum, este é o meu 1° post e peço aos colegas me ajudarem. Sou novo até mesmo com uma band/81 curta ... só faz 15 dias na minha vida. Penso que será pelo resto da vida porque já adorei o barulho do motor e a visão de cima no transito rsrsr

Usarei a band no dia a dia e moro em Cravinhos e trabalho em Ribeirão Preto, então preciso de usar mais na estrada.
Usando a cora e pinhão 11/35 irá alongar e consequentemente, imagino eu, melhor para estrada, mas pretendo daqui a 2 anos trocar para um cambio sincronizado. Vou perder essa relação 11/35 ? ou nada mudará ? sei que a relação irá no diferencial, terei que mudar o diferencial também ?
Essa relação fica bem com cambio seco ?

Bem vindo Altair!

Amigo o cambio não tem nada a ver com o relação! Quando você trocar o cambio vai precisar trocar o eixo traseiro pois o cambio seco a saída é central logo a bola do diferencial no eixo antigo também! Você até pode trocar o cambio e deixar o eixo antigo (usei assim por alguns anos) mas o cardã vai trabalhar em diagonal (atravessado) e vai forçar a satélite logo quando passar um tempo caixa satélite pino e rolamentos do pinhão vão desgastar prematuramente, aconselho quando trocar o cambio já compra o diferencial traseiro moderno (flutuando ou semi-flutuante vai depender da grana). quando você trocar o diferencial pode aproveitar o porquinho que já vai estar com a relação 11x35.(quando pude comprar comprei a carcaça usada e comprei cubos semi eixo novos e montei com o porquinho que já usava.

Qual medida de pneu vc usa? O cambio seco vai encher o saco quando pegar muito transito hahaha as reduções de marcha com ele são meio chatas.

Abraço!

Fabiano r

altairemiliano
15/03/2017, 22:01
Olá Fabiano,
obrigado pela ajuda, como vou demorar para comprar o cambio penso em alongar logo, porque pego estrada todos os dias, não é longe o percurso, mas já ajudará. Nossa ... não é só trocar o cambio, tem um conjunto todo para acompanhar. Quanto aos pneus a medida é 265 / 75 R16

Maggion
16/03/2017, 09:14
parabens pelo brinquedo.

posta fotos dela Altair

Francisco Bicalho
16/03/2017, 17:43
Vá direto para a 12x25, a diferença é irrisória (entre a 11 e 12) em termos de uso normal, e quando você estiver na estrada vai querer aqueles 5 km/h a mais que o pinhão de 12 dá

Andrefb69
16/03/2017, 22:21
Pessoal:
Quanto está valendo um câmbio de 5M?
O que precisa ser visto (do ponto de vista de um ignorante em mecânica) para não comprar gato por lebre?

altairemiliano
17/03/2017, 07:25
Vá direto para a 12x25, a diferença é irrisória (entre a 11 e 12) em termos de uso normal, e quando você estiver na estrada vai querer aqueles 5 km/h a mais que o pinhão de 12 dá

Olá Francisco ... desculpe a ignorância, mas é 12x25 mesmo ? não seria 12x35.

fabiano r
17/03/2017, 09:24
Olá Francisco ... desculpe a ignorância, mas é 12x25 mesmo ? não seria 12x35.

Almir é 12x35 o Chico deve ter metido o dedão atravessado e carco no 2 hahah. Eu uso pneu 35 cambio 4 machas sincronizado (mas já usei no cambio seco com pneu 33) terceira marcha chega a 110 motor 314 band 80/81.

fabiano r
17/03/2017, 09:33
Pessoal:
Quanto está valendo um câmbio de 5M?
O que precisa ser visto (do ponto de vista de um ignorante em mecânica) para não comprar gato por lebre?

André o pessoal pede até 8K em um cambio 5 marchas você pode achar por menos já vi muitos anuncios na faixa de 5k mas é uma caixa de surpresa, um amigo comprou um e teve que abrir ele gastou muita grana no final o cambio acabou custando 10k (estou falando do cambio com completo com reduzida) Um grande problema de comprar um cambio é que se ele ficou parado muito tempo a parte das engrenagens que ficaram para cima (sem óleo) podem ter enferrujado logo a cimentação (parte do material da peça mais duro) fica comprometida e vai desgastar rapidamente. Melhor coisa é comprar uma caixa que esteja aberta e se comprar fechada antes de instalar manda abrir e revisar pois a mão de obra varia tem cidades que pedem mais de 1000,00 para baixar um cambio e abrir por isso antes de instalar já abre e revisa se não tiver nada estragado troca apenas os retentores e juntas que não são caros.

altairemiliano
17/03/2017, 16:49
Almir é 12x35 o Chico deve ter metido o dedão atravessado e carco no 2 hahah. Eu uso pneu 35 cambio 4 machas sincronizado (mas já usei no cambio seco com pneu 33) terceira marcha chega a 110 motor 314 band 80/81.

O que pneu 33 ... como vejo essa medida no pneu ? :mrgreen:

Sergioporto
17/03/2017, 16:57
Na caixa seca não existe um "buraco" muito grande entre a 1ª e 2ª ? Esta relação não judiará da embreagem e o motor ?Motor é turbinado ?

altairemiliano
17/03/2017, 21:53
Na caixa seca não existe um "buraco" muito grande entre a 1ª e 2ª ? Esta relação não judiará da embreagem e o motor ?Motor é turbinado ?
Não é turbinada.

altairemiliano
17/03/2017, 21:53
parabens pelo brinquedo.

posta fotos dela Altair

Vou postar...

altairemiliano
19/03/2017, 20:22
545085
545086
545087
545088
545090
545089
545091

Sergio c
19/03/2017, 21:00
Bonita a band Altair, vc trocou a maçaneta da porta traseira?

altairemiliano
19/03/2017, 22:00
Olá Sergio, não troquei, já veio assim, na verdade só estou com ela faz uns 15 a 20 dias ... consegui mexer somente nos bancos do carona para passagem no traseiro e mexi no banco traseiro para criar basculante para abrir espaço para carregar objetos maiores.

Andrefb69
20/03/2017, 10:17
Obrigado Fabiano!
Vi um câmbio de 5M esses dias e preço estava bem legal, pelo visto. Mas os dentes da 2a marcha (ou da ré, não estou bem certo) estavam com marcas bem visíveis... Não sei se isso é assim ou não, mas parecia que aquela engrenagem estava bem judiada...

Francisco Bicalho
20/03/2017, 10:37
Olá Francisco ... desculpe a ignorância, mas é 12x25 mesmo ? não seria 12x35.

Como o Fabiano mencionou, 12x25 é um erro tipográfico, é 12x35.

hercilio.neto
20/03/2017, 21:43
Altair,
Muito bonita a Band.
Abra um tópico da sua viatura na seção http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/
Coloque fotos do interior, do cofre do motor, etc.
Vai postando os upgrades, as reformas e as inovações que fizer na viatura, servirá como registro.
Um abraço

Maggion
21/03/2017, 08:46
545085
545086


545090



:drool:

belissima!!!!

altairemiliano
23/03/2017, 11:19
Pessoal,
surgiu uma dúvida ... para trocar a coroa e pinhão, devo considerar os 2 diferenciais ?

Francisco Bicalho
23/03/2017, 11:53
Pessoal,
surgiu uma dúvida ... para trocar a coroa e pinhão, devo considerar os 2 diferenciais ?

Com certeza! a não ser que você jamais use tração. Os dois diferenciais tem que ter a mesma relação coroa-pinhão quando a tração é acionada.

Deco Adventure
23/04/2017, 11:16
O que pneu 33 ... como vejo essa medida no pneu ? :mrgreen:

caro amigo Altairemiliano seu pneu é 31 polegada ... medida mais proxima dos 33 é 285/75/16 ou 305/70/16

tem umas calculadoras para medir esses pneus ( Planeta Off-Road - Revista de carro com alma de jipeiro 4x4 (http://www.planetaoffroad.com/s11.htm) ) abx

altairemiliano
17/07/2017, 07:29
Salve salve toyoteiros,
uma dúvida sobre alongar relação ... há alguma recomendação para câmbio seco?
Terei alguma dificuldade para engatar, olhe que cambio seco já é difícil ... saiu do tempo do motor não engata.

hercilio.neto
18/07/2017, 01:02
Salve salve toyoteiros,
uma dúvida sobre alongar relação ... há alguma recomendação para câmbio seco?
Terei alguma dificuldade para engatar, olhe que cambio seco já é difícil ... saiu do tempo do motor não engata.
Altair,
O câmbio seco, efetivamente, funciona como um câmbio de 3 marchas pois a 1.ª só é usada em situação de exigência.
Para engatar a 2,ª com o jipe parado é tranquilo e essa é a marcha utilizada como arranque em situações corriqueiras e a partir daí as mudanças para 3,ª ou 4;ª marchas são feitas sincronizadas.
Você já deve ter notado que existe um gap relativamente grande entre a 3.ª a 4.ª marchas, que dificulta a condução em aclive.
Se alongar a relação, poderá usar a 1.ª como marcha de arranque - neste caso o jipe perderá performance nas trilhas - mas terá que acostumar a engatar no tempo para mudar para 2.ª. Além disso verá acentuado o gap da 3.ª para a 4.ª, vai sentir falta de turbina.
Avalie substituir o câmbio por um sincronizado com reduzida. Sua Band está bem bacana, creio que compensará o investimento. (nesse caso teria que substituir também o eixo traseiro)

altairemiliano
18/07/2017, 10:39
Altair,
O câmbio seco, efetivamente, funciona como um câmbio de 3 marchas pois a 1.ª só é usada em situação de exigência.
Para engatar a 2,ª com o jipe parado é tranquilo e essa é a marcha utilizada como arranque em situações corriqueiras e a partir daí as mudanças para 3,ª ou 4;ª marchas são feitas sincronizadas.
Você já deve ter notado que existe um gap relativamente grande entre a 3.ª a 4.ª marchas, que dificulta a condução em aclive.
Se alongar a relação, poderá usar a 1.ª como marcha de arranque - neste caso o jipe perderá performance nas trilhas - mas terá que acostumar a engatar no tempo para mudar para 2.ª. Além disso verá acentuado o gap da 3.ª para a 4.ª, vai sentir falta de turbina.
Avalie substituir o câmbio por um sincronizado com reduzida. Sua Band está bem bacana, creio que compensará o investimento. (nesse caso teria que substituir também o eixo traseiro)

Grande Hercílio,
obrigado pela atenção, eu não tenho planos para trilhas, vou usar mesmo em asfalto e muito estrada.
Turbina quem sabe um dia ... pois entendi que com band não dá para parar, sempre tem alguma coisa para melhorar, mas será uma outra etapa, agora só quero melhorar para iniciar passeios.
Sobre cambio sincronizado ... já considero sim e muito. Andei pesquisando e não é fácil achar, e penso se não cabe um 5M. Gosto muito dessa cara da band, não penso em trocar por mais nova coisa e tal ... gosto muito dessa carinha de antiga, farol redondo, então o investimento valerá porque ficarei com ela.

A minha dúvida é se até esse dia chegar vou conseguir usufruí-la alongada com cambio seco ... andarei de boa nela ?
Mudar de cambio é um sonho mas que irá demorar um pouco.