PDA

Ver Versão Completa : Pajero full – viável, ou não, o isolamento da egr?



enasor
10/02/2017, 08:32
PAJERO FULL – VIÁVEL, OU NÃO, O ISOLAMENTO DA EGR?

Prezados amigos do fórum ...

Estou criando um tópico para troca de ideias sobre esse assunto, relativamente ao Pajero Full ... tecnicamente, é viável, ou não, o isolamento da EGR nesse veículo?

Esse assunto de isolamento da EGR é muito discutido neste site, principalmente no tópico da Frontier, onde a discussão segue francamente pelo isolamento, por muitos dos usuários que ali postaram seus comentários ... porém, relativamente ao Pajero Full, ainda não tenho conhecimento de nenhum caso desse procedimento realizado com sucesso, sem trazer reflexos indesejáveis para o veículo ... e quem realizou com sucesso, que técnica utilizou?

Algumas dúvidas:

No caso desse veículo, esse impedimento da recirculação de gases do escape pelo coletor de admissão, através do isolamento da EGR, não vai acarretar superaquecimento na câmera de combustão, que pode resultar em consequências indesejáveis, como fissuras, danos em bicos, etc.? ... isso também afeta o sistema da turbina, de alguma forma? ... considerando que é um veículo cheio de eletrônica, como a ECU (que comanda eletronicamente várias funções) vai administrar a injeção de combustível, diante dessa alteração no sistema de recirculação de gases? ... e a luz da injeção no painel, diante dessa alteração: Mantém-se acesa constantemente, pisca ocasionalmente, ou, fica apagada direto? ... mas, na eventualidade de se conseguir que essa luzinha fique apagada direto, ela vai ficar isolada, ou irá acender, quando necessário, alertando o usuário para outros problemas para os quais foi concebida? ... etc, etc, etc ...

Forte abraço a todos.

ricslopes
21/02/2017, 18:06
Caro Enasor,
Eu fiz o isolamento na EGR da minha Full 2008 em agosto de 2016.
O mecânico que sugeriu o isolamento fez o serviço por eu chegar até ele com a EGR suja, ou seja, a luz do painel indicando irregularidades no sistema. Na ocasião achei até que teria de trocar a EGR, mas uma boa limpeza resolveu.
Na época troquei o bocal do tanque e também limpei o tanque. Também uso o S-500.
A minha impressão é boa, o carro ficou mais ágil e levemente econômico.
No meu computador de bordo eram raras as vezes que passava de 10 km/l na média.
Hoje já é comum, visto que pego estrada todos os dias.
A forma utilizada foi uma junta inteiriça, que impede a passagem dos gases.
Todos os seus questionamentos sobre consequências não sei dizer, apenas informar que o carro está perfeitamente bem desde que fiz o isolamento. Já são praticamente sete meses.

enasor
21/02/2017, 18:53
Olá meu prezado Ricardo.
Obrigado pelo "feedback" ... e quanto à luz de injeção no painel, depois desse isolamento da EGR? ... Mantém-se acesa constantemente, pisca ocasionalmente, ou, está funcionando normalmente, ficando apagada com o veículo em funcionamento?
Abs.

Walter da Camper
22/02/2017, 00:40
Prezado colega,
Na minha opinião, é muito improvável que ocorra qualquer problema de aquecimento por 2 motivos:

1-O resfriamento da câmara feito pela EGR visa apenas reduzir as emissões de Óxido de Nitrogênio. Os motores das gerações anteriores nunca precisaram desse resfriamento, mesmo sendo de alta rotação e elevada potência por litro de cilindrada.

2-A válvula EGR somente permanece aberta em situações de baixa carga do motor, caso contrário a pressão da turbina iria embora pelo escapamento, causando perda de rendimento em altas rotações. Portanto, quando o motor é mais solicitado (e mais quente) o bloqueio da EGR não fará qualquer diferença, pois mesmo na condição original ela estaria fechada impedindo a recirculação.

Quanto à questão da eletrônica, em princípio não há nenhum sensor que perceba a ausência de recirculação, podendo no máximo medir a posição da válvula EGR para conferir se ela atendeu ao comando da ECU. Logo, o simples tamponamento, sem desligar nenhum sensor ou atuador, não deve acarretar em alarme no painel. Contudo, somente a experiência prática pode confirmar essa teoria.

Ainda especulando no campo da teoria, alguns motores (não sei se é o caso do 4M41) tem uma válvula borboleta na admissão, comandada eletronicamente com o objetivo de restringir a entrada de ar fresco e forçar a recirculação nas situações em que a EGR deve atuar. Nesse caso, o bloqueio da EGR pode acarretar em insuficiência de ar admitido em razão da restrição imposta pela borboleta. Creio que o travamento dessa borboleta na posição aberta traria resultados positivos para potência e consumo, contudo é muito provável que cause alarme na ECU, caso exista um sensor de posição da borboleta.






...esse impedimento da recirculação de gases do escape pelo coletor de admissão, através do isolamento da EGR, não vai acarretar superaquecimento na câmera de combustão, que pode resultar em consequências indesejáveis, como fissuras, danos em bicos, etc.? ... isso também afeta o sistema da turbina, de alguma forma? ...

.

enasor
22/02/2017, 07:51
Bastante didáticas suas explicações, meu caro Walter ... Muito obrigado.

Walter da Camper
22/02/2017, 10:25
Pesquisando na net, descobri que o 4M41 DID tem o trottle body na admissão e, possivelmente, todos os motores diesel com EGR o tenham. Isso explica porque alguns motores ficam mais econômicos e espertos quando bloqueia a EGR e outros pioram o comportamento.

Se eu fosse fazer a eliminação da EGR nesse motor, compraria uma válvula dessas no desmanche e cortaria a borboleta deixando apenas o eixo. Assim quando o atuador fechar a borboleta o sensor detecta o movimento do eixo e informa a ECU que tudo está normal e não haverá detecção de falha.


543873

ivancgbsb
22/02/2017, 10:36
No exterior tem um pessoal que usa um resistor para "isolar" a EGR.
PB Challenger EGR Resistor Mod - Pajero 4WD Club of Victoria Public Forum (https://www2.pajeroclub.com.au/forum/showthread.php?t=39879)

Achei essa modificação bem interessante.

enasor
22/02/2017, 13:05
No exterior tem um pessoal que usa um resistor para "isolar" a EGR.
PB Challenger EGR Resistor Mod - Pajero 4WD Club of Victoria Public Forum (https://www2.pajeroclub.com.au/forum/showthread.php?t=39879)

Achei essa modificação bem interessante.

Interessante ...

Outra coisa que fazem lá no exterior é a remoção completa da válvula EGR do Pajero Full, conforme informação do amigo Caporto, no “link” abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-60.html#post2328804

Abs.

E.T.:

Pelo visto está "quebrado" o "link" do passo-a-passo da remoção da EGR, postado pelo Caporto ... parece-me que o novo "link" seja este aqui:

Removing the EGR of a Pajero/Montero/Shogun Di-D - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=beMItl1d-0s)

alessandro.cf
18/01/2018, 11:06
Bom dia!
Eu ainda nao entendi a função da vávula EGR e o pq de se isolar ou nao.
Alguem poderia me dar essa explicação.
Estou com problema na minha Full 2009 DiD.
Alessandro

Walter da Camper
18/01/2018, 12:43
A função da EGR é unicamente de reduzir a emissão de poluentes. Ela abre uma passagem direta do escapamento para o coletor de admissão, diminuindo a quantidade de oxigênio que entra na câmara de combustão e, consequentemente reduzindo a produção de Óxido de Nitrogênio em regimes de menor esforço do motor.
Apesar dessa nobre função, é sabido que desviar fuligem de escapamento para dentro do coletor de admissão não é muito salutar para a vida útil do motor e causa carbonização de diversos componentes, exigindo uma limpeza periódica.
Do ponto de vista ambiental não é recomendável alterar as características originais do motor, contudo há quem não se conforme com os rumos que a evolução técnica que os motores diesel vem tomando nos últimos tempos e promove alterações visando torná-los mais duráveis e confiáveis como foram no passado. (Ex. fechar a EGR, mecanizar injeção eletrônica, adicionar óleo lubrificante no tanque... etc).
A decisão é de cada um.



Bom dia!
Eu ainda nao entendi a função da vávula EGR e o pq de se isolar ou nao.
Alguem poderia me dar essa explicação.
Estou com problema na minha Full 2009 DiD.
Alessandro

motta2105
25/01/2018, 17:00
Boa tarde povo!

Tenho uma Dakar 2016 e como todos sabem é o mesmo motor 3.2 da Full.
Na última visita a concessionária MIT durante uma revisão periódica eu questionei o gerente sobre bloquear ou não a EGR. O chefe da oficina foi claro e disse: bloquear é bom para vc e ruim para o meio ambiente.
Perguntei se ele faria o serviço dentro da oficina MIT e me disse que coloca um resirtor (conforme dito aqui) no sensor da válvula. Eu não lembro de números, mas ele explicou que a EGR funciona em uma determinada temperatura e quando ele colocava esse resistor ele "enganava" a válvula e ela não funcionava, pois nunca chegaria na tal temperatura de funcionamento.
Na próxima revisão vou novamente procurar ele para ver oq fazemos.

Dr Supremo
17/03/2018, 18:55
Pessoal Boa noite!!!
Tenho uma Full 2011 com motor diesel. Fiz a limpeza da EGR pois estava carbonizada. Após sua reinstalação o motor ficou frouxo. A impressão que tenho é que a turbina deixou de acionar. Eu não isolei a EGR, apenas fiz a limpeza. Alguém teria alguma opinião a respeito?

Cleber Pires
17/07/2018, 19:02
Boa noite, ontem fiz o bloqueio da válvula EGR, logo na saída do coletor.
Hoje passou a ficar acesa a luz de anomalia no motor ou transmissão.
Isso é normal?

Glaicon
18/07/2018, 06:19
Boa noite, ontem fiz o bloqueio da válvula EGR, logo na saída do coletor.
Hoje passou a ficar acesa a luz de anomalia no motor ou transmissão.
Isso é normal?
Você fez isso numa Pajero 2017?
Pra quê?:pipoca:

enasor
18/07/2018, 08:12
Boa noite, ontem fiz o bloqueio da válvula EGR, logo na saída do coletor.
Hoje passou a ficar acesa a luz de anomalia no motor ou transmissão.
Isso é normal?

Prezado amigo Cleber Pires
Bom dia.

Tenho um Pajero Full Diesel 2013/2014 exatamente como o seu (mecânica, eletrônica, transmissão, suspensão, funilaria, etc.) à exceção de certas “perfumarias” ... Uso Diesel S10 e, como rodo pouco, também uso um aditivo no combustível que, segundo o fabricante, também ajuda na redução de particulados, os quais também são direcionados para o coletor de admissão em razão dessa discutível recirculação de gases da exaustão (EGR) ... Esse meu veículo já está rodando há praticamente 5 anos com absoluto bom desempenho, consumo excelente, sem quaisquer gastos com manutenção corretiva ... até agora, só gastei com manutenções preventivas (trocas de óleo, filtros, etc.) ... Acho um absurdo esse tipo de solução preventiva contra poluição ambiental direcionando para o coletor de admissão de nossos veículos esses gases carregados com essas partículas, as quais, com o tempo, irão entupir, não só a válvula da EGR como também o próprio coletor de admissão ... PORÉM, ainda não tive essa coragem de isolar essa válvula da EGR em meu veículo, até mesmo porque, em razão da complexidade eletrônica desse veículo, existir o medo de que tal procedimento venha a provocar efeitos colaterais, tal como esse que está ocorrendo com o seu veículo ... Até agora, não temos praticamente nenhum “feedback” de proprietários de Pajeros Full que fizeram esse isolamento com absoluto sucesso ... aqui no Fórum, você é o primeiro proprietário de uma Pajero Full dessas mais novas (após 2013) que se aventurou a isso, e veio aqui nos contar ...

Lá no tópico da Frontier esse procedimento de isolamento da válvula da EGR é comum ... Inclusive, lá tem um especialista (O Enrico) que orienta os proprietários quanto a esse isolamento naquele veículo ... fiz uma consulta a ele naquele tópico a respeito desse isolamento em Pajeros Full, e veja as respostas dele a partir do post do “link” abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/102998-eliminando-o-egr-na-frontier-38.html#post2474301

O Enrico sempre está de olho naquele tópico ...

Fica, então, a sugestão a você ... vá lá e exponha o seu problema diretamente a ele ... com certeza, ele vai lhe responder e a orientação dele pode lhe ser muito útil, tendo em vista que é especialista nesse assunto ...

Depois, não deixe de voltar aqui e nos passar a sua experiência final, OK? ...

Forte abraço, e desejo-lhe boa sorte.

E.T.:

Uma coisa muito importante ... Como seu veículo é 2017, então, certamente ainda está amparado pela garantia de fábrica ... então, cuidado com esse procedimento, pois podes estar correndo o risco de perderes essa garantia em razão disso ... pelo que sei, as css Mit não aprovam explicitamente esse procedimento ...

Normio
22/08/2018, 12:07
Pessoal,

Também estou interessado no fechamento do EGR.

Tenho lido que o EGR tem função apenas ambiental...ou seja....dado que não há mais inspeção veicular, não vejo sentido em ter o EGR, além de que suja mais o motor ao aspirar parte dos gases do escapamento.

Tem muitas empresas de Remapeamento que realizam o Remap + Fechamento EGR (tudo eletronicamente).

No meu caso, uma Pajero Full 3.2 Diesel 2006, chega a ter uns 240cv pela Reiko.

Temos a SFI Chips e a Reiko que realizam esse serviço, chama EGR Delet

Pelo atendimento, estou inclinado para ir na Reiko. Eles respondem super rápido e de maneira clara e objetiva.....não gostei muito do atendimento que recebi da SFI Chips.

Alguém já fez o fechamento EGR via remap? Caso positivo, qual empresa é a melhor?

Abs

netorno
06/06/2019, 19:07
Olá amigos.
Recentemente adquiri uma Pajero (Dakar) 2016 e me interessei pelo isolamento da EGR.
A EGR emite os gases de exaustão (combustível depois de queimado) de volta para a admissão. Uns dizem que é para refazer a combustão e diminuir a produção de óxido de nitrogênio, outros dizem que é para formar uma mistura rica e resfriar a câmara de combustão levando a menor formação de óxido de nitrogênio também... O fato é que o sistema EGR joga fuligem na admissão do motor e faz carbonizar tudo.
Nas próximas mensagens vou fazer postagens como isolar eletronicamente a EGR da Pajero 3.2 Diesel conforme vi uns americanos fazendo apenas com um resistor.
Postarei também a leitura do percentual de abertura da válvula EGR com um Scanner Automotivo, comprovando o isolamento da EGR por esse processo extremamente simples sem a necessidade de usar tampões metálicos nem desmontagens do motor.
Grande abraço a todos.

netorno
01/07/2019, 20:48
Boa noite.

Após o isolamento da EGR por método eletrônico, chequei no scanner automotivo se a válvula EGR realmente estava ficando fechada. De fato ela fica fechada o tempo todo (no scanner fica com abertura 0% o tempo todo), evitando, portanto, a carbonização da admissão.
Minha experiência, porém, foi de ter uma sensação de o carro ficar mais lento e menos responsivo e aumentar discretamente o consumo de diesel.

Hoje retirei o resistor que havia adaptado para o isolamento eletrônico e coloquei um tampão metálico num dos ductos que levam os gases com fuligem para a válvula EGR: o resultado é que de fato os gases não passam(óbvio pois tem um tampão impedindo o fluxo dos gases) mesmo a EGR abrindo ou fechando como está normalmente programada a fazer.
O carro voltou a ficar mais esperto!

Curiosidade: a EGR em funcionamento normal fecha totalmente a partir de 1100 rpm (checado com o scanner), portanto quem roda muito em rodovia tende a carbonizar menos a admissão (pois anda com rotação constante acima de 1100 rpm) enquanto quem anda muito em trânsito parando o carro vai ter muitos momentos com a válvula EGR aberta (parado no semáforo, acelera&freia nos congestionamentos) e consequentemente carbonizar um bocado a admissão.

Glaicon
02/07/2019, 05:53
Curiosidade: a EGR em funcionamento normal fecha totalmente a partir de 1100 rpm (checado com o scanner), portanto quem roda muito em rodovia tende a carbonizar menos a admissão (pois anda com rotação constante acima de 1100 rpm) enquanto quem anda muito em trânsito parando o carro vai ter muitos momentos com a válvula EGR aberta (parado no semáforo, acelera&freia nos congestionamentos) e consequentemente carbonizar um bocado a admissão.
Bom saber disto, pois utilizo a viatura preponderantemente em viagens.
Ela está com 224.000 Km´s.
Próxima semana serão mais 6.000 pra conta.:concordo:

Pinkoski10
20/11/2019, 17:07
Sou meio leigo no assunto mas alguém sabe me dizer se na Pajero Full 3.2 2006 também tem essa válvula ou só nas mais novas