Ver Versão Completa : Nissan Frontier demorando apagar luz de oleo
Prezados, adquiri recentemente uma Frontier 2013. E após proceder a troca de óleo, tenho reparado que a luz de óleo demora mais a apagar,na partida pela manhã, do que antes dá troca de óleo. Como é a minha primeira camionete diesel. Pergunto se é normal?? Demora entorno de 3 a 4 segundos.
enricof18
05/03/2017, 22:13
Prezados, adquiri recentemente uma Frontier 2013. E após proceder a troca de óleo, tenho reparado que a luz de óleo demora mais a apagar,na partida pela manhã, do que antes dá troca de óleo. Como é a minha primeira camionete diesel. Pergunto se é normal?? Demora entorno de 3 a 4 segundos.
Demora a apagar, ficando acesa sem piscar, ou fica piscando até apagar de vez?
Apaga sem piscar. Me falaram que é devido ao filtro estar virado para baixo, e tem que encher novamente. Demora entorno de 3s.
mfdomingues
06/03/2017, 14:54
Acoelho, boa tarde
3 segundos é o tempo normal para apagar e acho que deve ser um padrão Kia.
A Minha Sportage diesel fazia o mesmo leva-la cerca de 3 segundos para apagar, mas, tirar a cisma eu instalei um manometro de óleo, assim além da espia eu tinha uma forma de acompanhar a pressão do dito cujo.
Abs e boa sorte.
Sergio c
06/03/2017, 16:42
Acoelho, tenho uma 2012 e hj vou verificar, com ela fria, quanto tempo demora p apagar a luz e posto aqui.
Fred Miranda
06/03/2017, 18:01
A minha é uma 2013 190 cv e não demora para apagar a luz não.
Na verdade enquanto o motor de partida está girando, a luz já está apagando.
Essa da luz demorar a apagar está com cara de filtro de óleo paralelo que não tem a válvula que segura pressão do óleo.
Se for o caso de filtro de óleo paralelo, troque-o por original.
enricof18
06/03/2017, 18:29
Apaga sem piscar. Me falaram que é devido ao filtro estar virado para baixo, e tem que encher novamente. Demora entorno de 3s.
3 segundos é um tempo alto se considerar um intervalo de 24h com o motor desligado. Quando tudo está correto com o sistema de lubrificação, mesmo após um longo período, o normal é não gastar mais que 2 segundos para apagar a luz de óleo. Essa demora pra apagar a luz de óleo, se o motor estiver com as folgas internas dentro de uma faixa tolerável, pode ser justificada pelo rompimento do O-ring da base da bomba de óleo ou alguma sujeira impedindo o fechamento da válvula de retenção do suporte do filtro de óleo. É comum nessas trocas de óleo, o mecânico passar estopa para limpar o copinho onde vai o filtro de óleo, deixar algum fiapo e ele impedir o fechamento da válvula de retenção. Essa válvula impede que o óleo retorne para o cárter.
O O-ring da bomba ter rompido, só se já tiver sido realizado algum reparo no motor, onde teve a necessidade de retirar a bomba de óleo, por exemplo, uma troca do kit de corrente. Caso contrário, ele não se rompe sozinho.
Sergio c
06/03/2017, 19:03
Fiz o teste hoje a tarde, com o motor frio e o óleo já com uns 5000km de trabalho, acho que ficou entre 1 a 2 segundos p apagar a luz do painel.
enricof18
06/03/2017, 19:41
Fiz o teste hoje a tarde, com o motor frio e o óleo já com uns 5000km de trabalho, acho que ficou entre 1 a 2 segundos p apagar a luz do painel.
É isso mesmo Sérgio, esse é o normal.
Terralub
03/07/2017, 12:26
Amigo veja se foi colocado o óleo 5w30 na troca, se foi pode mudar para 15w40.
Antônio César freires de
20/07/2017, 22:19
Boa noite! Estou com o mesmo problema tenho uma atack 2014 e a mesma na partida a frio está com barulho estranho na parte de cima do motor, tipo sem lubrificação. Após alguns minutos a luz do oleo se apaga e o motor fica normal. Óleo e filtros com 4000 mil rodados, fiz nova troca na concessionária e não resolveu. O Mecanico me disse que o próximo passo agora seria limpeza do Carter e teste de bomba de oleo. Esse seria o procedimento correto? O carro
está com 134mil km. Me ajudem pois esse seria meu primeiro carro a diesel e estou perdido. Obrigado!
enricof18
21/07/2017, 06:18
Boa noite! Estou com o mesmo problema tenho uma atack 2014 e a mesma na partida a frio está com barulho estranho na parte de cima do motor, tipo sem lubrificação. Após alguns minutos a luz do oleo se apaga e o motor fica normal. Óleo e filtros com 4000 mil rodados, fiz nova troca na concessionária e não resolveu. O Mecanico me disse que o próximo passo agora seria limpeza do Carter e teste de bomba de oleo. Esse seria o procedimento correto? O carro
está com 134mil km. Me ajudem pois esse seria meu primeiro carro a diesel e estou perdido. Obrigado!
Limpeza do carter seria desnecessário, se a troca de óleo foi correta, esse modelo usa óleo 5w30 sintético e esse óleo não suja o motor por dentro. Pode passar direto pra medida de pressão de óleo, que com o motor aquecido já, deve ficar acima de 1,2 bar de pressão na lenta e acima 2,2 bar de pressão a 2000 rpm. Se o motor estiver com a pressão abaixo disso, retirem a bomba de óleo e vejam se ela está com o injetor de óleo, muitos trocam a bomba de óleo e montam ela sem o injetor. Outra coisa são os aneis O-ring que ficam na base da bomba e entre a bomba e o bloco do motor, muitos montam a bomba sem esse anel e ela perde sucção por ali. Se tudo estiver correto com a bomba, a baixa pressão de óleo será por conta do desgaste interno do motor, e aí só com retífica.
Antônio César freires de
21/07/2017, 19:53
Muito obrigado amigo, amanhã vou até a oficina, o estranho que depois de alguns minutos a luz do oleo se apaga e o motor fica normal. E com o decorrer das partidas o barulho praticamente se acaba.
Antônio César freires de
21/07/2017, 20:02
Amigo também esqueci um detalhe, este veículo ficou 2 meses parado, mas parado mesmo sem ligar nada!
enricof18
22/07/2017, 06:30
Amigo também esqueci um detalhe, este veículo ficou 2 meses parado, mas parado mesmo sem ligar nada!
Ela ter ficado parada não influencia isso. O fato da luz de óleo demorar a apagar sempre com o motor totalmente frio se dá pelo retorno de todo o óleo da galeria pro cárter, então quando liga o motor, a bomba está vazia e até ela puxar óleo, a luz não apaga e esse barulho que você ouve acontece, esse barulho por exemplo são as correntes de sincronismo vibrando enquanto os tensores não carregam.
Antônio César freires de
24/07/2017, 21:05
Amigo, diagnóstico concluído bomba de oleo com defeito, um pouco estranho pelo porte do veiculo sendo que todas as revisões foram feitas na Cs. Já providenciei a compra da nova bomba. Vamos aguardar a montagem. Em breve mostro os resultados. Lembrando que o veículos está com 134km. Quem está realizando o serviço e um Mecanico chefe de uma Cs de sp, está realizando em sua oficina própria, o mesmo me disse que esse defeito é muito difícil acontecer. Acho que fui premiado.
Antônio César freires de
24/07/2017, 21:07
Por favor, segue meu Waths se puder conversamos melhor. 011 947378035. Obrigado.
enricof18
25/07/2017, 06:44
Amigo, diagnóstico concluído bomba de oleo com defeito, um pouco estranho pelo porte do veiculo sendo que todas as revisões foram feitas na Cs. Já providenciei a compra da nova bomba. Vamos aguardar a montagem. Em breve mostro os resultados. Lembrando que o veículos está com 134km. Quem está realizando o serviço e um Mecanico chefe de uma Cs de sp, está realizando em sua oficina própria, o mesmo me disse que esse defeito é muito difícil acontecer. Acho que fui premiado.
Amigo, nenhuma bomba de óleo nova hoje no mercado paralelo vem com o injetor de óleo, esse injetor é uma peça fundamental para o funcionamento correto do sistema, tome muito cuidado com isso. Esse injetor de óleo joga óleo na corrente de comando, sem ele a pressão do sistema fica muito baixa.
Hemersonbatista
03/10/2017, 11:02
Amigo, nenhuma bomba de óleo nova hoje no mercado paralelo vem com o injetor de óleo, esse injetor é uma peça fundamental para o funcionamento correto do sistema, tome muito cuidado com isso. Esse injetor de óleo joga óleo na corrente de comando, sem ele a pressão do sistema fica muito baixa.
Amigo estou com uma LE 2009/2010 que o antigo dono havia feito o motor dela e colocado bronzinas 0,25 a um ano atras, agora estourou a turbina e antes de colocar a turbina nova medimos a pressão do óleo, sem colocar a turbina no lugar, e a medição foi 0,5 bar, colocamos uma bomba nova original, pois a anterior já era paralela, a medição foi a mesma, 0,5 bar, após pesquisar sobre esse injetor do óleo, vi que na bomba antiga não tinham colocado ele, consequentemente montamos sem ele mesmo, pois não sabíamos da existência do mesmo, agora pergunto será que essa pressão baixa deve-se a falta do injetor de óleo somente?
enricof18
03/10/2017, 18:49
Amigo estou com uma LE 2009/2010 que o antigo dono havia feito o motor dela e colocado bronzinas 0,25 a um ano atras, agora estourou a turbina e antes de colocar a turbina nova medimos a pressão do óleo, sem colocar a turbina no lugar, e a medição foi 0,5 bar, colocamos uma bomba nova original, pois a anterior já era paralela, a medição foi a mesma, 0,5 bar, após pesquisar sobre esse injetor do óleo, vi que na bomba antiga não tinham colocado ele, consequentemente montamos sem ele mesmo, pois não sabíamos da existência do mesmo, agora pergunto será que essa pressão baixa deve-se a falta do injetor de óleo somente?
Provavelmente não. Com uma pressão tão baixa assim, provavelmente já deve haver algum desgaste interno.
alfredo lemos
11/10/2017, 08:12
3 segundos é um tempo alto se considerar um intervalo de 24h com o motor desligado. Quando tudo está correto com o sistema de lubrificação, mesmo após um longo período, o normal é não gastar mais que 2 segundos para apagar a luz de óleo. Essa demora pra apagar a luz de óleo, se o motor estiver com as folgas internas dentro de uma faixa tolerável, pode ser justificada pelo rompimento do O-ring da base da bomba de óleo ou alguma sujeira impedindo o fechamento da válvula de retenção do suporte do filtro de óleo. É comum nessas trocas de óleo, o mecânico passar estopa para limpar o copinho onde vai o filtro de óleo, deixar algum fiapo e ele impedir o fechamento da válvula de retenção. Essa válvula impede que o óleo retorne para o cárter.
O O-ring da bomba ter rompido, só se já tiver sido realizado algum reparo no motor, onde teve a necessidade de retirar a bomba de óleo, por exemplo, uma troca do kit de corrente. Caso contrário, ele não se rompe sozinho.
bom dia
estou com uma frontier com o mesmo problema de pressao de oleo, porém estou com dificuldade em achar essa valvula de retenção de oleo. Ela fica dentro do cabecote do filtro de oleo?
enricof18
12/10/2017, 20:31
bom dia
estou com uma frontier com o mesmo problema de pressao de oleo, porém estou com dificuldade em achar essa valvula de retenção de oleo. Ela fica dentro do cabecote do filtro de oleo?
Fica no suporte do filtro de óleo, na face voltada ao bloco do motor. É uma válvula esférica.
Gabriel Portela
26/05/2018, 16:06
Amigos,
Boa tarde, tenho uma frontier Le 2009/2010 e esta com o mesmo problema do amigo. Efetuei a troca de oleo esta semana, utilizei o oleo 5w30 e reparei no outro dia pela manha que o carro fazia um barulho na parte superior do motor por alguns segundos. Apos isso ter ocorrido algumas vezes percebi que o mesmo tava acontecendo com o motor frio e a luz de oleo ficava acesa enquanto o barulho ocorre. Preocupado com o ocorrido realizei a troca do oleo novamente por 15w40 e mantive o mesmo filtro. Alguem poderia me ajudar? Estou sem saber o que devo fazer. Troco o filtro? Sera que é bomba de oleo?
enricof18
26/05/2018, 19:09
Amigos,
Boa tarde, tenho uma frontier Le 2009/2010 e esta com o mesmo problema do amigo. Efetuei a troca de oleo esta semana, utilizei o oleo 5w30 e reparei no outro dia pela manha que o carro fazia um barulho na parte superior do motor por alguns segundos. Apos isso ter ocorrido algumas vezes percebi que o mesmo tava acontecendo com o motor frio e a luz de oleo ficava acesa enquanto o barulho ocorre. Preocupado com o ocorrido realizei a troca do oleo novamente por 15w40 e mantive o mesmo filtro. Alguem poderia me ajudar? Estou sem saber o que devo fazer. Troco o filtro? Sera que é bomba de oleo?
O óleo não tem nada a ver. Meça a pressão na bomba de óleo primeiro, se ela estiver boa, pode ser problema no kit de corrente.
Gabriel Portela
26/05/2018, 19:58
O problema poderia estar relacionado ao filtro ou a valvula de retencao? Pergunto isso pelo fato de ter ocorrido logo apos a troca. Eu tenho um kit completo que comprei em fevreiro em uma viagem para os eua. Comprei pois o carro ja tem um km alta e ja li que é comum que as pessoas trocam. Comprei em uma empresa do emirados arabes, que me enviou para miami. A loja é muito boa, produtos originais e bom preco. Segue o link para aqueles que tiverem interesse. Www.magengines.com
enricof18
27/05/2018, 12:43
Qual a marca do filtro que você colocou?
Gabriel Portela
27/05/2018, 14:42
Comprei o kit de filtros originais no mercado livre, porem o filtro separador veio errado. Achei estranho, e agora estou na duvida se realmente os filtros sao originais. Vc recomenda efetuar a troca do filtro por alguma outra marca para fazer o teste se poderia ser um simples filtro?
enricof18
28/05/2018, 06:36
Comprei o kit de filtros originais no mercado livre, porem o filtro separador veio errado. Achei estranho, e agora estou na duvida se realmente os filtros sao originais. Vc recomenda efetuar a troca do filtro por alguma outra marca para fazer o teste se poderia ser um simples filtro?
Amigo, se o filtro de óleo é original, não é causador desse problema que você está passando. Agora, se tem duvida, eu encontro o filtro OC23 da Metal Leve por 15 reais aqui na região. Troca o filtro e se o problema persistir, meça a pressão na bomba de óleo.
Gabriel Portela
28/05/2018, 12:30
Amigo, vou medir a pressao sa bomba para ter certeza e antes vou trocar o filtro.
Uma outra pessoa que conversei me disse que provavelmente seria a corrente de comando que esta para partir. Achei estranho mas fiquei preocupado. Farei o teste da pressao da bomba e retorno.
enricof18
28/05/2018, 19:46
Amigo, vou medir a pressao sa bomba para ter certeza e antes vou trocar o filtro.
Uma outra pessoa que conversei me disse que provavelmente seria a corrente de comando que esta para partir. Achei estranho mas fiquei preocupado. Farei o teste da pressao da bomba e retorno.
Não faça nenhuma intervenção nas correntes de sincronismo sem antes medir a pressão na bomba de óleo. Seu problema pode ser as correntes? Pode, mas também pode ser uma fuga de óleo quando desliga o motor, que quando vai ligar, a galeria de óleo está vazia e até o óleo ser pressurizado, as correntes irão fazer barulho. Pode ser também uma pressão baixa de óleo.
Aliás, da pra saber visualmente se as correntes estão boas, só abrindo a tampa da corrente frontal do motor.
Gabriel Portela
28/05/2018, 22:30
Enrico, obrigado pela ajuda, amanha vou tentar medir a pressao de oleo. Verifiquei que a mesma deve ficar acima de 2,5 bar, essa informacao procede? A impressao que tenho é exatamente a que vc falou, cm se algo tivesse acontecendo e oleo nao esta ficando na galeria, e demora alguns segundos para que o oleo seja. Levado ate a parte superior do motor.
Porem nao consigo de fato identificar o que houve para que isso ocorrese. Ja ouvi barulho nas correntes de uma frontier e o barulho era diferente. Se puder manda seu numero ou email, vou tentar filmar amaha cedo para voce e te mando. De qlqr forma muito obrigado pela ajuda.
enricof18
29/05/2018, 19:40
Enrico, obrigado pela ajuda, amanha vou tentar medir a pressao de oleo. Verifiquei que a mesma deve ficar acima de 2,5 bar, essa informacao procede? A impressao que tenho é exatamente a que vc falou, cm se algo tivesse acontecendo e oleo nao esta ficando na galeria, e demora alguns segundos para que o oleo seja. Levado ate a parte superior do motor.
Porem nao consigo de fato identificar o que houve para que isso ocorrese. Ja ouvi barulho nas correntes de uma frontier e o barulho era diferente. Se puder manda seu numero ou email, vou tentar filmar amaha cedo para voce e te mando. De qlqr forma muito obrigado pela ajuda.
1,2 bar na lenta, no mínimo.
2,4 bar a 2 mil rpm, no mínimo.
Em ambas as situações, com o motor bem aquecido.
wandersoncrr
05/07/2018, 09:04
E no caso quando ela fica piscando o que pode ser ?
Sergio c
05/07/2018, 12:06
Acho que nível do óleo super baixo ou baixa pressão no sistema e lubrificação.
E no caso quando ela fica piscando o que pode ser ?
wandersoncrr
05/07/2018, 19:10
Vou verificar
enricof18
05/07/2018, 19:17
E no caso quando ela fica piscando o que pode ser ?
Se ficar piscando, pode ser que durante a troca de óleo o painel está ligado, e isso da uma falha e a luz fica piscando. Tirar o negativo da bateria e em seguida ligar novamente fará o painel resetar e acabará com isso.
Isso se o nível de óleo estiver correto.
Cdrawanz
06/07/2018, 14:44
Boa tarde, minha Nissan ao fazer pegar fria esta ficando com a luz do oleo acessa por cerca de 4 segundos e fazendo barulho, as vezes apaga. Ajudem por favor, se alguem puder me dar a dica agradeço e muito.
comprei recentemente uma Frontier SEL 2008 4x4 automatica, e esta apagando, o mecânico falou que devo substituir o kit corrente, porem alertou para que compra-se o original, (6,900) na autorizada, alguem me indica um paralelo bom?
Amigos estou com um problema comprei uma frontier 2009 4x2 , e ela liga apaga a luz do oleo depois de uns 5 segundos ela fica piacando umas dez vezes depois apaga .. o que pode ser alguém ja passou por isso? Desde já agradeço
enricof18
08/12/2018, 16:21
Amigos estou com um problema comprei uma frontier 2009 4x2 , e ela liga apaga a luz do oleo depois de uns 5 segundos ela fica piacando umas dez vezes depois apaga .. o que pode ser alguém ja passou por isso? Desde já agradeço
Provavelmente pressão de óleo baixa.
Meça a pressão com manômetro no lugar do interruptor da luz de óleo no bloco, com o motor totalmente frio, verifique se ao ligar, quanto tempo leva para o manômetro mexer, se levar o mesmo tempo que leva para luz de óleo apagar, você tem algum problema na sucção de óleo, pode ser pescador entupido ou entrada de ar na sucção da bomba. Depois veja se ao estabilizar, a pressão com o motor frio fica em torno dos 4 bar na marcha lenta e com ele quente, se mantém acima de 1,2 bar na lenta e acima de 2,4 bar a 2 mil rpm, se estiver abaixo disso, você tem problemas mecânicos, provavelmente bronzinamento ruim, mas antes de acusar o bronzinamento em caso de pressão baixa, deve-se garantir que a sucção da bomba é rápida, então revise o pescador e a montagem da bomba de óleo.
Não rode com esse motor com pressão de óleo baixa, vai estragar a turbina e até fundir o motor, arrume isso enquanto dê para salvar as peças que ainda funcionam.
Provavelmente pressão de óleo baixa.
Meça a pressão com manômetro no lugar do interruptor da luz de óleo no bloco, com o motor totalmente frio, verifique se ao ligar, quanto tempo leva para o manômetro mexer, se levar o mesmo tempo que leva para luz de óleo apagar, você tem algum problema na sucção de óleo, pode ser pescador entupido ou entrada de ar na sucção da bomba. Depois veja se ao estabilizar, a pressão com o motor frio fica em torno dos 4 bar na marcha lenta e com ele quente, se mantém acima de 1,2 bar na lenta e acima de 2,4 bar a 2 mil rpm, se estiver abaixo disso, você tem problemas mecânicos, provavelmente bronzinamento ruim, mas antes de acusar o bronzinamento em caso de pressão baixa, deve-se garantir que a sucção da bomba é rápida, então revise o pescador e a montagem da bomba de óleo.
Não rode com esse motor com pressão de óleo baixa, vai estragar a turbina e até fundir o motor, arrume isso enquanto dê para salvar as peças que ainda funcionam.
Enrico,
Conseguiu alguma corrente paralela?
enricof18
12/12/2018, 13:19
Enrico,
Conseguiu alguma corrente paralela?
Até o momento, nenhuma presta. Vou importar algumas da Inglaterra, pra ver se da certo.
3 segundos é um tempo alto se considerar um intervalo de 24h com o motor desligado. Quando tudo está correto com o sistema de lubrificação, mesmo após um longo período, o normal é não gastar mais que 2 segundos para apagar a luz de óleo. Essa demora pra apagar a luz de óleo, se o motor estiver com as folgas internas dentro de uma faixa tolerável, pode ser justificada pelo rompimento do O-ring da base da bomba de óleo ou alguma sujeira impedindo o fechamento da válvula de retenção do suporte do filtro de óleo. É comum nessas trocas de óleo, o mecânico passar estopa para limpar o copinho onde vai o filtro de óleo, deixar algum fiapo e ele impedir o fechamento da válvula de retenção. Essa válvula impede que o óleo retorne para o cárter.
O O-ring da bomba ter rompido, só se já tiver sido realizado algum reparo no motor, onde teve a necessidade de retirar a bomba de óleo, por exemplo, uma troca do kit de corrente. Caso contrário, ele não se rompe sozinho.
Bom dia! A minha é 11/12 4x2 e tambem está apresentando essa demora de 3 segundos quando fica muito tempo parada. Vou no mecanico para medir a pressão. Qual seria a pressão correta? Fiz a troca do oleo e filtro esse mês tambem. Percebi essa demora, apos ter trocado a turbina, oleo e filtro. Tem alguma a ver com a turbina ser nova?
enricof18
30/09/2019, 19:52
Bom dia! A minha é 11/12 4x2 e tambem está apresentando essa demora de 3 segundos quando fica muito tempo parada. Vou no mecanico para medir a pressão. Qual seria a pressão correta? Fiz a troca do oleo e filtro esse mês tambem. Percebi essa demora, apos ter trocado a turbina, oleo e filtro. Tem alguma a ver com a turbina ser nova?
Fica a suspeita ai se a pressão de óleo está boa, pois você já trocou a turbina, e quase sempre quando uma turbina estraga, é por pressão de óleo insuficiente.
Na sua, a pressão de óleo mínima recomendada, sempre com o motor quente (acima dos 80 graus, visualizado no scanner) é de 1,2 bar na marcha lenta e 2,4 bar a 2 mil rpm.
Um teste de pressão de óleo completo seria aquele que é feito com o motor totalmente frio, depois de pelo menos 8h desligado. Assim, quando der a partida, você vai observar quanto tempo vai demorar pra dar pressão no manômetro e qual a pressão máxima inicial, que em motores que estão com tudo certo, dão sempre mais que 4 bar de pressão máxima inicial na marcha lenta.
Se a pressão tiver baixa, verifique a bomba de óleo, abre ela, verifique a folga entre a engrenagem e o rotor da bomba, quase sempre a pressão está baixa mas a bomba está perfeita, e nesse caso o problema é interno no motor, principalmente nas bronzinas. Tem muita gente trocando bomba de óleo sem necessidade, e as bombas paralelas vem sem o injetor de óleo da corrente secundária, muitos mecânicos não se atentam pra isso e montam a bomba sem o injetor, o que derruba a pressão de óleo.
Att.
Lendo esse tópico fiquei muito preocupado. A minha tá apagando em uns 6 segundos, mas achava que era normal. Agora tô muito preocupado.
enricof18
01/10/2019, 19:30
Lendo esse tópico fiquei muito preocupado. A minha tá apagando em uns 6 segundos, mas achava que era normal. Agora tô muito preocupado.
Verifique o quanto antes, 6 segundos é tempo demais! Pode até ser que a pressão esteja boa, mas a bomba demora a puxar o óleo. Pra isso vai ter que botar o manômetro, de preferência ligar ela rapidinho só pra encher a galeria de óleo e deixar virar a noite com o manômetro no lugar, para aí sim no dia seguinte, dar a partida e ver quanto tempo demora pra dar pressão. Se for algo em torno desses 6 segundos mesmo, mas ela dar mais que 4 bar de pico de pressão, fria, na marcha lenta, e depois manter 1,2 bar na lenta e 2,4 bar a 2 mil rpm com o motor quente, é quase certo que o defeito é o anel o-ring da base da bomba, ele deve estar achatado, cortado, ou as vezes nem tem por consequência de uma intervenção passada. Se for o caso, quando desliga o motor, o óleo da galeria escorre por esse anel e retorna pro cárter, e aí quando vai ligar o motor, está sem óleo na bomba e na galeria.
PS: Essa pressão de 1,2 bar na lenta e 2,4 bar a 2 mil rpm só vale das 2008 até as 2012/12. As 2012/13 em diante, a pressão é de 1,6 bar na lenta e 3,7 bar a 2 mil rpm, sempre com o motor a no mínimo 80 graus.
Vinicius Junior de souza
26/11/2020, 22:06
Boa noite, beleza. Resolveu seu problema estou com uma Frontier fazendo a mesma coisa.
Estou com um problema na Frontier le 2009, que não existia alguém pode ajudar, o carro estava normal, tirei o cabeçote somente para trocar as velas aquecedoras, troquei as velas, remontamos o cabeçote e daí apareceu um problema de pressão de óleo, também foi trocado óleo e filtro, estava com 10w40 e foi colocado 5w30, alguém consegue me ajudar o que pode ter acontecido....
Andersonandara
10/12/2022, 17:51
Boa tarde amigos, estou com um problema na minha Frontier Sel 2.5 16v, trabalho com mecânica leve aqui por isso eu mesmo estou trabalhando nela.
Logo que comprei coloquei uma turbina que estava quebrada, andei um tempo sem nenhum problema.
Única coisa que me intrigava era a luz do óleo que demorava a desligar(5 segundos), mas nunca acendeu depois que apagava.
Até que em uma viagem virabrequim deu pau, tirei o motor e fiz uma retífica completa nele mandei revisar a bomba de óleo e acabei não trocando ela.
Ao montar a luz do óleo seguiu com um tempo para desligar, então coloquei o manômetro.
2 bar frio, 0.900 bar quente
Troquei a bomba de oleo, aproveitei e troquei filtro de óleo e óleo novamente.
Pressão ficou em 3 bar frio, 1.100 quente, vi que a pressão deveria estar em 4 bar frio e mais de 1.2 quente, alguém tem alguma dica? Não quero arrisca a deixar assim e andar com medo.
Resumo: Motor retificado, tudo metal leve, bomba de óleo trocada, filtro trocado, válvula retenção de óleo conferida, troquei tensores das correntes, óleo usado 10w40, e a pressão segue baixa
enricof18
12/12/2022, 06:22
Boa tarde amigos, estou com um problema na minha Frontier Sel 2.5 16v, trabalho com mecânica leve aqui por isso eu mesmo estou trabalhando nela.
Logo que comprei coloquei uma turbina que estava quebrada, andei um tempo sem nenhum problema.
Única coisa que me intrigava era a luz do óleo que demorava a desligar(5 segundos), mas nunca acendeu depois que apagava.
Até que em uma viagem virabrequim deu pau, tirei o motor e fiz uma retífica completa nele mandei revisar a bomba de óleo e acabei não trocando ela.
Ao montar a luz do óleo seguiu com um tempo para desligar, então coloquei o manômetro.
2 bar frio, 0.900 bar quente
Troquei a bomba de oleo, aproveitei e troquei filtro de óleo e óleo novamente.
Pressão ficou em 3 bar frio, 1.100 quente, vi que a pressão deveria estar em 4 bar frio e mais de 1.2 quente, alguém tem alguma dica? Não quero arrisca a deixar assim e andar com medo.
Resumo: Motor retificado, tudo metal leve, bomba de óleo trocada, filtro trocado, válvula retenção de óleo conferida, troquei tensores das correntes, óleo usado 10w40, e a pressão segue baixa
Pressão de óleo recomendada para esse motor da 2008 até 2012 (2.5 16v) é de 1,2 bar na lenta e 2,4 bar a 2 mil rpm, isso pressão mínima, isso com o motor aquecido, a pelo menos 80 graus.
Se você está tendo problemas com pressão de óleo, tem que observar o seguinte: Virabrequim foi devidamente conferido? Folgas entre o virabrequim e as bronzinas foram verificadas? Bomba de óleo está com o injetor de óleo da corrente primária? Esse motor tem unidade balanceadora? Se sim, verificou se ela não tem desgaste? Pois ela faz parte do sistema de lubrificação. Na tampa traseira do cabeçote vai uma vedação da linha de óleo ali, verificou se essa vedação está lá?
Andersonandara
14/01/2023, 09:30
Motor veio ajustado da retífica, acredito que tudo ok com bronzinas, tudo primeira linha.
Possui o balanceador(não conferi desgaste)
Tem o jet da bomba de óleo
Vou verificar essa vedação na tampa traseira do cabeçote
Obrigado pelas dicas 🤝
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