PDA

Ver Versão Completa : Troca Filtro de Cabine Pajero Sport



DBarba
04/03/2017, 21:42
Olá pessoal!

Alguém sabe como fazer a substituição do filtro de cabine do sistema de ventilação da Pajero Sport 2010? Já desmontei o porta luvas e acho que encontrei o elemento filtrante porém tem uma travessa de metal passando na frente e travando todo o conjunto. Alguma dica de como desmontar? obrigado.

pedrocuba
15/03/2017, 02:24
Olá pessoal!

Alguém sabe como fazer a substituição do filtro de cabine do sistema de ventilação da Pajero Sport 2010? Já desmontei o porta luvas e acho que encontrei o elemento filtrante porém tem uma travessa de metal passando na frente e travando todo o conjunto. Alguma dica de como desmontar? obrigado.


estou com o mesmo problema, veja se é o mesmo problema desse topico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/161426-acesso-evaporador-c-pajero-sport-1.html#post2422223

conseguiu resolver?

pedrocuba
15/03/2017, 03:17
a resposta está nesse link, a partir dos 23 min

Mec. Fire - Troca do fluido do cambio, prisioneiro de roda e filtro de cabine Pajero Sport 4x4 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=b462ucvYb0E&t=0s)

DBarba
15/03/2017, 08:10
Obrigado Pedro pela dica!
Mas antes de ver o seu vídeo, na semana passada resolvi encarar e desmontar a travessa atrás do porta luvas e assim por diante. Acabei descobrindo como funciona. Não imaginava que tivesse que desmontar tanta coisa no painel, em outros carros o acesso é muito mais fácil. Bem, o filtro nunca tinha sido trocado, estava um pouco pior do que o que você mostra no video. O compartimento interno estava muito sujo. Usei um aspirador com uma mangueira adaptada na ponta para aspirar toda a sujeira, limpei com pano a parte interna e apliquei produto para limpeza de ar diretamente no evaporador e dentro de toda a tubulação de ventilação com uma mangueirinha fina que vem junto. Montei o novo filtro e ficou muito bom. Tirei foto passo a passo depois vou compartilhar com outros colegas que possam ter a mesma dúvida.
Assisti o seu vídeo todo sobre a perda de força do motor e troca de óleo de cambio! bem interessante!
Novamente, obrigado pela ajuda. Valeu!
Um abraço,
Denis

DanWBR
16/03/2017, 11:12
Aguardando seu passo a passo. Também gostaria de fazer uma troca ou limpeza desse filtro.

DBarba
17/03/2017, 00:01
54497354497454497554497654497754497854497954498054 4981544982

DBarba
17/03/2017, 00:03
Aguardando seu passo a passo. Também gostaria de fazer uma troca ou limpeza desse filtro.
Olá Dan! Postei o passo a passo que fiz para trocar o filtro de cabine da Pajero Sport HPE V6 FLEX. abs.

DBarba
17/03/2017, 00:09
estou com o mesmo problema, veja se é o mesmo problema desse topico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/161426-acesso-evaporador-c-pajero-sport-1.html#post2422223

conseguiu resolver?
Olá Pedro! Consegui e coloquei o passo a passo que fiz. Obrigado!

pedrocuba
17/03/2017, 02:41
Meu camarada, que passo a passo espetacular!

precisamos de mais desses no forum!

os Admins deveriam pinar isso ai.

Excelente trabalho, muito obrigado!

DBarba
17/03/2017, 06:06
Meu camarada, que passo a passo espetacular!

precisamos de mais desses no forum!

os Admins deveriam pinar isso ai.

Excelente trabalho, muito obrigado!

Muito obrigado! Vamos aprendendo juntos! ABS

DanWBR
17/03/2017, 09:16
Muito obrigado DBarba, já pedi para um amigo procurar um filtro novo, se ele achar eu já farei essa troca amanhã! Abraço!

JuniorScartezini
19/03/2017, 08:23
54497354497454497554497654497754497854497954498054 4981544982

Top esse passo a passo, parabéns!

pedrocuba
20/03/2017, 00:40
Fiz esse procedimento na minha. Mas como é a japonesa importada, ela veio sem filtro de ar. O espaço está ali, mas não tem o filtro. A caixa do ar condicionado é vedada no retangulo onde entra o filtro. Observem na foto:

545095


Mas, como tinha que limpar o evaporador, decidi que ia abrir a caixa do ar, limpar o evaporador e depois instalar o filtro de ar.



Ao retirar a barra do porta-luva, peguei a dremel e abri um quadrado na caixa de ar. Na verdade o formato certinho do filtro está lá, só que está selado. Enfim, Tive acesso ao evaporador. Estava com uma crostra impenetravel de sujeira, já estado sólida mesmo. Pq esses japoneses malucos fazem carro sem filtro de cabine? te contar viu.

buraco meio aberto, já dá pra ver a sujeira:

545096

Bem, limpei o máximo que pude, o vão é realmente estreito e o acesso dificil.. tapei o vão com fita, deixei recicularndo com o higienizador, retirei a fita, coloquei o filtro no vão e agora está show de bola.

evaporador limpo (menos sujo):

545097

filtro instalado:

545099

Só senti que o ventilador do ar está um pouco mais fraco, provavelmente por causa do filtro. Mas isso é até bom, pq achava a velocidade 1 muito forte as vezes.

Depois passei o aspirador geral ali na área pra tirar a sujeira e está como novo =)

Uma loja especializada em A/C me cobrou 600 reais pelo serviço de limpar o evaporador. Dei uma bela economizada!

JuniorScartezini
20/03/2017, 09:48
Fiz esse procedimento na minha. Mas como é a japonesa importada, ela veio sem filtro de ar. O espaço está ali, mas não tem o filtro. A caixa do ar condicionado é vedada no retangulo onde entra o filtro. Observem na foto:

545095


Mas, como tinha que limpar o evaporador, decidi que ia abrir a caixa do ar, limpar o evaporador e depois instalar o filtro de ar.



Ao retirar a barra do porta-luva, peguei a dremel e abri um quadrado na caixa de ar. Na verdade o formato certinho do filtro está lá, só que está selado. Enfim, Tive acesso ao evaporador. Estava com uma crostra impenetravel de sujeira, já estado sólida mesmo. Pq esses japoneses malucos fazem carro sem filtro de cabine? te contar viu.

buraco meio aberto, já dá pra ver a sujeira:

545096

Bem, limpei o máximo que pude, o vão é realmente estreito e o acesso dificil.. tapei o vão com fita, deixei recicularndo com o higienizador, retirei a fita, coloquei o filtro no vão e agora está show de bola.

evaporador limpo (menos sujo):

545097

filtro instalado:

545099

Só senti que o ventilador do ar está um pouco mais fraco, provavelmente por causa do filtro. Mas isso é até bom, pq achava a velocidade 1 muito forte as vezes.

Depois passei o aspirador geral ali na área pra tirar a sujeira e está como novo =)

Uma loja especializada em A/C me cobrou 600 reais pelo serviço de limpar o evaporador. Dei uma bela economizada!

Muito bom!

DanWBR
20/03/2017, 13:45
Uma loja especializada em A/C me cobrou 600 reais pelo serviço de limpar o evaporador. Dei uma bela economizada!

Você removeu o evaporador ou limparam com ele no lugar?

pedrocuba
20/03/2017, 15:37
eu não fiz o serviço lá não.

mas iriam remove-lo por completo. Ou seja, imagina esses caras remontando o painel a sinfonia que ia ficar

DanWBR
01/04/2017, 16:56
Pessoal, hoje efetuei a instalação do filtro na minha Pajero Sport 2008/2009 Diesel, manual. Ela não veio com filtro. Vou colocar algumas fotos e informações complementares ao que já foi exposto aqui nessa conversa.

Esse foi o filtro instalado. Comprei na ArsenalCar através do Mercado Livre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799541376-filtro-de-ar-condicionado-mitsubishi-pajero-sport-1998-a-201-_JM):

https://snag.gy/hz50bC.jpg

Detalhe da caixa do evaporador completamente lacrada:

https://snag.gy/IMkrbF.jpg

Para abrir o buraco do filtro, o fiz nessa borda mais interna utilizando uma faca e um martelo para fazer um corte inicial e depois terminei com uma serra para cortar pvc. O resultado foi esse:

https://snag.gy/zxuB6p.jpg

Para limpar o evaporador, utilizei uma escova de dentes, prolongada com uma chave de fenda + fita adesiva, água e sabão. Esfreguei bem e, depois de retirado o resíduo sólido, finalizei com um pano úmido. Em seguida, deixei o ar funcionando na temperatura mais quente e na velocidade máxima até secar bem, com o buraco aberto mesmo, para que o excesso de água saísse por baixo dele. Ficou assim:

https://snag.gy/x5lioD.jpg

Com o filtro instalado:

https://snag.gy/s4ftUG.jpg

Importante ao final verificar se o filtro ficou bem encaixado e se não está vazando ar pela borda inferior. Na primeira tentativa ficou saindo muito ar por baixo do filtro, instalei na posição contrária e ficou bem vedado.

Abraços!