PDA

Ver Versão Completa : cambio hidramatico



ferraz
19/01/2004, 20:51
:D boa noite
Obrigado por terem me ajudado com o motor e os amortecedores do jeep do meu irmão.
:twisted: Agora é minha vesz o meu jeep esta esperando a reforma estou comprando o material, primeiro para depois, encostalo.
:roll: è possivel instalar um canbio hidramatico no jeep qual seria e qual motor, este jeep não fara trilhas pezadas apenas uma vontinha no campo com direito a usar a reduzida :?:

leopoldo
19/01/2004, 21:41
Caro colega,

Meu CJ6 1958 tem o motor ford 302 V8, com cambio automático, e a "reduzida" do jeep.

O problema não é o câmbio mas sim o motor.
Você tem que selecionar um motor que tenha como opcional o câmbio automático e aí, descobrir qual câmbio automático pode ser adapdato à "reduzida" do jeep.

De antemão já sei que tem o Ford V8 e o Ford OHC, isso mesmo, o motor do jeep 4 cilindros, gasolina ou álcool.

O 1º passo seria achar em um desmanche um maverick 4 cil OHC automático e comprar toda a mecânica. Motor, cambio e acessórios do motor.

Depois seria trazer dos EUA o kit de adaptação da reduzida...preço FOB U$800,00.

Depois seria revisar todo o cambio para ao mesmo tempo adaptar à " reduzida".

Aí é só colocar no jeep.

O câmbio automático tem uma série de vantagens e desvantagens sobre o mecanico comum e mesmo nos EUA onde é campeão de instalações, não se chegou a um consenso de qual é melhor. Vira e mexe sai em discussões nas revistas especializadas ....de lá.

Vai depender do tipo de fora de estrada e seu uso diário.

Vantagens/Desvantagen:

Esqueça queimar disco, platô, rolamentos de embreagem, cabos e conecções, balancins, etc... lá não tem isso.

Só que tem que ter a instalação de um radiador de óleo e dependendo do uso, com ventoinha.

Pode não ter as relações curtas de alguns câmbios, mas tem o conversor de torque, que nas arrancadas "converte" o torque em até 3x o valor da relação de marcha do câmbio. Imagine com reduzida.

Evita trancos na transmissão, porém esqueçe fazer o motor pegar no tranco...não dá.

É uma instalação obviamente muito mais cara e provávelmente não haverão muitos mecanicos que queiram por a mão nisso, mas não se assuste. Os mecanicos que falam mal do automático certamente são aqueles que não tem competência de entender como funciona. Aí falam mal.

Afinal se fosse tão ruim assim a Gran cherokee e o Jeep Wrangler, entre outros não sairiam assim.

Precisa de mais alguma informação ?

Abraços , Leopoldo

monge
20/01/2004, 00:53
Fala Gente... :D

Realmente, o que o Leopoldo disse está absolutamente certo... :D

Uma época eu cogitei esta adaptação, visando maior conforto nas trilhas e um controle melhor do carro. :D

Mas levando em conta que estou no Findus Mundus, aqui o pessoal mal da conta de mexer nos jeeps originais, imagina se eu inventar de colocar um câmbio destes? :D

Se eu não por a mão na massa... sem chance de sair alguma coisa... :?

Então adiei meus projetos um pouco. :(

[]'s manuais

Eugênio

Jeepleo
20/01/2004, 09:40
Caros amigos,

eu também gostaria de instalar um automático no meu CJ, mas acho o Ford 302 V8 muito pesado...
Outro dia, num bate-papo telefonistico com o Leopoldo, falei de minha adimiração pelo motor Ford Ranger V6, pois é muito potente (152hp a 2.800 rpm, c/37 de torque a 1.900 rpm) e incrivelmente compacto e leve, cheguei a pesar os motores, ele é apenas 37kg mais pesado que o OHC.
Mas ai que pinta a dúvida. Este motor sai nas Explorer com câmbio automático, mas se instalarmos este conjunto no CJ, não há espaço para o cardã traseiro, além disso a caixa de transferência sai do outro lado da original do Jeep (teríamos que inverter a posição dos diferenciais), e só tem engate elétrico (sem chance! no CJ).
Leopoldo, o câmbio que você usa, cabe nestes V6?
Gostaria de levar esta discussão adiante, pois quero comprar estes componentes e acerta-los antes de enfiar no meu CJ.

Quanto mais opniões melhor, certo?... vamos lá!

Abraços

Jeepléo

leopoldo
20/01/2004, 10:03
Bom dia jeep leo,

Monta num CJ-6 que o seu o problema de espaço esta resolvido.

Quanto ao posicionamento do cardan, isso não é problema, os eixos podem ser retrabalhados. A minha única dúvida é qual o sentido de rotação dos cardans da ranger. Se o sentido for o mesmo, seu (e de outros) problema esta resolvido também.

Barato pode ser que não fique, mas bom eu tenho certeza.

Pilatti
20/01/2004, 10:16
Leopoldo,

Só por curiosidade, qual a média de consumo do seu Jeep?

[]´s

leopoldo
20/01/2004, 10:23
Eu ainda não fiz a media depois que converti meu CJ5 em CJ6.

Fazem 12 meses que eu ainda estou amaciando o motor, só rodei 1500 km.

Mas deve ser algo entre 4 e 6 na cidade. É V8, 3 marchas automático, não posso reclamar.

Quando tinha o BF e 3 marchas era 5 na cidade e 9 na estrada e quando tinha o 3.0 maverick e 4 marchas era 4,5 na cidade e 7 na estrada.

Mas mesmo sendo o mesmo jeep, eram outros jeeps, muito diferentes.

Jeepleo
21/01/2004, 09:51
Bom dia jeep leo,

Monta num CJ-6 que o seu o problema de espaço esta resolvido.

Quanto ao posicionamento do cardan, isso não é problema, os eixos podem ser retrabalhados. A minha única dúvida é qual o sentido de rotação dos cardans da ranger. Se o sentido for o mesmo, seu (e de outros) problema esta resolvido também.

Barato pode ser que não fique, mas bom eu tenho certeza.

Léo

minha doidera não vai tão longe quanto a sua, além disso queria mesmo um CJ-5, até tive a oportunidade de comprar um CJ-6, mas meu sonho era outro....
Mas... sentido de rotação dos cardãs? não giram sempre no mesmo sentido? essa eu nem imaginava!!
Continuo não compreendendo como não pode haver problemas com o tamanho do cardã traseiro... ele ficaria com 10cm!!! O Câmbio da Explorer é realmente grande, fora que como iria fazer para trocar a caixa de transferência? Consultei o site da Atlas e nem eles tem Kit para este câmbio e não gostaria de ter engate de tração elétrico no meu CJ.

Continuando na dúvida...????

Abraços

Jeepléo

du
21/01/2004, 10:23
Pessoal,

Falando em câmbio automático.

Seria possível mudar com certa facilidade a localização da alavanca ? Explico ......

Eu gostaria (ainda nem comprei a F75) de ter uma F75 com motor e câmbio automático de Omega, mas acho que ficaria mais legal usar uma alavanca na coluna de direção, como nos Landau, fico imaginando que ficaria muito esquisito um console central na F75. E usar a alavanca na coluna de direção, ficaria bom para usar banco inteiro. (tenho um filho, 3 lugares seria legal)

Abraços Du.

EduardoLang
21/01/2004, 11:05
Jeepleo,

Bom dia!!!!!

Nada haver com esse assunto (Câmbio Automático, mas aproveitando o tópico, gostaria de fazer uma perguntinha:

Estou comprando um câmbio 260F Clark para adaptar em um jeep que futuramente vou construir. Vc sabe se neste site da atlas eles tem kit para adaptação da reduzida da touota ou do willis neste câmbio que falei??? Seria possível também, vc me enviar o site deles???


Forte abraço,


sds

monge
22/01/2004, 00:38
Fala Gente.... :D

Eduardo na deep tec eu sei que tem.. :D

O preço é meio salgado... mas dizem que a qualidade é ótima. :D

Tem também a piradiesel que faz isso que vc quer... :D

www.deeptec.com.br
www.piradiesel.com.br

[]'s

Eugênio

Jeepleo
22/01/2004, 09:49
Jeepleo,

Bom dia!!!!!

Nada haver com esse assunto (Câmbio Automático, mas aproveitando o tópico, gostaria de fazer uma perguntinha:

Estou comprando um câmbio 260F Clark para adaptar em um jeep que futuramente vou construir. Vc sabe se neste site da atlas eles tem kit para adaptação da reduzida da touota ou do willis neste câmbio que falei??? Seria possível também, vc me enviar o site deles???


Forte abraço,


sds

Edu,

se eles tem eu não sei, você terá que informar o Código do câmbio e das caixas de transferência, eles não vão saber se você informar pelo modelo do carro, até porque nosso willys lá é similar ao M38-A1 e nossa Toyota é a Land Cruiser deles, mas lá ela é a Gasolina (6cc.)
Mas ai vão os Sites

www.atlas-tc.com (Só caixas de transferências)
www.advanceadapters.com (Todas adaptações mecânicas)

Abraços

Jeepléo

Giovani
24/01/2004, 23:31
Eu gostaria (ainda nem comprei a F75) de ter uma F75 com motor e câmbio automático de Omega, mas acho que ficaria mais legal usar uma alavanca na coluna de direção, como nos Landau, fico imaginando que ficaria muito esquisito um console central na F75. E usar a alavanca na coluna de direção, ficaria bom para usar banco inteiro. (tenho um filho, 3 lugares seria legal)

:D Grande Du!!!

:D Pôr a alavanca na coluna é fácil, basta pegar uma da Rural... No câmbio do Ômega é que está a dúvida. Se ele possui ou não o mecanismo externo, na lateral, como era nos Opalas... Se tiver, é facil de fazer a conexão, mas se o Câmbio tem o acionamento na tampa superior, complica... :wink:
[]'s