PDA

Ver Versão Completa : Ushuaia - ruta 40 - ruta 03 - carretera austral



felipetoks
10/02/2017, 02:35
Gostaria de saber se meu roteiro está adequado, considerando que preciso tanto na ida como na volta passar por ponta grossa para buscar/deixar amigos.

As cidades estão boas? Me recomendam quais pontos turísticos? Pretendo viajar em fevereiro.

DIA 1: São Paulo – Ponta Grossa 515 KM
DIA 2: Ponta Grossa - Pelotas 1106 KM
DIA 3: Pelotas - Colonia del Sacramento 700 KM
DIA 4: Colonia del Sacramento - Bahia Blanca 640 KM
DIA 5: Bahia Blanca - Puerto Madryn 670 KM
DIA 6: Turismo: Puerto Madryn / Península Valdés
DIA 7: Puerto Madryn - Comodoro Rivadavia 440 KM
DIA 8: Comodoro Rivadavia - Rio Gallegos 780 KM
DIA 9: Rio Gallegos - Ushuaia 570 KM
DIA 10: Turismo: Ushuaia
DIA 11: Turismo: Ushuaia
DIA 12: Ushuaia - Punta Arenas 430 KM (Via Porvenir)
DIA 13: Punta Arenas - Puerto Natales 250 KM (Turismo: Puerto Natales)
DIA 14: Puerto Natales - El Calafate 350 KM (Turismo: Parque Nacional Torres del Paine)
DIA 15: Turismo: El Calafate (PN de Los Glaciares - Glaciar Perito Moreno)
DIA 16: El Calafate - Perito Moreno 620 KM
DIA 17: Perito Moreno - Puerto Tranquilo 240 KM
DIA 18: Turismo: Puerto Tranquilo (Capillas de Marmol)
DIA 19: Puerto Tranquilo - Coyhaique 220 KM
DIA 20: Coyhaique - Puyuhuapi 240 KM
DIA 21: Puyuhuapi - Futaleufú 190 KM
DIA 22: Futaleufú - Bariloche 360 KM
DIA 23: Bariloche - Neuquén 450 KM
DIA 24: Neuquén - Santa Rosa 530 KM
DIA 25: Santa Rosa - Rosario 640 KM
DIA 26: Rosario - Uruguaiana 580 KM
DIA 27: Uruguaiana - Passo Fundo 560 KM
DIA 28: Passo Fundo - Ponta Grossa 530 KM
DIA 29: Ponta Grossa - São Paulo 510 KM

Newton Guerra
10/02/2017, 08:50
Oi Felipe. É difícil fazer uma viagem dessas em 29 dias, mas não às vezes é a única opção que temos, né? Sendo assim, temos que abrir mão de algumas coisas. Eu acho que você está passando muito rápido por Torres del Paine e pulando El Chaltén, um dos lugares mais bonitos dessa viagem para mim. Eu iria direto de Ushuaia a Torres del Paine, parando para um almoço em Puerto Natales. Ficaria mais um dia completo em Torres e depois partiria para El Calafate. Se sair cedinho de Torres ainda passeia no Perito Moreno. No dia seguinte pode fazer um passeio pelos glaciares e ir dormir em El Chaltén. Só a chegada na cidade já vale o passeio.

Sei que é meio difícil, mas você teria oportunidade de voltar a fazer uma viagem longa logo? Se sim, eu deixaria a Carretera Austral para outras férias e me dedicaria mais à região de Torres, El Calafate e El Chaltén. Depois faria uma viagem curtindo a região dos lagos chilenos junto com a carretera, indo até Vila O'Higgins.

Abraços

felipetoks
10/02/2017, 11:40
Oi Felipe. É difícil fazer uma viagem dessas em 29 dias, mas não às vezes é a única opção que temos, né? Sendo assim, temos que abrir mão de algumas coisas. Eu acho que você está passando muito rápido por Torres del Paine e pulando El Chaltén, um dos lugares mais bonitos dessa viagem para mim. Eu iria direto de Ushuaia a Torres del Paine, parando para um almoço em Puerto Natales. Ficaria mais um dia completo em Torres e depois partiria para El Calafate. Se sair cedinho de Torres ainda passeia no Perito Moreno. No dia seguinte pode fazer um passeio pelos glaciares e ir dormir em El Chaltén. Só a chegada na cidade já vale o passeio.

Sei que é meio difícil, mas você teria oportunidade de voltar a fazer uma viagem longa logo? Se sim, eu deixaria a Carretera Austral para outras férias e me dedicaria mais à região de Torres, El Calafate e El Chaltén. Depois faria uma viagem curtindo a região dos lagos chilenos junto com a carretera, indo até Vila O'Higgins.

Abraços

Newton, não consigo fazer outra viagem deste porte tão cedo, infelizmente o tempo é curto, tenho obrigações com o trabalho.

A carretera era o lugar que eu mais queria conhecer nesta viagem, por isso não estava querendo retirá-la do roteiro.

Em relação a Torres del Paine um colega falou que era bate e volta, não tinha tanta coisa pra fazer, o que você me recomenda fazer lá para ficar mais tempo?

El Chaltén parece lindo mesmo, mas me pareceu um local apropriado para Trekking, coisa que a patroa não gosta, tem outras atrações que vc me recomenda? Vou tentar pegar mais um dia de férias, e incluí-la no meu roteiro.

Gostei muito das suas dicas, obrigado.

felipetoks
10/02/2017, 12:43
Consigo sair de Perito Moreno para Puerto Tranquilo (240 KM) e fazer o passeio Capillas de Marmol?

Newton Guerra
10/02/2017, 14:16
Felipe, Torres del Paine é lindo demais. Considerado um dos parques nacionais mais bonitos do mundo. Tem muita coisa para fazer, caminhadas principalmente. Se quiser conhecê-lo correndo, de carro, vai ver uma boa parte do visual se der sorte com o tempo. Lá muda toda hora. Mas passear com calma na região do glaciar Gray, Cuernos del Paine, Torres, etc. é bom demais.

O forte de El Chaltén são as caminhadas. Mas o visual na chegada da cidade é impressionante. Só a visão do Fitz Roy e do Cerro Torre já vale a viagem.

Não sei se consegue chegar a tempo de passear nas Capillas. Se correr e o tempo estiver bom, deve dar tempo. O problema é que lá venta muito, o pessoal gosta de sair cedo por causa disso. Com vento o passeio é bem perigoso. Outro problema é que o caminho é muito bonito, é um desperdício passar por ele correndo. Comer cerejas nas plantações de Los Antiguos é obrigatório :mrgreen:.

felipetoks
10/02/2017, 16:02
Dei uma revisada no roteiro.


DIA 1: São Paulo – Ponta Grossa 515 KM
DIA 2: Ponta Grossa - Pelotas 1106 KM
DIA 3: Pelotas - Colonia del Sacramento 700 KM
DIA 4: Colonia del Sacramento - Bahia Blanca 640 KM
DIA 5: Bahia Blanca - Puerto Madryn 670 KM
DIA 6: Turismo: Puerto Madryn / Península Valdés
DIA 7: Puerto Madryn - Comodoro Rivadavia 440 KM
DIA 8: Comodoro Rivadavia - Rio Gallegos 780 KM
DIA 9: Rio Gallegos - Ushuaia 570 KM
DIA 10: Turismo: Ushuaia
DIA 11: Turismo: Ushuaia
DIA 12: Ushuaia - Punta Arenas 430 KM (Via Porvenir)
DIA 13: Punta Arenas - Puerto Natales 250 KM (Turismo: Puerto Natales)
DIA 14: Puerto Natales - El Calafate 350 KM (Turismo: Parque Nacional Torres del Paine)
DIA 15: Turismo: El Calafate (Turismo: PN de Los Glaciares - Glaciar Perito Moreno)
DIA 16: El Calafate - El Chaltén 213 KM (Turismo: Caminhadas)
DIA 17: El Chaltén - Perito Moreno 586 KM
DIA 18: Perito Moreno - Puerto Tranquilo 240 KM (Turismo: Comer cereja em Los Antiquos)
DIA 19: Turismo: Puerto Tranquilo (Turismo: Capillas de Marmol)
DIA 20: Puerto Tranquilo - Coyhaique 220 KM (Fazer revisão do carro em Coyaique)
DIA 21: Coyhaique - Puyuhuapi 240 KM
DIA 22: Puyuhuapi - Futaleufú 190 KM (Turismo: Ventisquero Colgante )
DIA 23: Futaleufú - Bariloche 360 KM
DIA 24: Bariloche - Neuquén 450 KM
DIA 25: Neuquén - Santa Rosa 530 KM
DIA 26: Santa Rosa - Rosario 640 KM
DIA 27: Rosario - Uruguaiana 580 KM
DIA 28: Uruguaiana - Ponta Grossa 857 KM
DIA 29: Ponta Grossa - São Paulo 510 KM

francaclayton
10/02/2017, 19:35
Assinando... vamos acompanhar...

francaclayton
10/02/2017, 19:38
Então Newton quantos dias seria interessante pra fazer esse roteiro com melhor aproveitamento?
Esse ano quero ir a Ushuaia e voltar por estas partes dos Lagos ... Carretera... etc e tal...
[]

Oi Felipe. É difícil fazer uma viagem dessas em 29 dias, mas não às vezes é a única opção que temos, né? Sendo assim, temos que abrir mão de algumas coisas. Eu acho que você está passando muito rápido por Torres del Paine e pulando El Chaltén, um dos lugares mais bonitos dessa viagem para mim. Eu iria direto de Ushuaia a Torres del Paine, parando para um almoço em Puerto Natales. Ficaria mais um dia completo em Torres e depois partiria para El Calafate. Se sair cedinho de Torres ainda passeia no Perito Moreno. No dia seguinte pode fazer um passeio pelos glaciares e ir dormir em El Chaltén. Só a chegada na cidade já vale o passeio.

Sei que é meio difícil, mas você teria oportunidade de voltar a fazer uma viagem longa logo? Se sim, eu deixaria a Carretera Austral para outras férias e me dedicaria mais à região de Torres, El Calafate e El Chaltén. Depois faria uma viagem curtindo a região dos lagos chilenos junto com a carretera, indo até Vila O'Higgins.

Abraços

felipetoks
10/02/2017, 20:22
Fazer a carretera completa eu não achei muito interessante, você fica preso a logística de 3 balsas, a estrada não é boa, optei por fazer o trecho mais interessante e fugir das balsas, odeio depender de terceiros.

Este tipo de viagem depende muito dos objetivos da pessoa também, tem gente que prefere ficar mais tempo no local, outras gostam de conhecer mais localidades, eu por exemplo, gosto de estar na estrada, chegar no local é apenas consequência.

Importante é viajar, ainda não fiz este percurso, mas tentarei contribuir dentro das minhas limitações.

Newton Guerra
10/02/2017, 21:00
Clayton, acho difícil falar em tempo ideal. Quanto mais, melhor, rsrsrs. O máximo que consegui foi emendar umas férias de 30 dias com uma semana entre o natal e ano novo. Foram 38 dias de viagem até Ushuaia. E mesmo assim fica corrido, dá vontade de ficar mais tempo em muitos lugares.
E os lugares depende muito do gosto, como o Felipe disse. Eu já não tenho problema com as balsas. Faz parte da viagem e, para mim, quanto mais deserto e improvisado, melhor. Não gosto de amarrar muito o roteiro. Marco um destino e a data para voltar.
Ultimamente minha vida profissional e da família tem impedido essas viagens longas. Mas espero que essa fase passe logo!

Abraços

Newton Guerra
10/02/2017, 21:02
Cadê o resto dos palpiteiros? :mrgreen:

francaclayton
10/02/2017, 22:50
Maravilha
Em 2010 fiz Bolívia, Peru, Chile e argentina ... em 26 dias foi top... com a ajuda do Jeison (Andina.. rs), dai inventei outra faculdade ... pronto conclui... agora é organizar o bolso ... trocar a S-10 zera que peguei por uma Defender top 2011 e montar roteiro ....

Glaicon
11/02/2017, 08:11
Olha, me parece muito tempo de estrada e pouco de turismo.
Considerando os percursos entre algumas das cidades, só farás passeios nelas à noite, pois chegarás no final da tarde.
Para se conhecer relativamente bem algum lugar, seriam necessários dois dias ou mais.
Minha estratégia é fazer tiros mais longos entre cidades, para dispor de mais dias parado.
Por exemplo: de Puerto Tranquilo a Bariloche faria em um dia.
Ganharás três dias parado, turistando.
Salvo se você tiver atrações programadas nas cidades que passará entre as duas.
Boa sorte no seu planejamento.:concordo:

felipetoks
11/02/2017, 11:23
Excelentes dicas, obrigado pessoal.

Queria sim passear nas cidades da carretera, o que estou tentando é conseguir mais uns 2-3 dias de férias para meu planejamento ficar menos corrido.

Mesmo no verão Bariloche é interessante? Estou pensando em ficar um dia turistando em buenos aieres (patroa está querendo), um dia em bariloche, outro dia em outra cidade do meu planejamento, o que me recomendam?

felipetoks
11/02/2017, 14:41
Fiz alguns ajuste no roteiro, consegui um dia a mais e pretendo ficar em bariloche, aceito sugestões.

Me falaram que Comodoro Ridavia está muito perigoso, me recomendaram ficar num balneário que fica a 10km pra frente, chamado Rada Tily, além de ser mais barato.

Adicionei também no roteiro alguns pontos turísticos que eu queria visitar.


DIA 1: São Paulo – Ponta Grossa 515 KM
DIA 2: Ponta Grossa - Pelotas 1106 KM
DIA 3: Pelotas - Colonia del Sacramento 700 KM
DIA 4: Colonia del Sacramento - Bahia Blanca 640 KM
DIA 5: Bahia Blanca - Puerto Madryn 670 KM
DIA 6: Turismo: Puerto Madryn / Península Valdés
DIA 7: Puerto Madryn - Rada Tily 450 KM
DIA 8: Rada Tily - Rio Gallegos 770 KM
DIA 9: Rio Gallegos - Ushuaia 570 KM
DIA 10: Turismo: Ushuaia (Turismo:Parque Terra de Fogo, Museu do Presídio)
DIA 11: Turismo: Ushuaia (Turismo:Trem do fim do mundo, Laguna Esmeralda)
DIA 12: Ushuaia - Punta Arenas 430 KM (Via Porvenir)
DIA 13: Punta Arenas - Puerto Natales 250 KM (Turismo: Puerto Natales)
DIA 14: Puerto Natales - El Calafate 350 KM (Turismo: Parque Nacional Torres del Paine)
DIA 15: Turismo: El Calafate (Turismo: Parque Nacional de Los Glaciares, Glaciar Perito Moreno, Upsala Glacier)
DIA 16: El Calafate - El Chaltén 213 KM (Turismo: Caminhadas, Cerro Fitz Roy)
DIA 17: El Chaltén - Perito Moreno 586 KM
DIA 18: Perito Moreno - Puerto Tranquilo 240 KM (Turismo: Comer cereja em Los Antiquos)
DIA 19: Turismo: Puerto Tranquilo (Turismo: Capillas de Marmol)
DIA 20: Puerto Tranquilo - Coyhaique 220 KM (Fazer revisão do carro em Coyaique)
DIA 21: Coyhaique - Puyuhuapi 240 KM (Turismo: Ventisquero Colgante )
DIA 22: Puyuhuapi - Futaleufú 190 KM (Turismo: Rafting rio Futalefú)
DIA 23: Futaleufú - Bariloche 360 KM
DIA 24: Turismo Bariloche ( O QUE FAZER NO VERÃO ???)
DIA 25: Bariloche - Neuquén 450 KM
DIA 26: Neuquén - Santa Rosa 530 KM
DIA 27: Santa Rosa - Rosario 640 KM
DIA 28: Rosario - Uruguaiana 580 KM
DIA 29: Uruguaiana - Ponta Grossa 857 KM
DIA 30: Ponta Grossa - São Paulo 510 KM

sandro_ventania
11/02/2017, 15:37
Buenos Aires considero turismo de shopping e é tão perto que voce poderia ir em outras férias.
Bariloche no verão dizem que não tem nada, alías dizem que Bariloche é só pra esquiar, nem a cidade é grandes coisas.
Fosse voce pulava bariloche...já ganhava 1 dia pra aproveitar em outro lugar.

francaclayton
11/02/2017, 15:58
Negócio é o seguinte...
Só de você passar esses 29dias na estrada já vai ser d++++++
Então mecha na prog muito não, vá e deixa a coisa rolar... o importante é pegar a highway... virão outras vezes pode crer...

felipetoks
11/02/2017, 16:23
Vou deixar os 29 dias mesmo, e durante a viagem o lugar que eu gostar muito, eu fico mais um dia.

Pensei em passar por Bariloche e ficar em Villa la Angostura, parece um lugar mais "rústico", não é a primeira vez que vejo alguém reclamando de Bariloche, e elogiando este local.

Roteiro agora está praticamente fechado, continuo aceitando dicas.

Fiquei com uma dúvida em relação ao dinheiro, um colega aqui do fórum recomendou levar reais e trocar na fronteira por pesos, cambio mais atrativo que trocar aqui no brasil, reclamou que o cartão internacional dele não funcionou em diversas localidades, e ainda pagou IOF etc.

Alguém tem alguma dica em relação a isso, porque andar com mais de 10 mil de dinheiro no carro eu estou achando arriscado, outro colega falou que era bom trocar reais em dolares no brasil e depois trocar os dolares na fronteira, pois negociava melhor que o real, hoje em dia alguém sabe qual o melhor esquema?

felipetoks
11/02/2017, 16:26
Roteiro atualizado.

DIA 1: São Paulo – Ponta Grossa 515 KM
DIA 2: Ponta Grossa - Pelotas 1106 KM
DIA 3: Pelotas - Colonia del Sacramento 700 KM
DIA 4: Colonia del Sacramento - Bahia Blanca 640 KM
DIA 5: Bahia Blanca - Puerto Madryn 670 KM
DIA 6: Turismo: Puerto Madryn / Península Valdés
DIA 7: Puerto Madryn - Rada Tily 450 KM
DIA 8: Rada Tily - Rio Gallegos 770 KM
DIA 9: Rio Gallegos - Ushuaia 570 KM
DIA 10: Turismo: Ushuaia (Turismo:Parque Terra de Fogo, Museu do Presídio)
DIA 11: Turismo: Ushuaia (Turismo:Trem do fim do mundo, Laguna Esmeralda)
DIA 12: Ushuaia - Punta Arenas 430 KM (Via Porvenir)
DIA 13: Punta Arenas - Puerto Natales 250 KM (Turismo: Puerto Natales, Cueva del Milodón)
DIA 14: Puerto Natales - El Calafate 350 KM (Turismo: Parque Nacional Torres del Paine)
DIA 15: Turismo: El Calafate (Turismo: Parque Nacional de Los Glaciares, Glaciar Perito Moreno, Upsala Glacier)
DIA 16: El Calafate - El Chaltén 213 KM (Turismo: Caminhadas, Cerro Fitz Roy)
DIA 17: El Chaltén - Perito Moreno 586 KM
DIA 18: Perito Moreno - Puerto Tranquilo 240 KM (Turismo: Comer cereja em Los Antiquos)
DIA 19: Turismo: Puerto Tranquilo (Turismo: Capillas de Marmol)
DIA 20: Puerto Tranquilo - Coyhaique 220 KM (Fazer revisão do carro em Coyaique)
DIA 21: Coyhaique - Puyuhuapi 240 KM (Turismo: Ventisquero Colgante )
DIA 22: Puyuhuapi - Futaleufú 190 KM (Turismo: Rafting rio Futalefú)
DIA 23: Futaleufú - Villa la Angostura 425 KM
DIA 24: Villa la Angostura - Neuquén 480 KM
DIA 25: Neuquén - Santa Rosa 530 KM
DIA 26: Santa Rosa - Rosario 640 KM
DIA 27: Rosario - Uruguaiana 580 KM
DIA 28: Uruguaiana - Ponta Grossa 857 KM
DIA 29: Ponta Grossa - São Paulo 510 KM

francaclayton
11/02/2017, 16:41
Em 2010 fiz um roteiro Bolívia Peru Chile e Argentina levei U$7500, trocava a moeda ao entrar em cada país, Bolívia e Peru são usurpadores e desonestou em dólar sempre paga se mais Chile melhor local de tratamento e honestidade, Argentina foi tranquilo com dólares o ruim é que a cotação sempre tá variando...
e dentro do carro guarde dinheiro em vários locais, deixe pouco em local de fácil acesso, tipo PORTA-LUVAS...
Não tive problemas com cartão em hospedagens agora abastecimento e comida aí dimdim vivo... o ruim do cartão são os 6,38% IOF é a comissão dos corruptos brasileiros...
sacar dinheiro por lá paga-se taxas vôce deve consultar sua rede bancária... sei que as cooperativas mantém o menor valor e tem também o cartão pre-pago denuna olhada....

felipetoks
11/02/2017, 17:21
Vou comprar dolares então e trocar na fronteira, vou bolar um esquema de esconder o dinheiro no carro e usar cartão só em emergência. Creio que se negociar bem dolar em peso a hospedagem sai mais barata que eu passar o cartão, ou estou enganado?

francaclayton
11/02/2017, 17:39
Dinheiro sempre é melhor sem duvida...

geovanih
12/02/2017, 08:55
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/68924-ushuaia-torres-del-paine-el-calafate-carretera-austral.html

felipetoks
15/02/2017, 13:46
Depois de muito conversar e planejar, eu e minha namorada chegamos a conclusão que precisaríamos fazer alguns cortes para poder aproveitar melhor a nossa viagem. De todos lugares o que achamos menos interessante foi Puerto Madryn / Península Valdés, estou pensando em usar a Ruta3 basicamente para chegar ao Ushuaia, como tem muita reta estou pensando em fazer "pernas" maiores.

Pensei em fazer direto de Bahia Blanca a Rada Tily (1105km), dá pra fazer?

Desta forma eu teria mais 2 dias para aproveitar no Ushuaia, um devido que não vou turistar em Puerto Madryn, e ganho mais um dia fazendo uma perna maior.

Roteiro até o momento:

DIA 1: São Paulo – Ponta Grossa 515 KM
DIA 2: Ponta Grossa - Pelotas 1106 KM
DIA 3: Pelotas - Colonia del Sacramento 700 KM
DIA 4: Colonia del Sacramento - Bahia Blanca 640 KM
DIA 5: Bahia Blanca - Rada Tily 1105 KM
DIA 6: Rada Tily - Rio Gallegos 770 KM
DIA 7: Rio Gallegos - Ushuaia 570 KM
DIA 8: Turismo: Ushuaia (Turismo:Parque Terra de Fogo, Museu do Presídio)
DIA 9: Turismo: Ushuaia (Turismo:Trem do fim do mundo, Laguna Esmeralda)
DIA 10: Ushuaia - Punta Arenas 430 KM (Via Porvenir)
DIA 11: Punta Arenas - Puerto Natales 250 KM (Turismo: Puerto Natales, Cueva del Milodón)
DIA 12: Puerto Natales - El Calafate 350 KM (Turismo: Parque Nacional Torres del Paine)
DIA 13: Turismo: El Calafate (Turismo: Parque Nacional de Los Glaciares, Glaciar Perito Moreno, Upsala Glacier)
DIA 14: El Calafate - El Chaltén 213 KM (Turismo: Caminhadas, Cerro Fitz Roy)
DIA 15: El Chaltén - Perito Moreno 586 KM
DIA 16: Perito Moreno - Puerto Tranquilo 240 KM (Turismo: Comer cereja em Los Antiquos)
DIA 17: Turismo: Puerto Tranquilo (Turismo: Capillas de Marmol)
DIA 18: Puerto Tranquilo - Coyhaique 220 KM (Fazer revisão do carro em Coyaique)
DIA 19: Coyhaique - Puyuhuapi 240 KM (Turismo: Ventisquero Colgante )
DIA 20: Puyuhuapi - Futaleufú 190 KM (Turismo: Rafting rio Futalefú)
DIA 21: Futaleufú - Villa la Angostura 425 KM
DIA 22: Villa la Angostura - Neuquén 480 KM
DIA 23: Turismo: Villa la Angostura/Bariloche
DIA 24: Neuquén - Santa Rosa 530 KM
DIA 25: Santa Rosa - Rosario 640 KM
DIA 26: Rosario - Uruguaiana 580 KM
DIA 27: Uruguaiana - Ponta Grossa 857 KM
DIA 28: Ponta Grossa - São Paulo 510 KM

DIA 29EXTRA): FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE NOS AGRADAR
DIA 30EXTRA): FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE NOS AGRADAR

Miltinho
15/02/2017, 17:23
Felipe vou dar meu pitaco...
P. Valdez / Punta Tombo, se voce for entre setembro e março, é imperdível (maior concentração de pinguins magalhanes do mundo, elefantes, leoes e lobos marinhos); Ushuaia no mínimo 3 dias (trem do fim do mundo e parque no mesmo dia), um dia para cidade (museus, glaciar martial, cerro castor, lagos, saborear uma merluza negra e um carneiro ao modo fueguino, etc) um dia para passeios de barco (farol do fim do mundo, canal de beagle, etc); El Calafate voce precisa de dois dias (não consegue fazer o Perito e o Uspalla no mesmo dia, e tem que ter um tempo pra a cidade); não pernoitaria em PMoreno e sim em Los Antiquos, é pertinho e vale a pena ficar um pouco por lá; Puerto Tranquilo, um dia só se for fazer passeios nos glaciares ali perto (não vale a pena), e o passeio nas capilas, para demorar muito é duas horas; de La Angostura eu iria pela rota dos sete lagos até Junin de Los Andes (é imperdível); de Junin, se voce aguentar vá até Santa Rosa, passando por Zapala, Cutral-Co (cidade do dinossauro), Neuquem!
Já fiz este roteiro e garanto que vale a pena; antes de retornar, fiquei um dia em Rosário (baita cidade), lembrando que quando tinha que cair na estrada, sempre saia bem cedinho para aproveitar o máximo o dia!
Meu carro?
Toyota Prado 2006.
Abraço.

felipetoks
15/02/2017, 18:25
Felipe vou dar meu pitaco...
P. Valdez / Punta Tombo, se voce for entre setembro e março, é imperdível (maior concentração de pinguins magalhanes do mundo, elefantes, leoes e lobos marinhos); Ushuaia no mínimo 3 dias (trem do fim do mundo e parque no mesmo dia), um dia para cidade (museus, glaciar martial, cerro castor, lagos, saborear uma merluza negra e um carneiro ao modo fueguino, etc) um dia para passeios de barco (farol do fim do mundo, canal de beagle, etc); El Calafate voce precisa de dois dias (não consegue fazer o Perito e o Uspalla no mesmo dia, e tem que ter um tempo pra a cidade); não pernoitaria em PMoreno e sim em Los Antiquos, é pertinho e vale a pena ficar um pouco por lá; Puerto Tranquilo, um dia só se for fazer passeios nos glaciares ali perto (não vale a pena), e o passeio nas capilas, para demorar muito é duas horas; de La Angostura eu iria pela rota dos sete lagos até Junin de Los Andes (é imperdível); de Junin, se voce aguentar vá até Santa Rosa, passando por Zapala, Cutral-Co (cidade do dinossauro), Neuquem!
Já fiz este roteiro e garanto que vale a pena; antes de retornar, fiquei um dia em Rosário (baita cidade), lembrando que quando tinha que cair na estrada, sempre saia bem cedinho para aproveitar o máximo o dia!
Meu carro?
Toyota Prado 2006.
Abraço.


Miltinho eu vou em fevereiro, seus pitacos foram excelentes, ajustei meu roteiro com suas dicas valiosas.


Coloquei mais um dia para El Calafate.


Pensei em colocar mais um dia para estes passeios de barco no Ushuaia, mas como são estes barcos, balançam muito, caro? Minha namorada passa muito mal em barco então estamos evitando passeios muito longos de barcos, a ideia era passeio mais em terra firme mesmo.


Vou dormir em Los Antiguos, saindo cedinho consigo fazer o passeio Capillas de Marmol, em Puerto Tranquilo? Minha ideia era só fazer este passeio mesmo.


Neste caminho dos sete lagos, eu entendi o percurso, muito lindo mesmo, mas como você acha que eu devo proceder, considerando que dia 21 chego em La Angustura, e dia 22 vou passear pela região? Adiciono mais um dia? Tenho ainda 2 dias sobrando. Essas cidades JUNIN,ZAPALA,CUTRAL CO, são jogo rápido, o que tem de legal pra fazer nelas?



DIA 21: Futaleufú - Villa la Angostura 425 KM
DIA 22: Turismo: Villa la Angostura/Bariloche
DIA 23: Villa la Angostura - Neuquén 480 KM (CAMINHO VILLA LA ANGOSTURA,JUNIN,ZAPALA,CUTRAL CO, NEUQUÉN)
DIA 24: Neuquén - Santa Rosa 530 KM

DIA 25: Santa Rosa - Rosario 640 KM

Obrigado pelas dicas !!

Miltinho
15/02/2017, 21:50
Felipe os barcos que operam em Ushuaia, são Catamarã (casco duplo), tenho labirintite e não senti nada, praticamente não balança, o preço não me lembro, mas não era muito barato. Se voce sair tipo 06:00 de Los Antiquos, dá tempo de fazer o passeio nas Capilas e ir pernoitar em Coihaique sem correria (alias no ripio, tem que tocar com precaução), a estrada neste trecho é muito bonita (vai parar bastante para tirar fotos); reserve sim um dia para fazer o trecho dos Sete Lagos até Junin, em Junin tem um Rafting famoso e a visita ao Vulcão Lanin (não fiz nenhum dos dois, cheguei muito tarde)!
Saia cedo de Junin, o caminho é um deserto só até Zapala, surreal, em Zapala não tem nada, somente o Parque Laguna Blanca, em Cutral tem um Museu arqueológico bem pequeno, é a terra do Argentinossauro (maior dino do mundo), esta região é rica em petróleo, e voce verá muitos poços, venta muito (peguei uma verdadeira tempestade de areia, que chegando em Neuquem tive que trocar o filtro de ar); como voce disse é jogo rápido! Para voce ter uma ideia, sai de Junin as 06:00 e fui dormir em Santa Rosa, pois queria ficar um dia em Rosário, descansando e vadiando pela cidade.
Abç.

felipetoks
16/02/2017, 17:35
Gostaria de agradecer ao Miltinho, Glaicon,sandro_ventania, francaclayto, Newton Guerra, pelas excelentes dicas, ajustei o percurso e adicionei os pontos turísticos que vocês falaram.


Caso ninguém mais sugira alterações, estou pensando em fechar o roteiro, e começar com calma a fazer uma planilha para cada dia da viagem, contendo a rota, hotéis, restaurantes, pontos turísticos, etc.


Este ano como estou muito atarefado vou ir fazendo isso aos poucos para não estressar com o planejamento, estou pensando em levar dólares do Brasil, neste meu roteiro alguém teria alguma dica das cidades mais adequadas para cambiar? Esqueci algum ponto turístico importante?


Obrigado pessoal !!!




Roteiro até o momento:


DIA 1: São Paulo – Ponta Grossa 515 KM
DIA 2: Ponta Grossa - Pelotas 991 KM
DIA 3: Pelotas - Colonia del Sacramento 700 KM
DIA 4: Colonia del Sacramento - Bahia Blanca 640 KM
DIA 5: Bahia Blanca - Rada Tily 1105 KM
DIA 6: Rada Tily - Rio Gallegos 770 KM
DIA 7: Rio Gallegos - Ushuaia 570 KM
DIA 8: Turismo: Ushuaia (Turismo:Parque Terra de Fogo, Trem do fim do mundo)
DIA 9: Turismo: Ushuaia (Turismo:Museu Presidio, Laguna Esmeralda, Glaciar Martial, Cerro Castor, Saborear uma merluza negra e um carneiro ao modo fueguino)
DIA 10: Turismo Ushuaia (Turismo:Farol do fim do mundo, Canal de beagle) Passeios de Barco
DIA 11: Ushuaia - Punta Arenas 430 KM (Via Porvenir)
DIA 12: Punta Arenas - Puerto Natales 250 KM (Turismo: Cueva del Milodón)
DIA 13: Puerto Natales - El Calafate 350 KM (Turismo: Parque Nacional Torres del Paine)
DIA 14: Turismo: El Calafate (Turismo: Parque Nacional de Los Glaciares, Glaciar Perito Moreno)
DIA 15: Turismo: El Calafate (Turismo: Upsala Glacier)
DIA 16: El Calafate - El Chaltén 213 KM (Turismo: Caminhadas, Cerro Fitz Roy)
DIA 17: El Chaltén - Los Antiguos 644 KM (Turismo: Comer cereja em Los Antiquos)
DIA 18: Los Antiguos - Puerto Tranquilo 179 KM (Turismo: Capillas de Marmol)
DIA 19: Puerto Tranquilo - Coyhaique 220 KM (Fazer revisão do carro em Coyaique)
DIA 20: Coyhaique - Puyuhuapi 240 KM (Turismo: Ventisquero Colgante )
DIA 21: Puyuhuapi - Futaleufú 190 KM (Turismo: Rafting rio Futalefú)
DIA 22: Futaleufú - Villa la Angostura 425 KM
DIA 23: Turismo: Villa la Angostura/Bariloche
DIA 24: Villa la Angostura - Neuquén 480 KM (CAMINHO Villa la Angostura,JUNIN(Vulcão Lanin),ZAPALA,CUTRAL CO(Museo Municipal Carmen Funes), Neuquén)
DIA 25: Neuquén - Santa Rosa 530 KM
DIA 26: Santa Rosa - Rosario 640 KM
DIA 27: Rosario - Uruguaiana 580 KM
DIA 28: Uruguaiana - Ponta Grossa 1080 KM
DIA 29: Ponta Grossa - São Paulo 510 KM


DIA 30EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE NOS AGRADAR

Glaicon
17/02/2017, 07:03
Gostaria de agradecer ao Miltinho, Glaicon,sandro_ventania, francaclayto, Newton Guerra, pelas excelentes dicas, ajustei o percurso e adicionei os pontos turísticos que vocês falaram.


HAHAHAHA!.
Até parece que a gente manda.
A turma só dá pitaco.
Na verdade, todos queriam estar na mesma dúvida e aventura que você.
Planejem bem, conversem bastante entre os viajantes, e saibam que momentos de stress e desconforto ocorrerão.
Numa viagem, no meio da Argentina, entre Salta e Catamarca, em três famílias e três viaturas, tivemos que fazer uma votação, pois um dos homens cismou de mudar o roteiro no meio da tarde para fazer um passeio no Vale da Lua, que ficava a 100 Km´s de distância.
Ou seja, 100 Km´s para ir, esperar o horário determinado do passeio, pois era acompanhado de guia, fazer o passeio, e voltar os mesmos 100 Km´s, para então seguir viagem.
A votação foi necessária, pois na cidade destino não tínhamos reserva de hotel, e ainda estava longe.
Tínhamos seis crianças nos carros.
Feita a votação, venceu a opção seguir a rota original.
Mas que deu um desconforto, deu.
Detalhe, chegando na cidade destino, Catamarca, não tinha vaga de hotel, pois a mesma estava lotada de turistas argentinos participando do Festival Nacional do Poncho.
Tivemos que seguir mais 140 Km´s até La Rioja, onde, por volta das 21:00h, é que fomos conseguir hotel.
Pensa que horas chegaríamos se tivéssemos ido até o Vale da Lua.
Antes desta viagem, numa reunião preparatória entre todos os envolvidos, eu falei: "aconteça o que acontecer, continuaremos amigos."
E assim foi e ainda é!:concordo:

marlonwh
17/02/2017, 17:10
Gostaria de agradecer ao Miltinho, Glaicon,sandro_ventania, francaclayto, Newton Guerra, pelas excelentes dicas, ajustei o percurso e adicionei os pontos turísticos que vocês falaram.


Caso ninguém mais sugira alterações, estou pensando em fechar o roteiro, e começar com calma a fazer uma planilha para cada dia da viagem, contendo a rota, hotéis, restaurantes, pontos turísticos, etc.


Este ano como estou muito atarefado vou ir fazendo isso aos poucos para não estressar com o planejamento, estou pensando em levar dólares do Brasil, neste meu roteiro alguém teria alguma dica das cidades mais adequadas para cambiar? Esqueci algum ponto turístico importante?


Obrigado pessoal !!!




Roteiro até o momento:


DIA 1: São Paulo – Ponta Grossa 515 KM
DIA 2: Ponta Grossa - Pelotas 991 KM
DIA 3: Pelotas - Colonia del Sacramento 700 KM
DIA 4: Colonia del Sacramento - Bahia Blanca 640 KM
DIA 5: Bahia Blanca - Rada Tily 1105 KM
DIA 6: Rada Tily - Rio Gallegos 770 KM
DIA 7: Rio Gallegos - Ushuaia 570 KM
DIA 8: Turismo: Ushuaia (Turismo:Parque Terra de Fogo, Trem do fim do mundo)
DIA 9: Turismo: Ushuaia (Turismo:Museu Presidio, Laguna Esmeralda, Glaciar Martial, Cerro Castor, Saborear uma merluza negra e um carneiro ao modo fueguino)
DIA 10: Turismo Ushuaia (Turismo:Farol do fim do mundo, Canal de beagle) Passeios de Barco
DIA 11: Ushuaia - Punta Arenas 430 KM (Via Porvenir)
DIA 12: Punta Arenas - Puerto Natales 250 KM (Turismo: Cueva del Milodón)
DIA 13: Puerto Natales - El Calafate 350 KM (Turismo: Parque Nacional Torres del Paine)
DIA 14: Turismo: El Calafate (Turismo: Parque Nacional de Los Glaciares, Glaciar Perito Moreno)
DIA 15: Turismo: El Calafate (Turismo: Upsala Glacier)
DIA 16: El Calafate - El Chaltén 213 KM (Turismo: Caminhadas, Cerro Fitz Roy)
DIA 17: El Chaltén - Los Antiguos 644 KM (Turismo: Comer cereja em Los Antiquos)
DIA 18: Los Antiguos - Puerto Tranquilo 179 KM (Turismo: Capillas de Marmol)
DIA 19: Puerto Tranquilo - Coyhaique 220 KM (Fazer revisão do carro em Coyaique)
DIA 20: Coyhaique - Puyuhuapi 240 KM (Turismo: Ventisquero Colgante )
DIA 21: Puyuhuapi - Futaleufú 190 KM (Turismo: Rafting rio Futalefú)
DIA 22: Futaleufú - Villa la Angostura 425 KM
DIA 23: Turismo: Villa la Angostura/Bariloche
DIA 24: Villa la Angostura - Neuquén 480 KM (CAMINHO Villa la Angostura,JUNIN(Vulcão Lanin),ZAPALA,CUTRAL CO(Museo Municipal Carmen Funes), Neuquén)
DIA 25: Neuquén - Santa Rosa 530 KM
DIA 26: Santa Rosa - Rosario 640 KM
DIA 27: Rosario - Uruguaiana 580 KM
DIA 28: Uruguaiana - Ponta Grossa 1080 KM
DIA 29: Ponta Grossa - São Paulo 510 KM


DIA 30EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE NOS AGRADAR

Felipe, porque SP - Ponta Grossa? Não seria melhor passar por Curitiba e seguir até o litoral, pernoitando em Camboriú, Floripa ou alguma outra praia de SC? Ponta Grossa me pareceu fora de mão. Tentaria encontrar com seus amigos no caminho, nem que eles tenham que pegar um trecho de ônibus ou sozinhos.

Abs.
Marlon

Miltinho
18/02/2017, 10:49
Felipe, Torres del Paine é lindo demais. Considerado um dos parques nacionais mais bonitos do mundo. Tem muita coisa para fazer, caminhadas principalmente. Se quiser conhecê-lo correndo, de carro, vai ver uma boa parte do visual se der sorte com o tempo. Lá muda toda hora. Mas passear com calma na região do glaciar Gray, Cuernos del Paine, Torres, etc. é bom demais.

O forte de El Chaltén são as caminhadas. Mas o visual na chegada da cidade é impressionante. Só a visão do Fitz Roy e do Cerro Torre já vale a viagem.

Não sei se consegue chegar a tempo de passear nas Capillas. Se correr e o tempo estiver bom, deve dar tempo. O problema é que lá venta muito, o pessoal gosta de sair cedo por causa disso. Com vento o passeio é bem perigoso. Outro problema é que o caminho é muito bonito, é um desperdício passar por ele correndo. Comer cerejas nas plantações de Los Antiguos é obrigatório :mrgreen:.


543612543613 Felipe como o Newton falou, este visual na chegada em El Chaltén, já vale a viagem!
Toda a imponência do Fitz Roy com El Chaltén no seu sopé.
Não deixe de ir lá.
Abç.

Thiago Pereira
18/02/2017, 14:58
Felipe,

Algum motivo especial para ir via Ponta Grossa?

Se entre SP e Colonia não tem nada que deseja fazer, recomendo SP para Porto Alegre, e no dia seguinte Porto Alegre para Colonia saindo do BR por Jaguarão.
Foi o roteiro que fiz em jan/2016 se querer, pois o plano era sair por Chuí, mas como tinha uma obra no caminho planejado alterei e não me arrependi.

PS. Quem desejar, temos um grupo no whatsapp sobre expedições pela América do Sul, que é especialmente útil durante a viagem (envie celular por mp).

felipetoks
18/02/2017, 15:51
Pessoal obrigado pelos conselhos, infelizmente por ponta grossa é fora de mão, mas tenho que buscar o pessoal que vai comigo na viagem, além de fazer uma ligeira visita a familiares que não vejo a muito tempo.

Thiago vou mandar MP.

Miltinho belas fotos, gostei da viatura.

xexelo
27/02/2017, 11:08
DIA 1: São Paulo – Ponta Grossa 515 KM
DIA 2: Ponta Grossa - Pelotas 991 KM
DIA 3: Pelotas - Colonia del Sacramento 700 KM
DIA 4: Colonia del Sacramento - Bahia Blanca 640 KM
DIA 5: Bahia Blanca - Rada Tily 1105 KM
DIA 6: Rada Tily - Rio Gallegos 770 KM
DIA 7: Rio Gallegos - Ushuaia 570 KM
DIA 8: Turismo: Ushuaia (Turismo:Parque Terra de Fogo, Trem do fim do mundo)
DIA 9: Turismo: Ushuaia (Turismo:Museu Presidio, Laguna Esmeralda, Glaciar Martial, Cerro Castor, Saborear uma merluza negra e um carneiro ao modo fueguino)
DIA 10: Turismo Ushuaia (Turismo:Farol do fim do mundo, Canal de beagle) Passeios de Barco
DIA 11: Ushuaia - Punta Arenas 430 KM (Via Porvenir)
DIA 12: Punta Arenas - Puerto Natales 250 KM (Turismo: Cueva del Milodón)
DIA 13: Puerto Natales - El Calafate 350 KM (Turismo: Parque Nacional Torres del Paine)
DIA 14: Turismo: El Calafate (Turismo: Parque Nacional de Los Glaciares, Glaciar Perito Moreno)
DIA 15: Turismo: El Calafate (Turismo: Upsala Glacier)
DIA 16: El Calafate - El Chaltén 213 KM (Turismo: Caminhadas, Cerro Fitz Roy)
DIA 17: El Chaltén - Los Antiguos 644 KM (Turismo: Comer cereja em Los Antiquos)
DIA 18: Los Antiguos - Puerto Tranquilo 179 KM (Turismo: Capillas de Marmol)
DIA 19: Puerto Tranquilo - Coyhaique 220 KM (Fazer revisão do carro em Coyaique)
DIA 20: Coyhaique - Puyuhuapi 240 KM (Turismo: Ventisquero Colgante )
DIA 21: Puyuhuapi - Futaleufú 190 KM (Turismo: Rafting rio Futalefú)
DIA 22: Futaleufú - Villa la Angostura 425 KM
DIA 23: Turismo: Villa la Angostura/Bariloche
DIA 24: Villa la Angostura - Neuquén 480 KM (CAMINHO Villa la Angostura,JUNIN(Vulcão Lanin),ZAPALA,CUTRAL CO(Museo Municipal Carmen Funes), Neuquén)
DIA 25: Neuquén - Santa Rosa 530 KM
DIA 26: Santa Rosa - Rosario 640 KM
DIA 27: Rosario - Uruguaiana 580 KM
DIA 28: Uruguaiana - Ponta Grossa 1080 KM
DIA 29: Ponta Grossa - São Paulo 510 KM
DIA 30EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE NOS AGRADAR

Bom, já que é pra dar pitaco, aqui vai o meu.

Primeiro uma pergunta: você, pelo jeito, não liga de rodar muitos km num dia certo?
Eu tenho uma mania de dar tiros longos nos primeiros dias até chegar às atrações para diminuir os dias de estrada. Então fiz um roteiro até Villa Angostura para vc apreciar.

Antes pitacos: em minha opinião o Trem do fim do mundo é um preço muito alto para apenas 8 km de trem. No último dia de Ushuaia no final da tarde (dependendo que quando vc vai escurece as 22:30) vá até Rio Grande para pernoitar. Assim vc diminui em 200 kms no dia seguinte. Eu não vi nada de interessante em Punta Arenas, nem a zona franca de lá vale muito a pena. Não tem muita variedade e os preços não são assim tão mais baixos que os do Brasil. Mas, saindo de Rio Grande, dá para passar em P.A. e depois seguir para Puerto Natales, é um desvio de uns 100 a 120 km apenas.

Quando fui a El Calafate eu fiz da seguinte maneira: comprei o passeio chamado Rios de Hielo que vai nas geleiras Upsala e Spegazini e retorna. Depois fomos de carro até a Perito Moreno e lá chegamos as 17:30 ou 18 h não lembro bem. Lembrando que era no verão e o sol se punha as 22 mais ou menos. Não esqueça de ir no bar de gelo.

Quando vc estiver indo para Puerto Tranquilo existem dois lugares para se pegar o barco para as Capillas de Marmol. Um fica 6 km antes da cidade e tem uma placa indicando Bahia Mansa. Este lugar é mais perto das capilas e mais barato do que pegar o barco na cidade (a segunda opção).

Se for fã de termas, em Puyuhaupi parece tem uma que é preciso ir de barco, dizem ser muito bonito e caro o lugar. Vi pela internet q só tem day use se for fora da alta temporada ou estiver com pouca ocupação (CH$ 50.000,00).

Entre Futaleufu e Villa Angostura tem o Parque de Los Alerces, dá para vcs entrarem nele e sairem mais a frente em Epuyen já na Ruta 40 que vai a Bariloche.

Aqui vai o roteiro que montei, os primeiros 5 dias são puxados, mas compensa por dar mais dias para vc escolher onde ficar mais:





Dia
Data
Cidades
Km




São Paulo a Torres
951




Torres a Punta Del Este
880




Punta del Este a Tres arroios
890




Tres arroios a Trelew
910




Trelew a Rio Gallegos
1153




Rio gallegos a Ushuaia
569




Ushuaia





Ushuaia





Ushuaia (no final da tarde serguir a Rio Grande)
211


10º

Rio Grande a Punta Arenas e Puerto Natales
644


11º

Puerto Natales, TDP, El Calafate
400


12º

El Calafate (geleiras)



13º

El Calafate a El Chalten
213


14º

El Chalten a Los Antiguos
644


15º

Los antiguos a Puerto Tranquilo
179


16º

Cerro Castillo a Coyahique
218


17º

Coyhaique a Pyuhaupi
240


18º

Puyuhaupi a Futaleufu
190


19º

Futaleufu a Villa Angostura
425




















Um abraço

Ps:não se preocupe de ficar mudando o roteiro toda hora, eu demorei um ano até fechar o meu roteiro.

felipetoks
03/03/2017, 14:50
Xexelo muito obrigado pelas dicas, gostei bastante, vou atualizar meu roteiro.

Gustavo Couto
09/03/2017, 14:03
Vou comprar dolares então e trocar na fronteira, vou bolar um esquema de esconder o dinheiro no carro e usar cartão só em emergência. Creio que se negociar bem dolar em peso a hospedagem sai mais barata que eu passar o cartão, ou estou enganado?

No Uruguai e Argentina há isenção de IVA para pagamento de hospedagem com cartão de crédito. O desconto no IVA compensa o pagamento do IOF, vale a pena dar uma conferida.

Abraços.

Subsea
12/03/2017, 11:17
Gostaria de agradecer ao Miltinho, Glaicon,sandro_ventania, francaclayto, Newton Guerra, pelas excelentes dicas, ajustei o percurso e adicionei os pontos turísticos que vocês falaram.


Caso ninguém mais sugira alterações, estou pensando em fechar o roteiro, e começar com calma a fazer uma planilha para cada dia da viagem, contendo a rota, hotéis, restaurantes, pontos turísticos, etc.


Este ano como estou muito atarefado vou ir fazendo isso aos poucos para não estressar com o planejamento, estou pensando em levar dólares do Brasil, neste meu roteiro alguém teria alguma dica das cidades mais adequadas para cambiar? Esqueci algum ponto turístico importante?


Obrigado pessoal !!!




Roteiro até o momento:


DIA 1: São Paulo – Ponta Grossa 515 KM
DIA 2: Ponta Grossa - Pelotas 991 KM
DIA 3: Pelotas - Colonia del Sacramento 700 KM
DIA 4: Colonia del Sacramento - Bahia Blanca 640 KM
DIA 5: Bahia Blanca - Rada Tily 1105 KM
DIA 6: Rada Tily - Rio Gallegos 770 KM
DIA 7: Rio Gallegos - Ushuaia 570 KM
DIA 8: Turismo: Ushuaia (Turismo:Parque Terra de Fogo, Trem do fim do mundo)
DIA 9: Turismo: Ushuaia (Turismo:Museu Presidio, Laguna Esmeralda, Glaciar Martial, Cerro Castor, Saborear uma merluza negra e um carneiro ao modo fueguino)
DIA 10: Turismo Ushuaia (Turismo:Farol do fim do mundo, Canal de beagle) Passeios de Barco
DIA 11: Ushuaia - Punta Arenas 430 KM (Via Porvenir)
DIA 12: Punta Arenas - Puerto Natales 250 KM (Turismo: Cueva del Milodón)
DIA 13: Puerto Natales - El Calafate 350 KM (Turismo: Parque Nacional Torres del Paine)
DIA 14: Turismo: El Calafate (Turismo: Parque Nacional de Los Glaciares, Glaciar Perito Moreno)
DIA 15: Turismo: El Calafate (Turismo: Upsala Glacier)
DIA 16: El Calafate - El Chaltén 213 KM (Turismo: Caminhadas, Cerro Fitz Roy)
DIA 17: El Chaltén - Los Antiguos 644 KM (Turismo: Comer cereja em Los Antiquos)
DIA 18: Los Antiguos - Puerto Tranquilo 179 KM (Turismo: Capillas de Marmol)
DIA 19: Puerto Tranquilo - Coyhaique 220 KM (Fazer revisão do carro em Coyaique)
DIA 20: Coyhaique - Puyuhuapi 240 KM (Turismo: Ventisquero Colgante )
DIA 21: Puyuhuapi - Futaleufú 190 KM (Turismo: Rafting rio Futalefú)
DIA 22: Futaleufú - Villa la Angostura 425 KM
DIA 23: Turismo: Villa la Angostura/Bariloche
DIA 24: Villa la Angostura - Neuquén 480 KM (CAMINHO Villa la Angostura,JUNIN(Vulcão Lanin),ZAPALA,CUTRAL CO(Museo Municipal Carmen Funes), Neuquén)
DIA 25: Neuquén - Santa Rosa 530 KM
DIA 26: Santa Rosa - Rosario 640 KM
DIA 27: Rosario - Uruguaiana 580 KM
DIA 28: Uruguaiana - Ponta Grossa 1080 KM
DIA 29: Ponta Grossa - São Paulo 510 KM


DIA 30EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE NOS AGRADAR

Fui ano passado com a esposa e filha, o relato ta aqui no forum.
A ida foi parecida com teu roteiro inicial, parando na Peninsula Veldez. Pra mim valeu a pena ter passado por lá.
No geral fora o desafio automotivo o que mais tem são os trekkings e passeios de barco. Como caminhadas estavam fora de possibilidades reduziu bastante as opções.
Observando o estilo mais "corrido"que será tua viagem vai os pitacos.
Eu diria que dois dias (três noites) no Ushuaia ta de bom tamanho.
Comi o tal caranguejo (centoja?? me ajudem) em um restaurante bem conceituado e não achei nada de mais. O carneiro patagonico e eu não tivemos um relação muito boa. Mas apesar de qualquer sugestão, experimente e tire suas conclusões. O de la que é o famoso! Merlusa Negra foi oferecido pelo dono da pousada, gostei bastante.
Então basicamente fui no parque de carro mesmo e mais nada...
Iria até Punta Arenas, mas lendo os relatos que o forte seria aproveitar a zona franca, e que para brasileiros não seira nada de mais, e com uma trabalhada nas reservas fui direto pra Puerto Nateles. Realmente o parque Torres Del Paine é um dos principais atrativos da viagem. Como me disse o dono da pousada, se o dia estiver bom aproveita porque o tempo é muito instalvel. E foi o que aconteceu. Saimos de Puerto Natales e fomos para os dois lados do parque, caminha até um lago com os gelos desprendidos, cachoeiras, e fizemos nos almoço no camping. Dormimos num hotel dentro do parque mesmo. No dia seguinte repetiríamos alguns pontos mas chovia.
Em El Chalten tem uma vista bem legal, e o negocio la são os passeios. Mas ja que estava la não poderia deixar de ir. Ficamos uma noite e é isso mesmo...bonito, mas é um lugar para quem gosta de desafios! Foi o lugar com maior numero de mochileiros que vimos.
El Calafate gostei bastante, assim como o parque torres del paine o glacial perito moreno é um lugar marcante.
Fiz um passeio de barco em outros glaciais mas não curti muito. Queria ter feito a caminhada no gelo, mas não podia abandonar a mulher e a pequena...
Como alguem sugeriu, não fique Perito Moreno, va um pouco mais até Los Antiguos ou Chile Chico. Me arrependi de ter ficado em Perito Moreno!
Fomos de Perito Moreno a Puerto Rio tranquilo, e no mesmo dia fomos nas Capelas de Marmore.
Achei la meio ermo...nada de mais. Mais um passeio que só tem la...
No estilo que será a viagem da pra ir de Rio Tranquilo a Futaulefu em um dia....
Eu defenderia Bariloche se ainda não conhece. Claro, não vai esquiar! Mas ja me disseram justamente o contrario, Bariloche no inverno é só esquiar. Muitas lojas, restaurantes, e hoteis fecham... No verão tem bastante lugares para ir de carro, e que não tem muita caminhada...eu gostei.

O meu roteiro só fechou mesmo quando cheguei de volta em casa

felipetoks
13/03/2017, 19:52
No Uruguai e Argentina há isenção de IVA para pagamento de hospedagem com cartão de crédito. O desconto no IVA compensa o pagamento do IOF, vale a pena dar uma conferida.

Abraços.

Excelente dica, vou verificar sim, obrigado.

felipetoks
13/03/2017, 20:07
Fui ano passado com a esposa e filha, o relato ta aqui no forum.
A ida foi parecida com teu roteiro inicial, parando na Peninsula Veldez. Pra mim valeu a pena ter passado por lá.
No geral fora o desafio automotivo o que mais tem são os trekkings e passeios de barco. Como caminhadas estavam fora de possibilidades reduziu bastante as opções.
Observando o estilo mais "corrido"que será tua viagem vai os pitacos.
Eu diria que dois dias (três noites) no Ushuaia ta de bom tamanho.
Comi o tal caranguejo (centoja?? me ajudem) em um restaurante bem conceituado e não achei nada de mais. O carneiro patagonico e eu não tivemos um relação muito boa. Mas apesar de qualquer sugestão, experimente e tire suas conclusões. O de la que é o famoso! Merlusa Negra foi oferecido pelo dono da pousada, gostei bastante.
Então basicamente fui no parque de carro mesmo e mais nada...
Iria até Punta Arenas, mas lendo os relatos que o forte seria aproveitar a zona franca, e que para brasileiros não seira nada de mais, e com uma trabalhada nas reservas fui direto pra Puerto Nateles. Realmente o parque Torres Del Paine é um dos principais atrativos da viagem. Como me disse o dono da pousada, se o dia estiver bom aproveita porque o tempo é muito instalvel. E foi o que aconteceu. Saimos de Puerto Natales e fomos para os dois lados do parque, caminha até um lago com os gelos desprendidos, cachoeiras, e fizemos nos almoço no camping. Dormimos num hotel dentro do parque mesmo. No dia seguinte repetiríamos alguns pontos mas chovia.
Em El Chalten tem uma vista bem legal, e o negocio la são os passeios. Mas ja que estava la não poderia deixar de ir. Ficamos uma noite e é isso mesmo...bonito, mas é um lugar para quem gosta de desafios! Foi o lugar com maior numero de mochileiros que vimos.
El Calafate gostei bastante, assim como o parque torres del paine o glacial perito moreno é um lugar marcante.
Fiz um passeio de barco em outros glaciais mas não curti muito. Queria ter feito a caminhada no gelo, mas não podia abandonar a mulher e a pequena...
Como alguem sugeriu, não fique Perito Moreno, va um pouco mais até Los Antiguos ou Chile Chico. Me arrependi de ter ficado em Perito Moreno!
Fomos de Perito Moreno a Puerto Rio tranquilo, e no mesmo dia fomos nas Capelas de Marmore.
Achei la meio ermo...nada de mais. Mais um passeio que só tem la...
No estilo que será a viagem da pra ir de Rio Tranquilo a Futaulefu em um dia....
Eu defenderia Bariloche se ainda não conhece. Claro, não vai esquiar! Mas ja me disseram justamente o contrario, Bariloche no inverno é só esquiar. Muitas lojas, restaurantes, e hoteis fecham... No verão tem bastante lugares para ir de carro, e que não tem muita caminhada...eu gostei.

O meu roteiro só fechou mesmo quando cheguei de volta em casa

Depoimento incrível, enriqueceu muito o tópico, bariloche vou dar um passeada sim, seria no dia 23. Estou achando que são muitos dias na carretera, vou aguardar outras opiniões, mas pensei em esticar igual você falou, indo de Rio Tranquilo a Futaulefu, será que dá tempo de ver o Ventisquero Colgante ? A estrada está muito ruim? Não tem mais nada interessante no caminho? Pelo que busquei no tripadvisor são cidades bem pequenas.

felipetoks
13/03/2017, 20:11
Resolvi deixar alguns vídeos que achei legal desta viagem, pode ajudar alguém.

Carretera Austral - Ruta 7 in Chile / Patagonia (Documentary) - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=UYgh29HcycU)

Roadtrip Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=xbBCw5RNiF8)

LUGARES QUE VOCE DEVE CONHECER NA ARGENTINA | VIAGEM | VOLTA AO MUNDO | ROMULO E MIRELLA - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=DcUnnF7aHVc)

Subsea
15/03/2017, 07:13
Depoimento incrível, enriqueceu muito o tópico, bariloche vou dar um passeada sim, seria no dia 23. Estou achando que são muitos dias na carretera, vou aguardar outras opiniões, mas pensei em esticar igual você falou, indo de Rio Tranquilo a Futaulefu, será que dá tempo de ver o Ventisquero Colgante ? A estrada está muito ruim? Não tem mais nada interessante no caminho? Pelo que busquei no tripadvisor são cidades bem pequenas.

Felipe,

Não conheço o Ventisquero Colgante...
Era Sabado quando fomos de Perito Moreno a Rio Tranquilo, e foi relativamente tranquilo o deslocamento.
A pousada em Rio Tranquilo era bem caidinha, e "vila" não oferece muita infraestrutura, o que nos fez sair bem cedo, ainda era noite. Ou seja, não aproveitei o que tem de melhor, o visual.
Era domingo não conseguimos achar nenhum lugar para almoçar entre as 11hr e 13hr... sempre que passamos por uma cidade maior não era hora de refeição. Passamos por uma localidade que não lembro o nome, o restaurante estava e fechado. Nem o frentista do posto tinha ido trabalhar. Até para lanchar a tarde foi dificil.
Eu conheço as estradas rurais de Minas e do Rio Grande do Sul, e a Carrete é bem melhor! O problema são as curvas.
Mas o legal e ir devagar e aproveitar a paisagem.
Tinha bastante maquinas na pista, acredito que nós escapamos de bastante pare/siga por ter passado muito cedo.

felipetoks
15/03/2017, 11:11
Mudei o roteiro de ida pois o pessoal não vai mais, vou solo desta vez. Na carretera eu fiz a seguinte mudança, vou de Los Antiguos a Coyhaique, e no meio do caminho visito a capillas de maromol e durmo em Coyhaique, já que tem uma infraestrutura melhor, aproveito pra já revisar o carro já que tem concessionária Suzuki em Coyhaique.

DIA 1: São Paulo – Balneario Camboriu 630 KM
DIA 2: Balneario Camboriu - Pelotas 770 KM
DIA 3: Pelotas - Colonia del Sacramento 700 KM
DIA 4: Colonia del Sacramento - Bahia Blanca 640 KM
DIA 5: Bahia Blanca - Rada Tily 1105 KM
DIA 6: Rada Tily - Rio Gallegos 770 KM
DIA 7: Rio Gallegos - Ushuaia 570 KM
DIA 8: Turismo: Ushuaia (Turismo:Parque Terra de Fogo, Trem do fim do mundo)
DIA 9: Turismo: Ushuaia (Turismo:Museu Presidio, Laguna Esmeralda, Glaciar Martial, Cerro Castor, Saborear uma merluza negra e um carneiro ao modo fueguino)
DIA 10: Turismo Ushuaia (Turismo:Farol do fim do mundo, Canal de beagle) Passeios de Barco
DIA 11: Ushuaia - Punta Arenas 430 KM (Via Porvenir)
DIA 12: Punta Arenas - Puerto Natales 250 KM (Turismo: Cueva del Milodón)
DIA 13: Puerto Natales - El Calafate 350 KM (Turismo: Parque Nacional Torres del Paine)
DIA 14: Turismo: El Calafate (Turismo: Parque Nacional de Los Glaciares, Glaciar Perito Moreno)
DIA 15: Turismo: El Calafate (Turismo: Upsala Glacier)
DIA 16: El Calafate - El Chaltén 213 KM (Turismo: Caminhadas, Cerro Fitz Roy)
DIA 17: El Chaltén - Los Antiguos 644 KM (Turismo: Comer cereja em Los Antiquos)
DIA 18: Los Antiguos - Coyhaique 399 KM (Turismo: Capillas de Marmol em Puerto Tranquilo)
DIA 19: Coyhaique - Puyuhuapi 240 KM (Turismo: Ventisquero Colgante, Revisão do carro na Suzuki )
DIA 20: Puyuhuapi - Futaleufú 190 KM (Turismo: Rafting rio Futalefú)
DIA 21: Futaleufú - Villa la Angostura 425 KM
DIA 22: Turismo: Villa la Angostura/Bariloche
DIA 23: Villa la Angostura - Neuquén 480 KM (CAMINHO Villa la Angostura,JUNIN(Vulcão Lanin),ZAPALA,CUTRAL CO(Museo Municipal Carmen Funes), Neuquén)
DIA 24: Neuquén - Santa Rosa 530 KM
DIA 25: Santa Rosa - Rosario 640 KM
DIA 26: Rosario - Uruguaiana 580 KM
DIA 27: Uruguaiana - Ponta Grossa 1080 KM
DIA 28: Ponta Grossa - São Paulo 510 KM
DIA 29EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS
DIA 30EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS
DIA 31EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS
DIA 32EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS

Thiago Pereira
15/03/2017, 14:18
Mudei o roteiro de ida pois o pessoal não vai mais, vou solo desta vez. Na carretera eu fiz a seguinte mudança, vou de Los Antiguos a Coyhaique, e no meio do caminho visito a capillas de maromol e durmo em Coyhaique, já que tem uma infraestrutura melhor, aproveito pra já revisar o carro já que tem concessionária Suzuki em Coyhaique.

DIA 1: São Paulo – Balneario Camboriu 630 KM
DIA 2: Balneario Camboriu - Pelotas 770 KM
DIA 3: Pelotas - Colonia del Sacramento 700 KM
DIA 4: Colonia del Sacramento - Bahia Blanca 640 KM
DIA 5: Bahia Blanca - Rada Tily 1105 KM
DIA 6: Rada Tily - Rio Gallegos 770 KM
DIA 7: Rio Gallegos - Ushuaia 570 KM
DIA 8: Turismo: Ushuaia (Turismo:Parque Terra de Fogo, Trem do fim do mundo)
DIA 9: Turismo: Ushuaia (Turismo:Museu Presidio, Laguna Esmeralda, Glaciar Martial, Cerro Castor, Saborear uma merluza negra e um carneiro ao modo fueguino)
DIA 10: Turismo Ushuaia (Turismo:Farol do fim do mundo, Canal de beagle) Passeios de Barco
DIA 11: Ushuaia - Punta Arenas 430 KM (Via Porvenir)
DIA 12: Punta Arenas - Puerto Natales 250 KM (Turismo: Cueva del Milodón)
DIA 13: Puerto Natales - El Calafate 350 KM (Turismo: Parque Nacional Torres del Paine)
DIA 14: Turismo: El Calafate (Turismo: Parque Nacional de Los Glaciares, Glaciar Perito Moreno)
DIA 15: Turismo: El Calafate (Turismo: Upsala Glacier)
DIA 16: El Calafate - El Chaltén 213 KM (Turismo: Caminhadas, Cerro Fitz Roy)
DIA 17: El Chaltén - Los Antiguos 644 KM (Turismo: Comer cereja em Los Antiquos)
DIA 18: Los Antiguos - Coyhaique 399 KM (Turismo: Capillas de Marmol em Puerto Tranquilo)
DIA 19: Coyhaique - Puyuhuapi 240 KM (Turismo: Ventisquero Colgante, Revisão do carro na Suzuki )
DIA 20: Puyuhuapi - Futaleufú 190 KM (Turismo: Rafting rio Futalefú)
DIA 21: Futaleufú - Villa la Angostura 425 KM
DIA 22: Turismo: Villa la Angostura/Bariloche
DIA 23: Villa la Angostura - Neuquén 480 KM (CAMINHO Villa la Angostura,JUNIN(Vulcão Lanin),ZAPALA,CUTRAL CO(Museo Municipal Carmen Funes), Neuquén)
DIA 24: Neuquén - Santa Rosa 530 KM
DIA 25: Santa Rosa - Rosario 640 KM
DIA 26: Rosario - Uruguaiana 580 KM
DIA 27: Uruguaiana - Ponta Grossa 1080 KM
DIA 28: Ponta Grossa - São Paulo 510 KM
DIA 29EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS
DIA 30EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS
DIA 31EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS
DIA 32EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS

Não sei se já comentaram, mas não perderia de forma alguma a Península Valdés, exceto se a época do ano não for propicia.

Gustavo Couto
15/03/2017, 16:21
Mudei o roteiro de ida pois o pessoal não vai mais, vou solo desta vez. Na carretera eu fiz a seguinte mudança, vou de Los Antiguos a Coyhaique, e no meio do caminho visito a capillas de maromol e durmo em Coyhaique, já que tem uma infraestrutura melhor, aproveito pra já revisar o carro já que tem concessionária Suzuki em Coyhaique.

DIA 1: São Paulo – Balneario Camboriu 630 KM
DIA 2: Balneario Camboriu - Pelotas 770 KM
DIA 3: Pelotas - Colonia del Sacramento 700 KM
DIA 4: Colonia del Sacramento - Bahia Blanca 640 KM
DIA 5: Bahia Blanca - Rada Tily 1105 KM
DIA 6: Rada Tily - Rio Gallegos 770 KM
DIA 7: Rio Gallegos - Ushuaia 570 KM
DIA 8: Turismo: Ushuaia (Turismo:Parque Terra de Fogo, Trem do fim do mundo)
DIA 9: Turismo: Ushuaia (Turismo:Museu Presidio, Laguna Esmeralda, Glaciar Martial, Cerro Castor, Saborear uma merluza negra e um carneiro ao modo fueguino)
DIA 10: Turismo Ushuaia (Turismo:Farol do fim do mundo, Canal de beagle) Passeios de Barco
DIA 11: Ushuaia - Punta Arenas 430 KM (Via Porvenir)
DIA 12: Punta Arenas - Puerto Natales 250 KM (Turismo: Cueva del Milodón)
DIA 13: Puerto Natales - El Calafate 350 KM (Turismo: Parque Nacional Torres del Paine)
DIA 14: Turismo: El Calafate (Turismo: Parque Nacional de Los Glaciares, Glaciar Perito Moreno)
DIA 15: Turismo: El Calafate (Turismo: Upsala Glacier)
DIA 16: El Calafate - El Chaltén 213 KM (Turismo: Caminhadas, Cerro Fitz Roy)
DIA 17: El Chaltén - Los Antiguos 644 KM (Turismo: Comer cereja em Los Antiquos)
DIA 18: Los Antiguos - Coyhaique 399 KM (Turismo: Capillas de Marmol em Puerto Tranquilo)
DIA 19: Coyhaique - Puyuhuapi 240 KM (Turismo: Ventisquero Colgante, Revisão do carro na Suzuki )
DIA 20: Puyuhuapi - Futaleufú 190 KM (Turismo: Rafting rio Futalefú)
DIA 21: Futaleufú - Villa la Angostura 425 KM
DIA 22: Turismo: Villa la Angostura/Bariloche
DIA 23: Villa la Angostura - Neuquén 480 KM (CAMINHO Villa la Angostura,JUNIN(Vulcão Lanin),ZAPALA,CUTRAL CO(Museo Municipal Carmen Funes), Neuquén)
DIA 24: Neuquén - Santa Rosa 530 KM
DIA 25: Santa Rosa - Rosario 640 KM
DIA 26: Rosario - Uruguaiana 580 KM
DIA 27: Uruguaiana - Ponta Grossa 1080 KM
DIA 28: Ponta Grossa - São Paulo 510 KM
DIA 29EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS
DIA 30EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS
DIA 31EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS
DIA 32EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS

felipetoks, ainda não fui em Ushuaia, vou no mês de abril desse ano, por 32 dias de viagem. Meu roteiro é muito parecido com o seu. Vou compartilhar as decisões que tomei para você avaliar se vale a pena considerar no seu roteiro ou não.

- Eu retirei Uruguai do roteiro para poder aproveitar mais os passeios na Patagônia.
- Dia 11: De Ushuaia a Punta Arenas atravessando o estreito por Porvenir você corre o risco de perder a travessia, se atrasar. Há apenas uma ida no dia, normalmente às 14h. Neste site você consegue visualizar os horários da navegação >>>>>> (Punta Arenas - Porvenir (http://www.tabsa.cl/portal/index.php/en/schedules/53-schedules-p-arenas-porvenir)). No caminho para Porvenir há uma pinguinera aonde você pode avistar os Pinguins Rey. Eu vou visitá-los na ida para Ushuaia, já que não vou atravessar por Porvenir.
- Dia 13: Acho um pecado deixar Torres del Paine para trás, só com um dia de visita rsrs... por tudo que tenho lido acho que é o ponto máximo da viagem, sem falar que sempre sonhei em fazer o circuito W de mochilão. Eu incluí o circuito no meu roteiro e já até reservei os pontos de camping. Tomara que dê tudo certo.
- Dia 16: A caminhada ao Cerro Fitz Roy leva em torno de 8 horas. Se você fizer 213km de carro acredito que não há possibilidade de realizar a caminhada.

É isso aí, como ainda não fiz o que te sugeri é apenas o que tirei como conclusão a partir de tudo o que li por aí, inclusive diversos relatos aqui do forum. Essa galera aqui tem muita coisa para ensinar.

Abraços.

felipetoks
15/03/2017, 17:22
Excelentes observações Gustavo, vamos ver o que o pessoal comenta, também estou aqui para aprender.

Abraço

Glaicon
16/03/2017, 07:05
aproveito pra já revisar o carro já que tem concessionária Suzuki em Coyhaique.

Eu
jamais revisaria um carro durante uma viagem.
Só se for para carimbar o manual e não perder a garantia, ou realmente para consertar algo.
Qualquer serviço mal feito na concessionária poderá deixar você encrencado no meio do nada.
Lembre que a Argentina é quase um deserto, com cidades distantes mais de 50 Km´s umas das outras.
Coloque um óleo sintético antes da viagem e filtro novo. Mais nada.:concordo:

Gustavo Couto
16/03/2017, 15:20
Eu
jamais revisaria um carro durante uma viagem.
Só se for para carimbar o manual e não perder a garantia, ou realmente para consertar algo.
Qualquer serviço mal feito na concessionária poderá deixar você encrencado no meio do nada.
Lembre que a Argentina é quase um deserto, com cidades distantes mais de 50 Km´s umas das outras.
Coloque um óleo sintético antes da viagem e filtro novo. Mais nada.:concordo:

Eu concordo. Pelo menos o óleo tem que trocar, mas mexer no carro não compensa não.

konai
16/03/2017, 20:26
Tenho Hilux diesel desde 2007 e já fiz revisões em alguns Estados do Brasil e alguns países da América do Sul, sem problemas. Desde que o veículo esteja em ordem, os serviços das revisões constam em troca dos fluidos, dos filtros e verificação de vários itens que, se não tiverem problemas, é só verificação mesmo. Se na verificação algum item apresentar problema, o cliente é chamado para ter ciência do que ocorre e pedem autorização para fazer o serviço/troca de peças. Cabe ao dono decidir e confiar nas concessionárias da marca do seu veículo.

felipetoks
16/03/2017, 21:18
Acho que não me expressei bem, a ideia é trocar óleo e filtro na Argentina, que por sinal já vou levar do Brasil, mas é bom pedir o mecânico para ver se está tudo em ordem, a viagem é bem longa.

Gosto também todo dia antes de continuar a viagem, verificar vazamento, pneu, nível do óleo, agua, etc.

Vou sair para viajar com a viatura devidamente revisada, concordo com tudo que foi posto pelos colegas.

Glaicon
17/03/2017, 07:08
Acho que não me expressei bem, a ideia é trocar óleo e filtro na Argentina, que por sinal já vou levar do Brasil, mas é bom pedir o mecânico para ver se está tudo em ordem, a viagem é bem longa.

Gosto também todo dia antes de continuar a viagem, verificar vazamento, pneu, nível do óleo, agua, etc.

Vou sair para viajar com a viatura devidamente revisada, concordo com tudo que foi posto pelos colegas.
De fato, olhei novamente a tua planilha e precisarás trocar o óleo da viatura durante a viagem.
Isto é fácil de fazer e chance quase zero de dar erro.:concordo:

LuizPR
23/03/2017, 17:52
Boa tarde. Algumas sugestões:
- Para o rafting no Futaleufu você pode hospedar-se em um complexo de cabanas chamado Cara del Indio. Fiquei lá há 4 anos, veja se ainda estão operando. Procure o site na internet. O lugar é muito bonito. As cabanas são razoáveis, o preço é bom e se encomendar antes, dependendo do tamanho do grupo, eles preparam um bom cordeiro patagônico. Fornecem todos os equipamentos para o rafting, e dizem que o trecho do rio onde eles estão é um dos melhores de toda a Patagônia para esta atividade. Consulte-os sobre comida e bebida. Fui no final da temporada e tive que levar quase tudo da cidade de Futaleufu.
- Bariloche x Villa la Angustura: Villa la Angustura, na minha opinião. É menor, mais charmosa e mais agradável. Estive por lá tanto no inverno como no verão, e gostei muito mais desta cidade do que de Bariloche. Se quiser agradar a patroa hospede-se no La Escondida. É fácil de achar o site. Caro mas muito confortável, poucos quartos, um bom spa, bem agradável, na beira do lago e com um ótimo restaurante.
- Talvez gastar um de seus dias livres para fazer a Ruta dos 7 Lagos, entre Villa la Angustura e San Martin de los Andes seja uma boa. São pouco mais de 100 km, mas merece um dia, desviando para Villa Traful e outros pontos muito bonitos. As paisagens e a natureza são o ponto alto. San Martin vale um tempo, também. Se puder gastar umas horas ali vai gostar. Há vários relatos de colegas aqui no forum sobre este trecho da Ruta 40, acho que vale uma pesquisa para ver os pontos altos.
Aproveite a viagem.

GuilhermeAdolf
25/03/2017, 16:22
Mudei o roteiro de ida pois o pessoal não vai mais, vou solo desta vez. Na carretera eu fiz a seguinte mudança, vou de Los Antiguos a Coyhaique, e no meio do caminho visito a capillas de maromol e durmo em Coyhaique, já que tem uma infraestrutura melhor, aproveito pra já revisar o carro já que tem concessionária Suzuki em Coyhaique.

DIA 1: São Paulo – Balneario Camboriu 630 KM
DIA 2: Balneario Camboriu - Pelotas 770 KM
DIA 3: Pelotas - Colonia del Sacramento 700 KM
DIA 4: Colonia del Sacramento - Bahia Blanca 640 KM
DIA 5: Bahia Blanca - Rada Tily 1105 KM
DIA 6: Rada Tily - Rio Gallegos 770 KM
DIA 7: Rio Gallegos - Ushuaia 570 KM
use a Y-79 , é asfaltada
DIA 8: Turismo: Ushuaia (Turismo:Parque Terra de Fogo, Trem do fim do mundo)
DIA 9: Turismo: Ushuaia (Turismo:Museu Presidio, Laguna Esmeralda, Glaciar Martial, Cerro Castor, Saborear uma merluza negra e um carneiro ao modo fueguino)
acrescente comer uma Centolla, carangueijo gigante, ou king crab
você que vai em outros lugares, não ficará impressionado com o martial, é pequeno em comparação aos outros
DIA 10: Turismo Ushuaia (Turismo:Farol do fim do mundo, Canal de beagle) Passeios de Barco
DIA 11: Ushuaia - Punta Arenas 430 KM (Via Porvenir)
aqui tem que ver bem a frequência da balsa, não é todo dia que tem, também pensei nessa possibilidade quando estive em punta arenas mas só teria balsa 2 dias depois;
além do que, imagino que a estrada que liga porvenir até a Y-79 seja péssima, como todas as outras de rípio da região. A Y-79 entre cerro sombrer e san sebastian está praticamente toda asfaltada, um luxo;
DIA 12: Punta Arenas - Puerto Natales 250 KM (Turismo: Cueva del Milodón
não fui na cueva, mas pelo que li e vi, não tem muita graça, não tem o Milodón lá;
eu passei por punta arenas e puerto natales.. não tem muita coisa, são cidades normais, mas tem um freeshop;
DIA 13: Puerto Natales - El Calafate 350 KM (Turismo: Parque Nacional Torres del Paine)
reserve dias para o parque.. faça trekking e ande de carro pelo parque, é incrível!
DIA 14: Turismo: El Calafate (Turismo: Parque Nacional de Los Glaciares, Glaciar Perito Moreno
faça o mini trekking no perito moreno, vale a pena, depois fique nas varandas da frente dele acompanhando os blocos caírem.. tu passa horas lá e nem percebe kkk
DIA 15: Turismo: El Calafate (Turismo: Upsala Glacier
segundo informações locais, o upsala e o viedma(el chalten) são mais sujos que o perito moreno, eu não fui, mas acho que não agrega muito mais ir ver um segundo glaciar de barco.. se for de caiaque, aí é maneiro =D
DIA 16: El Calafate - El Chaltén 213 KM (Turismo: Caminhadas, Cerro Fitz Roy
dois dias pelo menos, no dia de chegada, se estiver cansado, faça a trilha até o mirante do cerro torre, é questão de 1h cada trecho
escolha entre o trekking do cerro torre ou do fitz roy.. todos os dois cansativos mas incríveis!
DIA 17: El Chaltén - Los Antiguos 644 KM (Turismo: Comer cereja em Los Antiquos
quando fui ano passado, a melhor opção era desviar por gobernador gregores, pois era asfalto e cortava um trecho de rípio pesado da ruta 40
DIA 18: Los Antiguos - Coyhaique 399 KM (Turismo: Capillas de Marmol em Puerto Tranquilo)
já existe um bom trecho de asfalto, mas tem rípio da fronteira até encontra a carretera.
esse é um dos trechos mais bonitos da carretera, podia dormir em cerro castillo
DIA 19: Coyhaique - Puyuhuapi 240 KM (Turismo: Ventisquero Colgante, Revisão do carro na Suzuki
baita passeio, não deixe de ir
DIA 20: Puyuhuapi - Futaleufú 190 KM (Turismo: Rafting rio Futalefú)
DIA 21: Futaleufú - Villa la Angostura 425 KM
DIA 22: Turismo: Villa la Angostura/Bariloche
DIA 23: Villa la Angostura - Neuquén 480 KM (CAMINHO Villa la Angostura,JUNIN(Vulcão Lanin),ZAPALA,CUTRAL CO(Museo Municipal Carmen Funes), Neuquén)
DIA 24: Neuquén - Santa Rosa 530 KM
DIA 25: Santa Rosa - Rosario 640 KM
DIA 26: Rosario - Uruguaiana 580 KM
DIA 27: Uruguaiana - Ponta Grossa 1080 KM
DIA 28: Ponta Grossa - São Paulo 510 KM
DIA 29EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS
DIA 30EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS
DIA 31EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS
DIA 32EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS

é o que pude contribuir, tem meu relato também aí no fórum
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/155943-17445km-de-band-carretera-austral-paso-mayer-chalten-calafate-tdp-e-ushuaia.html
se quiser dar uma olhada nos tracklogs também

abraços!

hlirajunior
25/03/2017, 22:46
Acompanhando as dicas aqui, pretendo ir final de Dez/Jan para lá, mas em um roteiro inverso ao seu felipetoks (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/119295-felipetoks.html)

Rennó
27/03/2017, 12:32
Olá, felipetoks
Em dezembro/janeiro fiz um percurso praticamente igual ao seu.

Posso dar uns pitacos?
1- Do Ushuaia não sei se compensa ir por Porvenir... Creio que ir direto até Puerto Natales seja mais prático. (eu passei por Punta Arenas, mas se não tivesse passado daria na mesma, inclusive os preços na zona franca não estavam tão atrativos).
2- Torres del Paine é imperdível
3- Dormindo em Los Antiquos da tranquilo pra fazer o passeio nas Capillas de Marmol e seguir (o passeio que fizemos durou 3 horas)

Se precisar de alguma informação estou as ordens
Abraço
Renato

Meccano
27/03/2017, 21:56
Viagem de gente grande Felipe!

Se alguem aqui já palpitou lá tras, sorry, mas nessa questão do óleo, use um desses para alta
quilometragem, relaxe e não perca tempo em posto nãohehe.

De pronto como recomendação, um Hostel em em Rio Grande chamado Hostel Argentino,
muito bom, cheio de pessoas interessantes viajando E ao -LADO- de um Pub´´inglês´´de 60 anos
que servia costumeiramente os trabalhadores ingleses hospedados na cidade por conta da extração
de óleo, foi onde comi o maior bife que já vi na vida! com batatas e um tinto explêndido!
a volta pro hostel é feita por instrumentos, mas não da pra errar...

Em Ushuaia não deixe de provar a Centolla gratinada, um super siri de agua gelada e o famoso
Cordeiro patagônico feito no bistrô da Tia Elvira, tambem não pode deixar de fazer o vôo sobre o
canal, além da inesquecivel visão a experiência de voar num lugar tão exótico e naquele vento do
cacete e ainda ganhar um diploma impresso com seu nome no caso de... sobreviver é clarohehehehee!
abração e ótima viagem!

https://lh3.googleusercontent.com/Lia5glfQNeVHLTADaqHdLbuY5PtdX_Hh9sGdSagRGXtk4bFTOW SrlLaZrIfB4_1wbYZ4noipaI3yjn1WAj7_di_QwqHZl21Uk5--Q6RNJcMhP4K0wdQbn8KSes5m2AHBCFnvZRrnM82NeYDvxQROIJ YNw0T5u46Vq4l5FIREUq_Z_b8gqAT2eiulOM1_UA4eXAlF6xBQ 9kU64uXm2mi749xTZZb5BJ5wbEGQdMaP4VAbD1QXqyJkZkWInK nYA7UdWBR9ss0BLxBHcx6Ij0aVIjBrW43UBlewFgRXgpMcuraW X_xuaztEq0GGbK-GnN_qFc5PSp2crp1FSfSRUWb0wDtFuN0Zv3ku_Ur7DuQ4cDCZQ UKygG8TdyGjNUFM0qrV4qnxIOrdJvO68x9AnLsyJEnVf8nhXYt 7kibFxw3FLBm12DcCG6nklUOWxuGm6Mc0ZLd_bjXf3likAvBY7 KMeRDsdDT5sDEy4Ch61Q2HpKzjU5xOYL0eGqa1zqJYbiBZ7ebo gHUfAMHgAoqJBnvyTkjHADGTY5ExCCTWn0dgm_ls_iSJ3l3shK Gt5UCdBK1FSflswi99DDu4kWuw95rkS2DFoXhFdotwXv2FCYCR Ml67qnrpzTfzN=w86-h44-no

felipetoks
29/03/2017, 12:13
Excelentes dicas pessoal, agradeço os "pitacos", vou ajustar meu planejamento.

felipetoks
29/03/2017, 13:33
Fiz os ajustes sugeridos pelos colegas


DIA 1: São Paulo – Balneario Camboriu 630 KM
DIA 2: Balneario Camboriu - Pelotas 770 KM
DIA 3: Pelotas - Colonia del Sacramento 700 KM
DIA 4: Colonia del Sacramento - Bahia Blanca 640 KM
DIA 5: Bahia Blanca - Rada Tily 1105 KM
DIA 6: Rada Tily - Rio Gallegos 770 KM
DIA 7: Rio Gallegos - Ushuaia 570 KM (Usar y-79)
DIA 8: Turismo: Ushuaia (Turismo:Parque Terra de Fogo, Trem do fim do mundo, Vôo sobre o canal, Saborear centolla, carangueijo gigante,Cordeiro patagônico feito no bistrô da Tia Elvira)
DIA 9: Turismo: Ushuaia (Turismo:Museu Presidio, Laguna Esmeralda, Passeio quadriciclo, Cerro Castor, Saborear uma merluza negra e um carneiro ao modo fueguino)
DIA 10: Turismo Ushuaia (Turismo:Farol do fim do mundo, Canal de beagle,siri de agua gelada) - FIM DO DIA IR PARA RIO GRANDE ( Hostel Argentino e comer no pub) 211 KM
DIA 11: Rio Grande - Puerto Natales 553 KM
DIA 12: Turismo (Parque Nacional Torres del Paine, Trekking)
DIA 13: Torres del Paine - El Calafate 231 KM (Turismo: Parque Nacional Torres del Paine)
DIA 14: Turismo: El Calafate (Turismo: Parque Nacional de Los Glaciares, Glaciar Perito Moreno ->trekking e varanda)
DIA 15: Turismo: El Calafate (Turismo: Upsala Glacier de Caiaque)
DIA 16: El Calafate - El Chaltén 213 KM (Turismo: Trekking, Cerro Fitz Roy)
DIA 17: Turismo El Chaltén (Trekking)
DIA 18: El Chaltén - Los Antiguos 644 KM (Turismo: Comer cereja em Los Antiquos)
DIA 19: Los Antiguos - Coyhaique 399 KM (Turismo: Capillas de Marmol em Puerto Tranquilo)
DIA 20: Coyhaique - Puyuhuapi 240 KM (Turismo: Ventisquero Colgante, Revisão do carro na Suzuki)
DIA 21: Puyuhuapi - Futaleufú 190 KM (Turismo: Rafting rio Futalefú)
DIA 22: Futaleufú - Villa la Angostura 425 KM
DIA 23: Turismo: Villa la Angostura/Bariloche
DIA 24: Villa la Angostura - Neuquén 480 KM (CAMINHO Villa la Angostura,JUNIN(Vulcão Lanin),ZAPALA,CUTRAL CO(Museo Municipal Carmen Funes), Neuquén)
DIA 25: Neuquén - Santa Rosa 530 KM
DIA 26: Santa Rosa - Rosario 640 KM
DIA 27: Rosario - Uruguaiana 580 KM
DIA 28: Uruguaiana - Ponta Grossa 1080 KM
DIA 29: Ponta Grossa - São Paulo 510 KM
DIA 30EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS
DIA 31EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS
DIA 32EXTRA: FICAR TURISTANDO NA CIDADE QUE EU GOSTAR MAIS

lucaalpi
12/07/2017, 20:48
Boa noite...
Mais noticias? rsrs