PDA

Ver Versão Completa : 4x4 da Ranger

sandroN
21/03/2006, 17:48
Amigos, tenho uma Ranger 2000 e a tração nao esta acionando, ja foi feito o teste na parte eletrica, na caixa engata tudo certo, só nao engata nas rodas. Quando mecho no botao do painel ele manda o sinal para a bomba (que nao sei o nome) que fica embaixo do paralama, e como ja falei a caixa tambem funciona. O motor foi feito a pouco tempo, e acho que os mecanicos nao ligaram tudo que é pra ligar. Gostaria de saber como funciona a ligação das mangueiras de vacuo desde o inicio, la em cima. Se alguem puder me ajudar agradeço muito. pois aqui em floripa não achei ninguem que saiba desse sistema. Obrigado

Matoso
21/03/2006, 19:46
Em que oficina voce foi?

Por acaso já falou com o Neri na casa do jipe?

Sou de floripa tambem.

Abraço

sandroN
22/03/2006, 09:16
Em que oficina voce foi?

Por acaso já falou com o Neri na casa do jipe?

Sou de floripa tambem.

Abraço

Amigo, obrigado pela atenção.

Ontem mesmo fui falar com ele, e foi o que mais me ajudou.
Mas pediu para mim ir na Pickup Center, mas chegando lá não senti firmesa na pessoa, ele disse que tinha que estudar o caso, pois não lembrava como funcionava. Estou bem perdido.
É muito bom saber que tem alguem de Floripa que posso tirar algumas duvidas. Muito obrigado

Matoso
22/03/2006, 09:28
E na concessionária Ford?

Não custa pedir um orçamento.

Derepente lá te dão uma luz.

Outra, da uma olhada no topico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=238188#238188

Estamos tentando organizar uns encontros aqui em Floripa. Juntando interessados para marcar a primeira data. E você já está convocado. hehehe

Abraço

cbridi
22/03/2006, 11:27
Sugestão: substitua essa roda-livre automática pelos famosos "pitutos" argentinos, quer saber como? Leia estes tópicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8488
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14796

[]'s e boa sorte!

sandroN
22/03/2006, 13:21
Muito obrigado pelas dicas, mas primeiro vou tentar fazer funcionar a original, acho que nao deve ser nada dificil. Antes de ser feito o motor ela funcionava perfeitamente, acho que na montagem esqueceram de alguma mangueira. A bomba que fica no paralama esta isolada, não vem nehuma mangueira de la de cima. So não sei da onde pegar essa dita cuja.

Obrigado a todos.

sandroN
22/03/2006, 13:26
Amigo isso é muito bom.
Não tenho experiencia nemhuma em 4x4, mas tenho muita vontade de aprender, só acho que não vou ter coragem de colocar a Ranger numa trilha pesada. Não tenho dinheiro pra isso, mas para brincar de leve sim, essa é minha idéia. Quando acontecer o primeiro encontro é só me avisar.

Valeu

Vou te passar meu MSM: obrasao@hotmail.com.br

rodrigocockpit
23/03/2006, 22:58
olá, tive um problema semelhante com minha ranger, quebrei a cabeça mas conseguimos resolve-lo:
seguinte, a tração da ranger é acionada por um botão giratorio no painel, que por sua vez manda um sianl para o modulo central, que por sau fez manda um sinal para um motor eletrico que fica embaixo da caixa de marchas, ufa!!
no meu caso, a tração engatava e depois travava, ficando na reduzida, um eletricista fez uma gambiarra, que quando isso acontecia, ele resetava o modulo, destravando a tração, tive sorte de descobrir aqui em bh, um cara desmontando uma ranger, que me emprestou todas as peças,para que pudesse testar, o tal botão giratório, o modulo central eletronico, uma fortuna, e finalmente o motor da tração, resultado; no motor tem uma pista de contatos, ou sensor de posiçao, que "fala" pra central em que posição ele está, a tal pista estava rompida em determinado ponto, e enviavo pra CENTRAL, a informação errada, daí ela não desemgatar a tração.
te sugiro ir em um bom eletricista, daqueles que fazem mágica em carro importado, mcguaiver, e verificar eeses 3 itens que compõe a tração, como?
o botão é facil, ele se vira, o modulo, com um pouco de sorte vc acha um em um ferro velho pra testar, ele fica atras do painel, atras do som, uma caixa preta, tamanho de uma cx de cd, só que com 2 dedos de espessura, tem que ser o mesmo numero de referencia, isso é fundamental, no final desses numeros vem 13d ou 11e , alguma coisa assim, uma dica é que existe um modulo pra cada modelo , xl cs, xlt cd, 4x4, ou 4x2, ok?
e por ultimo o tal motor da traçao, este sim é universal ranger, serve em qualquer uma 4x4.
não tem onde fugir disso, pode confiar!
ah, e não se esqueça de olhar se não é a suas rodas livres que bicharam, ai qualquer oficina de jeep, consegue verificar pra vc.

sandroN
24/03/2006, 11:02
Amigo, muito obrigado pela dica.
Mas no meu caso toda essa parte ja foi testada e o problema esta no seguinte: quando giro o botao ele manda o sinal certo para a caixa que por sua vez engata o diferencial dianteiro, tanto na 4x4 normal quanto na reduzida. O problema é que as rodas nao engatam. Existe uma bomba ou coisa parecida no paralama direito dianteiro que recebe a mangueira do vácuo e distribui para as rodas certo? O meu motor foi todo feito de cima a baixo (ja emagreci uns 5 kilos, por falta de dinheiro pra comida), e acho que na hora da montagem os caras deram fim na mangueira de vacuo (antes de fazer o motor a tração funcionava perfeitamente), o problema é que não sei da onde vinha essa mangueira (e por sinal nenhum mecanico aqui de floripa tambem não sabe). Se por um acaso vc tirar a mangueira que chega na roda e sugar ela com a boca a tração engata, então quer dizer que nas rodas esta tudo OK. Só falta verificar o vàcuo. O que eu gostaria é de saber como é feita a montagem do vácuo até esta "Bomba" no paralama.
Muito obrigado pela ajuda e atenção.

Marcos Joaquim
24/03/2006, 19:30
Sandro,
Tive problema parecido com o seu. Mas a minha não tinha as mangueiras e faltava o bico numa das rodas. Pra resolver, acabei ligando direto as rodas livres e já está assim há três anos. O desgaste pode ser maior. Mas na hora de usar é mais sossegado.

Quanto ao lugar das mangueiras, se não me engano elas saem da mesma peça que distribui as manguerinhas do ar condicionado.

Marcos Joaquim
CJ5 73 - monstrengo
Ranger 98 4x4 - Caminhão

rodrigocockpit
24/03/2006, 21:18
caro Sandro, nesse caso tá mais fácil que eu imaginava,
seguinte, pega um eletricista ou um montador de carro, vá até uma agencia que tenha uma ranger dessas e dá uma olhada mais detalhada desta distribuição de mangueiras ;não tem erro, mas vá com um desses profissionais, ou então chega pro chefe de oficina de uma concessionária ford por aí perto, e leva um lero com ele, que com certeza vc arruma jeito, tipo propoe ele a arrumar isso pra vc depois do expediente, na casa dele, ou algo assim, rapidinho aparece o caminho dessas mangueiras, ok?:

sandroN
27/03/2006, 08:46
Obrigado novamente, vou seguir a tua dica e vamos ver o que dá.
Porque aqui em Floripa não é tão simples assim contar com uma ajuda, sei disso pq já morei em MG e sei que o povo mineiro é muito mais humano do que o povo de Floripa. Mesmo assim vou tentar

Obrigado e abraços

SilvaSouza
29/03/2006, 20:16
Caro Sandro, acredito (não tenho certeza) que o circuito é o seguinte.

A mangueira sai da bomba de vácuo e vai para um "Pulmão" (sei lá o nome da coisa) que fica debaixo do paralama direito. Do "pulmão" vai para uma eleltroválvula que fica atrás do pára-choque (também do lado direito). Da eletroválvula vai para as duas rodas.

Entre o pulmão e a eletroválvula terá uma ramificação (Tê) que mandará vácuo, também, para o painel no interior do veículo (sistema de ar-condicionado).

Se der certo Ok, se não foi uma boa tentativa.